ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 16 02 2021

-ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BATE RECORDE NA PANDEMIA, SEGUNDO BANCO CENTRAL

-SECRETÁRIO ANUNCIA MAIS 22 LEITOS DE UTI NO HOSPITAL REGIONAL DE CHAPECÓ

-RÁDIO ITAPIRANGA COMEÇA A TRANSMITIR EM SINAL DE FM NESTE SÁBADO

-JUSTIÇA INDEFERE AÇÃO ELEITORAL CONTRA PREFEITO REELEITO DE DESCANSO

-PREFEITO SE REÚNE HOJE COM GOVERNADOR PARA DISCUTIR AVANÇO DA COVID

-COLISÃO FRONTAL DEIXA DUAS PESSAS FERIDAS EM RODOVIA DA REGIÃO

-POLÍCIA FEDERAL PRENDE CASAL COM 15 QUILOS DE COCAÍNA NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A agência nacional de segurança cibernética da França anunciou nesta segunda-feira que descobriu uma série de ataques a entidades entre 2017 e 2020. De acordo com a autoridade, as tentativas de invasão têm forma semelhante à realizada por um grupo de hackers vinculados aos serviços de inteligência russos. Os ataques ocorreram por meio do programa de monitoramento do grupo francês Centreon, cujos clientes incluem o grupo de energia EDF, a empresa de defesa Thales e a gigante do petróleo Total. O ataque afetou principalmente os provedores de serviços de informática, especialmente os provedores de hospedagem na web.

A Organização Mundial de Saúde aprovou, nesta segunda-feira, o uso emergencial da vacina de OxfordAstraZeneca contra a Covid-19. Duas versões da vacina entraram na lista de uso emergencial da entidade: a produzida pela própria AstraZeneca, na Coreia do Sul, e a outra pelo Instituto Serum, na Índia. Com a aprovação, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da aliança Covax Facility, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo às vacinas da Covid a países mais pobres. Além disso, o aval da entidade pode ser usado por países que ainda não fizeram suas próprias avaliações do imunizante.

Os argentinos se despediram, nesta segunda-feira, do ex-presidente CARLOS MENEM, que morreu aos 90 anos no domingo. MENEM atuava como senador pela província de La Rioja e foi velado na sede do Congresso da Argentina antes de ser enterrado no cemitério islâmico de Buenos Aires. Ele foi enterrado ao lado do filho CARLOS JUNIOR, que morreu em um acidente de helicóptero em 1995. Senador desde 2005, Menem foi homenageado no Congresso pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. MENEM foi a pessoa que mais tempo comandou o país vizinho de forma ininterrupta de 1989 a 1999.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias. O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas. Segundo especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada "deepweb", uma camada mais profunda da internet. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, informou na semana passada que está apurando o vazamento dos dados.

O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, deferiu nesta segunda-feira pedido da Procuradoria-Geral da República para que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, na crise de saúde pública de Manaus. Pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro por falta de oxigênio nos hospitais. Na decisão, o ministro autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus; acesso a e-mails; a informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; e a informações sobre gastos com distribuição de medicamentos para tratamento precoce e que não têm eficácia comprovada contra a Covid.

O endividamento das famílias bateu recorde no ano passado em meio à pandemia de Covid-19. A conclusão está nos números do Banco Central e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em novembro do ano passado, segundo o Banco Central, o endividamento das famílias com os bancos atingiu 51 por cento da renda acumulada nos doze meses anteriores, novo recorde da série histórica, que tem início em janeiro de 2005. Todas as dívidas com os bancos entram no cálculo, incluindo crédito para a compra da casa própria. Ainda segundo números do BC, o comprometimento da renda das famílias com os empréstimos bancários ficou em 20 vírgula 87 por cento em novembro do ano passado, último dado disponível.

