O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, defendeu nesta quinta-feira a cloroquina para pacientes infectados com Covid-19. Em sua conta no Twitter, Maduro parabenizou os profissionais da saúde e de pesquisa. Um estudo publicado nesta segunda-feira por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Albany, em Nova York, demonstra que o percentual de pacientes mortos em hospitais, tratados com hidroxicloroquina, com azitromicina ou com ambos os medicamentos não demonstrou qualquer redução perceptível em relação àqueles que não receberam qualquer uma das drogas. O estudo foi realizado com mil 438 pacientes diagnosticados com covid-19 que estiveram internados em 28 hospitais da região metropolitana de Nova York entre os dias 15 e 28 de março.
A empresa farmacêutica Gilead anunciou nesta semana que firmou acordo com cinco outras companhias para fabricar e distribuir o medicamento Remdesivir em 127 países. O antiviral é uma das substâncias testadas para o tratamento da Covid-19, e apresentou resultados clínicos positivos em ensaios recentes. O remédio não está à venda. Esses 127 países são quase todos pobres, em desenvolvimento ou com problemas de acesso à saúde pública, diz um comunicado da empresa. Pelo acordo, os laboratórios receberão da Gilead a transferência de tecnologia dos processos de fabricação do Remdesivir para que o medicamento seja produzido em maior escala.
O governo da Argentina apresentou nesta sexta-feira um teste rápido para a detecção do novo coronavírus desenvolvido nacionalmente e que permite um resultado em duas horas. Os primeiros testes serão produzidos durante os próximos 10 dias, e é projetada uma produção que permitirá 200 mil testes mensais. Não está claro qual o percentual de acerto desse tipo de exame. É a segunda vez que o governo argentino informa algum avanço no combate contra a pandemia de Covid-19. A anterior foi um teste para medir os anticorpos contra o coronavírus. A Argentina registrava até esta sexta-feira 356 mortes em um total de sete mil 479 infectados.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES, afirmou nesta sexta-feira que as denúncias de violência contra a mulher aumentaram 35 por cento em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a ministra, o aumento é reflexo do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. As afirmações foram feitas durante evento de lançamento da campanha de conscientização e enfrentamento à violência doméstica. DAMARES anunciou que, além do Ligue 180, as denúncias poderão ser registradas pela internet, por meio de um aplicativo específico. O programa também foi desenvolvido para registro em Libras. A ferramenta, segundo ela, possibilita que a vítima denuncie a violência de forma silenciosa.
O ex-ministro da Saúde NELSON TEICH afirmou nesta sexta-feira que "escolheu" deixar a pasta. Ele fez a afirmação durante um rápido pronunciamento no auditório do ministério. O ex-ministro não explicou o motivo que o levou a tomar a decisão. TEICH permaneceu menos de um mês à frente da pasta. O general EDUARDO PAZUELLO vai assumir interinamente o cargo de ministro da Saúde. Ele foi nomeado secretário-executivo da pasta no dia 22 de abril e também é um dos cotados para permanecer na função. Outro nome que tem alinhamento com BOLSONARO cotado para o cargo é o do deputado e ex-ministro OSMAR TERRA. Ontem, BOLSONARO também se reuniu com a médica imunologista e oncologista NISE YAMAGUCHI. Ela tem o mesmo pensamento do presidente quanto ao isolamento vertical e também quanto ao uso da cloroquina para tratamento da covid-19.
Um protocolo atualizado para o uso do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19 está sendo preparado pelo Ministério da Saúde, conforme nota divulgada na noite desta sexta-feira. De acordo com a pasta, o uso do medicamento será indicado também em casos leves. A decisão será tomada mesmo depois de estudos recentes apontarem que a droga utilizada contra a malária não teve a eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-Cov-2 e que possui efeitos colaterais. A medida vai se aplicar também à hidroxicloroquina, que é um derivado da cloroquina e guarda as mesmas propriedades, mas tem a toxicidade atenuada. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, antes do novo documento que está em elaboração, o protocolo válido é o publicado em primeiro de abril de 2020.
