ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-03-2024 Sábado

-RECEITA RECEBE 1,15 MILHÃO DE DECLARAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA NO PRIMEIRO DIA

-SANTA CATARINA ABRE 26 MIL NOVOS POSTOS DE TRABALHO EM JANEIRO

-PROJETO DE RECOLHA DE TAMPINHAS SERÁ AMPLIADO EM IPORÃ DO OESTE

-SJO INICIA PROJETO CLÍNICA AMPLIADA

-SEGUNDO ENCONTRO DE MULHERES AGRICULTORES SERÁ DIA 25 DE MARÇO EM IPORÃ

-CERCA DE 35% DAS LAVOURAS DE SOJA PLANTADAS NA REGIÃO JÁ FORAM COLHIDAS

-GESTANTE FICA FERIDA AO COLIDIR CARRO EM POSTE NA REGIÃO

-MULHER FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO NO CENTRO DE ITAPIRANGA


O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 23 graus e a máxima pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, aprovou nesta sexta-feira os planos do Exército para invadir Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza que é considerada o último refúgio de cerca de um milhão e meio de palestinos. O gabinete de NETANYAHU não forneceu mais detalhes nem estabeleceu uma data para o início da operação, que gera preocupação internacional. O porta-voz do governo dos Estados Unidos para assuntos de segurança, JOHN KIRBY, disse que o país ainda não viu o plano do Exército israelense, mas que gostariam de o ver. O país americano é o principal aliado de Israel.

O governador da região russa de Samara disse, neste sábado, que drones ucranianos atingiram duas refinarias de petróleo da Rosneft. O episódio não deixou vítimas, mas causou um incêndio em uma das instalações. Ele acrescentou que os trabalhadores de ambas as fábricas foram evacuados e que não houve vítimas. Nas últimas semanas, a Ucrânia atacou fortemente a infraestrutura petrolífera da Rússia, atingindo refinarias em toda a parte europeia do país. A Rússia realiza neste sábado as eleições presidenciais de três dias, com o presidente VLADIMIR PUTIN acusando a Ucrânia de tentar sabotar as urnas.

Países aliados da Ucrânia usarão os lucros extraordinários sobre ativos russos congelados para financiar a compra de armas para Kiev, disse o chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, após uma reunião com seus homólogos francês e polonês, que teve como objetivo mostrar unidade após semanas de atrito. Em coletiva de imprensa conjunta em Berlim, SCHOLZ, o presidente francês, EMMANUEL MACRON, e o primeiro-ministro polonês, DONALD TUSK, reafirmaram o seu apoio à Ucrânia, cujas tropas necessitadas de munições enfrentam as batalhas mais duras desde os primeiros dias da invasão russa, há dois anos.

O Tesouro Nacional projeta que o governo vai conseguir cumprir a meta de déficit zero, em 2024, se aprovar as medidas já propostas pela área econômica para elevar a arrecadação. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira. Para os anos seguintes, no entanto, os pacotes já divulgados não bastam. A projeção do Tesouro é de déficit de meio por cento do Produto Interno Bruto já em 2025 e de zero virgula quatro por cento do PIB em 2026. Ou seja, a expectativa é de que as despesas superem as receitas, aumentando a dívida pública. Se as projeções se confirmarem, o país não cumprirá a meta fiscal em 2025 e 2026.

O número de entregas das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física bateu recorde no primeiro dia. Até as cinco horas da tarde desta sexta-feira foram enviadas um milhão 154 mil 466 declarações, mais que as um milhão e 50 mil declarações enviadas no primeiro dia de envio em 2023. O prazo de entrega da declaração mudou. Começou às oito desta sexta-feira e vai até as 23 horas e 59 minutos de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 43 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde do ano passado.

O Brasil fechou janeiro com saldo positivo de 180 mil 395 empregos com carteira assinada. O estoque total de trabalhadores celetistas apresentou crescimento de zero vírgula 39 por cento em relação ao de dezembro de 2023, contabilizando 45 milhões 697 mil 670 vínculos. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgado nesta sexta-feira em Brasília, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro, LUIZ MARINHO, disse que o resultado de janeiro representa o dobro dos empregos gerados no mesmo mês em 2023, quando foram criados 90 mil 177 postos de trabalhos. Em janeiro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas acusaram saldos positivos, apenas o comércio teve mais demissões do que admissões no país.

