-SUSPENSÃO DE CONTRATO OU CORTE DE SALÁRIO JÁ ATINGIU 1,7 MILHÃO DE TRABALHADORES
-ALESC APROVA PROJETO QUE PODE REABRIR ACADEMIAS E PERMITIR MISSAS COM PÚBLICO
-PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DA FALTA DE CHUVAS
-PANDEMIA PODE PROVOCAR QUEDA DE 15 MILHÕES DE REAIS NA RECEITA DO MUNICÍPIO
-VEREADORES PARTICIPAM HOJE DA PRIMEIRA SESSÃO VIRTUAL DA HISTÓRIA DO LEGISLATIVO
-HOMEM SAI DA CADEIA, FURTA VEÍCULO, SOFRE ACIDENTE E É PRESO POR TENTAR SUBORNAR POLICIAL
-POLÍCIA RECAPTURA SUSPEITO DE ASSALTO QUE HAVIA FUGIDO DE OPERAÇÃO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O mundo tem atualmente 24 países em que a transmissão do novo coronavírus é considerada comunitária. Metade dos integrantes deste grupo estava nas Américas até esta quarta-feira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, a transmissão comunitária é a fase do contágio em que a origem da transmissão não pode ser identificada e é considerado que o vírus circula de forma sustentada naquele território. Nas Américas, há transmissão comunitária nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Equador, Peru, México, Panamá, República Dominicana, Colômbia, Argentina e Paraguai. De acordo com os dado da organização, as Américas concentravam 35 por cento dos casos do mundo e 22 por cento das mortes.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que o país provavelmente já passou pelo pior da pandemia de coronavírus e anunciará na quinta-feira diretrizes para reabrir a economia. Ele afirmou que está claro que a estratégia agressiva está funcionando. Segundo TRUMP, a batalha continua, mas os dados sugerem que em todo o país o pico de novos casos está passando. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados no mundo de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, e também o que tem mais mortes causadas pela doença. Até a noite desta quarta-feira, segundo a universidade Johns Hopkins, eram 634 mil 975 casos e 27 mil 940 mortes.
Milhares de pessoas que trabalham em serviços essenciais ou precisam sair para fazer compras em Buenos Aires começaram nesta quarta-feira a respeitar o uso obrigatório de máscara de proteção. Outras províncias da Argentina também determinaram o uso da vestimenta na semana passada em meio à pandemia de novo coronavírus. Agentes de trânsito e policiais fiscalizaram os principais acessos ao metrô, trens e ônibus, bem como a entrada de supermercados e farmácias. A multa para quem não estiver usando máscara pode chegar a seis mil reais. Até ontem, foram registrados na Argentina dois mil 243 casos e 105 mortos. A Argentina decretou o confinamento total dos 44 milhões de habitantes em 20 de março.
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, enviado nesta quarta-feira pelo governo ao Congresso Nacional, não prevê reajustes para servidores públicos no próximo ano. O projeto foi apresentado pelo Ministério da Economia e, segundo o secretário de Orçamento Federal, GEORGE SOARES, o texto prevê somente a transformação de cargos e de funções, sem alterações na remuneração. Neste ano, o governo autorizou reajustes somente para os militares, em razão do processo de reestruturação das carreiras. Ainda de acordo com GEORGE SOARES, o projeto também não prevê novos concursos públicos no ano que vem. Segundo ele, o tema só será tratado na proposta de orçamento, que será encaminhada ao Poder Legislativo até o fim do mês de agosto.
O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou na tarde desta quarta-feira que ele e os secretários que o auxiliam entraram juntos no ministério e sairão juntos. Mais cedo, nesta quarta, WANDERSON DE OLIVEIRA pediu demissão em razão da provável saída de MANDETTA do ministério devido às divergências com o presidente JAIR BOLSONARO sobre o isolamento social como forma de conter a epidemia de coronavírus. O ministro disse que não vai pedir demissão, mas reconheceu que há insatisfações claras do governo com as posições do ministério e que pessoas cotadas para assumir o cargo chegaram a ligar para ele pedindo aconselhamento. MANDETTA reforçou a importância de valorizar e seguir a ciência neste momento.
