ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 16 05 2025

-BRASIL CONFIRMA CASO DE GRIPE AVIÁRIA E CHINA SUSPENDE COMPRAS DO PAÍS POR 60 DIAS

-PROCON DIZ QUE DESCONTOS INDEVIDOS NO INSS OCORREM DESDE 2002 EM SC

-MP RECOMENDA SUSPENSÃO DO PROGRAMA BONUS FISCAL EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-PREFEITURA ENTREGA ESCRITURAS PARA 26 MORADORES DA LINHA CRUZINHAS

-DEFESA CIVIL REALIZA SIMULADO DE DESASTRES CLIMÁTICOS NESTE DOMINGO

-ACUSADO DE MATAR PAI E FILHO É CONDENADO A 30 ANOS DE PRISÃO POR DUPLO HOMICIDIO

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULOS NA BR 282

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 71 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0051 centavos.

Novos ataques na Faixa de Gaza deixaram ao menos 20 mortos na manhã desta sexta-feira. A informação é de um jornalista da Associated Press que contou os corpos em um hospital no norte do território. Segundo a agência, os sobreviventes relataram que ainda há muitas pessoas nos escombros. Este é o terceiro dia que Israel intensifica sua ofensiva no território. Ao todo, mais de 200 pessoas morreram, segundo a Defesa civil local controlada pelo grupo terrorista Hamas. Nesta quinta, foi registrado o maior número de mortos em um só dia desde que Israel voltou a atacar a Faixa de Gaza, em março, com maios de 100 vítimas.

Sem PUTIN e agora também sem ZELENSKY, delegações da Ucrânia e da Rússia se reuniram nesta sexta-feira, em Istambul, para negociações pelo fim da guerra na Ucrânia. O encontro entre as comitivas dos dois países aconteceu em Istambul, na Turquia, e durou cerca de duas horas. A conversa aconteceria na quinta-feira, mas foi adiada após incertezas sobre a presença dos dois líderes. A ausência dos presidentes VLADIMIR PUTIN e VOLODYMYR ZELENSKY dificultou a obtenção de um acordo, apesar da pressão da comunidade internacional por um cessar-fogo. Sem os líderes, as discussões, mediadas pelo ministro turco das Relações Exteriores, terão agora a participação do secretário de Estado americano, MARCO RUBIO.

O corpo do ex-presidente do Uruguai JOSÉ “PEPE” MUJICA será cremado na tarde desta sexta-feira, segundo a imprensa uruguaia. As cinzas serão sepultadas na chácara onde ele morava, nos arredores de Montevidéu. A cerimônia de sepultamento das cinzas será privada aos amigos e familiares, segundo a imprensa uruguaia. O funeral de MUJICA foi encerrado no fim da tarde de quinta-feira. O corpo foi velado por mais de 24 horas no Palácio Legislativo, com acesso aberto ao público. MUJICA completaria 90 anos no dia 20 de maio. Ele governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

O Ministério da Agricultura e Pecuária identificou, na quinta-feira, um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A detecção ocorreu no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informada na manhã desta sexta. Conforme o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade detectado na avicultura comercial do país — antes as ocorrências eram em aves silvestes. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa. O caso foi atendido na segunda-feira em um estabelecimento de reprodução. Hoje pela manhã, o ministro da Agricultura, CARLOS FAVARO disse que a China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após o país registrar o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Em 2023, o Brasil teve o menor número de nascimentos desde 1976, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados do Registro Civil divulgados nesta sexta-feira mostram que, em 2023, foram registrados dois milhões 518 mil e 39 nascimentos no país, um recuo de zero virgula oito por cento em relação ao registrado em 2022. Foi o quinto recuo consecutivo. Para comparação, em 1976 foram dois milhões 468 mil 667. O IBGE destaca, no entanto, que os dados da década de 1970 podem estar subestimados, devido à maior subnotificação de nascimentos naquela época. De acordo com o IBGE, as pessoas estão tendo cada vez menos filhos.

O ministro da Previdência, WOLNEY QUEIROZ, afirmou nesta quinta-feira ser "pessoalmente a favor" da instalação de uma CPI mista no Congresso para apurar o esquema bilionário de fraudes no INSS. WOLNEY disse acreditar que a "sociedade merece essa resposta por parte do Parlamento". Ele ponderou, porém, ter "medo" de que a comissão "atrapalhe" investigações. O ministro deu declaração em uma audiência na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, logo após ser questionado pelo líder da oposição no Congresso, senador ROGÉRIO MARINHO do PL. Pouco antes, o líder do PT no Senado, ROGÉRIO CARVALHO, também havia defendido que a bancada da sigla participasse da CPMI do INSS.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina manifestou preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem redução salarial. Representando mais de 45 mil empresas por meio de 149 associações no estado, a entidade teme os impactos econômicos da medida, especialmente para micro, pequenas e médias empresas. O tema está em debate no Senado Federal. Para a FACISC, qualquer mudança de grande impacto nas relações de trabalho precisa respeitar a realidade de cada setor e região. O presidente da Facisc, ELSON OTTO disse que a entidade reconhece a importância da modernização das relações de trabalho, mas alterações dessa magnitude devem ser fruto de negociações coletivas.

