-GOVERNO VAI LIBERAR MIL REAIS DO FGTS E DÉCIMO TERCEIRO ANTECIPADO
-COMBUSTÍVEIS PODEM FICAR MAIS CAROS AINDA APÓS UNIFICAÇÃO DO ICMS
-MUNICÍPIO INICIA PAGAMENTO DO BÔNUS AGRICOLA
-SJO AMPLIA INVESTIMENTO EM PAVIMENTAÇÃO DE RUAS
-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS REALIZA NOVOS INVESTIMENTOS
-SINDICADO COBRA EFICIÊNCIA NO AUXÍLIO DO GOVERNO AOS AGRICULTORES
-COLISÃO NA SC 386 DEIXA CONDUTORA FERIDA
-CAMINHÃO CAI EM RIBANCEIRA NA MARGEM DA BR-282
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em pontos da região. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Rússia anunciou nesta terça-feira sanções contra o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e vários altos funcionários americanos, incluindo o secretário de Estado ANTONY BLINKEN, e o primeiro-ministro canadense JUSTIN TRUDEAU. As ações são uma resposta às medidas punitivas de Washington contra Moscou pela situação na Ucrânia. No total, 13 personalidades americanas são alvo dessas sanções, cuja natureza exata não foi especificada. Em uma declaração separada, o ministério russo anunciou ainda que havia imposto sanções contra 313 canadenses, incluindo vários ministros. Para a Rússia, as autoridades americanas são consideradas “russofóbicas”.
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira novas sanções econômicas contra o presidente de Belarus, ALEXANDER LUKASHENKO, e sua esposa, assim como cidadãos da Rússia e uma entidade do país, por corrupção e violações dos direitos humanos. O comunicado foi feito pelo Tesouro americano. As medidas fazem parte de um conjunto de sanções internacionais contra a Rússia e Belarus, devido à guerra na Ucrânia. As sanções congelam todos os ativos que os envolvidos possam ter nos Estados Unidos e proíbem qualquer transação através do sistema financeiro do país americano. O Departamento de Estado também anunciou medidas contra 11 funcionários do Ministério da Defesa russo em resposta à invasão da Ucrânia.
A Organização das Nações Unidas divulgou nesta terça-feira que três milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o começo da guerra com a Rússia em 24 de fevereiro. O número representa quase sete por cento da população total do país. O balanço divulgado pela ONU apontou que dos três milhões de refugiados, um vírgula quatro milhão são crianças. Já o país que mais recebeu ucranianos fugidos da guerra foi a Polônia, seguido da Romênia, Hungria e Moldávia. A guerra entre Rússia e Ucrânia já está no vigésimo primeiro dia e começou após o presidente russo, VLADIMIR PUTIN não aceitar que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, confirmou nesta terça-feira que o Brasil tem dois casos positivos da variante Deltacron, uma combinação de mutações da Delta e da Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará. Segundo ele, a situação requer cuidado, porém, possíveis impactos da nova variante no Brasil são mínimos no momento. QUEIROGA afirmou, ainda, que o país vive uma queda expressiva de novos casos e que inclusive existem cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle. Ele reforçou que a melhor maneira de se prevenir é tomando as doses contra a Covid-19.
A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu nesta terça-feira que o novo empréstimo ao setor elétrico para cobrir os custos da crise energética do ano passado será de até 10 bilhões e meio de reais, sendo o valor dividido em duas partes. O dinheiro será levantado junto a bancos públicos e privados e o financiamento, com cobrança de juros, será pago pelos consumidores de energia através de um novo encargo aplicado à conta de luz a partir de 2023. A primeira parte do empréstimo foi regulamentada nesta terça-feira e será de cinco vírgula três bilhões de reais. Já a segunda parte deverá ser de cinco vírgula dois bilhões de reais. A previsão da Aneel é que a operação saia até a primeira quinzena de abril, sendo que o prazo total do financiamento será de 54 meses. O objetivo do governo com o empréstimo é diluir ao longo do tempo o custo ainda não pago da crise energética de 2021.
Aposentados e pensionistas do INSS vão receber pelo terceiro ano consecutivo o décimo terceiro salário antecipado. A medida já vem sendo executada pelo governo federal desde 2020. O anúncio oficial será nesta quinta-feira e prevê pagamentos em abril e maio. Outra medida que será anunciada amanhã será o saque de mil reais do FGTS para trabalhadores com carteira assinada. Ambas medidas provisórias serão assinadas nesta quinta-feira pelo presidente, JAIR BOLSONARO. A avaliação do governo é de que essas ações serão importantes para impulsionar o crescimento econômico nesse primeiro semestre, afetado negativamente pela alta da taxa básica de juros. Os repasses devem ajudar a reduzir o endividamento da população de baixa renda.
