ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-06-2021 Quarta-Feira

-COBRANÇA EXTRA NA CONTA DE LUZ PODERÁ SUPERAR OS 20 POR CENTO

-GOVERNO DO ESTADO PRORROGA MEDIDAS DE RESTRIÇÃO POR MAIS 15 DIAS

-POLÍCIA MILITAR MINISTRA PALESTRAS NAS ESCOLAS PARA ORIENTAR SOBRE USO DE CELULAR

-BELMONTE PROVIDENCIA TRANSPORTE ESPECIALIZADO DE PACIENTES

-SECRETÁRIO DESTACA CAMPANHA DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO EM IPORÃ DO OESTE

-DIRETOR DE URBANISMO EXALTA TRABALHOS EM REVITALIZAÇÃO DE RUAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NA BR-282

-ACIDENTE DANIFICA POSTE E DEIXA PARTE DA CIDADE SEM ENERGIA ELÉTRICA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável.A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 11centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Ao menos 15 pessoas morreram nesta terça-feira em um atentado suicida em Mogadíscio, capital da Somália, contra um centro de treinamento do exército. Um homem-bomba disfarçado de soldado detonou os explosivos entre os recrutas que aguardavam em uma fila diante da base militar na zona leste da cidade. Segundo o oficial MOHAMED ADAN, 15 recrutas morreram, mas ele alertou que o número pode crescer. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento.


Os iranianos comparecerão às urnas na próxima sexta-feira para definir o novo presidente. A tendência é de vitória de EBRAHIM RAISI. A expectativa neste pleito eleitoral é de uma elevada taxa de abstenção. Sete candidatos foram autorizados a disputar a décima terceira eleição presidencial desde a Revolução de 1979: cinco ultraconservadores e dois reformistas. O presidente da República Islâmica tem prerrogativas limitadas no Irã, onde a maior parte do poder está nas mãos do guia supremo, o aiatolá ALI KHAMENEI.


O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO, que terminou à frente na eleição presidencial no Peru, fez um apelo na terça-feira ao tribunal eleitoral do país que respeite a vontade popular e anuncie uma decisão rápida sobre a impugnação de votos. Candidato do partido Peru Livre, CASTILLO obteve 50 vírgula 12 por cento dos votos válidos, contra 49 virgula 88 por cento de KEIKO FUJIMORI. A diferença foi de apenas 44 mil e 58 votos. Ele ainda não foi declarado vencedor porque pedidos de contestação de milhares de votos e centenas de atas das assembleias de voto continuam pendentes.



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, na noite de terça-feira, a importação excepcional da Sputnik V por mais sete estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Ao todo, mais 592 mil doses poderão ser importadas. A autorização foi concedida com as mesmas restrições que se aplicaram a outros seis estados que também receberam, no início do mês, permissão de importação excepcional: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Ao todo, esses estados tiveram autorização para importar 928 mil doses.


A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro,WILSON WITZEL. Ele obteve no STF direito de não comparecer à comissão, mas decidiu comparecer. Cassado em abril, WITZEL é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado em desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou desvios na saúde. O ex-governador é réu em processo que apura corrupção e lavagem de dinheiro. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça. WITZEL foi denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou corrupção na saúde do estado.


O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANDRÉ PEPITONE, afirmou nesta terça-feira que a crise hídrica enfrentada pelo país neste ano já permite estimar uma alta de pelo menos cinco por cento nas contas de luz em 2022. A agência também prepara mudanças que devem encarecer a conta de luz nas próximas semanas, incluindo um aumento de mais de 20 por cento na bandeira tarifária mais alta, que está em vigor atualmente e já adiciona seis reais e 24 centavos na conta para cada 100 quilowatts consumidos ao mês. O aumento dos preços da energia tem relação com o maior acionamento das usinas termelétricas para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas. O Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, segundo o governo.



