-COBRANÇA EXTRA NA CONTA DE LUZ PODERÁ SUPERAR OS 20 POR CENTO
-GOVERNO DO ESTADO PRORROGA MEDIDAS DE RESTRIÇÃO POR MAIS 15 DIAS
-CÂMARA MIRIM RETOMA SESSÕES COM ESTUDANTES NO FORMATO ONLINE
-VEREADORES PEDEM INVESTIMENTOS EM PESSOAL E ESTRUTURA DO IML
-ASAPREV DIZ QUE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS AUMENTOU DURANTE A PANDEMIA
-RECEITA FEDERAL ALERTA PARA GOLPE DA FALSA REGULARIZAÇÃO DO CPF
-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NA BR 282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Ao menos 15 pessoas morreram nesta terça-feira em um atentado suicida em Mogadíscio, capital da Somália, contra um centro de treinamento do exército. Um homem-bomba disfarçado de soldado detonou os explosivos entre os recrutas que aguardavam em uma fila diante da base militar na zona leste da cidade. Segundo o oficial MOHAMED ADAN, 15 recrutas morreram, mas ele alertou que o número pode crescer. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento.
Os iranianos comparecerão às urnas na próxima sexta-feira para definir o novo presidente. A tendência é de vitória de EBRAHIM RAISI. A expectativa neste pleito eleitoral é de uma elevada taxa de abstenção. Sete candidatos foram autorizados a disputar a décima terceira eleição presidencial desde a Revolução de 1979: cinco ultraconservadores e dois reformistas. O presidente da República Islâmica tem prerrogativas limitadas no Irã, onde a maior parte do poder está nas mãos do guia supremo, o aiatolá ALI KHAMENEI.
O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO, que terminou à frente na eleição presidencial no Peru, fez um apelo na terça-feira ao tribunal eleitoral do país que respeite a vontade popular e anuncie uma decisão rápida sobre a impugnação de votos. Candidato do partido Peru Livre, CASTILLO obteve 50 vírgula 12 por cento dos votos válidos, contra 49 virgula 88 por cento de KEIKO FUJIMORI. A diferença foi de apenas 44 mil e 58 votos. Ele ainda não foi declarado vencedor porque pedidos de contestação de milhares de votos e centenas de atas das assembleias de voto continuam pendentes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, na noite de terça-feira, a importação excepcional da Sputnik V por mais sete estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Ao todo, mais 592 mil doses poderão ser importadas. A autorização foi concedida com as mesmas restrições que se aplicaram a outros seis estados que também receberam, no início do mês, permissão de importação excepcional: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Ao todo, esses estados tiveram autorização para importar 928 mil doses.
A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. Ele obteve no STF direito de não comparecer à comissão, mas decidiu comparecer. Cassado em abril, WITZEL é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado em desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou desvios na saúde. O ex-governador é réu em processo que apura corrupção e lavagem de dinheiro. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça. WITZEL foi denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou corrupção na saúde do estado.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANDRÉ PEPITONE, afirmou nesta terça-feira que a crise hídrica enfrentada pelo país neste ano já permite estimar uma alta de pelo menos cinco por cento nas contas de luz em 2022. A agência também prepara mudanças que devem encarecer a conta de luz nas próximas semanas, incluindo um aumento de mais de 20 por cento na bandeira tarifária mais alta, que está em vigor atualmente e já adiciona seis reais e 24 centavos na conta para cada 100 quilowatts consumidos ao mês. O aumento dos preços da energia tem relação com o maior acionamento das usinas termelétricas para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas. O Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, segundo o governo.
O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira, a uma série de reuniões com os deputados estaduais sobre a Reforma da Previdência dos servidores públicos. O chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, e o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, MARCELO PANOSSO MENDONÇA, estiveram na Assembleia Legislativa para discutir os principais pontos da proposta com as bancadas parlamentares. A agenda continua nesta quarta-feira. A medida segue o modelo nacional e, segundo o governo, é necessária para que o Estado possa ajustar a previdência estadual, que tem um déficit estimado em cinco bilhões em 2021. A Reforma que será enviada para a Assembleia tem o objetivo de ajustar a forma de financiamento do sistema previdenciário estadual.
