ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 16 06 2023

-PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA PARA AS DISTRIBUIDORAS EM 12 CENTAVOS

-EXPORTAÇÕES DE SC AUMENTA SEIS VÍRGULA TRÊS POR CENTO NO MÊS DE MAIO

-TROCA-TROCA DE MILHO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA OS AGRICULTORES DA REGIÃO

-SERVIDORA DE CARREIRA, DANUSA ARALDI ASSUME CHEFIA DA AGÊNCIA LOCAL DA CASAN

-CÂMARA APROVA MOÇÃO QUE PEDE ESTRADAS LATERAIS NAS BRs 163 E 282

-MOTORISTA DA REGIÃO FICA FERIDO EM ACIDENTE NO PARANÁ

-POLÍCIA MILITAR APREENDE CARGA DE VINHO AVALIADA EM MAIS DE 60 MIL REAIS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 83 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

O Papa FRANCISCO recebeu alta do hospital em que estava internado, em Roma, na manhã desta sexta-feira, pelo horário local. O pontífice ficou nove dias internado por causa de uma cirurgia no intestino. O procedimento cirúrgico ao qual FRANCISCO passou teve como objetivo reparar uma laparocele, que é uma hérnia que se forma sobre uma cicatriz, geralmente resultante de uma cirurgia anterior. O papa, que tem 86 anos, não teve complicações durante a recuperação, segundo os médicos do Hospital Gemelli.

A Comissão Eleitoral Russa anunciou, nesta quinta-feira, que organizará "eleições" locais em 10 de setembro nos territórios ucranianos ocupados pela Rússia e que Moscou reivindicou como anexados em setembro de 2022. Segundo a comissão, essas eleições têm como objetivo definir as assembleias regionais e os conselhos municipais, em um momento em que se travam combates nestas quatro regiões: Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson. A Ucrânia realiza atualmente uma contraofensiva que busca a libertação dos territórios, alguns deles cenários de intensos combates.

Um tornado causou estragos e deixou três mortos no estado do Texas, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. Equipes de resgate trabalham para socorrer as vítimas e ajudar pessoas que tiveram as casas destruídas. A chefe de um hospital da cidade disse que cerca de 100 pessoas foram atendidas na instituição com ferimentos. Autoridades relataram que existe a hipótese de mais de um tornado ter passado pela cidade. Perryton tem cerca de 8 mil habitantes. Imagens mostram dezenas de casas destruídas. Além disso, um parque com trailers também foi atingido, deixando vários veículos revirados.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto, registrou expansão de zero vírgula 56 por cento em abril, na comparação com março, informou a instituição nesta sexta-feira. O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes. O crescimento do indicador em abril aconteceu após uma retração de zero vírgula 14 por cento em março deste ano. Na comparação com abril do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de três vírgula 31 por cento. No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o IBC-Br avançou três vírgula 88 por cento.

O volume de serviços no país teve queda de um virgula seis por cento em abril deste ano, na comparação com março. O recuo veio depois de altas em fevereiro e março, período no qual o setor acumulou ganho de dois vírgula um por cento. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Nos outros tipos de comparação, no entanto, os serviços apresentaram crescimento: dois vírgula sete por cento em relação a abril de 2022, quatro vírgula oito no acumulado do ano e seis virgula oito por cento no acumulado de 12 meses. A perda de um vírgula seis por cento do setor na passagem de março para abril foi puxada por quatro das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, com destaque para o setor de transportes que teve queda de quatro vírgula quatro.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira mais uma redução do preço da gasolina para as distribuidoras. A medida vale a partir desta sexta-feira. O litro da gasolina passa de dois reais e 78 centavos para dois e 66, uma redução de 12 centavos o litro ou quatro vírgula três por cento. Os demais combustíveis não tiveram alteração de preços. A última redução da gasolina foi anunciada pela Petrobras no dia 16 de maio, junto com uma redução do diesel e do gás de cozinha. Com os novos valores, a gasolina está no menor preço desde junho de 2021. Essa é a segunda mudança de preços da gasolina desde que a Petrobras anunciou o fim da política de paridade de importação que guiava os preços dos combustíveis desde 2016.

