-POR MAIORIA, TCU DÁ PRIMEIRO AVAL PARA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
-GOVERNO DESTINA CEM MILHÕES PARA SUBSIDIAR COMPRA DE MILHO E CALCÁRIO
-BELMONTE CONTA COM CRECHE NO SISTEMA INTEGRAL
-CTG HERANÇA PAMPEANA RETOMA AULAS DE DANÇAS
-PRODUTORES SE PREPARAM PARA PLANTIO DE PASTAGENS DE INVERNO
-MUTIRÃO DE CASTRAÇÕES SERÁ REALIZADO EM SJO
-ACIDENTE COM 5 VEICULOS DEIXA UMA PESSOA MORTA NA BR 282
-DUAS EMPRESAS SÃO ATINGIDAS POR INCENDIO NA REGIAO
O tempo apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16centavos. O euro está valendo cinco reais e 87centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Rússia anunciou nesta quarta-feira o fim das manobras militares e a retirada de parte de suas tropas da península da Crimeia. O comunicado informa que tanques, veículos de infantaria e artilharia deixarão serão levados de trem. Canais de televisão russos exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia a seu território. A Rússia mobilizou maias de 100 mil militares na fronteira ucraniana, segundo os países ocidentais. As manobras militares dos exércitos russo e belarusso prosseguem até 20 de fevereiro em Belarus, outro vizinho da Ucrânia.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, fez um pronunciamento nesta terça-feira para falar sobre a crise no leste da Europa. O mandatário norte-americano ressaltou que os Estados Unidos responderão de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia, incluindo duras sanções econômicas ao país que já foram elaboradas pelo governo americano. BIDEN também afirmou que as forças de segurança do país ainda não verificaram nenhuma retirada de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia. Apesar disso, ele disse que o povo russo não é alvo ou inimigo dos Estados Unidos.
O deslocamento interno motivado pela violência na Colômbia aumentou 181 por cento de 2021 em relação a 2020. O movimento deixou 73 mil vítimas, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, órgão diretamente relacionado à ONU. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, o órgão destacou que estas pessoas foram forçadas a fugir de seus "territórios de origem" pela pressão de organizações ilegais. As comunidades negras e indígenas são as principais vítimas. Do total de deslocados, 18 por cento são crianças.
Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram ao menos 35 mortos na tarde desta terça-feira, segundo apuração da Defesa Civil feita em conjunto com o IML e oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes atuam na consolidação do número de vítimas e regiões atingidas. O Centro da cidade ficou inundado e os corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, com, pelo menos 80 casas atingidas. 77 pessoas foram acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. A chuva também provocou queda de barreiras em diferentes pontos.
Após adiar por dois meses o julgamento, o Tribunal de Contas da União deu nesta terça-feira o primeiro aval ao processo de privatização da Eletrobras, o que permite ao governo dar continuidade às etapas necessárias para realizar a operação. A maioria dos ministros se manifestou a favor do aval. Nessa primeira etapa, os ministros analisaram os valores envolvidos na operação, como o bônus de outorga que a Eletrobras privatizada deverá pagar à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa. Na segunda etapa, prevista para março, segundo o governo, os ministros vão se debruçar sobre o modelo de venda proposto pela União. No total, o governo avaliou que a Eletrobras privatizada deverá pagar 67 bilhões de reais.
Uma auditoria da Controladoria-geral da União constatou 274 milhões de reais em pagamentos irregulares da Previdência Social por ano. Segundo o balanço da CGU, 12 mil 318 pessoas recebem mensalmente valores indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social. A auditoria feita por técnicos do governo federal levou em conta a folha de pagamento de benefícios do INSS de abril de 2021. Os analistas encontraram falhas associadas ao cumprimento das carências exigidas pela previdência, como tempo de contribuição ou quadro de saúde. As doenças sujeitas à dispensa são definidas por uma lei federal de 2015. Entre elas, estão câncer, cegueira, paralisia incapacitante e Aids.
