ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-04-2021 Sexta-feira

-STF MANTÉM ANULAÇÃO DAS CONDENAÇÕES DE LULA NA LAVA JATO

-SANTA CATARINA RECEBE MAIS 229 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID

-CONDUTORES PODERÃO RECEBER ATÉ 40 POR CENTO DE DESCONTO EM MULTAS

-HOSPITAIS DA REGIÃO SÃO CONTEMPLADOS COM RECURSOS DA SICREDI

-EXTENSIONISTA DA EPAGRI ORIENTA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO

-SECRETÁRIA DESTACA INICIATIVAS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE NA SC 163

-POLÍCIA MILITAR REGISTRA NOVE ACIDENTES NA REGIÃO EM 24 HORAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 27graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65centavos. O euro está valendo seis reais e 77centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Um homem matou oito pessoas a tiros e feriu outras seis em um prédio da empresa de entregas FedEx em Indianápolis, no estado de Indiana, no final da noite de quinta-feira. O atirador se matou com um tiro assim que os agentes chegaram ao local. A polícia ainda não informou o motivo do ataque. As mortes em Indianápolis são o caso mais recente de ataque com armas que deixa vários mortos e feridos nos Estados Unidos. Esse foi o sexto ataque desde março que deixaram, ao todo, 36 mortos e dezenas de feridos.


O ex-policial DEREK CHAUVIN disse nesta quinta-feira que não vai depor em seu julgamento pela morte do ex-segurança negro GEORGE FLOYD, recorrendo a seu direito constitucional contra a autoincriminação. O caso, que impulsionou protestos nos Estados Unidos e no mundo, terá as alegações finais apresentadas a partir de segunda-feira.CHAUVIN, que é branco, foi flagrado ajoelhado no pescoço de Floyd, que tinha 46 anos, por mais de nove minutos depois de prendê-lo por supostamente usar uma nota falsa de 20 dólares. A fase final do processo começa na segunda-feira.


PEDRO CASTILLO e KEIKO FUJIMORI vão disputar o segundo turno das eleições para a presidência do Peru, segundo os dados oficiais da Oficina Nacional de Procesos Electorales divulgados nesta quinta-feira. PEDRO CASTILLO, um candidato de esquerda, foi o mais votado no primeiro turno, com 19 por cento dos votos. KEIKO FUJIMORI, filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, recebeu 13 vírgula 36 por cento. Se nenhum dos dois candidatos conseguir, no segundo turno marcado para seis de junho, a metade dos votos válidos registrados no primeiro turno, novas eleições são reorganizadas em um prazo de 30 dias.


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira a antecipação do calendário de saques em dinheiro da primeira parcela do auxílio emergencial de 2021. Segundo o presidente do banco, PEDRO GUIMARÃES, a intenção era adiantar a modalidade de saque em dinheiro "em duas semanas". A antecipação, no entanto, será menor que essa para a maioria dos beneficiários. A Caixa antecipou ainda, em um dia, os pagamentos da primeira parcela de quem faz aniversário em novembro e dezembro. Os grupos receberão o crédito em conta nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente. Antes, eles receberiam em 29 e 30 de abril.


O governo federal propôs um salário mínimo de mil 147 para 2022, segundo o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano que vem. O texto foi divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, último dia de prazo para o envio da proposta ao Congresso. O valor é 47 reais maior que o salário mínimo atual, de mil e cem e representa uma alta de quatro vírgula 27 por cento que é a previsão do Ministério da Economia para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor deste ano, feita no mês de março. O número divulgado indica que o governo pretende apenas repor a perda da inflação do período, sem valorização real do salário mínimo.


O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente LULA impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato. Oito ministros votaram pela rejeição do recurso e três pela aceitação. Rejeitado o recurso, as anulações das condenações serão mantidas, e LULA permanecerá elegível. O julgamento terá continuidade no próximo dia 22 com a apreciação da suspeição do ex-juiz SERGIO MORO, cuja atuação ao condenar o ex-presidente foi considerada parcial pela Segunda Turma do STF.


Santa Catarina registrou no mês de fevereiro o terceiro maior crescimento do país no volume do setor de serviços, com alta de nove vírgula nove por cento frente a fevereiro de 2020. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou queda de dois por cento. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O volume de serviços em Santa Catarina no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de sete e meio por cento, o maior entre as 27 Unidades da Federação.


