A União Europeia vai doar mais 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a países de baixa renda até meados do próximo ano. O anunciou foi feito nesta quarta-feira pela presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN. Ela disse que o bloco europeu já doou 250 milhões de doses,o que representa “um investimento na solidariedade e também na saúde global". A presidente da Comissão elogiou o esforço dos 27 países da União Europeia, que já conseguiu completar a imunização de 70 por cento da população adulta ou 60 por cento de toda a população, incluindo as crianças.
Diante da crescente influência da China na região do Indo-Pacífico, os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira uma nova aliança com Austrália e Reino Unido para fortalecer as capacidades navais na região, com uma nova frota australiana de submarinos de propulsão nuclear. O anúncio, realizado por videoconferência pelo presidente JOE BIDEN, o primeiro-ministro australiano, SCOTT MORRISON, e seu contraparte britânico, BORIS JOHNSON, exclui a França, que tem negociado uma venda bilionária de submarinos convencionais para a Austrália. BIDEN disse que os esforços para permitir que a Austrália construa submarinos de propulsão nuclear vão garantir que tenham "as capacidades mais modernas que para manobrar e defender os países de ameaças em rápida evolução".
Cinco ministros e autoridades do governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ na Argentina colocaram seus cargos à disposição nesta quarta-feira, três dias depois de um forte revés eleitoral nas primárias legislativas, que pôs em risco a maioria governista no Senado. A crise expôs uma divisão entre o presidente e a vice, CRISTINA KIRCHNER. Pediram demissão ou ofereceram a renúncia os ministros do Interior, da Justiça, da Ciência, do Meio Ambiente e da Cultura, este último considerado próximo à vice-presidente CRISTINA KIRCHNER.
Após articulação envolvendo líderes do Centrão e o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, os deputados decidiram nesta quarta-feira reinserir no Código Eleitoral uma quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram se candidatar já a partir de 2026. Foram 273 votos a favor e 211 contra. Alguns partidos da oposição, como PT e PCdoB, também orientaram a favor da medida. O governo orientou voto contra. Com isso, policiais, militares, juízes, promotores e procuradores que quiserem se candidatar em 2026 terão até o próximo ano para se afastarem das funções. Para que as mudanças passem a valer nas próximas eleições, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e sancionado até o início de outubro.
Após um pedido de vista, ou seja, mais tempo para análise do processo, do ministro ALEXANDRE DE MORAES, o Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre aplicação da tese do “marco temporal” na demarcação de terras indígenas no país. O STF começou a julgar no último dia 26 se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pelo qual índios só podem reivindicar a demarcação de terras já ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Antes do pedido de MORAES, o ministro NUNES MARQUES apresentou nesta quarta voto favorável à tese. Na semana passada, o relator do caso, EDSON FACHIN, se manifestou contra o marco temporal. A votação, que está empatada, não previsão de data para ser retomada.
O governo federal anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para o programa habitacional Casa Verde e Amarela, lançado em agosto de 2020 para substituir o Minha Casa, Minha Vida. Além da redução da taxa de juros para uma parte dos beneficiários do programa, o Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou outras medidas, como a ampliação do teto do valor dos imóveis considerados habitação popular e o aumento do número de famílias aptas às menores taxas de juros do programa. O anúncio foi feito pelo ministério durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente JAIR BOLSONARO.
Quarto maior produtor de orgânicos do Brasil, Santa Catarina instituí Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. A lei sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS nesta semana visa a promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção, assim como sistemas em processos de transição agroecológica. A Lei é uma proposta do deputado estadual FABIANO DA LUZ e se baseia no desenvolvimento sustentável aliado à preservação, conservação e regeneração ambiental. Entre as ações que farão parte da Política Estadual de Agroecologia, estão o reforço na pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural especializadas em produção orgânica, além da inspeção e fiscalização agropecuária ambiental.
A estiagem se agravou em Santa Catarina e 87 municípios já decretaram situação de emergência até a tarde de quinta-feira. O número representa 29 por cento dos municípios catarinenses. Segundo a Defesa Civil estadual, a maioria está na região Oeste, incluindo Campos Novos, Chapecó, Concórdia e Xanxerê. Com a atualização e a permanência da previsão de chuvas abaixo da média no longo prazo, a expectativa é de que os níveis dos rios não retornem à média até o início de 2022.Das 87 cidades que formalizaram o decreto, 73 já tiveram o processo de reconhecimento pelo Estado realizado. Uma cidade não conseguiu comprovar a situação e 13 estão realizando correções no processo.
