ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 16 06 2025

-CÂMARA PODE VOTAR HOJE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE DERRUBA DECRETO SOBRE IOF

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SC CRESCE 6,4 POR CENTO NO ACUMULADO DO ANO

-CDL VAI LANÇAR SUMMIT EMPRESARIAL DE 2025 EM EVENTO NA SEMANA QUE VEM

-CASOS DIMINUEM, MAS 5 CIDADES DA REGIAO AINDA ESTÃO EM EPIDEMIA DE DENGUE

-ZANARDI ANUNCIA RETORNO DE ESCOLAS MUNICIPAIS AO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRAR E ROUBAR IDOSA DE 70 ANOS

-SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM BARRANCO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0048 centavos.

O Irã cogita deixar o Tratado de Não Proliferação Nuclear em meio à troca de ataques aéreos entre Israel e Irã, que entrou no quarto dia nesta segunda-feira. Parlamentares iranianos estão preparando um projeto de lei para tirar o país do tratado, informou o Ministério das Relações Exteriores. O TNP, ratificado pelo Irã em 1970, garante aos países o direito de buscar energia nuclear para fins civis, em troca do compromisso de renunciar às armas nucleares e cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU observador de programas nucleares.

Três pessoas foram mortas na cidade de Haifa, no norte de Israel, durante ataques noturnos com mísseis do Irã. Com isso, o número de mortos na ofensiva sobe para oito, com uma morte na cidade de Bnei Brak, no centro de Israel, e quatro em Petah Tikva. Vinte e três pessoas já foram mortas em Israel desde o início dos ataques entre os países na sexta-feira, segundo o gabinete do primeiro-ministro israelense. Pelo lado do Irã, pelo menos 224 pessoas morreram e mil 277 foram hospitalizadas, de acordo com o Ministério da Saúde do país no domingo. Militares israelenses informaram nesta segunda-feira ter atacado o quartel-general da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em Teerã.

A Cúpula do G7, grupo das sete nações mais industrializadas do mundo, está reunida deste ontem no Canadá. O tema da segurança energética deve ser uma das tônicas dos debates entre os países membros com as nações convidadas, como é o caso do Brasil. O país participará da sessão ampliada da cúpula, com outros países convidados, como a África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. A cúpula principal tem Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha. A Guerra entre Israel e Irã também estará na pauta da reunião de Cúpula do G7.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta semana e pode optar por interromper o processo de alta da taxa básica de juros da economia, a Selic – atualmente em 14 virgula 75 por cento ao ano, o maior patamar em quase 20 anos.A decisão será tomada na próxima quarta-feira e será anunciada após as seis da tarde. A maior parte do mercado, segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 130 instituições financeiras, acredita que o cenário já possibilita uma interrupção do ciclo de alta dos juros que vigora desde setembro do ano passado. Alguns bancos, no entanto, projetam um novo aumento na taxa básica da economia para 15 por cento ao ano.

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático entra em vigor nesta segunda-feira. Extensão do Pix, a ferramenta permite ao usuário autorizar pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais. O cliente autoriza uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador. Desde o fim de maio, o Pix automático está disponível para todos os clientes do Banco do Brasil. A maior parte das instituições financeiras, no entanto, só começa a oferecer o serviço nesta segunda. A ferramenta pretende beneficiar tanto empresas quanto consumidores. De acordo com o Banco Central, o débito automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.

A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira um pedido de urgência para apreciar o projeto de decreto legislativo que tem o objetivo de derrubar o novo decreto do governo federal que trata do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras. Apesar da sessão desta segunda já estar pautada com 14 itens, o requerimento não está entre eles, podendo ser inserido ao longo da sessão. O pedido de urgência foi apresentado pelo líder da oposição na Câmara, deputado ZUCCO do PL. A proposta contou com assinaturas de partidos do Centrão que comandam ministérios do governo federal, como PP, Republicanos e União Brasil. O presidente da Câmara disse que a decisão de analisar a urgência do projeto foi tomada durante reunião de líderes partidários na quinta e acrescentou que o clima na Casa "não é favorável ao aumento de impostos".

O comércio varejista de Santa Catarina cresceu 11 virgula sete por cento em abril na comparação com o mesmo período de 2024. A alta registrada no estado é mais que o dobro da média nacional, que ficou em quatro vírgula oito por cento. Os dados foram divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio. O presidente da Fecomércio SC, HÉLIO DAGNONI, destaca que esse é o maior crescimento para um mês em quase quatro anos. Em julho de 2021, quando o varejo começava a se recuperar do tombo causado pela pandemia de Covid-19, a alta foi de 14 e meio por cento. De janeiro a abril, Santa Catarina acumula um crescimento de sete virgula seis por cento o segundo maior do país.

