ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-08-2023 Quarta-Feira

-POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR CAUSAS DE APAGÃO QUE ATINGIU 25 ESTADOS

-SANTA CATARINA TEM A TERCEIRA MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO DO PAÍS

-CRAS DE IPORÃ DO OESTE REALIZA AÇÕES ESPECIAIS DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS

-PRESIDENTE DA COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA DESTACA ATRAÇÕES DA 10ª FAIC

-EPAGRI DE DESCANSO PROMOVE CAMPANHA SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO CAMPO

-CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE ACONTECE HOJE EM SÃO JOÃO DO OESTE

-PICHAÇÕES DE FACÇÃO CRIMINOSA SÃO RETIRADAS DE ESPAÇOS PÚBLICOS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo sol com poucas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.


Um ataque russo causou estragos em um dos portos da região do rio Danúbio, que dá acesso ao Mar Negro, na Ucrânia, nesta quarta-feira. Silos de grãos e armazéns ficaram destruídos, de acordo com autoridades locais. O governador de Odessa, OLEH KIPER, afirmou que os ataques vieram de "terroristas russos", com o objetivo de danificar a infraestrutura graneleira e portuária do sul da Ucrânia. Um comunicado emitido pelo gabinete presidencial afirmou que os ataques não deixaram feridos. Nas últimas semanas, a Rússia vem intensificando ataques em regiões portuárias da Ucrânia. Os bombardeios se tornaram mais comuns após Moscou suspender um acordo de grãos que mantinha com Kiev.

Avisos de evacuação foram emitidos para mais de 237 mil pessoas em 11 províncias do Japão quando o tufão Lan atingiu o oeste do país nesta terça-feira, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão. O tufão atingiu uma região costeira no Japão, por volta das cinco horas, horário local, na manhã de terça-feira, com ventos de quase 160 quilômetros por hora, equivalentes a um furacão de categoria 2. Pelo menos 26 pessoas ficaram feridas em cinco províncias do oeste do Japão, de acordo com a emissora pública japonesa NHK, citando policiais e bombeiros como fontes.

O incêndio florestal no Havaí, cujo balanço chegou a 101 mortos na quarta-feira, se tornou o mais fatal dos Estados Unidos nos últimos 100 anos e o terceiro mais mortal do século 21 em todo o mundo. Os dados foram atualizados pelo governador JOSH GREEN em entrevista à CNN. As chamas atingem a ilha de Maui desde terça-feira da semana passada e o governo afirma que mais de mil pessoas não foram localizadas. As autoridades ainda não sabem o que causou o fogo, que destruiu grande parte da cidade histórica de Lahaina. Cidades inteiras e mais de duas mil casas foram devastadas em decorrência das temperaturas extremas e da seca.

O Desenrola soma oito bilhões e cem milhões em dívidas renegociadas por bancos quatro semanas após o início do programa. A informação é da Federação Brasileira de Bancos e considera o período de 17 de julho a 11 de agosto. Os números dizem respeito a Faixa 2 do Desenrola — em que débitos bancários são negociados por bancos em condições especiais. São incluídas dívidas de clientes com renda superior a dois salários mínimos e menor que 20 mil e que não estejam incluídos no Cadastro Único. Ao todo foram renegociados um milhão 296 mil contratos, beneficiando 985 mil clientes bancários. A adesão ao programa irá até o dia 31 de dezembro. Segundo a Febraban, até aqui 5 milhões de clientes tiveram o nome limpo.

O plano de trabalho do senador EDUARDO BRAGA do MDB-AM sobre a reforma tributária prevê sete audiências e votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal em outubro. O senador prevê a apresentação do relatório final em 27 de setembro e a votação no colegiado parlamentar em quatro de outubro. A expectativa do presidente do Senado Federal, RODRIGO PACHECO do PSD é votar em plenário ainda em outubro. Como a previsão é de que a iniciativa tenha mudanças, a proposta da reforma tributária precisará voltar para a Câmara dos Deputados. O senador estabeleceu como premissas de seu relatório o não aumento da atual carga tributária, a redução das desigualdades sociais e regionais e a garantia da segurança jurídica.

