ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-07-2021 Sexta-feira

-CONGRESSO APROVA SALÁRIO MÍNIMO DE UM MIL 147 REAIS PARA 2022

-OCUPAÇÃO DE LEITOS PARA COVID-19 É A MENOR EM SEIS MESES NO ESTADO

-IPORÃ DO OESTE SEGUE VACINAÇÃO CONTRA COVID NESTE SÁBADO

-COM AUMENTO DE CASOS, AULAS DA REDE MUNICIPAL SÃO CANCELADAS

-PARCERIA ENTRE VÁRIAS ENTIDADES PROMOVE RECOLHA DE LIXO NA SC 386

-GESTOR DA CIDASC CITA COMUNIDADES QUE DEVERÃO FAZER EXAMES DE TUBERCULOSE NESTE ANO

-PM ATENDE DOIS CASOS DE DESCUMPRIMENTO DE ISOLAMENTO DOMICILIAR EM IPORÃ DO OESTE

-IDOSO QUE SOFREU ACIDENTE DE TRABALHO MORRE NO HOSPITAL


O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou a sexta-feira cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.


O Haiti recebeu nesta semana um lote com 500 mil doses da vacina Moderna contra a Covid-19, em doação dos Estados Unidos. Em crise agravada pelo assassinato do presidente JOVENEL MOÏSE, o país caribenho é o último da América Latina e Caribe a receber imunizantes contra o coronavírus. Fontes da Casa Branca disseram que a expectativa é de que ainda mais doses de vacina sejam enviadas ao Haiti como forma de tentar aliviar a epidemia no país. O Haiti registra mais de 19 mil casos de Covid-19 e 487 mortes pela doença desde o início da pandemia. Esse número pode ser bem maior, considerando a subnotificação.


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, pediu nesta quinta-feira, respeito à Trégua Olímpica. O pedido é simbólico e serve para interrupção dos conflitos em período de Jogos Olímpicos, tradição que remonta à Idade Antiga. Neste ano, a Trégua Olímpica começa nesta sexta-feira, sete dias antes da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio. Ela vai permanecer até o dia 12 de setembro, uma semana depois do encerramento dos Jogos Paralímpicos que vão acontecer no Japão.


Mais de 100 pessoas morreram devido às chuvas que têm caído nos últimos dias na Europa e estão fazendo os rios transbordarem e levarem tudo pelo caminho. A tragédia ocorre principalmente na Alemanha, onde mais de 90 pessoas morreram até o momento e um vírgula três mil estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia, no Oeste do país. As chuvas têm causado transtornos também na Bélgica, Holanda, França, Suíça e em Luxemburgo, embora em menor intensidade. Há mortes registradas também na Bélgica.



O Instituto Butantan entregou mais um milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira. De acordo com o governo do estado de São Paulo, na próxima semana também serão entregues lotes com dois milhões de doses, totalizando três milhões de vacinas liberadas ao Programa Nacional de Imunização.A expectativa do governo do estado é entregar 100 milhões de doses ao longo de agosto, um mês antes do prazo contratado, que era 30 de setembro, complementando a totalidade do contrato do Butantan com o Ministério da Saúde.


O presidente JAIR BOLSONARO passou a segunda noite de internação no hospital Villa Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. Ele segue sem previsão de alta, porém, deve passar por uma nova avaliação da equipe médica nesta sexta-feira. A expectativa é que um novo boletim da equipe que cuida dele seja divulgado nas próximas horas. No boletim de ontem, os médicos disseram que o presidente evolui de forma satisfatória. BOLSONARO já está sem a sonda. O presidente está internado na unidade hospitalar desde a noite da última quarta-feira, quando foi transferido de Brasília para São Paulo após apresentar um quadro de obstrução intestinal.


