-GOVERNO PAGARÁ DUAS PARCELAS DA AJUDA A CAMINHONEIROS EM AGOSTO
-NÚMERO DE ELEITORES SOBE OITO POR CENTO NA COMPARAÇÃO COM 2018 EM SC
-IPORÃ DO OESTE PROJETA NOVAS AÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
-EPAGRI ORIENTA SOBRE PODAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS NO INVERNO
-PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA LIVRE MOVIMENTA RUA COBERTA EM MONDAÍ
-SÃO JOÃO DO OESTE MANTÉM AÇÕES DE COMBATE À DENGUE
-JOVEM FICA FERIDO EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163
-COLISÃO TRASEIRA É REGISTRADA EM TENTATIVA DE ULTRAPASSAGEM
O tempo em Iporã do Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Ucrânia apresentou oito novas denúncias contra crimes de guerra ao Tribunal de Kiev. A notícia foi divulgada pela procuradora-geral da nação. Três sentenças a soldados russos, decorrentes de crimes de guerra, já haviam sido emitidas pelo país. Recentemente, o governo ucraniano abriu mais de 16 mil investigações sobre possíveis casos. O conflito entre Rússia e Ucrânia começou no final de fevereiro. Enquanto Kiev aponta uma invasão de seu país, Moscou caracteriza a guerra como uma “operação militar especial”.
Centenas de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas por causa de incêndios florestais que atingiram a França, Espanha e Portugal nesta sexta-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, o continente também enfrenta uma onda de calor, com temperaturas recordes no Reino Unido. Na França, mais de mil bombeiros, apoiados por aviões de bombardeios de água, lutam desde terça-feira para controlar dois incêndios no sudoeste do país, causados pelo calor, condições de fogo e ventos fortes. Em Portugal, embora as temperaturas tenham caído, ainda devem chegar a 40 graus em alguns lugares, com cinco distritos em alerta vermelho para condições climáticas extremas e mais de mil bombeiros combatendo 13 incêndios florestais.
Foram presos 46 mil membros de gangues em El Salvador, desde que o país começou uma operação contra os grupos. A informação é do procurador RODOLFO DELGADO. Foram apresentadas acusações contra mais de 41 mil pessoas por pertencerem a gangues, e o Ministério Público está preparando material contra outras cinco mil que estão detidas, segundo DELGADO. Em 27 de março, o presidente NAYIB BUKELE decretou um regime de exceção que permite que a polícia possa prender sem mandado judicial. A medida foi aprovada pelo Congresso de El Salvador e já foi prorrogada até o fim de julho.
A Câmara dos Deputados defendeu, no Supremo Tribunal Federal, que seja rejeitada a ação apresentada por governadores de 11 estados e do Distrito Federal, contra uma das leis que alterou as regras do ICMS, principal tributo estadual. A ação contesta uma lei, publicada em junho deste ano, que classifica alguns produtos como essenciais e indispensáveis, como combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. A legislação impede que os governos estaduais fixem alíquotas para eles que sejam superiores aos percentuais estabelecidos para operações em geral. O processo tem como relatora a ministra ROSA WEBER, que solicitou informações à Câmara, Senado e ao presidente JAIR BOLSONARO. Ela também já determinou que o pedido de suspensão da lei seja decidido diretamente pelo plenário, ou seja, não haverá decisão individual sobre o caso.
O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta sexta-feira, que 156 milhões e 400 mil eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro, número recorde na história eleitoral do país. São nove milhões e cem mil eleitores a mais que em 2018, um crescimento de seis vírgula 21 por cento. Contribuíram para esse aumento os jovens de 16 e 17 anos e as pessoas com mais de 70. A quantidade de eleitores dessas faixas etárias, que não são obrigados a votar, aumentou em relação à eleição de 2018. A maior parte do eleitorado é formada por mulheres. São 82 milhões e 300 mil eleitoras, que representam 52 vírgula 65 por cento do total. Os homens são 74 milhões. O presidente do TSE, LUIZ EDSON FACHIN, afirmou que os dados mostram o engajamento do brasileiro.
O pagamento dos auxílios a caminhoneiros e taxistas deve começar apenas em agosto, segundo o governo federal informou nesta sexta-feira. Como uma espécie de compensação, as categorias receberão no próximo mês duas parcelas dos benefícios aprovados pelo Congresso Nacional. Serão feitos seis pagamentos até o fim deste ano. A proposta que permitiu a criação dos subsídios previa o início dos repasses em julho, mas o Executivo fará as primeiras transferências apenas na primeira quinzena de agosto. Com isso, para evitar que os profissionais fiquem sem o valor que deveria ser disponibilizado em julho, o governo pagará uma parcela retroativa no mês que vem. Para os caminhoneiros, o valor será de mil reais e para os taxistas o valor ainda não foi definido.
