ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/06/2021

-COBRANÇA EXTRA NA CONTA DE LUZ PODERÁ SUPERAR OS 20 POR CENTO

-GOVERNO DO ESTADO PRORROGA MEDIDAS DE RESTRIÇÃO POR MAIS 15 DIAS

-PREFEITURA CONCEDE INCENTIVO DE 145 MIL REAIS PARA EMPRESA

-CRAS REALIZA A ENTREGA DAS ROUPAS DA CAMPANHA DO AGASALHO

-LICITAÇÃO PARA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS NÃO TEM NENHUMA EMPRESA HABILITADA

-VEREADOR SOLICITA ESCLARECIMENTO AO EXECUTIVO SOBRE COBRANÇA DO IPTU DE CHÁCARAS

-DEPUTADA PEDE INCLUSÃO DE PROFESSORES INATIVOS NO REAJUSTE SALARIAL

-PAGAMENTO DO AUXÍXLIO EMERGENCIAL DO ESTADO DEVE INICIAR NESTE MÊS

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE CONTRA CARRO NO CENTRO

-CONDUTORA COLIDE CONTRA POSTE E DEIXAR PARTE DA CIDADE SEM ENREGIA ELÉTRICA

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Ao menos 15 pessoas morreram nesta terça-feira em um atentado suicida em Mogadíscio, capital da Somália, contra um centro de treinamento do exército. Um homem-bomba disfarçado de soldado detonou os explosivos entre os recrutas que aguardavam em uma fila diante da base militar na zona leste da cidade. Segundo o oficial MOHAMED ADAN, 15 recrutas morreram, mas ele alertou que o número pode crescer. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento.

Os iranianos comparecerão às urnas na próxima sexta-feira para definir o novo presidente. A tendência é de vitória de EBRAHIM RAISI. A expectativa neste pleito eleitoral é de uma elevada taxa de abstenção. Sete candidatos foram autorizados a disputar a décima terceira eleição presidencial desde a Revolução de 1979: cinco ultraconservadores e dois reformistas. O presidente da República Islâmica tem prerrogativas limitadas no Irã, onde a maior parte do poder está nas mãos do guia supremo, o aiatolá ALI KHAMENEI.

O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO, que terminou à frente na eleição presidencial no Peru, fez um apelo na terça-feira ao tribunal eleitoral do país que respeite a vontade popular e anuncie uma decisão rápida sobre a impugnação de votos. Candidato do partido Peru Livre, CASTILLO obteve 50 vírgula 12 por cento dos votos válidos, contra 49 virgula 88 por cento de KEIKO FUJIMORI. A diferença foi de apenas 44 mil e 58 votos. Ele ainda não foi declarado vencedor porque pedidos de contestação de milhares de votos e centenas de atas das assembleias de voto continuam pendentes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, na noite de terça-feira, a importação excepcional da Sputnik V por mais sete estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Ao todo, mais 592 mil doses poderão ser importadas. A autorização foi concedida com as mesmas restrições que se aplicaram a outros seis estados que também receberam, no início do mês, permissão de importação excepcional: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Ao todo, esses estados tiveram autorização para importar 928 mil doses.

A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL. Ele obteve no STF direito de não comparecer à comissão, mas decidiu comparecer. Cassado em abril, WITZEL é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado em desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou desvios na saúde. O ex-governador é réu em processo que apura corrupção e lavagem de dinheiro. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça. WITZEL foi denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no Rio, que apontou corrupção na saúde do estado.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANDRÉ PEPITONE, afirmou nesta terça-feira que a crise hídrica enfrentada pelo país neste ano já permite estimar uma alta de pelo menos cinco por cento nas contas de luz em 2022. A agência também prepara mudanças que devem encarecer a conta de luz nas próximas semanas, incluindo um aumento de mais de 20 por cento na bandeira tarifária mais alta, que está em vigor atualmente e já adiciona seis reais e 24 centavos na conta para cada 100 quilowatts consumidos ao mês. O aumento dos preços da energia tem relação com o maior acionamento das usinas termelétricas para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas. O Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, segundo o governo.