O ministro do Superior Tribunal de Justiça, BENEDITO GONÇALVES, atendeu ao pedido da Procuradoria Geral da República e arquivou a investigação contra CARLOS MOISÉS no caso dos respiradores. Com a decisão, o inquérito é encerrado no que diz respeito ao governador afastado. BENEDITO GONÇALVES também determinou que os documentos que constam no processo sejam compartilhados com o Tribunal de Julgamento do Impeachment. No arquivamento, o ministro relata que nenhum depoimento apontou para responsabilidade do governador. O arquivamento será usado pela defesa de CARLOS MOISÉS no processo de impeachment que corre na Alesc.


Santa Catarina recebeu na madrugada desta sexta-feira 229 mil e 200 novas doses da vacina contra a Covid-19. As doses chegaram no aeroporto de Florianópolis e foram enviadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. De acordo com a governadora em exercício, DANIELA REINEHR, desta remessa, 141 mil doses serão destinada a ampliação de novos grupos para a primeira aplicação e 88 mil e 200 serão para a segunda. Para a primeira dose, expectativa do estado é que sejam vacinados idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. A entrega aos 295 municípios ocorre durante o dia de hoje.


-TURISMO BUSCA FORMAS DE MANTER FATURAMENTO EM PERÍODO DE RESTRIÇÕES

-CONDUTORES PODERÃO RECEBER ATÉ 40 POR CENTO DE DESCONTO EM MULTAS

-HOSPITAIS DA REGIÃO SÃO CONTEMPLADOS COM RECURSOS DA SICREDI

-EXTENSIONISTA DA EPAGRI ORIENTA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO

-SECRETÁRIA DESTACA INICIATIVAS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO


O município de Iporã do Oeste, por meio do Setor de Urbanismo, irá realizar obra de tubulação no Riacho Jundiá, junto à Rua Santo Antônio, próximo ao escritório da CASAN. De acordo com o responsável pelo Urbanismo do município, SÍRIO ASSMANN, será necessária colocação de mais tubos para ser possível a conclusão do passeio público, que atualmente vai até o riacho. O primeiro serviço está concentrado na colocação de pedras no fundo do riacho, para chegar ao nível da tubulação existente. O responsável do Urbanismo salienta que o preparo da base é fundamental para evitar posteriores danos na calçada a ser construída. Os serviços iniciados nesta semana aguardam também chegada de material, a exemplo dos tubos, portanto não há data limite para conclusão da obra.


Secretaria de Estado da Educação implanta novos Programas e Projetos Educacionais na Regional de Itapiranga. A pedagogia da alternância em escolas do campo do Estado. Profissionais das Coordenadorias Regionais de Educação passaram por capacitações. Além de Itapiranga, as regionais de Maravilha, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste e Taió também vão adotar este modelo de ensino. Conforme o Supervisor de Ensino, INÁCIO ROHDEN, a proposta de trabalho é para turmas de anos finais do ensino fundamental, oitavo e nono ano. Cita que a pedagogia da alternância é uma metodologia de trabalho que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano. O Supervisor de Ensino considera que está sendo oferecido uma nova oportunidade para escolas com poucos alunos.


Segundo INÁCIO ROHDEN, esta metodologia contempla as escolas João Rick de Ervalzinho, interior de São João do Oeste, e Ludgero Wiggers, de Conceição, Itapiranga. Será adotada formação semelhante às Casas Familiares Rurais, que têm exemplo de sucesso em Iporã do Oeste. Nesta metodologia, o aluno fica uma semana na escola em tempo integral e outra semana na propriedade. O projeto piloto da Secretaria de Estado da Educação estabelece que o estudante frequenta a escola em tempo integral em três dias por semana e dois dias por semana aplicam os conhecimentos na propriedade. ROHDEN avalia que será uma maneira de formar jovens mais autônomos e com protagonismo na sociedade e nos empreendimentos rurais proporcionando maior facilidade da sucessão familiar.


Manter os jovens no campo exige um currículo adequado, além das disciplinas normais. A pedagogia da alternância nas escolas de campo visa agregar questões específicas agrícolas e despertar o gosto pelo campo e conhecimento para desempenhar suas atividades. O Supervisor de Ensino, INÁCIO ROHDEN, cita ainda que serão adotados livros didáticos específicos para a formação dos alunos. Meta é contribuir com as comunidades e evitar o fechamento das escolas que afeta o surgimento de lideranças. De acordo com ROHDEN, já surgiram outras escolas interessadas no programa incluindo educandário de Tunápolis. O quadro de professor vai ter inclusão de agrônomos e veterinários que darão suporte teórico na escola para a prática ser aplicada nas propriedades.


