ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/08/2022

-PETROBRÁS ANUNCIA CORTE DE QUASE 5 POR CENTO NO PREÇO DA GASOLINA

-REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES NA ALESC APRECIA PROJETO DO ICMS EDUCACIONAL

-ATIVAÇÃO DA 4ª ÁREA INDUSTRIAL ESTÁ PREVISTA PARA MEADOS DE 2023

-RECENSEADORES DO IBGE ENTREVISTARAM MAIS DE DUAS MIL PESSOAS

-PREFEITURA ELABORA PROGRAMAÇÃO SEM DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

-24 PROJETOS SÃO EXPOSTOS NA "FEIRA DO CONHECIMENTO" EM PRINCESA

-ADMINISTRAÇÃO E CAIXA FIRMAM CONVÊNIO DE REPASSE DE RECURSOS

-CTG MATE AMARGO PROMOVE PRIMEIRO COSTELÃO APÓS DOIS ANOS

-QUARTETO É PRESO COM COCAÍNA EM VEÍCULO DE GUARUJÁ DO SUL

-MOTORISTA FICA FERIDO APÓS CARRO ATINGIR VACA NA BR-163

O tempo está nublado. A previsão é de condições nubladas por todo o dia com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Vinte pessoas morreram queimadas no incêndio de um ônibus que bateu contra um caminhão-tanque que transportava gasolina nesta terça-feira na região central do Paquistão, informou a polícia local. O acidente também deixou seis feridos. O ônibus colidiu com o caminhão quando se aproximava da cidade de Multan. Acidentes fatais são frequentes no Paquistão devido às péssimas condições das estradas e dos veículos, além da condução imprudente. Em 2015, um acidente entre um ônibus e um caminhão-tanque deixou 62 mortos na província de Sindh.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse ao líder norte-coreano, KIM JONG-UN, que os dois países "expandirão as relações bilaterais abrangentes e construtivas com esforços comuns". Em uma carta a KIM para o dia da libertação da Coreia, PUTIN disse que laços mais estreitos são do interesse de ambos os países e ajudarão a fortalecer a segurança e a estabilidade da península coreana e da região do nordeste da Ásia. KIM também enviou uma carta a PUTIN dizendo que a amizade entre Rússia e Coreia do Norte foi forjada na Segunda Guerra Mundial com a vitória sobre o Japão, que ocupou a península coreana.

O governo do Equador autorizou forças de segurança em Guayaquil a realizar inspeções em casas como parte de um novo estado de emergência. A informação é do ministro do Interior e foi anunciada depois que um ataque com explosivos matou cinco pessoas no fim de semana. A explosão na manhã de domingo foi classificada como um ato terrorista pelas autoridades, que culpam gangues criminosas. Outras 17 pessoas ficaram feridas. O governo há muito diz que o aumento da violência no país é causado por brigas entre facções que buscam controlar as rotas do tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa.

Começa nesta terça-feira o período de propaganda eleitoral. A partir de agora, e até outubro, candidatos estão autorizados a pedir votos, a realizar comícios e a fazer propaganda na internet, por exemplo. Para o primeiro turno, serão 46 dias de campanha, as ações se encerram em primeiro de outubro, véspera da votação. O intervalo é o menor desde 1994. Se houver segundo turno, a votação será em 30 de outubro. A propaganda eleitoral para essa etapa será permitida entre os dias 3 e 29 de outubro. Neste ano, estão em disputa as cadeiras de presidente e vice-presidente da República, governador e vice, além dos mandatos de senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES tomará posse nesta terça-feira como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma cerimônia, RICARDO LEWANDOWSKI assumirá como vice-presidente. MORAES e LEWANDOWSKI que também integram o Supremo Tribunal Federal, vão comandar a corte eleitoral nas eleições de outubro. Em cerimônias oficiais e manifestações públicas, MORAES tem feito discursos em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas. A cerimônia de posse contará com a presença do presidente JAIR BOLSONARO, autoridades como os ministros do STF, parlamentares, ministros do governo e ex-presidentes da República.

