ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 16 03 2021

-NOVO MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE MINISTÉRIO VAI EXECUTAR POLÍTICA DO GOVERNO

-JUSTIÇA DIZ QUE GRUPO TÉCNICO DEVE DECIDIR SOBRE LOCKDOWN NO ESTADO

-VICE-PRESIDÊNCIA DA FIESC CRITICA FECHAMENTO DE SETORES NÃO ESSENCIAIS

-BARRA BONITA CANCELA COLETA DE LIXO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-MUNICÍPIO ENTREGA INCENTIVOS PARA NOVE EMPREENDEDORES RURAIS

-POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS E PRENDE DUAS PESSOAS NA REGIÃO

-HOMEM SUSPEITO DE REINCIDÊNCIA EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É PRESO PELA PM

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 68 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O partido conservador União Democrata-Cristã, da chanceler alemã ANGELA MERKEL, sofreu um revés histórico em duas eleições regionais neste domingo. O pleito foi considerado um teste para as eleições nacionais de setembro, quando MERKEL deixará o poder, após 16 anos. Os resultados preliminares indicam que o CDU teve seu pior resultado já registrado nas regiões em duas regiões importantes da Alemanha. O revés atual é visto como um desdobramento da pandemia do coronavírus e da insatisfação do público com a condução política.

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades da Bolívia para protestar contra o atual presidente, LUIS ARCE e contra a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ. A Organização dos Estados Americanos e os Estados Unidos expressaram preocupação com o novo clima de tensão política na Bolívia. JEANINE AÑEZ, de 53 anos, foi presa no sábado por suspeita de golpe de Estado contra EVO MORALES em 2019. No domingo, a Justiça determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente.

Um relatório do governo dos Estados Unidos produzido na gestão de DONALD TRUMP afirma que o país persuadiu o Brasil a não comprar a Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia. A informação está em um documento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos sobre as ações tomadas em 2020. O fundo soberano russo, que financia a Sputnik V, afirmou que "o Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou publicamente que pressionou o Brasil contra a Sputnik V" e criticou o governo americano.

O governo enviou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira um projeto de lei que flexibiliza a execução dos gastos federais enquanto o Legislativo não aprova o Orçamento de 2021. A proposta permitiria o uso do "superávit financeiro", dinheiro que estava vinculado e não foi usado em 2020, para pagar despesas que, hoje, estão travadas. A exposição de motivos que acompanha o projeto é assinada pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, e diz que a aprovação do texto é urgente e imprescindível. O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, quer aprovar o Orçamento de 2021 até o final deste mês.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, pediu nesta segunda-feira a inclusão na pauta do plenário do STF de dois recursos sobre a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA na Lava Jato. Cabe ao presidente do tribunal, LUIZ FUX, pautar o plenário. FACHIN anulou as condenações no último dia oito. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. São dois recursos que FACHIN decidiu enviar ao plenário: um da Procuradoria-Geral da República que pede a manutenção das condenações do petista e outro da defesa de LULA que quer manter em tramitação 14 processos encerrados por FACHIN. Ainda não há data para julgamento dos recursos no plenário do STF.

Anunciado nesta segunda-feira como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou que nesta terça-feira o presidente JAIR BOLSONARO determinou "amplo debate" com a comunidade médica para haver "resultado melhor diante da pandemia". MARCELO QUEIROGA é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e assume o cargo de ministro no lugar de EDUARDO PAZUELLO, general do Exército à frente da pasta desde maio de 2020. O médico é o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Nesta terça-feira, QUIROGA disse que a pasta vai executar a política definida pelo governo do presidente JAIR BOLSONARO.

A Justiça Federal bloqueou 15 milhões de reais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento pelo rompimento da lagoa de infiltração da Estação de Tratamento de Esgoto da empresa localizada em Florianópolis. A decisão é decorrente de uma ação movida pelo Ministério Público Federal. O bloqueio do valor busca garantir a execução de ações necessárias de recuperação ambiental da Lagoa da Conceição. A enxurrada, que foi registrada em 25 de janeiro, deixou 35 residências danificadas e atingiu 66 pessoas diretamente.