O Programa SC Rural 2 foi aprovado em segundo lugar, entre os 44 projetos submetidos pela Comissão de Financiamentos Externos, em reunião na quinta-feira. Com essa aprovação, é vencida uma etapa importante para viabilizar o financiamento de 120 milhões de dólares com o Banco Mundial, com a contrapartida de 30 milhões do Governo do Estado, somando 150 milhões para execução do programa. O SC Rural 2 foi apresentado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária com o propósito de ampliar o apoio aos agricultores e proporcionar mais infraestrutura ao meio rural. A iniciativa busca promover sustentabilidade com ações ambientais, competitividade dos sistemas de produção e a ampliação do acesso à inovação tecnológica.

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 15, o Decreto regulamentando a Lei que cria o Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses, Pronampe Santa Catarina. O objetivo é fomentar o ambiente de negócios e a elevação da produtividade e da competitividade dos empreendedores catarinenses. O Badesc será responsável pela operacionalização dos recursos, com apoio de parceiros estratégicos. O Decreto subdivide o Programa em três modalidades: Pronampe SC, Pronampe Mulher e Pronampe Inovação, cada uma com condições específicas de operacionalização. O Pronampe Mulher tem por objetivo apoiar e fortalecer as micro e pequenas empresas com participação feminina, reconhecendo sua importância no cenário econômico estadual.

Santa Catarina gerou em janeiro 26 mil 210 novos postos de trabalho com carteira assinada. O número é equivalente a 14 por cento de todas as vagas formais criadas no país no primeiro mês de 2024, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. No Brasil, foram 180 mil 395 contratações a mais do que demissões em janeiro. São Paulo foi o estado que liderou o número de novos empregos formais, com 38 mil 499 novas vagas, sendo seguido por Santa Catarina. O saldo positivo de contratações em Santa Catarina é o melhor desde fevereiro de 2022, quando o estado registrou 31 mil 599 admissões a mais do que desligamentos. Na relação com janeiro de 2023, a alta foi de 54 por cento.

São João do Oeste inicia projeto Clínica Ampliada. Objetivo é oferecer atendimento multiprofissional nas comunidades. Conforme o psicólogo da Secretaria de Saúde de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUES, o projeto foi desenvolvido em virtude da carência de acesso de pacientes na busca de atendimento médico. Com um planejamento desde o ano passado, o projeto da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde de São João do Oeste teve início nesta semana na comunidade de Linha Itacuruçu. O projeto faz parte do programa nacional de humanização – PNH e visa a extensão do atendimento clínico ampliado, proporcionando maior acessibilidade a todos os usuários do SUS.

Clínica ampliada possui abordagem inovadora e tem como propósito levar uma equipe de profissionais de saúde para atendimento nas comunidades mais distantes do município. Conforme o psicólogo da Unidade de Saúde de São João do Oeste, MIGUEL RODRIGUES, a iniciativa é relevante para garantir atendimento médico de qualidade a população. O psicólogo explica que diversas famílias que vivem no interior do município não dispõe de veículo ou outro tipo de transporte, o que impede a atenção necessária para consulta na Unidade de Saúde ou para retirar medicamento. De acordo com o psicólogo, o projeto contribui na construção de um sistema de saúde mais eficiente, atendendo às necessidades específicas da população e promovendo a igualdade no acesso aos serviços de saúde.

Atendimento nas comunidades é igualitário como na Unidade de Saúde. MIGUEL RODRIGUES destaca que os pacientes são atendidos por médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico e agente comunitária de saúde. O psicólogo enfatiza que o projeto é piloto e será reformulado conforme a necessidade. Inicialmente a equipe multidisciplinar fará o atendimento uma vez por mês em cada comunidade. MIGUEL RODRIGUES chama a atenção para a facilidade de acesso e inclusive com a retirada de medicamentos. Nos próximos dias serão definidas as demais comunidades que receberão o projeto. Um calendário anual será definido com datas e locais para os atendimentos em cada comunidade.

O município de Belmonte está com dois editais em aberto, relativos à Lei Paulo Gustavo. Conforme a gerente de cultura, MARLENE ANZOLIN, trata-se de uma lei Federal de incentivo ao setor da cultura, criada em 08 de julho de 2022, em decorrência dos efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia da Covid-19. Os interessados têm até o dia 1º de abril para entregar a documentação exigida. A gerente de cultura destaca que para o município de Belmonte, o valor repassado pelo Governo Federal gira em torno de 37 mil reais, sendo 23 mil reais destinados para apoio às produções audiovisuais e 13 mil reais para as demais áreas da cultura. Podem concorrer à verba pessoas físicas, empresas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil.

Os agentes de cultura devem realizar a inscrição e enviar a documentação exigida, com a homologação prevista para o dia 30 de março. Assim que definidos os projetos, os atores receberão os recursos e terão seis meses após a assinatura para executar e prestar contas do projeto. A gerente de cultura, MARLENE ANZOLIN, salienta que caso não haja um número específico de projetos apresentados, o recurso da lei Paulo Gustavo destinado ao município de Belmonte retornará para o Governo Federal.

