ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-05-2020 Sábado

-GOVERNO DIZ QUE MUDARÁ ORIENTAÇÃO SOBRE USO DA CLOROQUINA

-DONO DE EMPRESA DIZ QUE COMPRA DE RESPIRADORES NÃO TEVE IRREGULARIDADES

-OFICIALIZADO REPASSE DA ÁREA PÚBLICA DE LINHA LARANJEIRAS PARA IPORÃ DO OESTE

-CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE JOVENS CHEGA À VIGÉSIMA EDIÇÃO

-VACINAÇÃO NA SEGUNDA IRÁ CONTEMPLAR TODAS AS PESSOAS DO PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA

-PANDEMIA TEM ATRASADO ENCAMINHAMENTOS DE DIVERSOS TRABALHOS EM DESCANSO

-POLÍCIA INVESTIGA CAUSAS DE INCÊNDIO QUE DESTRUIU TRÊS CAMINHÕES

-POLÍCIA CIVIL DESENCADEIA OPERAÇÃO PARA COMBATER TRÁFICO DE DROGAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, defendeu nesta quinta-feira a cloroquina para pacientes infectados com Covid-19. Em sua conta no Twitter, Maduro parabenizou os profissionais da saúde e de pesquisa. Um estudo publicado nesta segunda-feira por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Albany, em Nova York, demonstra que o percentual de pacientes mortos em hospitais, tratados com hidroxicloroquina, com azitromicina ou com ambos os medicamentos não demonstrou qualquer redução perceptível em relação àqueles que não receberam qualquer uma das drogas. O estudo foi realizado com mil 438 pacientes diagnosticados com covid-19 que estiveram internados em 28 hospitais da região metropolitana de Nova York entre os dias 15 e 28 de março.


A empresa farmacêutica Gilead anunciou nesta semana que firmou acordo com cinco outras companhias para fabricar e distribuir o medicamento Remdesivir em 127 países. O antiviral é uma das substâncias testadas para o tratamento da Covid-19, e apresentou resultados clínicos positivos em ensaios recentes. O remédio não está à venda. Esses 127 países são quase todos pobres, em desenvolvimento ou com problemas de acesso à saúde pública, diz um comunicado da empresa. Pelo acordo, os laboratórios receberão da Gilead a transferência de tecnologia dos processos de fabricação do Remdesivir para que o medicamento seja produzido em maior escala.


O governo da Argentina apresentou nesta sexta-feira um teste rápido para a detecção do novo coronavírus desenvolvido nacionalmente e que permite um resultado em duas horas. Os primeiros testes serão produzidos durante os próximos 10 dias, e é projetada uma produção que permitirá 200 mil testes mensais. Não está claro qual o percentual de acerto desse tipo de exame. É a segunda vez que o governo argentino informa algum avanço no combate contra a pandemia de Covid-19. A anterior foi um teste para medir os anticorpos contra o coronavírus. A Argentina registrava até esta sexta-feira 356 mortes em um total de sete mil 479 infectados.


A ministra da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES, afirmou nesta sexta-feira que as denúncias de violência contra a mulher aumentaram 35 por cento em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a ministra, o aumento é reflexo do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.As afirmações foram feitas durante evento de lançamento da campanha de conscientização e enfrentamento à violência doméstica. DAMARES anunciou que, além do Ligue 180, as denúncias poderão ser registradas pela internet, por meio de um aplicativo específico. O programa também foi desenvolvido para registro em Libras. A ferramenta, segundo ela, possibilita que a vítima denuncie a violência de forma silenciosa.


O ex-ministro da Saúde NELSON TEICH afirmou nesta sexta-feira que "escolheu" deixar a pasta. Ele fez a afirmação durante um rápido pronunciamento no auditório do ministério. O ex-ministro não explicou o motivo que o levou a tomar a decisão. TEICH permaneceu menos de um mês à frente da pasta. O general EDUARDO PAZUELLO vai assumir interinamente o cargo de ministro da Saúde. Ele foi nomeado secretário-executivo da pasta no dia 22 de abril e também é um dos cotados para permanecer na função. Outro nome que tem alinhamento com BOLSONARO cotado para o cargo é o do deputado e ex-ministro OSMAR TERRA. Ontem, BOLSONARO também se reuniu com a médica imunologista e oncologista NISE YAMAGUCHI. Ela tem o mesmo pensamento do presidente quanto ao isolamento vertical e também quanto ao uso da cloroquina para tratamento da covid-19.


