-TAXA SELIC SOBE PELA DÉCIMA PRIMERA VEZ CONSECUTIVA E ATINGE 13,25%
-CANADÁ ABRE MERCADO PARA TRÊS PLANTAS DE CARNE SUÍNA DE SC
-EPAGRI DESENVOLVE MÉTODO DE CONHECIMENTOS PELA INTERNET
-COOPERATIVA REALIZA RECOLHA DE EMBALAGENS NA REGIÃO
-VEREADORES INSISTEM DA NECESSIDADE DE UMA ÁREA INDUSTRIAL
-NOVAS TECNOLOGIAS MUDAM MODERNIZAM SISTEMA DE ENSINO
-JOVEM MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BR 282
-ADOLESCENTE FICA FERIDA AO SER ATROPELADA NO CENTRO DE ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura mínima registrada nas últimas horas em Itapiranga foi de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O presidente JOE BIDEN anunciou nesta quarta-feira uma nova ajuda de um bilhão de dólares em armas para a Ucrânia, incluindo armas, misseis e munições. BIDEN contou a novidade para o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, em uma ligação que durou 41 minutos. O presidente norte-americano também anunciou uma ajuda adicional de 225 milhões de dólares em assistência humanitária para as pessoas na Ucrânia, incluindo o fornecimento de água potável, suprimentos médicos, comida e dinheiro para as famílias comprarem itens essenciais.
Portugal vai acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros, membros de países lusófonos, estudantes universitários e nômades digitais para ajudar a combater a escassez de mão de obra e reanimar a economia do país. A ministra de Assuntos Parlamentares, ANA CATARINA MENDES, anunciou na quarta-feira a criação de um novo tipo de visto para buscadores de emprego, que permite a entrada em território nacional português de estrangeiros buscando trabalho em até 180 dias. Portugal tem enfrentado escassez de trabalhadores, especialmente no setor de hospitalidade e turismo.
No terceiro dia de protestos contra o governo no Equador, os manifestantes chegaram à capital, Quito, mesmo depois da liberação do líder LEONIDAS IZA. Nesta quarta-feira, IZA foi liberado por ordem judicial. Ele é acusado de paralisar o transporte público. Ele é engenheiro um ambiental de 39 anos que preside a Confederação das Nacionalidades Indígenas. As manifestações continuaram mesmo após a soltura do líder. Os indígenas exigem a redução do preço dos combustíveis e a renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais com os bancos.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA anulou a aprovação do texto-base do projeto de lei que estabelece um teto para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo após um problema no painel de votação da Casa. A votação foi refeita nesta quarta-feira e o texto foi novamente aprovado, por 307 votos a um. Os deputados também analisaram todas as propostas de alteração feitas em plenário e encerraram a votação do projeto nesta quarta-feira. O texto segue para sanção do presidente da República, JAIR BOLSONARO.
Pela décima primeira vez seguida, a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, subiu meio ponto percentual na tentativa de conter a escalada da inflação. O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, elevar o percentual de 12 vírgula 75 para 13 vírgula 25 por cento ao ano. Com isso, os juros básicos atingiram o maior patamar desde dezembro de 2016, quando a taxa estava em 13 vírgula 75. A taxa de juros tende a funcionar como um instrumento de política monetária para reduzir os preços. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento pelas famílias.
Um dos pescadores detidos pela Polícia Federal no Amazonas confessou ter matado, esquartejado e ateado fogo nos corpos do jornalista DOM PHILLIPS e do indigenista BRUNO ARAÚJO, desaparecidos desde o dia 5 deste mês na região do Vale do Javari. OSONEY DA COSTA e AMARILDO DOS SANTOS estão presos e foram vistos por testemunhas perseguindo a lancha dos profissionais. Segundo a Polícia Federal os restos mortais encontrados ao longo do dia estavam a mais de três quilômetros do local do crime. Eles desapareceram enquanto realizavam entrevistas para a produção de um livro e reportagens sobre invasões nas terras indígenas da região.
O Sindicato dos Médicos do Estado alertou, em maio, sobre a falta de vagas de UTI para crianças em Santa Catarina, menos de um mês antes de uma bebê de dois meses morrer no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis. Em texto, o Simesc questionou: "Precisamos aguardar que algo mais grave aconteça?”. Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTIs pediátricas no Estado é de 93 vírgula 94 por cento. Em relação aos leitos neonatal, 96 vírgula 59 por cento das 176 vagas estão ocupadas. Nove crianças aguardam transferência para leitos de UTI, conforme a pasta. Cinco pacientes adultos também estão na fila.
