ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 16 05 2022

-TSE ENCERRA TESTES E DIZ QUE NINGUÉM CONSEGUIU FRAUDAR VOTOS

-SANTA CATARINA JÁ INVESTIU 170 MILHÕES EM QUATRO RODOVIAS FEDERAIS

-SÃO MIGUEL TCHÊ TEVE PÚBLICO DE CERCA DE 10 MIL PESSOAS

-COMISSÃO JÁ RECEBEU 191 PEDIDOS DE AUXILIO PARA CONSTRUÇÃO DE PASSEIO PADRÃO

-PM REGISTRA AUMENTO DA INFRAÇÃO DE USO DO CELULAR POR MOTORISTAS

-VEREADOR DE CAIBI É INDICIADO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL EM EVENTO

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE FEMINICIDIO NO BAIRRO SALETE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 14 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Otan e os Estados Unidos disseram neste domingo estarem confiantes de que a Turquia não irá impedir o ingresso de Finlândia e Suécia na aliança militar ocidental, depois que os dois países nórdicos deram passos importantes para se juntarem ao bloco em resposta à invasão russa na Ucrânia. O presidente finlandês SAULI NIINISTO confirmou neste domingo que seu país irá ingressar na Otan, enquanto o partido sueco governista anunciou uma mudança de política oficial que abre caminho para que o país formalize o pedido de adesão dentro de alguns dias. A primeira-ministra sueca, MAGDALENA ANDERSSON, disse que irá ao parlamento na segunda-feira para garantir apoio à solicitação de entrada, que aliados da Otan esperam que seja feita em conjunto com a Finlândia.

As candidaturas de Suécia e Finlândia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, em resposta à ofensiva russa contra a Ucrânia, são um "grave erro". A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, SERGUEI RIABKOV. Ele disse que "o nível de tensão" entre seu país e o Ocidente aumentará caso as novas adesões aconteçam.RIABKOV disse que a resposta da Rússia "dependerá das consequências práticas da adesão" dos dois países nórdicos à aliança militar ocidental.

Um atirador matou 10 pessoas e deixou três feridas em um supermercado em Buffalo, cidade americana no estado de Nova York. Segundo o FBI, o tiroteio está sendo investigado como um "crime de ódio" e um "ato de extremismo violento racialmente motivado". O assassino, um homem branco de 18 anos que estaria trajando roupas de estilo militar, foi preso. Segundo o prefeito de Buffalo, BYRON BROWN, o atirador não era da comunidade e "viajou por horas" até o local do crime, um bairro predominantemente negro. Segundo a agência Reuters, onze das 13 pessoas atingidas eram negras e duas eram brancas.

O Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal, vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, ANDRÉ MENDONÇA, sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. A decisão de recorrer foi tomada em reunião extraordinária do comitê, realizada virtualmente neste sábado. Na véspera, o ministro ANDRÉ MENDONÇA atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União e suspendeu a forma como os Estados aplicaram a alíquota única do ICMS que incide sobre o óleo diesel. Na decisão, o ministro Mendonça abriu prazo de cinco dias para que a Câmara, o Senado e o Conselho Nacional de Política Fazendária se manifestem sobre o tema.

Para as eleições deste ano, os 32 partidos registrados no TSE terão um valor recorde de recursos públicos para financiar as campanhas dos seus candidatos. O fundo eleitoral, popularmente chamado de fundão, será de pouco mais de quatro bilhões e 900 milhões, e vai beneficiar principalmente os partidos que tiveram bom desempenho no pleito para a Câmara dos Deputados em 2018. União Brasil, PT e MDB receberão os valores mais altos. Os recursos do fundão são públicos e repassados ao TSE pelo Tesouro Nacional. Para distribuir esse dinheiro aos partidos neste ano, o tribunal seguirá quatro critérios, sendo que três deles levam em conta a performance das legendas nas eleições de 2018.

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu nesta sexta-feira os testes públicos de segurança nas urnas eletrônicas para as eleições deste ano. De acordo com a Corte, especialistas da área de tecnologia de todo o país fizeram 29 ataques e nenhum deles conseguiu alterar votos ou afetar a totalização dos votos. Nesta última fase, investigadores que encontraram vulnerabilidades nos testes de novembro do ano passado voltaram ao TSE para verificar se as medidas de segurança adotadas foram suficientes para resolver os problemas. Os chamados testes de confirmação começaram na quarta-feira. Em 2021, dos 29 ataques, cinco conseguiram explorar alguma falha de segurança. Nos meses seguintes, o TSE fez alterações e implementou barreiras, que, de acordo com a Corte, foram consideradas suficientes nos testes realizados na última semana.

