-GOVERNO VAI LIBERAR MIL REAIS DO FGTS E DÉCIMO TERCEIRO ANTECIPADO
-COMBUSTÍVEIS PODEM FICAR MAIS CAROS AINDA APÓS UNIFICAÇÃO DO ICMS
-PROGRAMA ECONOMIA, GESTÃO E NEGÓCIOS ESTREIA HOJE NA PEPERI
-MOVIMENTAÇÃO PARA ABASTECER NA ARGENTINA AUMENTA CONSIDERAVELMENTE
-ASSOCIAÇÃO PREVÊ ALTA NOS PREÇOS DOS ALIMENTOS DEVIDO À GUERRA NA UCRÂNIA
-CAMINHÃO SAI DA PISTA, CAI EM RIBANCEIRA E DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR-282
-HOMEM COM DIVERSAS PASSAGENS POLICIAIS É ENCONTRADO MORTO NA REGIÃO
O tempo na região Extremo Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Rússia anunciou nesta terça-feira sanções contra o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e vários altos funcionários americanos, incluindo o secretário de Estado ANTONY BLINKEN, e o primeiro-ministro canadense JUSTIN TRUDEAU. As ações são uma resposta às medidas punitivas de Washington contra Moscou pela situação na Ucrânia. No total, 13 personalidades americanas são alvo dessas sanções, cuja natureza exata não foi especificada. Em uma declaração separada, o ministério russo anunciou ainda que havia imposto sanções contra 313 canadenses, incluindo vários ministros. Para a Rússia, as autoridades americanas são consideradas “russofóbicas”.
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira novas sanções econômicas contra o presidente de Belarus, ALEXANDER LUKASHENKO, e sua esposa, assim como cidadãos da Rússia e uma entidade do país, por corrupção e violações dos direitos humanos. O comunicado foi feito pelo Tesouro americano. As medidas fazem parte de um conjunto de sanções internacionais contra a Rússia e Belarus, devido à guerra na Ucrânia. As sanções congelam todos os ativos que os envolvidos possam ter nos Estados Unidos e proíbem qualquer transação através do sistema financeiro do país americano. O Departamento de Estado também anunciou medidas contra 11 funcionários do Ministério da Defesa russo em resposta à invasão da Ucrânia.
A Organização das Nações Unidas divulgou nesta terça-feira que três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o começo da guerra com a Rússia em 24 de fevereiro. O número representa quase sete por cento da população total do país. O balanço divulgado pela ONU apontou que dos três milhões de refugiados, um vírgula quatro milhão são crianças. Já o país que mais recebeu ucranianos fugidos da guerra foi a Polônia, seguido da Romênia, Hungria e Moldávia. A guerra entre Rússia e Ucrânia já está no vigésimo primeiro dia e começou após o presidente russo, VLADIMIR PUTIN não aceitar que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, confirmou nesta terça-feira que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação de mutações da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará. Segundo ele, a situação requer cuidado, porém, possíveis impactos da nova variante no Brasil são mínimos no momento. QUEIROGA afirmou, ainda, que o país vive uma queda expressiva de novos casos e que inclusive existem cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle. Ele reforçou que a melhor maneira de se prevenir é tomando as doses contra a Covid-19.
A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta terça-feira que o novo empréstimo ao setor elétrico para cobrir os custos da crise energética do ano passado será de até 10 bilhões e meio de reais, sendo o valor dividido em duas partes. O dinheiro será levantado junto a bancos públicos e privados e o financiamento, com cobrança de juros, será pago pelos consumidores de energia através de um novo encargo aplicado à conta de luz a partir de 2023. A primeira parte do empréstimo foi regulamentada nesta terça-feira e será de cinco vírgula três bilhões de reais. Já a segunda parte deverá ser de cinco vírgula dois bilhões de reais. A previsão da Aneel é que a operação saia até a primeira quinzena de abril, sendo que o prazo total do financiamento será de 54 meses. O objetivo do governo com o empréstimo é diluir ao longo do tempo o custo ainda não pago da crise energética de 2021.
Aposentados e pensionistas do INSS vão receber pelo terceiro ano consecutivo o décimo terceiro salário antecipado. A medida já vem sendo executada pelo governo federal desde 2020. O anúncio oficial será nesta quinta-feira e prevê pagamentos em abril e maio. Outra medida que será anunciada amanhã será o saque de mil reais do FGTS para trabalhadores com carteira assinada. Ambas medidas provisórias serão assinadas nesta quinta-feira pelo presidente, JAIR BOLSONARO. A avaliação do governo é de que essas ações serão importantes para impulsionar o crescimento econômico nesse primeiro semestre, afetado negativamente pela alta da taxa básica de juros. Os repasses devem ajudar a reduzir o endividamento da população de baixa renda.
