ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 16 02 2022

POR MAIORIA, TCU DÁ PRIMEIRO AVAL PARA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

-GOVERNO DESTINA CEM MILHÕES PARA SUBSIDIAR COMPRA DE MILHO E CALCÁRIO

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE SOBE PARA 20 EM BELMONTE E DEIXA SAÚDE EM ALERTA

-EXTREMO-OESTE VAI RECEBER CARAVANA DA INCLUSÃO DA MULHER DA POLÍTICA EM MARÇO

-AGRICULTORES AFETADOS PELA SECA BLOQUEIAM RODOVIAS E PEDEM AJUDA AO GOVERNO

-INCÊNDIOS DE GRANDES PROPORÇÕES PROVOCAM ESTRAGOS EM DUAS EMPRESAS NA REGIÃO

-IDOSA MORRE E OITO FICAM FERIDOS EM ACIDENTE COM CINCO VEÍCULOS NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A Rússia anunciou nesta quarta-feira o fim das manobras militares e a retirada de parte de suas tropas da península da Crimeia. O comunicado informa que tanques, veículos de infantaria e artilharia deixarão serão levados de trem. Canais de televisão russos exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia a seu território. A Rússia mobilizou maias de 100 mil militares na fronteira ucraniana, segundo os países ocidentais. As manobras militares dos exércitos russo e belarusso prosseguem até 20 de fevereiro em Belarus, outro vizinho da Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, fez um pronunciamento nesta terça-feira para falar sobre a crise no leste da Europa. O mandatário norte-americano ressaltou que os Estados Unidos responderão de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia, incluindo duras sanções econômicas ao país que já foram elaboradas pelo governo americano. BIDEN também afirmou que as forças de segurança do país ainda não verificaram nenhuma retirada de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia. Apesar disso, ele disse que o povo russo não é alvo ou inimigo dos Estados Unidos.

O deslocamento interno motivado pela violência na Colômbia aumentou 181 por cento de 2021 em relação a 2020. O movimento deixou 73 mil vítimas, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, órgão diretamente relacionado à ONU. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, o órgão destacou que estas pessoas foram forçadas a fugir de seus "territórios de origem" pela pressão de organizações ilegais. As comunidades negras e indígenas são as principais vítimas. Do total de deslocados, 18 por cento são crianças.

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram ao menos 35 mortos na tarde desta terça-feira, segundo apuração da Defesa Civil feita em conjunto com o IML e oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes atuam na consolidação do número de vítimas e regiões atingidas. O Centro da cidade ficou inundado e os corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, com, pelo menos 80 casas atingidas. 77 pessoas foram acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. A chuva também provocou queda de barreiras em diferentes pontos.

Após adiar por dois meses o julgamento, o Tribunal de Contas da União deu nesta terça-feira o primeiro aval ao processo de privatização da Eletrobras, o que permite ao governo dar continuidade às etapas necessárias para realizar a operação. A maioria dos ministros se manifestou a favor do aval. Nessa primeira etapa, os ministros analisaram os valores envolvidos na operação, como o bônus de outorga que a Eletrobras privatizada deverá pagar à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa. Na segunda etapa, prevista para março, segundo o governo, os ministros vão se debruçar sobre o modelo de venda proposto pela União. No total, o governo avaliou que a Eletrobras privatizada deverá pagar 67 bilhões de reais.

Uma auditoria da Controladoria-geral da União constatou 274 milhões de reais em pagamentos irregulares da Previdência Social por ano. Segundo o balanço da CGU, 12 mil 318 pessoas recebem mensalmente valores indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social. A auditoria feita por técnicos do governo federal levou em conta a folha de pagamento de benefícios do INSS de abril de 2021. Os analistas encontraram falhas associadas ao cumprimento das carências exigidas pela previdência, como tempo de contribuição ou quadro de saúde. As doenças sujeitas à dispensa são definidas por uma lei federal de 2015. Entre elas, estão câncer, cegueira, paralisia incapacitante e Aids.

O governador CARLOS MOISÉS lançou o Programa Terra Boa 2022, durante a abertura do Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste de Santa Catarina, em Concórdia, na manhã desta terça-feira. O Programa Terra Boa irá incentivar a aquisição de 220 mil sacas de semente de milho; 430 mil toneladas de calcário; quatro mil e 400 kits forrageira; 600 kits apicultura e dois mil kits solo saudável. Além disso, os produtores catarinenses contarão com o apoio do Governo do Estado para investir na produção de cereais de inverno. A intenção do programa é apoiar o cultivo de até 20 mil hectares de grãos que serão destinados para a fabricação de ração animal, bem como fomentar o cultivo de cereais de inverno para produção de silagem. Na edicação deste ano, o Terra Boa terá um aporte de 105 milhões de reais.