O governador CARLOS MOISÉS afirmou nesta segunda-feira que o governo fez a sua parte e ajudou as empresas afetadas pela pandemia do coronavírus em 2020 e que seguirá apoiando o setor produtivo. Ele disse que desde o início da pandemia a ajuda do governo estadual superou um bilhão e 400 milhões de reais com empréstimos e postergação de dívidas. MOISÉS adiantou que mais medidas na área tributária estão sendo estudadas. Ele citou que o apoio vai continuar e a expectativa é de que, com a execução do Programa de Retomada Econômica, o valor da ajuda para as empresas vai atingir dois bilhões e 300 milhões de reais até 2022.

O juiz JEFFERSON ZANINI, da Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, decidiu nesta segunda-feira sobre o pedido do Ministério Público pelo fechamento de setores não essenciais de 14 dias por conta da Covid-19. Na decisão, o juiz fixou prazo de 48 horas para o Centro de Operações de Emergência em Saúde analise e decida sobre os pedidos de lockdown. Segundo a justiça, o que for decidido no Coes precisa ser cumprido pelo governo. O Coes é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos, órgãos internos da secretaria de Saúde e entidades empresariais. O governo de Santa Catarina informou ontem que vai recorrer da decisão da Justiça.

A JCI abriu o período de inscrições para o curso de oratória na cidade. De acordo com o coordenador do curso, JULIAN CAMARGO, os detalhes da primeira turma foram definidos na noite de ontem. Ele disse que o curso vai começar no dia primeiro de abril. Os encontros serão presenciais, toda quinta-feira. O curso de oratória terá duração de quatro semanas. A primeira turma será formada por colaboradores de empresas parceiras da JCI Câmara Júnior. Outras pessoas que tem interesse em participar do curso podem fazer contato com os integrantes da JCI Câmara Júnior. JULIAN ressaltou que a oratória é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

A Cidasc realizou uma série de vistorias nos postos de fiscalização sanitária, inclusive da região extremo-oeste. De acordo com o presidente da entidade, PLÍNIO DE CASTRO, a companhia criou uma comissão para avaliar como estão os trabalhos nas barreiras sanitárias. O objetivo foi realizar uma avaliação sobre o trabalho e a necessidade de cada posto de fiscalização. Nas vistas, o presidente avaliou os equipamentos e estrutura do local. PLINIO salientou que será possível entender o que cada ponto necessita para realizar investimentos de melhoramento na estrutura. CASTRO comentou ainda que todos os postos precisarão encaminhar um relatório das demandas para a Cidasc até o próximo mês. Entre as necessidades apontadas estão melhorias no pátio de estacionamento e recapeamento asfáltico em frente aos postos de fiscalização.

Os vereadores de Descanso encaminharam um anteprojeto ao Executivo para aquisição de vacinas contra Covid-19. O objetivo do Legislativo é autorizar a prefeitura a comprar os imunizantes. A autoria do anteprojeto é da líder do governo, MARISE GIOMBELLI, e dos vereadores MATEUS BOLSONI e PAULO BURIN. De acordo com a presidente da Câmara de Vereadores, ODETE NORA, todos os integrantes da Casa têm a intenção de que a matéria seja transformada em projeto de lei para ser votado com o máximo de urgência. Ela comentou que o anteprojeto foi levado para as comissões, que já aprovaram. Como a câmara não tem competência legal para apresentar esse tipo de projeto, os vereadores levaram a proposta para o executivo que deve encaminhar o projeto para o legislativo.

O projeto de lei que autoriza o município a comprar vacinas contra a Covid-19 deve ser protocolado na câmara de vereadores até quinta-feira. A projeção é da presidente do legislativo, ODETE NORA. Ela destacou que já conversou com a mesa diretora e enviou o anteprojeto ao prefeito SADI BONAMIGO na manhã desta segunda-feira para que ele possa transformar em projeto de lei. Ela disse que a matéria será colocada na pauta assim que chegar da prefeitura. ODETE lembrou já foi sancionada a lei pelo governo federal que autoriza estados e municípios a comprar os imunizantes. A vereadora ressalto que devido à importância da aquisição das vacinas, o município também tem interesse e prometeu agilizar o processo.

