ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 16 06 2020

-STJ REJEITA PEDIDO PARA AFASTAR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PALMARES

-GOVERNO DO ESTADO RECEBE MAIS 120 RESPIRADORES PULMONARES DA WEG

-PREFEITO ASSINA CONTRATO PARA CONCLUIR AMPLIAÇÃO DA CRECHE DO SANTA RITA

-HOSPITAL REGIONAL CONTRATA PROFISSIONAIS PARA NOVOS LEITOS DE UTI

-MUNICÍPIO VAI TESTAR MAIS DE 400 MORADORES SEM SINTOMAS DE COVID-19

-PM ATENDE MAIS UM CASO DE TENTATIVA DO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

-MOTO COLIDE EM FIOS DE POSTE CAÍDO E DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Três militares indianos, incluindo um oficial do exército, foram mortos em um confronto com tropas chinesas na fronteira no alto do Himalaia. Esse é o primeiro confronto entre os dois gigantes asiáticos que resulta na morte de soldados desde 1975, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Milhares de soldados dos dois países se concentram no local há mais de um mês, mas o confronto ocorre em um momento em que acontecia um esforço para se reduzir a tensão na região. Autoridades indianas e chinesas voltaram a se encontrar após o incidente.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que continuará enviando hidroxicloroquina ao Brasil mesmo após a principal autoridade de vigilância sanitária norte-americana revogar a autorização emergencial para o uso do medicamento contra a Covid-19. No fim de maio, os Estados Unidos anunciaram o envio de dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil. A FDA, agência que atua como a Anvisa nos Estados Unidos, revogou a permissão de emergência para o tratamento com a cloroquina e a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os responsáveis pelo órgão regulador declararam nesta segunda-feira que "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes".

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que homossexuais e transgêneros têm o direito de não sofrer discriminação no ambiente de trabalho por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A decisão foi recebida por grupos de defesa dos direitos LGBT como a mais importante desde a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país em 2015. A vitória também é significativa porque a maioria dos juízes da Suprema Corte foi indicada por presidentes republicanos, de orientação mais conservadora. Seis dos nove magistrados se posicionaram a favor da população LGBT nesse caso. Em suma, a Corte entendeu que gays, lésbicas e transgêneros estão protegidos de discriminação no ambiente de trabalho pela chamada Lei dos Direitos Civis de 1964.

O ex-senadores ROMERO JUCÁ e VALDIR RAUPP, ambos do MDB se tornaram réus em processo da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A denúncia foi aceita em 18 de maio e divulgada nesta segunda-feira pela força-tarefa do Ministério Público Federal. Outras quatro pessoas, entre elas o ex-presidente da Transpetro SÉRGIO MACHADO, também se tornaram rés no processo. Conforme a força-tarefa da Lava Jato, os crimes envolvem contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e as empreiteiras NM Engenharia e Odebrecht Ambiental. A denúncia aponta que as empresas pagavam propina aos integrantes do MDB responsáveis pela nomeação e manutenção de SÉRGIO MACHADO na presidência da estatal. Em troca, ele garantia às empreiteiras a continuidade de contratos e futuros convites para licitações, segundo a denúncia. JUCÁ afirmou que não existe motivo para a denúncia, "tecnicamente falando, o que existe é a palavra de um delator desmoralizado". A defesa de RAUPP negou as acusações e disse que a inocência do político será provada durante a instrução do processo.

A militante SARA FERNANDA GIROMINI, conhecida por SARA WINTER, prestou depoimento para a Polícia Federal na tarde desta segunda-feira após ter sido presa nesta manhã em função de inquérito que investiga ataques e fake news contra o STF. Em seu depoimento a ativista negou que o grupo que lidera, o 300 do Brasil, receba dinheiro do governo em troca de apoio e chegou a admitir que trabalhou em um cargo de comissão do Ministério dos Direitos Humanos. SARA também decidiu permanecer em silêncio quando foi questionada sobre quais os objetivos do grupo que lidera e sobre os ataques que fez em vídeo contra o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF. A prisão preventiva da militante foi solicitada pela Procuradoria Geral da República e ocorreu em decorrência do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga fake news e ataques contra a corte.