Um protocolo atualizado para o uso do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19 está sendo preparado pelo Ministério da Saúde, conforme nota divulgada na noite desta sexta-feira. De acordo com a pasta, o uso do medicamento será indicado também em casos leves. A decisão será tomada mesmo depois de estudos recentes apontarem que a droga utilizada contra a malária não teve a eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-Cov-2 e que possui efeitos colaterais. A medida vai se aplicar também à hidroxicloroquina, que é um derivado da cloroquina e guarda as mesmas propriedades, mas tem a toxicidade atenuada. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, antes do novo documento que está em elaboração, o protocolo válido é o publicado em primeiro de abril de 2020.


O presidente do Badesc, EDUARDO ALEXANDRE CORRÊA DE MACHADO, anunciou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa a liberação de 20 milhões em recursos federais para socorrer o setor do turismo em Santa Catarina. O dinheiro vem do Fundo Geral do Turismo, que é uma linha de financiamento do Ministério do Turismo. As empresas do setor podem acessar os recursos a partir da próxima semana via Badesc, a agência de fomento ao desenvolvimento do governo do estado. No Brasil, o turismo representa oito vírgula um por cento do Produto Interno Bruto. Em Santa Catarina, o setor é ainda mais representativo: chega a 12 e meio por cento do PIB.


A pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, mostra que a taxa de desemprego em Santa Catarina subiu de cinco vírgula três para cinco vírgula sete por cento no primeiro trimestre deste ano. Em números totais, 215 mil pessoas estavam procurando trabalho no período, cerca de seis mil a mais do que no último trimestre de 2019, quando 209 mil procuravam colocação. Apesar desse aumento, o Estado manteve a menor taxa de desemprego do Brasil, seguido por Mato Grosso do Sul e Paraná. A taxa de desocupação catarinense no primeiro trimestre deste ano também foi melhor que a do mesmo período de 2019, quando estava em seis por cento. No Brasil, a taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano subiu para 12 vírgula dois por cento.


A investigação sobre a compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo Governo de Santa Catarina teve um novo capítulo nesta sexta-feira à tarde. Por mais de três horas o CEO da Veigamed, empresa contratada pelo Estado, prestou depoimento ao Ministério Público para esclarecer pontos da negociação que estão em investigação.PEDRO NASCIMENTO DE ARAÚJO negou qualquer irregularidade no processo e afirmou que não teve contato com outros nomes citados pelos investigadores. Ele afirmou que a empresa possui experiência no mercado e garantiu que todos os respiradores serão entregues em Santa Catarina e poderão ser utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19. Na investigação do Ministério Público catarinense, ARAÚJO é apontado como um possível "laranja" para o proprietário de fato da empresa, que seria o médico paulista FÁBIO GUASTI. ARAÚJO disse que o médico é apenas um consultor e não faz parte do quadro da empresa.


-OFICIALIZADO REPASSE DA ÁREA PÚBLICA DE LINHA LARANJEIRAS PARA IPORÃ DO OESTE

-CAMPANHA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE JOVENS CHEGA À VIGÉSIMA EDIÇÃO