O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira, a uma série de reuniões com os deputados estaduais sobre a Reforma da Previdência dos servidores públicos. O chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, e o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, MARCELO PANOSSO MENDONÇA, estiveram na Assembleia Legislativa para discutir os principais pontos da proposta com as bancadas parlamentares. A agenda continua nesta quarta-feira. A medida segue o modelo nacional e, segundo o governo, é necessária para que o Estado possa ajustar a previdência estadual, que tem um déficit estimado em cinco bilhões em 2021. A Reforma que será enviada para a Assembleia tem o objetivo de ajustar a forma de financiamento do sistema previdenciário estadual.


Duas em cada três cidades de Santa Catarina apresentaram aumento de casos ativos de covid-19 nos últimos sete dias. Em 194 das 295 cidades de Santa Catarina, o número de pessoas em tratamento contra o coronavírus subiu até 17 vezes em uma semana. Em 76 cidades houve redução e em 25 o mesmo número se manteve há sete dias. Em Santa Catarina, havia 22 mil 938 casos ativos nesta terça-feira, 20 por cento a mais do que uma semana atrás. Três cidades apresentaram o maior crescimento em números absolutos os últimos sete dias. Apenas em Itajaí, são 348 casos ativos a mais no período, seguido por Blumenau com 294 e Criciúma com 215.


O governo de Santa Catarina prorrogou até 30 de junho as atuais medidas sanitárias para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado. O atual decreto tinha vigor até esta terça e tem, agora, as regras mantidas por mais 15 dias, conforme o Estado. Entre as restrições estão horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos de acordo com a classificação da região no mapa de risco do governo do estado, que atualmente está com as 16 regiões em nível gravíssimo por causa do coronavírus. A alteração em relação ao decreto anterior é para eventos de grande porte com mais de 500 participantes. A realização fica condicionada à avaliação do plano de contingência do Estado, autorização da cidade e deliberação de dois terços dos municípios que integram a Comissão Intergestores Regional.


-MUNICÍPIO REALIZA CAMPANHA SOBRE DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

-POLÍCIA MILITAR MINISTRA PALESTRAS NAS ESCOLAS PARA ORIENTAR SOBRE USO DE CELULAR

-BELMONTE PROVIDENCIA TRANSPORTE ESPECIALIZADO DE PACIENTES

-SECRETÁRIO DESTACA CAMPANHA DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO EM IPORÃ DO OESTE

-DIRETOR DE URBANISMO EXALTA TRABALHOS EM REVITALIZAÇÃO DE RUAS NO PRIMEIRO SEMESTRE


Belmonte realiza campanha alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorada ontem, dia 15 de junho. A campanha foi lançada a partir da parceria entre Assistência Social e Saúde do município. Conforme o secretário de Assistência Social, FERNANDO REVERS, muitos idosos vivem de forma isolada e não é possível identificar se estão em situação de violência. Não se trata apenas de violência física, pois os idosos também sofrem agressão verbal, por meio de xingamentos. REVERS acredita que existem casos de violência contra idosos no município, embora não sejam denunciados. Uma das ações da campanha é a confecção de folder, no qual aparece um idoso se apoiando numa bengala. Trata-se de um morador da cidade de Belmonte e chama atenção para que, mesmo na terceira idade, a pessoa tenha qualidade de vida. De acordo com o secretário de Assistência Social, é direito do idoso viver com dignidade. Ele lembra que existe o Disque 100 para fazer denúncias, por meio do qual serão tomadas medidas cabíveis. O poder público também colabora.


Com o isolamento social durante a pandemia, as denúncias de violência contra idosos em Santa Catarina aumentaram 70%. É o que mostram os dados do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em 2019, o número de denúncias registradas foi de mil 627, e passou para dois mil 776 em 2020. As denúncias em 2021 seguem a mesma tendência de alta do ano anterior. Até maio deste ano, foram registradas mil e 75 denúncias em Santa Catarina. No Brasil, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso. O Estatuto do Idoso, criado em 2003, descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano, sofrimento físico ou psicológico.