A Assembleia Legislativa confirmou a doação de 20 milhões para o governo do Estado. O recurso deve ser usado no combate à pandemia da Covid-19. O ato do anúncio ocorrerá em Chapecó, nesta terça-feira, onde estará o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, assim como o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Segundo o deputado do MDB, há preocupação com a situação do número de casos no Estado, principalmente na região do Extremo Oeste. Este será o segundo repasse do duodécimo feito pela Assembleia desde o começo da pandemia. O primeiro foi em março de 2020, também de 20 milhões da Alesc para o governo do estado.

Está em vigor o novo decreto da volta às aulas em Santa Catarina. O texto autoriza o retorno das atividades com 100 por cento da capacidade das salas, independentemente do nível de risco da região. Até esta segunda-feira, havia uma limitação de 50 por cento para as cidades que estivessem dentro do gravíssimo. Este item foi retirado pelo novo decreto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Por outro lado, o novo texto mantém a exigência do cumprimento das regras de saúde. A liberação de 100 por cento da capacidade das salas também estará condicionada à condição dos espaços para que haja distanciamento de um metro e meio entre um aluno e outro.

O estado deve instalar mais 22 leitos de terapia intensiva no Hospital Regional do Oeste até o próximo final de semana. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, ANDRE MOTTA RIBEIRO durante a instalação do Centro Integrado de Operações na sede da Defesa Civil em Chapecó nesta segunda-feira. Além dos leitos, o estado vai reforçar o trabalho em conjunto com os municípios do Oeste de Santa Catarina. A região vive um colapso no sistema de saúde, por conta do novo coronavírus, e 121 pacientes já foram transferidos para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses por falta de vagas nos hospitais. O Centro Integrado de Operações vai concentrar as equipes para tratar das ações de enfrentamento à doença.

A Rádio Itapiranga finalizou o processo de migração para o FM. A partir desta quinta-feira, o sinal do AM será desligado. A transmissão em FM ocorre a partir de sábado na frequência 105 vírgula um. Agora, os engenheiros e técnicos estão trabalhando na instalação dos equipamentos no parque de transmissão na comunidade de Santa Fé Alta.O diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, relatou um longo período de burocracia até receber autorização do Ministério das Comunicações para a migração para o FM. Ele destacou que o sinal da Rádio Itapiranga terá longo alcance abrangendo diversos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. O diretor citou ainda que os ouvintes que residem em comunidades mais distantes do interior, também poderão sintonizar a Rádio Itapiranga. Conforme BALDISSERA, os equipamentos são de alta tecnologia proporcionando sinal de ótima qualidade.

O projeto de migração para a frequência de FMfoi estabelecido desde a inauguração da nova sede da Rádio Itapiranga em estilo germânico. A informação é do diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA. Ele salientou que foi necessário um alto investimento para atender as exigências e receber a homologação do Ministério das Comunicações. O diretor da Rede Peperi ressaltou que as melhorias são feitas pensando no ouvinte e no anunciante com melhor qualidade de som em toda programação da Rádio Itapiranga. Segundo BALDISSERA, a emissora possui umas das melhores sedes do Brasil com instalações modernas e adequadas para atender as demandas. Agora também com equipamentos modernos e um parque de transmissões para sinal em FM com longo alcance na frequência de 105 vírgula um.

O Diretor da Rede Peperi afirmou que o ouvinte vai perceber a diferença na qualidade do som na rádio Itapiranga. Ele reforçou ainda benefícios aos anunciantes. ADILSON BALDISSERA ressaltou que a Rádio Itapiranga inicia sábado a transmissão em sinal de FM na frequência de 105 vírgula um com objetivo de oferecer melhor qualidade e longo alcance. Segundo BALDISSERA, a concessão do Governo Federal exigiu grande esforço com trabalho em documentação, viagens e investimento. O jornalista demonstrou satisfação com mais um projeto concluído em prol da comunidade itapiranguense e municípios vizinhos. BALDISSERA observa que a Rádio Itapiranga valoriza os aspectos culturais da sua região de abrangência e a gestão é feita pensando no bem dos ouvintes e anunciantes.

