ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta - feira 16 08 2023

-POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR CAUSAS DE APAGÃO QUE ATINGIU 25 ESTADOS

-SANTA CATARINA TEM A TERCEIRA MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO DO PAÍS

-COMEÇA VENDA DE INGRESSOS PARA A EDIÇÃO 2023 DO STARTUP WEEKEND

-CÂMARA APROVA MOÇÃO DE APELO POR CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL NO MUNICÍPIO

-SECRETÁRIA DE SAÚDE CONFIRMA INTENÇÃO DO GOVERNO EM AMPLIAR HOSPITAL REGIONAL

-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS EM INVESTIGAÇÃO SOBRE ROUBOS NO EXTREMO-OESTE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRES PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de tempo sol com poucas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.

Um ataque russo causou estragos em um dos portos da região do rio Danúbio, que dá acesso ao Mar Negro, na Ucrânia, nesta quarta-feira. Silos de grãos e armazéns ficaram destruídos, de acordo com autoridades locais. O governador de Odessa, OLEH KIPER, afirmou que os ataques vieram de "terroristas russos", com o objetivo de danificar a infraestrutura graneleira e portuária do sul da Ucrânia. Um comunicado emitido pelo gabinete presidencial afirmou que os ataques não deixaram feridos. Nas últimas semanas, a Rússia vem intensificando ataques em regiões portuárias da Ucrânia. Os bombardeios se tornaram mais comuns após Moscou suspender um acordo de grãos que mantinha com Kiev.

Avisos de evacuação foram emitidos para mais de 237 mil pessoas em 11 províncias do Japão quando o tufão Lan atingiu o oeste do país nesta terça-feira, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão. O tufão atingiu uma região costeira no Japão, por volta das cinco horas, horário local, na manhã de terça-feira, com ventos de quase 160 quilômetros por hora, equivalentes a um furacão de categoria 2. Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas em cinco províncias do oeste do Japão, de acordo com a emissora pública japonesa NHK, citando policiais e bombeiros como fontes.

O incêndio florestal no Havaí, cujo balanço chegou a 101 mortos na quarta-feira, se tornou o mais fatal dos Estados Unidos nos últimos 100 anos e o terceiro mais mortal do século 21 em todo o mundo. Os dados foram atualizados pelo governador JOSH GREEN em entrevista à CNN. As chamas atingem a ilha de Maui desde terça-feira da semana passada e o governo afirma que mais de mil pessoas não foram localizadas. As autoridades ainda não sabem o que causou o fogo, que destruiu grande parte da cidade histórica de Lahaina. Cidades inteiras e mais de duas mil casas foram devastadas em decorrência das temperaturas extremas e da seca.

O Desenrola soma oito bilhões e cem milhões em dívidas renegociadas por bancos quatro semanas após o início do programa. A informação é da Federação Brasileira de Bancos e considera o período de 17 de julho a 11 de agosto. Os números dizem respeito a Faixa 2 do Desenrola — em que débitos bancários são negociados por bancos em condições especiais. São incluídas dívidas de clientes com renda superior a dois salários mínimos e menor que 20 mil e que não estejam incluídos no Cadastro Único. Ao todo foram renegociados um milhão 296 mil contratos, beneficiando 985 mil clientes bancários. A adesão ao programa irá até o dia 31 de dezembro. Segundo a Febraban, até aqui 5 milhões de clientes tiveram o nome limpo.

O plano de trabalho do senador EDUARDO BRAGA do MDB-AM sobre a reforma tributária prevê sete audiências e votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal em outubro. O senador prevê a apresentação do relatório final em 27 de setembro e a votação no colegiado parlamentar em quatro de outubro. A expectativa do presidente do Senado Federal, RODRIGO PACHECO do PSD é votar em plenário ainda em outubro. Como a previsão é de que a iniciativa tenha mudanças, a proposta da reforma tributária precisará voltar para a Câmara dos Deputados. O senador estabeleceu como premissas de seu relatório o não aumento da atual carga tributária, a redução das desigualdades sociais e regionais e a garantia da segurança jurídica.

O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, afirmou que duas falhas de grande magnitude no sistema brasileiro de alta tensão deram início ao apagão desta terça-feira. Ele disse ainda que a queda parcial da energia nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em que Santa Catarina está localizada, foi proposital e adotada em um segundo momento para evitar que o problema se espalhasse ainda mais. O ministro ainda negou que o país esteja sob estado de insegurança energética, classificando o episódio recente como extremamente raro e inesperado, apesar de grave. SILVEIRA afirmou ter também solicitado ao Ministério da Justiça que acione a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência para investigarem o caso. Ele não descartou que a separação elétrica das regiões do país tenha tido “dolo”, ou seja, intenção criminosa.