O Governo do Estado está autorizado a investir 465 milhões de reais nas obras de ampliação da capacidade e revitalização das BRs 470, 280, 163 e 285. O governador CARLOS MOISÉS e o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica que garante a parceria no fim da tarde desta quarta-feira, em Brasília. Conforme o cronograma de execução financeira, o Governo do Estado investirá mais de 125 milhões ainda neste ano, com pagamentos mensais a partir de outubro. Os outros 339 milhões serão aplicados entre janeiro e julho de 2022. Pelo acordo, o DNIT seguirá responsável por acompanhar, orientar, fiscalizar e prestar apoio técnico à execução das obras, enquanto o Governo do Estado apoiará financeiramente para que os trabalhos sejam concluídos o mais rapidamente possível.
A ACAERT vai promover uma série de ações para a Semana Estadual do Rádio. A iniciativa, que vai ocorrer de 20 a 25 de setembro, entrou para o calendário oficial de Santa Catarina. A lei que institui a Semana do Rádio foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS. Em entrevista para a rádio Peperi, o presidente da ACAERT, SILVANO SILVA, afirmou que a data será marcada por uma grande mobilização da entidade e das emissoras associadas com o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”. Ele citou que apesar do avanço de outros meios de comunicação, como a internet e as redes sociais, o rádio ainda tem uma importância muito grande. As emissoras afiliadas da Rede Peperi vão participar das ações para reforçar a importância do rádio na vida das pessoas.
Na semana dos dias 20 a 25 de setembro, as emissoras de rádios associadas a Acaert vão realizar uma campanha para mostrar a força do rádio catarinense. As atividades envolvem spots e vídeos sobre o meio, ações em escolas e na comunidade geral. De acordo com o presidente da Acaert, SILVANO SILVA, o rádio está prestes a completar cem anos e está consolidado como um veículo ágil e inserido na vida das pessoas. SILVANO destacou que o foco da campanha da Semana do Rádio são os jovens, principalmente os estudantes. Uma das ações envolverá estudantes de 10 a 15 anos das Redes Públicas e Particulares de Educação, com peças promocionais que convidam crianças e adolescentes a navegarem pelo fantástico mundo do rádio. Também foram produzidos copos e camisetas da campanha, entre outros brindes.
As criação da Semana Estadual do Rádio mostra que o rádio está moderno, atual e presente na vida das pessoas. A afirmação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, as ações previstas para a semana que vem, com spots publicitários e visitas as escolas da região, vão reforçar que o rádio está presente em diferentes plataformas e pode ser ouvido a qualquer momento e em qualquer lugar.
A Peperi vai visitar escolas de Barra Bonita e São Miguel do Oeste na Semana Estadual do Rádio. Na semana que vem, uma equipe da Peperi vai se reunir com estudantes e conversar sobre o papel e a presença do rádio na comunidade. Em Barra Bonita, a atividade será realizada na quinta-feira na escola Olavo Bilac da Linha Treze de Maio. A escola de São Miguel do Oeste será definida entre hoje e amanhã. Além do contato com os estudantes, a Peperi vai distribuir camisetas, copos e outros matérias da campanha. Esse mesmo trabalho será realizado nos municípios sede das emissoras afiliadas a Rede Peperi de Comunicação no extremo-oeste.
Governador CARLOS MOISÉS estará em Campo Erê na próxima semana. O deputado estadual FABIANO DA LUZ, é quem divulgou a agenda do governador na região para a próxima sexta-feira dia 24. Em Campo Erê ele estará as nove e meia da manhã, onde vai receber das mãos do representante da empresa que executou o projeto da revitalização da SC-305 trecho que liga os municípios de Campo Erê a São Lourenço do Oeste. Além disso, ele também vai entregar recursos para Campo Erê, São Bernardino e Palma Sola. CARLOS MOISÉS, ainda passará na sexta-feira, as 11 horas em Saltinho e a tarde por Bom Jesus do Oeste, Serra Alta, Sul Brasil e a noite em Modelo, fechando a agenda do dia 24.
Chuvas beneficiam agricultura, mas não mexeram com as fontes. A questão é que são mais de 2 anos de estiagem e muito importantes serão as próximas precipitações. CLAUDIR GILLIOLI – extensionista da Epagri em Campo Erê, comenta que por isso é fundamental saber aproveitar o máximo da chuva que cai, armazenando em reservatórios e cisternas. Quem conseguiu captar um bom volume da chuva que teve uma média de 50 milímetros, essa semana, vai respirar aliviado mais adiante. Muitos agricultores se conscientizaram e aproveitaram os incentivos do Governo do Estado para recuperar ou proteger fontes de água e adquirir reservatórios ou cisternas.