Os senadores aprovaram na tarde desta quinta-feira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, encerrando assim a aprovação do texto no Congresso Nacional.De acordo com o texto aprovado, o salário mínimo do ano que vem será de um mil 147 reais, sem portanto, aumento real. Atualmente, o valor é de um mil e 100 reais. O reajuste segue as regras constitucionais de correção do valor pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O valor está bem distante do ideal apontado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese. Conforme estudos, o valor do salário mínimo atual deveria ser de cinco mil 421 reais com 84 centavos e não de um mil e 100 reais como atualmente.



Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira, mais 125 mil doses da vacina AstraZeneca. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o voo trazendo os imunizantes chegou a Florianópolis por volta das seis horas da tarde. As doses serão destinadas para a aplicação das segundas doses, já que 125 mil vacinas foram distribuídas nesta quinta-feira para dar continuidade à aplicação pelos municípios. Até a tarde de ontem, mais de quatro milhões e 200 mil doses contando primeira e segunda já haviam sido aplicadas em todo o estado de Santa Catarina.


Santa Catarina tem a menor taxa de latrocínio e roubo do país e ocupa o segundo lugar em mais cinco crimes, sendo três deles contra a vida. É o que consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado na tarde desta quinta-feira. Santa Catarina aparece como o único estado do país que não tem nenhuma morte a esclarecer e, ainda, por possuir a menor taxa de latrocínio e roubo e a segunda menor taxa de morte violenta, homicídio, lesão corporal seguida de morte, roubo e furto de veículo. Os números reforçam os balanços realizados todas as semanas pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e publicados todos os meses no site da Secretaria de Segurança Pública. Esses balanços apontam redução da incidência de crimes violentos, como homicídio, e, também, de crimes como furto, roubo e latrocínio.


O Governo de Santa Catarina registrou a menor taxa de ocupação de leitos Covid-19, nos últimos meses, de acordo com a atualização desta quinta-feira. Até o final da manhã de ontem a taxa era de 79 vírgula 58 por cento. Dos mil e 58 leitos do estado catarinense, 216 estavam disponíveis. Desde fevereiro, Santa Catarina não registrava uma taxa de ocupação menor que 80 por cento nestes leitos. A Grande Florianópolis é o maior destaque, com menos da metade dos leitos ocupados por pacientes Covid. No Sul do Estado, a ocupação também está abaixo dos 80 por cento, assim como no Grande Oeste. As regiões com taxa de ocupação ainda mais altas que a média estadual são as do Vale do Itajaí e do Planalto Norte e Nordeste, porém nenhuma delas com mais de 95 por cento.


-CASA FAMILIAR DISPONIBILIZA QUITUTES JULINOS ATÉ HOJE

-SANTA HELENA ADOTA MAIORES RESTRIÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

-COM AUMENTO DE CASOS, AULAS DA REDE MUNICIPAL SÃO CANCELADAS

-PARCERIA ENTRE VÁRIAS ENTIDADES PROMOVE RECOLHA DE LIXO NA SC 386 EM MONDAÍ

-GESTOR DA CIDASC CITA COMUNIDADES QUE DEVERÃO FAZER EXAMES DE TUBERCULOSE NESTE ANO


A Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, vai ofertar até a tarde desta sexta-feira os quitutes julinos, ainda alusivos à Festa de São João. Conforme a assessora de direção da escola agrícola, JULIANE KIRCH, a Casa Familiar está preparando doces, como cocada, pé de moleque e dois tipos de rapadura, de chocolate branco e preto. JULIANE comenta que em virtude do fato de não ser possível fazer a festa junina antes do recesso escolar, a escola optou por fazer quitutes para os alunos levarem para suas famílias, e também para a comunidade em geral adquirir. Ela destaca que neste ano foi produzida embalagem diferenciada, como forma de comemorar a data, mesmo que não tenha presença de público.