O turismo no Extremo Oeste busca formas de manter o faturamento em período de restrições. A Instância de Governança Regional Vale das Águas tem nova diretoria e metas a serem alcançadas. O presidente eleito, em assembleia realizada nesta semana, é NILO WIRTH, de São João do Oeste. Ele disse que o município optou em trocar a região Caminhos da Fronteira pelo Vale das Águas em virtude da maior identificação com atrações turísticas em parques aquáticos. São aproximadamente 30 municípios que buscam ações conjuntas para o desenvolvimento do setor. O presidente lamenta as perdas causadas pela pandemia e projeta retomada do movimento de turistas com o avanço da vacinação.


NILO WIRTH observa que os prejuízos não estão apenas na impossibilidade de realizar eventos e redução drástica de turistas. O problema vai além e inclui projetos privados e públicos que foram duramente atingidos pelo isolamento social. Ele cita como exemplo a sinalização turística que foi deixada de lado com o argumento de que o setor está praticamente parado e não necessita de investimento para indicação de pontos turísticos e divulgação. O desafio no momento é estruturar os municípios em questões legais com o Plano Municipal e Conselho do Turismo. WIRTH chama atenção que são organizações e documentos necessários para colocar as cidades em mapas turísticos e obter recursos dos governos estadual e federal. Os empreendimentos enfrentam dificuldades em mais de um ano de limitações para atender o público, ocasionando prejuízos e até queda em movimento econômico das prefeituras.


Condutores poderão receber até 40 por cento de desconto em multas. A informação é da sócia-proprietária da Auto Escola Iporã, ROSELI VIZENTIN. A partir da lei 14 mil e 71, de 2020 e que entrou em vigor nesta semana, uma das mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), é em relação ao pagamento de multa. Agora o condutor tem duas possibilidades. Uma é pagar a multa dentro do prazo de vencimento, com desconto de 20 por cento no valor da infração. Caso não pague dentro do prazo, no entanto, o condutor não vai mais conseguir fazer o licenciamento do veículo. A outra possibilidade, segundo ROSELI, é o desconto de 40 por cento, desde que o condutor assuma a infração, o que implica abrir mão de pedir recurso.


Com a nova lei, o condutor que cometer infração média ou leve pode ficar isento de acumular pontos e até mesmo de multa. Para isso ser possível, ele não pode ter cometido qualquer infração nos últimos doze meses. De acordo com a sócia-proprietária da Auto Escola de Iporã do Oeste, o condutor deverá fazer requerimento por escrito, solicitando que o órgão de trânsito transforme sua multa média ou leve em advertência por escrito. Esta condição deve-se ao fato deste condutor ser considerado exemplar, por estar um ano sem qualquer infração no currículo. Outra situação que mudou com a nova lei é em relação aos faróis. ROSELI explica que agora não é mais obrigatório ligar faróis em rodovias com duas ou mais pistas no mesmo sentido. Já nas pistas simples, como é o caso da região, o uso de farol baixo continua obrigatório, com exceção dos trechos em perímetro urbano. O condutor que estiver se deslocando de Itapiranga a SMO, por exemplo, pode desligar os faróis no momento em que passar pela cidade de Descanso ou Iporã do Oeste, mas deve voltar a ligar no restante da rodovia.


A Sicredi contemplou nesta semana hospitais de toda abrangência da agência bancária, nos estados de SC e RS. Entre os hospitais da região, Descanso e Mondaí receberam recursos financeiros. Na quarta-feira, a Associação Hospitalar de Descanso recebeu dez mil reais da Sicredi. De acordo com o diretor do hospital, PAULO CÉSAR BUSNELLO, a entidade já é contemplada há alguns anos com recursos da Sicredi, a partir de projeto da agência, que apoia o fundo social. A cada ano é disponibilizada certa quantidade de recursos para as entidades. Segundo BUSNELLO, a Sicredi informou que neste ano o conselho da agência definiu que do valor total que será disponibilizado para as entidades, 50 por cento foi antecipadamente destinado aos hospitais. O recurso vem em forma de auxílio em virtude da pandemia da Covid.