Puxada por confecções, veículos e itens de borracha e plástico, a produção industrial catarinense cresceu três vírgula três por cento em abril frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. Foi o segundo melhor resultado do país, após retrações consecutivas este ano. Os dados são do IBGE, que também apurou queda acumulada de oito por cento este ano no setor e alta de zero vírgula um por cento no acumulado dos últimos 12 meses. O setor de confecções é o grande destaque este ano neste ano. De acordo com o Observatório Fiesc, é um setor com expansão acima da média nos últimos dois meses e liderou a alta do mês, com 10 por cento frente ao mesmo período de 2021.
Os três primeiros frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne suína para o Canadá são de Santa Catarina: as plantas da Coopercentral Aurora Alimentos de Chapecó e da Seara Alimentos de Itapiranga e São Miguel do Oeste. A comunicação do governo canadense foi feita ao Ministério da Agricultura e é celebrada pela Associação Brasileira de Proteína Animal, entidades que investe na busca de novos mercados ao setor. Segundo o presidente da associação, a habilitação destas primeiras plantas vem em um momento importante para o setor produtivo, diante das dificuldades enfrentadas com as altas dos custos de produção e a necessidade de incrementar as vendas internacionais de carne suína.
Itapiranga é oficialmente a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito. A lei que reconhece Itapiranga a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito foi entregue nesta quarta-feira, 15, ao prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, e também ao presidente da Sicoob Creditapiranga, SIMPLÍCIO MEURER, por GABRIEL CELUPPI, representando a Deputada Estadual MARLENE FENGLER. Quando apresentou o projeto em plenário, a parlamentar disse se tratar de uma questão de justiça com o município porque a primeira cooperativa de crédito de Santa Catarina foi fundada na localidade em 1932, quando ainda era conhecida como Porto Novo. Ao projeto, ela anexou um documento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, a Ocesc, reconhecendo o município de Itapiranga como pioneiro na implantação da modalidade no estado.
MARLENE FENGLER se baseou no livro "Memórias de uma Pioneira" para embasar a justificativa de apresentação da proposta. Pelo relato de mais de oito décadas de história da Creditapiranga, uma instituição financeira voltada às demandas da comunidade fundada por 41 sócios, à época, com o nome de Caixa Rural União Popular de Porto Novo, a ideia inicial era que a instituição prestasse serviços financeiros à população local. Também, conforme o documento, a cooperativa liderou ações focadas no desenvolvimento de Itapiranga e região, além de financiar, no início dos anos de 1960, um estudo sobre os principais entraves ao desenvolvimento, propondo, como solução, uma série de ações que foram implantadas e constituíram, de forma decisiva, para a evolução econômica e social da região.
Epagri desenvolve método de difusão de conhecimentos pela Internet. O método chamado de Zap Rural é uma forma de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital desenvolvida pela Epagri de Descanso. A Extensionista da Epagri, FLÁVIA DE OLIVEIRA, destaca que em vídeos com cerca de dois minutos com linguagem acessível e conteúdo de qualidade, a ferramenta serve de formação interativa, auxiliando no dia a dia das famílias rurais. Ela ressalta que os materiais desenvolvidos e apresentados através dos grupos de WhatsApp são de caráter técnico, social, ambiental ou qualquer outra temática ligada ao cotidiano do meio rural. FLÁVIA observa que são materiais criados por Extensionistas, pesquisadores, pelos próprios agricultores familiares e outros profissionais, como forma de compartilhamento de saberes.
Projeto desenvolvido pela Epagri será apresentado na Colômbia. FLÁVIA DE OLIVEIRA destaca que o convite partiu de um professor da Universidade de São Paulo, através da Rede Aurora, que reúne instituições de extensão rural, universidades, estudantes e técnicos de todo o país. Ela cita que o professor da USP republicou um dos conteúdos do Zap Rural de Descanso, que acabou chamando a atenção de um grupo na Colômbia e motivando o convite do Ministério da Agricultura daquele país. FLÁVIA observa que o congresso para apresentação do Projeto para a Colômbia e demais países da América Latina e Caribe vai ocorrer de 30 de junho a dois de julho, através de uma plataforma online. O Brasil será representado pela USP e pela Epagri. FLÁVIA DE OLIVEIRA destaca que o conteúdo é publicado duas vezes por semana e todos os agricultores da Regional podem solicitá-lo aos Extensionistas do seu município.