O presidente do Badesc, EDUARDO ALEXANDRE CORRÊA DE MACHADO, anunciou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa a liberação de 20 milhões em recursos federais para socorrer o setor do turismo em Santa Catarina. O dinheiro vem do Fundo Geral do Turismo, que é uma linha de financiamento do Ministério do Turismo. As empresas do setor podem acessar os recursos a partir da próxima semana via Badesc, a agência de fomento ao desenvolvimento do governo do estado. No Brasil, o turismo representa oito vírgula um por cento do Produto Interno Bruto. Em Santa Catarina, o setor é ainda mais representativo: chega a 12 e meio por cento do PIB.
A pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, mostra que a taxa de desemprego em Santa Catarina subiu de cinco vírgula três para cinco vírgula sete por cento no primeiro trimestre deste ano. Em números totais, 215 mil pessoas estavam procurando trabalho no período, cerca de seis mil a mais do que no último trimestre de 2019, quando 209 mil procuravam colocação. Apesar desse aumento, o Estado manteve a menor taxa de desemprego do Brasil, seguido por Mato Grosso do Sul e Paraná. A taxa de desocupação catarinense no primeiro trimestre deste ano também foi melhor que a do mesmo período de 2019, quando estava em seis por cento. No Brasil, a taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano subiu para 12 vírgula dois por cento.
A investigação sobre a compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo Governo de Santa Catarina teve um novo capítulo nesta sexta-feira à tarde. Por mais de três horas o CEO da Veigamed, empresa contratada pelo Estado, prestou depoimento ao Ministério Público para esclarecer pontos da negociação que estão em investigação. PEDRO NASCIMENTO DE ARAÚJO negou qualquer irregularidade no processo e afirmou que não teve contato com outros nomes citados pelos investigadores. Ele afirmou que a empresa possui experiência no mercado e garantiu que todos os respiradores serão entregues em Santa Catarina e poderão ser utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19. Na investigação do Ministério Público catarinense,ARAÚJO é apontado como um possível "laranja" para o proprietário de fato da empresa, que seria o médico paulista FÁBIO GUASTI. ARAÚJO disse que o médico é apenas um consultor e não faz parte do quadro da empresa.
GLOBO-MANCHETES-SÁBADO-16.05.20-MÁRCIA
Sobe para 15 o número de casos de COVID-19 em São Miguel do Oeste. Foi confirmado ontem, o décimo quinto caso de Covid-19 no município. Trata-se de um homem, de 41 anos, que apresentou sintomas respiratórios, procurou atendimento médico e está em isolamento domiciliar. Dois pacientes com resultados positivos já estão recuperados da doença. A Vigilância Epidemiológica Municipal chama atenção para a necessidade da população redobrar os cuidados de prevenção, tendo em vista a identificação do quadro de transmissão local comunitária, não é possível identificar a origem da contaminação.
A recomendação principal é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Segundo o Comitê de Crise do Coronavírus, a orientação ainda é: apresentando sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37,8ºC por mais de 24 horas e falta de ar, as pessoas busquem atendimento no Centro de Triagem, que fica localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz em São Miguel do Oeste. O local fica aberto todos os dias, das 08 às 20 horas.
Gripe Influenza também pode matar, por isso é importante se vacinar. A recomendação é de SAMARA RONCHI – Coordenadora da Vigilância Sanitária de Campo Erê. Conforme ela, essas doses, que estão vindo do Ministério da Saúde, são trivalente. Quer dizer que elas combatem 3 tipos de vírus diferentes: H1N1, Tipo B e H3N2. Todo ano existe a campanha de imunização. A vacina protege a pessoa por 6 meses, especialmente nos meses de frio e cada município organiza o trabalho da maneira que ficar melhor para as secretarias trabalharem.
Em Campo Erê o posto de saúde do bairro São Francisco é o local de vacina contra a gripe. A equipe trabalha das 7 da manhã as 7 da noite. SAMARA observa que a alguns anos era difícil convencer os idosos a se vacinarem, mas agora a situação mudou. A procura é tanta que a Secretaria da Saúde já fechou a cota cem por cento de imunização em pessoas da terceira idade.
Responsável pela Sala de vacina de Campo Erê aponta os grupos de vacinação, conforme suas prioridades. CASSIANE LIMA informa que os primeiros a receberem vacina contra a gripe são crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; portadores de doenças crônicas como diabéticos; professores; gestantes; puérperas; idosos e adultos entre 55 e 59 anos de idade. Trabalhadores na saúde também fazem parte dos grupos prioritários da Secretaria de saúde.