Santa Catarina registrou o terceiro caso suspeito de hepatite de origem desconhecida. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado. O paciente é um menino de três anos morador de São José, na Grande Florianópolis. Os outros dois são um adolescente de 16 anos e uma menina de sete. Os três pacientes são monitorados pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Dive. O caso do menino de três anos foi registrado na quinta-feira. Ele começou a ter sintomas em abril e, até a sexta, estava internado em um hospital de Florianópolis. A criança teve o resultado negativo para os testes de hepatite A, B e C.

Os casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina voltaram a crescer. Em apenas 15 dias, o Estado teve aumento de 53 por cento no número de pacientes infectados com a doença. Conforme o Painel, que é alimentado com informações da Secretaria de Estado da Saúde, em primeiro de maio, Santa Catarina acumulava cinco mil e 68 casos, número que saltou para sete mil 796 neste domingo. Este também é o maior número de casos ativos registrado no Estado desde março de 2022. Ao todo, 245 cidades têm casos ativos da doença. A capital, Florianópolis, lidera a lista com mil 384, seguida de Joinville, com 626, e Blumenau com 585.

Santa Catarina já pagou mais de 170 milhões de reais pelas obras na BR-470, BR-280, BR-163 e BR-285 até esta semana. O valor corresponde a 36 e meio por cento dos 465 milhões destinados a acelerar as obras destas estradas, cuja responsabilidade é federal. Os pagamentos ocorrem somente após a medição, ou seja, quando as empreiteiras comprovam a realização da obra. À duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, já foram pagos 107. Outra obra de duplicação, a da BR-280, entre Araquari e São Francisco do Sul, recebeu 26 milhões. Para a recuperação da BR-163, no Extremo Oeste, o governo do Estado já aportou 23 milhões de um total que chegará a 100 milhões. Para a conclusão da BR-285, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, em Timbé do Sul, o Estado desembolsou 13 milhões.

A décima sexta Jornada das Licenciaturas da Uceff de Itapiranga inicia hoje e prossegue até dia 24 de maio. O evento é coordenado pelo curso de Pedagogia e possui ampla programação. O tema deste ano é ''Educação em cena - o retrato da vida''. A programação é destinada para a participação dos professores e acadêmicos de toda região de abrangência da Instituição, no Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. A palestra de abertura do evento está programada para a noite de hoje na Sociedade Imigrantes com o professor e empreendedor DADO SCHNEIDER. Ele Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC e vai abordar o tema de Inovação e Criatividade em uma Era de Mudanças.

Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo parque de exposições neste final de semana durante o São Miguel Tchê. O tradicional rodeio de São Miguel do Oeste contou com a participação de mais de 70 CTGs e piquetes da região. As provas campeiras começaram na sexta-feira e terminaram no final da tarde de ontem. Outra atração foi a primeira edição do Coste Tchê, concurso de costelão. O São Miguel Tchê retornou depois de dois anos sem ser realizado por conta da pandemia do coromavírus. As fotos do evento do final de semana estão no portal da Peperi na internet.

O município de Descanso está promovendo uma série de ações para marcar o Maio Laranja, mês dedicado a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na última semana, a secretaria de Assistência Social espalhou flores amarelas com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema. Conforme a secretária da pasta, ANDRESSA BRUGNEROTTO, a flor amarela é o símbolo da Campanha. Além disso, no dia 18 de maio, os grupos do CRAS irão realizar uma atividade para envolver crianças adolescentes atendidos pelos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também divulgar informações a toda a população. ANDRESSA ressaltou que o principal meio de denúncia é o disque 100, que funciona 24 horas por dia de forma gratuita e anônima.

A JCI Câmara Júnior está realizando neste mês o Curso Básico de Oratória e Comunicação Assertiva em São Miguel do Oeste. O objetivo é aprimorar e desenvolver nos alunos a capacidade de se expressar em público. A presidente da entidade, JÉSSICA HELER, destacou que a turma já está completa, com todas as vagas preenchidas e, por conta disso, as inscrições foram fechadas. As aulas do curso básico de oratória estão sendo realizadas nas quartas-feiras à noite, enquanto na modalidade avançada ocorrem nas quintas-feiras, também no período da noite. Para ambas as categorias, as aulas ocorrem nas dependências da UNIP, em frente ao Colégio Municipal São Miguel.