Santa Catarina registrou queda no número de casos ativos da Covid-19 na primeira quinzena de março. Segundo dados do Painel do Coronavírus, no começo desta semana o estado tinha quase sete mil pessoas infectadas, ou seja, 60 por cento a menos que o registrado no começo do mês quando eram mais de 17 mil e 500 contaminados. A redução também fica evidente ao comparar com a situação de um mês atrás, quando na oportunidade eram quase 36 mil casos ativos. O número representa uma queda superior a 80 por cento em relação ao começo desta semana.
Um levantamento da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que mais de 872 mil catarinenses com mais de 50 anos não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19. O número corresponde a 43 por cento do total e a faixa etária em questão é considerada a mais vulnerável a casos graves, internações e mortes. O estudo mostra ainda que entre 50 aos 59 anos, seis em cada 10 catarinenses estão com a vacinação atrasada. Já entre 60 e 69 anos, quatro em cada 10 pessoas não tomaram a dose de reforço. De acordo com a Universidade Federal, 90 por cento dos mais de mil e 100 óbitos por Covid-19 registrados no estado foram de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.
A nova lei que muda o sistema de cobrança do ICMS sobre os combustíveis e visa a criação de uma alíquota única para todos os estados brasileiros pode acabar deixando o preço ainda mais caro para os motoristas em Santa Catarina. A Secretaria Estadual da Fazenda afirmou que defende o menor impacto para o consumidor, mas teme que o novo sistema possa deixar o litro do combustível mais caro. Isso ocorre pois a alíquota do ICMS da gasolina em Santa Catarina é de 25 por cento e do diesel, 12 por cento. O risco é de que a média nacional suba, pois outros estados cobram percentual do ICMS maior, como por exemplo, 34 por cento na gasolina no Rio de Janeiro e 25 por cento no diesel no Amapá. Uma reunião está marcada para o final deste mês onde o assunto será discutido no Conselho Nacional de Política Fazendária.
A secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste segue realizando o trabalho de recolha e trituração de galhos nos bairros do município. A informação é do secretário adjunto da pasta, CLÁUDIO BARP. De acordo com ele, desde a última segunda-feira a ação está concentrada no bairro São Gotardo, seguindo até amanhã à tarde. Conforme ele, como de costume, nas sextas e sábados de cada semana os moradores do centro são atendidos pelos profissionais. Segundo BARP, é de extrema importância que os moradores fiquem atentos ao calendário divulgado e façam as podas apenas quando a equipe estiver no bairro, evitando dessa forma transtornos diversos.
O cronograma de recolha e trituração de galhos iniciou no começo desde mês e deste então, dois bairros já foram atendidos. A afirmação é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele destacou que o trabalho já foi executado no São Sebastião e Estrela. Ele pontuou que a ação segue sendo realizada até o final do mês de junho, quando um novo roteiro será estabelecido, devendo ser realizado até o mês de setembro. BARP salientou que esse é o segundo ano e a grande maioria da população está colaborando e respeitando as datas previstas pela secretaria de Urbanismo.
Na próxima semana a recolha e trituração de galhos vai ocorrer no bairro Salete. O comentário é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele disse que a ação vai ocorrer de segunda à quinta-feira. Já entre 28 e 31 deste mês o bairro beneficiado será o Agostini. Entre quatro à oito de abril será a vez do centro e dos bairros que já foram atendidos. O cronograma prevê ainda a ação no Progresso entre 11 e 14 de abril, no Santa Rita entre 18 e 20 do mesmo mês e no Jardim Peperi de 25 à 28 de abril. Para o mês de maio, serão três bairros atendidos, sendo o Morada do Sol entre nove e 12, Sagrado Coração de Jesus de 16 à 19 e o São Luiz entre 23 e 26, além da ação no centro todas as sextas e sábados.
Os últimos bairros que serão atendidos com a recolha e trituração de galhos serão o Andreatta e o São Jorge. Nessas localidades a ação vai ocorrer no mês de junho, sendo de seis à nove no Andreatta e de 13 à 22 no São Jorge. Já entre 23 e 30 de junho haverá o trabalho no centro e demais bairros em atraso, finalizando dessa forma a primeira parte da recolha em 2022. O secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP frisou que logo após terá início a segunda rodada onde todos os bairros serão beneficiados novamente. Ele lembrou que dúvidas podem e devem ser sanadas através do telefone 9 9192-1292, na secretaria de Urbanismo.