O desemprego caiu em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de três virgula oito para três e meio por cento, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia e Mato Grosso. Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação com 64 vírgula nove por cento e de empregados com carteira assinada: 88 vírgula um por cento. Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua também destaca que houve crescimento da população ocupada em 6 das 10 atividades econômicas no estado no segundo trimestre de 2023. O grupamento “Outros serviços” teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no segundo trimestre com alta de 12 por cento.

O Governo do Estado enviou à Alesc um projeto com cinco mudanças no Pafisc, Plano de Ajuste Fiscal. A matéria tramita desde segunda-feira e prevê uma arrecadação a mais de 265 milhões de reais por ano com as alterações. O projeto contempla cinco das seis medidas previstas no Plano de Ajuste Fiscal que dependem de alterações em outras legislações para serem implementadas. A matéria precisa ser aprovada ainda em 2023. Já o sexto item que depende da Alesc estabelecido pelo Pafisc será enviada ao Poder Legislativo no ano que vem. Ainda em 2023, o governo pretende publicar um decreto que visa atender outra ação do Pafisc, que é desburocratização ao automatizar o beneficiamento de mais seis tipos de Tratamentos Tributários Diferenciados. O governo garante que nenhuma das alterações legislativas vai resultar em aumento de alíquotas ou na criação de novos impostos estaduais.

A tarifa de energia em Santa Catarina aos consumidores atendidos pela Celesc terá um reajuste médio de dois vírgula três por cento a partir do próximo dia 22 de agosto. O aumento anual do valor foi confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, nesta terça-feira, mesmo dia em que o país sofreu um apagão. O maior reajuste será aos consumidores residenciais, que equivalem a 80 por cento dos clientes da Celesc, de três vírgula 64 por cento. Os clientes comerciais vão pagar três vírgula 57 por cento a mais. Já a indústria e outros consumidores da força produtiva, que integram o Grupo A de alta tensão, poderão contar com uma queda de zero vírgula 81 por cento no valor. A Celesc ponderou que, apesar do aumento, o reajuste médio ainda ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes reforçou a orientação para os usuários da BR 163 em relação as interrupções de transito na rodovia. Em Guaraciaba, há um ponto de bloqueio parcial no quilômetro 86 para apoio à entrada e saída de caminhões no britador. Outro ponto de “Pare e Siga” fica em Dionísio Cerqueira, entre os quilômetros 113 e 122, para apoio a serviços de concretagem do pavimento. As interrupções são necessárias para a execução das obras de revitalização da rodovia.

Assim como outros municípios da região, Guaraciaba está realizando, durante este mês, a campanha Agosto Lilás. O objetivo é promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Conforme a Secretária de Assistência Social, GEOVANI DIESEL ZANIN, foram instalados cartazes no Centro de Referência em Assistência Social, na praça Giuseppe Palú e na Delegacia de Polícia Civil. Também estão sendo veiculados materiais informativos nas redes sociais durante todo o mês. Ela ressaltou que Secretaria e o serviço de Assistência Social também trabalham no atendimento e orientações à mulheres vítimas de violência.

O escritório da Epagri de Bandeirante vai realizar nesta semana mais uma edição do Encontro Municipal do Crédito Fundiário. A informação é do extensionista, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. De acordo com ele, a ação conta com o apoio de entidades diversas público e privadas e o evento está na vigésima edição. Conforme ele, o encontro é tradicional e é dedicado as famílias que adquiriram terras pelo antigo banco da terra, programa nacional de crédito fundiário e pelo atual fundo de terras, sendo este último, um programa do governo de Santa Catarina. Segundo MOREIRA, todas as famílias devem participar, incluindo aquelas que já efetuaram o pagamento total da área de terra, haja visto que o objetivo é reunir os proprietários para que haja uma troca de experiência e conhecimento entre si.

O encontro de crédito fundiário será nesta quinta-feira no salão da Linha Prata, interior de Bandeirante. Ele disse que a ação terá início às oito e meia da manhã, se estendendo até às quatro horas da tarde. MOREIRA citou que a programação será composta, por recepção e uma palestra na parte da manhã sobre comunicação eficaz. Logo após haverá o almoço e na parte da tarde será visitada uma propriedade que foi adquirida pelo programa. Ele lembrou que a área que será visitada está em formação ainda, porém, é focada na produção de morangos e também de conservação do solo. De acordo com ele, o evento acontece há cerca de 20 anos em Bandeirante com uma boa participação dos agricultores do município.