Responsáveis pelas vacinas levam tudo controlado. Conforme CASSIANE LIMA, nas contas da Secretaria da Saúde, faltam se vacinar 314 crianças para atingir a meta. Adultos entre 55 e 59 anos faltam 357. Portadores de doenças crônicas 458. Professores 61 e gestantes também sessenta e uma. A equipe de trabalho quer que essas pessoas compareçam o quanto antes no Posto do Bairro São Francisco, que funciona das 7 da manhã as 19 horas.
Associação de Criadores de Suínos notifica bancos para que consultem a entidade antes de liberar recursos para novos investimentos no setor. O padrão de notificação foi protocolado pela Confederação Nacional da Agricultura, em relação aos financiamentos, entre eles, para investimentos na agricultura. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, o setor com frequência é afetado por crises, e na visão de quem não é da atividade, a suinocultura gera muito mais renda do que despesas aos produtores, o que não é a realidade. O presidente explica que uma lei de 2016 especifica direitos e deveres, tanto da indústria como dos produtores.
A importância dos financiamentos serem aprovados pela Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento da Suinocultura. O presidente ressalta que isso diz respeito à relação da indústria com os produtores, porque se o produtor não pagar a conta os bancos também serão prejudicados, considerando que as empresas não assinam de avalistas. LOSIVANIO DE LORENZI enfatiza que a Associação protocolou em todos os bancos que liberam financiamentos para a suinocultura, uma carta reivindicando que antes da liberação as instituições bancárias procurem a entidade representativa dos suinocultores para avaliar se o setor tem capacidade para novos investimentos.
A mesma estratégia de avaliação da realidade antes da liberação de financiamentos para novos investimentos está sendo adotada pela suinocultura e também pela avicultura. LOSIVANIO DE LORENZI ressalta que objetivo deste controle mais rigoroso na liberação dos financiamentos é evitar que o produtor acabe se endividando, ao invés de gerar crescimento. O presidente diz que quem sempre paga a conta é o produtor, pois quando o consumo reduz é dele que a indústria desconta o preço. LORENZI lembra que é uma forma também de preparar o produtor para momentos de crise, para que saiba como agir.
Corpo de Bombeiros de Campo Erê comemoram oito anos de atuação. O Corpo de Bombeiros, comemora amanhã, oito anos de atuação na região. Além do município sede, o quartel atende as cidades de São Bernardino e Saltinho. O GBM – Grupamento Bombeiro Militar de Campo Erê comandando pelo Cabo VANTUIR SCHOENINGER, pertence a segunda Companhia de Bombeiro em São Lourenço do Oeste e ao décimo quarto Batalhão de Xanxerê. O GBM do município começou oficialmente a desenvolver suas atividades de bombeiro no dia 17 de maio de 2012. Sua instalação, era um anseio da sociedade campoerense e municípios da região.
História do GBM em Campo Erê nesses oito anos é muito relevante para a sociedade, bem como para os bombeiros que fazem parte dessa unidade. O comandante relata que o quartel assim como vários outros do estado, enfrenta diariamente dificuldades peculiares de cada região, mas acima disso tem conquistas nobres que engradecem e abrilhantam o nome da corporação O cabo enfatiza que a importância de um bombeiro se renova a cada ocorrência atendida, seja uma vítima de acidente ou caso clínico, seja de um patrimônio salvo num incêndio. Por isso, ser bombeiro é uma grande responsabilidade e também um aprendizado constante.
Quartel está bom de efetivo e equipamento. Hoje, segundo o comandante, o quartel de Campo Erê conta com um bom efetivo. São nove militares, seis agentes de defesa civil e mais de 50 comunitários. Campo Erê é um dos maiores do estado em número de bombeiro comunitário. SCHOENINGER parabeniza a comunidade de um modo especial por esses oito anos de atuação do bombeiro em Campo Erê.
PRF lança Operação Nacional de Segurança Viária. A Polícia Rodoviária Federal iniciou nessa semana, a Operação Nacional dentro do Movimento Maio Amarelo. A instituição aposta na ostensividade de suas equipes em pontos críticos de acidentes para coibir condutas perigosas e assim reduzir o número de ocorrências nesses locais. A ideia é fazer com que os motoristas percebam os riscos oferecidos nesses locais que somam maior número de acidentes graves e vítimas fatais.