JULIANE KIRCH destaca entre os quitutes que a Casa Familiar disponibiliza, cocada a quatro reais, e rapadura de chocolate branco e preto a três reais. No Facebook da escola foram disponibilizados três contatos para fazer a reserva ou buscar na escola. A procura tem sido sempre positiva, segundo JULIANE, o que motiva a Casa Familiar de Iporã do Oeste a seguir com a tradição. A assessora de direção complementa que a intenção não é gerar muito lucro, mas manter a data, que vai continuar nos próximos anos.


Tunápolis busca adequações para tornar mais eficientes os sistemas de tratamento de esgoto na cidade. Município tem diferentes opções legalizadas para evitar poluição por dejetos. Segundo o fiscal sanitário de Tunápolis, VANDERLEI STOFFEL, o sistema adotado até o momento é do tratamento individual em fossas. Outras cidades também possuem o modelo coletivo com estação de tratamento de grande capacidade. O fiscal alerta que os moradores precisam ficarem atentos para a importância de uma vez por ano realizar a limpeza das fossas para evitar vazamento e transtornos. Outro cuidado é para repor o cloro para evitar mau cheiro em bocas de lobo causando incômodos nas ruas. Nos dois sistemas é preciso seguir a legislação com limpeza ou colocação de cloro para garantir o funcionamento de acordo com as exigências.


VANDERLEI STOFFEL explica que estas medidas são necessárias há oito anos e as pessoas precisam ficar atentas para evitarem punições. O período de adequações é longo, porém é preciso evitar situações de negligencia e punições. O fiscal sanitário de Tunápolis afirma que é preciso ter o sistema adequado e tomar as medidas de prevenção para evitar vazamento. A falta de cuidado resulta em infração. Os proprietários dos imóveis são notificados e recebem prazo de 90 dias para resolver o problema. VANDERLEI STOFFEL explica que situações irregulares podem resultar em processo administrativo e penalidades previstas no Código Sanitário.


Iporã do Oeste vai vacinar neste sábado mais um grupo de trabalhadores das indústrias. Cerca de 180 doses serão aplicadas no Centro Público de Convivência, das 7h às 10h. A responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, explica que os trabalhadores industriais devem apresentar o registro no CNAE da empresa em que trabalham, carteira de trabalho e ainda documento de identidade. Trabalhadores da construção civil também serão contemplados com a vacina, e igualmente precisam ter o registro no CNAE, comprovante de que trabalha no ramo, e apresentar os demais documentos. KARIN detalha que existe certa quantidade de funcionários da JBS e Lac Lélo, empresas de outros municípios, que serão contemplados, desde que sejam moradores de Iporã do Oeste.


Hospital de Tunápolis aguarda recurso extra da prefeitura para investimento em sistema de energia fotovoltaica. Articulação iniciou no ano passado, para uso das sobras dos recursos da Câmara de Vereadores de 2020. Nesta semana o prefeito MARINO FREY ajustou com a direção da unidade de saúde para fazer o repasse que permite iniciar a implantação do projeto. Conforme o presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, a fatura de energia elétrica significa uma despensa considerável, atingindo cinco mil reais por mês. O hospital vai elaborar um plano de ação para receber os recursos do município por meio de projeto de lei que ainda depende de aprovação do legislativo.


De acordo com VANDUIR DETERS, serão 150 mil reais para iniciar a implantação do projeto de energia solar. O investimento precisa ser maior, porém será dado um importante passo para ter energia solar e gerar uma economia considerável nas despesas fixas do hospital. DETERS salienta ainda que o hospital aguarda autorização do SUS para aumentar leitos na Unidade de Saúde Mental. Atualmente são 20 leitos para o atendimento que é referência na região. Além da energia solar, a Sociedade Hospital de Tunápolis tem outros projetos que visam melhorar o atendimento aos pacientes. VANDUIR DETERS destaca a instalação do Aparelho de Raio X que já foi adquirido pela prefeitura ainda no ano passado. A instalação depende dos tramites burocráticos da Vigilância Sanitária Estadual.