-VACINAÇÃO NA SEGUNDA IRÁ CONTEMPLAR TODAS AS PESSOAS DO PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA

-PANDEMIA TEM ATRASADO ENCAMINHAMENTOS DE DIVERSOS TRABALHOS EM DESCANSO


Deputada MARLENE FENGLER cobra maior apoio ao setor agrícola. A parlamentar diz que é preciso dar atenção para o setor produtivo. Ela participou de encontro com a Comissão de Agricultura e Política Rural que discutiu os reflexos da estiagem nas cadeias produtivas e as ações que estão sendo tomadas pelo governo do Estado para amenizar os prejuízos dos agricultores. MARLENE salienta que atualmente tudo é debatido de forma virtual. O debate envolve representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Defesa Civil de Santa Catarina, Epagri e de entidades ligadas ao agronegócio. A deputada destaca que vários municípios enfrentam prejuízos da estiagem na produção agrícola e ainda registram falta água até para o consumo da população. MARLENE FENGLER cita o relato do presidente Fetaesc, JOSÉ WALTER DRESCH, sobre as perdas do setor leiteiro, sobretudo nas regiões Serrana e Extremo-Oeste.


Governos estadual e federal adotam medidas de apoio aos atingidos pela seca. Estão disponíveis linhas de financiamento para a perfuração de poços artesianos, construção de cisternas e reservatórios. A deputada MARLENE FENGLER diz que é preciso ter maior agilidade na confirmação dos decretos de situação de emergência emitidos pelos municípios. Segundo a parlamentar estudos apontam que a falta de chuva no estado já provocou prejuízos de 430 milhões de reais pela perda em diversas culturas. MARLENE diz que é preciso dar maior agilidade na liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural com operação da Epagri de até 30 mil por pessoa, sem cobrança de juros e com prazo de cinco anos para quitação. A deputada cobra a prorrogação do prazo para o pagamento das parcelas de financiamentos em andamento e liberação de recursos para perfuração de poços artesianos e para compra de alimentos da agricultura familiar.


Religiosa orienta que pessoas tirem bom proveito do momento de isolamento. A irmã VITÓRIA, da Congregação das Servas da Santíssima Trindade de Descanso, orienta as pessoas a aproveitarem este momento difícil a todos, para terem pensamentos positivos e tirar algum proveito da situação para melhorar como ser humano. Ela diz que está havendo muito sentimento de angústia e desesperança. A irmã enfatiza que as pessoas também devem seguir as recomendações da Organização da Saúde e dos profissionais da área, no que diz respeito à prevenção, pois são orientações significativas. Conforme a religiosa, momentos com a família e de oração se tornam ainda mais valiosos neste período, e também procurar entender, por exemplo, salmos e mensagens que os textos da bíblia nos passam. Irmã VITÓRIA lembra que as religiosas da congregação estão atendendo pessoas que tenham a necessidade, mas adotando os devidos cuidados.


Presidente do Lions Clube de Tunápolis pede afastamento do cargo. DIRCELEI ARENHARDT explica que a decisão se deve em função de outras atividades pessoais, como professora e funcionária do hospital. Ela afirma que as atividades na educação estão exigindo mais dos profissionais, em função do conteúdo estar sendo elaborado em casa e enviado a distancia aos alunos. DIRCELEI diz que não estava conseguindo se dedicar integralmente ao Lions, e por isso, decidiu pelo afastamento. Ela lembra que quando a situação da pandemia se normalizar, pretende voltar a assumir a função, e no momento, permanece como voluntária. No ano passado o Lions desenvolveu campanhas com as escolas, a exemplo do projeto internacional Cartaz da Paz tendo inclusive um aluno selecionado e classificado entre os três melhores na regional do Lions, além de ações com a secretaria de Saúde como a prevenção ao diabete, doação de órgãos e visão.


Belmonte concede incentivos aos agricultores que fornecem cascalho para o município. Segundo o vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, o município encaminhou um projeto de lei ao legislativo em que é autorizada a realização de serviços com máquinas nas propriedades em que o agricultor disponibilizar de cascalho. PISONI explica que o produtor terá direito a até cinco horas de serviços de graça com máquinas por ano. Conforme o vice-prefeito, a retirada de cascalho é dificultada em dias de chuva, devido à umidade. Ele cita que a principal utilidade das pedras é o cascalhamento das estradas, para resolver problemas causados principalmente pela água. Em alguns trechos é necessário o uso de rompedor e a detonação de rochas.