A ministra REGINA HELENA COSTA, do Superior Tribunal de Justiça rejeitou pedido do partido Rede Sustentabilidade para afastar do cargo o presidente da Fundação Palmares, SÉRGIO CAMARGO. O pedido do partido foi apresentado no último dia quatro, em razão das declarações de CAMARGO em uma reunião na fundação. No encontro, ele chamou o movimento negro de "escória maldita", disse ZUMBI “escravizava pretos", criticou o Dia da Consciência Negra, falou em demitir "esquerdista" e usou o termo "macumbeira" para se referir a uma mãe de santo. A ministra não chegou a analisar o mérito do pedido. Ela rejeitou a ação apresentada pela Rede por questões processuais: considerou que faltava um pressuposto para apresentação de um mandado de segurança – a ausência de um ato que tenha violado um "direito líquido e certo", requisito previsto na Constituição.

O vestibular da Udesc terá um novo edital e inscrições gratuiras. De acordo com a Universidade do Estado, já que não será possível fazer provas presenciais, nesta edição o vestibular será um processo seletivo especial. Os candidatos vão poder optar entre três formas de avaliação para se candidatar a mil e 40 vagas de 37 cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2020. Para esse processo, não será cobrada a taxa de inscrição. Para participar do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc, o candidato terá que optar por um dos seguintes critérios: nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio apenas quem prestou a prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018, média final do Vestibular da Udesc para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e foram classificados ou aprovados em lista de espera, mas não conseguiram vagas em convocações posteriores ou então a média final geral de conclusão do ensino médio.

O Estado de Santa Catarina recebeu na tarde desta segunda-feira, um novo lote com mais 120 respiradores pulmonares adquiridos junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul. Os novos equipamentos serão destinados a leitos de Unidades de Terapia Intensiva já ativos. O secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou que o objetivo é utilizar os ventiladores em UTIs para Covid-19. Essa é a terceira remessa de respiradores recebidos da WEG. Com o lote entregue nesta segunda-feira, o Estado de Santa Catarina já dispõe de 270 dos 500 ventiladores adquiridos junto à empresa de Jaraguá do Sul. De acordo com o secretário de Saúde, a distribuição dos equipamentos será definida junto com os municípios e de acordo com o grau de necessidade.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense ouvirá, na reunião desta terça-feira, mais duas testemunhas: o coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, e DÉBORA BRUM, servidora da Secretaria de Estado da Saúde. Os depoimentos começarão a partir das cinco horas da tarde. As duas testemunhas foram citadas pelo ex-secretário de Estado da Saúde HELTON ZEFERINO e pela servidora MARCIA PAULI durante a acareação realizada pela comissão da Alesc na semana passada. ROCHA e DEBORA também estariam envolvidos no processo de pagamento antecipado pelos 200 respiradores com dispensa de licitação. Parte dos 33 milhões pagos pelos equipamentos que não foram entregues saíram do Fundo Estadual da Saúde, coordenado por ROCHA.

A secretaria de Saúde de Barra Bonita retomou ontem alguns atendimentos presenciais nas duas unidades de Saúde do município. A informação é da secretária responsável pela pasta, CRISTIANE ALVES DE OLIVEIRA. De acordo com ela, a volta está amparada na portaria publicada ainda no mês de maio onde autoriza a retomada dos atendimentos eletivos com 50 por cento da capacidade. Conforme ela, além disso, também está autorizada a retomada das cirurgias eletivas, porém com uma série de restrições. Segundo CRISTIANE, a preocupação era grande visto que a população estava há mais de 60 dias sem atendimento médico em várias especialidades.

