ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/06/2020

-STJ REJEITA PEDIDO PARA AFASTAR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PALMARES
-GOVERNO DO ESTADO RECEBE MAIS 120 RESPIRADORES PULMONARES DA WEG
-MUNICÍPIOS DISCUTEM PLANO CONJUNTO PARA RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
-HOSPITAL OFERECE CONSULTAS SEMANAIS COM PEDIATRA
-SJCEDRO ENCAMINHA 20 PACIENTES PARA MUTIRÃO DE CIRURGIAS
-VICE-PREFEITO SEGUE INTERNADO PARA TRATAMENTO DA COVID-19
-IPTU DEVE INJETAR UM MILHÃO E 800 MIL REAIS NOS COFRES PÚBLICOS DE SJCEDRO
-PORTARIA TORNA MAIS RÍGIDA A FISCALIZAÇÃO DO LEITE
-MOTORISTA SAI ILESO APÓS TOMBAR CARRO EM CÓRREGO
-FIAÇÃO NA PISTA CAUSA ACIDENTE COM DOIS FERIDOS NA SC-163

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Três militares indianos, incluindo um oficial do exército, foram mortos em um confronto com tropas chinesas na fronteira no alto do Himalaia. Esse é o primeiro confronto entre os dois gigantes asiáticos que resulta na morte de soldados desde 1975, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Milhares de soldados dos dois países se concentram no local há mais de um mês, mas o confronto ocorre em um momento em que acontecia um esforço para se reduzir a tensão na região. Autoridades indianas e chinesas voltaram a se encontrar após o incidente.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta segunda-feira que continuará enviando hidroxicloroquina ao Brasil mesmo após a principal autoridade de vigilância sanitária norte-americana revogar a autorização emergencial para o uso do medicamento contra a Covid-19. No fim de maio, os Estados Unidos anunciaram o envio de dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil. A FDA, agência que atua como a Anvisa nos Estados Unidos, revogou a permissão de emergência para o tratamento com a cloroquina e a hidroxicloroquina contra a Covid-19. Os responsáveis pelo órgão regulador declararam nesta segunda-feira que "não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina possam ser eficazes".

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira que homossexuais e transgêneros têm o direito de não sofrer discriminação no ambiente de trabalho por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A decisão foi recebida por grupos de defesa dos direitos LGBT como a mais importante desde a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país em 2015. A vitória também é significativa porque a maioria dos juízes da Suprema Corte foi indicada por presidentes republicanos, de orientação mais conservadora. Seis dos nove magistrados se posicionaram a favor da população LGBT nesse caso. Em suma, a Corte entendeu que gays, lésbicas e transgêneros estão protegidos de discriminação no ambiente de trabalho pela chamada Lei dos Direitos Civis de 1964.

Os ex-senadores ROMERO JUCÁ e VALDIR RAUPP, ambos do MDB se tornaram réus em processo da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A denúncia foi aceita em 18 de maio e divulgada nesta segunda-feira pela força-tarefa do Ministério Público Federal. Outras quatro pessoas, entre elas o ex-presidente da Transpetro SÉRGIO MACHADO, também se tornaram rés no processo. Conforme a força-tarefa da Lava Jato, os crimes envolvem contratos celebrados entre a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e as empreiteiras NM Engenharia e Odebrecht Ambiental. A denúncia aponta que as empresas pagavam propina aos integrantes do MDB responsáveis pela nomeação e manutenção de SÉRGIO MACHADO na presidência da estatal. Em troca, ele garantia às empreiteiras a continuidade de contratos e futuros convites para licitações, segundo a denúncia. JUCÁ afirmou que não existe motivo para a denúncia, "tecnicamente falando, o que existe é a palavra de um delator desmoralizado". A defesa de RAUPP negou as acusações e disse que a inocência do político será provada durante a instrução do processo.

A militante SARA FERNANDA GIROMINI, conhecida por SARA WINTER, prestou depoimento para a Polícia Federal na tarde desta segunda-feira após ter sido presa nesta manhã em função de inquérito que investiga ataques e fake news contra o STF. Em seu depoimento a ativista negou que o grupo que lidera, o 300 do Brasil, receba dinheiro do governo em troca de apoio e chegou a admitir que trabalhou em um cargo de comissão do Ministério dos Direitos Humanos. SARA também decidiu permanecer em silêncio quando foi questionada sobre quais os objetivos do grupo que lidera e sobre os ataques que fez em vídeo contra o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF. A prisão preventiva da militante foi solicitada pela Procuradoria Geral da República e ocorreu em decorrência do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga fake news e ataques contra a corte.

