ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 16/07/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A economia da China cresceu três vírgula dois por cento no segundo trimestre em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, recuperando-se de uma contração de quase sete por cento no primeiro trimestre induzida pela crise sanitária do coronavírus. A recuperação do Produto Interno Bruto do gigante asiático foi mais forte do que o previsto por analistas, que esperavam crescimento de dois e meio por cento. Apesar do crescimento, a economia caiu um vírgula seis por cento nos primeiros seis meses em relação ao ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatística.

Uma ampla rede de falsificação de dinheiro ligada à organização da máfia italiana Camorra foi desmantelada na quarta-feira, com a prisão de 44 pessoas na Europa. Quarenta pessoas foram presas na Itália, três na França e uma na Bélgica durante esta operação coordenada pela Agência Europeia de Polícia, a Europol, que permitiu a apreensão de oito milhões de euros em dinheiro e oito milhões em euros em bens. A investigação realizada pelos italianos começou em janeiro de 2018 e dizia respeito a uma rede de dinheiro falso vinculada à Camorra napolitana.

O número de crianças vacinadas em todo o mundo, que havia se estabilizado nos últimos 10 anos, diminuiu de forma alarmante devido à pandemia de Covid-19, alertaram duas agências da ONU nesta quarta-feira. Antes do surgimento do coronavírus, no final de 2019, a taxa de vacinação contra difteria, tétano, coqueluche e sarampo já havia estagnado em 85 por cento, com 14 milhões de crianças não vacinadas a cada ano. A pandemia afetou as campanhas de vacinação em três quartos dos 82 países, de acordo com um estudo online realizado em junho por agências ligadas a ONU.

O Senado aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, cujo objetivo é oferecer crédito a empresas que registraram no ano passado receita bruta de até 10 milhões. A medida foi editada pelo governo federal em abril e entrou em vigor imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso para virar lei em definitivo. O programa visa conceder empréstimos para o pagamento de salários ou verbas trabalhistas. No fim de junho, a Câmara aprovou o texto. Nesta quarta, porém, o Senado modificou a proposta e, com isso, o texto terá de ser reexaminado pelos deputados.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um imposto de zero vírgula dois por cento sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico. Segundo GUEDES, a intenção é ampliar a base de cobrança, ou seja, a variedade de locais onde os impostos incidem. Com isso, diz o ministro, seria possível reduzir a cobrança que recai sobre outras bases, como a folha de pagamentos. Ele disse que, além de desonerar as folhas das empresas, essa criação poderia levar a uma redução nos impostos sobre o consumo ou no imposto de renda. GUEDES afirmou ainda que a reforma tributária está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional e que ele está aguardando “entendimento político”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, BRUNO DANTAS afirmou nesta quarta-feira que a dificuldade no acesso de micro e pequenas empresas ao crédito, em meio à pandemia de Covid-19, é "o ponto mais preocupante do ponto de vista social" entre as ações do governo. Uma auditoria apresentada nesta terça, com dados de 16 de março a 12 de junho, aponta que as micro e pequenas empresas acessaram menos de 10 por cento de todo o crédito bancário liberado no período. Segundo o TCU, o segmento acessou apenas 47 bilhões do total de 533 anunciado pelo governo. Os dados apresentados pelo ministro não consideram ainda as concessões de empréstimo pelo Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O Pronampe só foi liberado no final de junho.

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com duas mil 916 oportunidades de emprego abertas em todas as regiões do estado. Além disso, uma empresa de recursos humanos também está com 700 vagas abertas. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, são 57 municípios com vagas cadastradas no Sine para diferentes níveis de escolaridades e funções. Os interessados nas vagas podem acessar aplicativo do Sine Fácil e agendar atendimento na sede do Sine da sua região. É necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho para inscrição na vaga.

Os índices da educação em Santa Catarina melhoraram no último ano e o Estado mantém a segunda menor taxa de analfabetismo do país. Os dados constam na nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, com foco em educação, divulgada nesta quarta-feira. Conforme a pesquisa, a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos de idade ou mais em Santa Catarina é de dois vírgula três por cento. Em nível nacional, a taxa brasileira é de seis vírgula seis por cento. No ensino fundamental as taxas de SC também estão entre as melhores do Brasil: 99 vírgula sete por cento das crianças entre 6 e 14 anos estão na escola e 93 vírgula sete por cento dos adolescentes entre 15 e 17 estão matriculados.

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira que recebeu um lote com insumos para realização dos testes tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz para detectar a presença do novo coronavírus no organismo. A expectativa é que possam ser agilizados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. Atualmente, são cerca de três mil aguardando liberação. Conforme o estado, foram entregues ao Lacen 100 kits de extração viral na terça, quantidade suficiente para a realização de 25 mil testes. O estado tem 46 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo 534 mortes, segundo o último boletim do governo.

