-GOVERNO FEDERAL ANUNCIA 5 MIL REAIS PARA CADA FAMILIA AFETADA PELAS ENCHETES
-19 PREFEITURAS DE SC "ADOTARAM" MUNICÍPIOS DO RS AFETADOS PELAS ENCHENTES
-ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE EVENTO SOBRE ELEIÇÃO NESTA SEXTA NO MUNICÍPIO
-MDB VAI INGRESSAR NA JUSTIÇA PARA GARANTIR ACESSO DE SUPLENTE À VAGA NA CÂMARA
-MUNICÍPIO ULTRAPASSA A MARCA DE MIL CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS NESTE ANO
-HOMEM FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DE TRÊS METROS DE ALTURA NO CENTRO DA CIDADE
-ACIDENTE ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS E DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 496
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de pancada de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
Nos últimos dias, a Rússia intensificou os ataques contra a Ucrânia para aproveitar que os ucranianos estão com poucas armas e munição, já que as doações que os Estados Unidos vão entregar ainda não chegaram. Os russos têm vencido diversas batalhas e devem conquistar territórios na região de Kharkiv. Nesta quarta-feira, o Exército ucraniano recuou na região, e o presidente do país, VOLODYMYR ZELENSKY, cancelou as viagens ao exterior. No entanto, esses avanços têm um preço alto: o número de baixas, ou seja, a soma de mortos e feridos nas forças russas na guerra na Ucrânia em abril foi de 899 por dia, de acordo com um comunicado do serviço de inteligência do Reino Unido.
O presidente JOE BIDEN e o ex-presidente DONALD TRUMP concordaram nesta quarta-feira em realizar dois debates presidenciais, um em junho e outro em setembro. Entretanto, ainda há discordância em diversos detalhes importantes, como o cenário e as regras básicas para os potenciais confrontos. Os primeiros debates serão realizados nas seguintes datas: dia 27 de junho, às dez da noite no horário de Brasília na "CNN" em Atlanta e no dia 10 de setembro, na "ABC". Outros detalhes ainda estão pendentes. Os candidatos chegaram a um rápido acordo sobre as datas após o anúncio de que BIDEN não participará nos debates presidenciais tradicionais, organizados por uma comissão apartidária há mais de três décadas e que possuem regras das quais BIDEN não se sente confortável, como a presença de público.
O banco central da Argentina anunciou na última quarta-feira a redução da taxa básica de juros do país de 50 por cento para 40 por cento ao ano. Com o corte, o país deixou de ter o maior juro nominal, sem descontar a inflação, do mundo. A queda na taxa argentina deu espaço para a Turquia, agora líder da lista com juro básico na casa dos 50 por cento. Na lista, o Brasil ocupa a sexta posição, com uma taxa de 10 e meio por cento ao ano, após o Comitê de Política Monetária reduzir o juro do país em zero virgula 25 ponto percentual no último dia 20 de maio.
O Tribunal Superior Eleitoral julga nesta manhã os recursos que pedem a cassação do senador SERGIO MORO. A Corte analisa duas ações que acusam o parlamentar de causar desequilíbrio eleitoral no pleito de 2022. Os recursos foram levados ao TSE pelo PL e pela federação Brasil da Esperança formada por PTPCdoBPV após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná absolver o senador. Caso o julgamento não seja encerrado nesta quinta-feira, o presidente da Corte, ministro ALEXANDRE DE MORAES, reservou a próxima terça-feira para que o plenário continue a discussão. Na primeira instancia, o senador foi absolvido das acusações.
Famílias afetadas diretamente pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul vão receber um pagamento de cinco mil e cem reais do governo federal. O benefício em parcela única, chamado de Auxílio Reconstrução, será destinado a repor equipamentos e outros bens perdidos pelas chuvas que atingiram o Estado. O anúncio do novo auxílio foi feito nesta quarta-feira durante visita do presidente LULA à cidade de São Leopoldo. No total, cerca de 240 mil famílias devem ser beneficiadas, totalizando um investimento de um bilhão e 200 milhões de reais. Os critérios para o apoio financeiro às famílias devem ser definidos em uma medida provisória. O pagamento da parcela única será feito via PIX para as contas dos beneficiários e será limitado a um por família.
O governo do Rio Grande do Sul está planejando construir quatro cidades provisórias para abrigar mais da metade dos aproximadamente 80 mil desabrigados atingidos pelas enchentes no Estado. Eles serão transferidos para estruturas temporárias, com barracas, que devem ser erguidas em grandes áreas públicas em Porto Alegre, Canoas, Guaíba e São Leopoldo. O projeto prevê locais para dormitórios, espaços para cozinha comunitária, brinquedoteca, lavanderia coletiva e espaço pet. A ideia é poder abrigar 65 por cento das pessoas que estão sem moradia pelo tempo necessário até que elas consigam retornar para seus locais de origem. O governo do Estado já está contratando as empresas que vão fornecer os materiais necessários.