O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira, a uma série de reuniões com os deputados estaduais sobre a Reforma da Previdência dos servidores públicos. O chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, e o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, MARCELO PANOSSO MENDONÇA, estiveram na Assembleia Legislativa para discutir os principais pontos da proposta com as bancadas parlamentares. A agenda continua nesta quarta-feira. A medida segue o modelo nacional e, segundo o governo, é necessária para que o Estado possa ajustar a previdência estadual, que tem um déficit estimado em cinco bilhões em 2021. A Reforma que será enviada para a Assembleia tem o objetivo de ajustar a forma de financiamento do sistema previdenciário estadual.

Duas em cada três cidades de Santa Catarina apresentaram aumento de casos ativos de covid-19 nos últimos sete dias. Em 194 das 295 cidades de Santa Catarina, o número de pessoas em tratamento contra o coronavírus subiu até 17 vezes em uma semana. Em 76 cidades houve redução e em 25 o mesmo número se manteve há sete dias. Em Santa Catarina, havia 22 mil 938 casos ativos nesta terça-feira, 20 por cento a mais do que uma semana atrás. Três cidades apresentaram o maior crescimento em números absolutos os últimos sete dias. Apenas em Itajaí, são 348 casos ativos a mais no período, seguido por Blumenau com 294 e Criciúma com 215.

O governo de Santa Catarina prorrogou até 30 de junho as atuais medidas sanitárias para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado. O atual decreto tinha vigor até esta terça e tem, agora, as regras mantidas por mais 15 dias, conforme o Estado. Entre as restrições estão horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos de acordo com a classificação da região no mapa de risco do governo do estado, que atualmente está com as 16 regiões em nível gravíssimo por causa do coronavírus. A alteração em relação ao decreto anterior é para eventos de grande porte com mais de 500 participantes. A realização fica condicionada à avaliação do plano de contingência do Estado, autorização da cidade e deliberação de dois terços dos municípios que integram a Comissão Intergestores Regional.

As secretarias de Saúde divulgaram a atualização do número de casos ativos nos municípios. Na região de SJCedro o município que possui o maior número de pessoas infectadas é Guaraciaba com 118. Já Princesa voltou a registrar o menor número de casos ativos, sendo 16. Em Palma Sola, 64 pessoas estão com a doença ativa. Guarujá do Sul possui 42 e Anchieta registrou 67 casos ativos. Já em SJCedro, 84 pessoas possuem o coronavírus ativo. 12 casos nas últimas 24 horas.

O Conselho Tutelar de Palma Sola realizou a eleição suplementar e definiu um novo conselheiro. De acordo com a assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente no município, ALESSANDRA ARDENGUE, a população compareceu na votação para escolher um conselheiro titular e outro suplente. A eleição ocorreu ontem, e a população de Palma Sola podia escolher entre dois nomes, sendo SOLENI TEREZINHA PINTO e CLEVERSON GOMES. Com uma maior quantidade de votos, SOLENI foi escolhida para assumir o cargo de Conselheira Tutelar, enquanto CLEVERSON é o novo suplente do órgão. Foram 111 eleitores que compareceram na escolha dos conselheiros. Para ALESSANDRA, a quantidade supriu a expectativa, embora gostaria que fosse ainda maior. A assistente social definiu a votação como tranquila. Ela explicou que em Palma Sola o mandato de conselheiro dura quatro anos, porém, essa eleição foi suplementar, cobrindo somente as vagas necessárias.