Oficializado repasse da área pública de linha Laranjeiras para Iporã do Oeste. Nesta semana o município de Descanso regularizou o repasse de parte de um lote rural, um prédio em alvenaria e um pequeno salão comunitário localizados na Linha Laranjeiras, em Iporã do Oeste, local que anteriormente pertencia a Descanso. Conforme o prefeito, LÚCIO MALLMANN, a demanda pela regularização surgiu ainda em 2009 quando agricultores o procuraram porque não estavam conseguindo realizar o bloco de produtor nem em Iporã do Oeste nem em Descanso. Havia indefinição sobre a qual município os agricultores pertenciam. O prefeito explica que em análise dos documentos e das divisas, foi identificado um erro de interpretação. Ele comenta que linha Laranjeiras sempre pertenceu a Iporã desde a emancipação, mas devido a este erro escrituras e o título de eleitor das famílias apareciam como pertencentes a Descanso.


Em maio de 2012 Descanso aprovou uma lei complementar autorizando o repasse da área de terra e de um pavilhão na comunidade para Iporã do Oeste, recebimento que foi aprovado pelo legislativo de Iporã do Oeste em junho do mesmo ano. O repasse da escritura pública foi realizado nesta semana no cartório de registro de imóveis pelos prefeitos de Iporã do Oeste e Descanso. Além da área pública, 12 famílias regularizaram seus lotes. A orientação é que as demais famílias também façam a regularização. LÚCIO MALLMANN enfatiza que já a partir do momento que se descobriu o erro de interpretação das divisas, Iporã do Oeste passou a atender a comunidade de Laranjeiras e fazer a emissão das notas de produtor. O município intermediou a contratação do serviço de topografia e auxiliou nas famílias na regularização da área. Com escritura pública, o município e as famílias terão maior facilidade na realização de investimentos.


Nova etapa de vacinação nesta segunda-feira irá contemplar todas as pessoas do público alvo da campanha de imunização contra gripe. Segundo a responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, a vacinação, no Centro Público de Convivência, será realizada das oito às 11 horas, e à tarde das 13 e 30 às 16 horas e 30 minutos. Serão disponibilizadas 400 doses. KARIN explica que serão vacinados idosos a partir dos 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, adolescentes sob medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, indígenas, crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas ou privadas. Até o momento já foram aplicadas duas mil 750 doses.


KARIN BLATT destaca que na campanha deste ano foram incluídos os caminhoneiros, mais alguns trabalhadores de saúde, profissionais de força e salvamento, profissionais do Conselho Tutelar e adultos de 55 a 59 anos. Somente deste novo grupo dos adultos, a responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste diz que a estimativa é vacinar 500 pessoas. Isso eleva o público total a ser vacinado de três mil pessoas no ano passado, para pelo menos três mil e 500 em 2020. KARIN enfatiza que também houve aumento na faixa etária das crianças a serem vacinadas, de cinco para seis anos incompletos. Ela lembra que em 2011 e 2012 eram vacinadas crianças menores de dois anos, e o público alvo total da campanha era de em torno mil e 200 pessoas. A responsável pela sala de vacinas afirma que isso mostra que o governo tem percebido que é mais barato investir nas vacinas, na prevenção, do que no tratamento de doenças.


Campanha contra o abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes chega à vigésima edição em 2020. Conforme a assistência social de Tunápolis, SILIANE MEIER, a data foi instituída por lei federal, e é considerada uma conquista na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. Ela explica que a data surgiu porque em 18 de maio, de 1973, ocorreu um crime bárbaro em Vitória, no Espírito Santo, que chocou o país. Uma menina de oito anos, chamada ARACELI, foi raptada, estuprada e morta. A assistente social enfatiza que na vigésima edição da campanha, o objetivo é informar e sensibilizar toda sociedade a partir da luta na defesa pelos direitos de crianças e adolescentes. SILIANE lembra que quando se fala em violência sexual praticada contra menores, envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade. As vítimas são usadas para satisfazer desejos ou fantasias sexuais, ou obter vantagens financeiras.