A primeira reunião do ano da Comissão de Constituição e Justiça, realizada na manhã desta terça-feira, teve como destaque a apresentação de parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar que trata do reajuste do salário mínimo estadual. De autoria do governo do Estado, o texto propõe reajuste de 10 e meio por cento às quatro faixas salariais existentes no estado, retroativo a primeiro de janeiro de 2022. O índice foi acertado entre os sindicatos que representam o setor produtivo e os trabalhadores no mês passado e tem como base o INPC. Conforme o disposto, a primeira faixa salarial passará para mil 416 reais e a quarta faixa, para mil 621. A previsão é de votação em plenário ainda nesta semana.

O Procon de Santa Catarina, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, nesta terça-feira. A medida vale até que os bancos apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência. Mesmo após terem sido notificadas, as agências bancárias insistiram em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas. Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco Central, permitiu que as agências de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social. O Procon vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atraso no atendimento. O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de cem mil reais, além de caracterizar como crime de desobediência.

A sexta edição da Efaislo superou a expectativa da comissão central organizadora. A exposição de São Lourenço do Oeste começou na quinta e terminou no domingo. De acordo com o coordenador geral da feira, DENI BOITO, somente na abertura, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo parque de exposições. A estimativa é de um público de cem mil reais. Os números oficiais devem ser divulgados nesta semana. Não houve cobrança de ingresso, nem mesmo para os shows, mas era preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid para ter acesso ao evento. Em termos de negócios, a feira deve gerar cerca de 30 milhões de reais em negócios.

A secretaria de Urbanismo está reto mando o trabalho de trituração de galhos de arvores na cidade. A informação é do secretário adjunto, CLAUDIO BARP. De acordo com ele, o serviço foi interrompido por conta da estiagem. Ele explicou que o município definiu um novo cronograma para o recolhimento dos galhos no centro e nos bairros. BARP disse que os moradores devem ficar atentos ao cronograma para deixar os galhos na rua, em frente à residência. Ele destacou que no centro, a coleta vai ocorrer na primeira semana do mês e nas sextas e sábado até o meio-dia. BARP disse que o município ainda não definiu como será o repasse do material triturado para as comunidades.

O novo cronograma para a coleta de galhos de arvores vai começar no bairro São Sebastião no dia 28 deste mês. O serviço vai até o dia três de março. Entre os dias sete e 10 de março, a coleta será no bairro Estrela. No São Gotardo, os galhos serão recolhidos entre os dias 14 e 17. No Salete, a recolha será entre 21 e 24 e no Agostini entre os dias 28 e 31. No mês de abril, o trabalho vai acontecer nos bairros Progresso, Santa Rita e Jardim Peperi. Em maio, será nos bairros Morada do Sol, Sagrado Coração de Jesus e São Luiz. A cronograma termina em junho com a coleta nos bairros Andreatta e São Jorge.

É boa a procura pelos ingressos para a palestra show com o cantor SOROCABA programada para a semana que vem em São Miguel do Oeste. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas do município. O evento vai acontecer na próxima terça-feira, dia 22, a partir das sete e meia da noite no centro cultural da Unoesc. O tema da palestra é “Como enxergar além do óbvio”. De acordo com a presidente da CDL, GLEICE KOPP, a comunidade está procurando os ingressos e a previsão é de que todos os espaços estejam ocupados no centro cultural da universidade. Ela destacou que o objetivo é levar conhecimento e novas visões sobre negócios para os lojistas da município.

A CDL já vendeu cerca de 730 ingressos para a palestra show com Sorocaba prevista para a semana que vem. Ao todo, foram colocados 850 ingressos à venda e ainda restam cerca de 120. Os interessados em adquirir os bilhetes para assistir a palestra devem procurar a CDL. Os valores são de cem reais para associado e de 130 para não associado a CDL. De acordo com a Diretora de Capacitação da câmara dos dirigentes lojistas, GREICE TEOCHI, os colaboradores das empresas associadas também tem direito ao ingresso com desconto. A compra também pode ser feita de forma online pelo whatsApp da CDL no número 3621-0010.

