ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-04-2020 Quinta-feira

-SUSPENSÃO DE CONTRATO OU CORTE DE SALÁRIO JÁ ATINGIU 1,7 MILHÃO DE TRABALHADORES

-ALESC APROVA PROJETO QUE PODE REABRIR ACADEMIAS E PERMITIR MISSAS COM PÚBLICO

-FAMÍLIAS DE APAIANOS TEM DADO RETORNO POSITIVO PARA ATIVIDADES REALIZADAS EM CASA

-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELMONTE RETOMA ATENDIMENTO PRESENCIAL MEDIANTE AGENDAMENTO

-DESCANSO FARÁ CAMPANHA DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO

-LATICÍNIOS SÃO JOÃO ESCLARECE FALSA DIVULGAÇÃO SOBRE CANCELAMENTO DE RECOLHA DE LEITE

-COM QUEDA NAS RECEITAS, PREFEITO PLANEJA REDUÇÃO DE GASTOS NAS SECRETARIAS

-OPERAÇÃO ENTRE POLÍCIAS DO PARANÁ E SANTA CATARINA PRENDE SEIS SUSPEITOS DE ASSALTOS NA REGIÃO

-HOMEM FURTA CARRO, DIRIGE EMBRIAGADO E É PRESO APÓS OFERECER BOVINO A POLICIAIS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


O mundo tem atualmente 24 países em que a transmissão do novo coronavírus é considerada comunitária. Metade dos integrantes deste grupo estava nas Américas até esta quarta-feira, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, a transmissão comunitária é a fase do contágio em que a origem da transmissão não pode ser identificada e é considerado que o vírus circula de forma sustentada naquele território. Nas Américas, há transmissão comunitária nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, Equador, Peru, México, Panamá, República Dominicana, Colômbia, Argentina e Paraguai. De acordo com os dado da organização, as Américas concentravam 35 por cento dos casos do mundo e 22 por cento das mortes.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que o país provavelmente já passou pelo pior da pandemia de coronavírus e anunciará na quinta-feira diretrizes para reabrir a economia. Ele afirmou que está claro que a estratégia agressiva está funcionando. Segundo TRUMP, a batalha continua, mas os dados sugerem que em todo o país o pico de novos casos está passando. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados no mundo de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, e também o que tem mais mortes causadas pela doença. Até a noite desta quarta-feira, segundo a universidade Johns Hopkins, eram 634 mil 975 casos e 27 mil 940 mortes.


Milhares de pessoas que trabalham em serviços essenciais ou precisam sair para fazer compras em Buenos Aires começaram nesta quarta-feira a respeitar o uso obrigatório de máscara de proteção.Outras províncias da Argentina também determinaram o uso da vestimenta na semana passada em meio à pandemia de novo coronavírus. Agentes de trânsito e policiais fiscalizaram os principais acessos ao metrô, trens e ônibus, bem como a entrada de supermercados e farmácias. A multa para quem não estiver usando máscara pode chegar a seis mil reais. Até ontem, foram registrados na Argentina dois mil 243 casos e 105 mortos. A Argentina decretou o confinamento total dos 44 milhões de habitantes em 20 de março.


O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, enviado nesta quarta-feira pelo governo ao Congresso Nacional, não prevê reajustes para servidores públicos no próximo ano. O projeto foi apresentado pelo Ministério da Economia e, segundo o secretário de Orçamento Federal, GEORGE SOARES, o texto prevê somente a transformação de cargos e de funções, sem alterações na remuneração. Neste ano, o governo autorizou reajustes somente para os militares, em razão do processo de reestruturação das carreiras. Ainda de acordo com GEORGE SOARES, o projeto também não prevê novos concursos públicos no ano que vem. Segundo ele, o tema só será tratado na proposta de orçamento, que será encaminhada ao Poder Legislativo até o fim do mês de agosto.


