-PETROBRAS ANUNCIA NOVA POLÍTICA DE PREÇO PARA COMBUSTÍVEIS
-GOVERNO ENTREGA PROJETO DA UNIVERSIDADE GRATUITA PARA APRECIAÇÃO DA ALESC
-IPORÃ DO OESTE TERÁ EVENTO ALUSIVO AO DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
-ESCOLA DE SÃO LOURENÇO REALIZA SEMANA DE AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO TRIMESTRE
-PREFEITO DE DESCANSO COBRA LIBERAÇÃO DE RECURSOS BLOQUEADOS PELO ESTADO
-SÃO JOÃO DO OESTE DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA ALEMÃ
-VEÍCULO FURTADO É RECUPERADO PELA POLÍCIA MILITAR NO PARANÁ
-HOMEM É APEDREJADO APÓS FURTAR BOTIJÃO DE GÁS DE RESIDÊNCIA
O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A passagem do ciclone Mocha por Mianmar, país localizado no sudeste asiático, provocou 41 mortes em vários pontos do estado de Rakhine. De acordo com as autoridades do país, mais de cem pessoas ainda estão desaparecidas. O número é somado às 24 mortes anunciadas por uma autoridade de uma localidade vizinha. Os temporais causados pelo ciclone Mocha no litoral de Bangladesh e de Mianmar, com ventos de até 210 quilômetros por hora arrancaram telhados, obrigaram milhares a se abrigar e derrubaram uma torre de comunicações neste domingo.
O Reino Unido prometeu ao presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, drones de ataque de longo alcance durante sua visita ao país nesta segunda-feira como parte de uma viagem europeia com o objetivo de obter novas armas para uma contraofensiva sobre a Rússia. ZELENSKY se encontrou com o primeiro-ministro britânico, RISHI SUNAK, onde a dupla também discutiu o pedido da Ucrânia de caças ocidentais. O Reino Unido disse que iniciaria o treinamento básico de pilotos ucranianos neste verão “de mãos dadas com os esforços para trabalhar com outros países no fornecimento de jatos F-16”.
O presidente sul-africano, CYRIL RAMAPHOSA, disse nesta terça-feira que o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, e seu homólogo ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, concordaram em receber uma missão de líderes africanos sobre um possível plano de paz para o conflito que já dura 15 meses. Para o líder africano, é difícil prever qual será o resultado do plano de paz, mas ele segue sendo preparado. RAMAPHOSA disse que o plano de paz também foi apoiado pelos líderes do Senegal, Uganda e Egito, acrescentando que o secretário-geral da ONU, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha também foram informados sobre a iniciativa
A Petrobras anunciou nesta terça-feira o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional. Pela regra em vigor desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores. Também hoje, a Petrobras anunciou mais uma redução do preço do diesel e da gasolina para as distribuidoras. A estatal reduzirá em 44 centavos por litro o seu preço médio de venda de diesel que passará de três reais e 46 centavos para três reais e dois centavos. A gasolina será reduzida em 40 centavos por litro o seu preço médio de venda para as distribuidoras, que passará de três e 18 para dois reais e 78 centavos.
A Câmara dos Deputados deve votar a urgência do novo marco fiscal nesta quarta-feira e deixar a apreciação do mérito da matéria para o mesmo dia da semana que vem. A informação é do relator da proposta, deputado CLAUDIO CAJADO. As datas foram definidas nesta segunda-feira, após a apresentação do texto final aos líderes do Congresso. A reunião aconteceu na casa oficial do presidente da Câmara, deputado ARTHUR LIRA. A apresentação do relator foi adiada diversas vezes nas últimas semanas. A expectativa do governo federal é aprovar a medida ainda no primeiro semestre. Mais cedo, CAJADO esteve com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e com LIRA para amarrar os últimos detalhes da versão a ser apresentada para a tramitação no Congresso.