O diretor do hospital de Descanso enfatiza que no início da pandemia, no ano passado, a Sicredi também destinou recursos para a Associação se estruturar e enfrentar a crise sanitária. Outros projetos de apoio do Fundo Social da Sicredi também contemplaram o hospital, a partir de propostas aprovadas para aquisição de equipamentos e materiais. O hospital vem lançando e pleiteando projetos para ser contemplado e até o momento, conforme BUSNELLO, a Sicredi sempre contribuiu com recursos. Além de reforçar a estrutura para pacientes e profissionais da Saúde, o hospital vai aplicar os recursos nas despesas do dia a dia, no enfrentamento da Covid-19 e para comprar medicamentos. BUSNELLO detalha que há uma grande demanda de insumos, equipamentos e materiais, assim como mão de obra dos profissionais envolvidos. A Associação Hospitalar vai apresentar prestação de contas para a Sicredi, assim como ocorreu em todos os outros projetos.


O hospital de Mondaí foi contemplado pela Sicredi nesta quinta-feira, com recursos de 15 mil reais. De acordo com o responsável pelo setor administrativo da Associação Hospitalar, SÉRGIO FERLA, é um recurso importante neste momento, em que os hospitais passam por grande sufoco em função da Covid-19. O valor vai contribuir para a continuidade nas atividades e atender à população na questão da saúde. FERLA detalha que o hospital está providenciando novo acesso, na parte superior. Estima que em breve estará pronto para colocação de telhado, acabamentos e rebocos. O administrador do hospital frisa que o novo acesso será providencial para instalação do Raio-X e para a vigilância liberar o funcionamento dele. Neste espaço também vai funcionar um pronto socorro, para a ambulância poder entrar no prédio do hospital.


SÉRGIO FERLA destaca que em fevereiro o hospital de Mondaí passou a atender com 20 leitos para pacientes com coronavírus. Relata que no início a situação era complicada, pois todos os leitos ficaram lotados, situação que prosseguiu por praticamente dois meses. Agora a Covid estabilizou na região, o que segundo FERLA, deve-se ao fato de as pessoas também começarem a cuidar mais com a higienização, uso de máscara e distanciamento social. No momento um paciente está internado na ala Covid do hospital.


O extensionista rural da Epagri de Iporã do Oeste e engenheiro agrônomo, ALEISSON LÜDTKE, enaltece que o solo é a principal fonte de sustento da propriedade. A partir desta premissa, o escritório da Epagri presta apoio aos agricultores, em prol da conservação do solo e cuidados com práticas e manejos para evitar problemas neste recurso essencial ao agronegócio. Agora, momento de entressafra no qual vários agricultores fizeram a colheita da safra de verão e já implantaram as culturas de inverno, a Epagri auxilia na construção de terraços e demarcação de curvas de nível, para evitar a erosão do solo. LÜDTKE salienta que o órgão também tem feito recomendações sobre manejo, como é o caso da aplicação de calcário, que ocorre nesta época do ano, inclusive com incentivo público.


O engenheiro agrônomo salienta que o calcário é importante para corrigir a acidez do solo. LÜDTKE comenta que uma pesquisa realizada pela Epagri nos últimos anos na região constatou que falta palhada em grande parte das propriedades, ocasionado principalmente em função do plantio direto, para confecção de silagem. Ele alerta que está prática de manejo pode comprometer o futuro das propriedades. Em termos de fertilidade química, por outro lado, ALEISSON LÜDTKE observa evolução dos produtores da região. Verifica que estão acompanhando cada vez mais os processos de adubação e atendem aos pedidos de análises de solo. Ele acrescenta que o manejo não condiz com o imediatismo e reforça que o agricultor precisa sempre pensar em manter o solo em boas condições, sejam elas físicas, químicas ou biológicas.


O município de Santa Helena iniciou o ano com três dificuldades principais na área da Educação. De acordo com a secretária da pasta, LAÍS TELÖKEN, a primeira foi em relação ao processo seletivo de professores ACTs, que foi marcada de forma tardia pela administração anterior e atrasou a contratação. A segunda situação foi a necessidade de contratação de nutricionista responsável para as escolas. Já a terceira dificuldade refere-se à creche, deixada pela administração anterior sem algumas condições básicas, como falta de água e luz. LAÍS relata que havia inclusive goteiras na escola infantil. Esses três fatores atrasaram o retorno normal das atividades. A secretária de Educação enfatiza que o município entende que a partir do ensino híbrido, quando os alunos alternam períodos na escola e em casa, eles têm direito à alimentação escolar também nos dias em que estão em casa.