Um levantamento do Procon de Santa Catarina revela que desde 2002 foram registradas duas mil 699 reclamações sobre descontos do INSS. Essas denúncias não estão necessariamente relacionadas ao recente escândalo da fraude no INSS. Ao todo, oito empresas receberam acusações de descontar indevidamente dinheiro de aposentados e pensionistas. O levantamento abordou 64 cidades do estado. Essas empresas oferecem diferentes benefícios aos aposentados mensalistas, como descontos em alguns estabelecimentos. Mas os aposentados afirmam não terem contratado os serviços. Segundo o Procon, cada reclamação sobre descontos do INSS virou um processo administrativa. Em alguns casos foram feitos acordos entre empresa e consumidor, já em outros as empresas acabaram condenadas. Muitos processos continuam tramitando.

Depois de abrir a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva catarinense liderada pelo governador JORGINHO MELLO chegou a Washington para uma rodada de conversas técnicas com a International Finance Corporation, braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. O governador apresentou três obras consideradas estratégicas para destravar a logística do estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo. Em relação ao plano Ferroviário, são dois corredores: o ramal de 319 quilômetros entre Chapecó e Correia Pinto e a chamada Ferrovia dos Portos, de 62 quilômetros entre Araquari e Navegantes. A soma dos investimentos previstos ultrapassa 12 bilhões.

A BR 163 terá interdições totais no fluxo de veículos entre segunda e sexta-feira da semana que vem. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes haverá um ponto de bloqueio nos dois sentidos da via, todos os dias, nas proximidades do trevo de Guaraciaba. A interdição total do trânsito está prevista para ocorrer em dois momentos de segunda a sexta. O primeiro bloqueio será entre nove e meia e dez e meia da manhã e o segundo ocorre à tarde, entre duas e meia e três e meia. Além disso, estão previstos também cinco bloqueios em acessos locais próximos ao trevo de acesso à Guaraciaba. Durante as operações o tráfego será interrompido nos dois sentidos da rodovia.

Santa Catarina celebra 18 anos como livre de febre aftosa sem vacinação, além de avanços no controle de doenças vegetais. O comentário é do médico veterinário e gestor Regional da Cidasc em São Miguel do Oeste, DIOGO GADOTTI. Para marcar o mês da sanidade agropecuária, a Cidasc realiza ações educativas em toda a região. Em entrevista à Rádio Peperi, GADOTTI destacou a importância do mês e as atividades que serão desenvolvidas. De acordo com ele, o objetivo é informar a população e valorizar os profissionais que trabalham pela sanidade animal e vegetal. GADOTTI, que atua há 15 anos na entidade, assumiu a nova função com o compromisso de manter a transparência e o foco no serviço de qualidade à população.

A sede da Ameosc recebeu, nesta quarta-feira, o Curso Conexão Portal na Prática, um evento presencial voltado à qualificação técnica de servidores e agentes públicos que atuam diretamente com compras governamentais. A programação contou com palestras e uma oficina prática sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos com foco na aplicação prática e no uso do Portal de Compras Públicas. A primeira palestra foi sobre “Novos Gestores – O que fazer neste início de mandato?”. À tarde, o advogado especialista em licitações e contratos, ANDRÉ FAGUNDES, trouxe uma análise sobre o processo licitatório, as modalidades previstas na nova legislação, os critérios de julgamento e os procedimentos auxiliares. O evento reunir servidores públicos dos 19 municípios da Ameosc.

O Ministério Público de Santa Catarina emitiu uma recomendação para a suspensão imediata do bônus fiscal do Município de Descanso. A medida decorre de possíveis irregularidades verificadas na execução do programa, especialmente devido à ausência de prestação de contas pelos beneficiários e estabelecimentos credenciados, o que compromete a verificação da finalidade dos recursos. A administração municipal tem 15 dias para responder se acolherá a recomendação. No entanto, a Promotoria de Justiça da Comarca de Descanso identificou, por meio da instauração de um inquérito civil, que não há mecanismos efetivos de controle e fiscalização dos gastos realizados com os bônus, o que pode comprometer os objetivos da política pública e configurar possível dano ao patrimônio público. Além disso, foi constatada a falta de cláusulas contratuais que obriguem a empresa administradora dos cartões a adotar medidas de fiscalização e controle dos recursos.