O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou na tarde desta quarta-feira que ele e os secretários que o auxiliam entraram juntos no ministério e sairão juntos.Mais cedo, nesta quarta, WANDERSON DE OLIVEIRA pediu demissão em razão da provável saída de MANDETTA do ministério devido às divergências com o presidente JAIR BOLSONARO sobre o isolamento social como forma de conter a epidemia de coronavírus. O ministro disse que não vai pedir demissão, mas reconheceu que há insatisfações claras do governo com as posições do ministério e que pessoas cotadas para assumir o cargo chegaram a ligar para ele pedindo aconselhamento. MANDETTA reforçou a importância de valorizar e seguir a ciência neste momento.


Mais de um milhão e 700 mil trabalhadores já tiveram jornada e salários reduzidos ou contratos de trabalho suspensos.Segundo o Ministério da Economia, o número de acordos entre empresas e funcionários processados pela Dataprev até às três horas da tarde de quarta-feira chegou a um milhão 707 mil 226. O Ministério da Economia não detalhou, entretanto, o número de acordos individuais e coletivos, nem a distribuição desses trabalhadores por setor, região do país ou tipo de contrato. Na segunda-feira, o governo tinha informado que o número já tinha passado de um milhão. Os trabalhadores que tiveram corte na jornada e no salário vão receber do governo um benefício equivalente a uma parte do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos. As pessoas com contrato suspenso vão receber o valor mensal do seguro-desemprego.


Mais uma morte por coronavírus em Santa Catarina foi confirmada nesta quarta-feira pelo governo do Estado. Foi de uma idosa de 83 anos, que morava em uma casa de repouso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Com esse óbito, o número de mortes chega a 29. Outros 31 novos pacientes tiveram diagnóstico positivado para a doença. Assim, o número de casos chega 884 em todo o território catarinense. Em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo estão hospitalizadas 98 pessoas infectadas pelo vírus ou em investigação para doença. Dessas, 63 utilizam ventilação mecânica. Já o número de pessoas que deixaram os leitos de alta complexidade chega a 111.


Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram nesta quarta-feira dois projetos que podem resultar na reabertura das academias e dos templos religiosos no Estado durante o período de isolamento por causa do coronavírus. As atividades foram declaradas como essenciais dentro dos critérios adotados pelo governo para definição do que pode ou não funcionar durante períodos de crises "ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais". Com isso, a academias e as Igrejas poderiam voltar a realizar atividades e atender o público. Os dois textos, agora, vão para a decisão do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que opta pela sanção ou não dos projetos. Apenas o deputado PAULO ECCEL do PT votou contra as duas propostas.


Na coletiva de ontem, o governador CARLOS MOISES antecipou que considera a atividade física fundamental para todos e admitiu a possibilidade da reabertura do setor. Ele disse que aguarda uma proposta do Conselho Regional de Educação Física com um modelo seguro para a retomada das atividades, a fim de evitar o contágio pelos professores e alunos. MOISÉS ponderou, no entanto, que a construção desse modelo será um desafio. Sobre as Igrejas, o governador deu sinais de que a liberação das atividades pode voltar a ocorrer em breve, desde que seja traçado um plano com regras a serem seguidas tanto por fiéis, quanto por colaboradores de paróquias e cultos. Segundo ele, é uma análise que já ocorre, "mas com muita calma", já que o objetivo é garantir a segurança da população.