Cooperativa realiza recolha de embalagens de medicamentos veterinários e produtos tóxicos na região. A Cooper A1 desenvolve o Programa Coleta Segura há oito anos e registra aumento no volume de materiais que são recolhidos. Conforme o Gerente de Bovinocultura Leiteira da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, o foco está nas embalagens de medicamentos e produtos químicos incluindo vasilhame de detergentes e desinfetantes. Ele chama atenção que é preciso cumprir normativas federais que estabelecem para comércios que vendem produtos tóxicos e medicamentos, o recebimento dos resíduos, que incluem embalagens, agulhas, luvas e diversos materiais. A cooperativa está na oitava edição do programa e sempre contrata uma empresa para a recolha e destino adequado sem dado ao meio ambiente.
LEOCIR ALBAN afirma que o volume aumenta a cada ano, em virtude do grande consumo nas propriedades agrícolas. A estimativa para esta etapa é atingir 40 toneladas de resíduos nas unidades da Cooper A1. O gerente diz que a recolha precisa ser ampliada devido ao grande volume de embalagens. Ele faz avaliação positiva do comportamento dos produtores rurais sobre a conscientização para evitar problemas ao meio ambiente. O Gerente de Agropecuária Leiteira da Cooper A1, LEOCIR ALBAN salienta que é possível manter propriedades limpas, livres de sacarias e outras embalagens que acabam permanecendo por longos anos no meio ambiente.
A Secretaria de Assistência Social e o CRAS de Itapiranga realizaram na tarde de ontem, uma campanha alusiva ao Junho Violeta, mês de Conscientização do Combate à Violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial de Conscientização do Combate à Violência contra a pessoa idosa é celebrada em 15 de junho. Conforme a secretaria de Assistência Social, existem seis tipos de violência, sendo eles: Negligência/abandono; Física; Autonegligência; Psicológica; Sexual e Financeira. Foram distribuídos material informativo e folders com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos. Caso souber de algum caso denuncie. As denúncias podem ser feitos de forma anônima nas Unidades de Saúde, Assistência Social; Polícia Militar e Polícia Civil.
Durante este mês, a Secretaria de Assistência Social e o CRAS de Itapiranga também estão promovendo palestras shows para os grupos de idosos. Conforme a Secretária de Assistência Social de Itapiranga, SIMONE FELIN, a ideia visa uma nova proposta de conscientização. A Secretária afirma que recebe com frequência denúncias de violência contra as pessoas da terceira idade. A programação iniciou no dia 09 de junho e prossegue até o dia 22. O evento regionalizado conta com a participação de vários grupos de comunidades vizinhas.
Vereadores insistem da necessidade de uma área industrial em Itapiranga e mais auxílio para os empresários. Pedidos visam atrair novos empreendedores para o município e também fortalecer empresas locais. O vereador LEONARDO SAUSEN, cobra medidas mais contundentes do governo municipal sobre investimentos em área industrial que segue sem definição. Ele afirma que é uma questão de valorização para a indústria e comércio que proporciona elevada movimentação financeira e merece, auxilio, principalmente para empreendimentos que estão surgindo. O vereador ressalta que as empresas não podem depender do poder executivo para se manterem em atividade, porém no início dos negócios é preciso auxílio público aos empresários.
LEONARDO SAUSEN cita como exemplo o pagamento de juros para capital de giro e desta forma ter maior capacidade na geração de emprego. De acordo com ele a geração de emprego e aquecimento da economia justificam investimentos da prefeitura no setor empresarial. Apesar de ser vereador de oposição, ele afirma que já tem vários pedidos em parceria com a situação. Neste pedido de auxílio as empresas, LEONARDO SAUSEN tem apoio do vereador ROBERTO BASTOS. Na cobrança por uma área industrial, a solicitação foi feita em conjunto com o vereador GELSON PETRY. A solicitação está em fase de análise na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Vereador defende investimento em área industrial em Itapiranga como forma de ampliar o número de empregos. LEONADOR SAUSEN lamenta que uma nova área industrial é algo que se arrasta ao longo de vários anos sem uma definição positiva em diferentes administrações. LEONARDO SAUSEN também revela pedido feito para aquisição de terreno no centro comunitário do Bairro Santa Tereza Alto, lado da igreja. Objetivo era a construção de uma praça pública para contemplar um bairro bastante grande, porém sem um local adequado para lazer. Segundo o vereador, a respostafoi negativa.
A Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga possui vários projetos com novas tecnologias em sala de aula. A transformação é ampla e está mudando o modelo de ensino. Conforme o professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais, LEANDRO MAYER, o momento é de grandes alterações. Materiais utilizados em outros períodos estão ficando para a história com o surgimento de novos mecanismos. O avanço da tecnologia exige dedicação e adequações dos profissionais da educação. Ele elogia o alto investimento feito pelo governo estadual para uma grande transformação nas tecnologias usadas em sala de aula e necessárias na evolução. MAYER cita como exemplos os diários dos professores que não tem mais material físico e sim tudo passou para sistemas que permitem o acompanhamento por parte dos alunos e pais.