O Inquérito Civil do Ministério Público sobre o Bônus Fiscal de Descanso ainda apura a possível ausência de estimativa de impacto orçamentário e financeiro da lei municipal que criou o Bônus Fiscal, o que pode ferir dispositivos da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal. A informação é do promotor LEONARDO LORENZZON. De acordo com o ele, o Supremo Tribunal Federal já reconheceu, em decisões recentes, a inconstitucionalidade de leis que criam despesas obrigatórias ou benefícios fiscais sem essa estimativa. A recomendação também orienta o Município a fazer uma avaliação formal da política pública que instituiu o programa, com ampla divulgação do objeto avaliado e dos resultados obtidos. A medida tomada pela Promotoria de Justiça não esgota a atuação do MPSC sobre o tema, podendo haver outras medidas a depender da resposta do Município e da continuidade das investigações.

O município de Descanso está tomando medidas para ajustar o incentivo agrícola destinado aos produtores rurais, após a identificação de irregularidades. Em entrevista à Rádio Oeste FM, o Secretário de Agricultura, THIAGO GRASSIOLI frisou que logo no início da gestão, o Ministério Público solicitou explicações sobre a distribuição do bônus agrícola e a posterior suspensão do mesmo, em virtude da identificação de irregularidades nas leis de incentivo agrícola que não eram atualizadas desde 2018. Ele disse que o município está seguindo a recomendação da promotoria de justiça e suspendeu o bônus fiscal. O fato segundo GRASSIOLI, levou a administração a criar uma nova lei de incentivo agrícola para substituir o antigo bônus, em um formato aprimorado.

O secretário de agricultura de Descanso THIAGO GRASSIOLI destacou ainda que a nova proposta de lei sobre o bônus fiscal incorpora uma série de medidas que beneficiam diretamente os agricultores. A principal delas é o aumento da oferta de horas-máquina, que agora chega a ser até quatro vezes maior do que anteriormente, totalizando até 60 horas. O secretário lembra que a nova lei de incentivo agrícola deve ser apreciada e aprovada pela Câmara de Vereadores nos próximos dias, para que os incentivos possam ser colocados em prática. GRASSIOLI pediu a compreensão dos agricultores em relação as mudanças e ressalta que através das novas medidas será possível oferecer um suporte ainda maior para o desenvolvimento do setor agrícola de Descanso.

A Defesa Civil de São Miguel do Oeste em conjunto com o governo estadual realiza neste domingo, um simulado de emergência para treinar a resposta da cidade a desastres naturais e acidentes com produtos perigosos. O exercício faz parte de uma ação coordenada em diversos municípios de Santa Catarina. O coordenador local da Defesa Civil, WILLIAM LANZA explicou que a proposta é simular uma situação de risco real, com mobilização completa das equipes. Ele disse que serão usadas viaturas, além de acionar as forças de segurança e envolver todo o Conselho de Defesa Civil. A cidade já enfrentou situações delicadas, como incêndios e derramamento de combustíveis. A ação também servirá para identificar pontos fracos no sistema de resposta e buscar melhorias.

São Miguel do Oeste sediou nessa quinta-feira, o Fórum de Liderança Industrial. O evento foi promovido pela Fiesc em parceria com a Acismo e reuniu empresários, lideranças setoriais e autoridades da região. A programação contou com três palestras principais, conduzidas por nomes de destaque da indústria brasileira: GILBERTO SELEME, presidente em exercício da Fiesc; NEIVOR CANTON, presidente da Aurora; e MARCELO PINTO, CEO do Grupo Weg. O fórum teve como objetivo fomentar o desenvolvimento regional por meio da troca de experiências, boas práticas e articulação entre os diversos agentes do setor produtivo. O evento fórum abordou temas como os impactos das tarifas internacionais, o cenário econômico global e a importância de fortalecer o ambiente empresarial na região Oeste.

A força e o impacto positivo da indústria catarinense estiveram no foco da apresentação de GILBERTO SELEME, primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias, no Fórum de Liderança Industrial, realizado nesta quinta. Ele destacou que, apesar de ocupar apenas um vírgula um por cento do território nacional, Santa Catarina gerou, no ano passado, quatro virgula seis por cento do Produto Interno Bruto do pais. Segundo SELEME, grande parte deste resultado se deve à indústria, que vem, mês após mês, liderando no crescimento da produção e na geração de empregos. O industrial destacou a atuação da FIESC e suas entidades no aprimoramento dos fatores que promovem a competitividade.

