-PETROBRÁS ANUNCIA CORTE DE QUASE 5 POR CENTO NO PREÇO DA GASOLINA
-REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES NA ALESC APRECIA PROJETO DO ICMS EDUCACIONAL
-VEREADORES DA REGIÃO PARTICIPAM DE CONGRESSO DA UVESC A PARTIR DE HOJE
-TJ NEGA RECURSO E MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITO E EX-SECRETÁRIA
-DESFILE CÍVICO MILITAR TERÁ REPRESENTAÇÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
-QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICOS DE DROGAS NA FRONTEIRA
-COLISÃO ENTRE DUAS CAMINHONETES DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 492
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Vinte pessoas morreram queimadas no incêndio de um ônibus que bateu contra um caminhão-tanque que transportava gasolina nesta terça-feira na região central do Paquistão, informou a polícia local. O acidente também deixou seis feridos. O ônibus colidiu com o caminhão quando se aproximava da cidade de Multan. Acidentes fatais são frequentes no Paquistão devido às péssimas condições das estradas e dos veículos, além da condução imprudente. Em 2015, um acidente entre um ônibus e um caminhão-tanque deixou 62 mortos na província de Sindh.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse ao líder norte-coreano, KIM JONG-UN, que os dois países "expandirão as relações bilaterais abrangentes e construtivas com esforços comuns". Em uma carta a KIM para o dia da libertação da Coreia, PUTIN disse que laços mais estreitos são do interesse de ambos os países e ajudarão a fortalecer a segurança e a estabilidade da península coreana e da região do nordeste da Ásia. KIM também enviou uma carta a PUTIN dizendo que a amizade entre Rússia e Coreia do Norte foi forjada na Segunda Guerra Mundial com a vitória sobre o Japão, que ocupou a península coreana.
O governo do Equador autorizou forças de segurança em Guayaquil a realizar inspeções em casas como parte de um novo estado de emergência. A informação é do ministro do Interior e foi anunciada depois que um ataque com explosivos matou cinco pessoas no fim de semana. A explosão na manhã de domingo foi classificada como um ato terrorista pelas autoridades, que culpam gangues criminosas. Outras 17 pessoas ficaram feridas. O governo há muito diz que o aumento da violência no país é causado por brigas entre facções que buscam controlar as rotas do tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa.
Começa nesta terça-feira o período de propaganda eleitoral. A partir de agora, e até outubro, candidatos estão autorizados a pedir votos, a realizar comícios e a fazer propaganda na internet, por exemplo. Para o primeiro turno, serão 46 dias de campanha, as ações se encerram em primeiro de outubro, véspera da votação. O intervalo é o menor desde 1994. Se houver segundo turno, a votação será em 30 de outubro. A propaganda eleitoral para essa etapa será permitida entre os dias 3 e 29 de outubro. Neste ano, estão em disputa as cadeiras de presidente e vice-presidente da República, governador e vice, além dos mandatos de senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, RICARDO LEWANDOWSKI assumirá como vice-presidente. MORAES e LEWANDOWSKI que também integram o Supremo Tribunal Federal, vão comandar a corte eleitoral nas eleições de outubro. Em cerimônias oficiais e manifestações públicas, MORAES tem feito discursos em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas. A cerimônia de posse contará com a presença do presidente JAIR BOLSONARO, autoridades como os ministros do STF, parlamentares, ministros do governo e ex-presidentes da República.
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira um corte de quatro vírgula oito por cento no preço da gasolina em suas refinarias. É a terceira redução em menos de um mês, acompanhando a queda das cotações internacionais do petróleo. A partir desta terça, o produto vai custar, em média, por três reais e 53 por litro nas refinarias da estatal. A queda é de 18 centavos por litro, em relação ao preço médio praticado até esta segunda. Considerando que a gasolina vendida nos postos tem 27 por cento de etanol, a estatal estima um repasse de 13 centavos por litro ao preço final do combustível, que já vem em trajetória de queda desde o fim de junho, quando o governo promoveu cortes de impostos federais e estaduais.