O município de Guaraciaba concede incentivo para empresa. Incentivo é através de concessão de uso de um lote na Área Industrial Antônio Negri. A administração de Guaraciaba, através do prefeito, VANDECIR DORIGON, juntamente com a secretária de Indústria e Comércio, assinou ontem uma concessão de uso de um lote junto à Área Industrial Antônio Negri, próximo ao CTG Fronteira do Oeste. Conforme DORIGON, nos últimos meses ocorreu uma Concorrência Pública para empresas interessadas, que fossem do ramo de fabricação, instalação e reparação de aberturas em madeira. Segundo o prefeito, a empresa vencedora recebeu de incentivo a concessão de um terreno avaliado em 145 mil reais. A empresa deverá se instalar no local em até seis meses, e deverá ressarcir o município com 50 por cento do valor do terreno, em até 10 anos, com um ano de carência. Além disso, a empresa deverá seguir todas as exigências do edital de concessão, e que consta nas Leis de Incentivo do município.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Princesa, realizada na segunda-feira, o vereador VALDIR MARKUS manifestou preocupação referente a cobrança do IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano, de chácaras. Ele solicitou para que o prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, encaminhe para o legislativo uma resposta sobre essa tomada de decisão. Na sessão, o vereador disse que existe uma polêmica muito grande entre os princesenses que possuem uma chácara. MARKUS destacou que o valor, até então, não era cobrado pelo município. Ainda acrescentou que o valor é elevado. VALDIR disse que as informações repassadas dão conta que a cobrança do Imposto Urbano é baseada em lei, porém até então não era cobrado. Ele destacou que a administração necessita esclarecer as cobranças antes de emitir as guias para o proprietário da chácara.

O vereador, VALDIR MARKUS, comentou que os proprietários das chácaras ficaram surpresos devido a cobrança por parte do município. O vereador lembrou da pandemia que está sendo vivenciada pelo país e mais uma cobrança de Imposto. Ele ressaltou que, se for dentro da lei, é necessário haver um esclarecimento por parte da administração. MARKUS disse que a servidora responsável pela tributação está afastada por 30 dias, sendo então solicitado ao líder de governo que na próxima sessão traga a manifestação do executivo. Na sessão, o líder de governo informou não estar por dentro dos fatos, mas que se comprometeu em buscar as informações, e se possível trará os esclarecimentos na próxima segunda-feira. A Rádio Cedro entrou em contato com a encarregada pelo setor de Tributos no período de afastamento da titular. E conforme a responsável, os loteamentos das chácaras estão passando por regularização para se transformar em área urbana.

O Cras de SJCedro realiza a entrega das roupas da campanha do agasalho. Conforme a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, CARLA SILVESTRI, o setor já tinha várias peças armazenadas e nos últimos meses a comunidade novamente colaborou com as doações de peças de roupas. Sendo que as mesmas foram distribuídas para as famílias interessadas no interior. Ela explicou que foi feito um cronograma para atender melhor as pessoas, respeitando as normas de distanciamento e segurança devido à pandemia. A campanha de doação foi realizada na quarta-feira da passada nas comunidades de Mariflor, Padre Réus e Linha Peperi. Na quinta-feira, na parte da tarde, foram atendidas as comunidades da Linha Imperatriz, Linha São Mateus e São Vendelino. CARLA lembrou que o Cras também firmou parceria com o Lions Clube, Leo Clube, empresas e cooperativas bancárias visando arrecadar alimentos e também cobertores para as famílias de baixa renda.

O relator do projeto de lei que prevê auxílio emergencial em Santa Catarina trouxe detalhes da ação. VALDIR COBALCHINI, ficou responsável por emitir um relatório pela aprovação ou não da Medida Provisória que prevê pagamentos aos catarinenses que acabaram perdendo seus empregos durante a pandemia da Covid-19. Ele lembrou que pelo projeto inicial, o valor seria de 600 reais, porém, em conversa com o executivo, a cifra foi ampliada para 900 reais. Diante da alteração, COBALCHINI emitiu o parecer aprovando a medida que vai beneficiar os catarinenses mais afetados com o coronavírus. A MP que visa auxílio emergencial aos afetados com a pandemia também foi aprovada pelas comissões de Justiça e de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De acordo com ele, após as aprovações, a MP foi votada em plenário, sendo aprovada por unanimidade. Conforme ele, agora o projeto segue para sanção do governador CARLOS MOISÉS. Segundo COBALCHINI, a expectativa é que a aprovação ocorra nos próximos dias.