Iporã do Oeste realiza na tarde de hoje uma nova campanha do agasalho, com entrega para a comunidade em geral. Segundo a coordenadora do CRAS, CRISTIANE HAHN, a entrega será das 13h até as 16h30, no Centro de Convivência. Ela lembra que as roupas vieram por meio de doação da população iporãoestina e a meta é fazê-las chegarem às famílias que precisam. Todas as pessoas que necessitarem de roupas podem chegar ao local e escolher o que é útil para si. O CRAS recebeu muitas roupas desde abril e após entregar para grupos que mais necessitavam, ainda há disponível para outras famílias. CRISTIANE ressalta que devido à Covid-19, apenas uma pessoa por família deve vir no local, com uso de máscara e mantendo distanciamento. O Centro de Convivência também vai disponibilizar álcool em gel. As pessoas devem trazer sacolas para fazer a retirada das roupas e calçados. Ainda, levar documento para registrar quem vier retirar. Conforme CRISTIANE HAHN, esta será a última ação da campanha do agasalho 2021 e a próxima será no ano que vem.


Santa Helena publicou na quarta-feira um novo decreto com restrições referentes ao enfrentamento do coronavírus. Conforme o secretário de Saúde, CARLOS MELLO, as medidas são válidas até o dia 28 deste mês, portanto por duas semanas. Com o decreto, agora estão proibidos eventos, como festas de aniversário, casamento, encontros familiares, rodízios de pizza, shows musicais e qualquer outro tipo de aglomeração. Atividades esportivas coletivas e recreativas, como futebol, carteados, dominó, bocha e bilhar, somente poderão ser praticadas entre moradores de Santa Helena. A concentração de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças também está proibida, assim como o comércio ambulante.


Estabelecimentos comerciais, como mercados, açougues, lojas ou bazares poderão realizar atendimentos presenciais apenas no horário das 7h da manhã às 19h, com entrada de somente uma pessoa por família. Os restaurantes, lanchonetes e bares poderão atender das 7h às 21h, observando o distanciamento. Nos demais horários, poderá haver atendimento por meio de delivery. Nas atividades esportivas coletivas ou recreativas não poderá ter qualquer tipo de público, além dos atletas envolvidos, e estes não poderão permanecer no local após o término dos jogos. Já os velórios não poderão ter mais de seis horas. Na avaliação do secretário de Saúde, proporcionalmente ao número de habitantes do município, a quantidade de casos ativos para Covid-19 é grande. 42 munícipes estão com o vírus ativo, 80 suspeitos isolados e cinco internados. Por outro lado, Santa Helena também avança na vacinação. Segundo MELLO, até sábado o objetivo é atender a população da faixa etária de 35 anos.


O aumento do número de casos de Covid-19 causou a suspensão das aulas da rede municipal de Santa Helena. O município já havia definido na manhã de quarta-feira a suspensão das aulas presenciais da Creche Cinderela, por conta de casos entre profissionais da Educação. Conforme a secretária de Educação, LAÍS TELOEKEN, pelo menos dez profissionais já estavam afastados por causa de familiares que contraíram o vírus ou apresentaram sintomas. Uma profissional da Educação já estava positivada para Covid-19 e ontem houve mais uma confirmação. Por conta desta situação problemática em termos sanitários, o município decidiu antecipar o recesso escolar em toda rede de ensino municipal. LAÍS comenta que a decisão visa frear o contágio da Covid, e assim evitar maiores riscos à saúde, como também para a própria vida.


A Secretaria de Educação tentou manter o atendimento em toda rede, tanto na creche quanto nos demais níveis da educação infantil e fundamental, pois houve prejuízos expressivos no aprendizado dos alunos. Na avaliação de LAÍS TELOEKEN, a defasagem no ensino, que vem do ano passado e continua agora, no modelo híbrido, é imensurável. Ainda assim, defende que o cancelamento das aulas é a melhor alternativa diante da realidade da pandemia. Nesta sexta-feira as aulas ocorrem no modelo remoto na rede municipal de Santa Helena e na segunda inicia o recesso escolar. O retorno às aulas na rede municipal será no dia 28 de julho, enquanto a estadual segue com ensino remoto. A secretária reforça que a antecipação do recesso é exclusiva para as escolas municipais.