Em Santa Catarina, 657 mil 268 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do período recomendado pelos fabricantes. Os dados foram atualizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações nesta segunda-feira. O público que mais faltou aos postos de vacinação são as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer. Cerca de 330 mil moradores do Estado tomaram a primeira dose, mas não completaram o esquema vacinal primário. Desde o começo da vacinação dos catarinenses, mais de cinco milhões 960 mil pessoas completaram o esquema primário, com as duas doses ou dose única. O número representa 82 por cento da população geral de Santa Catarina.
Santa Catarina alcançou a marca de 36 casos confirmados de varíola dos macacos. O número foi atualizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na tarde desta segunda-feira. A doença ainda é investigada em 136 pacientes pelo Estado. Dos 250 casos suspeitos e notificados à Secretaria de Estado da Saúde até o momento, 78 foram descartados pelos profissionais de saúde. Entre todas as pessoas positivadas para a doença, apenas uma paciente mulher foi contaminada pelo vírus. Os outros 35 casos são de homens em diferentes regiões catarinenses. Segundo a Dive, 10 municípios possuem ao menos um caso confirmado.
Uma reunião conjunta de três comissões permanentes da Assembleia Legislativa vai apreciar, na manhã desta terça-feira, o projeto de lei do Poder Executivo que trata da regulamentação da nova proposta de repartição do ICMS entre os municípios catarinenses para viabilizar o aumento do repasse de recursos à educação pública. O chamado ICMS Educacional consta no projeto que entrou em tramitação na semana passada. As três comissões designadas para analisar o projeto que são a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reúnem hoje para discutir o tema. A matéria regulamenta a Proposta de Emenda à Constituição aprovada pelos deputados e promulgada pela Assembleia na semana passada. A PEC alterou as porcentagens para a repartição do ICMS e os critérios para composição do Índice de Participação dos Municípios utilizado para que o Estado divida entre os 295 municípios catarinenses os 25 por cento da arrecadação do imposto aos quais eles têm direito.
O Posto do Posto do Serviço Nacional de Emprego de São Miguel do Oeste e a empresa JBS realizam nesta terça-feira, mais uma edição do Feirão do Emprego. Estão sendo disponibilizadas mais de 180 vagas de trabalho em diversos setores, horários e salários. De acordo com a atendente do SINE, VANESSA PUHLE, o interessado em participar da seleção deve procurar o Posto no horário das oito as 11 e meia e à tarde, entre uma e meia e cinco horas com os documentos pessoais, CPF, RG, Carteira de Trabalho e Carteira de Vacinação. A contratação é imediata. O SINE está situado na Rua XV de Novembro, antigo Despachante 001.
O Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste esteve participando na última semana do encontro nacional do agronegócio em Brasília. De acordo com o presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA, a presença ocorreu devido a uma convocação da Federação da Agricultura do estado de Santa Catarina e o evento reuniu lideranças da agricultura de todo o Brasil. Conforme ele, o objetivo foi apontar caminhos para o setor brasileiro e também para o exterior, além de indicar e definir os trabalhos que serão executados ainda neste ano pelos sindicatos e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
No evento da última semana na capital federal foi lançado a plataforma de emprego rural. A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Segundo ele, nesse local haverá uma central onde os produtores que buscam mão de obra e também quem busca emprego poderão se cadastrar para buscar ou preencher vagas na agricultura. Ele lembrou que atualmente existe uma busca expressiva no mercado por mão de obra qualificada e a plataforma vem para facilitar o agronegócio no mercado chamado de quatro ponto zero.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil também lançou no encontro da última semana o projeto CNA Jovem. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele pontuou que a ação já existia, porém, precisou ser paralisada visto a pandemia da Covid-19, sendo retomada agora neste ano. Ele explicou que são cerca de 30 jovens participantes com idades entre 20 e 30 anos, sendo que ao todo, o projeto já contou com a presença de cinco mil jovens. TEIXEIRA ressaltou que são apresentados trabalhos e ao concluir, os finalistas são premiados com financiamentos pela Caixa a título de fundo perdido para tirar o papel o projeto.
Os projetos apresentados na última semana em Brasília no encontro nacional do agronegócio visam estimular e fortalecer a presença dos jovens e das mulheres no campo. A declaração é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele comentou que no caso dos jovens a ideia é garantir a sucessão familiar nas propriedades e para as mulheres a intenção é propor uma valorização da categoria no meio rural. Ele garantiu ainda todas essas ações e outras pontuais serão trabalhadas ainda neste ano pelos sindicatos de todo o país.