A Administração de Barra Bonita anunciou no começo deste mês que vai paralisar a coleta de lixo no interior. A medida vai passar valer a partir do mês que vem por tempo indeterminado. De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, PAULO BOFF a justificativa para essa medida é que o município juntamente com a Ameosc está realizando o Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos através do Conder. Conforme ele, além de Barra Bonita outros 17 municípios da região também estão realizando esse procedimento neste ano.

O plano desenvolvido pelo município de Barra Bonita juntamente com o Conder visa realizar um levantamento de todos os dados referentes ao lixo recolhido de cada município. A explicação é do secretário de Administração e Fazenda, PAULO BOFF. Ele destacou que neste projeto o governo municipal terá que coletar informações sobre qual tipo de lixo é recolhido, qual o roteiro desenvolvido no interior e a quantidade de material recolhido. Segundo ele, esse plano vai abranger dados desde a recolha até a destinação correta desses materiais. PAULO BOFF informou que o município tem até o mês de novembro deste ano para finalizar o levantamento dessas informações.

Após finalizar o Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos a coleta de lixo será retomada no interior de Barra Bonita. O comentário é do secretário de Administração e Fazenda, PAULO BOFF. Ele disse que os moradores que querem ser beneficiados com essa coleta devem procurar a secretaria de Obras e realizar a inscrição. Ele salientou que será a partir desse cadastro que a recolha vai ser retomada. PAULO BOFF declarou que neste momento de paralisação dos serviços os moradores deverão ter consciência e compreensão, visto que será algo passageiro e para o bem da população.

A prefeitura de Bandeirante resolveu o problema da rede de água na Linha Novo Encantando. De acordo com o prefeito CELSO BIEGELMEIER, a perfuração do poço para a rede de água na comunidade foi feita no ano passado, mas a bomba acabou trancando no poço e não pode ser usada. A prefeitura conseguiu o lado da empresa atestando o problema e o município contratou uma nova empresa para fazer uma nova perfuração do poço de água. BIEGELMEIER disse que o município já obteve as licenças e o serviço deve ocorrer na semana que vem. Assim que o poço for perfurado, a prefeitura vai ativar a rede de água para abastecer as famílias da comunidade.

A Secretaria de Agricultura, junto com a Epagri e Associação dos Piscicultores, divulgou nesta segunda-feira, o cronograma para comercialização de peixe a partir de sexta-feira, dia 19. Conforme o secretário ANTÔNIO ORSO, o cronograma foi definido em encontro na última semana e sete produtores vão vender o pescado no período da Quaresma, inclusive na Semana Santa. Quatro deles irão comercializar na propriedade e três na Feira Livre Municipal. ORSO reforçou que em todos os locais, tanto nas propriedades como na Feira Livre Municipal, serão respeitadas as medidas de prevenção da pandemia do Coronavírus, com o uso de máscara e álcool em gel.

A venda de peixes nas propriedades durante a quaresma pode ocorrer no sistema de drive thru. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que as pessoas podem ir até as propriedades indicadas e fazer a compra do peixe sem sair do carro. ORSO comentou que o formato obedece as regras de prevenção ao coronavírus e aumenta a segurança dos consumidores e dos piscicultores. O secretário disse que o cronograma com os dias e propriedades que vão comercializar os peixes durantequaresma está pronto, mas novos produtores ainda poderão ser incluídos. O telefone para inscrição de outros piscicultores é o 3631 2030 na secretaria de Agricultura ou na Epagri pelo 3622 1161.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, um morte relacionada a Covid. Trata-se de um idoso de 64 anos que veio de Barracão no Paraná e estava internado na UTI. A ocupação é de 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 14 confirmados. 12 pacientes estão na fila de espera aguardando transferência para leitos de UTI. Desses, 10 estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 27 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outros 43 pacientes entraram para a lista de recuperados. O número de casos ativos está em queda desde a última semana. Atualmente, são 190 pessoas o vírus ativo.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina entrou na Justiça com pedido para ingressar na qualidade de "terceiro interessado" na ação onde o Ministério Público pede o lockdown por 14 dias consecutivos em Santa Catarina. A informação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Nesta segunda-feira, a justiça de Florianópolis decidiu que o Coes, Centro de Operações Emergenciais em Saúde tem 48 horas para decidir sobre o pedido de fechamento de setores não essenciais por duas semanas. KIST disse que a federação prioriza a saúde e a vida das pessoas, mas que também é preciso pensar na questão da economia e dos emprego. O vice-presidente disse que se o setor econômico for prejudicado, a consequência será a demissão e falta de renda para as necessidades básicas.

