ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-03-2022 Quarta-Feira

-GOVERNO VAI LIBERAR MIL REAIS DO FGTS E DÉCIMO TERCEIRO ANTECIPADO

-COMBUSTÍVEIS PODEM FICAR MAIS CAROS AINDA APÓS UNIFICAÇÃO DO ICMS

-SINDICATO RURAL COBRA EFICIÊNCIA DO PROGRAMA RECONSTRÓI SC

-VICE-PREFEITO ASSUME O EXECUTIVO DE MONDAÍ POR 15 DIAS

-CÔNSUL GERAL HONORÁRIO DA ROMÊNIA DESTACA TRABALHOS NA REGIÃO

-ESTOQUE DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA DENGUE PREOCUPA SETOR DA SAÚDE

-CAMINHÃO SAI DA PISTA E CAI EM RIBANCEIRA NA BR 282

-COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA CONDUTORA FERIDA NO INTERIOR


O tempo na região Extremo Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.


A Rússia anunciou nesta terça-feira sanções contra o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e vários altos funcionários americanos, incluindo o secretário de Estado ANTONY BLINKEN, e o primeiro-ministro canadense JUSTIN TRUDEAU. As ações são uma resposta às medidas punitivas de Washington contra Moscou pela situação na Ucrânia. No total, 13 personalidades americanas são alvo dessas sanções, cuja natureza exata não foi especificada. Em uma declaração separada, o ministério russo anunciou ainda que havia imposto sanções contra 313 canadenses, incluindo vários ministros. Para a Rússia, as autoridades americanas são consideradas “russofóbicas”.


Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira novas sanções econômicas contra o presidente de Belarus, ALEXANDER LUKASHENKO, e sua esposa, assim como cidadãos da Rússia e uma entidade do país, por corrupção e violações dos direitos humanos. O comunicado foi feito pelo Tesouro americano. As medidas fazem parte de um conjunto de sanções internacionais contra a Rússia e Belarus, devido à guerra na Ucrânia. As sanções congelam todos os ativos que os envolvidos possam ter nos Estados Unidos e proíbem qualquer transação através do sistema financeiro do país americano. O Departamento de Estado também anunciou medidas contra 11 funcionários do Ministério da Defesa russo em resposta à invasão da Ucrânia.


A Organização das Nações Unidas divulgou nesta terça-feira que três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o começo da guerra com a Rússia em 24 de fevereiro. O número representa quase sete por cento da população total do país. O balanço divulgado pela ONU apontou que dos três milhões de refugiados, um vírgula quatro milhão são crianças. Já o país que mais recebeu ucranianos fugidos da guerra foi a Polônia, seguido da Romênia, Hungria e Moldávia. A guerra entre Rússia e Ucrânia já está no vigésimo primeiro dia e começou após o presidente russo, VLADIMIR PUTIN não aceitar que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos.


O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, confirmou nesta terça-feira que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação de mutações da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará. Segundo ele, a situação requer cuidado, porém, possíveis impactos da nova variante no Brasil são mínimos no momento.QUEIROGA afirmou, ainda, que o país vive uma queda expressiva de novos casos e que inclusive existem cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle. Ele reforçou que a melhor maneira de se prevenir é tomando as doses contra a Covid-19.


A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta terça-feira que o novo empréstimo ao setor elétrico para cobrir os custos da crise energética do ano passado será de até 10 bilhões e meio de reais, sendo o valor dividido em duas partes. O dinheiro será levantado junto a bancos públicos e privados e o financiamento, com cobrança de juros, será pago pelos consumidores de energia através de um novo encargo aplicado à conta de luz a partir de 2023. A primeira parte do empréstimo foi regulamentada nesta terça-feira e será de cinco vírgula três bilhões de reais. Já a segunda parte deverá ser de cinco vírgula dois bilhões de reais. A previsão da Aneel é que a operação saia até a primeira quinzena de abril, sendo que o prazo total do financiamento será de 54 meses. O objetivo do governo com o empréstimo é diluir ao longo do tempo o custo ainda não pago da crise energética de 2021.