O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, afirmou que duas falhas de grande magnitude no sistema brasileiro de alta tensão deram início ao apagão desta terça-feira. Ele disse ainda que a queda parcial da energia nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em que Santa Catarina está localizada, foi proposital e adotada em um segundo momento para evitar que o problema se espalhasse ainda mais. O ministro ainda negou que o país esteja sob estado de insegurança energética, classificando o episódio recente como extremamente raro e inesperado, apesar de grave. SILVEIRA afirmou ter também solicitado ao Ministério da Justiça que acione a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência para investigarem o caso. Ele não descartou que a separação elétrica das regiões do país tenha tido “dolo”, ou seja, intenção criminosa.

O desemprego caiu em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de três virgula oito para três e meio por cento, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia e Mato Grosso. Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação com 64 vírgula nove por cento e de empregados com carteira assinada: 88 vírgula um por cento. Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua também destaca que houve crescimento da população ocupada em 6 das 10 atividades econômicas no estado no segundo trimestre de 2023. O grupamento “Outros serviços” teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no segundo trimestre com alta de 12 por cento.

O Governo do Estado enviou à Alesc um projeto com cinco mudanças no Pafisc, Plano de Ajuste Fiscal. A matéria tramita desde segunda-feira e prevê uma arrecadação a mais de 265 milhões de reais por ano com as alterações. O projeto contempla cinco das seis medidas previstas no Plano de Ajuste Fiscal que dependem de alterações em outras legislações para serem implementadas. A matéria precisa ser aprovada ainda em 2023. Já o sexto item que depende da Alesc estabelecido pelo Pafisc será enviada ao Poder Legislativo no ano que vem. Ainda em 2023, o governo pretende publicar um decreto que visa atender outra ação do Pafisc, que é desburocratização ao automatizar o beneficiamento de mais seis tipos de Tratamentos Tributários Diferenciados. O governo garante que nenhuma das alterações legislativas vai resultar em aumento de alíquotas ou na criação de novos impostos estaduais.

A tarifa de energia em Santa Catarina aos consumidores atendidos pela Celesc terá um reajuste médio de dois vírgula três por cento a partir do próximo dia 22 de agosto. O aumento anual do valor foi confirmado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, nesta terça-feira, mesmo dia em que o país sofreu um apagão. O maior reajuste será aos consumidores residenciais, que equivalem a 80 por cento dos clientes da Celesc, de três vírgula 64 por cento. Os clientes comerciais vão pagar três vírgula 57 por cento a mais. Já a indústria e outros consumidores da força produtiva, que integram o Grupo A de alta tensão, poderão contar com uma queda de zero vírgula 81 por cento no valor. A Celesc ponderou que, apesar do aumento, o reajuste médio ainda ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Está acontecendo nesta quarta-feira, no auditório da prefeitura de São João do Oeste, a primeira etapa do curso de gado de corte promovido pela Epagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com o instrutor, JONAS RAMON, o objetivo é aumentar a produção de carne por hectare e o número de bezerros desmamados nas propriedades. Conforme ele, na manhã de hoje foi trabalhado e debatido sobre a alimentação e nutrição dos bovinos de corte, com foco na correta mineralização e utilização de proteinado na suplementação alimentar durante os períodos com menor disponibilidade de forragem. RAMON destaca que também fizeram parte dos debates na manhã de hoje as pastagens recomendadas para o gado de corte, a altura de entrada e saída dos piquetes para a correta produção e aumento da rentabilidade, além da adubação adequada das pastagens.