Duas em cada três cidades de Santa Catarina apresentaram aumento de casos ativos de covid-19 nos últimos sete dias. Em 194 das 295 cidades de Santa Catarina, o número de pessoas em tratamento contra o coronavírus subiu até 17 vezes em uma semana. Em 76 cidades houve redução e em 25 o mesmo número se manteve há sete dias. Em Santa Catarina, havia 22 mil 938 casos ativos nesta terça-feira, 20 por cento a mais do que uma semana atrás. Três cidades apresentaram o maior crescimento em números absolutos os últimos sete dias. Apenas em Itajaí, são 348 casos ativos a mais no período, seguido por Blumenau com 294 e Criciúma com 215.
O governo de Santa Catarina prorrogou até 30 de junho as atuais medidas sanitárias para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado. O atual decreto tinha vigor até esta terça e tem, agora, as regras mantidas por mais 15 dias, conforme o Estado. Entre as restrições estão horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos de acordo com a classificação da região no mapa de risco do governo do estado, que atualmente está com as 16 regiões em nível gravíssimo por causa do coronavírus. A alteração em relação ao decreto anterior é para eventos de grande porte com mais de 500 participantes. A realização fica condicionada à avaliação do plano de contingência do Estado, autorização da cidade e deliberação de dois terços dos municípios que integram a Comissão Intergestores Regional.
O setor de Iluminação Pública da Secretaria de Urbanismo emitiu uma orientação para a população que identificar qualquer tipo de problemas nas luminárias instaladas nas vias públicas da cidade. De acordo com a nota, os moradores devem anotar o número da plaqueta que está fixada nas luminárias. Essa identificação vai agilizar o atendimento e solução de eventuais problemas. A troca de lâmpadas queimadas, braços e instalação de lâmpadas novas é responsabilidade da empresa Quark Engenharia. Os problemas podem ser comunicados ao departamento de Iluminação Pública, através do telefone 3631 2014. O principal canal de solicitação de manutenção da empresa é o aplicativo “Cidade Iluminada”, por meio do qual o cidadão encaminha seu pedido, fornecendo o número da plaqueta que está no braço da luminária e o endereço de localização do poste.
O relator do projeto de lei que prevê auxílio emergencial em Santa Catarina participou do RPN Primeira Edição do último sábado e trouxe detalhes da ação. VALDIR COBALCHINI do MDB ficou responsável por emitir um relatório pela aprovação ou não da Medida Provisória que prevê pagamentos aos catarinenses que acabaram perdendo seus empregos durante a pandemia da Covid-19. Ele lembrou que pelo projeto inicial, o valor seria de 600 reais, porém, em conversa com o executivo, a cifra foi ampliada para 900 reais. Diante da alteração, COBALHINI emitiu o parecer aprovando a medida que vai beneficiar os catarinenses mais afetados com o coronavírus.
A Medida Provisória que visa auxílio emergencial aos afetados com a pandemia também foi aprovada pelas comissões de Justiça e de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A informação é do deputado estadual do MDB, VALDIR COBALCHINI. De acordo com ele, após as aprovações, a MP foi votada em plenário, sendo aprovada por unanimidade. Conforme ele, agora o projeto segue para sanção do governador CARLOS MOISÉS do PSL. Segundo COBALCHINI,a expectativa é que a aprovação ocorra nos próximos dias.
O pagamento do auxílio emergencial por parte do governo catarinense deve começar a ser pago ainda neste mês de junho. A expectativa é do deputado estadual do MDB, VALDIR COBALCHINI. Ele explicou que serão três parcelas no valor de 300 reais cada, totalizando 900 reais. Ele comentou que o benefício deve ser concedido para 67 mil famílias catarinenses. COBALCHINI reforçou que o valor será pago para as pessoas que perderam seus empregos ao longo dos últimos meses, além de auxiliar os trabalhadores dos setores de eventos e artísticos, ambos segmentos mais afetados pela pandemia.
O deputado estadual do MDB, VALDIR COBALCHINI não descartou a possibilidade de uma possível prorrogação do auxílio emergencial em Santa Catarina. Durante a entrevista no RPN Primeira Edição do último sábado, o parlamentar declarou que caso a pandemia continue intensa, novos valores podem ser destinados aos catarinenses. Ele frisou que isso é algo para ser pensado no futuro entre os deputados e o governo estadual. Ele salientou que as três parcelas que serão pagas totalizam cerca de 60 milhões de reais que vão movimentar a economia de Santa Catarina. VALDIR COBALCHINI pontuou que os detalhes dos pagamentos e mais informações devem ser divulgados pelo governo nos próximos dias.