Escola Raul Pompéia segue com entrega de kits alimentação. Quem lembra é a diretora MÁRCIA BUFFON. Ela reforça que os alunos matriculados no estabelecimento e também do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, recebem a remessa da Secretaria de Estado da Educação. É preciso levar documento que identifique a pessoa e se tiver, também a carteirinha de estudante. Essa é a segunda remessa de alimentos. Na primeira foram beneficiados os integrantes do Bolsa Família.

Kit alimentação é o mesmo daquele que os estudantes iriam receber se estivessem dentro da escola. Ele é composto por: 2 litros de leite, frutas integrais, 1 quilo de arroz, 1 quilo de farinha de trigo e 1 quilo de feijão. A diretora MÁRCIA BUFFON diz que gostaria de ter distribuído os produtos antes, mas só vieram agora do Governo do Estado. A distribuição se estende até amanhã.

Saúde Pública de Campo Erê recebe mais de um milhão e 500 mil reais. Conforme a secretária da saúde ELIZANDRA DA SILVA, um milhão e 400 mil é para investimentos em custeios no setor. Servirá ainda para aquisição de medicamentos e pagamento dos médicos e empresa terceirizada. Outra remessa, de 130 mil reais será destinada a reestruturação e reforma do Posto de Saúde Central. O estabelecimento apresenta alguns problemas como goteiras e nas aberturas.

Dinheiro enviado à Secretaria da Saúde de Campo Erê já está disponível para ser utilizado. ELIZANDRA informa que o autor das conquistas é o então deputado MÁRIO MARCONDES, que não conseguiu se reeleger. As duas emendas parlamentares estavam pendentes desde 2018, aguardando o desenrolar de todos os trâmites para serem liberadas. A secretária acredita que já no início de agosto as obras no Posto Central serão iniciadas.

Comitê da crise, secretários e lideranças fazem reunião on line toda semana. ELIZANDRA DA SILVA – Secretária da Saúde de Campo Erê, informa que nesses encontros virtuais são discutidos vários assuntos relacionados ao coronavírus, especialmente o melhor período para a volta as aulas nas escolas. Conforme ela, sua pasta não vai decidir um assunto tão delicado como esse sozinha, e que tudo vai depender do controle que se tem do avanço da covid, no município.

Uma grande dificuldade é os adultos respeitarem as normas para evitar o vírus. Quem observa é a secretária ELIZANDRA. Diante disso ela pergunta: como seria, então, controlar as crianças em manter o distanciamento correto, usar máscara e álcool em gel dentro das escolas? A secretária salienta que o vírus demorou 4 meses para chegar em Campo Erê. De março a junho não havia nenhum caso. Houve um descuido generalizado para com as regras da saúde pública e o resultado é um salto enorme de coronavírus, agora em julho.

Apesar de estar numa situação crítica, Campo Erê ainda não atingiu o pico da pandemia. ELIZANDRA chega a essa conclusão ao levar em conta o número de paciente em analise e as pessoas que estão procurando os postos de saúde com sintomas do coronavírus. Ela não tem dúvida de que está longe o achatamento do vírus no município. Por isso reforça os cuidados que a população deve ter.

Com eventos cancelados, Epagri concentra trabalhos no atendimento presencial e a campo e capacitações online. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, destaca que os extensionistas em cada município se dedicam no momento a demandas voltadas a próxima safra, como custeios e investimentos, e programas governamentais do Terra Boa, conhecido como troca-troca de sementes de milho.

Todos os escritórios da Epagri da região estão com atendimento, e nenhum dos funcionários teve diagnóstico para Covid-19 até o momento. Conforme o gerente regional, o agricultor que necessitar de algum atendimento pode procurar o escritório do seu município, ou ligar para os extensionistas caso necessite de visita em sua propriedade. Devido a pandemia, SIMON ressalta que não estão sendo feitas as visitas voluntárias dos extensionistas, somente quando o profissional é acionado pelo produtor.

Por ser uma empresa que trabalha com educação no campo, Epagri enfrenta dificuldade de realizar assistência técnica e atividades práticas. SIDNEI SIMON diz que para este ano a Epagri tinha previsto na região 388 eventos, como dias de campo, palestras e seminários, e praticamente todos tiveram que ser cancelados devido à pandemia. O gerente regional da Epagri ressalta que em função disso os trabalhos tem se concentrado nos atendimentos presenciais e a campo, e as capacitações remotas realizadas de forma online.

Trabalho a distância é a opção no momento, mas as aulas práticas têm feito falta nesse processo. Como exemplo de trabalhos realizados, SIMON cita a orientação para os piqueteamentos, o terraceamento, bem como, a elaboração das Declarações de Aptidão ao Pronaf, a DAP, emissão de autorização do troca-troca e encaminhamento dos custeios.

