ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 16/02/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A Rússia anunciou nesta quarta-feira o fim das manobras militares e a retirada de parte de suas tropas da península da Crimeia. O comunicado informa que tanques, veículos de infantaria e artilharia deixarão serão levados de trem. Canais de televisão russos exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia a seu território. A Rússia mobilizou maias de 100 mil militares na fronteira ucraniana, segundo os países ocidentais. As manobras militares dos exércitos russo e belarusso prosseguem até 20 de fevereiro em Belarus, outro vizinho da Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, fez um pronunciamento nesta terça-feira para falar sobre a crise no leste da Europa. O mandatário norte-americano ressaltou que os Estados Unidos responderão de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia, incluindo duras sanções econômicas ao país que já foram elaboradas pelo governo americano. BIDEN também afirmou que as forças de segurança do país ainda não verificaram nenhuma retirada de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia. Apesar disso, ele disse que o povo russo não é alvo ou inimigo dos Estados Unidos.

O deslocamento interno motivado pela violência na Colômbia aumentou 181 por cento de 2021 em relação a 2020. O movimento deixou 73 mil vítimas, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, órgão diretamente relacionado à ONU. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, o órgão destacou que estas pessoas foram forçadas a fugir de seus "territórios de origem" pela pressão de organizações ilegais. As comunidades negras e indígenas são as principais vítimas. Do total de deslocados, 18 por cento são crianças.

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram ao menos 35 mortos na tarde desta terça-feira, segundo apuração da Defesa Civil feita em conjunto com o IML e oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes atuam na consolidação do número de vítimas e regiões atingidas. O Centro da cidade ficou inundado e os corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, com, pelo menos 80 casas atingidas. 77 pessoas foram acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade. A chuva também provocou queda de barreiras em diferentes pontos.

Após adiar por dois meses o julgamento, o Tribunal de Contas da União deu nesta terça-feira o primeiro aval ao processo de privatização da Eletrobras, o que permite ao governo dar continuidade às etapas necessárias para realizar a operação. A maioria dos ministros se manifestou a favor do aval. Nessa primeira etapa, os ministros analisaram os valores envolvidos na operação, como o bônus de outorga que a Eletrobras privatizada deverá pagar à União pela renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa. Na segunda etapa, prevista para março, segundo o governo, os ministros vão se debruçar sobre o modelo de venda proposto pela União. No total, o governo avaliou que a Eletrobras privatizada deverá pagar 67 bilhões de reais.

Uma auditoria da Controladoria-geral da União constatou 274 milhões de reais em pagamentos irregulares da Previdência Social por ano. Segundo o balanço da CGU, 12 mil 318 pessoas recebem mensalmente valores indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social. A auditoria feita por técnicos do governo federal levou em conta a folha de pagamento de benefícios do INSS de abril de 2021. Os analistas encontraram falhas associadas ao cumprimento das carências exigidas pela previdência, como tempo de contribuição ou quadro de saúde. As doenças sujeitas à dispensa são definidas por uma lei federal de 2015. Entre elas, estão câncer, cegueira, paralisia incapacitante e Aids.

O governador CARLOS MOISÉS lançou o Programa Terra Boa 2022, durante a abertura do Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste de Santa Catarina, em Concórdia, na manhã desta terça-feira. O Programa Terra Boa irá incentivar a aquisição de 220 mil sacas de semente de milho; 430 mil toneladas de calcário; quatro mil e 400 kits forrageira; 600 kits apicultura e dois mil kits solo saudável. Além disso, os produtores catarinenses contarão com o apoio do Governo do Estado para investir na produção de cereais de inverno. A intenção do programa é apoiar o cultivo de até 20 mil hectares de grãos que serão destinados para a fabricação de ração animal, bem como fomentar o cultivo de cereais de inverno para produção de silagem. Na edicação deste ano, o Terra Boa terá um aporte de 105 milhões de reais.

A primeira reunião do ano da Comissão de Constituição e Justiça, realizada na manhã desta terça-feira, teve como destaque a apresentação de parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar que trata do reajuste do salário mínimo estadual. De autoria do governo do Estado, o texto propõe reajuste de 10 e meio por cento às quatro faixas salariais existentes no estado, retroativo a primeiro de janeiro de 2022. O índice foi acertado entre os sindicatos que representam o setor produtivo e os trabalhadores no mês passado e tem como base o INPC. Conforme o disposto, a primeira faixa salarial passará para mil 416 reais e a quarta faixa, para mil 621. A previsão é de votação em plenário ainda nesta semana.