Santa Catarina tem a terceira menor taxa de analfabetismo do Brasil. O índice teve um leve acréscimo de dois vírgula um por cento em 2019, pré-pandemia, para dois vírgula dois por cento em 2022. Os dados foram divulgados pelo IBGE. A taxa do Estado é menor apenas que no Distrito Federal e Rio de Janeiro, ficando empatado com São Paulo. O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos. A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi de um vírgula nove por cento para os homens e de dois vírgula quatro por cento para as mulheres em 2022. Entre os grupos de idade, o que apresentou a maior taxa em 2022 foi o grupo de 60 anos ou mais de idade que foi seis virgula seis por cento.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, busca ampliar a oferta de voos regionais no Estado. Para isso, tem se aproximado das empresas aéreas para discutir necessidades, possibilidades e reivindicações. Com este objetivo, dirigentes da Azul Linhas Aéreas foram recebidos em Florianópolis para abrir uma rodada de conversações envolvendo além da secretária de portos e aeroportos, a Secretária da Fazenda e a Assembleia Legislativa. A meta é ampliar os voos de passageiros dos atuais seis para nove aeroportos. Um dos pontos que será discutido e aprofundado é a redução de ICMS sobre combustíveis, que atualmente é de sete por cento para empresas que atendem seis ou mais cidades no Estado.

Com o impulso de dois produtos do agronegócio, Santa Catarina voltou a registrar aumento nas exportações no mês de maio. As vendas alcançaram um bilhão e cem milhões de dólares. Desta vez, o salto maior foi na venda de soja, quase cinco vezes maior que no mesmo mês de 2022, somando 166 milhões e 600 mil dólares. Outro produto que surpreendeu pela maior demanda chinesa foi a carne suína. O produto alcançou 132 milhões de dólares, com crescimento de 23 vírgula oito por cento frente ao mesmo mês do ano anterior. Com frango, a receita ficou estável, em 163 milhões no mês passado. As vendas externas catarinenses em maio tiveram crescimento de seis virgula três por cento frente ao mesmo período do ano anterior.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai manter, até quinta-feira da semana que vem, as operações de Pare e Siga na BR 163. Os motoristas que passarem pelos trechos em obras devem reduzir a velocidade e seguir as orientações das equipes que estão atuando nos locais. A ação é necessária para o andamento das obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Os pontos de Pare e Siga estão em Guaraciaba nos quilômetros 86 e 88 com interrupções de 20 minutos. Entre Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira, os bloqueios parciais são nos quilômetros 110 e 118 com interrupções de até 60 minutos.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir os impactos da imigração no município de São Miguel do Oeste. Nos últimos anos, a cidade registrou um aumento da população de estrangeiros, especialmente do Haiti e da Venezuela. Dados da secretária de Assistência Social apontam que São Miguel tem mais de mil estrangeiros residentes. O programa de amanhã vai discutir os impactos desse quadro na cultura, na economia e nas políticas públicas. O debate vai reunir o coordenador da pastoral do Migrante, ADAIR BERNARDI, a diretora do departamento de Cidadania do município, LORENI COMMEL, o professor de História LEANDRO OLIVEIRA e a haitiana MARLINE LUBIN OUAN. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã na Peperi.

O debate deste sábado na Peperi faz parte da programação da trigésima oitava Semana do Migrante de São Miguel do Oeste. O tema da atividade, neste ano, tem relação com a Campanha da Fraternidade de 2023: “Migração e Soberania Alimentar”. O lema é “Para o Migrante, Pátria é a Terra que lhe dá o pão!”. Além do debate na Peperi, a Semana do Imigrante terá uma palestra na próxima quinta sofre legislação trabalhista no salão paroquial, uma roda de conversa na sexta no mesmo local e uma missa no sábado na Igreja Matriz que será celebrada em portunhol.

O Retrato Falado deste sábado vai receber mais um pioneiro do município. O programa vai entrevista ELÓI GUERINO DALTOÉ. Ele veio do Rio Grande do Sul para São Miguel do Oeste com a família na época da Vila Oeste. Ele trabalhou durante muitos anos no setor de madeireira. ELÓI vai lembrar histórias que remetem aos primeiros ano do município, as dificuldades enfrentadas pelas primeiras famílias e o desenvolvimento da comunidade. O Retrato Falado com ELÓI GUERINO DALTOÉ começa as 10 horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter vai receber, neste sábado, o presidente do Partido Liberal, EVERALDO DI BERTI. O programa de amanhã vai retomar a série de entrevistas com os presidentes de partido sobre os preparativos para a eleição de 2024. Já passaram pelo espaço os presidentes do MDB, Progressistas, PT e PSD e PDT. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o presidente do PL, EVERALDO DI BERTI, está programada para as 11 e meia da noite.