-FAMÍLIAS DE APAIANOS TEM DADO RETORNO POSITIVO PARA ATIVIDADES REALIZADAS EM CASA

-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELMONTE RETOMA ATENDIMENTO PRESENCIAL MEDIANTE AGENDAMENTO

-DESCANSO FARÁ CAMPANHA DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA PARA FABRICAÇÃO DE SABÃO

-LATICÍNIOS SÃO JOÃO ESCLARECE FALSA DIVULGAÇÃO SOBRE CANCELAMENTO DE RECOLHA DE LEITE

-COM QUEDA NAS RECEITAS, PREFEITO PLANEJA REDUÇÃO DE GASTOS NAS SECRETARIAS


Campo Erê registra morte com suspeita de coronavírus. Uma idosa de 83 anos morreu durante a noite de Policlínica de Pato Branco, onde são encaminhados os pacientes de Campo Erê. A mulher é moradora do interior do município. A idosa deu entrada no hospital com suspeita de AVC na segunda-feira, e na terça, foi encaminhada a Pato Branco para fazer tomografia. Já na policlínica, ela se sentiu mal e devido às queixas da paciente os médicos trataram como suspeita de Covid-19. Ela não resistiu e faleceu à noite. Devido à suspeita dos médicos do Paraná a idosa foi submetida a exame para coronavírus. O resultado demora de cinco a dez dias. O corpo não foi velado, veio em caixão fechado e foi direto para o sepultamento. Como a morte da idosa está sendo tratada como coronavírus, família e pessoas próximas precisam adotar medidas de segurança. A suspeita se torna maior, porque a idosa esteve há cerca de 15 dias no Rio Grande do Sul.


Comitê regional que trata sobre enfrentamento da pandemia busca articular e unificar ações. O coordenador do grupo na Ameosc e prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO WESCHENFELDER afirma que como a questão de saúde pública é abrangente houve necessidade em criar um comitê com representantes de entidades, forças de segurança, justiça e os consórcios regionais. Ele destaca que a questão atinge setores sociais e economia, por isso da necessidade de unir forças. O coordenador afirma que o primeiro passo foi pensar na prevenção e por isso foram criados comitês locais e salas de triagem para suspeitos de Covid19. A intenção foi separar os pacientes com outras doenças e evitar o risco de contágio de profissionais da saúde. A equipe percebeu a carência dos equipamentos e por isso houve campanhas voluntárias para confecção de máscaras de proteção. Foi definida a compra coletiva dos testes de detecção da doença. A prioridade são UTIs, mas, o prazo para conclusão é de quase 60 dias.


Prefeitos e secretários da Ameosc discutem suspensão temporária dos contratos de professores ACT’s. A videoconferência contou com participação do Colegiado e de secretários da Educação. O presidente da entidade, PLÍNIO DE CASTRO, apresentou os encaminhamentos administrativos e pedagógicos relacionados ao ensino dos municípios, que tem as aulas presenciais suspensas desde o dia 17 de março até 31 de maio. Foi debatida a situação dos professores admitidos em caráter temporário que não estão em atividades. Foi praticamente consenso que seja proposto aos ACTS da educação infantil, que não estejam trabalhando com educação à distância, uma suspensão temporária dos contratos, propondo uma remuneração de 50% dos atuais vencimentos até que sejam restabelecidas as aulas presenciais. Para motoristas, merendeiras e serviços gerais, a proposição é para que sejam remanejados em outros setores, desde que em trabalhos dentro de suas funções e também propondo a concessão de licença prêmio e férias.


Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí inicia nova campanha de recolha de materiais recicláveis no interior. A recolha iniciou na manhã desta quinta-feira na Linha Sanga Forte. As comunidades atendidas nessa etapa serão as linhas Antas, Barra do Laju, Cascalho, Fátima, Laju, Leãozinho, Preferido Baixo, Sabiá, Sanga Forte, São Cristóvão, Tamanduá, Tateto, Tatu, Tempestade, Tigre e Linha Veado. O prefeito VALDIR RUBERT destaca que a recolha objetiva contribuir com a preservação ambiental e também com a campanha contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da febre amarela, febre chikungunya, zica vírus e dengue. Serão recolhidos apenas materiais recicláveis como plástico, papel, papelão e metal. O material que será descartado deve estar embalado adequadamente e depositado às margens das estradas gerais.


Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste fará nova etapa de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira. Segundo a responsável pela sala de vacinas, KARIN BLATT, a vacinação será realizada no Centro Público de Convivência, das oito às 11 horas, e das 13 e 30 às 16 horas e 30 minutos. Ela explica que são disponibilizadas 400 doses. KARIN comenta que esta será a primeira vacinação da segunda etapa da campanha contra a influenza, que agora abrange também profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, presos, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários. Portadores de doença crônica devem trazer consigo a receita do medicamento em uso. KARIN lembra que idosos a partir dos 60 anos que ainda não se vacinaram também podem aproveitar esta etapa de vacinação na sexta-feira.