Em anos anteriores à pandemia, os números de denúncias de violência contra idosos já apresentavam crescimento. Em 2018, por exemplo, o número de denúncias no Disque 100 em Santa Catarina foi de mil 225, 30% menor do que em 2019. Os dados do governo federal mostram que a maior parte das denúncias dos idosos é de violência psicológica. Agressões verbais (xingamento) ou gestuais com o objetivo de chantagear, debochar, aterrorizar, constranger, ridicularizar, explorar, atormentar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade de ação e decisão ou isolá-los do convívio.


Tunápolis já supera um milhão e 500 mil extra neste ano. Economia dos recursos públicos e aumento na arrecadação do município proporcionam resultado positivo. O prefeito MARINO FREY está satisfeito com a situação financeira do município. Ele destaca que a economia feita no início da administração e receita acima do esperado gera recurso extra superior a um milhão e 500 mil reais nos primeiros cinco meses do ano. Cita que foram cortadas despesas consideradas desnecessárias em vários setores sem afetar a prestação de serviço. A arrecadação está superando o orçamento previsto para 2021. MARINO FREY diz que serão adotadas novas medidas de economia de recursos públicos tornando a gestão mais eficiente e aumentando a capacidade de investimento por parte da prefeitura.


Licitações projetam compra de veículos e outros investimentos na infraestrutura de Tunápolis. O prefeito MARINO FREY chama atenção para a compra de um veículo para o setor de urbanismo com investimento de 65 mil reais, além da construção de pavilhão para guardar máquinas e equipamentos do Urbanismo, que terá investimento de 70 mil reais. A prefeitura também já encaminhou licitação de veículo de sete lugares para a Secretaria da Saúde. Investimento de 100 mil reais que vai melhorar a condição para o transporte de pacientes para outras cidades. FREY também lembra da reforma geral do Centro de Saúde, com melhorias no telhado e pintura do prédio. Investimentos também ocorrem no parque de máquinas, com aquisição de um caminhão caçamba. Tunápolis recebeu emenda parlamentar do deputado, ALTAIR SILVA no valor de 150 mil reais e dará contrapartida de 250 mil reais, totalizando 400 mil reais para a compra do caminhão.


Município investe recursos próprios em compra de áreas de terra e melhorias na infraestrutura para a prática de esportes. O prefeito destaca a liberação de recursos no Ministério da Cidadania, no valor de 334 mil reais. A prefeitura vai investir mais 220 mil para a total reformulação do Centro Esportivo. Serão mais de 550 mil reais para tornar o local um centro multiuso, com pista atlética, quadra de vôlei de areia e campo de futebol sete. MARINO FREY chama atenção que foi necessário adquirir outra área para construção de novo campo de futebol. O município comprou 10 hectares próximo à cidade, com investimento de 650 mil reais. FREY também cita a conclusão da compra de área de terra no centro comunitário de Linha São Pedro. A prefeitura pagou 200 mil reais com recursos próprios para viabilizar a construção de um campo de futebol e outras estruturas para prática de esporte.


A Polícia Militar de Iporã do Oeste está ministrando palestras e orientações em escolas, sobre uso do celular e perigos envolvidos. Conforme o sargento MILTON WOLF, por conta da pandemia, crianças e adolescentes acabam ficando mais tempo dentro de casa e expostas aos meios de comunicação, como celular e televisão, enquanto o contato presencial com as pessoas é reduzido. A situação gera certa preocupação dos pais e a partir disso, segundo WOLF, a escola CIER convidou a Polícia Militar para uma conversa com os alunos. No final da tarde desta terça-feira, a polícia ministrou palestra para estudantes do sexto ao nono ano. A principal questão abordada foi o uso de aparelhos celulares, com os benefícios para os estudos e também os riscos do uso demasiado.