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira um corte de quatro vírgula oito por cento no preço da gasolina em suas refinarias. É a terceira redução em menos de um mês, acompanhando a queda das cotações internacionais do petróleo. A partir desta terça, o produto vai custar, em média, por três reais e 53 por litro nas refinarias da estatal. A queda é de 18 centavos por litro, em relação ao preço médio praticado até esta segunda. Considerando que a gasolina vendida nos postos tem 27 por cento de etanol, a estatal estima um repasse de 13 centavos por litro ao preço final do combustível, que já vem em trajetória de queda desde o fim de junho, quando o governo promoveu cortes de impostos federais e estaduais.

Em Santa Catarina, 657 mil 268 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 dentro do período recomendado pelos fabricantes. Os dados foram atualizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações nesta segunda-feira. O público que mais faltou aos postos de vacinação são as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer. Cerca de 330 mil moradores do Estado tomaram a primeira dose, mas não completaram o esquema vacinal primário. Desde o começo da vacinação dos catarinenses, mais de cinco milhões 960 mil pessoas completaram o esquema primário, com as duas doses ou dose única. O número representa 82 por cento da população geral de Santa Catarina.

Santa Catarina alcançou a marca de 36 casos confirmados de varíola dos macacos. O número foi atualizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na tarde desta segunda-feira. A doença ainda é investigada em 136 pacientes pelo Estado. Dos 250 casos suspeitos e notificados à Secretaria de Estado da Saúde até o momento, 78 foram descartados pelos profissionais de saúde. Entre todas as pessoas positivadas para a doença, apenas uma paciente mulher foi contaminada pelo vírus. Os outros 35 casos são de homens em diferentes regiões catarinenses. Segundo a Dive, 10 municípios possuem ao menos um caso confirmado.

Uma reunião conjunta de três comissões permanentes da Assembleia Legislativa vai apreciar, na manhã desta terça-feira, o projeto de lei do Poder Executivo que trata da regulamentação da nova proposta de repartição do ICMS entre os municípios catarinenses para viabilizar o aumento do repasse de recursos à educação pública. O chamado ICMS Educacional consta no projeto que entrou em tramitação na semana passada. As três comissões designadas para analisar o projeto que são a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reúnem hoje para discutir o tema. A matéria regulamenta a Proposta de Emenda à Constituição aprovada pelos deputados e promulgada pela Assembleia na semana passada. A PEC alterou as porcentagens para a repartição do ICMS e os critérios para composição do Índice de Participação dos Municípios utilizado para que o Estado divida entre os 295 municípios catarinenses os 25 por cento da arrecadação do imposto aos quais eles têm direito.

Os movimentos anti-vacinas e propagação de notícias falsas em torno da imunização acendem alerta para a possibilidade de casos de poliomielite no território brasileiro. A enfermeira PATRÍCIA CAMPANA, da secretaria de Saúde de Anchieta, relatou que em alguns países a pólio voltou a ser confirmada em virtude da baixa adesão às vacinas. Ela teme por um cenário similar no país caso registre baixa procura pela imunização. Anchieta tem cerca de 210 crianças de até cinco anos incompletos para receberem a vacina. Já o público de cinco a menores de 15 anos precisam ser vacinados cerca de 790 menores. Em apenas uma semana foram vacinadas 150 crianças. A campanha continua até o dia nove de setembro em todo o país.