AEST inicia devolução de valores referentes aos ingressos da EFACITUS. A agente comercial da entidade GEISLAINE MORAZ explica que a devolução dos valores será feita até dia 22 de abril, para todos aqueles que haviam comprado os ingressos para a pista no show que seria realizado sábado, dia 25. Ela lembra que para os demais ingressos, VIP e camarote, haverá um novo período de devolução dos valores, que será informado. GEISLAINE ressalta que o atendimento da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, é das oito as 12, e das 13 e 30 às 17 horas. É neste horário que as pessoas devem comparecer ao escritório da AEST para receber o reembolso. A agente comercial reforça que na segunda-feira a associação retomou o atendimento presencial, com a adoção das medidas de prevenção. O contato com os associados tem sido feito pelos canais de comunicação, com o repasse de vídeos, cartilhas e orientações gerais.


Dia Nacional da Conservação do Solo chama atenção para o correto manejo e uso do solo. Conforme o extensionista rural da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, o solo é um dos quatro elementos da natureza, e uma data específica para lembrar seu dia, em 15 de abril, justifica a importância que tem. O extensionista ressalta que em Descanso, e nos municípios em geral que a Epagri abrange em todo o estado, tem sido feito um trabalho que estimula os agricultores a cuidarem do solo, que é à base de tudo. FRIZZO enfatiza que na agricultura, além da produção de alimentos, fibras e combustíveis, o solo serve de armazenamento de nutrientes e água, e é fonte de carbono. Segundo o extensionista, os problemas no manejo, na conservação e na utilização do solo que vem ocorrendo há anos trazem reflexos negativos, e sem mudanças nestes hábitos a situação irá se agravar cada vez mais.


Em nossa região, o extensionista rural afirma que é preocupante a contaminação dos lençóis freáticos, fontes de água e do meio ambiente como um todo. ZOLMIR FRIZZO ressalta que apesar dos prejuízos da estiagem, a região é privilegiada pela precipitação de chuvas anual que em média passa de dois mil milímetros. Conforme o extensionista, esse grande volume de água mostra que não deveria haver tantos problemas com seca, pois o solo deveria absorver esta água, e o agricultor se preocupar em armazená-la. FRIZZO orienta os agricultores a conhecerem o seu solo, para suprir as necessidades que apresenta, priorizar a cobertura verde e a rotação de culturas. O extensionista enfatiza que este é o momento de planejar a próxima safra. Ele lembra que na próxima semana a Epagri de Descanso inicia a emissão das autorizações do programa de calcário, e o agricultor terá que apresentar a análise do solo para identificar se será necessária a correção.


Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste oferece serviço aos associados para auxílio no registro da marca. O serviço é o Programa de Proteção Intelectual, PRINTE. Segundo o sócio proprietário da empresa que presta o serviço, WILLIAM VIZENDONSKI, entre os itens que contempla a propriedade intelectual, estão às marcas e as patentes. Ele explica que a orientação as empresas é principalmente quanto à necessidade ou não do registro de marca, o que pode ser feito sempre que é oferecido um produto ou serviço ao consumidor. WILLIAM lembra que o registro da marca não é obrigatório, mas é ele que vai garantir a exclusividade e a segurança jurídica para atuação no mercado. O registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Sem registro, o empresário orienta que qualquer pessoa poderá copiar este produto ou serviço que é prestado, e com isso até acabar perdendo a originalidade deste trabalho.