Os produtores rurais da região iniciaram nas últimas semana, a colheita de soja, uma das principais alternativas adotadas para a rotação de culturas. Conforme o líder do programa de grãos da EPAGRI no Extremo Oeste, CÉLIO MIKULSKI, cerca de 35 por cento dos 90 mil hectares plantados com soja nos quarenta municípios de abrangência da regional de São Miguel do Oeste foram colhidos até o momento. A informação foi obtida através de pesquisas realizadas pelo Instituto CEPA. MIKULSKI frisa que entre os principais desafios enfrentados pelos produtores e que estão acarretando numa perca significativa do grão, está o volume excessivo de chuvas registrado no mês de outubro, o que também ocasionou o atraso no plantio da soja. Outra dificuldade são as doenças asiáticas e outras pragas, que acarretaram numa perda de 15 por cento da produção.

Atualmente o preço pago pela saca de soja ao produtor rural é de 109 reais, conforme levantamento diário da EPAGRI. O líder do programa de grãos no Extremo Oeste, CÉLIO MIKULSKI, orienta os produtores para que adotem algumas práticas em suas propriedades rurais, como trabalhar com o sistema de produção e plantio direto, fazer a cobertura permanente do solo com palhada e raízes, a fim de evitar o estresse hídrico, realizar o monitoramento de doenças e pragas e trabalhar de forma sustentável. MIKULSKI enaltece que o objetivo dessas ações em relação à cultura da soja é oferecer aos produtores, menores custos de produção e garantir maior rentabilidade nas propriedades rurais da região. A tendência é que a cultura siga sendo uma alternativa rentável para os agricultores nas próximas safras.

O governo de Mondaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, está disponibilizando à população, um curso para cuidador de idosos. O curso, intitulado “Cuidados Básicos com Pessoas Idosas”, inicia no dia 21 de março e terá uma duração aproximada de quatro meses, com aulas uma vez por semana, ministradas no auditório da Casa da Cultura, todas as quintas-feiras. A instrutora responsável pelo curso será DÉBORA RIESE. Conforme a Secretária de Assistência Social de Mondaí, LUCIANE MARASCHIN, as vagas disponibilizadas foram preenchidas antes do prazo de encerramento das inscrições, que estava previsto até essa sexta-feira. Ela explica que o curso é destinado para as pessoas que possuem interesse em se tornar cuidadores de idosos e aprimorar seus conhecimentos em relação à qualidade de vida que deve ser oferecida para a população da melhor idade.

A secretária de Assistência Social de Mondaí salienta que as despesas do curso serão custeados pelo Fundo Municipal do Idoso, ao qual empresas do município destinam parte do seu Imposto de Renda. LUCIANE MARASCHIN relata satisfação em poder oferecer para a comunidade, a oportunidade de participar do curso de cuidador de idosos. Ela cita que cuidar das pessoas dessa faixa etária é uma responsabilidade e um ato de amor. A secretária de Assistência Social de Mondai argumenta que o curso visa proporcionar conhecimentos essenciais para desempenhar essa função com qualidade e carinho.

Programa “Mais Empresas, mais empregos” está com vagas abertas em Santa Helena. Conforme o Secretário de Administração, MARCELO CAMPAGNARO, o programa instituído no município em 2021 tem como objetivo, apoiar o setor da indústria e comércio, além da prestação de serviços, garantindo um estímulo maior de crescimento dos negócios e a contratação de um número maior de funcionários, o que estimula a economia. O programa foi aberto no mês de fevereiro e se estenderá até outubro. As empresas interessadas em participar deverão protocolar seu pedido, apresentando um plano de trabalho dos investimentos ou despesas do custeio. É necessário apresentar o relatório de faturamento dos últimos 12 meses, CNPJ, contrato social, prova de regularidade com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, regularidade da seguridade social como INSS e FGTS, balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social.

MARCELO CAMPAGNARO destaca que 75 por cento do valor concedido pelo programa “ Mais empresas, mais empregos”, deverá ser utilizado para capital de giro e 25 por cento em investimentos, sendo que 10 por cento serão de contrapartida da empresa. O limite de empréstimo é de 25 mil reais para a indústria e 15 mil reais para o comércio e prestadores de serviços. As empresas interessadas farão o custeio do valor capital e o município arcará com os juros do financiamento. Salienta que até o momento, apenas uma empresa manifestou interesse em aderir ao programa. Em relação à adesão dos últimos anos, o CAMPAGNARO destaca em 2021, todo o valor orçamentário foi aplicado. Já no ano passado, houve uma baixa adesão em relação ao programa “Mais empresas, mais empregos”. Ao todo, o programa possui capacidade para atender até 25 empresas por ano no município.