A Controladoria-Geral da União divulgou, nesta segunda-feira, o relatório de auditoria que analisou o Programa Auxílio Brasil, que esteve em vigor de 2021 a 2022, substituindo o Bolsa Família. Segundo a investigação realizada pelo órgão, ao cruzar diferentes bases de dados, foi constatado que, entre janeiro e outubro de 2022, cerca de 468 mil famílias que não se enquadravam no perfil de renda do programa receberam o benefício. Esses pagamentos totalizaram mais de 218 milhões de reais por mês, resultando em um montante aproximado de dois bilhões 180 milhões de reais durante o período analisado. Com base na auditoria realizada, a CGU emitiu nove recomendações ao Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de transferência de renda.
Um grupo de empresas suspeito de emitir quatro bilhões de reais em notas fiscais falsas é alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal e a Receita Federal nesta terça-feira. A ação, batizada de Gauteng, cumpre 22 mandados em onze cidades catarinenses. Os alvos são estabelecimentos que atuam na cadeia de sucatas. De acordo com a Receita Federal, o caso foi descoberto após um cruzamento de dados e uso de informações de inteligência, em dezembro de 2021. O órgão detectou indícios da existência de empresas de fachada — conhecidas como Noteiras — que emitiram quatro bilhões em notas fiscais falsas, que eram destinadas a empresas que atuam no ramo de sucatas. Algumas empresas foram abertas usando o nome de laranjas, beneficiárias do Auxílio Emergencial, que movimentaram altos valores em dinheiro em contas bancárias. A ação foi detectada em pelo menos quatro estados.
O governador JORGINHO MELLO entrega oficialmente, nesta terça-feira, Projeto Universidade Gratuita para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Participam do ato marcado o presidente da Assembleia, MAURO DE NADAL; o secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON, e o secretário de Estado da Casa Civil, ESTENER SORATTO. A entrega também conta com a presença dos reitores das universidades do Sistema Acafe. Uma das principais promessas de campanha do governador, o Projeto tem o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior no estado, contribuindo para o desenvolvimento regional. O objetivo é oferecer até 75 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses nas universidades comunitárias. A expectativa do Executivo é que o programa comece no segundo semestre, atendendo cerca de 30 mil estudantes.
O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar promoveu, na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, a segunda reunião de trabalho. Na ocasião, foram apresentadas as primeiras propostas e ações das mais de 30 entidades que compõem o colegiado, cujos representantes foram divididos em três eixos temáticos de trabalho: Estrutura Física e Humana das Escolas; Normas, Manuais e Programas; e Promoção da Participação da Comunidade Escolar. Cada subgrupo apresentou um relatório final sobre as suas atividades no dia 25 de julho.Uma ação já definida é que o colegiado realizará seis audiências públicas pelas macrorregiões do estado entre 25 de maio e 16 de maio: Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó, Criciúma e Florianópolis.
A Alesc promoveu na última sexta-feira, uma audiência pública sobre a expansão da rede trifásica de energia em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e foi promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia. Durante a audiência, os participantes cobraram urgência em melhorias na eletricidade da região, sob o risco de se inviabilizar novos investimentos na área rural e a permanência do homem no campo. Proposta pelo presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a audiência colheu sugestões que vão servir para a construção de um projeto que atenda a demanda da região pela energia trifásica. Autoridades de mais de 20 municípios do Extremo Oeste acompanharam a audiência. Nos discursos, alertaram que a falta de eletricidade de qualidade, em especial no meio rural, compromete a economia da região.
O diretor da Celesc, CLAUDIO VARELLA DO NASCIMENTO, participou da audiência pública e afirmou que as regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia receberão neste ano, quase 18 milhões de reais de investimentos em rede trifásica. No estado, serão investidos 40 milhões para a implantação de 500 quilômetros de rede trifásica. Ele disse que a Celesc sabe da importância do meio rural. Na regional de São Miguel do Oeste, serão investidos sete e milhões e meio de reais nos municípios de Cunhataí, Guaraciaba, Iporã, Itapiranga, Santa Terezinha do Progresso, Mondaí e São João do Oeste. Segundo NASCIMENTO, outras cidades serão beneficiadas em etapas futuras do programa e que o investimento deste ano é a apenas o primeiro passo para atender a demanda dos agricultores.