A Justiça do Trabalho de Santa Catarina recebeu 46 mil e 800 novas ações e recursos no primeiro semestre deste ano, sete e meio por cento a mais do que o volume registrado no mesmo período de 2021. Apesar da alta, o total de casos julgados também subiu de 44 mil e cem para 47 mil e 300. Esse aumento da produtividade garantiu que o número de processos pendentes de julgamento fosse reduzido em um por cento. Do total dos casos recebidos, 31 mil são novas ações trabalhistas protocoladas na primeira instância, composta por 60 varas, auxiliadas por 13 centros de conciliação. Os demais 14 mil ingressaram na segunda instância, sob a forma de recursos encaminhados pelas varas, recursos ou ainda ações originadas no próprio Tribunal Regional do Trabalho da décima segunda região.
As barracas e contêineres montados no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, começarão a funcionar neste sábado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o governo do Estado, as estruturas foram instaladas na área externa, pois o prédio do Hospital Infantil não suporta novas ampliações. Nos contêineres, será feita uma triagem das crianças, a fim de agilizar o processo de atendimento. Os casos mais brandos serão tratados no mesmo local, e os quadros de média e alta complexidade continuam no setor de emergência da unidade. Segundo o governo, até o fim de agosto, 114 leitos devem ser ampliados no Estado. Até o momento, 65 foram abertos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, até as 11 horas desta sexta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos estava em 100 por cento em cinco regiões do Estado.
O eleitorado de Santa Catarina cresceu oito por cento em relação a 2018. O Estado chegou a cinco milhões e 400 mil pessoas aptas a votar em outubro, nas eleições de 2022. São 419 mil eleitores a mais do que quatro anos atrás. Em comparação a 2020, a alta no total de votantes catarinenses é de cinco por cento. Os dados atualizados de eleitores no país foram divulgados nesta sexta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral. A maior parte do impulso ao número de eleitores no Estado e também no país ocorreu entre os jovens, com pessoas de 16 e 17 anos, idades em que o voto ainda é facultativo. Em 2022, Santa Catarina tem 55 mil jovens de 16 e 17 anos entre os eleitores aptos a votar em outubro, 53 por cento a mais do que em 2018.
São João do Oeste mantém ações de combate à Dengue. Município enfrentou infestação do mosquito da Aedes Aegypti neste ano e mantém alerta máximo para evitar a repetição do problema. Período de inverno reduz a reprodução do mosquito transmissor da doença e permite maior controle por parte da Vigilância Sanitária. Conforme a Agente de Endemias de São João do Oeste, NEUSA SPECHT, o município mantem Campanha de Recolha de Pneus para eliminar um dos criadouros do inseto. Cita que empresas parceiras do projeto realizam entrega de pneus descartados e com isso contribuem para ações positivas no combate à Dengue. A Agente de Endemias lembra que a entrega deve ser feita no setor de urbanismo, sendo os pneus limpos e secos. A mobilização mensal tem tido resultado positivo com descarte de forma correta.
NEUSA SPECHT também chama atenção para a importância de parcerias que são realizadas e cita como exemplo a contribuição do exército em fiscalizações. O trabalho deve ser repetido no início do período de calor. NEUSA informa que a meta é realizar nova varredura a campo, porém, nos locais que forem constatadas repetições do problema, os responsáveis serão multados. NEUSA SPECHT lembra que os ovos do mosquito podem permanecer um ano em um local seco até terem condições ideais de água para a reprodução.
O Presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, demonstra confiança em evolução na suinocultura nos próximos meses. Nas últimas semanas foram registrados dois reajustes aos produtores independentes e integrados, porém, ainda insuficientes para registrar lucratividade. A Associação Catarinenses de Criadores de Suínos monitora o cenário nacional e internacional com projeção otimista. DE LORENZI chama atenção que os produtores independentes ainda registram prejuízos, pois o valor pago pela indústria ainda não chegou ao custo de produção. Para o segundo semestre, a previsão é para que o valor pago ao produtor ultrapasse o custo de produção, a partir de setembro.