Os agricultores interessados em adquirir sementes de milho através do programa troca-troca do governo de Santa Catarina já podem procurar os escritórios locais da Epagri. A orientação é do engenheiro agrônomo e responsável pelas Políticas Públicas da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVYS TAFFAREL. De acordo com ele, a ação é tradicional no estado catarinense e neste ano segue os moldes do programa realizado em 2022. Conforme ele, como de praxe, as empresas agropecuárias de cada município precisam se cadastrar junto as secretarias de Agricultura para que possam estar autorizadas a fornecer as sementes aos agricultores. Segundo TAFFAREL, podem ser beneficiados os agricultores que se enquadram na Linha Pronaf e os interessados precisam apresentar os documentos pessoais, cópia do bloco de produtor rural ou cópias das notas fiscais eletrônicas.

A procura pelo programa Troca-troca de Milho sempre é expressiva na região. A afirmação é do engenheiro agrônomo e responsável pelas Políticas Públicas da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVYS TAFFAREL. Ele explicou que o programa oferece um subsídio que pode variar entre 80 e 200 reais por saca. Cada agricultor pode receber até três sacas de sementes. O profissional salientou ainda que outra vantagem do programa do governo catarinense é o pagamento que ocorre apenas após a colheita. ELVYS TAFFAREL lembrou ainda das estiagens enfrentadas pelos agricultores no passado que fizeram com que o poder de investimento diminuísse para muitas famílias. Por isso, o incentivo do programa é ainda maior para o campo.

A previsão é de chuvas dentro e acima da média para a estação e a perspectiva é boa com relação à safra de verão. A observação é do agrônomo e responsável pelas Políticas Públicas da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste, ELVYS TAFFAREL. Ele disse que o período de plantio ideal é nos meses de agosto e setembro. TAFFAREL alertou para os cuidados que os agricultores devem ter com a conservação do solo. Ao todo, o programa Troca-Troca vai ofertar neste ano 140 mil sacas de sementes de milho para cerca de 35 mil produtores catarinenses, totalizando um investimento de quase 25 milhões de reais para incentivar a produção de milho em Santa Catarina.

O Município de São Miguel do Oeste está descentralizando o setor de Cadastro Único que até então funcionava junto à sede da Secretaria de Assistência Social. O atendimento passa a ser nos CRAS Um e Dois, nos bairros São Luiz e São Gotardo. O objetivo é assegurar este serviço aos usuários mais perto de suas residências, tanto para inclusão quanto para transferência e atualização dos cadastros. A secretária, ANDREIA REBELATO, explicou que o responsável familiar deve comparecer ao CRAS com os documentos de todos que residem na casa, comprovante de endereço e comprovante de renda, caso tenha alguém que trabalhe com carteira assinada. Ao se inscrever ou atualizar seus dados, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Identidade Jovem, Carteira do Idoso e Beneficio de Prestação Continuada.

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis, sendo um programa que auxilia o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. A informação é da assistência social JANETE RIES. De acordo com ela, por meio do CadÚnico, a Secretaria de Assistência Social conhece a realidade socioeconômica dessas famílias, pois o cadastro traz informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada um dos componentes da família. A partir destas informações, a Secretaria formula e implementa políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

Está marcada para as três horas da tarde de hoje uma Audiência Pública para discutir as ações desenvolvidas pela Casan no município. O evento será promovido pela câmara de vereadores. O proponente da audiência pública é o vereador da bancada do MDB, CARLOS AGOSTINI. Ele disse que o objetivo é discutir os planos da empresa para garantir o abastecimento de água em São Miguel do Oeste para os próximos anos. A audiência pública também vai debater os investimentos necessários para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. O evento contará com a presença dos vereadores, prefeitos da região, lideranças locais, moradores e representantes da Casan.

A câmara de vereadores aprovou, nesta quinta-feira, uma moção de apelo que solicita ao Governo Federal, por meio do Dnit, a construção de vias vicinais em ambos os lados das BR 163 e 282. O autor do pedido é o vereador do PDT, VANIRTO CONRAD. Ele disse que o governo deveria fazer as vias laterais do bairro São Sebastião até a comunidade de Linha Bela Vista das Flores; e ao longo da BR-282, desde o trevo de São Miguel do Oeste até a divisa com o município de Descanso. O vereador justifica que as vias paralelas pretendidas permitirão um melhor fluxo de veículos e maior segurança aos empregados que necessitam do deslocamento. A moção é destinada ao governador JORGINHO MELLO, ao superintendente do Dnit em Santa Catarina, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE, e ao prefeito WILSON TREVISAN.