A ministra REGINA HELENA COSTA, do Superior Tribunal de Justiça rejeitou pedido do partido Rede Sustentabilidade para afastar do cargo o presidente da Fundação Palmares, SÉRGIO CAMARGO. O pedido do partido foi apresentado no último dia quatro, em razão das declarações de CAMARGO em uma reunião na fundação. No encontro, ele chamou o movimento negro de "escória maldita", disse ZUMBI “escravizava pretos", criticou o Dia da Consciência Negra, falou em demitir "esquerdista" e usou o termo "macumbeira" para se referir a uma mãe de santo. A ministra não chegou a analisar o mérito do pedido. Ela rejeitou a ação apresentada pela Rede por questões processuais: considerou que faltava um pressuposto para apresentação de um mandado de segurança – a ausência de um ato que tenha violado um "direito líquido e certo", requisito previsto na Constituição.

O vestibular da Udesc terá um novo edital e inscrições gratuitas. De acordo com a Universidade do Estado, já que não será possível fazer provas presenciais, nesta edição o vestibular será um processo seletivo especial. Os candidatos vão poder optar entre três formas de avaliação para se candidatar a mil e 40 vagas de 37 cursos de graduação, com ingresso no segundo semestre de 2020. Para esse processo, não será cobrada a taxa de inscrição. Para participar do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc, o candidato terá que optar por um dos seguintes critérios: nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio apenas quem prestou a prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018, média final do Vestibular da Udesc para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e foram classificados ou aprovados em lista de espera, mas não conseguiram vagas em convocações posteriores ou então a média final geral de conclusão do ensino médio.

O Estado de Santa Catarina recebeu na tarde desta segunda-feira, um novo lote com mais 120 respiradores pulmonares adquiridos junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul. Os novos equipamentos serão destinados a leitos de Unidades de Terapia Intensiva já ativos. O secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou que o objetivo é utilizar os ventiladores em UTIs para Covid-19. Essa é a terceira remessa de respiradores recebidos da WEG. Com o lote entregue nesta segunda-feira, o Estado de Santa Catarina já dispõe de 270 dos 500 ventiladores adquiridos junto à empresa de Jaraguá do Sul. De acordo com o secretário de Saúde, a distribuição dos equipamentos será definida junto com os municípios e de acordo com o grau de necessidade.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense ouvirá, na reunião desta terça-feira, mais duas testemunhas: o coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, e DÉBORA BRUM, servidora da Secretaria de Estado da Saúde. Os depoimentos começarão a partir das cinco horas da tarde. As duas testemunhas foram citadas pelo ex-secretário de Estado da Saúde HELTON ZEFERINO e pela servidora MARCIA PAULI durante a acareação realizada pela comissão da Alesc na semana passada. ROCHA e DEBORA também estariam envolvidos no processo de pagamento antecipado pelos 200 respiradores com dispensa de licitação. Parte dos 33 milhões pagos pelos equipamentos que não foram entregues saíram do Fundo Estadual da Saúde, coordenado por ROCHA.

Governo sinaliza volta as aulas presenciais em agosto. Conforme o secretário do Sinte, ALDOIR KRAEMMER essa questão tem que ser muito bem avaliada em setores que vão além da educação. Ele afirma que seria ótimo poder voltar à vida normal em 40 dias, mas na prática, não é isso que vai acontecer. O secretário teme pela saúde da comunidade escolar já que as salas estão cheias, algumas delas com 30 a 40 alunos e sem opções para distanciamento. Ele reconhece que as aulas não presenciais estão gerando trabalho dobrado aos alunos e professores que precisam cumprir as tarefas e seguir um plano. ALDOIR percebe que alguns alunos em nível de estado estão sem acesso aos materiais por questões de tecnologia e falta de transporte para buscar atividades impressas. Ele avalia que mais do que cumprir o cronograma, é necessário analisar o nível de aprendizagem e as dificuldades. Ele lembra que o Sindicato estava em discussão com o governo para reajustar os salários da categoria, mas, a questão fica para segundo plano.