Mais de um milhão e 700 mil trabalhadores já tiveram jornada e salários reduzidos ou contratos de trabalho suspensos. Segundo o Ministério da Economia, o número de acordos entre empresas e funcionários processados pela Dataprev até às três horas da tarde de quarta-feira chegou a um milhão 707 mil 226. O Ministério da Economia não detalhou, entretanto, o número de acordos individuais e coletivos, nem a distribuição desses trabalhadores por setor, região do país ou tipo de contrato. Na segunda-feira, o governo tinha informado que o número já tinha passado de um milhão. Os trabalhadores que tiveram corte na jornada e no salário vão receber do governo um benefício equivalente a uma parte do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos. As pessoas com contrato suspenso vão receber o valor mensal do seguro-desemprego.
Mais uma morte por coronavírus em Santa Catarina foi confirmada nesta quarta-feira pelo governo do Estado. Foi de uma idosa de 83 anos, que morava em uma casa de repouso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com esse óbito, o número de mortes chega a 29. Outros 31 novos pacientes tiveram diagnóstico positivado para a doença. Assim, o número de casos chega 884 em todo o território catarinense. Em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo estão hospitalizadas 98 pessoas infectadas pelo vírus ou em investigação para doença. Dessas, 63 utilizam ventilação mecânica. Já o número de pessoas que deixaram os leitos de alta complexidade chega a 111.
Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram nesta quarta-feira dois projetos que podem resultar na reabertura das academias e dos templos religiosos no Estado durante o período de isolamento por causa do coronavírus. As atividades foram declaradas como essenciais dentro dos critérios adotados pelo governo para definição do que pode ou não funcionar durante períodos de crises "ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais". Com isso, a academias e as Igrejas poderiam voltar a realizar atividades e atender o público. Os dois textos, agora, vão para a decisão do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que opta pela sanção ou não dos projetos. Apenas o deputado PAULO ECCEL do PT votou contra as duas propostas.
Na coletiva de ontem, o governador CARLOS MOISES antecipou que considera a atividade física fundamental para todos e admitiu a possibilidade da reabertura do setor. Ele disse que aguarda uma proposta do Conselho Regional de Educação Física com um modelo seguro para a retomada das atividades, a fim de evitar o contágio pelos professores e alunos. MOISÉS ponderou, no entanto, que a construção desse modelo será um desafio. Sobre as Igrejas, o governador deu sinais de que a liberação das atividades pode voltar a ocorrer em breve, desde que seja traçado um plano com regras a serem seguidas tanto por fiéis, quanto por colaboradores de paróquias e cultos. Segundo ele, é uma análise que já ocorre, "mas com muita calma", já que o objetivo é garantir a segurança da população.
O município de São Miguel do Oeste registrou uma venda de cerca de 17 toneladas de peixes durante a Semana Santa. A informação é do presidente da Associação dos Criadores de Peixes da região, BENÍCIO HERBES. Conforme ele, ao todo foram três dias de vendas intensas do produto. Segundo ele, a comercialização ocorreu por três dias em duas propriedades do interior e por dois dias na Feira Livre Municipal. De acordo com BENÍCIO, as vendas desse ano foram positivas e superaram as expectativas dos criadores.
A venda de peixes na Feira Livre Municipal registrou um aumento na comparação com o ano passado. A afirmação é do presidente da Associação dos Criadores de Peixes da região, BENÍCIO HERBES. Ele destacou que nesta edição foram comercializados 12 mil e 500 quilos de peixes. O profissional ressaltou que o filé de tilápia foi o produto mais vendido na última semana. Já em relação a venda nas propriedades, BENÍCIO revelou que houve uma queda nas vendas. Ele disse que os produtores venderam nas propriedades apenas quatro mil e 500 quilos do produto. O presidente lembrou que a média era sempre de oito a nove mil quilos comercializados nessa época do ano nas propriedades do interior.