As campanhas anuais, segundo a assistência social de Tunápolis, objetivam orientar a população sobre a proteção as crianças e adolescentes, e orientar o público alvo a identificar quando o gesto é somente de carinho, ou se tem outro objetivo de abuso. SILIANE MEIER destaca que este ano, em função da pandemia, não será possível realizar palestras ou outros eventos de aglomeração de público. Todas as ações irão se concentrar na divulgação que será feita pelos meios de comunicação e redes sociais. A assistente social enfatiza que a preocupação no momento é que com o isolamento devido à pandemia a criança pode estar convivendo mais diretamente com o abusador, na sua própria família, considerando que sem os laços de confiança mais comuns, que são os professores, colegas ou outras pessoas próximas, a denúncia pode ser dificultada. Sem as atividades rotineiras, as crianças também ficam mais expostas aos crimes praticados pela internet.


Pandemia atrasa avanço da regularização de lotes e início da operação da unidade de tratamento de dejetos humanos em Descanso. O secretário de Administração, PAULO LAUXEN, explica que até o momento 39 escrituras foram entregues a munícipes que aderiram ao processo de regularização fundiária. Para os próximos dias mais oito escrituras serão finalizadas. LAUXEN enfatiza que em outro loteamento mais nove escrituras aguardam a regularização. O secretário comenta que são mais de 100 matrículas já encaminhadas em relação a lotes no perímetro urbano, além de lotes na linha Cruzinhas, São Valentin e linha Campinas. São lotes que hoje os proprietários possuem apenas contratos, o que dificulta investimentos. O secretário reconhece que o andamento desse trabalho foi prejudicado pela situação da pandemia, que exige maior atenção no momento.


Em relação à faixa de domínio das edificações que fazem divisa com a SC 163, o secretário de Administração de Descanso esclarece que o município encaminhou ao Deinfra e Secretaria de Estado de Infraestrutura a solicitação para regularização das construções que já existem no local antes de ser feito o asfalto. Com a assinatura do termo de transferência para federalização da SC 163, de SMOeste a Itapiranga, PAULO LAUXEN diz que o pedido está sendo encaminhado novamente, desta vez para o DNIT, órgão competente do governo federal. Ele cita que já foram realizadas audiências com as famílias de São Valentin, Campinas e Cruzinhas para discutir a regularização. LAUXEN avalia que a mudança do envio do processo do Deinfra para o DNIT terá a mesma dificuldade, por ser uma situação antiga e que até agora não teve avanços.


Descanso também aguarda o desenrolar da pandemia para resolver a questão da operacionalização da estação de tratamento de dejetos humanos. PAULO LAUXEN diz que a estação localizada na linha Campinas está pronta, a legislação que regula a unidade foi aprovada pelos vereadores e já foram feitos testes que comprovam a sua capacidade de funcionamento. No momento, o secretário de Administração enfatiza que o município está em tratativas com a Casan para o início da operação da estação. LAUXEN comenta que a situação da pandemia também tem trazido transtornos no avanço desse processo, já que não foram mais possíveis as reuniões presenciais com a Casan para tratar sobre o contrato de operação. O objetivo é que a Casan assuma a estação por um período experimental, para que posteriormente seja contratada uma empresa por licitação. Além de Descanso, outros sete municípios serão contemplados pela unidade.


-POLÍCIA INVESTIGA CAUSAS DE INCÊNDIO QUE DESTRUIU TRÊS CAMINHÕES

-POLÍCIA CIVIL DESENCADEIA OPERAÇÃO PARA COMBATER TRÁFICO DE DROGAS


Tentativa do “golpe do Juiz” é registrada em Riqueza. Nos últimos dias municípios da região tem sido alvo de estelionatários. Os golpistas estão realizando a aplicação do chamado “golpe do juiz”, que utiliza a figura do magistrado como isca para ludibriar suas vítimas. Na quinta-feira uma tentativa de golpe foi registrada em Riqueza. Os criminosos utilizam nomes falsos para se apresentar como juízes que precisam de alguém de confiança para servir de motorista por alguns dias, em incursões pelo interior do Estado. O contato inicial ocorre junto a órgãos públicos, que repassam nomes de profissionais da região. Posteriormente, em ligação para a pessoa indicada, alega que depositou quantia maior que a combinada e pede reembolso do valor.