Aposentados e pensionistas do INSS vão receber pelo terceiro ano consecutivo o décimo terceiro salário antecipado. A medida já vem sendo executada pelo governo federal desde 2020. O anúncio oficial será nesta quinta-feira e prevê pagamentos em abril e maio. Outra medida que será anunciada amanhã será o saque de mil reais do FGTS para trabalhadores com carteira assinada. Ambas medidas provisórias serão assinadas nesta quinta-feira pelo presidente, JAIR BOLSONARO. A avaliação do governo é de que essas ações serão importantes para impulsionar o crescimento econômico nesse primeiro semestre, afetado negativamente pela alta da taxa básica de juros. Os repasses devem ajudar a reduzir o endividamento da população de baixa renda.


Santa Catarina registrou queda no número de casos ativos da Covid-19 na primeira quinzena de março. Segundo dados do Painel do Coronavírus, no começo desta semana o estado tinha quase sete mil pessoas infectadas, ou seja, 60 por cento a menos que o registrado no começo do mês quando eram mais de 17 mil e 500 contaminados. A redução também fica evidente ao comparar com a situação de um mês atrás, quando na oportunidade eram quase 36 mil casos ativos. O número representa uma queda superior a 80 por cento em relação ao começo desta semana.


Um levantamento da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que mais de 872 mil catarinenses com mais de 50 anos não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19. O número corresponde a 43 por cento do total e a faixa etária em questão é considerada a mais vulnerável a casos graves, internações e mortes. O estudo mostra ainda que entre 50 aos 59 anos, seis em cada 10 catarinenses estão com a vacinação atrasada. Já entre 60 e 69 anos, quatro em cada 10 pessoas não tomaram a dose de reforço. De acordo com a Universidade Federal, 90 por cento dos mais de mil e 100 óbitos por Covid-19 registrados no estado foram de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.


A nova lei que muda o sistema de cobrança do ICMS sobre os combustíveis e visa a criação de uma alíquota única para todos os estados brasileiros pode acabar deixando o preço ainda mais caro para os motoristas em Santa Catarina. A Secretaria Estadual da Fazenda afirmou que defende o menor impacto para o consumidor, mas teme que o novo sistema possa deixar o litro do combustível mais caro. Isso ocorre pois a alíquota do ICMS da gasolina em Santa Catarina é de 25 por cento e do diesel, 12 por cento. O risco é de que a média nacional suba, pois outros estados cobram percentual do ICMS maior, como por exemplo, 34 por cento na gasolina no Rio de Janeiro e 25 por cento no diesel no Amapá. Uma reunião está marcada para o final deste mês onde o assunto será discutido no Conselho Nacional de Política Fazendária.


-SINDICATO RURAL COBRA EFICIÊNCIA DO PROGRAMA RECONSTRÓI SC

-VICE-PREFEITO ASSUME O EXECUTIVO DE MONDAÍ POR 15 DIAS

-MUNICÍPIO REALIZA MAIS UM FUMACÊ CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

-CÔNSUL GERAL HONORÁRIO DA ROMÊNIA DESTACA TRABALHOS NA REGIÃO

-ESTOQUE DE MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DA DENGUE PREOCUPA SETOR DA SAÚDE


As medidas adotadas pelos Governos Estadual e Federal não representam contribuição direta aos agricultores. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste cobra incentivos que tenham resultado imediato. Segundo SIMONE LERNER, o momento é de cobrança da classe política sobre eficiência do Programa Reconstrói SC. Ela coloca em dúvida o volume de recursos efetivamente liberado pela Secretaria de Estado da Agricultura para minimizar os efeitos da estiagem na região. De acordo com a presidente, tem chance de menos de 10 por cento dos agricultores terem sido contemplados com os recursos de 10 mil reais que o programa permitia solicitar.


De acordo com SIMONE, a Epagri já possui trabalho em excesso, porém, o governo precisa informar com clareza o volume de recursos liberados e o número de contemplados. Cita ainda que a propaganda feita sobre a liberação de mais 50 milhões de reais não teve qualquer resultado na prática. SIMONE LERNER também demonstra insatisfação com a falta de progresso nas negociações para anistia no programa troca-troca. A proposta inicial é de 100 por cento de subsídio do governo, no entanto 50 por cento já seria uma contribuição importante. SIMONE diz que a Bancada do Oeste mantém abertura no apoio ao movimento sindical para garantir auxilio para contemplar a maior parte dos produtores rurais que tiveram grande prejuízo com a falta de chuva. A negociação envolve ainda a Fecoagro e não tem qualquer projeção para um desfecho favorável.