A produção industrial de Santa Catarina cresceu seis virgula quatro por cento no acumulado do ano, até abril, em comparação com igual período do ano passado. O desempenho é o segundo maior entre os estados que contam com a medição pelo IBGE. Considerando apenas o mês de abril, a indústria de Santa Catarina avançou meio ponto percentual na comparação com abril de 2024, segundo dados compilados pelo Observatório FIESC. Em relação ao mês de março, o crescimento em abril foi praticamente nulo, com zero virgula um por cento de avanço. Para o presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, apesar dos bons resultados do acumulado do ano, os números dos meses de março e abril mostram que a atividade industrial apresenta perda de ritmo.

Na última semana, o Conselho Federal de Medicina publicou novas regras para a realização da cirurgia bariátrica em todo o Brasil. Em meio às mudanças, que incluem a permissão para a cirurgia em adolescentes de 14 anos e pessoas com um Índice de Massa Corporal menor do que antes, Santa Catarina possui cerca de 451 pessoas que aguardam na fila do SUS para realizar a bariátrica. Os dados são estimados pelo Portal da Lista de Espera do SUS de Santa Catarina, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde. Desde 2024, nove unidades hospitalares catarinenses realizam a cirurgia em diferentes regiões do Estado. No ano anterior, foram feitas 834 cirurgias bariátricas, um aumento de 143 por cento em relação a 2022, quando foram feitos 343 procedimentos.

A primeira parcela e a cota única do Imposto Territorial e Predial Urbano de Guaraciaba vencem hoje. A informação é do secretário de Administração e Finanças, SIDNEI WILLINGHOFER. De acordo com ele, quem optar por pagar em cota única tem 10 por cento de desconto no IPTU. Para quem deseja parcelar, as demais parcelas para são para 16 de julho, 18 de agosto, 16 de setembro, 16 de outubro e 17 de novembro. Os boletos estão disponíveis no site do Município de Guaraciaba. Os carnês também podem ser retirados diretamente na prefeitura. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária, correspondentes bancários, lotéricas ou pelo aplicativo do celular.

A Prefeitura de Guaraciaba abriu, nesta segunda-feira, o chamamento público para credenciar empresas interessadas em fornecer produtos e serviços aos beneficiários do Programa Mais Leite. Segundo o secretário de Agricultura, CARLOS MARTINOTTO, o edital está disponível no site da prefeitura, na aba Programas, dentro do ícone Mais Leite. Em 2025, o programa deve beneficiar cerca de 500 produtores de leite do município, que receberão cartas de crédito para aquisição de produtos e serviços voltados à atividade leiteira. As cartas de crédito devem começar a ser distribuídas a partir de 21 de junho, coincidindo com as comemorações do Dia do Colono e Motorista. O valor recebido por cada produtor será proporcional à quantidade de leite produzida e registrada por meio de notas fiscais de venda de produtor rural. A prefeitura estima investir cerca de 500 mil reais no programa em 2025.

O município de São Miguel do Oeste está promovendo uma campanha de vacinação contra o sarampo, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A medida preventiva ocorre diante do surgimento de casos da doença em países da América do Sul, como a Argentina, e busca evitar a reintrodução do vírus no Brasil. Como Santa Catarina faz fronteira com países vizinhos, o estado é considerado uma porta de entrada para o sarampo na região. A principal mudança é a antecipação da vacina para crianças menores de um ano, com a aplicação da chamada dose zero. Todas as crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas.

A vacina contra o sarampo, normalmente, é aplicada com um ano de idade, mas agora, com essa campanha, o município vai antecipar e aplicar a dose zero em crianças a partir dos seis meses. A afirmação é da responsável pela sala de vacinas em São Miguel do Oeste, JÉSSICA LUDWIG. Além disso, será feita a avaliação do esquema vacinal completo das crianças nas unidades de saúde, e os agentes comunitários já podem iniciar a busca ativa nas residências para localizar e orientar as famílias. JESSICA disse que a campanha também inclui a possibilidade de vacinação de adultos que não possuem nenhuma dose registrada contra o sarampo. Os pais e responsáveis que não têm certeza sobre sua situação vacinal devem procurar a unidade de saúde.