O curso de gado de corte também terá abordagens práticas em uma propriedade agrícola na tarde de hoje, em São João do Oeste. O destaque é do instrutor da Epagri, JONAS RAMON. De acordo com ele, os temas que ainda serão trabalhados no curso são os ajustes de lotação e os problemas enfrentados pelas propriedades com muito ou pouco gado, principalmente por causa da falta de manejo dos piquetes e da adubação. RAMON salienta que também será repassada a importância de oferecer água e sombra de qualidade aos animais durante todo o dia. O instrutor menciona que para colocar até cinco cabeças de gado por hectare, é preciso ter alta oferta forrageira e fazer com que a forragem chegue ao rúmen do animal, não deixando o pasto passar do ponto ou permitindo a entrada dos animais nos piquetes antes do ponto ideal da pastagem.

JONAS RAMON observa que a Epagri está trabalhando com nove turmas de gado de corte na região. Conforme o instrutor, essa é uma atividade em crescimento constante, já que muitos produtores de leite estão desistindo da atividade e migrando para a produção de proteína animal. RAMON salienta que a Epagri tem forte atuação em questões de solo, pastagens, adubação, manejo e nutrição animal de precisão, com foco no que realmente vale a pena e traz resultados para a produção de gado de corte. Conforme ele, mesmo em áreas pequenas, é possível garantir uma boa renda, desde que a criação de gado seja desenvolvida com tecnologia para garantir maior produção de carne por hectare, com alta eficiência. JONAS RAMON pontua que a próxima capacitação em São João do Oeste já está definida e será sobre reprodução, sanidade animal, gestão e mercado, em parceria com agroindústrias da região.

O Centro de Referência em Assistência Social de Belmonte vai realizar uma palestra na tarde de hoje, alusiva à Campanha Agosto Lilás, de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres. De acordo com a coordenadora do CRAS do município, ELIANE BAÚ, o encontro será ministrado pela Polícia Militar e o foco será a Lei Maria da Penha, o principal instrumento de proteção e garantia dos direitos das mulheres. A palestra vai acontecer hoje, no Centro Social de Belmonte, a partir das 13h30 e toda a população está convidada para participar. ELIANE enaltece a importância da campanha Agosto Lilás, que também possui ações especiais na sede do CRAS, para chamar atenção da população através da divulgação de frases sobre a violência e para lembrar que as mulheres tem o direito de viver em um ambiente seguro e livre de qualquer tipo de violência seja ela física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial.

A Campanha de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres, conhecida nacionalmente como “Agosto Lilás”, também conta com ações em Iporã do Oeste. Conforme a assistente social e coordenadora do CRAS, CRISTIANE HAHN, o CRAS é o órgão da Proteção Social Básica responsável pela prevenção das situações de violência. O trabalho possui foco em contribuir para a diminuição dos índices de violência doméstica no município. CRISTIANE destacou em entrevista para a Rádio Oeste que foram organizadas atividades alusivas à campanha “Agosto Lilás”, com o objetivo de levar informações à população sobre os direitos assegurados às mulheres pela Lei Maria da Penha, que completa 17 anos neste mês. Também estão sendo repassadas orientações sobre os tipos de violência e os comportamentos que podem ser considerados abusivos nos relacionamentos afetivos.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CRAS de Iporã do Oeste também está a divulgação do tema com as crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e com os demais usuários da Assistência Social. A assistente social e coordenadora do CRAS, CRISTIANE HAHN, destacou ainda que a Secretaria de Saúde e Assistência Social, através dos Agentes Comunitários de Saúde, está fazendo a entrega de um folder para as famílias, levando informações sobre a identificação de sinais de abuso e auxiliando no combate à violência. Ela mencionou ainda que foram fixados cartazes em repartições públicas e privadas, promovendo o conhecimento sobre o tema e divulgando os canais para denúncia de situações de violência doméstica.

São João do Oeste traça metas para atingir exigências do saneamento básico. O município investe recursos próprios e busca verbas dos governos estadual e federal para atingir as metas estabelecidas. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER afirma que o Plano Municipal de Saneamento Básico é um grande desafio. Uma fonte de recursos está na venda de imóveis do município, sendo que o dinheiro arrecadado é aplicado em sistemas de esgoto e água potável. Conforme o Secretário, São João do Oeste está em situação privilegiada em comparação a outros municípios nos projetos para atender as exigências do Plano de Saneamento Básico.