O município de Guarujá do Sul assinou um contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal para viabilizar o recebimento de recursos da União, provenientes do Ministério de Desenvolvimento Regional, para a execução de melhorias e ampliação da capacidade de tráfego na ponte do prolongamento da Avenida João Pessoa, nas proximidades da área da gruta. A informação é do prefeito de CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Para o prefeito essa é uma conquista importante, tendo o espaço da ponte que se tornou deficitário, insuficiente para o fluxo seguro de veículos, equipamentos e principalmente de maquinários agrícolas, sendo necessário o alargamento e ampliação da capacidade de tráfego. Neste momento o município tramitará para a fase de elaboração do projeto estrutural. É possível que esta obra não seja iniciada neste ano, já que o período eleitoral está vigente. No entanto, a assinatura do contrato sinaliza uma garantia para que o município possa receber o montante estabelecido no contrato firmado com a Caixa Econômica Federal.

O baile com a escolha da Senhorita Princesense 2022 será neste sábado. O evento abrirá oficialmente as festividades alusivas ao vigésimo sétimo aniversário de emancipação político-administrativa. Ao todo são 12 candidatas. Não há mais mesas disponíveis, apenas ingressos para o baile. Ainda há ingressos antecipados na secretaria de Educação no valor de 30 reais. Na noite do evento, os ingressos para o baile serão vendidos a 35 reais. As três senhoritas serão eleitas através do voto secreto de sete jurados, os quais terão a responsabilidade de avaliar quatro critérios. Os trabalhos, lucros da cozinha e da comercialização das bebidas serão divididos entre o colégios Renascer e Antenor Nascentes, CMEI Pequenos Anjos e clube da sede. O início do desfile está programado para ocorrer para às 21 horas. O baile será com a Banda Cosmo Express.

O colégio Antenor Nascentes do município de Princesa realiza hoje a “Feira do Conhecimento” com o tema “Ciência a Serviço da Sustentabilidade”. A informação é da diretora IDETE CAROSSI. Tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio fazem parte deste momento. De acordo com ela, os estudantes do sexto ao nono ano devem apresentar 15 projetos sustentáveis. Já os estudantes do ensino médio deverão apresentar nove trabalhos. Serão trabalhos inéditos expostos no ginásio de esportes da escola para comunidade escolar. Também poderão realizar visitas os pais dos alunos e a comunidade em geral. A feira começou às oito horas da manhã e seguiu até às 11 horas. Na parte da tarde, a feira continua das 13 às 17 horas. As primeiras ações visando a feira agora neste mês começaram antes do recesso escolar de julho com os professores de ciência trabalhando com o fundamental e os professores de química e biologia com os estudantes do ensino médio.

A mesa julgadora é composta por cinco pessoas da comunidade convidada pelo colégio para fazer a escolha dos melhores trabalhos. A diretora IDETE CAROSSI, explicou que os integrantes da mesa terão dificuldades de escolher o trabalho vencedor que promove maior sustentabilidade. Ela ainda lembrou que a primeira etapa da “Feira do Conhecimento” já aconteceu no primeiro semestre. A diretora afirmou que hoje acontece a escolha de um trabalho do ensino fundamental e do ensino médio. Os escolhidos irão representar o colégio Antenor Nascentes na feira regional promovido pela coordenadoria de Educação de Dionísio Cerqueira em setembro com as demais escolas da regional.

Sem o desfile cívico de Sete de Setembro, a prefeitura de Palma Sola elaborou uma nova programação para a semana cívica. A afirmação da presidente da Fundação de Cultura DAIANE BENETTI. Durante a tarde daquele dia será realizada uma mateada com apresentações culturais. De acordo com a presidente, no mesmo dia também será realizada a segunda edição da feira de produtos locais na Área Coberta. A ideia é proporcionar a troca cultural entre os presentes celebrando os 200 anos de independência brasileira. A elaboração da feira está em andamento com debates com os produtores e empresários em participar da segunda edição. Essa semana será promovida uma reunião para aprofundar a ideia da comercialização dos produtos. A presidente também relatou que os colégios de Palma Sola devem manter a programação normal quanto aos momentos cívicos. Mas ainda essa semana será tratada o assunto com a secretaria de Educação. DAIANE assumiu a presidência da Fundação há duas semanas com intuito de trazer novas atividades daqui pra frente.