Habitação rural segue sem qualquer projeção de recurso em programa do Governo Federal. Interrompido em 2014, o programa ainda deixou uma herança negativa. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SIMONE LERNER, agricultores que pagaram pelo projeto e não foram contemplados, ficaram no prejuízo. Destaca ainda que todos que ingressaram na justiça perderam a ação contra a empresa responsável pelos projetos. SIMONE avalia que o programa de habitação rural é fundamental para a qualidade de vida das famílias do campo. Existem incentivos para edificações de abrigo dos animais, porém para moradia das famílias não tem recursos público disponível. A presidente lembra que o Sindicato não teve envolvimento com o dinheiro pago pelos projetos e segue na luta para políticas de habitação rural.


Pagamento do Bônus Agrícola iniciou nesta semana em São João do Oeste. Antecipação teve aprovação pelo legislativo. Iniciou ontem o pagamento para produtores que tem direito ao bônus agrícola em 2022. Conforme a diretora do movimento econômico, TATIELE REINEHR, o primeiro pagamento ocorreu para os agricultores que já entregaram sua nota fiscal de compra de insumos. TATIELE, observa que toda semana haverá pagamento, findando no mês de novembro. No ato da entrega da nota o produtor recebe a informação da data do seu pagamento. Importante ressaltar que além da antecipação do pagamento deste ano, o valor pago em Bônus Agrícola teve um aumento significativo exclusivamente este ano, em virtude da estiagem que afeta a região. A prefeitura passou de 720 mil reais a um milhão de reais em pagamento do Bônus Agricola.


Vice-prefeito assume o Executivo de Mondaí. O ato de transmissão do cargo aconteceu ontem no gabinete municipal. ALZIR SLAVIERO estará à frente da prefeitura durante as férias do titular, VALDIR RUBERT, que entrou em período de férias até o dia 28 de março. SLAVIERO destaca que dará continuidade aos trabalhos que já vinham sendo feitos pelo prefeito, dentro do plano de governo. O prefeito em exercício de Mondaí avalia que é um desafio assumir o cargo e que sempre redobra a responsabilidade ao assumir a principal cadeira do Executivo Municipal. ALZIR SLAVIERO destaca um amplo trabalho em relação à programação do Centenário do município de Mondaí, que foi lançada na última sexta-feira e contará com várias atividades culturais, shows locais, regionais e nacionais.


De acordo com o prefeito em exercício, as expectativas são boas e enaltece o trabalho realizado pela Secretária de Educação e Cultura, SANDRA SCHUH, frente à organização das comemorações do centenário. Em relação aos investimentos no município, SLAVIERO observa que a administração tem dado atenção tanto para a zona urbana, quanto para a rural e destaca que durante o ano, várias ações estão sendo planejadas em prol da população mondaiense. O prefeito em exercício se coloca à disposição da população, com simplicidade e humildade, para atender a todos no gabinete municipal.


Iporã do Oeste realizou mais um fumacê contra o mosquito da dengue. Ação da Regional de Saúde aconteceu no final da tarde de ontem. De acordo com a agente de endemias, NEIVA JACOB, o fumacê foi realizado em várias ruas da cidade e em bairros específicos que são mapeados com base nos locais de residência dos pacientes que tiveram resultado positivo para a doença através do exame. As principais orientações durante a aplicação são para que as pessoas colaborem deixando as suas casas abertas, tirando os animais de estimação dos locais que ficarão expostos ao inseticida, bem como permanecendo em um local mais protegido aos fundos da residência, retornando somente após 45 minutos da aplicação, fazendo a limpeza da casa, tirando as roupas de cama para lavar e limpando comedouros e bebedouros dos animais.


NEIVA JACOB observa que até o momento o município de Iporã do Oeste já ultrapassou os cem casos de dengue e que o número pode ser muito maior, já que muitas pessoas com sintomas clássicos da doença se medicaram em casa e não procuraram a Unidade de Saúde, o que é muito preocupante. Esse fato foi identificado durante as visitas das Agentes de Saúde e Endemias na casa das famílias, onde muitas pessoas doentes foram encontradas apresentando vômito, febre e manchas pelo corpo e não quiseram procurar atendimento médico. NEIVA observa que uma grande demanda de atendimentos vem sendo registrada nas Unidades de Saúde com pessoas sintomáticas para dengue e acredita que nos próximos dias o número de pessoas contaminadas pode subir ainda mais. O principal problema para o agravamento da situação relatado pela Agente de Endemias de Iporã do Oeste é que a população não está colaborando com as recomendações dos órgãos de saúde.