O professor LEANDRO MAYER lembra que desde o ano passado os professores da rede estadual receberem notebooks para o trabalho individual. É uma ferramenta pedagógica aos professores para ministrar melhor suas aulas no ambiente de sala de aula ou de forma virtual, como ocorreu na pandemia. O Núcleo de Tecnologias Educacionais também já trabalha na instalação de modernos laboratórios de informática. MAYER informa que já foram contemplados neste ano o CEJA de Itapiranga, além das escolas Porto Novo, Humberto Machado, Ludgero Wiggers, Vendelino Seidel, Balduino Rambo e São Vicente. Meta é até o fim do ano ter novos laboratórios em todas as escolas dos quatro municípios da Coordenadoria Regional de Educação.
LEANDRO MAYER aponta como grande conquista na área das tecnologia, as lousas digitais. Ele afirma que este sistema deixa bem no passado os quadros que já tiveram uso de giz e canetão e agora são iterativos com lousa digital. As escolas já possuem pelo menos um equipamento e agora será expandido para as salas de aula. O professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais informa que a escola Vendelino Seidel de Iporã do Oeste recebeu 10 lousas digitais e terá esta tecnologia em todas as salas de aula . MAYER explica que o professor terá total interatividade com o quadro a partir de um sistema de projeção específica do computador. Ele faz um comparativo que o professor terá um celular do tamanho do quadro da sala de aula para aplicar os conteúdos de forma digital e interativa.
Os professores já estão sendo capacitados e mostram grande interesse nas novas tecnologias. As mudanças iniciaram de forma mais forte com a pandemia. LEANDRO MAYER afirma que as aulas no sistema remoto desafiaram os profissionais da educação e agora os processos de mudanças são mais fáceis. Ele reconhece que uns professores possuem mais facilidade, enquanto outros precisam de maior auxilio até dominar as tecnologias que estão sendo implantadas. O Núcleo de Tecnologias Educacionais trabalha na capacitação dos profissionais da educação. Segundo MAYER, os recursos estão disponíveis e cabe o desafio de modernizar o sistema de ensino aprendizado.
Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta na tarde desta quarta-feira na BR-282, em Nova Erechim. Foi uma colisão frontal entre um Volkswagen Gol e um caminhão de coleta de lixo, com placas de Maravilha. O Gol era dirigido por LUIZ CARLOS CASAGRANDE, de 26 anos, que trabalhava em Maravilha e estava se deslocando para uma consulta médica em Chapecó. Ele não resistiu e morreu no local. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e a Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito na rodovia.
Polícia Militar Rodoviária desenvolve Campanha do Agasalho. De acordo com o comandante do Posto 12 de Iporã do Oeste, EDSON BARBOSA, a atividade faz parte do Projeto Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã e tem intuito de amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade, que não possuem condições de comprar roupas para o enfrentamento do frio no inverno. BARBOSA cita que podem ser doadas peças de roupas adequadas à estação, desde que estejam em condições de uso. O comandante pontua que as ações estão ocorrendo nos 25 municípios de abrangência e seguirão até o dia 22 de junho. Ele salienta que durante as atividades rotineiras nas rodovias, os policiais possuem olhar diferenciado para identificar famílias que precisam de ajuda. As pessoas interessadas em contribuir na Campanha podem deixar as doações na sede da corporação, situada ao lado da rodovia SC 163, em Iporã do Oeste.
Condutor causa acidente e foge sem prestar socorro em SMOeste. A Policia Militar e a Polícia Rodoviária Federal buscam por o condutor de um GM/Celta de cor escura que teria causado um acidente e fugido sem prestar socorro. De acordo com a PM, o condutor do Celta cortou a frente do motociclista que transitava pela Avenida Willy Barth e fugiu em direção ao Hospital Regional, Bairro São Gotardo. O motociclista sofreu ferimentos leves, foi atendido e encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional.
Adolescente fica ferida ao ser atropelada no centro de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 15 horas desta quarta-feira, para atender uma adolescente, vítima de atropelamento na Rua do Comércio. Conforme as informações, a adolescente de 15 anos havia sido atropelada por um veículo Siena, com placas de Itapiranga. Ela sofreu escoriações, edema na testa e fratura na clavícula. A vítima foi imobilizada e em seguida conduzida ao Hospital de Itapiranga. Ainda na tarde de ontem, a adolescente foi transferida ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste pelo Samu. A Polícia Militar de Itapiranga também esteve presente no local realizando os procedimentos necessários.