Cerca de 40 pessoas devem participar do encontro municipal de crédito fundiário nesta semana em Bandeirante. A projeção é do extensionista da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. Ele orientou que os interessados em participar devem confirmar a presença no escritório da Epagri até esta quarta-feira. Ele pontuou que o evento não terá custo aos agricultores. Como não haverá transporte coletivo ofertado pela organização, cada um deve se deslocar por conta própria até o salão da Linha Prata. JOSÉ CLÓVIS MOREIRA reforçou que todas as famílias que já usufruíram do crédito fundiário podem participar, tornando o evento maior ainda.

O lançamento oficial da primeira ExpoFeira Faciband de Bandeirante vai acontecer na terça-feira da semana que vem, dia 22. O evento será às sete horas da noite na sede Campeira. O lançamento será fechado para patrocinadores, expositores e convidados especiais. De acordo com o presidente da comissão central organizadora, EDER MARCON, a Faciband é mais do que um simples evento; é uma celebração do progresso e desenvolvimento contínuo do município, das conquistas dos cidadãos e das oportunidades que o futuro reserva. Ele explicou que o lançamento oficial marcará o início de uma jornada onde todos terão a oportunidade de conhecer de perto o potencial do município. Durante o evento da semana que vem serão apresentados os detalhes da programação da feira.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma moção de apelo solicitando a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul na região Extremo-Oeste de Santa Catarina. A proposição é do vereador MARCIO SANTIN do PT e foi aprovada durante a sessão ordinária desta terça-feira. Ele citou os benefícios da instalação de um campus da federal no Extremo-Oeste, como a inclusão e permanência dos estudantes, além da articulação da universidade com a comunidade através da oferta de cursos adequados a necessidades do desenvolvimento regional. SANTIN comentou que a presença da universidade na região se torna vetor de desenvolvimento integrado em todas as perspectivas, porque haverá mais oportunidades de trabalho, mais presença de jovens na região e ampliação da qualificação das pessoas pela disponibilização de suporte científico e tecnológico.

A região comprova e atende a todos os critérios básicos para obtenção de um campus da Universidade Federal. A afirmação é do vereador MARCIO SANTIN. Ele disse que a região com forte presença de agricultura familiar e camponesa; tem um IDH mais baixo e maior número de alunos no ensino médio e número de jovens. SANTIN citou que outros critérios qua região preenche são a forte presença de organizações e movimentos sociais populares e do Movimento Pró-Universidade e além de apresentar a infraestrutura necessária para abrigar um campus. Ele reforçou que um estudo já realizado e apresentado em roteiro solicitado pelo Conselho Estratégico Social da Universidade comprava que a região tem condições de receber o campus e que a moção de apelo reforça o trabalho do movimento pró universidade.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina, por meio da Gerência de Responsabilidade Social, vai realizar nesta sexta-feira, em São Miguel do Oeste, um encontro sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e incentivos fiscais para projetos sociais. A ação é voltada a empresas e entidades. O evento é gratuito e será realizado no Auditório do Sicoob, a partir das sete e meia da manhã. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo QR Code do convite ou pelo telefone 3631-1966. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio para as empresas e, apesar dos avanços, os índices de inclusão em Santa Catarina ainda são baixos.

O evento desta sexta-feira sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e incentivos fiscais para projetos sociais terá dois painéis. O primeiro terá como tema: “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, com apresentação do Portal da Inclusão e ações inclusivas da FIESC, com SHEILA KURTZ, além de um diálogo com CAROLINA IGNARRA, CEO do Grupo Talento Incluir. O segundo painel será sobre “Incentivos fiscais para projetos sociais” que vai abordar como empresas catarinenses e pessoas físicas podem destinar parte de seu imposto de renda para projetos sociais. Como as vagas são limitadas, os interessados devem confirmar presença no evento fazendo a inscrição.

O Sebrae vai promover, na tarde de hoje, o segundo encontro para a definição do planejamento do ecossistema de inovação no município. A informação é do consultor do Sebrae, TIAGO TENGATEN. O encontro de hoje está programado para o Senai, a partir da uma hora da tarde. Ele explicou que esse será o segundo de um total de quatro workshops sobre tema. Hoje será discutidos questões como a consolidação dos atores do ecossistema e análise dos pontos fracos e fortes. Os outros dois encontros ainda não tem data definida. De acordo com TENGATEN, a entrega do documento do planejamento final do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste será no dia 31 de outubro deste ano.