Um dos riscos, de acordo com o comandante da PM de Iporã do Oeste, são os golpes aplicados hoje em dia por meio do celular. Outro objetivo da palestra foi orientar os adolescentes para que evitem se expor e também para alertar pais e vizinhos no caso de notarem alguma situação suspeita. Por meio de pesquisa realizada no educandário, a polícia identificou que a maioria dos alunos tem contato diário com celular, inclusive utilizando aparelho particular. Conforme MILTON WOLF, alguns até pegam o celular dos pais ou irmão mais velho, mas a maioria tem o próprio, por isso alerta para os pais terem atenção sobre o que estão fazendo com esses aparelhos. O sargento defende que é preciso saber o que está acontecendo com o jovem ao interagir com as pessoas pelo celular, não com intuito de invadir a intimidade dele, mas para saber se está se expondo a riscos.


WOLF reitera que o trabalho da PM é voltado à prevenção, de modo a agir antes que o crime aconteça. No caso de golpes, a guarnição tem divulgado materiais, produzidos pela própria central da Polícia Militar em Florianópolis. O sargento reforça que este material é confiável, portanto as pessoas podem compartilhar. Acrescenta que a polícia também divulga sobre tentativas de estelionato nas Redes de Vizinhos e redes sociais, inclusive do Conselho de Segurança Comunitária, por solicitação do próprio CONSEG. MILTON WOLF destaca que já na primeira semana que a polícia fez a publicação, várias pessoas procuraram a guarnição. Elas informaram que estavam prestes a cair em golpe e conseguiram evitar por meio das orientações recebidas.


A secretária de Saúde de Belmonte, SIMONE RADKE, destaca que o município contratou serviço especializado para o transporte de urgência. Ela explica que havia demanda principalmente para situações de necessidade de acompanhamento médico, em carro que fosse equipado com UTI móvel, para transporte de alta complexidade. Conforme SIMONE, já houve situações em que o município teve que transportar pacientes gestantes numa demanda mais complexa, do município para o hospital regional de SMO. Em outras ocasiões, foram necessárias ambulâncias com UTI neonatal, para ir de SMO a Chapecó, ou para outras cidades, como Guaraciaba. A ambulância que o município dispõe continua atendendo demanda básica, com transporte em quase todas as semanas. Já a empresa que venceu a licitação apenas vai fazer transporte de alta e média complexidade, quando essa situação for solicitada.


Iporã do Oeste realizou na última semana uma campanha de recolha de materiais recicláveis. Entre eles, estão os eletrônicos, produtos de informática, equipamentos elétricos, pilhas, cartuchos, lâmpadas e vidros. O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, WILSON MALLMANN, salienta que a iniciativa do setor de Urbanismo, em parceira com empresa de Chapecó, teve resultado surpreendente, com mais de duas cargas de materiais coletados. A recolha, segundo MALLMANN, resulta em matéria prima que será reaproveitada para fazer novos produtos, além de preservar o meio ambiente. O secretário de Planejamento de Iporã do Oeste enfatiza que o município elabora plano de gestão ambiental, no qual vai realizar várias campanhas sobre lixo eletrônico. A intenção da prefeitura é fazer nova campanha deste tipo em outubro ou novembro.


Com cinco meses e meio de trabalhos, o diretor de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iporã do Oeste, SÍRIO ASSMANN, enaltece que o município está com nova aparência na parte da cidade. Um exemplo é a Avenida Gustavo Fetter e as ruas de acesso, nas quais já foram gastos mais de 300 sacos de asfalto, de 30 quilos, para operação tapa-buracos. Conforme ASSMANN, especialmente na avenida existem situações em que chove e depois é necessário repor asfalto em outros buracos que surgem. O município também aguarda recursos do estado para recuperação da avenida, que fica entre a SC 163. SÍRIO ASSMANN cita entre as ruas asfaltadas que apresentam problemas, as travessias nas quais a CASAN coloca tubulação nova. Mesmo repondo asfalto, sempre ficam valetas, que estão sendo removidas por meio da compactação. O diretor de Urbanismo lembra que principalmente em dias de chuva era comum o pedestre sujar calçado ou roupas ao caminhar no passeio da avenida. Comenta que a água respingava debaixo das lajotas, por isso o setor efetuou reparos em mais de 100 pontos, nos dois lados da Gustavo Fetter, para resolver a situação.