ELIAS SCHNEIDER explica que não bastam redes de distribuição de água, pois é necessário ter garantia de água. Neste sentido o investimento ocorre na captação de água do Rio Uruguai, um sistema bastante amplo e seguro e ainda a abertura e limpeza de grandes açudes. Já ocorreu o revestimento com lona especial em reservatório natural para proporcionar maior armazenamento de água. ELIAS SCHNEIDER lembra que a exigência é para atender cidade e interior contemplando praticamente 100 da população até 2034. Ele reconhece que ficar só na dependências de recursos dos governos estadual e federal, acaba atrapalhando o desenvolvimento dos projetos do saneamento básico.

Água potável e tratamento de esgoto já tem longo histórico em São João do Oeste. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER, lembra que em 2010 o município assinou um TAC, para atender exigências, principalmente no sistema de tratamento de esgoto. O projeto iniciou pela cidade e na sequência precisa ser feito no interior. O Secretário lembra que até 2033, 99 por cento da população precisa ter água potável canalizada e 90 por cento de regularização do esgoto sanitário. SCHNEIDER considera que no momento o perímetro urbano já está com 70 por cento regularizado. Ele avalia que será possível atingir as metas na cidade e interior.

O saneamento no meio rural é um debate que está em destaque em Santa Catarina. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER afirma que também ocorre o envolvimento da ARIS, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. Projeto em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura prevê avançar de maneira significativa nas regularizações no tratamento do esgoto sanitário. SCHNEIDER lembra que isso será pauta do terceiro congresso dos municípios da Ameosc, nesta sexta-feira, dia 18. Na oportunidade vai ocorrer uma palestra sobre o saneamento rural destacando os desafios e exigências para atender as metas no prazo estabelecido pela legislação.

A Epagri de Descanso, em parceria com os escritórios da Epagri de Santa Helena e Bandeirante e com as prefeituras dos três municípios, vai realizar a Campanha "Saber, Sabor e Saúde: Saúde e Segurança no Campo, Educar para Prevenir" na tarde da próxima terça-feira, no clube SAD, em Descanso. De acordo com a Extensionista Social da Epagri, FLÁVIA MARIA DE OLIVEIRA, o início será às 13h e o objetivo é promover a saúde e a segurança no campo, com foco na prevenção de acidentes e no uso dos Equipamentos de Proteção Individual nas atividades agrícolas. FLÁVIA MARIA salienta que também serão discutidos outros assuntos importantes como a influenza aviária e a raiva, com orientações sobre a forma de prevenção dessas doenças.

FLÁVIA MARIA DE OLIVEIRA destaca que as vagas para o evento são limitadas e que os interessados em participar devem realizar a sua inscrição antecipada nos escritórios da Epagri nos municípios de Descanso, Santa Helena ou Bandeirante. Os 200 primeiros inscritos vão receber um kit de Equipamentos de Proteção Individual composto por luva e óculos, custeados pelas entidades e órgãos parceiros da campanha. A Extensionista Social da Epagri de Descanso frisa que a Campanha "Saber, Sabor e Saúde" é destaque na região por incentivar e capacitar os agricultores a trabalharem com mais segurança em suas atividades diárias e também por promover a saúde no campo.

Faltando 22 dias para a abertura da 10ª Feira FAIC, os trabalhos de organização e preparativos seguem intensos no parque de exposições. A Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste acontecerá de 7 a 10 de setembro e irá mostrar e evidenciar o potencial econômico, social e empreendedor do município, através dos mais diversos setores como o comércio, indústria, prestação de serviços, agricultura e turismo. De acordo com o Presidente da Comissão Central Organizadora, WILSON MALMANN, mais de 70 por cento dos expositores serão empresas locais. Ele destaca que a FAIC 2023 está sendo planejada para todas as idades e para que todos tenham acesso à programação e possam se divertir com as atrações musicais, conhecer as novidades dos setores, marcas, tendências e fazer bons negócios.