Reunião debate realização da Feira Livre em Mondaí. Encontro na tarde de ontem foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do município. De acordo com o coordenador da entidade, FLÁVIO ZANG, a reunião contou com a participação de agricultores que estão interessados em comercializar suas produções na feira da agricultura familiar, que será implantada ainda neste ano no município. Também participaram representantes da Administração Municipal, Epagri e o coordenador do ICAF – Instituto de Cooperação da Agricultura Familiar de Santa Catarina, ligado a FETRAF. No encontro, o Coordenador do ICAF, ANSELMO RAMON, explanou sobre a importância de plantar as sementes produzidas na própria propriedade, para que se tenha uma produção mais independente e agroecológica, com produtos de maior qualidade, visto que hoje a grande maioria das plantações usa sementes transgênicas.


RAMON explanou ainda sobre o controle de pragas de forma natural sem uso de agrotóxicos e da assistência técnica do projeto da feira. O coordenador do Sintraf de Mondaí, FLÁVIO ZANG, acredita que esse é o caminho para se obter alimentos de maior qualidade para que todos tenham certeza do alimento que estão colocando na mesa. ZANG avalia que através do projeto da feira livre, as entidades estão avançando no incentivo para que os agricultores familiares produzam alimentos saudáveis para a feira, ficando mais independentes e menos amarrados com as empresas integradoras, além de obterem uma renda extra. O objetivo do Sintraf de Mondaí é realizar a Feira Livre a cada 15 dias. No entanto, se houver produção suficiente, FLÁVIO ZANG destaca que ela poderá ser realizada semanalmente. A expectativa é de que os agricultores possam produzir somente para a feira, e desta forma alcançar uma boa renda mensal para o sustento de suas famílias.


O Consulado Geral Honorário da Romênia com sede em Iporã do Oeste segue realizando atendimentos a todos os descendentes romenos bessarabianos de Santa Catarina. De acordo com o cônsul geral honorário, EDSON ROBERTO DREHER, os serviços são prestados mediante agendamento prévio através do site do consulado. Ele destaca que após acessar o endereço eletrônico, basta solicitar o atendimento que é feito pelo próprio cônsul e pela diretora cultural, FLORENTINA MULLER GRUHLKE. DREHER destaca que o consulado já teve notícias positivas no início deste ano, de várias pessoas que encaminharam o seu pedido de cidadania tendo as suas aprovações e também sobre o retorno dos atendimentos e agendamentos no setor consular da embaixada em Brasília. EDSON DREHER observa que o pedido de cidadania sempre foi um desejo de muitas pessoas. O cônsul geral honorário lembra que esse é um trabalho realizado pelo setor de carreira da embaixada romena no Brasil, com o apoio do consulado.


O Cônsul Geral Honorário da Romênia, EDSON ROBERTO DREHER, considera um orgulho representar o consulado de Iporã do Oeste, que faz importantes ligações entre todo o território de Santa Catarina com a Romênia, através da Secretaria da Articulação Internacional, da qual ele faz parte de uma das vice-presidências. Ele lembra que há algum tempo o governo romeno escolheu o município de Iporã do Oeste para a instalação do consulado honorário, com a missão de fazer importantes encaminhamentos para a comunidade dos romenos bessarabianos da região e do estado catarinense.


O município de Iporã do Oeste vive um momento muito delicado em relação à dengue. A avaliação é do secretário municipal da saúde, VALTUIR MARCO DAL BOSCO. De acordo com ele, observando um pouco da história é possível entender como o município chegou nessa situação. Para ele, a falta de água ao longo dos últimos anos motivou a compra de muitas caixas para armazenagem e agora algumas pessoas acabam mantendo esses reservatórios de forma inapropriada, fazendo com que se tornem um local onde o mosquito pode se alojar para colocar os seus ovos. Outra situação muito encontrada são calhas com água parada nas residências. DAL BOSCO destaca que a dengue chegou ao município por pessoas que vieram de fora e automaticamente o mosquito que pica uma pessoa infectada adquire o vírus, passando a transmitir para outras pessoas nas proximidades.