As vendas para o dia dos namorados deste ano no comércio catarinense registraram um aumento de dois vírgula oito por cento em relação ao mesmo período do ano passado. A informação é do presidente da entidade, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, o número confirma o levantamento prévio que indicava o otimismo pela maior parte dos empresários. A pesquisa feita antes da data, inclusive com comerciantes do município, aponta que 61 por cento deles acreditavam no aumento das vendas. TAUFFER lembrou que o dia dos namorados é a comemoração que mais movimenta o varejo. Os itens mais procurados para a tradicional data deste ano são roupas, calçados, perfumes e flores.
O aumento de vendas de presentes para o dia dos namorados confirma a tendência de alta na movimentação do comercio varejista neste ano. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele comentou que os desafios ainda estão presentes, mas o crescimento das vendas do varejo traz uma perspectiva mais favorável de equilíbrio para o setor. Além do dia dos namorados, o dia das mães registrou crescimento de quatro vírgula oito por cento e a Páscoa teve alta de dois vírgula 45 por cento. TAUFFER citou que os índices obtidos pelo comércio de São Miguel do Oeste ficas praticamente nos mesmos patamares estaduais de crescimento. Ele lembrou que a ampliação da vacinação também favorece o aumento de vendas no comércio.
Sessenta e oito pessoas foram diagnosticadas com covid nesta terça-feira. Outras 45 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 458 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais cinco mil 160 já se recuperaram. 236 moradores estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, o número de pessoas na fila de espera por vagas em leitos de UTI Covid reduziu de sete para dois. Nas últimas 24 horas foi registrado um óbito de um paciente de 65 anos de São Miguel do Oeste. A na ala da UTI Covid permanece em cem por cento com os 25 leitos ocupados. Na enfermaria são 12 confirmados e um suspeito. Três leitos estão disponíveis.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste retomou a vacinação contra o coronavírus nesta quarta-feira. Até o meio-dia foi aplicada a primeira dose para a população em geral de 50 anos. Amanhã e sexta-feira vai ocorrer a segunda dose da vacina de acordo com a data agendada na primeira aplicação. Na quinta, o atendimento será entre sete da manhã e uma da tarde. Na sexta, será entre oito e 11 da manhã. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local para serem imunizadas nesta semana.
A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira uma moção de apelo solicitando a reestruturação física e de pessoal do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. O pedido é da vereadora CRIS ZANATTA. Ela citou que o IML atende um total de 27 municípios das áreas da Ameosc e Amerios. A população atendida pelo instituto é d cerca de 280 mil habitantes. A vereadora apontou que o número de profissionais técnicos legistas é insuficiente para atender a demanda. CRIS disse ainda que a estrutura física do IML está precária e não oferece condições adequadas para a realização das atividades. O pedido aprovado em plenário será enviado ao governador CARLOS MOISÉS e ao secretário de Segurança Pública CHARLES ALEXANDRE VIEIRA.
Durante a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira foram apresentadas duas indicações pedindo melhorias na saúde. O vereador GILMAR BALDISSERA do PPe solicitou a Administração Municipal que implante uma equipe Saúde da Família junto à sede da Secretaria de Saúde, no Centro da cidade. O vereador justifica que o cidadão deve ser atendido o mais próximo de sua residência e é importante implantar mais uma equipe para a região central. GICA citou que a população do Centro é de aproximadamente nove mil pessoas e que atualmente existe apenas uma equipe Saúde da Família para atender todo esse público. A indicação aprovada no plenário virtual do poder legislativo será enviada ao prefeito e à secretária de Saúde.
Outro pedido na área da saúde aprovado pela câmara de vereadores na noite de ontem foi apresentado pelo vereador do PSD, ELÓI BORTOLOTTI. Ele solicita ao Executivo que estude a viabilidade de elaborar um projeto de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro São Jorge. O vereador citou que este é o maior bairro do município e a unidade de saúde atende aproximadamente três mil moradores. Na visão de BORTOLOTTI, as obras são necessárias uma vez que a estrutura física desta Unidade já não comporta a demanda. O local também não apresenta condições de acessibilidade adequadas às exigências da nova legislação. A indicação será enviada ao prefeito e à secretária de Saúde.