A partir do Projeto Rodovia Limpa, um grupo formado por várias entidades de Mondaí recolheu lixo jogado indevidamente nas margens da rodovia SC 386, em direção a Iporã do Oeste. De acordo com o fiscal da vigilância sanitária de Mondaí, EVANDRO BACK, o projeto surgiu em parceria com amigos e um grupo de cavalarianos. A Polícia Militar de Mondaí também auxiliou no projeto para que no último domingo, a partir das 8h30 da manhã, tivesse mais de 30 pessoas participando da recolha. Ela aconteceu desde a cidade até a comunidade de Linha Tigre, nas proximidades do campo de futebol.


A recolha resultou em aproximadamente mil quilos de lixo, entre plásticos, papel, papelão, pneus, metal e garrafas, inclusive quebradas. Mais de 200 bolsas foram preenchidas com lixo, além dos pneus e materiais de grande porte, que não couberam em sacos. EVANDRO BACK comenta que a expectativa já era de recolher grande volume, mas a quantidade surpreendeu. Para chamar atenção das pessoas, o material foi deixado na beira da rodovia. Uma faixa foi colocada no local, dizendo: “O lixo que você joga na rodovia não fala, mas diz muito sobre você”. Na visão do fiscal da vigilância sanitária, jogar lixo na rodovia significa não ter preocupação com as gerações futuras e a própria natureza, que é o meio onde vivemos. Segundo BACK, até depósitos de água foram recolhidos, para evitar proliferação de mosquitos e outros insetos.


EVANDRO BACK comenta que às vezes um plástico ou papel parece algo pequeno, mas vai acumulando até juntar uma grande quantidade de lixo. O fiscal reitera que existe ideia de ampliar o projeto de recolha para a rodovia que liga Mondaí a Riqueza. Por ser um projeto coordenado pela vigilância sanitária de Mondaí, lembra que serão respeitados os limites do município. BACK cita que um grupo também sugeriu que a recolha seja feita em outras rodovias ou estradas no interior, que são mais movimentadas e já registraram vários materiais jogados. A expectativa é continuar conduzindo estes projetos, que tem participação expressiva.


O gestor técnico da Cidasc de SMO, ODY GONÇALVES, explica que a Portaria 44, referente à produção leiteira, que foi lançada no início do ano, apresenta requisitos de rastreabilidade para a atividade. O objetivo é melhorar a qualidade do produto ofertado e da cadeia produtiva. Entre as requisições da Portaria 44 está a realização de testes de brucelose e tuberculose nos bovinos das propriedades leiteiras. GONÇALVES enfatiza que o teste de brucelose será realizado por meio da coleta de leite, direto do tanque das propriedades. Ela vai acontecer em cada comunidade, no prazo de um ano, do dia quatro de janeiro de 2021 a quatro de janeiro de 2022. Para tuberculose, a Portaria prevê que num prazo de 36 meses todas as propriedades deverão ter realizado exames de todos os animais.


ODY GONÇALVES explica que a logística de realização dos exames de tuberculose segue até o final de 2023, organizada em cinco períodos. Um trabalho de divulgação está sendo realizado nos meios de comunicação, escritórios da Cidasc e Secretarias de Agricultura, com apresentação da lista de comunidades que devem fazer exame até final do ano. Na próxima semana haverá reunião com todos os secretários de Agricultura para repassar esses procedimentos. Também haverá ampla divulgação aos laticínios, inspetores, técnicos e médicos veterinários habilitados, para a notícia chegar da forma mais padronizada possível aos produtores.