O total de casos confirmados de dengue em Belmonte subiu para 20 no começo desta semana. O avanço da doença na cidade deixa o Setor de Saúde de Belmonte está em alerta máximo. De acordo com a pasta, o mais preocupante é que 80 por cento dos casos são autóctones. 16 moradores contraíram a doença sem sair de Belmonte e outros quatro casos são de pessoas que se contaminaram em viagem a outros Estados com registros de dengue. Além disso, outras 12 aguardam o resultado dos exames. Segundo dados da secretaria, crianças e adultos foram contaminados com dengue e estão em tratamento. Não há, por enquanto, registros de casos mais graves entre as pessoas que contraíram dengue.

O aumento expressivo dos casos de dengue em Belmonte levou a secretaria de saúde a intensificar as ações para eliminar o mosquito aedes aegypit. Ainda na tarde de segunda-feira, foi realizado um fumacê em grande parte da cidade. A aplicação do inseticida tem o objetivo de combater o mosquito já que que o município é considerado infestado pelo Aedes Aegypti. Além disso, a Secretaria deve intensificar a fiscalização, para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. O pedido da secretaria de saúde é para que os proprietários façam uma limpeza rigorosa em seus terrenos, eliminando depósitos de água, entulhos e tudo que posso colaborar para a proliferação do mosquito.

Depois do feriado do dia do município, a secretaria de saúde de São Miguel do Oeste retoma hoje a campanha de vacinação contra a Covid. Nesta quarta-feira, o cronograma prevê a aplicação da primeira dose para adolescentes e adultos retardatários; a segunda dose da Coronavac para vacinados em 18 e 1 de janeiro e para pessoas em atraso com a segunda dose deste laboratório. Amanhã, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças a partir dos sete anos. Na sexta-feira, a equipe da saúde vai oferecer a terceira dose para vacinados até 18 de outubro, a dose de reforço da JANSSEN e a segunda dose para retardatários da PFIZER. As pessoas com a segunda dose das vacinas Butantan e Oxford em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats 9 9168-1133.

A Escola do Legislativo da Alesc, com participação da Ordem dos Advogados do Brasil, lançou nesta terça-feira o projeto “Caravana da Inclusão da Mulher na Política”. De acordo com a coordenadora da escola do Legislativo, ADELIANA DAL PONT, o objetivo principal do projeto é conscientizar as mulheres da necessidade da participação feminina na política. Ela participou do Peperi Entrevista de ontem e disse que a iniciativa também busca investir na formação e na preparação das mulheres para ocupar cargos eletivos em todas as regiões de Santa Catarina. O lançamento de ontem contou com palestras que abordaram a participação das mulheres nos vários espaços de decisão, o empreendedorismo feminino e as questões legais relacionadas às candidaturas femininas.

O projeto “Caravana da Inclusão da Mulher na Política” estará nas regiões oeste e extremo-oeste na semana que vem. A informação é da coordenadora da Escola do Legislativo, ADELIANA DAL PONT. De acordo com ela, serão realizados três encontros no começo de março. O primeiro deles está confirmado para o dia sete de março em Chapecó.No dia oito, o evento será em São Lourenço do Oeste. Guaraciaba vai receber a caravana da inclusão da mulher na política no dia nove do mês que vem as seis da tarde. ADELIANA disse que os encontros regionais vão manter o formato do evento de abertura em Florianópolis com duas ou três palestras, com o tema direcionado a realidade regional. Ela reforçou a importância de estimular as mulheres e se envolverem cada vez mais com os espaços de decisão e de poder.

A coordenadora da Escola do Legislativo, ADELIANA DAL PONT afirmou, no Peperi Entrevista de ontem, que o avanço das mulheres em todos os setores da sociedade é inegável, mas ainda é preciso manter o debate público sobre a relação de gêneros. ADELIANA é ex-vereadora e ex-prefeita de São José. Ela disse que as mulheres conseguiram ampliar a sua presença nas esferas de poder, mas a política ainda é um espaço onde elas ainda enfrentam mais obstáculos do que os homens.

Agricultores familiares estão protestando, nesta quarta-feira, contra a falta de ações dos governos federal e estadual para enfrentar os efeitos da estiagem. A mobilização ocorre em três cidades do estado, uma delas no extremo-oeste. Os agricultores estão concentrados, desde as primeiras horas da manhã, em Curitibanos, Chapecó e Dionísio Cerqueira. Em Dionisio, os produtores entregaram a pauta de reivindicações na agencia local do Banco do Brasil. Em seguida, eles se deslocaram até a BR 163. O movimento promoveu o bloqueio parcial da rodovia. O mesmo manifesto também aconteceu nas cidades de Curitibanos e Chapecó. Segundo o coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SESLZLER, a manifestação mais forte ocorre especialmente porque o governo federal não deu nenhuma resposta aos pedidos emergenciais da agricultura familiar.