O secretário de saúde de Iporã do Oeste destaca que essa situação está bastante clara no mapa de monitoramento das regiões com casos confirmados dentro da cidade. Diante da situação, o município vem adotando uma série de ações para frear o avanço da doença, com três profissionais trabalhando especificamente no combate da dengue com a colocação de armadilhas, orientações e visitas periódicas aos moradores. VALTUIR MARCO DAL BOSCO observa que o Poder Público não pode trabalhar sozinho para combater o mosquito, pois o problema não está nas ruas e sim nas casas que apresentam problemas com água parada. De acordo com ele, quando um novo caso é confirmado, a Regional de Saúde é informada e providencia a aplicação de inseticida num raio de 250 metros da residência da pessoa infectada.


No começo desta semana, um grande número de pessoas procurou atendimento no Posto, o que tem preocupado o setor da saúde, pois cerca de 90% das pessoas com sintomas acabam tendo o diagnóstico confirmado pelo exame. Outra preocupação da Secretaria da Saúde de Iporã do Oeste é com o estoque de medicamentos para tratamento da doença.


VALTUIR MARCO DAL BOSCO orienta para que os pacientes liguem no posto de saúde para agendar o atendimento e desta forma não precisar ficar por horas aguardando na fila. Em relação ao exame da dengue, o secretário de saúde afirma que ele é feito por um laboratório credenciado com a Regional de Saúde e o resultado geralmente sai depois de 10 ou 15 dias da coleta.


-CAMINHÃO SAI DA PISTA E CAI EM RIBANCEIRA NA BR 282

-COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA CONDUTORA FERIDA NO INTERIOR


Motociclistas fizeram um protesto na tarde de ontem, para pedir justiça pela morte do jovem ANDERLEI NASCIMENTO, de 23 anos. O acidente que matou o jovem aconteceu na noite de sábado, na Rua Marcílio Dias, centro de São Miguel do Oeste. O ato contou com a participação de motociclistas que realizaram a colocação de faixas pedindo justiça no caso. A colisão entre a motocicleta CBX/250 e o carro Tracker com placas de Mondaí aconteceu por volta das 23h30 de sábado e deixou o caroneiro da motocicleta gravemente ferido, além de ANDERLEI, que acabou morrendo. A condutora do veículo recusou o teste de bafômetro. Ela foi presa, mas pagou fiança e vai responder o processo em liberdade.


Uma câmera de videomonitoramento flagrou o exato momento em que um motociclista bate contra uma caminhonete que saía de uma garagem em Chapecó, no Oeste catarinense. O motociclista estava empinando a moto e acabou batendo na traseira do veículo que dava ré sem perceber a aproximação da moto. O acidente ocorreu por volta das 11h20 da manhã de ontem, na Rua Rio de Janeiro. Nas imagens disponíveis no Portal Peperi é possível ver o momento que o motociclista bate na caminhonete, dá um salto mortal no ar e para em pé. Ele consegue sair andando, se aproxima do veículo e ergue os braços em sinal de descontentamento. Depois, senta no meio fio da calçada. A PM informou que chegou a ser acionada, mas na sequência foi comunicada por terceiros de que não havia mais ninguém no local do acidente. Não há relatos de feridos nesta ocorrência.


Um motorista de caminhão perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira na tarde de ontem. O acidente aconteceu na BR-282, nas proximidades da Antiga Vinícola Cavalli, próximo ao trevo de acesso à São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pela reportagem da Peperi, o veículo fazia sentido Maravilha/São Miguel do Oeste quando o condutor perdeu o controle do veículo vindo a sair da pista e caindo em uma ribanceira que fica às margens da rodovia. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, a vítima já estava fora do veículo. O homem recebeu atendimento no local e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O trânsito no local ficou em meia pista. A PRF foi acionada para os levantamentos do acidente.


Uma colisão lateral entre um carro e uma carreta deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem por volta das 15h45, na rodovia SC-386, na reta da Linha São Lourenço em direção à comunidade de Alto Tigre, no interior de Iporã do Oeste. Conforme informações apuradas no local pela reportagem da Rádio Oeste, um carro foi atingido por uma carreta na lateral esquerda no momento em que acessava a rodovia. Com o impacto, a condutora de aproximadamente 60 anos, teve lesões leves e foi encaminhada ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros. O caroneiro do veículo e o motorista da carreta não sofreram ferimentos. A Polícia Militar Rodoviária auxiliou no atendimento da ocorrência e controle do trânsito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.