O governador CARLOS MOISÉSlançou o Programa Terra Boa 2022, durante a abertura do Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste de Santa Catarina, em Concórdia, na manhã desta terça-feira. O Programa Terra Boa irá incentivar a aquisição de 220 mil sacas de semente de milho; 430 mil toneladas de calcário; quatro mil e 400 kits forrageira; 600 kits apicultura e dois mil kits solo saudável. Além disso, os produtores catarinenses contarão com o apoio do Governo do Estado para investir na produção de cereais de inverno. A intenção do programa é apoiar o cultivo de até 20 mil hectares de grãos que serão destinados para a fabricação de ração animal, bem como fomentar o cultivo de cereais de inverno para produção de silagem. Na edicação deste ano, o Terra Boa terá um aporte de 105 milhões de reais.
A primeira reunião do ano da Comissão de Constituição e Justiça, realizada na manhã desta terça-feira, teve como destaque a apresentação de parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar que trata do reajuste do salário mínimo estadual. De autoria do governo do Estado, o texto propõe reajuste de 10 e meio por cento às quatro faixas salariais existentes no estado, retroativo a primeiro de janeiro de 2022. O índice foi acertado entre os sindicatos que representam o setor produtivo e os trabalhadores no mês passado e tem como base o INPC. Conforme o disposto, a primeira faixa salarial passará para mil 416 reais e a quarta faixa, para mil 621. A previsão é de votação em plenário ainda nesta semana.
O Procon de Santa Catarina, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, nesta terça-feira. A medida vale até que os bancos apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência. Mesmo após terem sido notificadas, as agências bancárias insistiram em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas. Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco Central, permitiu que as agências de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social. O Procon vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atraso no atendimento.O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de cem mil reais, além de caracterizar como crime de desobediência.
-BELMONTE CONTA COM CRECHE NO SISTEMA INTEGRAL
-CTG HERANÇA PAMPEANA RETOMA AULAS DE DANÇAS
-PRODUTORES SE PREPARAM PARA PLANTIO DE PASTAGENS DE INVERNO
-MUTIRÃO DE CASTRAÇÕES SERÁ REALIZADO EM SJO
Belmonte conta com creche no sistema integral. De acordo com a Secretária de Educação do município, DAIANA VILLA, neste ano a educação infantil conta com o retorno das aulas em dois períodos. A secretária destaca que no dia 9 iniciaram as atividades para o ensino fundamental e nesta segunda-feira, para a educação infantil nas creches. DAIANA VILLA ressalta que na creche são duas turmas integrais, para crianças de zero a três anos de idade. De acordo com ela, estão matriculadas cerca de 40 crianças. A secretária destaca que o modelo integral está em fase de experiência, e por isso, não está sendo servido almoço. Desta forma, os pais buscam as crianças para o almoço e no começo da tarde, levam os filhos novamente para a creche. A secretária de educação de Belmonte enfatiza que neste ano houve aumento do número de alunos no município, com 330 alunos matriculados.
A secretária de educação de Belmonte, DAIANA VILLA, pede compreensão dos pais com a questão do apostilado, pois devido às obras na creche, a entrega atrasou alguns dias. Em relação ao transporte escolar, destaca que tudo foi bem elaborado, com a organização dos pontos de parada em conjunto com os pais, através dos grupos no WhatsApp, onde são trocadas informações. DAIANA frisa que devido ao decreto estadual sobre a volta às aulas seguras, segue sendo necessário o uso de máscara e álcool em gel, com todos os alunos frequentando as aulas de forma cem por cento presencial neste ano.
CTG Herança Pampeana retomou neste mês os ensaios de danças artísticas e de salão. De acordo com a integrante da patronagem, LEILA KONRAD SCHWENGBER, as aulas acontecem todas as terças-feiras, a partir das 19h. A retomada se deu no início do mês de fevereiro e os ensaios acontecem na sede do CTG, próximo a casa familiar. De acordo com LEILA SCHWENGBER, o instrutor LUÍS MATEUS VEDOVATO possui uma boa bagagem na área artística e é professor há muitos anos. A integrante da patronagem enaltece que não é necessário ser sócio do CTG para participar da invernada, pois o grupo tem apoio financeiro do INDACI para pagamento do professor. LEILA frisa que os interessados em participar das aulas de dança, podem fazer a inscrição durante o mês de fevereiro todas as terças-feiras, a partir das 19h junto ao CTG.