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, MAURO DE NADAL, afirmou durante a audiência pública da sexta-feira que é preciso mais investimentos do estado para ampliar a rede trifásica na região. Ele comentou que essa é uma demanda antiga da região que carece de uma solução efetiva. MAURO ressaltou que o agricultor faz investimentos, mas ao ligar os equipamentos, tem uma série de dificuldades. Ele citou que o investimento anunciado pelo governo estadual é importante, mas insuficiente para resolver o problema.
CRAS de Tunápolis realiza hoje reunião com os beneficiários do BPC. O encontro vai iniciar às 14h na sede do CRAS e é destinado a todas as pessoas atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada do município. De acordo com a psicóloga do CRAS de Tunápolis, KELLY VALDUGA, na oportunidade terá palestra com o delegado da polícia civil, SANDRO ZANCANARO e com o agente responsável pelo atendimento na delegacia do município, FÁBIO DA SILVA. O tema a ser abordado é de extrema importância para a comunidade e envolve a violência contra o idoso e a pessoa com deficiência. KELLY ressalta que atualmente são assistidas 42 pessoas com o Benefício de Prestação Continuada em Tunápolis, incluindo pessoas idosas que não tiveram vínculo com o INSS e pessoas com deficiência. A psicóloga lembra que a participação na reunião da tarde de hoje é aberta também a todos os interessados que simpatizem com o tema.
O Departamento de Urbanismo de São João do Oeste tem grande demanda por serviços. O Setor também é responsável pelo ajardinamento nas margens da rodovia de acesso à cidade. Além disso, as ornamentações em eventos públicos exigem intensa dedicação da equipe. Conforme o Diretor de Urbanismo de São João do Oeste, ADEMAR MEURER, o trabalho é recompensador por ter impacto positivo no embelezamento da cidade. Ele aponta diferentes funções como ornamentação e ainda a manutenção de espaços públicos como escolas e praças. MEURER menciona ainda que o Setor de Urbanismo atua em serviços de tapa buracos em asfaltos da cidade.
O Setor de Urbanismo de São João do Oeste tem dedicação especial com eventos do município. Entre os destaques está o Festioeste que vai acontecer nos dias 26 e 27 de maio e a Semana Alemã, no mês de julho. O Diretor de Urbanismo de São João do Oeste, ADEMAR MEURER, avalia que a equipe de urbanismo é comprometida em realizar o melhor serviço possível. Ele também cita a importância da parceria com o setor de cultura nas programações que o município promove. Conforme MEURER, as decorações proporcionam um ambiente mais aconchegante e influenciam na imagem positiva que os turistas possuem da cidade.
Devido à grande demanda de serviços e limitações de equipe, o Urbanismo de São João do Oeste também conta com empresa terceirizada em algumas tarefas. O Diretor de Urbanismo, ADEMAR MEURER, menciona mão de obra para trabalhos de pedreiro e pintura. O município também possuía contrato com empresa para manutenção da SC-496, mas atualmente essa função é do Setor de Urbanismo. MEURER alerta os moradores para o período de poda de árvores, que deve ser feito durante os meses de maio e junho, com recolha sempre nas quintas e sextas-feiras. Cita ainda atenção com a iluminação pública com materiais em processo de compra para posterior manutenção na cidade e interior.
Tradicional encontro de corais ocorre em duas etapas. Já são 58 anos realizando encontro de corais no Extremo Oeste de Santa Catarina com meta de fortalecer esta cultura. O quinquagésimo oitavo encontro da Liga Cultural e Artística de Coros da Fronteira será em duas etapas, ambas no município de São João do Oeste. A parte inicial ocorre neste domingo, com nove corais presentes na comunidade de Beato Roque. Conforme o Presidente da Liga, NILO WIRTH, em 1977 foi criado este evento com objetivo de dar oportunidade de intercâmbio entre os grupos. A comunidade de Beato Roque, recebe neste dia 21, a primeira parte da programa. No dia 28, o coral Santa Cecília, da cidade de São João do Oeste conclui o roteiro.
