-PETROBRAS ANUNCIA NOVA POLÍTICA DE PREÇO PARA COMBUSTÍVEIS
-GOVERNO ENTREGA PROJETO DA UNIVERSIDADE GRATUITA PARA APRECIAÇAO DA ALESC
-PARAÍSO COMEÇA PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR COM A COMUNIDADE
-ENTIDADES ORGANIZAM ATO DE APOIO AO SESC E AO SENAC NO MUNICÍPIO
-DEPUTADO DEFENDE MARCO TEMPORAL E GARANTIA DE TERRAS PARA AGRICULTORES
-MULHER SUSPEITA DE TRÁFICO VENDIA DROGAS EM CASA HÁ DOIS MESES
-PMs DE FOLGA DISPERSAM BRIGA GENERALIZADA NA PRAÇA BERLAMINO ANONI
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A passagem do ciclone Mocha por Mianmar, país localizado no sudeste asiático, provocou 41 mortes em vários pontos do estado de Rakhine. De acordo com as autoridades do país, mais de cem pessoas ainda estão desaparecidas. O número é somado às 24 mortes anunciadas por uma autoridade de uma localidade vizinha. Os temporais causados pelo ciclone Mocha no litoral de Bangladesh e de Mianmar, com ventos de até 210 quilômetros por hora arrancaram telhados, obrigaram milhares a se abrigar e derrubaram uma torre de comunicações neste domingo.
O Reino Unido prometeu ao presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, drones de ataque de longo alcance durante sua visita ao país nesta segunda-feira como parte de uma viagem europeia com o objetivo de obter novas armas para uma contraofensiva sobre a Rússia. ZELENSKY se encontrou com o primeiro-ministro britânico, RISHI SUNAK, onde a dupla também discutiu o pedido da Ucrânia de caças ocidentais. O Reino Unido disse que iniciaria o treinamento básico de pilotos ucranianos neste verão “de mãos dadas com os esforços para trabalhar com outros países no fornecimento de jatos F-16”.
O presidente sul-africano, CYRIL RAMAPHOSA, disse nesta terça-feira que o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, e seu homólogo ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, concordaram em receber uma missão de líderes africanos sobre um possível plano de paz para o conflito que já dura 15 meses. Para o líder africano, é difícil prever qual será o resultado do plano de paz, mas ele segue sendo preparado. RAMAPHOSA disse que o plano de paz também foi apoiado pelos líderes do Senegal, Uganda e Egito, acrescentando que o secretário-geral da ONU, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha também foram informados sobre a iniciativa.
A Petrobras anunciou nesta terça-feira o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional. Pela regra em vigor desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores. Também hoje, a Petrobras anunciou mais uma redução do preço do diesel e da gasolina para as distribuidoras. A estatal reduzirá em 44 centavos por litro o seu preço médio de venda de diesel que passará de três reais e 46 centavos para três reais e dois centavos. A gasolina será reduzida em 40 centavos por litro o seu preço médio de venda para as distribuidoras, que passará de três e 18 para dois reais e 78 centavos.
A Câmara dos Deputados deve votar a urgência do novo marco fiscal nesta quarta-feira e deixar a apreciação do mérito da matéria para o mesmo dia da semana que vem. A informação é do relator da proposta, deputado CLAUDIO CAJADO. As datas foram definidas nesta segunda-feira, após a apresentação do texto final aos líderes do Congresso. A reunião aconteceu na casa oficial do presidente da Câmara, deputado ARTHUR LIRA. A apresentação do relator foi adiada diversas vezes nas últimas semanas. A expectativa do governo federal é aprovar a medida ainda no primeiro semestre. Mais cedo, CAJADO esteve com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e com LIRA para amarrar os últimos detalhes da versão a ser apresentada para a tramitação no Congresso.
A Controladoria-Geral da União divulgou, nesta segunda-feira, o relatório de auditoria que analisou o Programa Auxílio Brasil, que esteve em vigor de 2021 a 2022, substituindo o Bolsa Família. Segundo a investigação realizada pelo órgão, ao cruzar diferentes bases de dados, foi constatado que, entre janeiro e outubro de 2022, cerca de 468 mil famílias que não se enquadravam no perfil de renda do programa receberam o benefício. Esses pagamentos totalizaram mais de 218 milhões de reais por mês, resultando em um montante aproximado de dois bilhões 180 milhões de reais durante o período analisado. Com base na auditoria realizada, a CGU emitiu nove recomendações ao Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de transferência de renda.