Apenas quem tem o salário garantido no final do mês defende o lockdown em Santa Catarina. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Na visão do empresário, o fechamento total de setores não essenciais não resolve o problema da pandemia e vai criar problemas sérios para quem depende do trabalho diário para se manter. Ele lembrou que a Fiesc defende medidas rígidas de proteção, como distanciamento e uso de máscara, além da fiscalização das regras definidas em decreto. KIST se colocou contra o lockdown total e disse que a medida não seria positiva nem se o governo promovesse algumas compensações para as empresas que ficariam de portas fechadas.

Os Estados, de forma geral, não fizeram o dever de casa em relação a pandemia do coronavírus. A avaliação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que o governo federal distribuiu muito dinheiro e os estados não se prepararam da forma como deveria. KIST disse ainda que a sociedade não pode ser culpada pela situação e que a maior responsabilidade é do estado. Ele citou ainda que as pessoas tem culpa quando não seguem os protocolos de segurança e participam de aglomerações e festas clandestinas. O empresário comentou também que houve muita politização em torno desse problema e isso atrasou o enfrentamento da pandemia pelos órgãos públicos.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste entregou, na tarde desta segunda-feira, nove termos de incentivo para empreendedores rurais de São Miguel do Oeste. A prefeitura vai ceder serviços de horas máquinas para esses empreendimentos. Cada investidor receberá 200 horas de serviços custeadas pelo poder público municipal. No total, o município fornecerá mil 270 horas, com um investimento de 218 mil reais viabilizados pelo programa Agora é Crescer, instituído pela Administração ainda em 2019. Neste ano, o programa foi adaptado, aumentando o limite desta modalidade de apoio. A entrega simbólica dos incentivos ocorreu no gabinete do prefeito WILSON TREVISAN.

Os nove empreendimentos beneficiados com incentivos de horas máquinas do município vão investir 36 milhões e 800 mil reais. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, os empreendimentos que serão implantados no meio rural vão gerar 95 empregos diretos e terão um impacto muito positivo no município. Os projetos estão ligados às atividades de avicultura, suinocultura e laticínios. TREVISAN disse que os empreendedores acreditaram e investiram em São Miguel do Oeste, mesmo em um momento de dificuldades como o atual. Ele ressaltou que o município vai ser parceiro de iniciativas assim.

O apoio do poder público para novos empreendimentos no meio rural vai aumentar o movimento econômico do município. A projeção é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que os investimentos em projetos no campo tem consequência direta e rápida na economia local. TREVISAN citou que o movimento econômico, que está em crescimento no município, vai melhorar muito com os nove empreendimentos beneficiados com a política de incentivos da prefeitura.

A Polícia Militar de Iporã do Oeste prendeu um homem de 40 anos suspeito de violência doméstica nesta segunda-feira. Ele foi detido na própria residência e conduzido à unidade prisional de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o homem já havia sido preso em outra oportunidade por descumprir medidas protetivas e tem histórico de violência doméstica. A polícia também atendeu duas ocorrências de aglomeração no fim de semana, uma delas na Linha Aparecida onde um grupo pessoas estava aglomerado em uma cachoeira. Eles foram identificados e responderão por crime de descumprimento das medidas de combate do coronavírus.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados judiciais e prendeu duas pessoas nesta segunda-feira na região. A primeira prisão ocorreu por volta das seis horas da tarde na rua 13 de Maio, centro de Guaraciaba. A Polícia Militar abordou uma motocicleta onde estavam dois homens. O caroneiro possuía mandado de prisão em aberto, foi preso e conduzido à Unidade prisional de São Miguel do Oeste. A segunda detenção ocorreu praticamente no mesmo horário em Iporã do Oeste. A PM prendeu um homem na linha Cabeceira do Taquaruçu, interior do município. O mandado foi expedido pela comarca de Mondaí. Ele foi entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.