Empresas de serviços de transporte escolar enfrentam dificuldades com o período sem aula presencial. Os terceirizados estão sem remuneração, pois as prefeituras efetuam o pagamento pelo serviço prestado. Empresários que possuem funcionários reclamam da situação. As secretarias de Educação adotaram sistema de aula a distância que os estudantes permanecem em casa. Tunápolis possui sete trajetos com transporte terceirizado. Conforme a secretária de Educação, MARCIANE TOILLIER, o valor mensal investido é de aproximadamente 50 mil reais para o transporte de 480 alunos para escolas municipais e estaduais. No momento os pagamentos estão suspensos devido o isolamento social sem aula presencial.


São João do Oeste avalia situações do transporte coletivo terceirizado. Conforme a secretária de Educação, SILVANE BAUMGARTEN, são 10 trajetos terceirizados com investimento diário superior a cinco mil reais, totalizando mais de 91 mil por mês e um milhão de reais por ano. A secretária explica que diariamente são transportados 479 alunos, sendo 219 alunos da rede municipal e 260 da rede estadual. O município mantém convênio com o Governo do Estado no valor de 225 mil reais por ano. A prefeitura ainda recebe 75 mil reais do Governo Federal. SILVANE BAUMGARETN observa que o maior percentual é pago pelo município. A secretária demonstra preocupação com os terceirizados do transporte escolar e diz que está estudando possibilidades para não desamparar totalmente as empresas.


Descanso fará campanha de coleta de óleo de cozinha para fabricação de sabão. De acordo com o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, esta é uma ação planejada pelo governo municipal como forma de enfrentamento ao coronavírus. O secretário explica que todo óleo de cozinha ou outra gordura poderá ser recolhido em pontos de coleta na cidade, e posteriormente serem usados na fabricação de sabão para higienização das mãos, que é uma das melhores formas de prevenção ao vírus. Os pontos de coleta a partir de segunda-feira serão o posto de saúde, garagem da prefeitura e os postos de combustíveis. LAUXEN ressalta que o sabão será distribuído às famílias com maior necessidade. Ele lembra que se a quantidade de óleo for maior, a família poderá avisar a prefeitura que fará a coleta no local. O secretário acrescenta que orientações também estão sendo repassadas as famílias sobre a importância da higienização e da alimentação para fortalecer a imunidade.


Assistência Social de Belmonte retoma atendimento presencial mediante agendamento. Segundo a assistente social da prefeitura de Belmonte, CLAUDIA TEIXEIRA, no começo desta semana a secretaria de Assistência Social e CRAS retomaram o atendimento normal, que desde o início da quarentena estava sendo prestado em regime de plantão. CLAUDIA explica que o diferencial no momento é o agendamento dos atendimentos, para evitar a aglomeração de pessoas na secretaria. O pedido deve ser feito pelo 3625 0080 ou o número de plantão 991341965. A assistente social comenta que através destes números também estão sendo repassadas informações, a exemplo do cadastro para recebimento do auxílio emergencial do governo federal. Ela lembra que trabalhos em grupo no momento estão todos suspeitos, mas serão retomados assim que permitidos, levando em conta os benefícios que os encontros trazem ao público atendido.


Epagri retoma hoje atividade normal em todos os escritórios. Serviço da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina foi considerado essencial e por isso faz parte da flexibilização do isolamento social. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, é aguardada grande demanda nos escritórios municipais para atender os agricultores que buscam acesso a novas políticas públicas que estão sendo implantadas. O gerente reforça que os escritórios estão de portas abertas para atenderem os produtores rurais que necessitarem auxilio nos preparativos para a próxima safra. A empresa possui trabalhadores nos grupos de risco e que realizamatividades remotas alimentando os sistemas de vários programas. De acordo com SIMON, está sendo feito remanejamento de funcionários para garantir o atendimento presencial.


Gerente regional da Epagri defende o atendimentos aos agricultores. SIDINEI SIMON diz que a crise provocada pela Pandemia da Covid-19 e a estiagem preocupam os produtores rurais que buscam a prorrogação de dívidas e novos programas de incentivo. O gerente explica que será preciso um pouco de paciência para o atendimento, pois estão sendo adotadas medidas de contenção com uma pessoa por vez nos escritórios. SIDINEI SIMON cita ainda que os técnicos estão empenhados em realizarem analise de aptidão ao Pronaf, além de análise de solo para solicitação de calcário. A Epagri também faz visitas para elaboração de laudos para o Proagro devido a perdas que ocorrem na produção. SIMON salienta que o agricultor pode fazer o agendamento de visita dos técnicos nas propriedades em todos os municípios de abrangência.