Um grupo de empresas suspeito de emitir quatro bilhões de reais em notas fiscais falsas é alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal e a Receita Federal nesta terça-feira. A ação, batizada de Gauteng, cumpre 22 mandados em onze cidades catarinenses. Os alvos são estabelecimentos que atuam na cadeia de sucatas. De acordo com a Receita Federal, o caso foi descoberto após um cruzamento de dados e uso de informações de inteligência, em dezembro de 2021. O órgão detectou indícios da existência de empresas de fachada — conhecidas como Noteiras — que emitiram quatro bilhões em notas fiscais falsas, que eram destinadas a empresas que atuam no ramo de sucatas. Algumas empresas foram abertas usando o nome de laranjas, beneficiárias do Auxílio Emergencial, que movimentaram altos valores em dinheiro em contas bancárias. A ação foi detectada em pelo menos quatro estados.
O governador JORGINHO MELLO entrega oficialmente, nesta terça-feira, Projeto Universidade Gratuita para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Participam do ato marcado o presidente da Assembleia, MAURO DE NADAL; o secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON, e o secretário de Estado da Casa Civil, ESTENER SORATTO. A entrega também conta com a presença dos reitores das universidades do Sistema Acafe. Uma das principais promessas de campanha do governador, o Projeto tem o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior no estado, contribuindo para o desenvolvimento regional. O objetivo é oferecer até 75 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses nas universidades comunitárias. A expectativa do Executivo é que o programa comece no segundo semestre, atendendo cerca de 30 mil estudantes.
O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar promoveu, na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, a segunda reunião de trabalho. Na ocasião, foram apresentadas as primeiras propostas e ações das mais de30 entidades que compõem o colegiado, cujos representantes foram divididos em três eixos temáticos de trabalho: Estrutura Física e Humana das Escolas; Normas, Manuais e Programas; e Promoção da Participação da Comunidade Escolar. Cada subgrupo apresentou um relatório final sobre as suas atividades no dia 25 de julho.
Uma ação já definida é que o colegiado realizará seis audiências públicas pelas macrorregiões do estado entre 25 de maio e 16 de maio: Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó, Criciúma e Florianópolis.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso antecipou o transporte gratuito de calcário para os agricultores locais. Neste ano, o município receberá no total mil 450 toneladas pelo Programa Troca-Troca, em parceria com o Governo do Estado. De acordo com o secretário, ROBSON ZAPPANI, o município já realizou o transporte gratuito de 600 toneladas do produto. Ele disse que a antecipação serve para que os agricultores possam realizar a preparação do solo para o plantio com mais tranquilidade. Além disso, o objetivo é agilizar a entrega e não prejudicar o trabalho da Secretaria de Transportes nas melhorias das estradas, que tem sido uma das prioridades do Governo Municipal. Neste ano, a distribuição do produto está sendo feita com caminhões terceirizado.
A cota do município de Descanso no programa de calcário do governo do estado é de mil 450 toneladas. A informação é do secretário de Agricultura, ROBSON ZAPANI. Ele disse que a quantidade destinado pelo estado para o município não será suficiente para o número de agricultores que fizeram a solicitação do produto na Epagri. ZAPANI explicou que para resolver essa diferença, o município, via colegiado da Agricultura da Ameosc, enviou um ofício ao Governo do Estado solicitando mais cotas do programa. O problema também está acontecendo em outros municípios da região. Ele afirmou que a expectativa é de que o Estado dê um retorno positivo para o pedido.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Serviço Social da Indústria e o Instituto Euvaldo Lodi, definiu a programação da semana nacional da indústria. Entre os dias 22 e 26 de Maio, as Unidades do SESI e SENAI vão promover palestras, oficinas, visitas técnicas e ofertas de serviços. Em São Miguel do Oeste, o principal evento está marcado para a terça-feira da semana que vem, as sete e meia da manhã no Senai. A palestra será com DANIELA ZANATTA, especialista em saúde mental no trabalho. O tema é “Como promover a saúde mental no ambiente de trabalho”. O evento é aberto à comunidade.
A entidades ligadas ao Sistema da Confederação Nacional do Comércio vão realizar hoje um protesto em todo país para conscientizar a sociedade sobre um projeto de lei que está em tramitação no congresso e que prevê o repasse de cinco por cento dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur. Em Santa Catarina, estão previstas ações às a quatro horas da tarde em todas as cidades com unidades do Sesc e Senac. Aqui em São Miguel do Oeste, a atividade vai acontecer nesse horário com participação de empresários, gerentes, diretores, presidentes dos sindicatos, alunos e colaboradores do Sindicomércio, Sesc e Senac.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Santa Catarina, HÉLIO DAGNONI disse que é preciso chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar nos estados. Ele explicou que a federação do comércio está atuando desde o início do mês para sensibilizar os parlamentares e a população sobre a importância do Sesc e Senac para o desenvolvimento do estado e a promoção do bem-estar social. Em Santa Catarina, a infraestrutura de atendimento do Sistema inclui 50 unidades fixas e móveis do Sesc e 28 unidades operativas do Senac, que promovem educação, cultura, saúde, lazer e assistência no nosso estado. São 239 mil clientes ativos no Sesc e 88 mil matrículas em educação profissional no Senac.