A queda nas vendas de peixes nas propriedades ocorreu por três fatores. O comentário é do presidente da Associação dos Criadores de Peixes da região, BENÍCIO HERBES. Ele explicou que a queda ocorreu pela pandemia causada pelo Coronavírus, pelos poucos dias de vendas e também pela redução significativa no número de produtores que participaram das vendas desse ano. BENÍCIO lembrou ainda que a estiagem também prejudicou as vendas. Ele declarou porém que apesar desses pontos negativos, o número de 17 toneladas de peixes vendidos na Semana Santa devem ser comemorados pelos criadores de peixes de São Miguel do Oeste.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou nesta quarta-feira, o Decreto de Situação de Emergência no município em virtude da estiagem. A decisão foi tomada após uma nova reunião do Conselho de Defesa Civil. O órgão se reuniu no final da tarde de terça-feira e indicou a necessidade de adotar a medida com base nos dados mais recentes apresentados. O principal efeito prático, após a homologação do Decreto, é a possibilidade de prorrogação de dívidas no setor agrícola. Outra consequência é compra de insumos e serviços com a dispensa de licitação. Há cerca de duas semanas, o conselho de Defesa Civil se reuniu e entendeu que, naquele momento, não havia elementos suficientes para a decretação de emergência em razão da falta de chuvas.
O principal fator que levou a Defesa Civil a mudar o entendimento e a recomedar o decreto de emergência foi o aumento, nos últimos dias, do número de famílias que precisam receber água no interior do município. Até quinze dias atrás, eram menos de dez famílias. Hoje, segundo o secretário de Obras, ANTONIO DARIFF, são mais de 70 atendidas pelo município. Muitas delas, inclusive, recebem agua para uso doméstico e não apenas para consumo animal, como era até pouco tempo. As estimativas de perdas no setor agrícola também aumentaram nos últimos dias. Dados da Epagri apontam para prejuízos de 20 por cento na produção de leite, 35 por cento na soja, 35 por cento no feijão e 40 por cento no milho safrinha. O Município de São Miguel do Oeste já tem em vigor outros dois decretos de Emergência: um em virtude da pandemia da Covid-19 e outro devido à dengue.
A vacinação contra a gripe foi retomada nesta quinta-feira na praça Walnir Botaro Daniel. A informação é da coordenadora da Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, LEANDRA MORTARI. Ela explicou que o município recebeu cerca de mil e 900 doses da vacina no início da manhã e a aplicação do medicamento começou por volta das nove horas. O trabalho continuará até às cinco da tarde, sem fechar agora ao meio-dia. Amanhã, a imunização será retomada as sete e meia da manhã. Nesta segunda fase os grupos prioritários são profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos, caminhoneiros e profissionais do transporte público. Para comprovar que possuem alguma doença crônica, os pacientes deverão apresentar declaração médica ou receita da medicação de uso contínuo.
A Acismo fará distribuição de máscaras à população no próximo sábado. A iniciativa faz parte do projeto São Miguel em Ação que prevê medidas de enfrentamento a pandemia do coronavírus. A entrega dos equipamentos de proteção individual vai acontecer na manhã deste sábado no Calçadão da Almirante Tamandaré. As máscaras foram produzidas com o apoio da D'Lamb Sports e serão distribuídas gratuitamente. Nesta primeira mobilização, devem ser entregues cerca de 800 unidades confeccionadas em tecido. Na oportunidade, também serão repassadas informações e orientações de uso e limpeza das máscaras.