A edição deste ano do Startup Weekend foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira em São Miguel do Oeste. O evento foi realizado no centro cultural e marcou o início da venda de ingressos. O Startup Weekend está confirmado para os dias sete, oito e nove de outubro no centro cultural da Unoesc. De acordo com um dos coordenadores da atividade, DOUGLAS RODRIGUES, serão três dias de imersão para criar uma startup do zero. A intenção, de acordo com ele, é promover uma jornada que pretende tirar uma ideia da cabeça e criar um modelo de negócio durante o final de semana. O primeiro lote de ingressos está sendo comercializado a 70 reais, valor que já inclui a alimentação dos três dias do evento. No ano passado, o Startup Weekend reuniu cerca de 120 pessoas no município.

O Startup Weekend é uma metodologia adotada em muitos países e que consiste em um processo de validação e formatação de uma startup. A explicação é de um dos coordenadores da atividade, DOUGLAS RODRIGUES. Ele disse que a startup é um modelo de negócio inovador, que consiste na solução de um problema que pode ser aplicada em qualquer lugar. RODRIGUES disse que a maioria das startups pode ter base tecnológica, mas isso não é uma regra. De acordo com ele, o Startup Weekend é voltado para qualquer pessoas que tem uma ideia, mas que não sabem como transformar essa intenção em um negócio viável e rentável.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste vai levar, na semana que vem, mais um grupo de doadores de sangue para o Hemosc de Chapecó. De acordo com a diretora de controle e avaliação da secretaria, JAQUELINE TOMIELLO, o município organiza e leva os doadores até Chapecó uma vez por mês. Na próxima quarta, dia 23, 15 moradores farão a doação para o banco de sangue. O Hemosc atende os hospitais da região extremo-oeste. JAQUELINE disse que a doação de sangue é fundamental e a população, rapidamente, atende o chamado da secretaria para a formação dos grupos. O Hemosc, há muito tempo, não promove mais as atividades de captação externa nos municípios.

A secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO, esteve na região extremo-oeste na última sexta-feira para discutir as ações, programas e investimentos em saúde pública.Ela participou de dois encontros com os secretários de saúde e prefeitos da Ameosc e da Amerios em São Miguel do Oeste. No final da tarde, CARMEM fez uma visita ao hospital regional para conhecer a estrutura e a proposta de ampliação da unidade. O Instituto Santé está finalizando o processo de elaboração e habilitação do projeto de reforma e ampliação da unidade. O objetivo é aumentar o número de leitos gerais e de UTI, além da diversificação das especialidades médicas. O Hospital Regional é a referência em saúde do extremo-oeste. O que falta agora é o governo confirmar os recursos para iniciar a obra.

A passagem da secretária estadual de saúde CARMEM ZANOTTO por São Miguel do Oeste na última sexta-feira foi muito produtiva. A avaliação é do secretário municipal de saúde, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, a secretária foi muito receptiva com os pedidos dos secretários de saúde, apresentou os avanços do programa para zerar as filas por cirurgias eletivas e disse que o Hospital Regional é uma prioridade. SPIER disse que a secretária confirmou a intenção do governo em fazer as obras de ampliação do Hospital Regional.

A Divisão de Investigação Criminal da Fronteira da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste prendeu um homem condenado por tráfico de drogas no começo desta semana. A prisão ocorreu na Linha Frederico Wastner, interior de São Lourenço. O homem detido tem 29 anos e foi condenado a cinco anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas. A condenação é fruto de investigação iniciada no ano de 2021 pela DIC-Fron de São Lourenço do Oeste. Na época, foram indiciadas e presas oito pessoas que atuavam no tráfico de drogas. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira, uma operação que resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão decorrentes de uma investigação relacionada a um crime de roubo, ocorrido no mês de março deste ano, no interior de Santa Terezinha do Progresso. Um mandado foi cumprido em Maravilha e dois no interior de Romelândia. A operação contou com a participação de policiais das delegacias de Maravilha, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso, Tigrinhos, Cunha Porã e Romelândia. O objetivo da ação era coletar elementos de investigação relacionados ao crime de roubo, visando esclarecer as circunstâncias e identificar os responsáveis pelo delito. Nenhuma pessoa foi presa, porém, foram recuperados diversos objetos que haviam sido furtados no município de Romelândia nos últimos meses. Além disso, foi encontrado o aparelho celular que havia sido roubado da vítima, no mês de março, no interior de Santa Terezinha do Progresso.

Três pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas nesta terça-feira em Riqueza. Por volta das sete horas da noite, a Polícia Militar abordou um KA com três ocupantes na avenida José Bressan, centro da cidade. Quando os policiais se aproximaram, uma mulher jogou uma embalagem no acostamento da via. O embalagem tinha 100 gramas de cocaína. A Polícia Militar também realizou buscas na casa da suspeita e encontrou 23 gramas de maconha e materiais usados para a comercialização de drogas. As três pessoas que estavam no carro foram presas por tráfico de drogas e entregues na Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.