ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 16/03/2021

GLOBO EM FOCO – 16/03/21

-NOVO MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE MINISTÉRIO VAI EXECUTAR POLÍTICA DO GOVERNO

-JUSTIÇA DIZ QUE GRUPO TÉCNICO DEVE DECIDIR SOBRE LOCKDOWN NO ESTADO

-PRODUTORES RURAIS REALIZAM MANIFESTO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-ENTIDADES ENFRENTAM DIFICULDADES PARA REALIZAR INVESTIMENTOS

-COOPERATIVA AUXILIA ASSOCIADOS NA BUSCA DE QUALIDADE NO LEITE

-NOVOS MODELOS DE ENSINO AGRADAM REGIONAL DA EDUCAÇÃO

-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO INTERIOR

-MENOR É FLAGRADO CONDUZINDO MOTOCICLETA NO CENTRO DE ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 60 centavos. O euro está valendo seis reais e 68 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O partido conservador União Democrata-Cristã, da chanceler alemã ANGELA MERKEL, sofreu um revés histórico em duas eleições regionais neste domingo. O pleito foi considerado um teste para as eleições nacionais de setembro, quando MERKEL deixará o poder, após 16 anos. Os resultados preliminares indicam que o CDU teve seu pior resultado já registrado nas regiões em duas regiões importantes da Alemanha. O revés atual é visto como um desdobramento da pandemia do coronavírus e da insatisfação do público com a condução política.


Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades da Bolívia para protestar contra o atual presidente, LUIS ARCE e contra a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ. A Organização dos Estados Americanos e os Estados Unidos expressaram preocupação com o novo clima de tensão política na Bolívia. JEANINE AÑEZ, de 53 anos, foi presa no sábado por suspeita de golpe de Estado contra EVO MORALES em 2019. No domingo, a Justiça determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente.


Um relatório do governo dos Estados Unidos produzido na gestão de DONALD TRUMP afirma que o país persuadiu o Brasil a não comprar a Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia. A informação está em um documento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos sobre as ações tomadas em 2020. O fundo soberano russo, que financia a Sputnik V, afirmou que "o Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou publicamente que pressionou o Brasil contra a Sputnik V" e criticou o governo americano.

O governo enviou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira um projeto de lei que flexibiliza a execução dos gastos federais enquanto o Legislativo não aprova o Orçamento de 2021. A proposta permitiria o uso do "superávit financeiro", dinheiro que estava vinculado e não foi usado em 2020, para pagar despesas que, hoje, estão travadas. A exposição de motivos que acompanha o projeto é assinada pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, e diz que a aprovação do texto é urgente e imprescindível. O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, quer aprovar o Orçamento de 2021 até o final deste mês.


O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, pediu nesta segunda-feira a inclusão na pauta do plenário do STF de dois recursos sobre a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA na Lava Jato. Cabe ao presidente do tribunal, LUIZ FUX, pautar o plenário. FACHIN anulou as condenações no último dia oito. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. São dois recursos que FACHIN decidiu enviar ao plenário: um da Procuradoria-Geral da República que pede a manutenção das condenações do petista e outro da defesa de LULA que quer manter em tramitação 14 processos encerrados por FACHIN. Ainda não há data para julgamento dos recursos no plenário do STF.


Anunciado nesta segunda-feira como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou que nesta terça-feira o presidente JAIR BOLSONARO determinou "amplo debate" com a comunidade médica para haver "resultado melhor diante da pandemia". MARCELO QUEIROGA é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e assume o cargo de ministro no lugar de EDUARDO PAZUELLO, general do Exército à frente da pasta desde maio de 2020. O médico é o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Nesta terça-feira, QUIROGA disse que a pasta vai executar a política definida pelo governo do presidente JAIR BOLSONARO.

A Justiça Federal bloqueou 15 milhões de reais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento pelo rompimento da lagoa de infiltração da Estação de Tratamento de Esgoto da empresa localizada em Florianópolis. A decisão é decorrente de uma ação movida pelo Ministério Público Federal. O bloqueio do valor busca garantir a execução de ações necessárias de recuperação ambiental da Lagoa da Conceição. A enxurrada, que foi registrada em 25 de janeiro, deixou 35 residências danificadas e atingiu 66 pessoas diretamente.