O CTG Mate Amargo de São José do Cedro realizará uma promoção no próximo dia sete de setembro, feriado nacional. Esse será o primeiro ano pós-pandemia do costelão fogo no chão. A afirmação é do patrão CLAUDEMIR BOSING. A pessoa interessada poderá optar em comprar a ficha a 40 reais para almoçar no local ou comprar um costelão para levar para casa pagamento 800 reais sem acompanhamentos. Cada costelão terá cerca de 20 quilos. O intuito do evento é arrecadar recursos para o Centro Gaúcho efetuar investimentos. Segundo o patrão, a maior parte do lucro da festa virá das bebidas comercializadas durante o almoço. Já que o preço da carne encontra-se bastante elevado, por isso foi colocado um valor acessível por ficha visando abranger o maior número de pessoas possível. A expectativa é vender 800 fichas. Essa é a mesma quantidade de anos anteriores realizados pela patronagem. BOSING também informou que na Semana Farroupilha haverá inúmeras apresentações com Missa Crioula e um baile com Tchê Guri. A venda das mesas já está ocorrendo.

Amanhã a secretaria de Educação de Anchieta irá promover um trabalho especial sobre alimentação saudável. O evento começa às nove horas da manhã onde será feita a entrega do selo de “Alimentação Consciente Brasil”. A informação é da secretária SELMA GIONGO. A municipalidade possui uma das preocupações a qualidade da refeição dos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com ela, no começo deste ano uma Ong procurou o poder público para apresentar um projeto de alimentação 100 por cento vegetais. Ao menos uma vez por semana os estudantes possuem como merenda algum alimento sem a gordura animal. As merendeiras passaram por uma capacitação sobre o preparo da alimentação. Segundo a secretária, a mudança dos hábitos alimentares foi implantada há algum tempo nos colégios para incentivar o consumo de produtos provenientes da agricultura familiar. Essas alterações também visam trabalhar com os grupos de alunos vegetarianos dentro da escola.

A Apae Viviane de São José do Cedro realizará no mês que vem o segundo Seminário de Prevenção às Deficiências Autismo e Seus Desafios. O seminário acontecerá no dia três de setembro a partir das sete horas e 30 minutos no Clube Cedrense. A informação é da diretora EDIANE SIEBENEICHLER. O evento foi marcado para acontecer num sábado visando abranger o maior número de pessoas possível. Haverá dois palestrantes tratando sobre o autismo. Conforme a diretora o intuito é envolver pessoas de diferentes cidades da região. Serão disponibilizadas 600 vagas possibilitando receber um grande público. A inscrição deve ser feita através do link disponível nas páginas oficiais da Apae Viviane nas redes sociais. EDIANE salientou que em virtude do alto crescimento de crianças diagnosticadas com autismo foi pensado numa programação para esclarecer dúvidas dos presentes. Qualquer pessoa pode participar, inclusive aquela que possui ou conhece alguém autista. Para a diretora, o seminário será de extrema importância para diagnósticos precoce.

A escola especial Viviane de São José do Cedro vai promover esse sábado a pastelada. Devido às obras no educandário, a pastelada será realizada no ginásio da Apae. A informação também é da diretora EDIANE SIEBENEICHLER. De acordo com ela, a retirada do pastel começa ao meio-dia estendo-se até às 20 horas. Anteriormente a retirada estava prevista para começar às 15 horas, mas depois de vários pedidos pela mudança do horário foi optado em anteceder. Serão quatro sabores de pastéis à venda, sendo de carne de gado, queijo, chocolate e abacaxi com leite condensado. Cada pastel custa oito reais. As fichas podem ser adquiridas na agência do Sicoob, na OdontoTop e na Apae. Já em Princesa, a prefeitura ficou encarregada de comercializar as fichas. Ela estima a venda de mil e 500 pastéis com intuito de arrecadar valores que serão revertidos na unidade especial. Segundo a diretora, esses valores vão contribuir para melhorar o atendimento aos alunos atualmente atendidos.