NILO WIRTH afirma que a presença de nove corais na primeira etapa é uma demonstração de importância do encontro. A programação terá início às nove horas com missa incluindo a participação de todos os corais. Na sequência ocorrem apresentações de duas a três canções por coral. WIRTH salienta que a sede do evento depende da pontuação acumulada conforme a participação nos eventos da liga. O Presidente da Liga Cultural e Artística de Coros da Fronteira, cita que os encontros também servem para relatos sobre a história das músicas interpretadas. Segundo NILO WIRTH, as atrações terminam a confraternização entre os coralistas.
Semana Alemã contempla diversas atrações e conta com amplo envolvimento dos setores público e privado de São João do Oeste. A Comissão Central Organizadora divulgou a programação da décima terceira edição da Deutsche Woche, a Semana Alemã. A festa será realizada no período de 22 e 29 de julho com foco em um evento cultural que celebra as tradições e os costumes dos colonizadores germânicos no município de São João do Oeste. Segundo o coordenador da Deutsche Woche, ANDRÉ KLUNK, no fim de semana foi lançamento o cartaz oficial do evento com a presença das soberanas do município, prefeito, secretários e outras autoridades municipais. Ele menciona a importância do trabalho integrado entre o setor privado, representado pelas entidades culturais, e o setor público, que envolve vários departamentos na organização do evento.
O coordenador da Semana Alemã lembra que a festa é para valorizar e divulgar a cultura alemã, que está enraizada na população de São João do Oeste. ANDRÉ KLUNK também ressaltou a importância do envolvimento da comunidade, pois serão oito dias de atrações. Ele menciona a importância de proporcionar acesso livre ao público para a maioria absoluta dos eventos, tonando a Deutsche Woche uma atração cada vez com maior participação popular. KLUNK ressalta que os munícipes aderiram a festa de forma significativa. A programação também é atrativa para o público de outras regiões do Brasil e até de países vizinhos.
Grandes atrações exigem investimentos e muito empenho para surpreender o público durante a Semana Alemã. O trabalho é intenso para o Show de Abertura do dia 22 de julho, sempre proporcionando um espetáculo diferenciado. O coordenador, ANDRÉ KLUNK também chama atenção para o roteiro que inclui baile da terceira idade, festival regional da canção alemã, jantar típico, concursos, café colonial e noite do humor. ANDRÉ KLUNK chama atenção para as atrações do dia de encerramento, considerado um grande momento do evento com desfile típico, show cultural na praça, encontro de grupos folclóricos e baile de chopp para fechar em grande estilo a Deutsche Woche.
Escola de Educação Básica São Lourenço realiza semana de avaliações do primeiro trimestre. De acordo com o diretor do educandário, WAGNER FERRARI, nesta semana a equipe de professores está reunida para avaliar as atividades desenvolvidas com todos os alunos em cada disciplina, de acordo com as metas estabelecidas no início do ano. Ele considera que a avaliação é importante para que os professores conheçam o desempenho da aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula e para que possam ser feitas algumas adaptações e melhorias em caso de necessidade. FERRARI salienta que as avaliações são individuais para cada turma da escola e que posteriormente os pais serão chamados para a entrega dos boletins. Esse momento também será de conversa com as famílias sobre o desempenho dos estudantes no primeiro trimestre de 2023.
WAGNER FERRARI ressalta que a presença das famílias na escola é fundamental para que os pais tenham contato com os profissionais do educandário. O diretor da Escola de Educação Básica São Lourenço observa que desta forma a situação de cada estudante é explicada de forma individual para que as famílias também possam orientar os filhos em caso de necessidade. Ele aponta que o momento ainda permite uma troca de conhecimentos entre toda a comunidade escolar. A data de entrega dos Boletins será definida na próxima semana, após a conclusão das avaliações e inclusão dos dados no sistema.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste vai realizar um evento alusivo ao Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a enfermeira responsável pelos grupos e eventos da Unidade de Saúde, AGDA ANDRES, o primeiro Encontro Municipal dos Doadores de Sangue vai reunir os integrantes do grupo de doadores de Iporã do Oeste no dia 14 de junho, no auditório da saúde. Na oportunidade terá palestra seguida de confraternização e os interessados devem confirmar presença até o início de junho. AGDA ressalta que o grupo de Iporã do Oeste realiza doações mensais no Hemosc em Chapecó e que o Município disponibiliza transporte e almoço gratuito aos doadores que participam das campanhas.