Retorno das aulas presenciais nas escolas deve ocorrer na mesma data em todos os municípios da Ameosc. A projeção é do secretário da educação em SJCedro, MAURO WEBER. De acordo com ele, os municípios estão discutindo as regras e os procedimentos que serão adotados para um retorno seguro. Na semana passada, os secretários participaram de uma reunião virtual para discutir o assunto. Na quinta-feira o colegiado participou de uma web conferencia com o secretário estadual de Educação, NATALINO UGGIONE. O secretário destaca que os gestores vão elaborar um Plano emergencial de Educação para a volta das aulas no Extremo Oeste. MAURO lembra que existe ainda que o ensino não presencial será validado, no entanto, ainda não é possível saber qual percentual vai contabilizar. Existe possibilidade de somar as aulas presenciais antes da pandemia, as on line de agora, as presenciais após retorno e ainda atividades complementares.

Data apontada como objetivo para a volta das aulas presenciais no Extremo Oeste é dia dois de agosto, mas ainda não há uma certeza de que isso vai acontecer. O secretário da educação em SJCedro, MAURO WEBER salienta que os municípios precisam organizar as escolas com álcool gel, termômetros para verificar a temperatura corporal de alunos e professores. Existe possibilidade de testagem para este público. Também é preciso analisar a situação conjunta com a rede estadual. Lembra que os próprios ônibus não poderão trafegar com a capacidade máxima. A meta é voltar dia dois de agosto, mas as aulas presenciais podem ficar para o mês de setembro. Ele comentou também que o retorno das aulas presenciais depende do estágio da Covid-19 e de conversa entre educação e saúde. Apesar de buscar uma data padrão, as regras podem mudar de um município para outro, de acordo com o número e a gravidade dos casos. WEBER garante que o processo será feito com responsabilidade por prefeitos, secretários e diretores de escolas.

Hospital de Dionísio Cerqueira retoma consultas pediátricas por agendamento. A diretora, JULIANA DEBONA afirma que neste mês iniciaram as consultas eletivas de mais esta especialidade que vinha sendo reivindicada na região pelo número pequeno de médicos neste setor. Ela explica que a profissional contratada já estava atendendo urgências e acompanhando os recém-nascidos. No entanto, agora poderão ser feitos os acompanhamentos das crianças através do Sus, convênios ou de forma particular para famílias de outros municípios da região. Lembra que estas novas ofertas são importantes para receita da unidade e também para melhorar a condição de saúde das crianças que recebem um acompanhamento específico para idade. JULIANA cita ainda a expectativa pela retomada gradativas das cirurgias eletivas.

Pacientes de SJCedro são encaminhados para cirurgias oftalmológicas. Nesta segunda de terça-feira 20 moradores locais foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, para realizar cirurgia de catarata. Conforme a secretária de Saúde IDENE PAULI, os procedimentos nesse formato começaram a ser realizados em 2017, e até o dia de hoje, a Administração já encaminhou em torno de 180 pacientes para procedimentos. Lembra que as cirurgias eletivas ainda não haviam sido realizadas neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, mas agora o atendimento está normalizando, zerando a fila de espera no município.IDENE destaca que os pacientes foram orientados quanto a realização dos procedimentos e também sobre os cuidados que deverão ter. O retorno ao município acontece logo após a cirurgia ser realizada, não necessitando de internação.O município disponibilizou um veículo para o transporte e uma técnica de enfermagem está acompanhando o grupo.

Vice-prefeito de Palma Sola segue hospitalizado para tratamento da COVID-19. MOACIR SANSIGOLO internou na última segunda-feira, no Hospital Regional para tratar da infecção de coronavírus. Após uma semana de internamento, o vice segue hospitalizado e fazendo uso de oxigênio. O estado de saúde é estável, sendo acompanhado pelos médicos. Desde que internou, MOACIR não recebeu mais a visitas, estando totalmente isolado. O vice agradeceu a família, servidores públicos e os funcionários do hospital de Palma Sola e SMOeste pelo cuidado. Ele enfatiza a importância do SUS, também no tratamento de COVID. MOACIR destaca que todo seu tratamento, assim como dos outros pacientes, está sendo gratuito e lembra que realidade em outros países é diferente. O vice-prefeito agradeceu ainda as mais de duas mil mensagens de fé, esperança e motivação e pede que continuem com as orações por todos aqueles que também estão enfrentando a doença.