A secretaria de Obras de São José do Cedro está enfrentando problemas com as máquinas. Cerca de seis máquinas estão apresentando problemas. Em disso, o secretário LUIZ TREVISOL esteve na Câmara na noite de ontem para apresentar aos vereadores os entraves enfrentados. Em entrevista à Rádio Cedro, o secretário agradeceu a compreensão dos políticos. Ele explicou que o parque da prefeitura não possui máquinas antigas, mas precisam de manutenção periódica devido ao intenso uso delas. Segundo o secretário, duas patrolas quebraram num período de três dias de diferença. Além de outros dois rolos compactadores que quebraram num intervalo de 15 dias entre elas. A secretaria conta ainda com uma retroescavadeira e uma PC que apresentam problemas na bomba. TREVISOL destacou que os servidores estão realizando a entrega de cascalhos. Grande parte dos agricultores faz o espalhamento com o próprio trator. Foram contemplados aqueles que pediram ao setor. Além da entrega de algumas cargas de terra.

O problema com o rolo compactador deverá ser solucionado ainda essa semana com a chegada da peça à secretaria de Obras de São José do Cedro. De acordo com o secretário LUIZ TREVISOL, a peça já está disponível no parque de máquinas. Ele acredita que no mais tardar amanhã um dos rolos compactadores deve ser colocado à serviço dos agricultores. Com isso, o secretário relatou que os trabalhos serão continuados na região do Assentamento. Já a outra da patrola a bomba hidráulica foi orçada e assim que chegar será empenhada nos serviços em outras regiões do interior. Ele destacou que a intenção da equipe é chegar nas comunidades mais afetadas com problemas conforme o cronograma já definido.

O Censo Demográfico 2022 completou ontem os primeiros 15 dias de coleta dos dados da população de São José do Cedro e região. Serão 12 semanas de entrevistas com previsão de conclusão no dia 31 de outubro deste ano. De acordo com o coordenador de Área do IBGE CLÁUDIO RADTKE JUNIOR, foram visitados em torno de 15 por cento da população. Isso representa em pouco mais de duas mil e 100 pessoas recenseadas numa população estimada em quase 14 mil habitantes. O coordenador relatou que a ideia era realizar o levantamento com 140 recenseadores, mas não foi possível e agora contam com aproximadamente 80 recenseadores na área de sua competência. Da mesma forma foi possível superar os 15 por cento de dados coletados em duas semanas. A agência do Instituto de Estatísticas é a segunda do Estado de Santa Catarina em produtividade mesmo com o número de recenseadores abaixo do ideal. Para o recenseador, essa falta de coletores possibilita aumentar o valor ganho pelo trabalho. Já que cada recenseador recebe por produção.

A coleta dos dados da população deverá ser realizada de uma maneira ou outra. Em muitos casos, os recenseadores não encontram nenhuma pessoa na moradia em diferentes horários do dia. O coordenador de Área do IBGE CLÁUDIO RADTKE JUNIOR, relatou que uma carta é deixada com contato da agência facilitando o contato com os recenseadores. Com isso, é possível marcar um dia para fazer a coleta dos dados evitando deslocamentos desnecessários por parte dos recenseadores. Dentro dessa carta, os moradores podem conferir os dados importantes de cada entrevistador. O coordenador destacou que sempre será enfatizada a importância das informações por parte dos cedrenses. Caso registre falta de entrevistados, o município poderá perder impostos, vacinas, entre outros importantes pontos. Ele garantiu que 100 por cento dos domicílios serão visitados independentemente do papel da pessoa com o município. RADTKE apelou à população que receba o recenseador para a coleta dos dados que leva cerca de dez minutos.