Tema do Maio Amarelo é: “Perceba o risco. Proteja a Vida”. Alinhada com a campanha, a Polícia Rodoviária Federal, faz o alerta de “em tempos de pandemia, se for sair de casa, respeite as leis de trânsito”. A PRF levantou os 150 trechos mais críticos. Dentro destes parâmetros, Santa Catarina tem 16 trechos, mas nenhum fica no Oeste. Um levantamento comparou os acidentes ocorridos em Santa Catarina em março e abril de 2019 e deste ano. Os dados mostram que em 2020, houve menos acidentes por conta do menor fluxo devido à Covid-19.
Exército e Polícia Civil fazem Operação Covid-19 em São Lourenço do Oeste. Ação com o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado atua no controle de acesso às fronteiras e no apoio logístico aos Órgãos de Saúde e de Segurança Pública, a fim de suavizar os impactos à população do oeste do Estado pela disseminação da Covid-19. Estão sendo intensificados trabalhos de prevenção aos crimes transfronteiriços, com bloqueios e controle de estradas na faixa de fronteira. Ontem com o apoio do Serviço Aeropolicial de Fronteiras (SaerFron) da Polícia Civil, foi realizado o patrulhamento aéreo e acompanhamento da operação nas cidades de São Lourenço do Oeste e Dionísio Cerqueira.
Participaram também da Operação unidades do Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e de Xanxerê. Nas barreiras, atuou também policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Lourenço do Oeste. O diretor de Polícia da Fronteira, delegado CARLOS MORBINI, diz que é mais uma parceria bem sucedida com o Exército Brasileiro.
PM prende irmãos suspeitos de cultivar e comercializar drogas em Francisco Beltrão e região. A Polícia recebeu informações de que dois jovens fariam a comercialização de drogas na Praça Central de Francisco Beltrão. No local, abordaram os dois irmãos e localizaram no bolso de um deles uma porção com 29 gramas de maconha. Os suspeitos afirmaram que residem na Linha São Paulo, interior de Francisco Beltrão. As equipes já tinham conhecimento através de Boletim de Ocorrência Unificado anteriormente que eles haviam fornecido drogas que eram comercializadas na cidade de Renascença.
As equipes foram até a residência dos irmãos e conversaram com a mãe deles. No local os policiais encontraram uma estufa, onde estavam sendo cultivados 101 pés de maconha. A equipe da ROTAMCANIL prestou apoio e em uma mochila que estava em um dos quartos da residência foram encontrados sete tabletes de maconha que totalizaram cinco quilos, 325gramas da droga. Ainda conforme a PM, na casa foram localizadas 62 gramas de maconha, uma carabina calibre 22, com uma munição na câmara, oito munições calibre 38, 26 munições calibre 22, duas balanças de precisão e um caderno contendo anotações e a contabilidade das vendas de droga. Os irmãos foram detidos e encaminhados juntamente com as drogas e os materiais apreendidos a 19ª SDP.
Motociclista fica ferido em queda no centro. Por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a um acidente de trânsito, na Rua Coronel Bertaso esquina com Rua Guzela Ferlin. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com uma motocicleta caída as margens da rua. A vítima, um homem de 35 anos, estava deambulando próximo ao acidente, com ferimento lacerante perna e sinais vitais estáveis. Após atendimento, o homem foi conduzido até o Hospital Santo Antônio.
O local ficou sob responsabilidade da PM de Campo Erê.
Mulher coloca fogo em residência após desentendimento com o marido. Uma mulher é suspeita de colocar fogo numa residência na tarde de ontem, no bairro Marrecas em Francisco Beltrão. Segundo o morador, ele e a sua companheira tiveram um desentendimento. Ainda segundo o homem, ele saiu da casa, chamou a polícia, e esperou a chegada das viaturas no trevo do bairro Alvorada. Ao retornar na residência com os policiais militares foi constatado que um dos cômodos estava em chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo, que não se alastrou, queimando apenas um dos cômodos da casa. De acordo com o homem, ele já registrou outro boletim de ocorrência contra a companheira, que já lhe agrediu em outras oportunidades.
O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.