Pelo menos 19 prefeituras de Santa Catarina "adotaram" municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. Elas se comprometeram a oferecer não apenas ajuda humanitária, mas suporte técnico e logístico para a reconstrução das cidades. O auxílio é multidisciplinar e vai desde montagem de centro de distribuição e direcionamento de doações até estruturação de comitê de crise e cessão de maquinário para limpeza pública. Até a tarde de quarta-feira, pelo menos 19 municípios catarinenses tinham firmado compromissos com cidades gaúchas: Bombinhas, Timbó, Porto União, Pomerode, Joinville, Cunhataí, Vargem, Luiz Alves, Indaial, Luzerna, Mondaí, Cocal do Sul, Trombudo Central, Rodeio, Sangão, Curitibanos, Cunha Porã, Governador Celso Ramos e Jaraguá do Sul.
Santa Catarina vive uma escalada da dengue nas últimas semanas. Entre os dias 2 de abril e 13 de maio, houve um aumento de 144 por cento no número de casos e de 256 por cento na quantidade de mortes pela doença, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria da Saúde. O número de casos de dengue costuma aumentar anualmente entre abril e maio. Neste ano, porém, Santa Catarina tem patamares de casos e mortes muito elevados. O Estado já contabiliza 267 mil casos em 2024, valor 124 por cento maior do que o total registrado ao longo de todo 2023. Neste ano foram registradas 182 mortes pela doença em Santa Catarina. Outros 52 óbitos seguem em investigação.
Cerca de 100 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas na rede pública de Santa Catarina. Os dados são da Secretaria de Saúde e foram compilados em abril. No Estado, de acordo com a pasta, o que puxa a fila são os procedimentos ortopédicos por conta da falta de especialistas. Por meio da Secretaria de Comunicação, a pasta explicou que a Grande Florianópolis, por exemplo, por ter os maiores hospitais, acaba recebendo mais pessoas e de diversas regiões. Portanto, o dado que existe não é de pacientes por região, mas sim de pacientes referenciados. Em fevereiro de 2023, havia 105 mil 340 pessoas aguardando por cirurgia e outras 117 mil aguardando por consulta cirúrgica, somando mais de 222 mil pacientes.
O município de São João do Oeste finalizou nesta semana, mais uma etapa do Programa “Penso, Logo Destino”. Na manhã desta quarta feira, uma equipe responsável pela Logística Reversa esteve na cidade para fazer o recolhimento dos resíduos coletados que foram encaminhados para a cidade de Palhoça. De acordo com a Diretora de Meio Ambiente, NAYARA SPANIOL, o município de São João do Oeste é ponto de consolidação da iniciativa para receber os materiais coletados por Itapiranga, Iporã do Oeste, Santa Helena, Mondaí e Tunápolis. Nesta etapa, foram recolhidos 32 metros cúbicos de eletrônicos, 150 quilos de pilhas e baterias e 8 mil lâmpadas. Somente em São João do Oeste através da “Campanha Penso, logo Destino”, foram recolhidas 800 lâmpadas, 30 quilos de pilha e 12 metros cúbicos de eletrônicos.
A Secretaria Municipal de Urbanismo vai finalizar, nestemês, o primeiro cronograma de recolha e trituração de galhos deste ano. Desde o começo do ano, a cada semana, um bairro diferente recebe o serviço e, todas as sextas-feiras, as equipes concentram o trabalho na área central. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, a recolha de galhos é um serviço contínuo desenvolvido pelo setor, sendo que o material proveniente das podas é triturado no momento da coleta e pode ser utilizado como adubo orgânico nas hortas dos próprios moradores. Hoje é o último dia de coleta no bairro São Jorge. O cronograma termina na semana que vem com o recolhimento dos galhos no centro da cidade entre segunda, dia 20, e quinta, dia 23.
Cerca de 300 produtores do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina estão doando alimentação para os animais que foram afetados com a enchente no Rio Grande do Sul. De acordo com o médico veterinário HENRIQUE CUNICO, a campanha tem o objetivo de arrecadar alimentos e medicamentos para os animais, especialmente o rebanho bovino. Além disso, há várias pessoas que estão se prontificando à ajudar com o frete dos donativos e com os caminhões. Até o momento já foram arrecadadas cerca de 360 toneladas de pré secado e feno que foram enviadas em três carretas para o estado vizinho. As entidades envolvidas com a ação no Rio Grande do Sul vão fazer a distribuição dos donativos aos produtores.