A JCI Câmara Júnior está preparando outros cursos de oratória para este ano. A informação é da presidente da entidade, JESSICA HELLER. De acordo com ela, no nível básico, a JCI encaminha a formação da terceira turma, que terá inscrições abertas em agosto com aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 das sete as dez da noite. O curso avançado será retomado em outubro com a sua segunda turma do ano nos dias 6, 13, 20 e 27 no mesmo horário. A presidente ressaltou ainda que a JCI visa levar oportunidades como essa para cada vez mais pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho. Quem deseja se inscrever, deve fazer contato com os integrantes da JCI Câmara Júnior.

A comissão criada no município para analisar os pedidos de auxílio financeiro da prefeitura para a construção das calçadas padrão dentro das normas de acessibilidade já recebeu 191 pedidos da comunidade. A informação é do presidente da comissão, CLAUDIO BARP. De acordo com ele, o grupo já fez 21 reuniões e emitiu parecer favorável para 94 moradores, o que representa quase 50 por cento do total. Outros 55 foram negados e quatro tiveram deferimento parcial. A análise, de acordo com BARP, é feita a partir dos critérios estabelecidos na lei municipal que criou programa de auxílio com recursos públicos para a construção das calçadas.

A Secretaria de Saúde retomou hoje cronograma de vacinação contra covid em São Miguel do Oeste. Nesta semana, o atendimento será das sete e meia as 11 e meia da manhã e à tarde entre uma e cinco horas na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Hoje, terça e quinta-feira haverá aplicação das vacinas contra a Covid. Na quarta e sexta-feira, o dia será dedicado à vacinação contra gripe. A semana começou com a aplicação da primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias; segunda dose da PFIZER para crianças de 5 a 11 anos vacinadas em 18 e 21 de março e a segunda dose da BUTANTAN para vacinados em 18 de abril.

A vacinação contra a Covid continua amanhã com a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários ou vacinados até 17 de janeiro, quarta dose para idosos com idade acima de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a segunda dose PFIZER para vacinados em 22 e 23 de março. Na quinta-feira ocorre a aplicação da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários e a quarta dose para idosos com idade acima de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses.

O processo de aquisição dos móveis para a Casa de Apoio ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ainda está em andamento. A informação é do presidente do Rotary, JOÃO GIUSTI. Ele explicou que o projeto é mais moroso porque envolve recursos públicos. GIUSTI disse que faltam apenas alguns detalhes para finalizar a aquisição dos móveis. O prédio está totalmente concluído. Ele lembrou que a casa conta com uma administração desde que houve a fusão com a antiga diretoria da Casa de Apoio. Segundo GIUSTI ainda não há previsão de data para a abertura e funcionamento da Casa de Apoio. A principal preocupação é com os recursos para manter a estrutura aberta.

O Dnit confirmou na manhã de hoje que haverá interdição total da BR 163 para detonação de rochas em dois momentos nesta semana. Segundo o departamento, a operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. Na quarta-feira, está marcada uma detonação de rochas no município de Guaraciaba a partir do meio-dia. Já na quinta-feira, também às 12 horas, a detonação acontece no município de São José do Cedro. Para segurança da operação, a rodovia será interditada nos dois sentidos. Em ambos os casos, o tempo estimado de duração para o desmonte e limpeza completa da pista é de duas horas, podendo ser realizado em menor tempo. Além das operações de detonações de rocha, a rodovia segue com o sistema ‘pare e siga’ 24 horas devido ao início da concretagem da pista principal da BR-163SC.

O Maio Amarelo é um marco em busca de um transito mais seguro. A afirmação é do aspirante a oficial do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, GUILHERME MAZZO. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a PM se preocupa com o trânsito urbano 24 horas por dias durante todo o ano, mas mais é um símbolo desse trabalho com aumentos das ações preventivas e repressivas. Na sexta-feira, por exemplo, a Polícia Militar realizou uma barreira especial e abordou mais de 200 veículos na Waldemar Rangrab com 20 notificações, sendo 12 de recursas a fazer o teste do bafômetro. MAZZO citou que a prevenção é importante, mas a repressão é necessária diante o expressivo número de acidentes e mortes no trânsito.