Além da merenda fornecida na escola, é disponibilizado kit para os dias em que os alunos não estão na escola, para garantir 100 por cento da alimentação escolar deles. LAÍS TELÖKEN destaca que o kit é de gêneros alimentícios, indicados pela nutricionista para garantir uma alimentação completa. Neste sentido existe ainda a contribuição do Conselho de Alimentação Escolar, que faz o acompanhamento e as entregas. A Secretaria de Educação também entrega material escolar aos alunos, com kits que incluem caderno, apontador, lápis, tesoura e outros itens necessários para o estudo. A Educação de Santa Helena ainda quer adquirir apostilas para disciplina de inglês e estuda viabilidade de fornecer material diferenciado para o idioma espanhol.


Outra iniciativa, segundo LAÍS, será aquisição de cerca de 500 livros de literatura infantil para a biblioteca da escola, que necessita renovação urgente. Entre o acervo a ser adquirido, cita livros em caixa alta, direcionados para crianças em fase de alfabetização. LAÍS TELÖKEN frisa que a biblioteca da escola é exclusiva para os alunos, que retiram os livros e levam para casa. Já a biblioteca municipal está aberta para toda população. O acervo da municipal é relativamente novo e atualizado, enquanto que o da escola tem acervo antigo, com livros desgastados. A secretária pontua que existem programas através do governo, pelos quais podem ser feitas estas aquisições. Para garantir livros de qualidade, o município ainda vai comprar com recursos próprios. Algumas coleções são de editoras antigas, porém com livros atualizados e atrativos para a realidade. A administração também vai fornecer uniforme escolar, de verão e de inverno. O kit de verão inclui calção e camiseta. O de inverno, jaqueta, calça e camisa de manga longa. As famílias já foram consultadas para identificar a numeração do uniforme para cada aluno.


-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE NA SC 163

-POLÍCIA MILITAR REGISTRA NOVE ACIDENTES NA REGIÃO EM 24 HORAS


A Polícia Militar atendeu nove acidentes de trânsito nas últimas 24 horas, nos 14 municípios de abrangência da Central Regional de Emergência de São Miguel do Oeste. Destes acidentes, seis aconteceram em São Miguel do Oeste, um em Guaraciaba, um em Descanso e um em Itapiranga. Uma colisão traseira deixou motociclista ferido na BR 282. O acidente foi registrado por volta do meio dia desta quinta-feira, no trecho da BR em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela Peperi com o condutor da Strada que pertence à Defesa Civil do município de Romelândia seguia sentido a São Miguel quando o motociclista entrou na via e ele não conseguiu parar a tempo, momento em que ocorreu a batida. Com a colisão, a moto ficou “grudada” na frente do carro e o rapaz teve escoriações pelo corpo, sendo necessário o atendimento dos bombeiros, que fez a condução até o Hospital Regional.


Mulher sofre ferimentos em acidente da SC 163 em Itapiranga. Foi uma saída de pista com choque em barranco ocorrida por volta das nove horas e 30 minutos desta sexta-feira, nas proximidades da área industrial de Itapiranga. A condutora de um Fiat Uno, uma mulher de 35 anos, perdeu o controle do veículo e colidiu no barranco. Ela foi socorrida pela guarnição do corpo de bombeiros. A vítima relatou dores na coluna e foi encaminhada ao hospital Sagrada Família.


Outro acidente, entre dois carros, deixou uma mulher ferida na BR 163. O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira foi acionado na noite desta quinta-feira, por volta das 20h, para atender uma colisão lateral em trecho da BR em Dionísio Cerqueira. As informações são de que dois veículos se envolveram no acidente, sendo um Fluence e um Gol. A motorista do Fluence foi encaminhada para atendimento médico devido aos ferimentos. Segundo apurado pela Peperi, no Gol havia duas pessoas, sendo que apenas uma foi encontrada. Conforme informações, o motorista do Gol acabou se evadindo do local por ter ingerido bebida alcoólica. As causas do acidente não foram identificadas. A Polícia Militar explica que todos os acidentes aconteceram por imprudência dos condutores e que a atenção no trânsito é fundamental para prevenir acidentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.