ÁUDIOS
Show de Bola - Atalaia AM

Show de Bola Atalaia 16/05/20

Produção do Departamento de Esportes da Rádio Atalaia, apresentação: Nilson Risso.

Pelo menos 56% dos alemães são contra a retomada do campeonato de futebol neste fim de semana, é oque revela uma pesquisa publicada ontem pela rede pública de televisão ARD. Já 31% são favoráveis à retomada da Bundesliga, o campeonato alemão de futebol. Depois de mais de dois meses de intervalo, devido ao coronavírus, o futebol alemão volta em campo neste sábado, de portas fechadas, passando por um rigoroso protocolo de saúde. A mesma pesquisa mostrou ainda que 40% dos entrevistados votaram a favor da flexibilização das medidas restritivas impostas à população.

A Mesa do Conselho Deliberativo do Inter rejeitou uma proposta para ampliar o prazo dos mandatos vigentes do clube por um ano, até 31 de dezembro de 2021. Reeleita para o biênio 2019 e 2020, a atual gestão do presidente Marcelo Medeiros encerra seu período em 31 de dezembro deste ano. A medida de alteração estatutária extraordinária foi proposta pelo conselheiro Vítor Saydelles, em meio a um período considerado de exceção por conta da pandemia do coronavírus. A Mesa do Conselho negou por unanimidade. Os atuais ocupantes dos cargos não foram consultados sobre a possibilidade de permanecer por mais um ano. O veto à proposta é para evitar interferências no processo eleitoral do clube. Também há, um movimento de conselheiros para que as lideranças dos principais movimentos políticos e a Mesa do Conselho Deliberativo se reúnam ainda antes da volta do futebol para discutir o tema.

Junto com o rival Inter, o Grêmio foi o primeiro clube a voltar a treinar no Brasil e montou protocolos que serão utilizados como exemplo para o restante das equipes do país. Agora, o presidente do Tricolor, Romildo Bolzan Júnior, também acredita que o Campeonato Gaúcho vá servir como um laboratório para todas as competições futuras. O Gauchão tem, pelo menos, um período-base para retomar as partidas. Todos os clubes aprovaram por unanimidade nesta semana o plano de os jogos voltarem entre o meio de julho e o início de agosto. Não há, porém, nenhuma data concreta, e restam ainda pendentes liberações das autoridades. Mas o primeiro passo foi dado. Como nos protocolos, Bolzan aponta que a experiência de volta do Gauchão será determinante para o retorno de outras competições. Há a possibilidade de a competição ocorrer em um número reduzido de praças, mas esta hipótese ainda é remota.

O Inter realizou na manhã de ontem mais um trabalho no Centro de Treinamentos do Parque Gigante. Os jogadores seguiram a rotina de treinos físicos especiais com bola. Os atletas voltaram a ser muito exigidos em um circuito. Nele, os jogadores do Colorado tinham que fazer exercícios com pesos, corridas em velocidade, trocas bruscas de direção, posse de bola, passes e saltos. Os trabalhos no Inter atendem os protocolos criados pelo clube com cuidados de saúde, higiene e limpeza para evitar a propagação da Covid-19. O acesso ao CT Parque Gigante é controlado e restrito, reduzindo ao máximo o fluxo de pessoas. As atividades são fechadas para a imprensa e público em geral. Até o momento, a assessoria de imprensa não divulgou como será a programação do final de semana.

A torcida do Grêmio ficou dividida sobre os novos uniformes para a temporada 2020, lançados na quinta-feira. Pelo menos é o que indica o resultado da enquete promovida entre o dia do lançamento e a manhã de ontem. Dos 2.343 participantes, 50,49%, disseram que gostaram dos modelos, contra 49,51%, que reprovaram. Nas redes sociais, as reações não foram muito diferentes. Alguns torcedores aprovaram e lançaram memes sobre os novos uniformes. Outros não gostaram, mas ainda assim afirmam que vão comprar. O uniforme número 1 tem como principal novidade uma estampa estilizada nas listras azuis. A camisa foi confeccionada com gola V. Já o segundo uniforme, tradicionalmente branco, também é listrado nas cores branca e azul claro, com diferença na gola. Os dois mantos compartilham dois selos na barra e na altura da nuca. Os uniformes estão à venda na loja oficial do clube.