O produtor deve ficar atento quando chega a vez da comunidade dele e também em relação ao inventário de animais, para que as informações que constam no papel sejam condizentes com o que tem na propriedade. Na avaliação de ODY GONÇALVES, a Portaria 44 será um divisor de águas na produção leiteira, pois vai representar um salto grande em qualidade e benefícios ao produtor, quanto à gestão da propriedade. Além disso, vai facilitar o trabalho dos laticínios e transportadores. Segundo GONÇALVES, a legislação prevê que os agricultores que não cumprirem as requisições da Portaria não terão o leite carregado. As comunidades que deverão providenciar os exames de tuberculose no segundo semestre deste ano são as seguintes. Em Iporã do Oeste: São Lourenço, Taipa Alta, Pirajú, Alto Tigre, Macucozinho, Monte Maria, Quilombo, São Luís, Lagoa dos Patos e São Vendelino. Em Descanso: Campinas, Gaúcha, Itajubá, Jacutinga, Jorge Lacerda, Leste, Pântano, São José e São Valentim. E em Mondaí: Bonito, Catres, Ervas, Itá, Nova República, Taipa Baixa, Três Pardos, Quilombo e Capoeirinha.


-POLÍCIA MILITAR APREENDE MAIS DE 190 MIL REAIS EM VINHO ARGENTINO NA BR 280

-PM ATENDE DOIS CASOS DE DESCUMPRIMENTO DE ISOLAMENTO DOMICILIAR EM IPORÃ DO OESTE

-IDOSO QUE SOFREU ACIDENTE DE TRABALHO MORRE NO HOSPITAL


O condutor de um veículo Hyundai l30 perdeu o controle na pista molhada e colidiu num barranco ao lado da SC 163, por volta das três e 15 da tarde de ontem. A guarnição do Corpo de Bombeiros de SMO atendeu a ocorrência, no trecho da rodovia em Linha Campinas, Descanso. Ainda antes de colidir no barranco, o carro emplacado em Descanso capotou. Havia apenas um ocupante no veículo, um homem maior de idade, consciente e orientado, que já estava fora do carro na chegada dos bombeiros. A vítima não apresentava lesões, mas foi encaminhada ao hospital de Descanso para avaliação médica.


Mais de 190 mil reais em vinho argentino foram apreendidos pela Polícia Militar na BR 280, interior de Dionísio Cerqueira, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira. Um veículo Vectra foi abordado pela PM e dentro dele foi verificado que o mesmo estava carregado com 75 caixas de vinho sem registro na aduana, somando 408 garrafas de vinho. Um homem de 44 anos irá responder pelo crime de descaminho, sendo então conduzido para a Receita Federal, juntamente com o veículo e a carga apreendidos.


A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de descumprimento de isolamento domiciliar em Iporã do Oeste, na tarde de ontem.
Um adolescente de 17 anos não estava na residência dele, mesmo com imposição da vigilância sanitária.
Outra pessoa que deveria estar em isolamento, uma mulher, foi localizada na casa de uma idosa de 88 anos, sem uso de máscara.
A PM orientou a mulher a retornar para casa e confeccionou o termo circunstanciado.

Idoso que sofreu acidente de trabalho morre no hospital. LINO MAYER, 69 anos de idade, residia na comunidade de Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. No dia nove de julho, sexta-feira da semana passada, ele cortava lenha com serra circular, quando um pedaço de madeira atingiu seu rosto. Os bombeiros foram acionados e encontraram a vítima em deslocamento, sendo levado por familiares. Ele estava inconsciente, apresentando diversos cortes na face e grande hemorragia. A vítima foi conduzida pelos bombeiros ao Hospital Sagrada Família e na sequência transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. MAYER sofreu fratura no nariz e face e ainda teve um olho perfurado. Ele estava internado na UTI e faleceu às duas horas da madrugada de hoje.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.