A integrante da patronagem destaca que também há grupo para crianças no CTG Herança Pampeana. De acordo com ela, o objetivo é de aos poucos introduzir e apresentar a cultura gaúcha para os pequenos. Para as crianças a partir dos quatro anos, a atividade começa às 19h, seguida pelo grupo juvenil às 20h e os adultos, a partir das 21h. LEILA SCHWENGBER destaca que além da dança artística, também são feitos ensaios de dança de salão, como Xote, Vaneira e Valsa, indicados para as pessoas que gostam de frequentar os tradicionais bailes da região. Ela faz um convite para que as pessoas visitem o CTG no horário dos ensaios para ver de perto o funcionamento das aulas, para assim efetuarem sua inscrição na invernada artística.
LEILA SCHWENGBER destaca que num primeiro momento não é exigida a tradicional pilcha gaúcha para participar dos ensaios e que o CTG cobra apenas uma pequena mensalidade, considerada uma ajuda de custo para auxiliar no pagamento do professor e custear as demais despesas de manutenção das atividades. O valor, de acordo com ela, é de quinze reais por mês. LEILA enaltece que o CTG está de portas abertas para receber toda a população de Iporã do Oeste, para que através da dança, conquistem uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e alegria.
Família de SJO faz peregrinação no Paraná para cumprir promessa. A família Weber de São João do Oeste fez no último final de semana, uma viagem ao estado do Paraná para cumprir promessa por recuperação da pequena MAYARA WEBER. A menina, que completa dois anos em 20 de março, nasceu com hidrocefalia, uma má formação cerebral. A peregrinação iniciou na Gruta de Nossa Senhora Aparecida e encerrou no domingo com celebração e bênção do Bispo Dom Sérgio de Deus Borges da Diocese de Foz do Iguaçu. A Família, em momento de muita emoção, agradeceu o empenho de todos e em especial ao casal ROSANE e PAULO GASPARINI, que organizaram a peregrinação e intermediaram a presença do Bispo, que fez a bênção reforçando a fé e esperança na evolução plena da recuperação da pequena MAYARA. O bispo parabenizou a missão da família, e disse que isso mostra que a fé está fortalecida e somente com ela, é possível alçar as graças desejadas.
Produtores se preparam para o plantio das pastagens de inverno. De acordo com o gerente de bovinocultura da Cooper A1, LEOCIR ALBAN, nesse ano há uma situação peculiar com a falta de chuva e escassez de pasto. Com a aproximação do período da plantação das pastagens de inverno, os produtores da região já se preparam para a atividade. ALBAN acredita que os produtores devem antecipar um pouco as semeaduras, já nas primeiras pancadas de chuva do mês de março. LEOCIR observa que os produtores já estão mobilizados para fazer a plantação das pastagens o mais rápido possível para ter oferta de forragem para alimentar os rebanhos, tanto de leite, como para o gado de corte.
Outro cuidado, de acordo com LEOCIR ALBAN, é com relação às pragas, pois nesse ano devem surgir mais problemas do que em anos anteriores, em função da pouca chuva registrada na região. Ele orienta que quando as plantas começarem a germinar, é importante que os produtores façam a vistoria das lavouras periodicamente para verificar se há ocorrência de pragas e assim fazer o devido controle, seguido do manejo adequado das adubações nitrogenadas. Ele ressalta que em caso de dúvidas, o produtor deve procurar orientação técnica das cooperativas ou agropecuárias de sua confiança, tanto para plantio e controle de pragas, quanto para montagem dos piquetes e manejo do pasto para o gado nas propriedades.
Mutirão de castração de animais será realizado em São João do Oeste. De acordo com uma das organizadoras, a veterinária GREICE STUELP, será no próximo dia 28 de fevereiro, segunda-feira, no ginásio municipal de São João do Oeste. Ela destaca que podem inscrever seus animais para castração os moradores do Município e de localidades vizinhas. As inscrições em Itapiranga estão sendo feitas no Pet Shop Pelos e Patas e no Pet Shop Aumigão e em São João do Oeste no Pet Shop Saúde Animal e também na Vet Agro. O procedimento para gatos têm custo social de 200 reais, tanto para machos quanto para fêmeas, para cães de até 10 quilos o custo é de 210 reais, até 20 kg o custo é de 220 reais, para cães de até 30 kg o custo é de 300 reais, e acima de 30 quilos o custo é de 380 reais. Para animais de raça, há um custo adicional de 75 reais pela necessidade de aplicação da anestesia inalatória.