Conforme o presidente da ACCS, a superprodução de grãos não será suficiente para reduzir os preços, pois o milho está sendo usado para a produção de etanol, aumentando a concorrência. LOSIVANIO DE LORENZI afirma que o milho tradicionalmente usado para a produção de rações, agora está indo para o tanque de combustível. O Rio Grande do Sul registra grandes quantidades de milho com foco na produção de etanol, mantendo carência da região sul na alimentação dos animais. A região segue dependente do milho do Mato Grosso e até do Paraguai para alimentação de gado, frango e suínos.
A suinocultura também aposta no aumento das exportações da carne suína catarinense. Sete plantas de frigoríficos de Santa Catarina estão autorizadas para exportar ao Canadá. DE LORENZI lembra que Santa Catarina já é o único estado autorizado para exportar ao Japão e Estados Unidos e agora também para o Canadá. Apesar de não ser um mercado de grande potencial, acaba influenciando de maneira positiva nas exportações. DE LORENZI chama atenção para o aumento no consumo interno e a redução no plantel que deve provocar alta nos preços.
A primeira edição da Feira Livre da Agricultura Familiar está acontecendo neste sábado, em Mondaí. De acordo com o coordenador do Sintraf do município, FLÁVIO ZANG, a concretização da exposição é uma grande conquista após um longo período de reinvindicações, com várias reuniões para elaboração das documentações e demais trâmites burocráticos para a legalização da feira. Segundo ZANG, a Feira da Agricultura Familiar proporcionará alimentos de qualidade que serão vendidos diretamente aos consumidores no espaço destinado pela prefeitura, junto à Rua Coberta. A Feira Livre iniciou com a participação de dez agricultores vendendo itens como verduras, frutas, panificados e galinhas caipiras.
A expectativa é de que a Feira cresça a cada edição, com a participação de novos agricultores. A ideia é de agregar valor para a feira e por isso foi criada uma Associação representativa, para viabilizar o recebimento de incentivos públicos para investimentos em estrutura própria e demais necessidades. FLÁVIO ZANG ressalta que diante do bom volume de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar no município, os feirantes decidiram que a venda será realizada semanalmente, sempre aos sábados a partir das 08 horas na Rua Coberta, ao lado da praça central de Mondaí. Na primeira edição, grande parte dos produtos já havia sido vendida por volta das 09h30 da manhã deste sábado.
Agrônomo da Epagri orienta sobre podas de árvores frutíferas no inverno. Com a chegada do frio surgem dúvidas quanto a poda e cuidados com as plantas. O Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, dá algumas dicas para garantir qualidade e produtividade aos pomares. De acordo com ele, essa é uma época importante de manejo para frutificação especialmente dos pessegueiros, ameixeiras, caquizeiros e pereiras. Ele enfatiza que a poda é fundamental para a formação da copa das plantas, regular o crescimento e eliminar ramos doentes e mal posicionados que diminuem a incidência do sol nas frutas. No entanto, LUDKE ressalta que é importante adotar alguns cuidados diante da previsão de geada que pode queimar as novas brotações.
O agrônomo da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, destaca ainda que cada espécie de árvore frutífera possui um momento adequado para a poda. No caso dos pessegueiros, ele observa que muitas plantas estão começando a florescer e esse é o momento ideal para o manejo. No caso das pereiras e outras culturas com brotação atrasada, ainda é possível adiar a poda. Nos parreirais de uva também é possível adiar o manejo para o momento em que as gemas derem sinal de começar o processo de brotação. O Extensionista da Epagri orienta que após a poda dos pomares, os produtores são orientados a providenciar a adubação orgânica das plantas para nutri-las e garantir um bom crescimento e frutificação dos ramos.
Iporã do Oeste projeta novas ações para preservação do meio ambiente. Em busca de novas alternativas, representantes de Iporã do Oeste realizaram uma viagem a Campos Novos, no meio Oeste de Santa Catarina, para conhecer a prática inovadora de sustentabilidade ambiental adotada por aquele município, considerada uma referência para todo o Estado. De acordo com o secretário de planejamento e gestão de Iporã do Oeste, VILSON MALLMANN, na viagem foi possível conhecer o projeto, os objetivos, formas de desenvolvimento e a repercussão junto à população nas questões ambientais, sociais e econômicas. O projeto é amplo e consiste em instalações de ecopontos para recebimento de recicláveis e eletrônicos e uma unidade de compostagem para produção de adubo, a partir do lixo orgânico coletado na cidade.
VILSON MALLMANN observa que o fator que mais chamou a atenção é a presença e funcionamento da rede de coleta de esgoto em toda a cidade de Campos Novos. O secretário enaltece que Iporã do Oeste possui coleta seletiva de lixo diária há mais de dez anos de forma terceirizada, o que é motivo de orgulho diante da realidade de outros municípios, que não contam com essa política implantada. No entanto, ele entende que é necessário avançar na conscientização da população para alguns cuidados que devem ser adotados na separação de recicláveis e orgânicos e sobre os dias de coleta de cada tipo de resíduos.