Cidasc esclarece portaria que torna mais rígida fiscalização sobre a qualidade do leite. Conforme o gestor técnico da Cidasc regional, ODY GONÇALVES, a portaria vem complementar as normas já em vigor desde o ano passado pela instrução normativa 77. Ele explica que ambas tratam normas para melhoria da qualidade do leite, principalmente voltadas aos laticínios. O gestor explica que o objetivo é melhorar a qualidade sanitária, no controle de doenças infectocontagiosas, e estabelecer novos parâmetros de rastreabilidade. Ele esclarece que isso será feito por meio do cadastro dos produtores e dos transportadores. O gestor chama atenção para o controle da brucelose e tuberculose, que é um dos pontos fortes da nova legislação que segue três parâmetros. O primeiro será o controle mais efetivo do ingresso de animais em propriedades leiteiras com exame negativo para as doenças. As propriedades terão que apresentar ao laticínio um exame a cada três anos. O gestor destaca também uma atuação mais rigorosa nas propriedades infestadas.

Produtores que não cumprirem a realização dos testes no intervalo orientado, não irão receber a indenização caso tenham direito, e não vão mais poder entregar o leite as indústrias. O gestor técnico da Cidasc regional ODY GONÇALVEZ enfatiza que a portaria também prevê que em um período inicialmente anual, e depois semestral, será feita a coleta de leite nos resfriadores das propriedades, com o objetivo de identificar se há foco de brucelose. A partir disso será feito o levantamento em todo o rebanho para diagnosticar outros possíveis casos da doença. GONÇALVES diz que com a parceria das prefeituras, o reforço na equipe de veterinários da Cidasc, a parceria com o ICASA e o interesse e a adesão dos produtores o número de propriedades certificadas aumenta a cada ano. Ele lembra que o veterinário cedido pela Cidasc para Iporã do Oeste ainda está em fase de treinamento. O atendimento será feito em uma sala cedida pela prefeitura.

Produtores rurais reivindicam aumento no preço do litro. O conselheiro do Conseleite, JOSÉ CARLOS ARAÚJO explica que o preço do produto aumentou nos mercados há dois meses, mas os agricultores não tiveram aumento neste período. Ele afirma que como todos os anos nesta época de entressafra há aumento no preço da produção já que as pastagens ainda não estão desenvolvidas e há necessidade de complementar alimentação. O produtor comenta que existe negociações, já que não existe motivo para baixa na remuneração e por outro lado acréscimo nas prateleiras, ao consumidor. ARAÚJO salienta que o ano passado iniciou com exigências do MAPA que obrigaram as propriedades a investir ainda mais em qualidade, mas, como não houve valorização e os prejuízos são frequentes há desistência. JOSÉ prevê uma seleção, onde apenas os maiores vão seguir na atividade leiteira. Ele reforça que a única saída é melhorar a qualidade para que a venda atenda, além do mercado interno, também outros países.

Polícia Militar Rodoviária recebe equipamentos doados pela Receita Federal. O delegado de Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, VALTER DURIGON, repassou através de termo de perdimento e doação diversos materiais de informática e de comunicação a Polícia Militar Rodoviária. Os materiais foram destinados a terceira companhia de Iporã do Oeste e serão compartilhados entre os postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus. Os materiais doados somam 120 mil reais, estando entre eles um moderno Drone. Os materiais vem a fortalecer as ações de prevenção e repressão realizados pela Polícia Militar Rodoviária nos mais de 900 km de rodovias estaduais da região oeste de Santa Catarina. A Polícia Militar Rodoviária e Receita Federal também definiram ações em conjunto na realização de operações na área de fronteira.