Epagri está na expectativa do lançamento no novo programa Menos Juro do governo do estado. No último ano safra o montante de investimentos pelo programa em todo o estado foi de 10 bilhões de reais. O regional da Epagri, SIDNEI SIMON, explica que através do Menos Juro o agricultor pode financiar até 100 mil reais, valor que varia em cada município conforme a cota, em que o governo paga até 2,5% dos juros. Com taxas do Pronaf em torno de 3%, SIMON comenta que praticamente todo o juro é custeado pelo governo.

No último ano safra a cota para financiamentos na região foi de seis milhões, e houve um suplemento de mais de quatro milhões. O gerente regional da Epagri afirma que o programa representa uma grande importância para a economia regional, pois além do valor financiado o agricultor acaba aplicando mais um valor em recursos próprios.

Agronegócio não para na pandemia. NELSON MORESCO, que preside o Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, comenta que apesar da situação assustar a todos com coronavírus e temporais que causam destruição, o setor se mantém. Conforme ele, a oscilação do dólar provoca reflexos em toda cadeia produtiva. Outra questão é que os custos aumentam para produzir carnes e leite. O questionamento é como tudo isso pesa no bolso do consumidor final.

Quem produz precisa ter os pés no chão. O entendimento é de MORESCO, explicando que a atividade deve ser muito bem planejada. É pensando assim que o Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço fornece a seus associados, assistências técnica e gerencial, especialmente para quem lida com as bovinoculturas de corte e de leite. O trabalho precisa ser correto para não se correr riscos, finaliza o presidente.

PDT de Santa Terezinha do Progresso define pré-candidato a prefeito. Segundo o presidente da sigla no município JONAS CAMPOS, o partido, em reunião da executiva definiu por unanimidade o nome de ADEMIRELY como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020. Bem como, definiu sua nominata, que conta com oito pré-candidatos a vereadores. Conforme CAMPOS, o PDT se reestruturou no município e está mobilizado para a disputa.

Partido Democrático Trabalhista está aberto, em uma construção coletiva, que possa agregar todos aqueles que querem o desenvolvimento de Santa Terezinha. JONAS CAMPOS, diz que é com a vontade de melhorar as políticas públicas, os serviços prestados no campo e na cidade, incentivando a geração de emprego e renda, o PDT, se coloca à disposição para o pleito. O presidente lembra que ELY já foi vice-prefeito na gestão de 2005 a 2008 e 2013 a 2016.

Colisão na PR-180 deixa duas mulheres feridas. Por volta do meio dia, de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atendimento de acidente de trânsito. A colisão foi na PR-180, Km 05, em Marmeleiro, e envolveu dois veículos, um Gol placas de Campo Erê, e FiatSiena emplacado em São José. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com duas vítimas. Uma mulher de 25 anos, que estava consciente e orientada, apresentando ferimento corto contuso próximo à orelha, suspeita de fratura em costelas e escoriações pelo corpo. A segunda vítima, também uma mulher de 49 anos, apresentava escoriações pelo corpo, ferimento cortante em um dos braços. Após procedimentos, as duas foram imobilizadas e conduzidas ao Hospital Santo Antônio em Campo Erê.

Funcionário público morre carbonizado após colisão na BR-282. CLEDER JOHANN, 40 anos, de Saltinho, estava em Florianópolis e se envolveu num acidente por volta das 10 horas e 40 minutos de ontem, em Alfredo Wagner, próximo a Florianópolis. O carro que ele dirigia, um Clio emplacado em Saltinho bateu com outro veículo, um Spin de Curitiba, saiu da pista, desceu uma ribanceira e acabou pegando fogo, tirando a vida de CLEDER. Informações do município, dão conta que, o servidor estava indo para a capital levar amostras de água para testes no Lacen. O prefeito do município DEONIR FERRONATTO emitiu uma nota de pesar no início da tarde, comunicando o falecimento do funcionário e decretando luto oficial de três dias, devido à morte de JOHANN.

Jovem de Campo Erê morre em acidente em Nonoai. WELLITON CARVALHO, 18 anos retornava para Campo Erê, na madrugada de hoje, quando sofreu o acidente. Foi uma colisão frontal com um caminhão, placas de Passo Fundo. WELLITON dirigia uma Parati, placas de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros de Nonoai foi quem atendeu a ocorrência. Segundo os socorristas quando chegaram no local, o jovem já estava sem vida.

IGP e Polícia fazem pericia no local do acidente. O Corpo de Bombeiros deixou a cena sob cuidados do IGP e Polícia Rodoviária. Mais tarde por volta das 5h30 da madrugada, retornaram para desencarcerar o corpo da vítima que logo em seguida foi levado para o IML. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. O corpo deve ser transladado para Campo Erê.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.