A retomada das atividades nas unidades de Saúde de Barra Bonita vão seguir uma série de orientações e restrições impostas pelo Ministério da Saúde. A afirmação é da secretária responsável pelo setor, CRISTIANE ALVES DE OLIVEIRA. Ela destacou que já existe um número expressivo de pacientes que agendaram consultas, exames e outros procedimentos. Questionada sobre um possível acumulo de trabalho nesse período de pandemia, CRISTIANE disse que aos poucos as ações vão volta a sua normalidade. A secretária ressaltou que apesar do retorno das atividades, espera compreensão da população. Ela declarou que a orientação é que as pessoas busquem atendimento apenas em casos extremos, tanto na área médica quanto na área odontológica.

As unidades de Saúde de Barra Bonita estão atendendo desde ontem com 50 por cento da sua capacidade. O comentário é da secretária de Saúde, CRISTIANE ALVES DE OLIVEIRA. Ela explicou que no posto da Linha 13 de Maio o atendimento odontológico será nas segundas-feiras o dia todo. Já nas terças serão realizadas consultas médicas na parte da tarde. Quanto à entrega de medicamentos, a mesma vai continuar nas quartas-feiras a tarde. CRISTIANE lembrou ainda que a coleta de exames será apenas na unidade central de Saúde com agendamento prévio e com número máximo de 10 pacientes por coleta. O objetivo conforme ela, é evitar aglomerações nas unidades de Saúde do município.

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste vai realizados atendimentos clínicos e exames laboratoriais e de imagens gratuitos em 60 cães, gatos e bovinos no município. A ação beneficiará animais de pessoas de baixa-renda ou que foram afetadas pela pandemia do Covid-19. O serviço vai começar na próxima segunda-feira, dia 22, e vai até o dia três de julho. Segundo a professora FERNANDA CANELLO BANDIERA, a "Clinivet em Ação" visa promover a saúde pública por meio do atendimento de animais de famílias de baixa renda. Ela explicou que a presença de animais de estimação saudáveis influencia, diretamente, na saúde da população. Os agendamentos podem ser realizados por telefone ou pelo WhatsApp: 3631-1640. No momento do agendamento, será preciso informar a espécie do animal e a principal queixa.

A secretaria de Agricultura está trabalhando na coleta de lixo nas comunidades rurais. A informação é do secretário ANTONIO ORSO. Ele explicou que o recolhimento começou no dia oito, mas atrasou em razão das chuvas da semana passada. Hoje, a coleta está ocorrendo nas Linhas Sete Setembro, Dois Irmãos, Oito de Março e Linha Aparecida. O objetivo, segundo ORSO, é recolher os materiais recicláveis e levar para a separação no barracão da Acomar. ORSO lembrou que a campanha contempla roupas, calçados, isopor e embalagens de agrotóxicos. Os agricultores devem dar um outro destino para esses materiais.

A segunda parte do material enviado pela Defesa Civil chegou ao parque de máquinas do município de Descanso na manhã desta segunda-feira. Para atender as necessidades das famílias, equipes realizaram a entrega das telhas e cumeeiras para moradores da Linha Jacutinga, Linha Macaco Branco, Bairro Antônio Rech e Bairro São Jorge. Segundo o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, ÉLCIO JEZIUR, quem ainda não está cadastrado no levantamento da Defesa Civil deve se dirigir urgentemente até a Prefeitura Municipal para fazer o seu cadastro. Ele explicou que o cadastramento é fundamental para solicitar ressarcimentos no caso de seguro ou para realizar o saque do FGTS e outros serviços. JEZIUR lembrou que só serão beneficiados com o material cedido pela Defesa Civil as famílias atingidas que estiverem cadastradas. Cerca de 300 edificações foram atingidas pelo tornado que atingiu Descanso na quarta-feira da semana passada.

A secretaria Municipal de Saúde de Descanso confirmou mais dois casos de Covid-19 nesta segunda-feira. Ao todo, o município tem cinco casos confirmados. Os dois novos casos são de dois homens, entre 30 e 40 anos. Ele tiveram a doença confirmada por meio de teste rápido realizado fora do município. Um está internado no hospital regional e outro está em isolamento domiciliar. Dois pacientes que tiveram a doença já estão recuperados. A Secretaria de Saúde reforça a importância do uso de máscara ao sair, higienização das mãos com frequência e o distanciamento social.