AGDA ANDRES ressalta que as pessoas interessadas em se tornar doadoras de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. A enfermeira da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste lembra que todos os exames necessários são feitos pelo próprio Hemosc e que o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres. A inscrição no grupo de doadores de sangue pode ser feita na Unidade de Saúde ou com os Agentes Comunitários de Saúde de Iporã do Oeste.
Prefeito de Descanso demonstra preocupação com a falta de liberação de recursos do Governo do Estado. SADI BONAMIGO destaca que a prefeitura foi impactada negativamente com o bloqueio de verbas já anunciadas pelo ex-governador, CARLOS MOISÉS, em meio a troca de comando no Executivo Estadual no final do ano passado. Conforme BONAMIGO, passados cinco meses do novo Governo, os recursos seguem barrados e ainda não há nenhuma posição segura sobre a liberação do dinheiro. Ele demonstra preocupação com o fato, diante da necessidade de pagamento das despesas relativas a algumas obras em andamento. No caso de Descanso, BONAMIGO ressalta que faltam recursos para a etapa final de construção de quatro casas destinadas pela Defesa Civil, após o tornado que atingiu a cidade em junho de 2020.
De acordo com SADI BONAMIGO, a prefeitura está legalmente impedida de investir nas casas e precisa do dinheiro do Estado, já que vem pagando o aluguel mensal das famílias atingidas pelo fenômeno há quase três anos. O prefeito de Descanso acredita que o governador, JORGINHO MELLO, precisa ter mais sensibilidade para a situação, pois o montante barrado tem muita importância para o município e somente através da colaboração de todos será possível melhorar a vida da população. SADI BONAMIGO ressalta que além do dinheiro para a finalização das casas destinadas pela Defesa Civil, também são aguardados mais de dois milhões de reais para obras de infraestrutura já licitadas e para a compra de equipamentos anunciados anteriormente.
BONAMIGO enaltece que o Município realiza constantes tratativas com a Casa Civil do Governo do Estado e possui expectativa de que a situação se resolva até o final deste mês. Nos demais setores da administração, o prefeito de Descanso ressalta a grande importância da agricultura, que recebe grande atenção da prefeitura. SADI BONAMIGO enfatiza que as chuvas da semana passada causaram alguns transtornos pontuais nas estradas, que já foram resolvidos pelo setor de transportes e obras. Ele enaltece a disposição de uma boa frota de máquinas, além de uma equipe competente para atender as demandas no dia a dia.
Um carro furtado em Campo Erê foi recuperado pela Polícia Militar do Paraná na tarde desta segunda-feira. A equipe policial, após tomar conhecimento de que um veículo furtado no Oeste de Santa Catarina poderia estar passando pela cidade de Nova Prata do Iguaçu, realizou buscas e localizou o carro estacionado às margens de uma rodovia. Próximo ao veículo foi abordado o condutor, de 63 anos de idade, o qual relatou que estava indo até a cidade de Boa Vista da Aparecida. Diante dos fatos, o veículo e o homem foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos.
Homem é apedrejado após furtar botijão de gás em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na noite de domingo, no Bairro Santa Rita. No local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou que estava estudando no quarto e que havia escutado um barulho ao lado da casa. Quando foi verificar, avistou um homem furtando o seu botijão de gás. Segundo a vítima, ao perceber que havia sido descoberto, o ladrão saiu correndo, mas foi acompanhado pelos proprietários da residência. O autor do furto atirou uma pedra em direção aos moradores, que revidaram e o acertaram uma pedrada na cabeça, conseguindo recuperar o botijão de gás que ele havia furtado. Quando a Polícia chegou no local, o autor do furto estava caído na rua com ferimentos na cabeça. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento, conduzindo o ferido ao Hospital Regional. Depois, ele foi conduzido até a delegacia para os procedimentos cabíveis.