A maioria dos acidentes de transito na cidade são provocados por falta de atenção dos motoristas. De acordo com o aspirante a oficial do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, GUILHERME MAZZO, o trânsito urbano tem uma fluidez muito boa e uma relativa segurança. O problema, de acordo com ele, está na falta de cuidado dos motoristas. Ele comentou que o número de acidentes é compatível com o tamanho da cidade e com o tamanho da frota. MAZZO destacou que o Maio Amarelo acontece exatamente para reforçar as informações que vão provocar a conscientização das pessoas para os cuidados básicos e também para evitar as infrações mais graves, como embriagues ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e deixar de usar o cinto de segurança.

Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia Militar emitiu 772 notificações por falta do uso do cinto de segurança. De acordo com o oficial do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, GUILHERME MAZZO, essa é principal ocorrência de transito na cidade. Outras 143 ocorrências foram pelo uso do aparelho celular ao volante. A PM também registrou 55 casos de recusa ao teste do bafômetro e 25 motoristas foram flagrados dirigindo embrigados. MAZZO citou que a questão do trânsito é tão importante que a PM destacou uma guarnição para monitorar esses casos no centro da cidade.

Um homem ficou ferido em um capotamento de veículo no interior de Itapiranga neste final de semana. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde de sábado, na Linha Santa Isabel. O condutor de um veículo Fiat Strada, placas Mercosul, de 62 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Ele sofreu um ferimento leves no abdômen, mas recusou condução ao Hospital pelos bombeiros de Itapiranga. Havia intensa neblina no momento do acidente.

Um acidente deixou um homem ferido neste sábado na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das dez horas da manhã nas proximidades do décimo quarto RCMEC e envolveu uma Ecosport e uma CB 300, ambos com placas de São Miguel. O motociclista teve ferimentos generalizados e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. As imagens de um sistema de viodemonitoramento de uma empresa flagraram o momento da colisão e estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil em Caibi indiciou um vereador da cidade por ter praticado ato de importunação sexual em um evento público. O Delegado LUCAS ALMEIDA explicou que o fato chegou ao conhecimento da Policia Civil após queixa de uma mulher que teria sido vítima num evento externo da Prefeitura. O fato teria sido flagrado pela filmagem oficial do evento. O delegado disse que tanto a filmagem quanto o relato de testemunhas confirmaram que o vereador teria apalpado a vítima após a entrega de uma premiação para ela. O Delegado acrescenta que o autor já estava suspenso das atividades na câmara de vereadores em decorrência dos fatos. O crime de importunação sexual tem pena de até cinco anos de prisão.

A Polícia Militar recuperou, neste sábado, um veículo que havia sido furtado na cidade. De acordo com a PM, o carro levado por volta das 11 e meia da noite da rua Barão

do Rio Branco, bairro Agostini. O proprietário disse que havia deixado o carro estacionado na rua e foi se reunir com amigos. Ao sair do local, não encontrou o veíulo. A guarnição fez rondas pela cidade e encontrou o carro as margens da BR 282, na linha Aparecida. O carro, um fiat Uno, estava no acesso as boates do local. O autor do furto ainda tentou fugir, porém foi abordado e preso. Ele já possuía diversas passagens policiais. O veículo foi removido para ser devolvido ao proprietário.

Dois homens foram detidos depois de destruir mais de 50 árvores neste domingo na Waldemar Rangrab, centro de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada, por volta das 11 horas da noite deste domingo, para atender uma ocorrência de vandalismo e dano ao patrimônio público. Segundo PM, dois jovens, um maior de idade e outro menor, danificaram mais de 50 árvores que foram plantadas pelo setor de urbanismo da prefeitura no passeio público. Já detidos pela polícia, um dos rapazes relatou que eles decidiram danificar as arvores para comemorar o aniversário de 18 anos de um deles. O Conselho Tutelar foi acionado, porque um dos envolvidos é menor de idade. Os dois foram levados para a delegacia de polícia.

Um homem foi preso por tentativa de feminicidio neste domingo no bairro Salete. O fato aconteceu por volta das dez horas da noite. O suspeito foi detido pela Polícia Militar depois de desferir um golpe de faca em uma mulher. A PM foi acionada por familiares e a guarnição da serviço localizou o suspeito. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia. A mulher foi encaminhada ao Hospital Regional. Segundo a Polícia Militar, o homem apresentava lesões no olho direito e nas costas que teria sido provocadas em uma briga, anterior a tentativa de feminicidio. O suspeito disse aos policiais que a intenção era matar o filho da mulher e como ele não o encontrou, decidiu desferir um golpe de faca contra a mãe do desafeto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/rFbsFcrY8oUMeO8jwtlXtd6CGx4a3GxDibmGB7ck): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185