Os municípios da Ameosc já enviaram 44 caminhões e quatro aeronaves com donativos para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O número foi atualizado nesta quarta-feira pela Associação dos Municípios do Extremo-oeste. De acordo com o presidente da entidade, WILSON TREVISAN, a iniciativa, coordenada pelas autoridades locais em parceria com empresas privadas, entidades e voluntários, reflete o compromisso dos cidadãos e líderes da região em estender uma mão aos que enfrentam dificuldades. Os donativos enviados incluem roupas, roupas de cama, alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal e limpeza, visando fornecer suporte imediato para os afetados pelas enchente. As doações ainda podem ser feitas no parque de exposições Rineu Gransotto.
Os prefeitos da região participaram hoje pela manhã de uma assembleia extraordinária virtual da Associação dos Municípios do extremo-oeste. A pauta principal do encontro foi discutir os novos encaminhamentos de auxílio para as famílias atingidas no Rio Grande do Sul. A assembleia foi coordenada pelo presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. Os prefeitos debateram a possibilidade de adoção de cidades gaúchas afetadas pelas enchentes por municípios da região. Ficou definido que a Ameosc vai verificar com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul as cidades mais atingidas e discutir com a assessoria jurídica da associação a possibilidade enviar ajuda humanitária para o estado vizinho.
A escola do Legislativo vai realizar nesta sexta-feira uma edição do Seminário Legislativo em Ação e Summit Eleições em São Miguel do Oeste. O evento conta com o apoio de diversas instituições. De acordo com a diretora da escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, o Summit Eleições Workshop é um evento prático, voltado para atender as principais dúvidas de quem pretende concorrer a uma vaga tanto nos legislativos, quanto nos executivos municipais. Ela explicou que o curso foi projetado com o objetivo de fornecer aos pré-candidatos conteúdos sobre tendências atuais, estratégias de campanha e de qualificação para as futuras eleições. O evento será amanhã à tarde no auditório da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste.
As inscrições para o Seminário Legislativo em Ação e Summit Eleições da Escola do Legislativo desta sexta-feira são gratuitas e podem ser feita pelo site da Alesc ou no local do evento. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, os participantes terão a oportunidade de entender melhor questões como comunicação política e gestão de crise; arrecadação, gastos e prestação de contas eleitorais; aspectos jurídicos da pré-campanha e campanha, com palestrantes renomados e especialistas nos temas. Ela citou que o evento vai preparar tecnicamente os pré candidatos e os partidos políticos para o pleito municipal deste ano.
O Seminário Legislativo em Ação e Summit Eleições da Escola do Legislativo nesta sexta-feira começa as duas horas da tarde com uma palestra sobre arrecadação, Gastos e Prestação de Contas Eleitoral com RAPHAEL MARTINI. A segunda palestra do evento, prevista para as três horas, será sobre pré-Campanha e Aspectos Gerais da Campanha eleitoral com GABRIELA PINTO SCHELP. As quatro horas está prevista uma mesa redonda sobre Comunicação Política, Redes Sociais que será mediada por RAPHAEL MARTINI com a presença do jornalista político UPIARA BOSCHI DA SILVA e LISIANE REGINA ZANOTTO, especialista em marketing político. O encerramento está previsto para as cinco horas da tarde.
A Câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, o pedido de licença do vereador CARLOS AGOSTINI. Ele vai ficar afastado das atividades legislativas pelo período de 30 ano sem remuneração. A licença é válida a partir desta quarta-feira e vai até o dia 15 do mês que vem. Durante a sessão, o presidente da casa, PAULO DRUMM explicou que para licenças com menos de 120 dias o suplente não será mais convocado, conforme entendimento da Presidência da Câmara embasado na Constituição Federal. Desse modo, a cadeira do vereador AGOSTIN ficará vaga durante o período da licença. O vereador do MDB disse que se licenciou exatamente para dar espaço para a suplente EVANICE WROSNKI assumir a vaga do partido na câmara.
O vereador CARLOS AGOSTINI, que também é presidente do MDB, disse que o partido vai buscar a justiça para garantir o acesso do suplente a vaga da sigla na câmara. Ele explicou que o regimento interno da casa prevê a possibilidade de um suplente assumir a vaga do titular por um período de 30 dias. No entanto, uma lei federal cita que licenças menores de 120 dias serão sem convocação do suplente. Na câmara de São Miguel, a prática, durante muito tempo, foi de permitir o acesso do suplente para promover esse rodizio e valorizar quem disputou a eleição, mas não se elegeu. AGOSTINI disse que como é tema é controverso, o MDB vai ajuizar um mandado de segurança para que a mesa diretora convoque a suplente do partido.