Delegacia de SJCedro recebe reforma e modernização. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, a central de flagrantes regional e sede da Polícia Civil da comarca de SJCedro passou por uma série de melhorias nos últimos meses após reivindicações. O serviço iniciou em setembro passado, foi concluído em abril e no mês passado foram feitas adaptações e compra de móveis. A empreiteira terminou a reforma nas estruturas com a troca do telhado, reforço das paredes e pintura. Além disso, a sala do Detran, onde são realizadas as fotografias para carteira de motorista, ganhou um novo espaço. A recepção da unidade ficou mais confortável com a instalação de ar condicionado. Outra melhoria foi no pátio não apenas no layout, mas também para acessibilidade e substituição do piso. De acordo com o delegado tudo isso só foi possível graças a empenho da Delegacia Regional e Geral, que colocaram como prioridade a recuperação para atender a população de SJCedro, Guarujá do Sul e Princesa, além de outros municípios que são eventualmente atendidos nos plantões.

Delegacia de SJCedro estava com colapso estrutural e dependia de reformas. O delegado, SANDRO ZANCANARO, lembra que uma parte da área estava interditada há quatro anos. Ele assinala que, além do público, o prédio não oferecia mais condições de trabalho e segurança adequados aos agentes. Os problemas eram as infiltrações, rachaduras em paredes e deterioração da estrutura “tomada” pelo mofo e mau cheiro. O delegado destaca que no ano passado houve uma mobilização de lideranças locais da câmara e prefeitura solicitando recursos para obra. A mobilização foi junto aos deputados e governo estadual cobrando o investimento. O delegado afirma que todo trabalho foi reorganizado durante os sete meses de obra e não houve transtornos ao público. ZANCANARO comenta que a sede, localizada na Rua Padre Aurélio, já passou por reparos e desta vez uma intervenção completa. O valor aplicado foi cerca de 270 mil reais na primeira etapa, mas houve um aditivo de mais 70 mil, para complementação.

IPTU de 2020 deve injetar mais de um milhão e 700 mil reais nos cofres públicos de SJCedro. A projeção é da secretária da Fazenda, VERA COSTA. Conforme ela, com base no número de cadastros do imposto devem ser arrecadados cerca de um milhão e 740 mil reais caso eles sejam pagos em cota única, com os dez por cento de desconto. Caso a maioria das guias seja parcelada o valor será superior a um milhão e 890 mil reais. Ela revela que neste ano o incremento é cerca de mil e cem cadastros de imóveis em comparação a 2019, cerca de 300 mil reais a mais em valores. São vários loteamentos novos. A secretária informa que atualmente são 6.526 carnês do imposto predial e territorial urbano. Ela revela que 47 pessoas de enquadraram nos critérios e estão isentas do pagamento. VERA afirma que as guias podem ser impressas diretamente do site da prefeitura ou existe a opção de buscar nos pontos montados pela prefeitura. O vencimento é dia 15 de julho, mas já houve pagamento. Até ontem havia entrado na conta da administração 107 mil reais.

Câmara de vereadores de SJCedro recebe projetos visando abertura de crédito especial no orçamento. A líder do governo MARCIA DEMOSSI explica que na noite de ontem entraram duas matérias do executivo em regime de urgência que já receberam aprovação por unanimidade na primeira votação. Ela esclarece que um deles visa criar as condições necessárias para execução do Programa de Qualificação de Assistência farmacêutica objetivando a inclusão de despesas de pessoal com os valores recebidos. O montante é que 24 mil reais que poderão ser usados para custar salário. O outro é parecido, mas, no valor de 17 mil reais e se refere ao fundo de assistência social. O objetivo é que esse recurso também possa ser para pagamento do servidor que trabalha com o Cadastro Único.Ainda na sessão a líder do governo sugeriu que houvessem transmissões da sessões pela internet. A presidente ISOLDI WILL lembrou que já havia sido cogitada esta ideia. Segundo ela, houve contato com empresa, contudo, o custo precisa ser estudado.