Laticínios São João esclarece falsa divulgação sobre cancelamento de recolha de leite. A empresa que detém a marca Lac Lélo, com sede em Beato Roque, São João do Oeste, divulgou nota de esclarecimento. O chefe executivo oficial, MAIKEL GRASEL reitera o compromisso com os produtores e informa que a captação de leite continua ocorrendo normalmente nas regiões de atuação. Cita que a nota se faz necessária em virtude da circulação de declarações inverídicas e caluniosas que acabaram por denegrir e prejudicar a imagem da empresa. Salienta que também foram afetadas as pessoas que estão trabalhando para garantir que o alimento continue chegando à milhares de famílias brasileiras. GRASEL destaca que a indústria de produtos lácteos adotou medidas preventivas seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, com o intuito de assegurar a saúde e bem-estar de funcionários, clientes e parceiros e preservar os serviços prestados pela empresa.


É Fake News e a empresa vai acionar na justiça as pessoas que propagarem notícias falsas. De acordo com o diretor de captação de leite da Lac Lélo, JEFERSON FARIAS, é importante que meios de comunicação com credibilidade darem oportunidade para esclarecer questões que criam transtornos devido a mentiras que são espalhadas sobre a coleta de leite na região. Ressalta que a coleta está 100 normal em todos os roteiros. A empresa mantém a fábrica a todo vapor e com grande capacidade de estoque no estado de Santa Catarina, além de São Paulo e Rio Grande do Sul. FARIAS reforça que a operação segue com normalidade na coleta de leite, produção na fábrica, expedição, gestão de estoque e abastecimento dos mercados com a logística segura. A Lac Lélo recolhe diariamente 290 mil litros de leite.


Famílias têm dado retorno positivo às atividades encaminhadas a distancia com alunos do CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis. Segundo a diretora, LORENI ALBAN, mesmo com a suspensão das aulas a equipe pedagógica está trabalhando desde o final de março, com reuniões feitas a distância. A diretora explica que para os alunos que tem acesso a internet, estão sendo encaminhadas atividades pelas redes sociais, e para os demais é feito o contato via telefone. Ela lembra que está havendo o retorno positivo das famílias em relação as atividades desenvolvidas em casa. LORENI acrescenta que os profissionais ficam a disposição para o esclarecimento de dúvidas. A equipe técnica retorna aos trabalhos na próxima semana, após as férias coletivas, concedidas logo no início da pandemia. A partir do retorno destes profissionais será feita reunião para definir o encaminhamento dos trabalhos até a retomada das aulas presenciais.


A diretora do CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis lamenta o cancelamento de eventos nos quais a escola especial teria participação. LORENI ALBAN cita o cancelamento da Efacitus, que seria realizada de 24 a 26 de abril, feira que seria importante para a arrecadação de recursos usados na manutenção da escola, a exemplo do pagamento do aluguel, considerando que o espaço usado hoje não é próprio. A diretora diz que desde o começo do ano já estava sendo organizada a exposição e venda de materiais que o CAESP faria para arrecadar valores na feira. LORENI comenta que a feijoada, realizada tradicionalmente em julho, também é um evento incerto no momento. A diretora lamenta ainda que desta vez a Páscoa não pode ser comemorada junto com todos os alunos, e esta era também uma data importante para arrecadação de lucro pela escola por meio das vendas de produtos confeccionados pelos próprios estudantes.