A Administração de São Miguel do Oeste assinou, na tarde desta segunda-feira, o contrato para ampliação da creche Criança Cidadã, no bairro Santa Rita. No local, serão construídas três salas e demais ambientes necessários para acolher cerca de 50 crianças a mais. O investimento, com recursos próprios do município, chegou a 380 mil reais. Os trabalhos de ampliação da unidade começaram no ano passado, mas a empresa vencedora da licitação acabou abandonando a obra. A prefeitura fez um novo processo licitatório e ontem foi assinado o contrato com a empresa que venceu a licitação. Com a assinatura do contrato na tarde de ontem, as obras podem começar nos próximos dias.

Com a obra na unidade do bairro Santa Rita, serão 24 novas salas disponibilizadas em creches do Município pela gestão atual. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a quantidade é suficiente para atender cerca de 300 crianças. Já foram concluídas as ampliações nas creches dos bairros Agostini, São Luiz e São Sebastião. Nos próximos dias, também será entregue a nova creche do Centro, onde funcionava o antigo Besc. Atualmente, o Município de São Miguel do Oeste conta com mil 260 crianças matriculadas em creches. O prefeito ressaltou que garantir estruturas físicas adequadas é importante, mas a maior preocupação da administração é oferecer um acolhimento humanizado e de qualidade as crianças para que os pais possam trabalhar com tranquilidade.

O deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK, do PL, acompanhado de lideranças municipais, anunciou a liberação de uma emenda parlamentar no valor de 500 mil reais para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O recurso foi garantido via emenda apresentada pelo senador JORGINHO MELLO. O ato simbólico de entrega da emenda ocorreu nesta segunda-feira no Hospital com a presença do diretor da unidade, JEFERSON GOMES. O valor deve ser liberado na semana que vem via conta do município que vai repassar para o Hospital Regional. O dinheiro deve ser aplicado em ações de enfrentamento do Covid-19 na unidade.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está contratando profissionais para atuar nos novos leitos de UTI que serão instalados na unidade nos próximos dias. Até o próximo sábado, dia 20, o hospital vai receber currículos para as vagas de técnico de enfermagem. Segundo a assessoria do hospital, o número ainda não está fechado, mas a projeção é de que ocorra a contratação de pelo menos mais 10 profissionais da área da enfermagem para atender os pacientes desses novos leitos de UTI. Os interessados em participação da seleção devem encaminhar o currículo para o email [email protected] ou entregar na recepção administrativa do hospital. Além da contratação imediata, o Hospital também vai formar um cadastro de reserva para futuras necessidades de novos profissionais.

A contratação dos profissionais da área de enfermagemé uma das ações do hospital para a ativação de 10 novos leitos de UTI na unidade. Na semana retrasada, o hospital recebeu 10 respiradores comprados pelo estado da empresa Weg de Jaraguá do Sul. Agora, o hospital está montando a estrutura complementar para colocar os equipamentos em atividade. Além dos respiradores, é preciso monitores, bombas de infusão, as camas e a equipe de profissionais. Com a abertura de mais 10 leitos, o hospital passa a conta com 28 vagas de UTI para ao atendimento de doenças em geral e da Covid-19. Atualmente, são 18 vagas na UTI, nove excluídas para pessoas infectadas pelo coronavirus.

O Hospital Regional tem cinco pessoas internadas com Covid-19. A informação foi divulgada no final da tarde de ontem. Três pacientes estão em leitos de UTI. Com isso, a taxa de ocupação no espaço da terapia intensiva destinada para pessoas com coronavírus é de 33 por cento. Outros dois pacientes estão nos leitos de enfermeira. A ala de Covid-19 com quartos simples tem 27 vagas e a taxa de ocupação, neste momento, é de sete vírgula 41 por cento. O Hospital atende pacientes de toda a região extremo-oeste. De acordo com a assessoria do hospital, os equipamentos encaminhados pelos estado estão sendo avaliados e os laudos devem ficar prontos nesta semana. Até sexta-feira, o hospital regional deve se manifestar oficialmente sobre a estruturação e a data de abertura dos novos leitos de UTI.