Vereador pede melhorias no interior de SJCedro.Na sessão de ontem IRONI FEDRIZZI realizou requerimentos pedindo que a secretaria de Obras realize a troca de tubos de concreto para drenagem fluvial no acesso à propriedade de INÁCIO PELISSEL na Linha Esquina Mariflor. Ele apresentou um vídeo onde mostra a água da chuva invadindo o porão da propriedade.O vereador afirma que a ideia é que sejaampliados os tubos para facilitar o escoamento da água. Os vereadores VOLNEI DALLO e CLÓVIS SCALCO que já trabalharam nas secretarias de Obras e Agricultura, também foram ao local e conhecem o problema. DALLO acredita isso ocorreu devido ao patrolamento feito na estrada dias atrás, mas, explica que a tendência é que esse barro reduza com passar dos dias. Ele vai levar o pedido para análise da administração. LEÃO FEDRIZZI reivindicou também o cascalhamento e compactação na entrada que dá acesso as propriedades de JOSÉ BALBINOT, JURACI CASAGRANDE e da família SANTA CATARINA, na Esquina Derrubada.

Polícia Civil vai investigar a clonagem do telefone celular de prefeitos da região. Os golpes foram aplicados na semana passada. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos clonaram o número do prefeito de Paraíso e Princesa na sexta-feira, e de Anchieta, ainda na quarta-feira. Eles solicitaram diversos depósitos para contatos como ocorre de praxe neste tipo de situação. Mas, chamou atenção o caso de Paraíso quando os estelionatários pediram repasse de recursos do Fundeb. Uma das funcionárias que recebeu a mensagem dos golpistas informou que o estelionatário sabia de detalhes sobre o funcionamento desde fundo que é destinado para educação e qual o sistema para retirar recursos desta conta específica. A PM fez o boletim de ocorrência e agora os casos serão investigados pela Polícia Civil.

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. De acordo com as informações repassadas pela Polícia Militar, foi realizada abordagem a um automóvel que estava estacionado. Na busca veicular foi localizada uma balança de precisão, dentro do porta-luvas. Os policiais ainda localizaram um torrão de maconha, de aproximadamente cinco gramas, escondido nas proximidades. Na residência do acusado, a Polícia Militar localizou dois torrões de maconha dentro de um saco de milho em grãos. Com apoio do Canil, foram localizadas uma pedra de crack, de aproximadamente 20 gramas, escondida dentro de um saco de ração de cachorro, 20 sementes de maconha e mais um torrão da droga. O homem foi preso e a droga, juntamente com o veículo, apreendida.

PM apreende veículo com calçados contrabandeados em Barracão. Diversos produtos contrabandeados da Argentina foram apreendidos no local conhecido como campinho, na Vila Rural, na fronteira seca com o país vizinho. Policiais Militares do Batalhão realizavam patrulhamento quando no local foi encontrado um Uno branco cujo motorista quando avistou a viatura fugiu se embrenhando na mata, que após buscas, não foi mais localizado. No interior e ao lado do veículo, foram localizados volumes com 440 pares de tênis de origem estrangeira. Veículo e mercadorias foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.

Motorista sai ileso após tombar carro em córrego. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada por volta das oito horas da noite de ontem para atendimento a acidente de trânsito na Linha Gaúcha, em Guarujá do Sul. Ao chegar no local foi constatada uma ocorrência de saída de pista onde veículo ficou lateralizado depois de tombar em um córrego. O condutor e único ocupante já havia saído com ajuda de populares. Em atendimento o homem relatou que não se feriu e dispensou atendimento. A guarnição de socorro acionou Polícia Militar que ficou responsável pelo levantamento da ocorrência.

Moto colide em fiação sobre a pista e duas pessoas ficam feridas em acidente na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 7 horas da manhã de hoje na linha Beato Roque, próximo ao trevo de acesso a São João do Oeste. Um poste de energia elétrica de uma propriedade, com estrutura de madeira, acabou quebrando e os fios caíram sobre o asfalto. Um Cronos, placa de São João do Oeste, que seguia no sentido Iporã do Oeste a Itapiranga, teve o teto atingido pelos fios. No sentido contrário, uma moto XTZ 250 Lander de Itapiranga, colidiu contra a fiação e os dois ocupantes caíram sobre a pista. Bombeiros foram acionados para atender as vítimas. O condutor da moto, um homem de 30 anos, teve ferimentos graves com hemorragia nasal, escoriações no pescoço e se queixava de dores no peito. O caroneiro, de 17 anos, apresentava suspeita de fratura no braço direito e escoriações nos braços e pernas. Os dois foram conduzidos ao hospital. A Celesc foi acionada e removeu a fiação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.