Nas sessões ordinárias realizadas nesta quinta e sexta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram requerimentos de informação à Administração Municipal. Os pedidos questionam sobre transporte coletivo, diários de bordo e repasse para Associações de Pais e Professores. MARCION SANTI do PT quer saber se o município está sendo realizado o transporte coletivo urbano e qual é a situação do serviço atualmente. O vereador PAULO DRUMM do PSD pediu dos diários de bordo das máquinas utilizadas na Secretaria de Obras entre junho de 2021 a 14 de abril de 2023. DRUMM também fez outro requerimento questionando a secretária de Educação sobre quando será efetuado o repasse para as Associações de Pais e Professores das escolas municipais.

A agência local da Casan conta com uma nova chefe desde meados de maio. A servidora da empresa, DANUSA ARALDI assumiu o cargo no dia 15 do mês passado. A portaria de nomeação foi publicada no diário oficial do estado no mesmo dia. Ela substitui o engenheiro VICTOR DE GOUVEIA que estava no cargo há mais de dois anos. DANUSA é agente administrativo operacional e ingressou na empresa no final de 2009. Ela atuou em Descanso e está na agencia de são Miguel há mais de 10 anos. Ela esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que ficou surpresa com o convite em um primeiro momento. Ela explicou que aceitou o desafio de dirigir a empresa no extremo-oeste porque foi apoiada por toda a equipe de Sâo Miguel do Oeste.

A nova chefe da agencia local da Casan, DANUSA ARALDI disse que ainda está se inteirando dos projetos e obras da empresa, mas que o objetivo é intensificar as ações para melhorar a relação com os usuários e, principalmente, tornar mais efetivo o serviço de fornecimento de agua para a população. DANUSA disse que uma das ações, neste momento, é a troca da tubulação nas ruas da cidade.

DANUSA ARALDI citou que a principal obra da Casan no município é a nova adutora do rio das flores. A estrutura vai levar a agua até a estação de captação no rio Cambuim. A chefe da agencia disse que o a obra vai a garantir segurança no abastecimento de água dos moradores. As obras começaram em março e tem previsão de duração de 10 meses. Ao todo, serão investidos 15 milhões de reais. Até agora, já foram assentados 4 mil 340 metros de tubulação, o que representa 36 por cento da obra. A previsão é que a adutora fique pronta em novembro e o sistema entre em funcionamento, na fase de testes, ainda neste ano.

Sobre os investimentos em tratamento de esgoto, a nova chefe da Agencia local da Casan disse que a empresa está em busca de um financiamento para instalar o sistema no município. DANUSA ARALDI ressaltou que o objetivo do governo de JORGINHO MELLO é ampliar em25 por cento a cobertura de esgoto em Santa Catarina nos próximos quatro anos, permitindo que 50 por cento da população catarinense tenha acesso ao serviço. Ela citou que a empresa precisa de recursos externos para investir em tratamento de esgoto. DANUSA destacou que a Casan vai manter os investimentos previstos para São Miguel do Oeste, mesmo com a licitação para a exploração dos serviços de água e esgoto ainda por acontecer.

O condutor de uma Saveiro ficou ferido após o veículo capotar no início da tarde desta quinta-feira na rodovia PR-180, em Marmeleiro, no Paraná. O motorista é de Campo Ere e estava voltando para casa quando aconteceu o acidente. Ele foi retirado das ferragens pelos bombeiros e encaminhado ao hospital por uma ambulância do SAMU. A Polícia Rodoviária foi acionada para realizar os levantamentos e a remoção da camionete do local. As causas do acidente não foram informadas.

A Polícia Militar apreendeu uma carga de vinho estimada em 60 mil reais com passageiro de um ônibus abordado em Maravilha. Nesta quinta-feira, às dez horas da noite, a Polícia Militar, abordou um ônibus de linha com destino ao Rio Grande do Sul na Rodoviária na cidade de Maravilha. Durante a averiguação, os policiais encontraram algumas caixas de madeira no bagageiro com 174 garrafas de vinho oriundas da Argentina. O proprietário da mercadoria relatou aos policiais que teria comprado o vinho na Argentina e que receberia 250 reais para realizar o transporte para o Rio Grande do Sul. A mercadoria foi avaliada em 60 mil reais e foi apreendia e encaminhada a Receita Federal de Dionísio Cerqueira por configurar o crime de Descaminho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.