Santa Catarina registrou queda no número de casos ativos da Covid-19 na primeira quinzena de março. Segundo dados do Painel do Coronavírus, no começo desta semana o estado tinha quase sete mil pessoas infectadas, ou seja, 60 por cento a menos que o registrado no começo do mês quando eram mais de 17 mil e 500 contaminados. A redução também fica evidente ao comparar com a situação de um mês atrás, quando na oportunidade eram quase 36 mil casos ativos. O número representa uma queda superior a 80 por cento em relação ao começo desta semana.
Um levantamento da Universidade Federal de Santa Catarina apontou que mais de 872 mil catarinenses com mais de 50 anos não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19. O número corresponde a 43 por cento do total e a faixa etária em questão é considerada a mais vulnerável a casos graves, internações e mortes. O estudo mostra ainda que entre 50 aos 59 anos, seis em cada 10 catarinenses estão com a vacinação atrasada. Já entre 60 e 69 anos, quatro em cada 10 pessoas não tomaram a dose de reforço. De acordo com a Universidade Federal, 90 por cento dos mais de mil e 100 óbitos por Covid-19 registrados no estado foram de pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto.
A nova lei que muda o sistema de cobrança do ICMS sobre os combustíveis e visa a criação de uma alíquota única para todos os estados brasileiros pode acabar deixando o preço ainda mais caro para os motoristas em Santa Catarina. A Secretaria Estadual da Fazenda afirmou que defende o menor impacto para o consumidor, mas teme que o novo sistema possa deixar o litro do combustível mais caro. Isso ocorre pois a alíquota do ICMS da gasolina em Santa Catarina é de 25 por cento e do diesel, 12 por cento. O risco é de que a média nacional suba, pois outros estados cobram percentual do ICMS maior, como por exemplo, 34 por cento na gasolina no Rio de Janeiro e 25 por cento no diesel no Amapá. Uma reunião está marcada para o final deste mês onde o assunto será discutido no Conselho Nacional de Política Fazendária.
Vereador GELSON PETRY, do PSB, ocupa o cargo de presidente interino da Câmara de Vereadores de Itapiranga, desde o início do mês. Ele está nesta função em virtude da licença da presidente ILDA FELLER, que está afastada para tratamento de saúde. Ainda não tem prazo confirmado para o retorno da vereadora do PT, que inicialmente estaria ausente em duas sessões. PETRY, declara que tem procurado dar sequencias aos trabalhos com agilidade na avaliação e votação dos projetos, possibilitando eficiência do legislativo. Segundo o presidente interino não existem polêmicas ou grandes pendências de projetos.
Ele destaca o Programa de Sustentabilidade Hídrica enviado pelo governo municipal que deve ser votado em breve. Também fazem parte da atenção dos vereadores projetos de remanejamento de recursos e fomento a cultura. A situação possui maioria na câmara e ocupa todos os cargos da mesa diretora. GELSON PETRY afirma que está tranquilo na coordenação dos trabalhos e conta com a colaboração dos colegas para seguir atendendo as demandas que surgem na própria casa legislativa e também do executivo. A Câmara de Vereadores de Itapiranga possui sessões ordinárias nas segundas-feiras, às 19 horas.
Itapiranga amplia ações de combate à dengue na área urbana. No município de Itapiranga, as ações de combate à dengue foram intensificadas. Em virtude do aumento de casos em várias cidades da região, a secretaria de Saúde, por intermédio do setor de Epidemiologia, iniciou um mutirão de fiscalização e conscientização da população em toda a área urbana, envolvendo os agentes de endemias e as agentes comunitárias de saúde das microáreas que se encontram em território infestado pelo Aedes Aegypti. O agente de combate a endemias, WANDER GRINGS, explica que o objetivo é eliminar materiais que possam acumular água. Ele enfatiza que o cenário atual é preocupante, por isso, o trabalho preventivo se torna ainda mais necessário para evitar um possível surto de dengue no município. O agente, destaca que os munícipes devem aderir à campanha, atendendo e auxiliando nas visitas, cuidando do seu imóvel para extinguir os criadouros.
Inicia no dia 24 de março em Itapiranga a Campanha Saúde é Tudo. O primeiro evento de destaque será às 19 horas, na Sociedade Imigrantes, com a palestra Mulheres Mil “auto-amorosidade”. Será o primeiro evento da Campanha Saúde é Tudo, criada em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A ação é uma realização da secretaria municipal de Saúde e da Epagri, com apoio de diversos parceiros. As atividades foram divididas em três momentos, tendo como finalidade a abordagem de vários temas de prevenção e promoção da saúde.