O projeto que está em tramitação no congresso nacional pode retirar recursos importantes para as ações do Sesc. A afirmação é da gerente do Sesc de São Miguel do Oeste, SCHEILA GESSING. Ela explicou que a entidade oferece programações de baixo custo ou gratuitas para a comunidade e a manutenção dessas ações depende dos recursos que vem do comércio. SCHEILA disse que o ato de tarde de ontem será na frente da unidade do Sesc e a comunidade pode participar e reforçar esse movimento. Além disso, as pessoas podem assinar um documento eletrônico de apoio ao sistema S que já conta com 500 mil assinaturas no país.
O município de Paraíso, há exemplo de outros da região Extremo-Oeste de Santa Catarina está trabalhando na revisão do Plano Diretor. A informação é do procurador, VANDERSON FILIMBERTI. Conforme ele, a ação está ocorrendo desde a última semana, após reunião entre membros do poder executivo, legislativo e Conselho Político. De acordo com ele, o Plano Diretor é um conjunto de leis que regulamenta o uso e parcelamento do solo, tanto urbano, quanto rural. FILIMBERTI explicou que o documento estabelece regras sobre construções, largura das estradas gerais e secundárias, metragem que deve ser respeitada na construção de cercas, calçadas, construções e demais. Ele pontuou que o Plano Diretor é obrigatório apenas para municípios com mais de 20 mil habitantes, o que não é o caso de Paraíso, porém, lembrou que mesmo assim, é realizada a atualização há várias gestões.
O plano diretor permite uma regulamentação da estrutura municipal por meio de um conjunto de leis, como o uso e parcelamento do sol e o código de obras e posturas. O procurador de Paraíso, VANDERSON FILIMBERTI ressaltou que é de extrema importância a participação dos moradores nesse trabalho de revisão e por isso a prefeitura disponibilizou um link no site oficial do município onde todos poderão enviar sugestões para que possam ser analisadas e incluídas nesse trabalho. FILIMBERTI citou que essas sugestões podem ser feitas até o dia nove de junho tanto via internet quanto presencialmente na própria prefeitura em horário de expediente. Ele frisou que a participação da comunidade é fundamental, haja visto que o Plano Diretor influencia diretamente na vida de todos os moradores.
A revisão do plano diretor de Paraíso deveria ter ocorrido em 2021, mas como a data coincidiu com o inicio da gestão, o governo municipal decidiu adiar o trabalho para 2023. O procurador do município, VANDERSON FILIMBERTI comentou que além das sugestões dos moradores, a Administração também fará alguns apontamentos visando melhorias e regras em geral. Para ele, o foco principal é que as reais necessidades de Paraíso sejam atendidas nessa revisão. O profissional salientou ainda que a Audiência Pública sobre o Plano Diretor será no dia 12 de junho, no Centro de Múltiplo Uso, sendo um momento fundamental e por conta disso, o procurador espera uma participação expressiva dos moradores. Na oportunidade serão analisadas todas as sugestões para que as mesmas possam ser incluídas no Plano Diretor de Paraíso.
A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, está desenvolvendo uma série de ações na décima edição da campanha “Maio Amarelo”. O ponto alto da programação será no dia próximo domingo quando será realizada, na Praça Walnir Bottaro Daniel, uma conjunto de atividades alusivas à campanha que, neste ano, traz como tema “No trânsito, escolha a vida”. No próximo domingo haverá uma edição especial do Palco Aberto e o Demutran instalará a Escolinha de Trânsito no local. Além disso, os Bombeiros, juntamente com o Leo Clube, farão uma simulação de acidente e resgate para conscientizar a população.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste está promovendo a atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Municipal de Distribuição de Leite. Os beneficiários do “Programa Mais Leite” devem comparecer ao setor de benefícios eventuais da Secretaria para proceder com o recadastramento, munidos com os documentos pessoais, como carteira de IdentidadeCPF eou Certidão de Nascimento de todos os membros do grupo familiar;comprovante de residência atualizado e comprovar residência no Município por pelo menos um ano, comprovante de renda atualizado de todo o grupo familiar e outros. A atualização é importante para manter o benefício.