O governador CARLOS MOISÉS afirmou nesta segunda-feira que o governo fez a sua parte e ajudou as empresas afetadas pela pandemia do coronavírus em 2020 e que seguirá apoiando o setor produtivo. Ele disse que desde o início da pandemia a ajuda do governo estadual superou um bilhão e 400 milhões de reais com empréstimos e postergação de dívidas. MOISÉS adiantou que mais medidas na área tributária estão sendo estudadas. Ele citou que o apoio vai continuar e a expectativa é de que, com a execução do Programa de Retomada Econômica, o valor da ajuda para as empresas vai atingir dois bilhões e 300 milhões de reais até 2022.

O juiz JEFFERSON ZANINI, da Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, decidiu nesta segunda-feira sobre o pedido do Ministério Público pelo fechamento de setores não essenciais de 14 dias por conta da Covid-19. Na decisão, o juiz fixou prazo de 48 horas para o Centro de Operações de Emergência em Saúde analise e decida sobre os pedidos de lockdown. Segundo a justiça, o que for decidido no Coes precisa ser cumprido pelo governo. O Coes é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos, órgãos internos da secretaria de Saúde e entidades empresariais. O governo de Santa Catarina informou ontem que vai recorrer da decisão da Justiça.

Produtores rurais realizam manifesto com carreata na cidade de São João do Oeste. As redes sociais repercutiram com intensidade na manhã de hoje a presença de aproximadamente 50 tratores com desfile nas principais ruas da cidade. O manifesto é contra alterações no Programa de Melhoramento Genético. A prefeitura decidiu não fazer licitação para a compra de sêmen e subsidiar a compra que os produtores rurais realizarem por conta própria nas empresas de melhoramento genético. Os agricultores alegam que estão perdendo incentivos para a produção agrícola. O secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, declarou que a prefeitura vai manter o programa de melhoramento genético, apenas alterou a forma de aquisição do sêmen para dar maior liberdade aos produtores e proporcionar evolução na qualidade do material genético.

Sem receitas na pandemia, entidades comunitárias enfrentam dificuldades para realizar investimentos. Cronograma de construção, ampliação ou melhorias das sedes das entidades comunitárias está atrasado. Sem eventos culturais e impedidos de promover qualquer evento, as sociedadee comunidades enfrentam problemas para manutenções de suas estruturas. O presidente da Sociedade de Bairro Santa Tereza Alto em Itapiranga, ROMEU VOGT relata dificuldades em concluir obras da nova sede. A mobilização comunitária permitiu a construção do primeiro piso, porém o espaço maior no segundo piso não foi possível devido a necessidade de investimento considerável. Os pagamentos eram realizados de acordo com os compromissos assumidos, porém com a pandemia, acabaram as receitas.

Algumas dívidas foram sanadas com recursos dos sócios. Estes valores também precisam ser devolvidos. O presidente observa que sem a venda de bebidas, ou realização de almoço, janta e festas, os recursos são reduzidos e não permitem fazer investimentos. ROMEU VOGT avalia que as sociedades, comunidades, qualquer entidade comunitária enfrenta um grande desafio com mais de um ano de pandemia. a suspensão de atividades sociais e culturais criaram grandes dificuldades./Associados também enfrentam dificuldades para manter pagamento da anuidade. A obra da nova sede parou em 50 por cento da edificação e no momento sem previsão para conclusão em virtude da falta de recursos e sem perspectivas.

Cidasc realiza vistorias em postos de fiscalizações. Conforme o presidente da entidade, PLÍNIO DE CASTRO, foi criado uma comissão com integrantes administrativos e técnicos, além de representantes das regionais no estado. Segundo o presidente, a comissão esteve em postos de fiscalização para avaliar como estão os trabalhos. O objetivo foi de avaliar a demanda de cada efetivo. Nas vistas, o presidente avaliou os equipamentos e estrutura de cada posto. Com isso, ele salientou que será possível entender o que cada ponto necessita para realizar investimentos de melhoramento na estrutura. CASTRO comentou ainda que todos os postos precisarão encaminhar um relatório das demandas para a Cidasc até o próximo mês, onde será feito uma análise dos pedidos. O presidente disse ainda que algumas organizações de caminhoneiros solicitaram melhorias no pátio de estacionamento, além de recapeamento asfáltico em frente aos postos de fiscalização.