Dois moradores de São Miguel do Oeste positivaram para Covid-19 nesta terça-feira. Pelo segundo dia consecutivo, nenhuma pessoa se recuperou da doença no município. Dessa forma, nesta quarta-feira são 29 pessoas com o vírus ativo. Outras 66 seguem sendo monitoradas pelo setor da Saúde. Já o Hospital regional Terezinha Gaio Basso registra nesta quarta-feira apenas três pacientes internados na ala Covid. Todos estão na UTI da unidade hospitalar.
Em pouco mais de um ano de vacinação, o município de São Miguel do Oeste já aplicou mais de 91 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. Somente na última semana foram 703 moradores que receberam o medicamento. Já nesta semana foram aplicadas 383 doses, sendo 170 na segunda-feira e 213 nesta terça-feira, totalizando ao todo, 91 mil, 153 doses aplicadas. A vacinação segue sendo realizada diariamente na unidade de Saúde central nas proximidades da praça Belarmino Annoni.
Vai estrear daqui a pouco aqui na Peperi FM o programa “Economia, Gestão e Negócios”. A produção e apresentação será do diretor da Merlo Assessoria e Gestão Empresarial, ROBERTO AURÉLIO MERLO. De acordo com ele, o programa será transmitido todas às quartas-feiras a partir da uma e meia da tarde e visa focar em assuntos assertivos, sendo toda semana um tema diferente sendo abordado. Conforme ele, ao todo, serão cerca de 10 minutos semanais na programação da Peperi FM, 99 vírgula nove. Segundo ROBERTO AURÉLIO MERLO, o assunto do programa de estreia será sobre a guerra na Ucrânia e os impactos na economia e negócios brasileiros.
A ideia de um programa de rádio sobre economia surgiu após vários pedidos dos empresários e de um convite da própria Rede Peperi de Comunicação. A afirmação é do responsável pelo programa, ROBERTO AURÉLIO MERLO. Ele destacou que possui 42 anos de atuação profissional e carrega consigo uma vasta bagagem de conhecimento na área. Ele também atuou nesse período em universidades ensinando sobre a profissão. ROBERTO AURÉLIO MERLO pontuou que ao longo de quatro décadas, muita instabilidade foi enfrentada e isso o capacita para trazer aos ouvintes, empreendedores e simpatizantes um pouco da experiência vivida na gestão de empresas, universidade e na vida em comunidade.
A intenção do programa “Economia, Gestão e Negócios”que vai estrear daqui a pouco na Peperi é trazer algo útil para o meio empresarial e para toda a sociedade. A declaração é do responsável pelo programa, ROBERTO AURÉLIO MERLO. Ele comentou que a intenção é trazer situações práticas vividas, além de contar relatos de sucesso e entender qual o cenário atual e o que deve ser feito para inovar nos negócios. Ele disse ainda esperar que os ouvintes também contribuam com sugestões diversas para que o programa se torne cada vez melhor.
Após a Petrobras anunciar que aumentaria os preços dos combustíveis no Brasil, a Aduana de Dionísio Cerqueira está registrando um fluxo intenso de brasileiros, que vão abastecer na Argentina. A informação é do auditor fiscal da Receita Federal, ARNALDO BORTEZE. Conforme ele, o fluxo intenso chega a causar formação de filas na divisa entre os dois países. Segundo ele, antes do anúncio, os consumidores se deslocavam até Bernardo de Irigoyen para realizar compras diversas, porém, desde o reajuste no Brasil, a principal causa das viagens é para encher o tanque dos veículos. De acordo com BORTEZE, isso ocorre pois o preço no país vizinho se manteve praticamente no mesmo patamar, com mínimas variações nos valores, situação bem diferente da registrada no Brasil.
O maior movimento de brasileiros na Argentina foi registrado no último final de semana e a expectativa é que no próximo a situação ocorra novamente. A projeção é do auditor fiscal da Receita Federal, ARNALDO BORTEZE. Ele destacou que aqueles que forem para o país vizinho terão que ter paciência, pois o fluxo será intenso e com formações expressivas de filas nas proximidades da fronteira entre os dois países.