A secretaria de Assistência Social está fazendo a atualização cadastral das famílias beneficiárias do Programa Municipal de Distribuição de Leite de acordo com a área de atendimento das pessoas. Até amanhã, o recadastramento será destinado para as famílias pertencentes ao território do CRAS Um que fica no bairro São Luiz. A partir do dia quinta-feira, as famílias pertencentes ao território do CRAS Dois do São Gotardo e famílias acompanhadas pelo CREAS devem apresentar os documentos para manter o benefício. Esse grupo tem até o dia 31 para fazer o recadastramento. A secretaria orientou as famílias a observarem o cronograma para não perder o prazo.
O Conselho Regional de serviço social está promovendo hoje um evento com as profissionais da área na sede da Ameosc. O tema é “serviço social uma promoção profissão necessário, defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade”. O evento começou às nove da manhã e vai até as cinco da tarde. A palestra principal será com a assistente social ELIANE PIACENTINI. O evento também marcar a comemoração do dia do assistente social que é no dia 15 de maio. A ação é uma iniciativa do Conselho Regional de serviço social.
Os reflexos do julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre os efeitos da tese do Marco Temporal em Santa Catarina foram debatidos em audiência pública ontem na Assembleia Legislativa. O processo discute se a promulgação da Constituição Federal de 1988 será a data escolhida para definir a ocupação tradicional das terras por indígenas. A nova legislação traria mudanças territoriais em municípios de diversas regiões do estado, principalmente em áreas agrícolas. De acordo com o deputado ALTAIR SILVA, é preciso aprofundar o debate sobre o tema, especialmente porque a decisão terá impactos para agricultores, inclusive na região. Ao final da audiência de ontem, os deputados decidiram enviar um documento para o STF a favor do marco temporal.
O Marco Temporal é uma ação no Supremo Tribunal Federal que defende que povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam no dia cinco de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. A afirmação é do deputado ALTAIR SILVA. Recentemente, ele foi autor de uma moção sobre o tema em que pede a manutenção desse entendimento pela justiça. Durante a audiência pública de ontem, os deputados também discutiram a Portaria Federal de 2007, do Ministério da Justiça, que estabeleceu a demarcação de terras indígenas em Cunha Porã e Saudades. Os povos originários alegam que foram expulsos de suas terras e tiveram que se deslocar. ALTAIR disse que parte dessas áreas reivindicadas é hoje ocupada por pequenos agricultores que possuem terras de sucessão familiar escrituradas desde a primeira metade do século passado.
O deputado ALTAIR SILVA esteve no Peperi Entrevista e afirmou que a insegurança dos agricultores em relação ao processo de demarcação de áreas indígenas aumentou neste ano. Ele disse que o governo federal está se antecipando a decisão do STF e demarcando mais áreas indígenas pelo país. No caso da região, SILVA disse que os agricultores que estão na região objeto desse discussão já não conseguem mais acessar, por exemplo, o CAR – cadastro ambiental rural por conta desse impasse. O deputado citou que a decisão impactou 153 famílias em 214 pequenas propriedades com média de 15 hectares.
Um veículo que foi furtado no município de Campo Erê foi recuperado em São Lourenço do Oeste. O crime aconteceu na ultima sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, um homem furtou um Classic de uma empresa de segurança privada de Campo Ere. O veículo foi encontrado no mesmo dia, por volta das dez horas da noite na comunidade de Lageado Antunes, no interior de São Lourenço do Oeste. O condutor, um homem de 29 anos, foi preso pela Polícia Militar e levado para a delegacia de Polícia. O carro foi devolvido à empresa.
A Polícia Militar confirmou, nesta segunda-feira, a prisão de uma mulher suspeita de trafico de drogas em São Miguel do Oeste. Ela foi detida no final da tarde de sábado depois que a PM abordou um usuário com uma pequena quantia de entorpecentes. Em seguida, a guarnição foi até o local onde o homem teria comprado a droga. A proprietária da casa confirmou que compra drogas em Chapecó para revender em São Miguel do Oeste. No local, foram apreendidas 23 pedras de crack fragmentadas para venda e 17 gramas de cocaína divididas em oito porções, também prontas para a venda. Também foram apreendidos seis telefones celulares e cerca de sete mil e 300 reais. A mulher foi presa e levada para a delegacia de polícia.
Dois policiais militares de folga dispersaram uma briga generalizada neste domingo na Praça Belarmino Anonni em São Miguel do Oeste. A confusão envolveu um grande número de pessoas que entraram em confronto por uma razão ainda desconhecida. Os envolvidos usaram paus, pedaços de madeira, pedras e lajotas na briga. Dois policiais militares que estavam com as famílias no local, interviram para dispersar a confusão. Um deles era comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Junto com o irmão, também policial, eles se aproximaram da briga para evitar transtornos ainda maiores. Um vídeo que está no portal da Peperi mostra a ação dos policiais para controlar a situação. Uma guarnição de serviço foi chamada e identificou as pessoas que iniciaram a confusão.