A tentativa de golpe no município de Riqueza aconteceu na Secretaria de Saúde no início da tarde de quinta-feira, por meio do contato telefônico. A servidora que atendeu a ligação desconfiou da situação e prontamente entrou em contato com o Fórum de Mondaí, onde constatou que se tratava de golpe e evitou vítimas no município. A orientação é de que os servidores públicos que atuam nos municípios, bem como a população em geral, tomem cuidado e desconfiem de qualquer atitude ou contato telefônico suspeito, pois ações de golpistas são muito frequentes na região. Quando ocorrer, a orientação é de que seja registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil.


Supermercado é interditado por descumprir recomendações de prevenção ao Covid-19. O estabelecimento, localizado no centro de SMOeste, foi interditado no início da noite desta sexta-feira após fiscalização da Polícia Militar e Vigilância Sanitária. De acordo com informações, o estabelecimento descumpriu as recomendações do município relacionadas ao número de clientes no interior do supermercado. A fiscalização identificou que havia uma aglomeração de pelo menos 25 pessoas além da capacidade máxima permitida no local. O supermercado foi interditado por uma hora, até que a situação fosse regularizada e as orientações voltassem a ser seguidas. O local já havia sido vistoriado e orientado durante a semana. A partir de agora, caso haja a reincidência no descumprimento das orientações o estabelecimento poderá ser interditado por tempo indeterminado. As fiscalizações estão em andamento desde os últimos dias e passarão a ser intensificadas em todos os estabelecimentos comerciais da cidade.


Polícia Civil desencadeia operação para combater tráfico de drogas em SMOeste. A operação policial foi denominada de Blitzkrieg com finalidade de combater o tráfico de drogas na cidade de São Miguel do Oeste, com um “ataque” relâmpago em seis alvos que eram monitorados por tráfico. Por volta das seis horas desta sexta-feira policiais cumpriram seis mandados judiciais de busca e apreensão, decorrentes de investigação realizada pela DIC, em diversos bairros da cidade no intuito de materializar os crimes de tráfico de drogas ocorridos na comarca. As investigações iniciaram há aproximadamente três meses e vinham monitorando suspeitos de tráfico. No decorrer das diligências foram recuperados diversos objetos de furto ocorrido no ano passado em empresa da cidade, bem como, apreendidas munições em uma das residências.


Durante a operação cinco pessoas foram conduzidas a delegacia, das quais duas foram autuadas com termos circunstanciados de ocorrência por posse de entorpecente para consumo próprio. Houve ainda um auto de prisão em flagrante pelo crime de posse de munição, um auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas e uma prisão em flagrante por receptação. Após a formalização dos procedimentos, os presos foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada. Para o cumprimento das buscas foram mobilizados 34 policiais civis das delegacias de Maravilha, Cunha Porã, Descanso, Itapiranga, São José do Cedro, Bandeirante, Santa Helena, Belmonte, Paraíso, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, além do Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil, SAER FRON, o Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal e o Canil Setorial da Polícia Militar, os quais participaram das buscas e auxiliaram com os cães farejadores.


Polícia investiga causas de incêndio que destruiu três caminhões em Itapiranga. O delegado SANDRO ZANCANARO acompanhou a perícia técnica realizada na tarde de ontem no pátio de uma oficina mecânica em Santa Fé Alta, no interior do município, na margem da SC 163. Segundo o delegado, não teve nenhuma manifestação por parte dos peritos. O material será analisado para confeccionar o relatório. ZANCANARO ouviu uma das vítimas e conversou com vizinhos da oficina. Os moradores relataram que não perceberam nada de estranho e quando acordaram o fogo já havia tomado conta dos caminhões. Bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste atuaram no combate ao incêndio. Um caminhão que estava no local foi salvo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.