Prefeito de São João do Oeste planeja redução de gastos como precaução a previsão na redução de receitas. Conforme o prefeito, FERNANDO BISIGO, a situação da pandemia é uma novidade para todos, a exemplo dos gestores, que precisam seguir o que recomenda a lei, e neste caso, os decretos. O prefeito comenta que nesta semana os trabalhos começaram a se normalizar na prefeitura, pois em função da quarentena muitos serviços estavam restritos. BISIGO afirma que além da saúde, a preocupação dos municípios também é quanto aos prejuízos econômicos que a pandemia traz. Para os próximos meses há uma previsão de queda de até 50% no retorno de ICMS para os municípios. Conforme o prefeito de São João do Oeste, essa redução vai gerar impactos diretos na receita do município. Caso isso se concretize, BISIGO ressalta que as secretarias á trabalham em um levantamento para definir o que é prioridade e assim reduzir os gastos.


Com a paralisão das atividades comerciais por cerca de três semanas, o prefeito de São João do Oeste comenta que houve redução no consumo, o que acaba ocasionando o excesso de produção em vários setores. FERNANDO BISIGO cita como exemplo a atividade leiteira, que registra queda nos preços, mas ao mesmo tempo sofre com o alto custo de produção. O prefeito também cita prejuízos significativos com a estiagem, com perdas de mais de 30% em algumas lavouras de soja e milho. Todos estes fatores, segundo BISIGO, contribuem para reduzir a economia do município. O prefeito anuncia que irá manter os programas e subsídios voltados à agricultura, para minimizar os impactos do setor. Ele avalia que o agronegócio deve receber maior atenção dos demais governos, por ser a atividade que tem garantido o desenvolvimento do país. O prefeito também considera que precisa haver maior equilíbrio entre as decisões dos governos estadual e federal em relação à pandemia, com cobrança mais rígida para a prevenção e flexibilização para que a economia volte a crescer.


-OPERAÇÃO ENTRE POLÍCIAS DO PARANÁ E SANTA CATARINA PRENDE SEIS SUSPEITOS DE ASSALTOS NA REGIÃO

-HOMEM FURTA CARRO, DIRIGE EMBRIAGADO E É PRESO APÓS OFERECER BOVINO A POLICIAIS


Mulher sofre ferimentos ao atropelar cachorro no centro de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 17 horas de ontem, na Rua do Comércio, no centro da cidade. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender uma vítima de queda de motocicleta, provocada por um cachorro. Foi atendido uma mulher de 50 anos. Ela relatou dores no cotovelo direito e na perna direita. A mulher foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. Comerciantes relataram a reportagem do Portal Peperi que o cachorro marrom de porte grande está há vários dias perambulando no centro da cidade.


Colisão entre duas motos deixa pilotos feridos na BR 163. O acidente ocorreu por volta das oito desta quinta-feira, na BR 163 em São Miguel do Oeste, na saída da cidade em direção a Guaraciaba. Segundo informações, o condutor da Yamaha/YBR seguia sentido Guaraciaba quando ao tentar acessar a esquerda, foi atingido pela Honda/CBR 1000 com placa de São José do Cedro que fazia a ultrapassagem. O Corpo de Bombeiros atendeu as vítimas e fez a condução ao Hospital Regional, mas sem ferimentos graves. A Polícia Rodoviária Federal fez os levantamentos necessários.


Homem é preso por furto, corrupção ativa e embriaguez na SC 163. Na noite desta quarta-feira a guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi acionada para atender um acidente de trânsito na SC 163 em Descanso. No local ocorreu uma saída de pista seguida de choque em defensa envolvendo um Vectra emplacado em Descanso. O condutor do veículo havia se evadido para um matagal. Foram feitas buscas no local até que o autor foi localizado e identificado como sendo um homem de 30 anos, natural do Rio Grande do Sul. Ele possuía um alvará de soltura da Unidade Prisional Avançada emitido no mesmo dia. Os policiais perceberam que o motorista apresentava sintomas e sinais de embriaguez. O teste de alcoolemia obteve o resultado de 1.20 mg/l.