Município trabalha na legalização da casa mortuária e licitação de novas obras. De acordo com o prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, a casa mortuária já está concluída, mas faltam questões burocráticas para que seja disponibilizada à comunidade. A entrega da edificação ocorreu no final do ano passado, pela administração anterior. As questões burocráticas de legalização para ocupação, no entanto, não haviam sido encaminhadas. No início de janeiro, a nova administração providenciou o licenciamento junto aos bombeiros e outros órgãos de vigilância, para tudo funcionar dentro da legalidade. O próximo passo, segundo o prefeito, é lançar edital de concessão de uso, que deverá acontecer nos próximos dias.

MARINO FREY destaca que outros processos de construção também estão em andamento no município. Três salas do centro administrativo estão sendo ampliadas e outras estão sendo edificadas no térreo junto ao prédio da prefeitura. Os trabalhos de construção iniciaram na manhã desta segunda-feira e a expectativa é de que estejam à disposição da prefeitura entre um a dois meses. Já no caso da creche municipal, cujas obras também foram entregues pela administração anterior no final de dezembro, há uma licitação em andamento para concluir as paredes e a construção física. O prefeito acrescenta que haverá licitação para construir mais três salas e disponibilizar todo complexo da creche num mesmo lugar. O objetivo é que estas obras sejam concluídas entre cinco a seis meses e segundo FREY, elas vão facilitar todas as atividades da creche municipal.

As emendas impositivas são para os hospitais da região. O deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK, informou que a entidade de Dionísio Cerqueira, SJCedro e SMOeste, serão contemplados com os recursos. Ele comentou que vai destinar para o Hospital Regional aproximadamente meio milhão de reais. O deputado destacou que os recursos estão reservados para saúde e serão empenhados o mais rápido possível. Ele salientou que o hospital regional está apresentando, há algumas semanas, superlotação em leitos UTI, além de outros pacientes que estão aguardando por uma vaga. O estado possui mil e 300 leitos de terapia intensiva. Antes da pandemia Santa Catarina possuía aproximadamente 400 leitos. ESKUDLARK destacou que o governo federal deixou de auxiliar o estado com a manutenção das diárias dos leitos. Segundo o deputado, cada leito de UTI tem um custo diário aproximado de mil e 600 reais.

Alesc cobra a União para auxiliar nos custos com os leitos. O deputado disse que está acompanhado a realidade dos hospitais da região. Ele comentou que tem conversado com os diretores das entidades para entender a real necessidade de cada um. MAURÍCIO destacou o Hospital São Paulo de Xanxerê, emitiu nota informando novamente a lotação máxima. Ele comentou ainda que nenhum gestor municipal ou estadual pretende decretar fechamento de comércio, contudo, enfatizou que em muitos municípios é necessário. Com isso, o deputado ressaltou que é necessário o governo federal buscar doses de imunizantes disponíveis para vacinar a população. ESKUDLARK também destacou que a União deixou de comprar 70 milhões de doses da Pfizer, sendo que a primeira remessa de 500 mil vacinas seria entregue ainda no ano passado.

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga tem desafio de auxiliar os associados para se manterem na atividade e realizarem investimentos necessários para melhorar a qualidade do leite. O médico veterinário da Cooaf, LUAN HOFF destaca que a exigência da qualidade para se manter na atividade é uma realidade. De alguma forma é preciso evoluir para se manter na atividade e atender as exigências do mercado consumidor. Observa ainda o problema com a queda no preço do leite criando um cenário de contraste devido ao constante crescimento no custo de produção. O veterinário da cooperativa aponta várias complicações que colocam os produtores diante de um grande desafio com estiagem, ataque de pragas nas lavouras de milho e a disparada no custo de produção. Este cenário interfere na qualidade da alimentação que é oferecida ao gado leiteiro.

LUAN HOFF avalia que esta condição gera grande dificuldades e um impacto negativo para os produtores. O veterinário ressalta a importância de manter o foco e o máximo de empenho da qualidade do leite que garante melhor rendimento e fortalece a parceria entre produtor e indústria. O veterinário da Cooaf alerta para cuidados com o período de entre safra da pastagem, pois as culturas de verão começam regredir e ainda não foram implantadas as pastagens de inverno. LUAN HOFF chama atenção que a situação atípica com o calor excessivo também reflete na qualidade do leite e exige suplementação no coxo.