O Procon de Santa Catarina, por meio de uma Medida Cautelar, determinou a suspensão das atividades de 11 agências bancárias da Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, todas em Florianópolis, nesta terça-feira. A medida vale até que os bancos apresentem um plano de adequação do atendimento no que se refere à distribuição de senhas, inclusive no lado externo da agência. Mesmo após terem sido notificadas, as agências bancárias insistiram em não retornar com o atendimento ao público no horário mínimo de cinco horas. Desde o início da quarentena, no ano passado, o Banco Central, permitiu que as agências de todo o país alterassem o horário de funcionamento com o objetivo de manter o isolamento social.

O Procon vem recebendo diversas denúncias sobre a forma como o consumidor vem sendo atendido pelas instituições, com relatos de fila de espera de até duas horas para a retirada das senhas, fora o atraso no atendimento. O descumprimento da Medida Cautelar poderá implicar em pagamento diário de multa de cem mil reais, além de caracterizar como crime de desobediência.

Administração Municipal de Campo Erê vai continuar investindo firme na infraestrutura. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, por intermédio do deputado FABIANO DA LUZ, será construído calçamento ao longo do bairro Melo. Também será asfaltado o trajeto em direção a Azuriz, na divisa. O processo licitatório já está acontecendo. A prefeita anuncia para primeiro de março o início da grande obra na Rua Antônio Mendes, em frente a Apae. Toda extensão será asfaltada, com construção de canteiro central e calçada nos dois lados.A primeira parte foi o pagamento, ainda em dezembro, de 1 milhão de reais, pelo deputado CELSO MALDANER.

Metade do valor, 1 milhão de reais, para asfaltamento da Rua Antônio Mendes será por intermédio do deputado FABIANO DA LUZ. A contrapartida da prefeitura é de 300 mil. A pavimentação vai facilitar muito o fluxo de entrada e saída da cidade de Campo Erê. Já, com a verba de 1 milhão de reais do deputado VALDIR COBALCHINI, a prefeitura vai asfaltar a Rua Dona Terezinha, nas imediações da rodoviária, no Bairro São Francisco.

Maior preocupação da Administração Municipal de Santa Terezinha do Progresso continua sendo a escassez de chuva. A prefeita MÁRCIA DETOFOL explica que a base da economia, assim como na maioria dos municípios da nossa região, está na agropecuária. Um trator e um caminhão da prefeitura continuam puxando água para comunidades do interior, porque as chuvas que caíram, até aqui, não foram suficientes. MÁRCIA salienta, por outro lado, que o município vai distribuir uniformes e materiais escolares para os estudantes.

Durante as férias do chefe do executivo de Palma Sola, algumas obras devem ser finalizadas no exercício do prefeito interino. Entre as elas a estrutura da rua coberta. O prefeito CLEOMAR MANTELLI, que está de férias, comentou que a administração está em boas mãos e algumas ações devem ser feitas pelo interino. Contudo, ele destacou que o período de 30 dias é curto e obras no planejamento do prefeito em exercício podem não ser possíveis devido a burocracia do setor público. Mas dentre os investimentos realizados pelo executivo, algumas serão concluídas pelos próximos 15 dias.

O prefeito comentou sobre a rua coberta, localizada na Rua Francisco Zanotto, que passou diversos impasses para a conclusão. A previsão era que em dezembro de 2021 a rua coberta fosse inaugurada com a festa de aniversário do município. Adaptações na estrutura foram promovidas pela administração durante a construção visando maior segurança. O investimento é de mais de um milhão e meio de reais entre recurso próprio e parlamentar. O prefeito lembrou também a reforma do ginásio de esportes.

Palma Sola também está dando agilidade na elaboração de projetos para solicitar valores para novos investimentos antes do período eleitoral. O prefeito CLEOMAR MANTELLI, disse que terceirizou a elaboração dos projetos. Ele lembrou que no final do ano passado o município também conseguiu emendas parlamentares, mas agora necessita dos documentos para receber os montantes anunciados. O chefe do executivo destacou que depois do seu retorno a prefeitura estará viajando para Florianópolis buscando viabilizar mais verbas para infraestrutura, saúde, educação, entre outras áreas. MANTELLI lembrou ainda que houve um aumento significativo de recursos liberados pelo governo estadual, ao contrário do governo federal que tem cortado alguns recursos.

Comandante anuncia investimentos para o quartel dos bombeiros de Campo Erê. Na visita que fez a corporação, o Tenente DANIEL MASSAROTTI elogiou a estrutura e mesmo assim, será repassada uma caminhonete preparada para combater incêndio florestal. O caminhão utilizado para esse tipo de serviço não é o ideal. Tem situação em que é preciso transportar menos água e mais equipamentos para combater fogo na vegetação, explica o militar. Além disso, o quartel dos bombeiros da cidade foi contemplado com 100 mil reais de uma emenda do deputado estadual CORONEL MOCELIN. A verba vai servir para transformar a fonte de energia do prédio para placas solares.