O pagamento do auxílio emergencial por parte do governo catarinense deve começar a ser pago ainda neste mês de junho. A expectativa é do deputado, VALDIR COBALCHINI. Ele explicou que serão três parcelas no valor de 300 reais cada, totalizando 900 reais. O deputado comentou que o benefício deve ser concedido para 67 mil famílias catarinenses. COBALCHINI que o valor irá auxiliar os trabalhadores dos setores de eventos e artísticos, ambos os segmentos mais afetados pela pandemia. VALDIR disse que não descartou a possibilidade de uma possível prorrogação do auxílio emergencial. O parlamentar declarou que caso a pandemia continue intensa, novos valores podem ser destinados aos catarinenses. Ele salientou que as três parcelas que serão pagas totalizam cerca de 60 milhões de reais que vão movimentar a economia de Santa Catarina. VALDIR COBALCHINI pontuou que os detalhes dos pagamentos e mais informações devem ser divulgados pelo governo nos próximos dias.

Deputados, governo e sindicato tratam de aumento salarial para professores em reunião na Alesc. Ontem, a Comissão Mista formada na Alesc recebeu o Chefe da Casa Civil e os secretários estaduais da Educação, da Administração e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação. O principal assunto foi a anúncio feito pelo governador CARLOS MOISÉS um dia antes, de pagar no mínimo cinco mil para professores graduados com 40 horas aula semanais. Durante a reunião, os representantes do governo confirmaram o anúncio, mas não deram detalhes, alegando que questões técnicas e jurídicas ainda precisam de definição. A deputada e também presidente da Comissão Mista, LUCIANE CARMINATTI, destacou a necessidade de a medida contemplar de todos os trabalhadores do setor. Incluindo inativos, temporários e especialistas, além da aplicação em toda a carreira, para incentivar a formação dos professores com mestrado e doutorado. O colegiado tem 60 dias para debater e apresentar um modelo ao governo estadual.

Após lançar o processo licitatório, nenhuma empresa se propôs a realizar a operação tapa-buracos na BR 163. A afirmação é do deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK. Segundo o deputado, em conversa com o superintendente Estadual do DNIT, foi confirmado que nenhuma empresa se habilitou para as manutenções. Para o parlamentar, essa é uma irresponsabilidade e falha gravíssima do órgão em Santa Catarina. ESKUDLARK destacou que o DNIT deveria estar acompanhando os processos e motivar novas empreiteiras a participarem das licitações. O deputado disse que o Órgão não buscou conversar com a empreiteira que estava fazendo a operação tapa-buracos antes de encerrar o contrato. Ele acrescentou que as negociações com até então empresa responsável foram feitas depois de se encerrar o contrato. MAURÍCIO disse ainda que a mesma empreiteira não mostrou interesse em continuar. A Rádio Cedro buscou contato com o superintendente Estadual do DNIT, porém não obtivemos retorno.

O comandante do Corpo de Bombeiros de SJCedro foi promovido a Subtenente na última segunda-feira. Conforme IVAIR GANZER, durante os 34 anos de carreira esteve buscando esta promoção. Ele lembrou que estes eventos normalmente é feito com um número maior de pessoas e aberto ao público, contudo, devido à pandemia a condecoração foi realizada de forma restrita para a família. O Subtenente disse que este é o posto máximo para carreira de praça. GANZER lembrou que no final do ano de 1986 realizou a inscrição e no início de 87 fez o concurso. No dia 12 de fevereiro foi incluído no Corpo de Bombeiros e durante o mesmo ano realizou um curso em Lages. No final do ano de 1987, IVAIR foi encaminhado para Dionísio Cerqueira, onde permaneceu até 1998. E no mesmo ano fecha para São José do Cedro. GANZER lembrou ainda que esteve no corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por aproximadamente dois anos, quando voltou para SJCedro e assumiu o cargo como comandante.