A ajuda do governo federal para as prefeituras afetadas pela crise do coronavírus é mais do que necessária. A opinião é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele participou é do Boa Tarde Peperi de ontem e afirmou que os municípios terão perdas consideraveis de receita neste ano e precisam do auxílio federal para cumprir os compromissos com a população. TREVISAN disse que entidades como a Fecam projetam uma queda de mais de 35 por cento na arrecadação das prefeituras. Para ele, a ajuda que está sendo anunciada pelo governo federal não será suficiente para cobrir todas as perdas, mas o que vier de compensação será interessante. Na segunda-feira, a câmara dos deputados aprovou um projeto que prevê a compensação com as perdas de ICMS e ISS, mas o governo quer que o senado substitua esse projeto por outro que prevê o repasse de cerca de 77 bilhões aos estados e municípios.
As duas propostas de ajuda aos municípios que estão em discussão no congresso nacional são equivalentes. A visão é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que as duas terão consequências parecidas para as prefeituras. O problema, de acordo com o prefeito, é a discussão política em torno desse assunto e a disputa que existe entre poderes e políticos sobre o tema. O que não dá, segundo o prefeito, é que esse viés político atrase o socorro aos estados e municípios. TREVISAN reforçou que esse não é o momento para questões partidárias ou ideológicas. Para o prefeito, a hora é de unir esforços para vencer as dificuldades. Já o presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, disse que o projeto que prevê a compensação das perdas com ICMS e ISS vai dar mais tranquilidade aos prefeitos porque a receita dos impostos será mantida.
A crise econômica gerada por esse momento de pandemia do coronavírus deve provocar uma queda na arrecadação de São Miguel do Oeste entre 30 e 35 por cento. A projeção é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o município deve ter uma redução de 15 milhões de reais até o final do ano. Por isso, o prefeito confirmou ontem que já cancelou cerca de seis milhões de reais em obras e investimentos previstos para este ano. O município praticamente finalizou o estudo para replanejar o ano. As ações foram revistas e readequadas a este novo momento que atinge as receitas municipais.
A administração vai encaminhar sete projetos de lei para a câmara de vereadores nos próximos dias. O anuncio foi feito ontem pelo prefeito WILSON TREVISAN durante encontro com o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI e outros vereadores. Um deles trata da extinção da secretaria de Gestão e Transparência, criada pelo próprio prefeito no início do mandato. Ele explicou que o objetivo é enxugar ainda mais a máquina pública e reduzir despesas do poder público. Outro projeto prevê a junção de Controle Interno, Ouvidoria e Transparência em uma única estrutura. No encontro de ontem, o prefeito repassou detalhes de cada uma das matérias. Segundo TREVISAN, isso vai facilitar a apreciação pelo legislativo. Ele destacou que algumas medidas de contenção de gastos forma adotadas devido à significativa queda de arrecadação que ocorrerá a partir de agora como resultado da crise causada pelo coronavírus.
A câmara de vereadores vai realizar hoje à noite a primeira sessão virtual da história do legislativo municipal. O encontro à distância está marcado para as sete horas da noite. A decisão de fazer sessões virtuais foi tomada na última segunda-feira em razão da pandemia de coronavírus. O objetivo, de acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, é evitar a concentração de pessoas no plenário e garantir a segurança de servidores e vereadores. Além disso, o legislativo tem projetos importantes que precisam ser apreciados e votados. Um deles é o planto diretor. O primeiro projeto foi retirado pelo prefeito diante do grande número de sugestões de mudanças. Um novo projeto já foi enviado para os vereadores. Além disso, a câmara também recebeu sete novos projetos de lei encaminhados ontem pelo prefeito.
As reuniões das comissões também estão ocorrendo de forma virtual. Hoje pela manhã, por exemplo, os vereadores se reuniram para analisar os projetos que serão incluídos na pauta de votação da sessão virtual de hoje. De acordo com o presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, o programa do legislativo permite que a sessão virtual tenha praticamente todos os momentos da sessão presencial. Ele explicou que é uma espécie de videoconferência, onde os vereadores poderão ver os colegas, fazer pronunciamentos, debates e votar os projetos da pauta. EVERALDO disse que talvez exista alguma dificuldade de adaptação dos vereadores em um primeiro momento, mas a tendência é de que os encontros ocorram sem maiores problemas. Os projeto da pauta da primeira sessão virtual do legislativo serão definidos na tarde de hoje.