Com a liberação dos treinos presenciais por parte do Governo de Santa Catarina, após a flexibilização do decreto, a diretoria do Juventus de Jaraguá do Sul marcou a reapresentação do elenco para a próxima segunda-feira, 18 de maio, no estádio João Marcatto. O Moleque Travesso será o segundo clube catarinense a retomar as atividades, o Brusque foi o primeiro. De acordo com o Juventus, os atletas serão monitorados, além de realizarem testes de Covid-19. Na tarde desta quinta-feira, a diretoria do clube se reuniu com a vigilância sanitária da cidade e ajustou os termos de prevenção para os atletas retornarem em segurança. Garantido nas quartas de final do Campeonato Catarinense ao terminar a primeira fase na sexta posição, o Juventus ainda não sabe quando irá enfrentar o Figueirense – terceiro colocado. O estadual foi paralisado em 16 de março em razão da pandemia de coronavírus.

Os testes de Covid-19 já foram adquiridos pelo Figueirense para serem aplicados no elenco e funcionários. Esse é o próximo passo da diretoria para otimizar o retorno aos treinamentos presenciais. O presidente Norton Boppré vê o clube nos preparativos finais para a testagem, que ainda não tem data definida. Depois da liberação do governo estadual, o Furacão aguarda o sinal verde da prefeitura de Florianópolis para retornar aos trabalhos no Orlando Scarpelli. Em Palhoça, onde se localiza o CFT do Cambirela, o Furacão já recebeu o aval do município. O clube busca fazer adaptações no local para cumprir todos os requisitos do protocolo médico e da portaria estadual. O mandatário afirmou ainda que todos os envolvidos no dia a dia do clube serão testados, para que todos se sintam seguros na retomada.Enquanto isso, o elenco do Furacão segue com os treinamentos online, monitorados remotamente pela comissão técnica.

O lateral-direito Rodrigo Ferreira vai permanecer no Marcílio Dias por mais uma temporada. Nesta semana, a diretoria do clube de Itajaí confirmou a renovação de contrato com o jogador até o fim de abril de 2021, uma vez que ele estava sem vínculo desde o último dia 30. Na atual temporada, até a pausa do Campeonato Catarinense por conta da pandemia da Covid-19, Rodrigo Ferreira tinha atuado em oito das nove partidas do Marinheiro e marcou um gol na vitória contra a Chapecoense. Rodrigo está no Marcílio Dias desde 2018, e o projeto apresentado pela diretoria foi fundamental para a escolha de seguir no clube por mais uma temporada. Garantido nas quartas de final do Catarinense, o Marinheiro ainda não sabe quando irá enfrentar o Criciúma. Nesta semana, o Governo de Santa Catarina liberou a retomada dos treinos presenciais dos elencos, porém, o Marcílio Dias descartou um retorno imediato. O clube entende que não há motivos para um retorno sem antes uma definição de quando os campeonatos irão retornar.

A diretoria do Joinville anunciou as renovações com o volante Berg e atacante Adriano até o final do ano. Por outro lado, o jovem zagueiro Richard foi devolvido ao Corinthians após ver o empréstimo chegar ao fim. Adriano é revelado na base do Tricolor e tinha vínculo até o fim de abril. Aos 23 anos, atuou em sete partidas na temporada, com um gol marcado. Berg chegou ao Coelho para a disputa da Copa Santa Catarina de 2019, por empréstimo junto ao RB Bragantino. Desde a temporada passada, o atleta de 21 anos tem quatro jogos disputados e um gol feito. O jovem zagueiro Richard, de apenas 18 anos, veio cedido pelo Corinthians, mas não entrou em campo oficialmente. O atleta volta ao time sub-20 do clube paulista.

Apesar do período de distanciamento social, o trabalho no Criciúma segue a todo vapor, principalmente na busca da manutenção física dos jogadores. O preparador físico do Tigre, William Hauptman detalhou como tem sido a rotina desde a paralisação dos jogos, em março. Segundo ele, estão sendo enviadas programações semanais, feito micro ciclos de trabalho. E duas vezes por semana eles treinam em dois períodos, e os outros dias com um período. E o domingo de é de folga.Buscar informações sobre o desempenho dos jogadores tem sido a missão do preparador. Apesar de não conseguir monitorar cada um do elenco em tempo real, o retorno dos atletas é positivo. Uma das preocupações no período é com a situação física, o ganho de peso, principalmente, uma vez que eles estão afastados da rotina habitual e, também, sem a realização das atividades consideradas necessárias para atletas de alto rendimento. O Tigre aguarda o aval da Prefeitura de Criciúma para retomar as atividades presenciais.