VILSON MALLMANN enaltece ainda o trabalho realizado pelas agentes de saúde com entrega de folder, orientando sobre a separação do lixo e as demais campanhas promovidas durante todo o ano pela prefeitura. Enfatiza que após a viagem à Campos Novos, os servidores do município já projetam a instalação de ecopontos em Iporã do Oeste. O objetivo é receber de forma permanente os materiais recicláveis, para diminuir o número desses itens nos aterros sanitários e consequentemente, a poluição do meio ambiente. O secretário de planejamento e gestão pontua que a participação e envolvimento das empresas, entidades, escolas e a população é essencial para tornar Iporã do Oeste cada vez melhor nos aspectos sociais, ambientais e de qualidade de vida.
A Polícia Militar Rodoviária realizou nesta semana, a Operação Respeitando o Hoje Vivendo o Amanhã na SC 161, em Romelândia. As ações iniciaram na terça e terminaram na tarde desta sexta-feira. O objetivo principal foi de combater ultrapassagens irregulares e o excesso de peso na rodovia estadual, principalmente na conhecida curva da morte, entre os quilômetros 53 e 55. No total, 22 condutores foram flagrados ultrapassando em lugares proibidos. Também foram flagrados caminhões com excesso de peso, totalizando 58 mil 240 quilos de excesso nos quatro dias da operação, comandada pela Polícia Militar Rodoviária.
A Polícia Militar registrou uma ocorrência de posse de drogas ao lado do cemitério municipal de São Miguel do Oeste. O flagrante ocorreu por volta das 17h45 desta quinta-feira. A guarnição em rondas pelo local, avistou dois ambulantes que estavam vendendo produtos alocados em um ônibus. Foram realizadas buscas no coletivo e em 16 homens que estavam no local, sendo constatado que haviam vários materiais para uso de maconha e um pote com uma porção da droga. No chão também foi localizado mais um cigarro que estava sendo consumido pelos homens no momento da abordagem. A guarnição do Canil foi acionada para auxiliar nas buscas, sendo que o cão marcava diversos lugares onde foram localizadas mais porções da droga, farelos e cigarros. No total, dez gramas de maconha foram apreendidas. Foram confeccionados Termos Circunstanciados para três homens, a droga foi apreendida e um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato no centro de São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. A vítima relatou que entrou em um site indicado por uma pessoa conhecida, com a meta de fazer compras e ganhar um bônus em dinheiro para sacar. Foram efetuados alguns depósitos via Pix totalizando mil reais e contatos via site, porém, a vítima não conseguiu sacar o valor do suposto bônus. A Polícia Militar informou que foram atendidos mais golpes nas últimas semanas que também envolviam compras em sites desconhecidos. As vítimas relataram que foi por indicação de alguma pessoa conhecida, afirmando que o dinheiro gasto retornaria, fato que não acontece. A Polícia Militar orienta que as pessoas desconfiem dessas promessas de dinheiro fácil, pois trata-se de mais uma forma de aplicação de golpe virtual.
Jovem fica ferido em queda de motocicleta na SC 163. O acidente de trânsito foi registrado às nove horas de hoje, na SC 163, em Linha Cordilheira, interior de Itapiranga. O condutor de uma Hornet CB 600 F com placa de Mondaí, sofreu a queda de sua motocicleta e teve ferimentos pelo corpo. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e conduziu o jovem até o Hospital de Itapiranga. O local está em obras com o trabalho de recomposição da rodovia e apresenta desnível no trecho. Populares contaram à reportagem da Peperi que o motociclista estava em alta velocidade e ultrapassando diversos veículos em locais proibidos. A PM e PRE estiveram presentes na ocorrência.
Uma colisão traseira entre dois veículos foi registrada por volta das 07h15 da manhã deste sábado, no trecho conhecido como "reta da linha Aparecida" na SC 163 em Iporã do Oeste. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu durante uma tentativa de ultrapassagem. O motorista de um veículo Toyota/Corolla desistiu da ultrapassagem e ao retornar para a pista, acabou colidindo na traseira de um Renault/Clio que trafegava na sua frente. Os veículos envolvidos tiveram danos de pequena monta. A passageira do veículo Clio relatava dores na cabeça e quadril, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento no Hospital. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou o registro e levantamentos.