Um dos três pacientes com suspeita de coronavírus em São Miguel do Oeste recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira. Ele ainda aguarda o resultado do exame de laboratório, mas melhorou e saiu do hospital. Outros dois casos suspeitos de Covid-19 ainda permanecem internados. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, o município tem 32 pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar. São Miguel do Oeste já teve 19 casos suspeitos descartados e nenhum registro confirmado de coronavírus até agora.
A Polícia Militar cumpriu um mandado judicial de prisão na tarde de ontem no bairro Agostini. O fato aconteceu por volta das três horas da tarde. A Guarnição foi até o bairro para averiguar a situação de um homem que dormia no pátio de uma residência. Em consulta ao sistema integrado de informações da segurança pública, a PM verificou que o homem possuía Mandado de Prisão ativo.Desta forma, a guarnição deu voz de prisão e home foi conduziu a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar não informou o crime que ele cometeu e que resultou no mandado de prisão.
Duas motos se envolveram em um acidente na manhã desta quinta-feira na BR 163. A colisão aconteceu por volta das oito horas na saída da cidade em direção a Guaraciaba. O condutor de uma YamahaYBR seguia no sentido de Guaraciaba quando foi tentar acessar a esquerda e acabou atingido pela HondaCBR 1000 com placa de São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o atendimento dos dois motociclistas. Os dois foram conduzidos ao Hospital Regional sem ferimentos graves.
Um homem que recém havia saído da unidade prisional avançada furtou um veículo e sofreu um acidente de transito na tarde de ontem em Descanso. Segundo a Policia Rodoviária Estadual, o homem perdeu o controle da direção e saiu da pista na SC 163. O condutor do veículo fugiu para um matagal e foi localizado logo depois pela polícia. Ele tem 30 anos e possuía um alvará de soltura da cadeia do mesmo dia. O condutor estava embriagado. O carro que ele dirigia é um Vectra que havia sido furtado momentos antes. Para complicar ainda mais a situação, o homem ofereceu um boi para que os policiais o libertassem. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante pelos crimes de furto, corrupção ativa e dirigir sob efeito de álcool.
A polícia civil desenvolveu uma operação nesta quarta-feira para capturar suspeitos de diversos crimes que foram praticados na região nos últimos dias. 80 policiais participaram da ação que foi realizada em Romelândia e Marmeleiro no Paraná. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e seis mandados judiciais de prisão. Seis pessoas suspeitas de envolvimento com o crimes foram presas. A polícia também apreendeu telefones celulares e objetos dos crimes. Nos últimos dias, foram registrados três casos de assalto em propriedades rurais, com roubos de veículos e objetos de valor. A Polícia Civil continuas as investigações para identificar e responsabilizar as pessoas envolvidas com os crimes.
Um dos homens que havia sido detido na manhã desta quarta-feira durante operação da Polícia Militar e Civil do Paraná e Santa Catarina, fugiu por volta da uma hora da tarde. Ele é suspeito de envolvimento em roubos registrados no Extremo Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná nos últimos dias. Depois de ser preso, ele rompeu a fechadura da viatura em que estava preso e fugiu.Mesmo algemado, ele correu para um rio próximo ao pelotão da PM, se embrenhando em uma mata. Vários policiais fizeram buscas com o apoio de botes e o helicóptero na área de difícil acesso, porém não localizaram o foragido. Segundo o delegado da Polícia Civil de Marmeleiro, FABIANO OLIVEIRA, o fugitivo foi localizado na casa de um familiar, ainda em Marmeleiro. Ele foi detido novamente e levado para a delegacia.