A Regional de Educação de Itapiranga possui 15 educandários e vários registram situação tranquila no retorno das aulas presenciais. São três modelos pedagógicos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação para os alunos do ensino fundamental, série finais e ensino médio. Estrutura é considerada segura para atender os estudantes. Maior demanda está no sistema 50 por cento, escola e casa, com uma semana de aula presencial e outra semana com atividades em casa. O coordenador Regional de Educação, VILSON VON BORSTEL, faz avaliação positiva do momento atual com os alunos em sala de aula. Segundo ele, diretores, professores e alunos possuem relatos positivos do modelo 100 presencial e também do 50 por cento.

Ajustes nas escolas são necessários diariamente para evitar aglomeração e garantir a segurança de acordo com os protocolos da saúde. O coordenador regional elogia o profissionalismo dos diretores, que buscam medidas para proporcionar tranquilidade aos alunos e familiares. VILSON VON BORSTEL afirma que Escola Polo é outra situação. Este modelo está sendo oferecido por necessidade, pois não teria condições do mesmo professor trabalhar em dois sistemas, o presencial e o remoto. No ano passado todos os alunos estavam no modelo remoto de ensino e por isso os profissionais da escola onde o estudante estava matriculado era os responsáveis pelas aulas nas plataformas. VON BORSTEL ressalta que a Escola Polo é uma novidade que está sendo criada para atender especificamente os alunos que necessitam de aulas a distância. No início do projeto a Regional de Educação recebeu 110 alunos, agora já são mais de 300 alunos matriculados na Escola Polo.

A migração é permitida de um sistema parta o outro. VILSON VON BORSTEL lembra que os municípios e as escolas possuem autonomia para definição do modelo pedagógico a ser adotado. 100 por cento presencial em todas as turmas, ocorre apenas na escola de linha Conceição, interior de Itapiranga. Outros educandários possuem os dois sistemas, 100 por cento e grupos por semana. O coordenador lembra que nas 15 escolas de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste, são três mil e 500 alunos e cerca de 360 professores. Itapiranga e Iporã do Oeste já retornaram com aulas presenciais. Tunápolis terá nova avaliação nos próximos dias, porém com expectativa de retorno na próxima semana. Santa Helena tem previsão de retorno somente para cinco de abril. São João do Oeste realizou avaliação na tarde de ontem e segue com retorno indefinido. No dia 22 terá nova reunião do Comitê de Crise para definição sobre a volta dos alunos.

A Polícia Militar de Itapiranga, em rondas, apreendeu uma motocicleta na madrugada desta terça-feira, por volta das cinco horas, na Rua São Jacó. Um homem de 24 anos foi abordado em uma motocicleta Yamaha Fazer. Ele estava com habilitação vencida e ainda com alterações no veículo, inclusive no escapamento, prática comum e irregular. A motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado e o motociclista notificado pelas irregularidades.

Homem é preso por violência doméstica no interior de Iporã do Oeste. A Polícia Militar prendeu um homem de 40 anos por volta das 18 horas de ontem, no interior do município. Ele foi localizado na própria residência e conduzido à unidade prisional de Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o homem já havia sido preso em outra oportunidade por descumprir medidas protetivas e tem histórico de violência doméstica. A Polícia Militar também atendeu duas ocorrências de aglomeração no fim de semana. Em Linha Aparecida, um grupo de jovens tentou fugir da polícia e na cachoeira em Linha Wickert também houve aglomeração. Os envolvidos responderão por crime de descumprimento das medidas em relação ao combate do coronavírus.

Menor é flagrado conduzindo motocicleta no centro da cidade de Itapiranga. Foi por volta das 11 horas e 30 minutos de ontem. A guarnição da Polícia Militar abordou um motociclista de 17 anos na Rua do Comércio. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 125. Além do condutor não possui habilitação, a motocicleta estava registrada em nome de outra pessoa. O veículo foi liberado para condutor habilitado. A Polícia Militar chama a atenção para os condutores respeitarem a velocidade estabelecida para cada local que transitarem. Um problema recorrente é registrado na Rua São Bonifácio onde os condutores usam a via como alternativa e não respeitam o limite de velocidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.