Comando quer abrir novo edital para processo seletivo para bombeiro comunitário em Campo Erê. Tenente DANIEL MASSAROTTI salienta que quando tiver número suficiente de interessados, a corporação fará um curso de formação. Bombeiro comunitário é remunerado conforme a escala de serviço, mas mesmo assim é econômico para o quartel. Uma guarnição dos bombeiros percorre pontos de veraneio em municípios da região, fazendo vistorias e repassando orientações, especialmente em balneários, para evitar acidentes. Conforme o tenente MASSAROTTI, já foram registrados vários afogamentos com óbito. Ele chama atenção para fatalidades em que as pessoas sabiam nadar.

Acidente deixa três feridos. Uma colisão envolvendo dois veículos deixou três pessoas feridas por volta das 20 horas de ontem, próximo à passarela do bairro Santa Rita, em Marmeleiro. A condutora do FordKa e os dois ocupantes de um Uno tiveram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico. SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atenderam a ocorrência.

Caminhão carregado de arroz cai em ribanceira na SC-161. O veículo tombou, saiu da pista e caiu numa ribanceira de dez metros às margens da rodovia em Romelândia. O fato foi registrado na noite de ontem, por volta das 19 horas. O Corpo de Bombeiros de Anchieta foi acionado para atender ocorrência. Segundo os socorristas, houve apenas danos no caminhão Scania, placas do Mercosul. O motorista, de 45 anos, recusou o atendimento. Conforme relato do homem, o pino central entre a carreta e o caminhão se rompeu enquanto o motorista fazia a curva, ocasionando o tombamento. Os bombeiros afirmaram ainda que o “cavalinho” do caminhão se manteve na pista.

Acidente envolvendo cinco veículos deixa uma pessoa morta. A colisão foi registrada por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, na BR-282 em Maravilha. Segundo o SAMU e Corpo de Bombeiros, as guarnições foram acionadas para atender o acidente de trânsito com várias vítimas. Foi atendido um rapaz de 23 anos, condutor de um UNO com placas de Chapecó, que já estava fora do carro, amparado por populares e com traumatismo craniano grave, em estado crítico. A vítima foi imobilizada e conduzida às pressas para o Hospital São José de Maravilha pela equipe do SAMU, bem como a caroneira de 22 anos, que também foi levada ao hospital, em estado estável, pelo Corpo de Bombeiros de Cunha Porã.

O jovem de 23 anos, devido à gravidade dos ferimentos, foi encaminhado pelo SAER ao hospital de referência. O outro veículo envolvido, uma S10 com placas de Maravilha, tinha como condutor um homem de 46 anos, que saiu ileso e permaneceu no local. O terceiro veículo que se envolveu é um Jeep Compass, que possuía como condutor um homem de 33 anos, que estava consciente, com sinais vitais estáveis e já fora do veículo. Neste carro, havia também um rapaz de 20 anos, que estava de carona, ele foi encontrado estável e também foi levado à unidade hospitalar. O quarto veículo é uma Hilux com placas de Porto Belo e possuía como condutor um idoso de 68 anos, que foi localizado em estado estável porém com escoriações no rosto, pernas e também braços.

Após o trabalho de avaliação, limpeza e curativos, ele foi levado ao hospital. Na Hilux também havia uma senhora de 70 anos, que estava presa nas ferragens, porém estável. A mulher foi retirada do local e conduzida ao hospital, junto com outras duas pessoas que também estavam no mesmo carro, uma mulher de 46 anos e um homem de 48. Uma idosa de 63 anos morreu no local do acidente, ela estava junto na Hilux. Já o quinto veículo envolvido foi uma Hilux SW4 com placas de Chapecó, nesse não teve vítimas. Estiveram presentes na ocorrência, a PM, PRF e Polícia civil.

Três pessoas morrem em troca de tiros no interior. Uma verdadeira tragédia foi registrada ontem, na Linha Coqueiro, em Bom Jesus. Uma intensa troca de tiros resultou na morte de três pessoas jovens. Conforme relato de vizinhos foram ouvidos mais de 40 tiros e o confronto teria ocorrido entre dois grupos, por disputas de terra. Segundo o delegado de Barracão EMERSON FERREIRA, que responde pela Comarca.

Os corpos foram encaminhados ao IML de Francisco Beltrão. Foram identificados como: CLAUDIO SILVESTRE, sua esposa JANAÍNA SILVESTRE e RAFAEL BINI. Um homem ficou ferido gravemente e está no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Um homem que foi ferido na perna e que estava junto com o casal, está preso e tem ainda dois foragidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.