Os vereadores de ao menos três municípios do Extremo-Oeste catarinense participam, a partir desta terça-feira, do Congresso da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores de Bandeirante, ADINOR SALLES. Ele informou que o congresso será realizado na ALESC e que cinco vereadores viajaram, juntamente com a equipe técnica e jurídica da casa até o local. Além disso, alguns membros do legislativo de Paraíso e Descanso também estão participando do evento. O evento segue até sexta-feira e contará com cerca de 15 palestrantes. Entre os temas que serão discutidos estão a lei geral de proteção de dados, condutas vedadas aos vereadores durante o período eleitoral, improbidade administrativa, orçamento impositivo e mecanismos de combate a corrupção nos municípios.
A presença de vereadores e servidores das câmaras em eventos como o Congresso Estadual da Uvesc é grande oportunidade para agregar conhecimento e desenvolver habilidades competentes às práticas legislativas. A afirmação é do presidente da câmara de Bandeirante, ADINOR SALLES. Ele disse que a participação em congressos técnicos impulsiona a capacidade de tomada de decisões do grupo. Além de participar do evento, os vereadores de Bandeirante se reuniram na manhã de hoje com diversos deputados a fim de encaminhar as demandas do Extremo-Oeste catarinense. Esta é a segunda vez que ele consegue participar do Congresso da UVESC que ocorrer todos os anos na capital do estado.
O presidente da câmara de São Miguel do Oeste, VANIRTO CONRADT, confirmou que nenhum vereador do município viajou para o evento da Uvesc. Ele explicou que a mesa diretora da casa liberou a participação dos vereadores e autorizou as diárias, mas ninguém manifestou interesse em participar. VANIRTO comentou que os eventos da Uvesc são importantes fontes de novos conhecimentos para os vereadores. Ele destacou a falta de participação dos vereadores de São Miguel não tem relação com o valor das diárias do legislativo que está defasado.
A secretaria de Cultura realizou, no último sábado, a primeira Oficina de Fotografia com o Celular. O curso teve cerca de três horas de duração com teoria e prática e foi desenvolvida no auditório do Centro Cultural Ruy Arcádio Luchesi e na Praça Walnir Bottaro Daniel. Todas as 20 vagas oferecidas foram preenchidas, além de restarem algumas que ficaram em cadastro de reserva. Como houve grande procura, a Secretaria já estuda a possibilidade de ofertar uma próxima edição do evento. Em nota, a secretaria informou o poder público municipal trabalha no levantamento de ações que proporcionem diferentes opções em todos os setores.
A secretaria de cultura definiu os detalhes e a programação da semana da pátria deste ano. De acordo com o secretário, ELIAS ARAUJO, o município vai manter a tradicional semana da pátria com as horas cívicas no começo e no final do dia e vai retomar o desfile do dia sete de setembro. A última edição do desfile foi em 2019 e, nos últimos dois anos, não aconteceu em razão da pandemia do coronavírus. A semana da pátria vai repetir o formato tradicional e começa com a chama da pátria sendo levada do quartel do décimo quarto RCMEC para a praça do centro. O fogo simbólico será guarnecido por escolas e entidades do dia primeiro ao dia sete com hasteamento e arriamento da bandeira do Brasil todos os dias.
O desfile cívico militar do dia sete de setembro terá a volta parcial das escolas do município. A informação é do secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO. De acordo com ele, o desfile deste ano contará com uma representação das escolas municipais, ou seja, alguns alunos e professores estarão na Duque de Caxias no dia sete. Além disso, a escola Cívico Militar também vai participar do desfile. Além disso, as instituições militares como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército estarão presentes do desfile do mês que vem. A previsão é de que o desfile comece por volta das oito e meia da manhã com duração de cerca de uma hora e meia.
O secretário de Cultura ELIAS ARAUJO disse que o objetivo da pasta é ampliar a presença das escolas no desfile do Sete de Setembro. Ele explicou que neste ano, as escolas estaduais também foram convidados, mas não houve tempo para organizar a participação dos alunos. ELIAS comentou que as entidades não foram chamadas porque a intenção é evitar que o desfile fique muito demorado e cansativo. O secretário reforçou que a proposta é trazer mais escolas e estudantes para o evento nos próximos anos.