A pauta dos agricultores para o governo federal tem três pedidos principais: a repactuação das dívidas agrícolas com rebate de até 95 por cento nos valores e juro zero, a concessão de um crédito de emergência de 40 mil reais para as famílias afetadas pela seca e a liberação de sementes de milho da Conab para a alimentação dos animais. O coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER disse agora a pouco no Peperi Entrevista que o governo federal ignorou os pedidos. Ele também destacou que em audiência realizada ontem em Brasília, o Ministério da Agricultura informou que não tem recursos para atender os pedidos. SELZLER disse que diante desse quadro, a única saída é intensificar a mobilização e aumentar a pressão sobre o governo.

A pauta dos agricultores familiares também contém pedidos para o governo do estado. Segundo o coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER, um deles é a anistia do programa Troca-troca, já que milhares de famílias não conseguiram colher a safra de milho. Outra reivindicação é a ampliação dos recursos do Programa Reconstrói SC. Ele disse que o orçamento de 150 milhões é insuficiente para atender a demanda dos agricultores. A ação prevê o repasse de 10 mil reais por família com rebate de 50 por cento. SESLZER disse que a Fetraf está pedindo que o Estado aumente o orçamento do programa para 500 milhões de reais. Ele comentou que os protestos de hoje são apenas o início da mobilização. A federação entende que os pedidos só serão atendidos se houver muita pressão por parte dos agricultores e da sociedade.

Um caminhão carregado com arroz em casca saiu da pista e caiu em uma ribanceira de dez metros na SC 161 nesta terça-feira. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite em Romelândia. Um caminhão Scania, placas do Mercosul, tombou entre os dois trevos de acesso à cidade, saiu da pista e caiu na ribanceira. Segundo os socorristas do Corpo de Bombeiros, houve apenas danos no caminhão. O motorista, de 45 anos, recusou o atendimento. Ele disse que o pino central entre a carreta e o caminhão se rompeu quando o motorista fazia uma curva, ocasionando o tombamento do veículo. O “cavalinho” do caminhão ficou na pista.

Uma empresa do ramo metalúrgico foi atingida por um incêndio na noite desta terça-feira nas proximidades da garagem da prefeitura em Mondaí. O fogo começou por volta das dez da noite. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas. No local havia grande quantidade de material combustível, como tintas, tíner e veículos. Dois caminhões em manutenção que estavam estacionados ao lado da edificação foram removidos com auxílio de um guincho e de uma retroescavadeira. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste auxiliou nos trabalhos. A causa do incêndio não foi confirmada oficialmente.


Um incêndio atingiu uma empresa que fica localizada na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. A ocorrência foi registrada na manhã desta quarta-feira e até o momento não há informação de como o fogo teve início. Não há relato de feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realiza o trabalho de combate ao incêndio. Caminhões terceirizados auxiliam no transporte de água para o combate das chamas. A nuvem de fumaça do incêndio foi vista a quilômetros de distância. No local estavam armazenados produtos altamente inflamáveis, como tintas, tiner e gás liquefeito de petróleo. Os prejuízos ainda não foram contabilizados.

A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de estelionato nesta terça-feira no município. O fato aconteceu por volta das seis horas da tarde. A vítima relatou aos policiais que teve a conta do Instagran hackeada. Os golpistas passaram a anunciar a venda de produtos em nome da vítima. Ontem, duas pessoas foram até a casa dela porque fizeram os depósitos dos valores e queriam retirar os produtos. A PM fez o boletim de ocorrência e reforçou o alerta para que as pessoas fiquem atentas para evitar esse tipo de golpe.

Uma idosa morreu em um acidente com cinco veículos no final da tarde de ontem na BR 282. A colisão aconteceu por volta das cinco e meia da tarde entre Maravilha e Pinhalzinho e envolveu um Uno de Chapecó, uma S10 de Maravilha, um Jeep Compass, uma Hilux de Porto Belo e uma caminhonete SW4 de Chapecó. Uma idosa de 63 anos, que estava na Hilux, morreu no local do acidente. Pelo menos oito pessoas ficaram. O condutor do Uno, um rapaz de 23 anos, sofreu traumatismo craniano grave, foi levado para o Hospital de Maravilha e transferido para o Regional de Chapecó. Os outros feridos são a caroneira do Uno de 22 anos, um homem de 33 anos e um rapaz de 20 anos que estavam na Compass e quatro ocupantes da Hilux: um idoso de 68 anos, uma idosa de 70 anos, que estava presa nas ferragens, uma mulher de 46 anos e um homem de 48. Todos foram socorridos pelos bombeiros e Samu e levados para hospitais da região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.