A palestra vai abordar a temática em que muitas mulheres se dedicam a carreira profissional, além disso, separam muitas horas por semana para os cuidados com o lar ou família. Em meio a tantas tarefas é preciso energia e disposição para encarar a correria do dia-a-dia, sendo muitas vezes esquecido, mas primordial cuidar e falar sobre a saúde. É cada vez mais importante que a mulher se torne dona de si, consciente do seu organismo e das necessidades para manter a saúde física e emocional.
Prefeitura de São João do Oeste amplia ações em pavimentações na cidade. Rua Santa Catarina recebe investimento superior a um milhões e 300 mil reais. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, teve início as obras de escavação e a retirada do asfalto deteriorado na semana passada, e a partir dessa semana começou o trabalho de drenagem e colocação da rede de água nova. ANTON salienta que o valor do investimento dessa obra de pavimentação, na qual está contemplado também a colocação do passeio público dentro dos padrões de acessibilidade é um milhão 324 mil reais. O prefeito chama atenção para a importância das emendas parlamentares dos deputados PAULO BAUER e DÁRIO BERGER. Ainda teve contrapartida do município.
A empresa responsável pela execução da obra e que venceu o processo licitatório é a Pavimax. A estimativa para finalização da obra o período dentro de sete meses. O prefeito GENÉSIO ANTON ressalta que essa obra se faz necessária em virtude de o asfalto estar bastante danificado. É uma rua com asfaltamento há mais de 20 anos e com material que não foi aprovado. A rede de água nesta rua também está sendo toda ela substituída, consistindo na colocação de tubulação em ambos os lados. O investimento nessa nova rede de água supera o valor de 80 mil reais. Com as alterações o município consegue solucionar também situações de moradores nas imediações que sofrerem com a falta de água em suas residências.
Pagamento do Bônus Agrícola iniciou nesta semana em São João do Oeste. Antecipação teve aprovação pelo legislativo, iniciou ontem o pagamento para produtores que tem direito ao bônus agrícola em 2022. Conforme a diretora do movimento econômico, TATIELE REINEHR, o primeiro pagamento ocorreu para os agricultores que já entregaram sua nota fiscal de compra de insumos. TATIELE, observa que toda semana haverá pagamento, findando no mês de novembro. No ato da entrega da nota o produtor recebe a informação da data do seu pagamento. Importante ressaltar que além da antecipação do pagamento deste ano, o valor pago em Bônus Agrícola teve um aumento significativo exclusivamente este ano, em virtude da estiagem que afeta a região. A prefeitura passou de 720 mil reais um milhão de reais em pagamento do Bônus Agricola.
A Secretária da Educação de Tunápolis, NAÍSSA SCHAURICH demonstra satisfação com os investimentos feitos na infraestrutura escolar. Ela aponta como destaque obras em prol da educação infantil que precisou ampliar vagas para acabar com fila de espera. Cita como exemplo a creche municipal que passou por reforma e ampliação. São situações necessárias para atender a demanda que apresenta crescimento no município. A Secretária também chama atenção para o projeto que contempla o Centro Educacional Helga Follmann com uma quadra de esportes. Já foi concluída a reforma do Pré Escolar Bom Conselho e o próximo investimento será nas melhorias na escola municipal de linha São Pedro. NAISSA aponta como fundamental estas obras para possibilitar ambiente adequado aos profissionais e estudantes.
A Secretária lembra ainda a aquisição de mil e 500 livros, com investimento de 40 mil reais em material destinado a educação infantil e biblioteca pública. Esta em processo de licitação jogos pedagógicos e brinquedos para escolas, além de materiais para aulas de educação física que já estão sendo entregues. A equipe também é considerada adequada para o alto nível da qualidade na educação. Tunápolis conta com equipe pedagógica completa proporcionando eficiência no trabalho dos professores e melhor aproveitamento dos alunos. NAISSA SCHAURICH chama atenção para atuação de psicóloga, orientadora educacional, fonoaudióloga e nutricionista.
As medidas adotadas pelos governos estadual e federal não representam contribuição direta aos agricultores. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste cobra incentivos que tenham resultado imediato. Segundo SIMONE LERNER, o momento é de cobrança da classe política sobre eficiência do Programa Reconstrói SC. Ela coloca em dúvida o volume de recursos efetivamente liberado pela Secretaria de Estado da Agricultura para minimizar os efeitos da estiagem na região. SIMONE considera que o governo não cumpriu com a promessa de contemplar os agricultores. De acordo com a presidente, tem chance de menos de 10 por cento dos agricultores terem sido contemplados com os recursos de 10 mil reais que o programa permitia solicitar.