A quinta câmara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou improcedente os recursos apresentados pelo ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA no caso da contratação de shows supostamente sem licitação para o aniversário do município nos anos de 2011 e 2012. O TJ também negou as apelações feitas pela secretária de cultura na época dos fatos, MARIA TEREZA CAPRA e pelo empresário responsável pela contratação dos artistas. Eles foram condenados em 2016, mas a decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça e o processo voltou para a primeira instancia. Em nova decisão, os três foram condenados por contração direta ilegal. No começo deste mês, o TJ analisou e negou os recursos, mantendo a condenação de primeiro grau.
Na decisão de primeiro grau, emitida em outubro pela justiça de São Miguel do oeste, o ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA foi condenado a sete anos de detenção em regime semiaberto com multa no valor de três mil e 700 reais. Já para a secretária de cultura da época, MARIA TEREZA, a pena foi de três anos de detenção substituída por duas penas restritivas de direitos: pagamento de quatro salários mínimos vigentes ao tempo dos fatos em favor do Fundo de Transações Penais da Comarca e prestação de serviços à comunidade. O empresário que contratou os shows teve pena seis anos de detenção em regime inicial semiaberto. O TJ negou os recursos, manteve as condenações de primeiro grau e agravou a pena da ex-secretária em mais três anos de detenção acatando parcialmente o recurso do Ministério Público.
O ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA informou que ainda não foi notificado da decisão da quinta câmara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre os recursos no caso da contratação de shows para o aniversário do município em 2011 e 2012. Ele já disse, no entanto, que vai recorrer da decisão. A ex-secretária de Cultura também não foi intimada da decisão e igualmente deve recorrer da posição do Tribunal de Justiça. O empresário que contratou os shows não quis se manifestar. Todos podem recorrer da posição do Tribunal de Justiça e levar o caso para a apreciação do Superior Tribunal de Justiça.
A Polícia Militar Ambiental prendeu na noite deste domingo, em Dionísio Cerqueira, dois homens e duas mulheres por tráfico de drogas. Durante a Operação Hórus, a guarnição da PMA realizava barreira no trevo de Idamar, quando um veículo com placas de Guarujá do Sul tentou escapar do bloqueio. Mesmo assim, o carro foi abordado. Dentro do veículo, foram encontrados 121 gramas de cocaína. Os quatro ocupantes do carro foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e levados para a delegacia de polícia.
Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal prendeu em Riqueza um cidadão português que se encontrava na lista de procurados para extradição da Justiça de Portugal. O preso foi condenado pelas autoridades daquele país à pena de prisão pela prática do crime de abuso sexual de uma criança de nove anos de idade. O estrangeiro de 77 anos foi localizado em uma residência no município de Riqueza. Os policiais cumpriram o mandado de prisão preventiva para fins de Extradição e o preso foi encaminhado ao sistema prisional de Santa Catarina. A prisão para aonde ele foi levado não foi divulgada.
Um homem que estava em saída temporária do dia dos pais da prisão foi detido nesta segunda-feira depois de furtar o carro do próprio pai. O Tático da Polícia Militar, durante a Operação Hórus, abordou um Fox com placas de Guaraciaba na BR 282. O condutor do veículo relatou para os PMs que havia furtado o carro do pai dele no município de Descanso. O homem estaria no período da saída temporária da prisão por uma semana. O homem recebeu voz de prisão pelo crime de furto e foi encaminhado, juntamente com o carro, até a delegacia de polícia.
Uma colisão lateral envolvendo duas camionetes deixou uma pessoa ferida na SC 492 nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das dez e meia da noite na rodovia que liga São Miguel do Oeste a Bandeirante. O condutor de um Jeep acessou a SC e foi atingido por uma Amarok que trafegava no sentido Bandeirante a São Miguel do Oeste. Com o impacto, o condutor da Jepp teve ferimentos e foi socorrido pelos bombeiros. O motorista recebeu os primeiros socorros no local e foi levado até o Hospital Regional.