O projeto de recolha de tampinhas plásticas será ampliado em Iporã do Oeste. A iniciativa é da empresa Dumi Plásticos, situada na área industrial da Linha Jundiá, que até então contava com o apoio do CAESP-APAE Caminho de Luz. A partir deste ano, a ONG ASANIO irá colaborar com a ação, através da oferta de locais para a recolha dos materiais. Conforme a voluntária da ONG, JOANA REICHERT, estão sendo recolhidas tampas de garrafas pet ou de caixinhas de leite, além de tampas de pasta de dente, shampoos e demais produtos de higiene e limpeza que não contenham ferro ou papelão. Após a coleta, o material será destinado para a Dumi Plásticos, que fará diversos processos para transformá-los em polietileno, resultando em novos materiais reciclados.

JOANA REICHERT destaca que os pontos de coleta das tampas de plástico são a Prefeitura, Unidade Básica de Saúde, Sorveteria Demis, Escola Padre Vendelino Seidel, Escola de Educação Básica São Lourenço, Centro Integrado de Ensino Rural da Linha Esperança, Pré-Escolar os Peixinhos, Sitio Estações, Mercado Goergen e na Clínica Veterinária Casa Amarela. A voluntária da ONG ASANIO salienta que o trabalho consiste em uma ação favorável para a preservação do meio ambiente e também uma forma de arrecadar recursos para a manutenção das atividades da Associação Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste, que surgiu há cerca de 20 anos, com o intuito de realizar a conservação da água e a manutenção do meio ambiente e que atualmente também têm o seu trabalho focado no resgate de animais de rua abandonados ou que sofrem maus-tratos.

O segundo Encontro de Mulheres Agricultoras será realizado no dia 25 de março, em Iporã do Oeste. Neste ano, o evento será na comunidade de Linha Macucozinho, das 13h30 às 16h30. Conforme a secretária de Saúde e Assistência Social de Iporã do Oeste, ELISE WALKER, a escolha do local levou em conta a edição do ano passado, quando o encontro ocorreu em Linha São Vendelino. Neste ano, uma região oposta do município sediará a programação, viabilizando que outras mulheres também participem. ELISE lembra que o evento está sendo organizado numa parceria entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Departamento de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, com apoio da Epagri, Cooperativa A1, Sicoob e Sicredi.

Para participar do evento, as mulheres devem se inscrever antecipadamente no escritório da Epagri de Iporã do Oeste ou pelo WhatsApp: 9 9136-4076, pois as vagas são limitadas. ELISE WALKER frisa que a divulgação do evento conta com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, que estão entregando convites nas residências do município. O segundo encontro de Mulheres Agricultoras terá troca de conhecimentos, abordagens sobre os desafios e poderes das mulheres, empoderamento feminino, autoestima, inteligência emocional e comemoração de todas as conquistas alcançadas até hoje.

Uma mulher ficou ferida ao ser atropelada por um veículo por volta das 11h40min desta sexta-feira, na Avenida Uruguai, em Itapiranga. A pedestre, de 56 anos, moradora de Barra do Guarita, foi atropelada por um carro HR-V. Ela sofreu traumatismo craniano com hemorragia. O SAMU de Itapiranga e o Corpo de Bombeiros foram acionados e atenderam a vítima que estava consciente, porém, confusa. Ela foi imobilizada e posteriormente encaminhada ao Hospital de Itapiranga. Este é o segundo atropelamento em 10 dias no município de Itapiranga. No dia 05 de março, outra mulher de 19 anos foi atropelada por um carro e em seguida arremessada contra a lateral de um caminhão que estava estacionado na Avenida Uruguai. A jovem teve ferimentos na região do crânio.

Uma mulher sofreu ferimentos generalizados ao colidir contra um poste próximo ao parque de exposições Rineu Granzotto em SMOeste. O acidente ocorreu por volta das 13h30 na linha Cruzinhas, interior do município. A guarnição da Polícia Militar foi acionada, e ao chegar no local, posicionou cones de sinalização e manteve o trânsito organizado. A mulher, que trabalhava em um frigorifico próximo ao local do acidente, que é gestante, estava saindo do turno quando seguia em direção à BR 163 e colidiu frontalmente com o poste. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada até o Hospital Regional. O carro, um Gol com placas de Iporã do Oeste, teve danos considerados, e foi levado pelo guincho até o pátio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.