Conforme WILSON MALMANN, a gastronomia é uma preocupação muito grande da Comissão Organizadora e será um dos destaques da feira com a praça de alimentação atendida exclusivamente por empresas locais. O restaurante da feira vai oferecer uma ampla estrutura para servir almoços e jantas com produtos e lanches típicos da região. Em relação as crianças, MALLMANN pontua que será disponibilizado o espaço kis com brinquedos, shows infantis e passeios de pônei. A programação contará ainda com exposição e feira de pequenos animais, artesanato, desfile de cães e o concurso da bezerra e da novilha. O único dia em que haverá cobrança de ingressos é no sábado, 09 de setembro, para o show da dupla Cleiton e Camargo e DJ Chris no Beat. A entrada para a feira e demais shows será gratuita.

O presidente da Comissão Central Organizadora da 10ª FAIC salienta que nessa semana foram iniciados os trabalhos de instalação elétrica e montagem da estrutura dos estandes. De acordo com WILSON MALLMANN, ao todo serão 210 estruturas para 180 empresas que estarão expondo seus produtos e serviços nos quatro dias de feira. O pavilhão de exposição da agricultura também já foi finalizado e agora será iniciada a instalação das divisórias para abrigar os bovinos. O presidente da CCO, WILSON MALLMANN, enaltece que a realização da 10ª Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste conta com o envolvimento e o empenho da Comissão Central Organizadora, subcomissões de apoio, Associação Feira FAIC, Associação do Comércio e Indústria, empreendedores e pessoas voluntárias, que não estão medindo esforços para que a FAIC 2023 seja a maior de todos os tempos. A Rádio Oeste terá estande na feira e fará a cobertura completa de toda a programação, de 07 a 10 de setembro.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Santa Catarina deflagrou, a Operação Maserati III em combate a uma organização criminosa paulista que visa ampliar sua atuação em Santa Catarina. Em Campo Erê, durante as investigações, foram identificadas algumas pichações em espaços públicos com a sigla da facção criminosa alvo da operação. A Promotora de Justiça MARCELA FERNANDES, coordenadora do GAECO em São Miguel do Oeste, explica que, diante disso, houve uma conversa com a administração municipal para que os espaços fossem revitalizados e limpos. Ela afirma que é importante essa retomada do Estado dos espaços destinados à circulação da população, como a praça da cidade.

Na terceira fase da operação, um efetivo de 247 agentes, em 94 viaturas, cumpriu 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos são faccionados com atuação em Santa Catarina. Uma pessoa foi presa em flagrante e foram apreendidos aproximadamente dois quilos de maconha, equipamentos eletrônicos e documentos. Os mandados foram cumpridos em três estados, incluindo os municípios catarinenses de Campo Erê, Pinhalzinho e Anchieta. A operação resulta de um inquérito policial instaurado pela unidade de São Miguel do Oeste do GAECO e decorrente de provas obtidas na segunda fase da Operação Maserati, deflagrada em fevereiro de 2023, que apura a prática do crime de tráfico e organização criminosa.

Três pessoas foram presas por tráfico de drogas nesta terça-feira por volta das 19h, na Avenida José Bressan, no centro da cidade de Riqueza. Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição realizava rondas na cidade, quando os policiais avistaram um carro Ford Ka em atitude suspeita, com três ocupantes. Foi realizada a abordagem e quando os policiais deram ordem para que todos saíssem do carro, perceberam que uma mulher havia jogado uma embalagem de cor azul no acostamento da via, contendo 100 gramas de cocaína. Durante consulta no sistema, foi constatado que o carro estava com o licenciamento atrasado e que o condutor não era habilitado. Com autorização da mulher abordada, os policiais realizaram buscas na casa dela, onde foram encontrados mais 23 gramas de maconha, esmurrugador, balança de precisão, dois rolos de filme PVC, três aparelhos de celular, entre outros objetos. As três pessoas foram presas por tráfico e levadas até a Delegacia de São Miguel do Oeste, juntamente com os objetos e as drogas apreendidas. O carro foi removido ao pátio de apreensões.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.