O comandante do Corpo de Bombeiros de SJCedro, IVAIR GANZER, destacou ainda as conquistas obtidas pela guarnição no município desde 1998. Ele lembrou da nova sede e novas viaturas, como por exemplo, o caminhão. Além disso, ele disse que o quartel possui uma equipe bastante empenhada com os serviços, sejam dos bombeiros civis e comunitários. Além disso, GANZER comentou que as ocorrências atendidas tiveram uma diminuição desde março de 2020. Porém, ele lembrou que devido a pandemia, os trabalhos necessitaram mudar. Sendo que foi preciso tomar medidas sanitárias mais intensas para evitar a propagação da Covid-19.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de SJCedro ocorreu uma votação secreta do veto total do prefeito sobre um projeto de autoria do vereador FERNANDO WILL. Conforme o vereador, em entrevista para a Rádio Cedro, o projeto que trata sobre políticas de pessoas com autismo, foi o mais importante debatido. Com relação ao veto, FERNANDO disse que são situações naturais no jogo político que ocorre dentro do poder legislativo. Ele destacou que o seu projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em ambas sessões dos dias 12 e 19 de abril. De acordo com WILL depois do veto do executivo, o entendimento da Câmara foi outro. Para a derrubada do veto, seria necessário cinco votos, porém houve um empate de quatro a quatro. Com isso, não foi cumprido a regra para a derrubada do veto e o projeto foi arquivado. O vereador salientou que esteve conversando com os colegas da bancada de oposição, inclusive com o presidente. Ao ser questionado se ficou surpreso pela votação, FERNANDO disse que não. Ele afirmou que isso vai da liberdade de cada legislador possui.

Mesmo com a derrubada do projeto e arquivamento, FERNANDO WILL destacou que não deixará de lutar com relação ao direito dos autistas. Ele afirmou que agora existe um compromisso do município em trabalhar sobre o assunto. WILL destacou que irá cobrar esta ação devido às dificuldades enfrentadas pelo setor de Educação e Saúde. O vereador salientou que o executivo não pode fugir desta responsabilidade. FERNANDO salientou que não encara como um mau estar sobre a manifestação do presidente do legislativo. Mas lembrou que ele faz parte de um partido diferente das duas bancadas e que faz parte da bancada de oposição, sendo a mesma que o elegeu presidente. Contudo, o presidente é livre para se manifestar nas votações e posições. Procurado pela Rádio Cedro, o líder de governo não quis se manifestar sobre o assunto.

Acidente danifica poste e deixa parte da cidade de Itapiranga sem energia elétrica. A ocorrência foi registrada por volta das 21 horas e 10 minutos de ontem, na Rua do Comercio, no centro de Itapiranga. Uma mulher de 28 anos dirigia um veículo UP perdeu o controle do carro e colidiu em poste de energia elétrica. A mulher não sofreu ferimentos e recusou atendimento dos bombeiros. A Polícia Militar também esteve no local do acidente e realizou teste de bafômetro na motorista, que e deu negativo. No veículo também nenhuma irregularidade. Na manhã de hoje o trânsito ficou interrompido entre as rotatórias do Sicoob e um supermercado para a substituição do poste e fiação de energia elétrica.

Mulher sofre ferimentos leves em saída de pista na BR 282. O acidente aconteceu por volta das 15 e 40 de ontem na BR-282 em São Miguel. Segundo apurado pela Rede Peperi, uma mulher que conduzia uma caminhonete Toro com placas de Maravilha, seguia sentido a São Miguel quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu contra um barranco. Apesar do acidente, a condutora teve ferimentos leves e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, posteriormente levada até o Hospital Regional. A PRF foi acionada e fez os levantamentos.

Motociclista sofre ferimentos leves em colisão contra carro no centro. O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionado na manhã de ontem por volta das 9 horas para atender um acidente. A ocorrência foi registrada na Avenida Adelino Mangini no Centro de Dionísio. A colisão ocorreu entre moto e veículo. Chegando ao local foi atendida uma mulher de 37 anos que se encontrava no chão às margens da Avenida. Segundo o Corpo de Bombeiros ela estava consciente, orientada, porém se queixando de dor nos braços e pernas. A equipe de socorristas realizou os primeiros procedimentos, imobilizou a vítima e a conduziu para atendimento médico em Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.