GREICE destaca que o pagamento deve ser feito já no ato da inscrição e que no valor já está incluso um kit pós-operatório com antibiótico, antiinflamatório, pomada e o cone para o pescoço. A veterinária GREICE STUELP destaca que a castração pode ser realizada em animais machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade e que sejam saudáveis. O procedimento de castração é realizado com a técnica minimamente invasiva, com incisão de um centímetro, onde é feita a retirada do útero, trompas e ovários nas fêmeas e a retirada dos testículos nos machos. GREICE enaltece que a castração é o método mais eficaz para o controle populacional dos animais domésticos e os principais benefícios do procedimento, de acordo com ela, são a diminuição do abandono, gravidez indesejada, diminuição do risco de doenças reprodutivas nas fêmeas e a diminuição da marcação de território e a agressividade dos cães machos.
Um acidente envolvendo cinco automóveis foi registrado por volta das 17h30 de ontem na BR-282 entre Cunha Porã e Pinhalzinho. Foi atendido um rapaz de 23 anos, condutor de um Fiat/UNO com placas de Chapecó, com traumatismo craniano grave, em estado crítico. A vítima foi imobilizada e conduzida às pressas para o Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU, bem como a caroneira de 22 anos, que também foi levada ao hospital, em estado estável, pelo Corpo de Bombeiros de Cunha Porã. O jovem de 23 anos, devido à gravidade dos ferimentos, foi encaminhado pelo SAER ao hospital de referência. O outro veículo envolvido, uma S10 com placas de Maravilha, tinha como condutor um homem de 46 anos, que saiu ileso e permaneceu no local. O terceiro veículo que se envolveu é um Jeep Compass, que possuía como condutor um homem de 33 anos, que estava consciente, com sinais vitais estáveis e já fora do veículo.
Neste carro, havia também um rapaz de 20 anos, que estava de carona, ele foi encontrado estável e também foi levado à unidade hospitalar. O quarto veículo é uma Hilux com placas de Porto Belo e possuía como condutor um idoso de 68 anos, que foi localizado em estado estável porém com escoriações no rosto, pernas e também braços. Após o trabalho de avaliação, limpeza e curativos, ele foi levado ao hospital. Na Hilux também havia uma senhora de 70 anos, que estava presa nas ferragens, porém estável. A mulher foi retirada do local e conduzida ao hospital, junto com outras duas pessoas que também estavam no mesmo carro, uma mulher de 46 anos e um homem de 48. Infelizmente, uma idosa de 63 anos morreu no local do acidente, ela estava junto na Hilux. Já o quinto veículo envolvido foi uma Hilux SW4 com placas de Chapecó, e que não teve vítimas. Estiveram presentes na ocorrência, a PM, PRF e Polícia civil.
Duas empresas do ramo metalúrgico são atingidas por incêndios na região. A primeira ocorrência foi na noite de ontem, nas proximidades da garagem da prefeitura em Mondaí. O fogo começou por volta das 22h20. O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou ao bairro Uruguai para combater as chamas. No local havia grande quantidade de material combustível, como tintas, tíner e veículos. Dois caminhões em manutenção que estavam estacionados ao lado da edificação foram removidos com auxílio de um guincho e de uma retroescavadeira. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste auxiliou nos trabalhos. Para o combate ao fogo e rescaldo foram utilizados cerca de 40 mil litros de água. Três caminhões de uma empresa de Mondaí, além de um caçamba da prefeitura, auxiliaram no transporte de água para os Bombeiros, que dedicaram quase duas horas de trabalho na ocorrência.
Já na manhã de hoje, um incêndio atingiu a empresa Construsui, que fica localizada na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. A ocorrência foi por volta das 10h e até o momento não há informação de como o fogo teve início. A reportagem da Peperi verificou que vários funcionários da empresa estavam fora do local e não há relato de feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou todo o trabalho de combate ao incêndio. Caminhões terceirizados auxiliram no transporte de água para o combate as chamas e rescaldo. Moradores avistaram a nuvem de fumaça a quilômetros de distância. No local estavam armazenados produtos altamente inflamáveis, como tintas, tiner e gás liqueifeito de petróleo.