Em consulta ao veículo, os policiais constataram que estava regularizado, porém, durante a entrevista pessoal, a PMR notou algumas divergências nas declarações do motorista. Os policiais entraram em contato com o proprietário o qual informou que até o momento não havia percebido o furto, o que foi confirmado somente após verificar que o veículo dele não estava mais na garagem. Dessa forma o carro foi recuperado antes mesmo que o proprietário percebesse o furto. O homem abordado pela PMR ainda ofereceu um bovino para que os policiais o libertassem. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de furto, corrupção ativa e dirigir sob efeito de álcool.


Professor é vitima tentativa de homicídio no interior de Romelândia. O fato ocorreu foi por volta das 20 horas da terça-feira. A residência do morador foi alvo de disparos de arma de fogo. No momento do crime, havia apenas a esposa do professor na residência. Em contato com a reportagem da Peperi, o homem, que não quis revelar a identidade, afirmou que não sabe dizer a motivação do crime e que não conhece os autores do fato. Após o ocorrido, a polícia foi acionada e começou diligências, a fim de prender os autores e elucidar os fatos. Na manhã desta quarta-feira, com apoio das Polícias Civil e Militar, além do SAER, foram compridos mandados de prisão.


Operação interior prende seis suspeitos de assaltos na região. Uma ação conjunta entre a PM e Civil de Santa Catarina e do Paraná cumpriu ontem seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão com o intuito de prender suspeitos e localizar objetos que haviam sido roubados no interior de Romelândia. De acordo com o delgado de Anchieta, LEONARDO ZAMBELLI, a investigação iniciou para esclarecer assaltos com agressão, emprego de arma de fogo de uso restrito, bem como associação criminosa. Ele afirma que os crimes deixaram a comunidade assustada pela violência com que agem os autores. Logo após a ocorrência de roubo, no dia três desde mês na divisa entre São Miguel da Boa Vista e Romelândia, iniciou-se a coleta de informações para identificação dos bandidos. No dia cinco, houve outro roubo, em uma casa na Linha Bom Princípio. Já no domingo de Páscoa, os assaltantes praticaram outro roubo em uma residência na linha São Roque, também interior de Romelândia.


Após investigação e troca de informações entre as instituições, foi possível identificar seis suspeitos. Conforme o delegado LEONARDO ZAMBELLI, com base nas informações produzidas no Inquérito, o delegado solicitou ordens de busca e apreensão em sete endereços, bem como a decretação da prisão preventiva dos seis investigados. A ação foi deflagrada ontem pela manhã com uso do helicóptero do SAER, mais de 80 policiais civis e militares, 25 viaturas, e dois Canis da Polícia Militar de SMOeste e de Dionísio Cerqueira. Foram presos seis suspeitos e cumpridas as buscas nas cidades de Romelândia, Guaraciaba e Marmeleiro, no PR. Após os interrogatórios os suspeitos foram encaminhados para a Unidade Prisional. Nas buscas foram localizados diversos objetos relacionados aos crimes que corroboram as evidências produzidas no decorrer da investigação.As investigações continuam com a análise de todo o material apreendido e vinculação a cada suspeito.


Preso no Paraná suspeito de envolvimento em roubos fugiu após operação. Ele é suspeito de envolvimento em roubos registrados no Extremo Oeste catarinense e do Sudoeste do Paraná nos últimos dias. De acordo com informações, por volta de 12h30 o homem detido em Marmeleiro rompeu a fechadura da viatura em que estava preso e fugiu no momento que estavam sendo feitos os procedimentos para efetivar a prisão. Ele estava algemado e correu para um rio próximo ao pelotão da PM, se embrenhando em uma mata. O delegado da comarca de Marmeleiro, FABIANO DE OLIVEIRA, afirma que a falha será avaliada através de perícia que será feita no camburão. A polícia sabe que o preso possui conhecimentos de mecânica, que pode ter contribuído para fuga. O delegado ressalta que a prioridade da equipe, composta por 20 homens, era capturar o foragido o que foi possível por volta das 18 horas de ontem. Ele foi novamente levado para delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.