O Município de São Miguel do Oeste iniciou nesta segunda-feira um trabalho pioneiro de testagem da população por amostragem para covid-19. Em duas semanas, 423 pessoas assintomáticas serão testadas no município. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, os moradores que serão testados foram divididos por faixa etária, sexo e endereço. O objetivo é que o grupo selecionado represente estatisticamente a totalidade da população. BORTALANZA explicou que os dados servirão como base para um estudo, em parceria com a Unoesc, que auxiliará o poder público e o Comitê de Crise do Coronavírus na tomada de decisões para enfrentar a doença.

A testagem da população é a melhor forma de enfrentar a Covid-19. A afirmação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que a ampliação dos testes aplicados na cidade permite entender o comportamento do vírus na comunidade, isolar pessoas infectadas e evitar uma contaminação desenfreada, diminuindo os riscos de casos graves da doença e também de superlotação de hospitais. Já o coordenador do Comitê de Crise, MAURÍCIO PIACENTINI, ressaltou que o principal parâmetro para medir o grau de efetividade das ações de combate à covid-19 no âmbito local não é o número de casos confirmados, e sim a sua gravidade. Nesse sentido, ele disse que a situação no município é positiva e que a Covid-19 está controlada, sem registros graves e nenhum óbito provocado pela doença. Todos que testam positivo, assim como aqueles que residem em suas casas, são monitorados e permanecem em isolamento até que o risco de contaminação seja afastado.

São Miguel do Oeste já realizou mais de 800 testes para Covid-19 até agora e mais de 85 por cento deram negativo para a doença. Ontem, o município chegou a marca de cem casos confirmados. Foram mais três resultados positivos, dois homens e uma mulher. Outras cinco pessoas, dois homens e três mulheres, entraram para a lista de recuperados. Até agora, 72 superaram a doença. Ou seja, 72 por cento das pessoas que contraíram a doença já se recuperaram. Dos 28 casos ativos, 27 estão em isolamento domiciliar e apenas um paciente está internado no Hospital regional.

A Polícia Rodoviária Estadual fez uma apreensão de mercadorias contrabandeadas nesta segunda-feira na SC 157. Os produtos foram apreendidos por volta da uma hora da tarde no município de São Lourenço do Oeste. A operação foi realizada na frente do posto de fiscalização. Os policiais abordaram uma Spacefox, placas de Gaspar, conduzida por uma mulher de 42 anos residente no município de Foz de Iguaçu no Paraná. Durante a revista do carro, foi constatado o transporte de mercadorias contrabandeadas no valor aproximado de 71 mil reais. Os produtos e o veículo foram encaminhados para a Receita Federal de Joaçaba.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de estelionato tarde de ontem. Trata-se de mais uma tentativa do golpe do falso sequestro. Um casal da cidade recebeu uma ligação onde os golpistas informaram que a filha das vítimas havia sido sequestrada. A menina saiu para caminhar com o cão e, durante a ligação dos criminosos, a mães conseguiu falar com a filha. Nenhum valor foi repassado aos estelionatários. A Polícia Militar orienta a população que esses golpes são antigos mas continuam fazendo vítimas. As pessoas que receberem esse tipo de ligação devem ligar imediatamente para a Polícia Militar.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã de hoje na SC 163. Um poste de energia elétrica de uma propriedade acabou quebrando e os fios caíram sobre o asfalto. Um veículo Cronos, placa de São João do Oeste, que seguia no sentido Iporã do Oeste a Itapiranga, teve o teto atingido pelos fios. Uma moto XTZ 250 Lander, com placa de Itapiranga, colidiu contra a fiação e os dois ocupantes caíram sobre a pista. O acidente aconteceu por volta das sete horas manhã na linha Beato Roque, próximo ao trevo de acesso a São João do Oeste. O condutor da moto, um homem de 30 anos, teve hemorragia nasal, escoriações no pescoço e se queixava de dores no peito. O caroneiro, de 17 anos, apresentava suspeita de fratura no braço direito e escoriações nos braços e pernas. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e conduzidos ao hospital de São João do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.