Os vereadores foram comunicados, por escrito, do novo entendimento da câmara de vereadores a respeito da não convocação dos suplentes para assumir as vagas em caso de licenciamento do titular por um período inferior a 120 dias. A afirmação é do presidente do Legislativo, PAULO DRUMM. Ele reafirmou hoje pela manhã que a vaga do vereador CARLOS AGOSTINI ficará aberta até que ele reassuma o mandato no dia 15 do mês que vem. DRUMM explicou que a mesa diretora está seguindo a Constituição e corrigindo uma postura equivocada que a Câmara adotou nos últimos anos.
Com mais de 600 pessoas diagnosticadas com dengue em 2024, o município de Mondaí confirmou no início da tarde desta quarta-feira, a primeira morte pela doença neste ano. De acordo com o Coordenador do Programa de Endemias de Mondaí, FELIPE LUDWIG, a vítima é um homem de 90 anos que possuía outras comorbidades. Mesmo com a estabilização dos casos nas últimas semanas, LUDWIG pede para que a população continue contribuindo para evitar novos focos. Ele disse que o setor continua intensificando o trabalho de combate ao mosquito com a eliminação de focos numa parceria com o Estado, repetindo a aplicação de inseticida através do fumacê. A primeira epidemia de Dengue em Mondai ocorreu em 2022, com um número recorde de dois 880 casos diagnosticados.
O Setor de Endemias da secretaria de saúde de São Miguel do Oeste realizou, na manhã desta quarta-feira, a dedetização de bocas de lobo no centro e alguns bairros da cidade. De acordo com o coordenador do setor, RENÉRIO DILL, o produto não é prejudicial para animais aquáticos e plantas, mas terá efetividade contra o mosquito Aedes aegypti, baratas e outros insetos. Neste primeiro momento, foram contemplados além do centro, os bairros Estrela, Jardim Peperi, Sagrado Coração de Jesus, São Jorge e São Luiz que são áreas com maior incidência de casos de dengue. O objetivo é ampliar as ações para eliminar o mosquito que transmite a dengue.
São Miguel do Oeste superou a marca dos mil casos de dengue neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, desde o começo do ano, foram confirmados mil 170 casos. Na última semana, foram diagnosticados 190 moradores com a doença. Desde o começo do ano, a secretaria de saúde fez mil 851 notificações de casos suspeitos, 646 foram descartados e mil 170 deram positivo para dengue. Além disso, 35 moradores com os sintomas da doença aguardam o resultado dos exames de laboratório. São Miguel do Oeste está em epidemia de dengue e o prefeito WILSON TREVISAN já decretou situação de emergência em razão desse problema.
Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito na tarde de ontem em SC 160. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma Saveiro placa do Mercosul relatou que perdeu o controle da direção ao derrapar em algumas pedras e saiu da pista. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde em Campo Ere, no local conhecido como “Garganta”. O motorista, de 37 anos, foi encontrado sentado fora do veículo, apresentando algumas escoriações nas costas e no braço esquerdo. Ele recebeu o atendimento no local e recusou o encaminhamento para o Hospital.
A Polícia Civil de Cunha Porã, com apoio da delegacia de Riqueza, realizou na tarde desta quarta-feira, a prisão de um homem de 43 anos, condenado por uma série de crimes sexuais, incluindo importunação sexual, estupro de vulnerável e estupro. A sentença definitiva, recentemente imposta pelo Poder Judiciário, determinou 31 anos e 9 meses de reclusão em regime fechado. As investigações conduzidas pela equipe de Cunha Porã, com o apoio da delegacia de Riqueza, resultaram na localização e prisão do acusado no interior do município de Riqueza. Ele foi detido e levado para a cadeia nesta quarta.
Um acidente de trânsito envolvendo três veículos deixou duas pessoas feridas nesta quarta-feira na SC 496 em Descanso. A colisão envolveu uma EcoSport, de Santa Helena, uma Montana, também de Santa Helena, e um Palio de Belmonte. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu a motorista do Palio com suspeita de fratura no braço esquerdo. O condutor da Montana sofreu fratura no joelho direito e dores no tórax. Eles foram encaminhados ao hospital. O ocupante da EcoSport não se feriu. A motorista do Palio teria estacionado para amamentar um bebê quando o carro foi atingido.
Um homem ficou ferido ao sofrer uma queda de aproximadamente três metros de altura na tarde desta quarta-feira no centro da cidade. O acidente de trabalho aconteceu por volta das quatro e 45 da tarde na rua Barão do Rio Branco. A vítima trabalhava em uma construção quando acabou sofrendo a queda. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, encontrou o homem no chão, consciente e orientado, relatando dores na pelve. Ele foi imobilizado e encaminhado ao Hospital Regional.