As sessões da Câmara Mirim de São Miguel do Oeste foram retomadas nesta terça-feira. O primeiro encontro de 2021 foi realizado por videoconferência e foi marcado pela posse de três suplentes e pela eleição da Mesa Diretora para este ano. Todos os membros da Mesa Diretora foram eleitos por unanimidade. O novo presidente eleito da Câmara Mirim é CRISTIAN DISNER, representante da Escola de Educação Básica São João Batista. A vice-presidente é ANA JÚLIA CASTRO DE LIMA, da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva. O presidente em exercício da Câmara de Vereadores, RAVIER CENTENARO, explicou que o programa demorou a retornar em razão da pandemia e da organização da Câmara, devido à troca de legislatura. A próxima sessão dos vereadores mirins será no dia 13 de julho.
Com o isolamento social durante a pandemia, as denúncias de violência contra idosos em Santa Catarina aumentaram 70 por cento. Os dados são do Disque 100 do governo federal. Em 2019, o número de denúncias registradas foi demil 627 e passou para dois mil 776 em 2020. As denúncias em 2021 seguem a mesma tendência de alta do ano anterior. Até maio deste ano, foram registradas mil e 75 denúncias em Santa Catarina. De acordo com o presidente da Asaprev Extremo-oeste, SERGIO VOLPI, o quadro é de preocupação. Ele disse que a entidade recebeu muitas denúncias de pessoas de agressões, especialmente verbais, contra os idosos na cidade. Segundo VOLPI, o aumento da violência contra a pessoa idosa também foi registrado no município durante a pandemia.
A Asaprev Extremo-oeste e as entidades do município precisam ampliar as ações para aumentar a conscientização das pessoas sobre o respeito às pessoas idosas. A posição é do presidente da associação de aposentados e pensionistas da região, SERGIO VOLPI. Ele disse que muitas pessoas que deveriam cuidar e proteger, se aproveitar das condições de vulnerabilidade dos idosos para praticar atos de violência, principalmente físicas, psicológicas e patrimoniais. VOLPI destacou que essa é uma realidade muito presente e é fundamental que a conscientização comece já na escola. Ele comentou que a sociedade precisa avançar no sentido de reconhecer e praticar o respeito para as pessoas de mais idade. Além disso, é preciso se envolver mais e denunciar os casos de violência contra os idosos.
O quadro de violência contra a pessoa idosa é muito preocupante no município. O comentário é da assistente social do Creas, DAIANA MACHADO. Ela citou que os casos ainda são comuns. Atualmente, 25 idosos que sofreram algum tipo de violência estão sendo acompanhados pela equipe do Creas. DAIANA comentou que o número é baixo, já que subnotificação ainda é um problema, ou seja, muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está intensificando, neste mês de junho, o trabalho de divulgação dos canais para denúncia de violência contra idosos. A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa celebrado nesta terça-feira, dia 15 de junho. Devido à pandemia, a campanha ocorre, principalmente, pelos meios digitais. Neste mês, o Creas está reforçando a importância da denúncia e dos canais para comunicar qualquer situação de violência contra o idoso. Os fatos podem ser registrados no Dique 100, no 190 da Polícia Militar, na DPCAMI pelo telefone 3622-6546, no Creas e nos dois Cras da cidade.
A Receita Federal de Dionísio Cerqueira emitiu um alerta a respeito de um golpe que vem sendo aplicado pela internet. A delegacia do órgão na região vem sendo procurada por pessoas que alegam terem sido vítima de um esquema de fraude perpetrado através de anúncios publicados na plataforma Google e em outros sistemas de busca. Ao buscar pelo termo “regularizar CPF”, os primeiros resultados da página costumam ser anúncios de empresas muitas vezes inidôneas, que prometem regularizar a situação do CPF do requerente mediante o pagamento de uma taxa, mas que muitas vezes não realizam o serviço, além de apropriar-se dos dados do solicitante. A Receita Federal alertou que a regularização do CPF pelo site oficial do governo federal é gratuita. A Receita Federal já denunciou os anúncios fraudulentos ao Google.
Uma mulher sofreu ferimentos leves em um acidente de transito nesta segunda-feira na BR 282. A condutora de uma caminhonete Toro perdeu o controle da direção e saiu da pista e colidiu contra um barranco. O acidente aconteceu por volta das três e 40 da tarde de ontem nas proximidades da Linha Santo Expedito. A mulher sofreu escoriações, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada até o Hospital Regional.