Acabaram os recursos do Governo do Estado para prevenção contra estiagem. De acordo com CLAUDIR GILLIOLI – extensionista da Epagri, muitos agricultores de Campo Erê e região aproveitaram para se preparar para as próximas estiagens. O técnico acredita que ano que vem novos programas serão criados com a mesma finalidade: preparar o agricultor para os períodos complicados com falta de chuva. As precipitações dessa semana ajudaram bastante no plantio da próxima safra. As chuvas eram muito aguardadas porque chegou o período de semeadura, principalmente de milho. As lavouras de soja ainda podem aguardar mais um pouco, mas tem agricultores que aproveitaram a umidade.
Foco maior da agricultura familiar, agora, é no plantio de milho para fazer silagem. A safra do grão, ano passado, ficou bastante comprometida, primeiro com a falta de chuva, depois com os ataques das pragas como a cigarrinha. Mais tarde, em janeiro, houve um período de muito chuva. Isso tudo comprometeu a produtividade e quantidade do milho. Existe muita expectativa para as precipitações em outubro.
Policiais apreendem carregamento de vinho. Por volta da meia noite de hoje, a Polícia Militar de Marmeleiro foi informada de que um Golf, estaria passando na cidade carregado com vinhos vindos da Argentina. As equipes do segundo Pelotão realizaram buscas, porém não conseguiram localizar o veículo. Os policiais repassaram as informações para a Polícia Rodoviária Estadual de Santa Catarina, que conseguiu localizar o veículo, porém o condutor não acatou ordem de parada e iniciou uma fuga. Quando o carro caiu fora da pista, o condutor fugiu para o mato. Equipes policiais fizeram buscas, mas o condutor não foi localizado. No veículo haviam 41 caixas de vinhos da Argentina. A mercadoria e o carro foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.
Carro que caiu em rio de São Lourenço do Oeste é encontrado. O Palio que caiu num rio na manhã de terça-feira na linha Lageado Raul, no interior do município, foi encontrado ontem. O Corpo de Bombeiros auxiliou na retirada do veículo. Segundo a PM, ainda não é possível dizer se havia algo a mais dentro do veículo. Mas, testemunhas informam que, antes de o carro cair no rio, havia dois veículos andando pelo trecho na madrugada de terça. O outro seria uma caminhonete.
Homem descumpre medida protetiva, ameaça a esposa de morte e acaba preso. A Polícia Militar de Marmeleiro prendeu um homem ontem, acusado de violência doméstica. Conforme a PM, durante a madrugada a equipe recebeu informações de que o homem de 35 anos, teria agredido sua esposa e quebrado pertences dentro de casa. A vítima chamou os policiais, porém o acusado fugiu antes da chegada da equipe. Após os fatos a mulher procurou a Justiça e conseguiu uma medida protetiva de urgência.
Ao ser comunicado da medida protetiva, o homem começou ameaçar a mulher através de áudios pelo celular, dizendo que ela e sua filha pagariam por isso, e que ela ‘não passaria dessa noite’. A polícia foi informada das ameaças, realizou várias diligências e o acusado foi encontrado por volta das 18 horas e 40 minutos, na casa de sua mãe, trancado dentro do banheiro. O homem foi preso e junto com o celular que usou para enviar as ameaças foi entregue na 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.
Homem é preso acusado de abusar sexualmente de três crianças. A Polícia Civil, através da Delegacia da Mulher, com apoio do DENARC – Núcleo de Pato Branco, prendeu preventivamente ontem, um homem investigado de abusar sexualmente de três crianças de nove anos. Conforme a polícia, o investigado foi localizado na PR-280, durante barreira montada pela equipe, ao receber informação de que o criminoso estaria no trajeto entre Pato Branco e Palmas. Os crimes teriam ocorrido na casa do suspeito, em Pato Branco, sendo vítimas a filha dele, a enteada e uma vizinha.
Segundo denúncia, os abusos contra a filha e a enteada já vinham ocorrendo há algum tempo, porém só foram descobertos quando ele tentou abusar da vizinha, que pernoitava em sua casa, por ser amiga de sua enteada. Ao voltar para sua casa, a criança contou à mãe o que aconteceu e ela então procurou a Delegacia da Mulher, que iniciou as investigações. Como a enteada do investigado presenciou o abuso contra a amiga, acabou revelando que também era abusada, contando que inicialmente era apenas com toques, porém depois houve conjunção carnal. Confidenciou ainda, que presenciou o padrasto fazer a mesma coisa com a própria filha. Diante do perfil pedófilo do criminoso, a Polícia Civil imediatamente representou pela sua prisão preventiva, que foi autorizada e realizada ontem.