ASSMANN explica que na ponte entre a Rua SANTO ANTÔNIO foi ampliada a tubulação. Ele detalha que isso era necessário porque o passeio terminava no rio, onde havia uma queda de quatro a cinco metros. Caso alguém chegasse no local e não fosse conhecedor da área, poderia cair no rio. Nesta rua ainda será feito nivelamento, concretagem, colocação de mureta e grades de contenção, para fazer um passeio por cima do rio. Outro trabalho do setor de Urbanismo de Iporã do Oeste é o calçamento de ruas da cidade. A SÃO JOSÉ, HILMA KICH e 12 de outubro, que haviam sido projetadas na administração anterior, já receberam pavimentação com pedra irregular. No caso da HILMA KICH, segundo ASSMANN, houve muito trabalho, já que se trata de uma rua de muita elevação, apesar de curta.


O diretor de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iporã do Oeste destaca que o município aguarda recursos para asfaltamentos, enquanto o calçamento de ruas está em fase de licitação. Algumas ruas curtas ainda recebem tubulação antes de emendar o calçamento entre uma rua e outra. SÍRIO ASSMANN não cita nomes de ruas para não criar expectativa, mas garante que até o final do mandato de ADÉLIO e VALMOR haverá poucas ruas sem asfalto ou calçamento na cidade de Iporã do Oeste. ASSMANN enaltece a experiência adquirida em administração anterior e busca seguir os trabalhos neste sentido. Comenta que no setor de Urbanismo tem muitos trabalhos rotineiros e pede a colaboração dos munícipes. Uma solicitação é em relação à poda de árvores. O diretor orienta a população para que, no momento em que cortar galhos, deixar as pontas juntas, ao invés de jogar um por cima do outro. Lembra que se não estiverem ajeitados, as folhas serão arrancadas dos galhos no momento da recolha, o que dará muito mais serviço para o setor de Urbanismo.


O diretor de Urbanismo lembra que a recolha de galhos está programada para segunda-feira, porém agora, no período das podas, o trabalho é estendido para terça e quarta-feira. SÍRIO ASSMANN destaca ainda o embelezamento das praças e áreas de caminhada, como no caso da rodovia Pinhal e o trecho da Cooperativa até o trevo, que segundo ele, estavam abandonados e foram revitalizados com as roçadas e capinas. Na REINOLDO RUSCHEL houve poda de várias árvores e outras que estavam apodrecendo foram arrancadas para plantar flores. ASSMANN acrescenta que o Urbanismo dispõe de equipe que faz a limpeza dos banheiros das praças, duas vezes por semana. Cita que na Praça do Imigrante os banheiros estavam fechados há mais de um ano e agora estão funcionando.


-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NA BR-282

-ACIDENTE DANIFICA POSTE E DEIXA PARTE DA CIDADE SEM ENERGIA ELÉTRICA


Mulher sofre ferimentos leves em saída de pista na BR-282. O acidente aconteceu por volta das 15h40 desta terça-feira, no trecho da rodovia em São Miguel do Oeste. Segundo apurado, uma mulher que conduzia um Fiat/Toro com placas de Maravilha, seguia sentido a São Miguel quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu num barranco. Apesar do acidente, a condutora teve ferimentos leves e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. Posteriormente foi levada ao Hospital Regional. A PRF foi acionada e fez os levantamentos.


Acidente danifica poste e deixa parte da cidade sem energia elétrica. Foi por volta das 21 horas e 10 minutos de ontem, na Rua do Comércio, no centro de Itapiranga. Uma mulher de 28 anos dirigia um Volkswagen Up, perdeu o controle do carro e colidiu em poste de energia elétrica. A mulher não sofreu ferimentos e recusou atendimento dos bombeiros. A Polícia Militar também esteve no local do acidente e realizou teste de bafômetro na motorista, que deu negativo. No veículo também não havia nenhuma irregularidade. Na manhã de hoje o trânsito ficou interrompido entre as rotatórias do Sicoob Creditapiranga e Supermercado Zeppelin para substituição do poste e fiação de energia elétrica.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.