De acordo com SIMONE, a Epagri já possui trabalho em excesso, porém o governo precisa com clareza o volume de recursos liberados e o número de contemplados. Cita ainda que a propaganda feita sobre a liberação de mais 50 milhões de reais não teve qualquer resultado na prática. SIMONE LERNER também demonstra insatisfação com a falta de progresso nas negociações para anistia no programa troca-troca. A proposta inicial é de 100 por cento de subsídio do governo, no entanto 50 por cento já seria uma contribuição importante. SIMONE diz que a Bancada do Oeste mantém abertura no apoio ao movimento sindical para garantir auxilio para contemplar a maior parte dos produtores rurais que tiveram grande prejuízo com a falta de chuva. A negociação envolve ainda a Fecoagro e não tem qualquer projeção para um desfejo0 favorável.
Habitação rural segue sem qualquer projeção de recurso em programa do Governo Federal. Interrompido em 2014, o programa ainda deixou uma herança negativa. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SIMONE LERNER, agricultores que pagaram pelo projeto e não foram contemplados, ficaram no prejuízos. Destaca ainda que todos que ingressaram na justiça perderam a ação contra a empresa responsável pelos projetos. SIMONE avalia que o programa de habitação rural é fundamental para a qualidade de vida das famílias do campo. Existem incentivos para edificações de abrigo dos animais, porém para moradia das famílias não tem recursos público disponível. A presidente lembra que o Sindicato não teve envolvimento com o dinheiro pago pelos projetos e segue na luta para políticas de habitação rural.
Motociclistas fizeram um protesto, na tarde de terça-feira, para pedir justiça pela morte do jovem ANDERLEI NASCIMENTO de 23 anos. O acidente ocorreu na noite de sábado, na Rua Marcílio Dias, no Centro de São Miguel do Oeste. O ato, contou com a participação de motociclistas que realizaram a colocação de faixas, pedindo justiça. A colisão entre a motocicleta CBX e a Tracker aconteceu por volta das 23 horas e 30 minutos de sábado e deixou o caroneiro da motocicleta gravemente ferido e ANDERLEI acabou morrendo. A condutora do veículo recusou o teste de bafômetro. Na delegacia ela alegou que havia comido sagu. Ela foi presa, mas pagou fiança de 60 mil reais e vai responder em liberdade.
O Ministério Público de Santa Catarina obteve decisão judicial a fim de determinar que o Estado de Santa Catarina promova reformas no prédio e regularize a sala de necropsia do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. A sentença em ação civil pública estipula o prazo de 90 dias para começo das obras e o máximo de 12 meses para o seu cumprimento. A ação foi ajuizada pela quarta Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, após realizar, em novembro de 2021, visita técnica ao Instituto Médico Legal e constatar a condição insalubre e indigna em que se encontram as instalações físicas do prédio do IML, de propriedade do Estado de Santa Catarina. De acordo com a Promotora de Justiça MARCELA FERNANDES foi verificada a presença de danos no telhado que ocasionam alagamento nas instalações nos dias de chuva, com água caindo, inclusive, sobre os equipamentos de informática, além de mofo no teto e nas paredes de vários cômodos.
Além disso, a Promotora de Justiça constatou que a sala de necropsia não está de acordo com as normas sanitárias, além de outras irregularidades. Segundo a Promotora de Justiça, em junho de 2020, o Instituto Geral de Perícias já propunha a reforma do IML São Miguel do Oeste. No entanto, mais de um ano e meio depois, nenhuma medida concreta ou ao menos em via de execução foi adotada pelo Estado de Santa Catarina, tonando imprescindível o ajuizamento da ação. O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de São Miguel do Oeste atendeu aos pedidos formulados pelo Ministério Públibo e determinou que, no prazo de 90 dias, o Estado de Santa Catarina inicie as obras de reforma do imóvel do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste, a fim de adequar as instalações e corrigir os problemas apontados na ação. As obras deverão estar concluídas em no máximo 12 meses.
Colisão entre carro e carreta deixa condutora ferida na SC 386. Uma colisão lateral entre um carro e uma carreta deixou uma pessoa ferida por volta das 15 horas e 45 minutos desta terça-feira, na rodovia SC 386 em Iporã do Oeste. A reportagem da Peperi apurou que o veículo de passeio foi atingido pela carreta na lateral esquerda no momento em que acessava a rodovia. Com o impacto, a condutora de aproximadamente 60 anos, teve lesões leves e foi encaminhada ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros. O caroneiro do veículo e o motorista da carreta não sofreram ferimentos. A Polícia Militar Rodoviária auxiliou no atendimento da ocorrência.
Motorista perde o controle da direção de caminhão e cai em ribanceira na BR-282. Um motorista de caminhão carreta perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira na tarde desta terça-feira. O acidente aconteceu na BR-282, próximo ao trevo de acesso à São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o veículo fazia sentido Maravilha a São Miguel do Oeste quando o condutor perdeu o controle do veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira que fica às margens da rodovia. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local a vítima já estava fora do veículo. Ele recebeu atendimento no local e foi socorrido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O trânsito no local ficou em meia pista. A PRF foi acionada para os levantamentos do acidente.