O Arraiá de São Miguel reuniu cerca de 400 pessoas na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, no centro de São Miguel do Oeste, na tarde deste sábado. O evento teve início com apresentações artísticas e contou com a participação de diversas entidades e escolas da rede municipal de ensino. Além das tradicionais danças típicas, foram comercializadas comidas típicas de festa junina. As tendas de alimentos foram organizadas pelas escolas da rede municipal. O protocolo de abertura aconteceu por volta das quatro da tarde, após o tradicional "Casamento Caipira", encenado por grupos de idosos da cidade. Em seguida, foi realizada uma edição especial do Palco Aberto, que reuniu talentos locais.

A Associação dos Avicultores do Extremo Oeste de Santa Catarina participou, na semana passada, de um encontro na Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para debater a biosseguridade nas granjas de aves. De acordo com o presidente da Avieosc, GENÉSIO ANTON, o evento reuniu representantes de outras associações regionais do estado. ANTON explicou que o governo está dando atenção para o impacto do caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul para os produtores de frango de Santa Catarina. Ele comentou que apesar dos embargos de mercados internacionais, a região tem uma situação privilegiada. O presidente da associação apontou como fator positivo para proteção das granjas da região as barreiras naturais proporcionadas em divisas pelo Rio Uruguai e mata argentina.

As granjas de aves da região extremo-oeste são mais seguras, porém é preciso manter os cuidados no nível máximo. O comentário é do presidente da Avieosc, GENÉSIO ANTON. Ele esteve no RPN Primeira Edição e ressaltou que os avicultores também estão buscando subsídios do governo estadual, a exemplo de investimentos que são feitos para outras atividades como gado de corte e leite. Segundo Anton, os produtores de buscam subsídios do governo catarinense, pois outros estados já estão proporcionando incentivos aos avicultores como forma de motivar os produtores a permanecerem na atividade. De acordo com GENÉSIO ANTON, há 15 anos, Santa Catarina tinha mais de 10 mil avicultores e atualmente são apenas quatro mil e 200 propriedades com criação de frangos. Ele aponta a necessidade de investimento na biossegurança e busca por maior rentabilidade para os produtores.

A CDL vai lançar, na semana que vem, a edição 2025 do Summit Empresarial. O lançamento oficial está marcado para a terça-feira da próxima semana, dia 24 de junho, no auditório do Sicoob . A terceira edição do Summit será realizada no dia três de outubro no Centro Cultural da Unoesc. A programação do lançamento oficial prevê recepção as seis e meia da tarde, palestra sobre “Liderança vem antes do engajamento”, com SANDRA CARON e apresentação dos palestrantes do Summit a partir das oito horas. Logo depois está previsto um Coffee break de negócios. O evento contará com a presença de empresários e patrocinadores do Summit Empresarial deste ano.

O Summit Empresarial de outubro terá cinco palestrantes de renome nacionais, dois deles com reconhecimento internacional. A informação é do coordenador do evento, IVANDRO SPENGLER. Ele comentou que alguns palestrante tem mais de 11 milhões de seguidores nas redes sociais. De acordo com SPENGLER, todos os palestrantes vão abordar diferentes aspectos do empreendedorismo. O Summit terá mais de 10 horas de duração e dois momentos de coffe break para os participantes. A venda de ingressos vai começar na semana que vem, logo depois do evento de lançamento oficial. De acordo com SPENGLER, a previsão é de que todos os 800 ingressos para o evento sejam comercializados.

Com o tema "Nossa Cultura, Nosso Orgulho", São Miguel do Oeste vai realizar no próximo sábado, dia 21 de junho, um evento especial para valorizar a arte, os talentos e as tradições da região. A programação inicia a partir das 11 horas da manhã na Praça Walnir Bottaro Daniel. A Mostra Cultural vai contar com apresentações culturais; Palco aberto; Feira de artesanato, com peças únicas feitas à mão; Feira de produtos coloniais, destacando sabores e saberes do campo e Mostra de carros e motos. O evento será aberto ao público.

Cinco cidades da região extremo-oeste ainda estão em epidemia de dengue, mas agora sem a transmissão sustentada da doença. A informação é da bióloga da gerência regional de saúde, MARCIELE BOGO. De acordo com ela São Miguel do Oeste, Palma Sola, São José do Cedro, Bandeirante e Flor do Sertão estão em epidemia. Ela explicou que, nesta época do ano, em razão do frio, o desenvolvimento do mosquito desacelera e a transmissão da doença diminui. MARCIELE comentou que, além das baixas temperaturas, as ações realizadas pelos municípios contribuíram para a redução dos casos da doença. Os registros ainda acontecem, mas agora em menor intensidade.