O presidente em exercício da Fiesc, GILBERTO SELEME ressaltou no evento de ontem à noite, a atuação do SENAI e do SESI na região extremo-oeste. De acordo com ele, essas duas entidades, através de escolas profissionalizantes, refeitório, farmácia e clínicas de saúde ocupacional, vem melhorando a indústria regional. Em 2024, foram atendidos 13 mil .181 trabalhadores de 281 indústrias localizadas em 19 municípios da região. SELEME ressaltou ainda aos participantes a atuação dos 11 Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, que oferecem às indústrias serviços personalizados de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O Fórum de Liderança Industrial buscou fortalecer conexões e impulsionar a inovação no setor industrial da região.

NEIVON CATON, presidente da Aurora Coop e indicado para Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria, apresentou os números da cooperativa durante o Fórum de Liderança Industrial desta quinta-feira. De acordo com ele, a cooperativa teve mais de 69 bilhões em receitas operacionais em 2024, exportações para mais de 80 países e presença em 77 por cento dos lares brasileiros. CANTON alertou sobre o impacto da falta de mão de obra para expansão de unidades industriais e anunciou que a planta da Aurora em São Miguel do Oeste projeta aumentar sua capacidade para 5 mil suínos por dia. O evento contou também com apresentação do CEO da WEG, MARCELO PINTO, que compartilhou a estratégia da empresa voltada à transição energética e à inovação constante, com soluções alinhadas às demandas da indústria 4.0.

Na manhã de hoje, 26 famílias da comunidade da Linha Cruzinhas, em São Miguel do Oeste foram contempladas com títulos de propriedade por meio do programa de regularização fundiária Lar Legal. A cerimônia de entrega ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo. O Programa Lar Legal é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com prefeituras e cartórios, voltada à regularização de imóveis de ocupação consolidada. O Lar Legal tem como objetivo regularizar propriedades de imóveis. Com a entrega dos títulos, os contemplados passam a ter, entre outros benefícios, acesso a financiamentos e serviços públicos.

Cinco pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quinta-feira, em Palmitos. A ação, coordenada pela Delegacia de Investigações Criminais de Maravilha, tem como foco o enfrentamento ao crime organizado na região. Segundo a Polícia Civil, a investigação envolve suspeitas de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte irregular de arma de fogo e participação em organização criminosa. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três prisões temporárias. Outras duas prisões ocorreram em flagrante, após suspeitos tentarem obstruir e destruir provas. De acordo com a Polícia Civil, 26 agentes das unidades da Delegacia Regional de Maravilha e do Núcleo de Operações com Cães participaram da operação.

Em júri realizado nesta quinta-feira, o homem acusado de matar pai e filho no centro de Itapiranga em 2009 foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado por dois homicídios qualificados por motivo fútil e uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. LUCIMAR CORREA DA ROSA foi considerado culpado pelas mortes de NELSON BATISTA DE LIMA e CLEITON PEDROZO. A condenação é a mesma do outro envolvido no crime, EDSON CORREA DO NASCIMENTO, primo de LUCIMAR. Ele foi preso na Argentina no ano passado e agora cumpre pena em São Miguel do Oeste. Conforme o Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, RAFAEL RAUEN CANTO, o Ministério Público fica extremamente satisfeito com o acolhimento integral das teses. Segundo ele, a condenação de 30 anos deixa um recado para sociedade de que crimes deste tipo não são tolerados.

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e um caminhão foi registrado na manhã desta sexta-feira na SC-496, em Descanso. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, os veículos envolvidos foram um Pálio, com placas de São Miguel do Oeste, conduzido por uma mulher de 39 anos, e um caminhão Volvo de Itapiranga, dirigido por um homem de 45 anos. Apesar do impacto, os dois motoristas saíram ilesos. A pista ficou parcialmente interditada em um dos sentidos até a retirada dos veículos. A ocorrência não deixou feridos, mas gerou lentidão no trânsito durante a manhã.

Um homem ficou gravemente ferido após sair da pista e capotar o carro na madrugada desta sexta-feira na BR-282, próximo ao trevo de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das três horas da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada inconsciente a cerca de 8 metros do veículo. Os bombeiros suspeitam de fratura no fêmur esquerdo. O motorista foi socorrido e levado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um morador de Campo Ere foi morto a tiros no interior de Abelardo Luz nesta quinta-feira. O crime ocorreu no Assentamento Volta Grande. ESMAEL DA ROSA WEIZEMANN, de 25 anos, foi assassinado no local. A Polícia Militar foi acionada após um vizinho estranhar a ausência de ESMAEL durante a manhã. Ele decidiu verificar o que poderia ter acontecido e ao chegar à residência, encontrou a vítima caída dentro da casa. Segundo a PM, o rapaz foi atingido por vários disparos de arma de fogo e já estava sem vida no local. A Polícia Científica e a Polícia Civil estiveram no imóvel para realizar os procedimentos periciais e iniciar as investigações. O corpo foi recolhido e o caso segue sendo investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Abelardo Luz.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.