A prefeitura de São José do Cedro continua trabalhando para efetiva implantação do quarto parque industrial. A recente área foi adquirida há cerca de dois meses por um milhão e 710 mil reais aproximadamente. Os detalhes são da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. A nova área fica próxima dos já existentes parques dois e três, e também do lago municipal. De acordo com ela, a intenção é fazer a licitação da infraestrutura. Uma empresa contratada pela administração será responsável por dividir os lotes e ruas da quarta área. Ela também será responsável por dividir as áreas de preservação ambiental respeitando os 30 metros de distância previsto em lei. A administração procura evitar transtornos futuros como vem sendo registrado com o parque industrial três. Segundo a secretária, mais de 50 por cento das empresas estão devendo os terrenos por avaliar que o espaço para edificação é pequeno. Como também a dificuldade de acessibilidade. Não há uma saída direta do parque três para a via periférica no prolongamento da BR-163.

A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São José do Cedro já está recebendo as cartas das empresas que possuem a intenção de edificar no quarto parque industrial. A afirmação é da secretária KELLY FIGUEIRÓ. O processo mais demorado será as licenças do IMA e do Conder, projetos da rede elétrica e da rede de distribuição de água. De acordo com ela, algumas empresas já informaram o projeto de investimento e de geração de empregos, além do ramo que será implantado. Conforme ela, aqueles que possuem interesse de imediato serão alocados nos lotes ainda disponíveis do parque industrial três. Já para as empresas que optam em aguardar as áreas do novo parque industrial em virtude da proporção da terra deve esperar até o próximo ano. Ela estima que, depois de passar pelos processos burocráticos, a nova área estará aberta no segundo semestre de 2023. A secretária destacou que foram recebidas 30 propostas, mas nem todas são indústrias para o parque três. Já a quarta área deverá ser industrial e comercial.

Um homem sofreu ferimentos leves na noite de ontem na BR 163, proximidades do estádio da Palmeirinha, em Barracão. Segundo os Bombeiros de Dionísio Cerqueira, um veículo Golf, com placas de Bom Jesus do Sul, PR, teria colidido contra uma vaca parada em meio a rodovia. Com o impacto a frente do carro ficou destruído. Uma equipe da Saúde de Bom Jesus passava pelo local no momento do ocorrido, socorreu o homem, e o encaminhou ao hospital de Dionísio para avaliação médica. SAMU e Bombeiros estiveram no local. O animal atingido morreu no local do acidente.

Uma colisão lateral envolvendo duas camionetes mobilizou os Bombeiros e também a Polícia Militar, na noite de ontem, na SC-492, em São Miguel do Oeste sentido a Bandeirante. Segundo apurado pela reportagem, o condutor de um Jeep ao sair de uma comunidade, às margens da rodovia, acabou invadindo a preferencial de uma Amarok que seguia sentido a São Miguel ocasionando o acidente. Com o impacto, um homem teve ferimentos e foi levado pelos bombeiros até o Hospital Regional. A PMRv que responde pela rodovia foi acionada para os demais encaminhamentos.

O Tático da Polícia Militar, durante a Operação Hórus, às margens da BR-282, abordou um Fox com placas de Guaraciaba com registro de furto. Imediatamente o condutor foi abordado e identificado, sendo que este relatou para os policiais militares que havia furtado o carro de seu pai, no município de Descanso, e que estaria no período da saidinha da prisão, por uma semana. O homem então foi preso pelo crime de furto e encaminhado, juntamente com o carro, até a delegacia de Polícia, onde todos os encaminhamentos foram feitos.

A Polícia Militar Ambiental prendeu dois homens e duas mulheres por tráfico de drogas em Dionísio Cerqueira. Durante a Operação Hórus, a PMA realizava barreira no trevo de Idamar, quando um veículo com placas de Guarujá do Sul tentou se evadir da abordagem. Contudo, após ser realizada a abordagem, foi encontrado 121 gramas de cocaína. Diante das irregularidades o quarteto foi conduzido e entregue, juntamente com a droga, à delegacia de Polícia do Paraná, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.