A Comissão de Finanças e Tributação e a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vão realizar, na semana que vem, uma Audiência Pública para debater o programa Universidade Gratuita. O encontro será realizado no Plenário Deputado Osni Régis, na Alesc a partir da uma hora da tarde. A informação é do presidente da Comissão de Finanças, deputado MARCOS VIEIRA. Ele esteve no RPN primeira edição desta segunda-feira e disse que a audiência foi convocada para debater os critérios adotados para concessão de bolsas de estudo do programa do Governo do Estado, após denúncias de possíveis irregularidades no programa. Ele comentou que o objetivo da audiência é reunir representantes do Tribunal de Contas do Estado, da Acafe e da secretaria de Educação para apontar ações para evitar que os problemas se repitam.

A Alesc está cobrando o Governo do Estado um acompanhamento mais rigoroso para que as falhas do Programa Universidade Gratuita sejam corrigidas. Além disso, é preciso responsabilizar as pessoas que cometeram fraudes para acessar as bolsas do ensino superior. O comentário é do deputado MARCOS VEIRA. Ele citou alguns problemas, entre eles, o calendário de inscrição para o programa que exige que estudantes tenham que se matricular nas universidades, pagando mensalidades, antes de saber se foram contemplados com a bolsa. O parlamente comentou que é preciso investigar, mas, ao mesmo tempo, garantir que os acadêmicos que estão estudando e que tem direito as bolsas não sejam prejudicados.

O prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, confirmou o retorno das escolas ao tradicional desfile de 7 de Setembro no município. O anúncio foi em entrevista à Rádio Peperi na tarde deste sábado, durante o Arraiá de São Miguel, evento que reuniu a comunidade, entidades e instituições de ensino locais. Nos últimos anos, o desfile contou apenas com a participação da Escola Cívico-militar, das Forças Armadas e órgãos de segurança pública. Conforme ZANARDI, a decisão de reintegrar os estudantes representa uma retomada da tradição e do envolvimento da rede de ensino nas celebrações da Independência do Brasil. Ele disse que o secretário de Educação, VAMILSON D’ESPÍNDOLA, já foi comunicado sobre a intenção da administração municipal de colocar as escolas no desfile do dia da pátria deste ano.

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina apreendeu, na manhã de domingo, uma arma de pressão durante uma abordagem de rotina na SC-157, em São Lourenço do Oeste. O fato foi registrado por volta das nove e meia da manhã. A guarnição realizava operação de fiscalização quando abordou um Jetta com placas de Chapecó. Durante a vistoria, os policiais encontraram, no console central e ao alcance do motorista, uma arma de pressão marca ROSSI, equipada com cilindro de gás e pronta para uso. O condutor não tinha guia de tráfego nem nota fiscal do equipamento. O material foi encaminhado e o homem vai responder a um inquérito policial sobre o fato.

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu, na tarde do sábado, um carregamento irregular de vinhos durante abordagem na SC-163, em Iporã do Oeste. Conforme a PMRv, o motorista de um Palio com placas de Guaraciaba foi flagrando transitando com o veículo que estava com o licenciamento irregular. Na vistoria, os policiais encontraram 16 caixas contendo cerca de 96 garrafas de vinho de marcas variadas, armazenadas no banco traseiro e no porta-malas. Sem apresentar a documentação necessária de desembaraço aduaneiro, o condutor acabou autuado por descaminho. O veículo e a carga foram lacrados e encaminhados para a Receita Federal.

A Polícia Civil de Descanso cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 42 anos, suspeito de extorquir, estuprar, roubar, ameaçar e causar danos a uma idosa, de 70 anos. A ação contou com o apoio das delegacias de Belmonte, Santa Helena, Itapiranga e da DPCAMI de São Miguel do Oeste. A vítima procurou a Polícia Civil na última quinta-feira relatando que os crimes ocorreram na noite anterior, quarta-feira. Diante da gravidade dos relatos, a Polícia Civil solicitou à Justiça a expedição de mandados de busca e prisão preventiva, com parecer favorável do Ministério Público. O pedido foi acatado pelo Poder Judiciário e o homem foi preso na manhã de sábado. Após ser interrogado, ele foi levado ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste.

Uma saída de pista seguida de choque contra um barranco deixou duas pessoas feridas na noite de sábado na BR 282, Linha Castelo Branco, interior de Paraíso. O acidente aconteceu por volta das oito horas da noite. O condutor do carro apresentava sangramento na região da cabeça. Ele foi socorrido pela equipe da unidade básica do SAMU. A passageira do automóvel apresentava um quadro mais grave, com suspeita de hemorragia interna, fraturas na face e nas costelas, além de sangramentos. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada com ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor comentou que o carro aquaplanou enquanto seguia em direção a São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.