O clima é de expectativa na Chapecoense. Após ser aprovado nos exames médicos, o meia Denner ficou perto de ser anunciado como reforço do Verdão para o decorrer da temporada. O namoro do atleta com a Chape é antigo. Na temporada passada, Denner foi um dos destaques do Juventude na campanha que culminou com o acesso à Série B. Em janeiro, na primeira tentativa de acordo, a negociação não avançou. Agora, o time da Arena Condá procurou o Athletico, dono dos direitos federativos do jogador e ofereceu Arthur Vanzela e Cella, duas joias a base, em troca do meio-campista, oferta que foi aceita pelo Furacão. Outro ponto importante para a Chape é na questão financeira. Denner fica até o fim do ano no time de Santa Catarina e o Athletico vai bancar o salário.

O lutador de Francisco Beltrão, mas reconhecido mundialmente Elizeu Zaleski dos Santos, o Capoeira, segue em Francisco Beltrão mantendo a forma física em sua academia, enquanto aguarda o fim da pandemia do coronavírus. Sua última luta foi no dia 14 de março, no UFC Brasília, quando venceu o russo Alexey Kunchenko, pelos pesos meio-médios até 77 quilos, o evento já aconteceu sem a presença de público. Como profissional, está indo pra 11 anos no MMA, mas começou nas artes marciais, com 9 anos de idade. Depois de três edições canceladas, no fim de semana o UFC retorna com três eventos consecutivos na Flórida, sem a presença de público.

O piloto beltronense Wellington Cirino não disputa uma corrida oficial da Copa Truck desde dezembro do ano passado. A temporada 2020 começaria no dia 6 de março, mas foi adiada por causa do coronavírus. Agora Cirino está em Curitiba aprimorando sua parte física e treinando em simuladores de corrida do também beltronense Loir Carlos da Costa. Cirino acredita que a Copa Truck possa voltar no dia 21 de junho, na etapa de Goiânia. No total, são nove etapas e, a princípio, todas estão mantidas. No ano passado, Cirino deixou de terminar algumas provas por conta do aquecimento do motor. Mas, segundo ele, isso agora foi corrigido.

A Federação Catarinense de futsal, entidade estadual de administração o futsal de Santa Catarina, divulgou decreto prorrogando o prazo de previsão para início das atividades ordinárias presenciais na Sede da Federação e das competições que fora anunciado através do Comunicado Oficial 006, em 30 de abril. A prorrogação está diretamente ligada com a permanência das restrições do governo estadual para as atividades esportivas e a impossibilidade de realização de um campeonato de grande porte sem que esta federação tenha a certeza de prover a integridade física dos atletas, dirigentes e colaboradores, com atenção também a alguns setores de insumos ao esporte que também se encontram fechados ou com escala de trabalho reduzido. A Federação Catarinense espera que esta condição se amenize o quanto antes para que as atividades se normalizem e para que seja possível fomentar o futsal. A Federação Catarinense é responsável por organizar a Copa Santa Catarina, Divisão Especial e outras competições.

O futsal São Lourenço que também está parado devido á pandemia, mas os atletas seguem trabalhando. Os treinos acontecem em casa com o acompanhamento da comissão técnica. Os jogos e campeonatos que o Futsal São Lourenço participaria também estão suspensos por tempo indeterminado. Enquanto isso, o vestiário do Ginásio municipal que o fitsal São Lourenço usa durante as competições passou por reformas nestes últimos dias. Os materiais para as reformas foram patrocinados pela Casa do MDF.

Seguem paralisadas as competições do Departamento de Esportes de Campo Erê. A Taça Turim regional de Campo Erê foi paralisada na sexta rodada da 1º fase. A competição tem a participação de 57 equipes, sendo 33 na categoria livre, 13 no veterano, e 11 no feminino. A expectativa era de encerrar o campeonato que estava na 1º fase no mês de julho, mas agora não se sabe o certo quando a competição vai ter reinicio. Também teve inicio o Campeonato de futebol de campo, com a realização de uma rodada e com a participação de 13 equipes. Foram paralisados ainda os jogos da terceira idade nas modalidades bocha e canastra. E suspensas às atividades da escolinha municipal de futsal. O Ginásio João Teles Padilha também segue fechado para atividades esportivas.

Termina aqui o Show de bola, Nós voltaremos amanhã, tenham uma ótima tarde e até lá.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.