Devido ao fluxo intenso, a Receita Federal de Dionísio Cerqueira está intensificando as fiscalizações para coibir o descaminho de produtos argentinos em solo brasileiro. A afirmação é do auditor fiscal do órgão, ARNALDO BORTEZE. Ele destacou que o trabalho também envolve os cuidados para que os combustíveis não sejam transportados em galões ou outros recipientes. Ele salientou que essas situações são ilegais e com o aumento do produto no Brasil, os flagrantes nesse sentido devem ser maiores ainda com o passar dos dias. BORTEZE comentou ainda que o gás de cozinha também tem sido alvo de contrabando e por isso a Receita Federal está atenta para que nenhum botijão passe de maneira irregular na fronteira.
A guerra na Ucrânia vai afetar ainda mais o bolso dos consumidores catarinenses. A afirmação é do presidente da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Conforme ele, a Acats, vem acompanhando de perto a situação e está extremamente preocupada com os próximos capítulos desse triste episódio na história mundial. Segundo ele, como de costume, a conta final será paga pelos empresários e pelos consumidores. De acordo com CRESTANI, algumas empresas ainda possuem um estoque razoável, porém, o distanciamento até a chegada de novos produtos e insumos deve impactar negativamente no bolso do consumidor final.
Os aumentos já vistos de matérias-primas como trigo e petróleo vão encarecer ainda mais toda a cadeia produtiva. A declaração é do presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele citou como exemplo, as empresas de biscoitos e massas que já paralisaram a produção de metade dos seus itens, visto a falta de material, embalagens e insumo. Ele alertou que os efeitos no bolso dos consumidores vão começar a ser sentidos de forma mais intensa daqui a duas ou três semanas.
O preço da farinha já registrou aumento entre 20 e 25 por cento nas últimas semanas. O mesmo aconteceu com o leite, porém, a justificativa é a estiagem que atingiu a região Extremo Oeste recentemente. Outro produto que também teve alta é o arroz e algumas carnes, especialmente a de frango. O presidente da Acats, FRANCISO CRESTANI relatou que alguns supermercadistas já estão fazendo os novos pedidos com um reajuste considerável. Ele lembrou da questão dos hortifrúti, onde visto a estiagem na região e as enchentes em outras regiões do país ocasionaram em escassez do produto, além do encarecimento e muitas vezes, da baixa qualidade apresentada ao consumidor final.
Os preços só voltarão a normalidade quando a guerra na Ucrânia acabar. A projeção é do presidente da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele destacou que a esperança é que os insumos cheguem ao país e na quantidade esperada, pois caso contrário, a situação será mais delicada ainda no ano que vem. Ele frisou que caso haja um desabastecimento, os preços dos grãos e das carnes vão subir ainda mais antes mesmo do início da próxima safra.
Um grupo de motociclistas realizou um protesto na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste pedindo por justiça pela morte de ANDERLEI NASCIMENTO. O acidente ocorreu na noite do último sábado na Rua Marcílio Dias, esquina com a Sete de Setembro. Seis jovens participaram do ato. Eles usaram faixas com a foto de ANDERLEI e com escritas pedindo justiça e que o luto será eterno. ANDERLEI NASCIMENTO conduzia um Twister quando um Tracker invadiu a sua preferencial e ocasionou o acidente trágico. Ele morreu na hora. Já a condutora do veículo, se recusou a realizar o teste do bafômetro e foi encaminhada para a delegacia, sendo liberada após pagar uma fiança superior à 60 mil reais.
Uma saída de pista deixou o condutor de um caminhão leiteiro ferido na tarde de ontem. O fato foi na BR-282 nas proximidades da Antiga Vinícola Cavalli. Conforme populares, o veículo seguia sentido à São Miguel do Oeste quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em um ribanceira que fica às margens da rodovia. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, quando chegou no local, a vítima de 39 já estava fora do caminhão. Ele apresentava ferimentos diversos e suspeita de fratura na costela. O homem recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para o Hospital Regional do município. Devido ao acidente, o trânsito ficou parcialmente bloqueado. A Polícia Rodoviária Federal realizou todos os procedimentos necessários. Os danos no caminhão foram de grande monta.
Um homem com diversas passagens pela Polícia foi encontrado morto na última segunda-feira. O fato foi no bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste. No local, a guarnição encontrou o homem caído dentro da própria casa. Ele tinha ferimentos na cabeça e um fogão à lenha estava sobre seu corpo. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, porém, o homem já estava sem os vitais. Ele tinha 42 anos e era conhecido da Polícia por crimes de ameaça, lesão corporal, posse de drogas, furto, receptação, dano, perturbação do sossego, injuria e desacato. Vizinhos relataram que ouviram conversas e barulhos vindo da residência durante a madrugada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médio Legal e até o momento ninguém foi preso.