As alunas e a professora da oficina de Patchwork da Secretaria Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, desenvolveram, durante a pandemia do Coronavírus, uma campanha para ajudar uma criança com AME, uma doença grave que afeta a medula espinhal. A turma produziu uma colcha com almofadas que foi sorteada entre as pessoas que fizeram doações para a campanha. A ideia inicial era auxiliar a menina SOPHIA HELENA, mas, como ela recebeu o medicamento necessário para o tratamento, a campanha foi direcionada para outra criança que precisasse do recurso. Por isso, o recurso foi para o menino JOÃO EMANUEL. O Sorteio da Ação entre Amigos foi realizado nesta segunda-feira e foram arrecadados três mil e 800 reais com a iniciativa.

O vereador do PSDB, DANILO DA FONSECA, apresentou um pedido na câmara de vereadores para que o prefeito regularize a área industrial na saída da cidade. De acordo com ele, essa é uma necessidade antiga da comunidade. DANILO explicou que o terreno foi adquirido no primeiro mandato do ex-prefeito RENI VILLA e posteriormente houve a construção de dois barracões, um deles ainda inacabado. O vereador disse que é preciso regularizar a área industrial para receber novas empresas. Para o vereador, o processo de legalização deve iniciar o mais rápido possível. A indicação será encaminhada ao prefeito JUAREZ FURTADO.

Depois do feriado do dia do município, as repartições públicas municipais e o comércio reabriram as portas nesta terça-feira. A terça-feira de Carnaval não é feriado e o prefeito WILSON TREVISAN não decretou ponto facultativo. Por isso, a prefeitura está atendendo normalmente hoje. Os órgãos públicos estaduais também tem expediente normal hoje. De acordo com a CDL, a maioria das empresas está trabalhando nesta terça-feira. As agências lotéricas também estão funcionando, mas os bancos e cooperativas de crédito estão fechados. O sistema bancário só vai reabrir amanhã. O fórum da cidade também está fechado nesta terça-feira.

A feira itinerante da agricultura familiar está funcionando normalmente, mesmo com a pandemia do coronavírus. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela disse que os grupos de agricultores expõem e vendem os produtos da agricultura famílias nas duas praças da cidade. LEONILDA comentou que as bancas ficam em um amplo espaço ao livre. Mesmo assim, os cuidados para evitar o contágio do coronavírus são observados no local. As feiras acontecem todos os sábados nas duas praças da cidade, a Belarmino Anoni e a Walnir Botaro Daniel. O horário de atendimento é das sete e meia as 11 horas da manhã.

Os produtos comercializados nas feiras itinerantes tem todas as certificações e seguem as normas de segurança e qualidade sanitária. De acordo com a extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI, muitos consumidores valorizam esse tipo de produto e a procura pela feira é muito boa. Ela explicou que os agricultores que participam da feira produzem para consumo próprio, mas em um volume um pouco maior para vender uma parte da produção. LEONILDA citou que as famílias rurais que desejam expor e comercializar nas feiras itinerantes devem procurar a Epagri para verificar a situação legal e buscar a regularização necessária para a venda dos produtos de origem vegetal e animal.

A Secretaria de Educação de Descanso decidiu adiar o início do atendimento presencial nas creches da rede municipal de ensino para a semana que vem. Pelo calendário divulgado pela secretaria, as aulas presenciais nas creches Professora Gracinha e Itajubá começariam nesta quinta-feira. De acordo com o secretario de Educação, MAICON ROSIN, decisão foi tomada em razão do aumento de casos de Covid no município. Ele disse que mais seguro agora é deixar as criança de creche em casa. As aulas, para esse segmento da educação, só serão retomadas a partir de primeiro de março. Os alunos da pré-escola do Distrito de Itajubá continuarão de forma remota, como no ano passado. Para os demais níveis e escola, as aulas começam nesta quinta-feira.

A câmara de vereadores vai se reunir hoje à noite para a terceira sessão ordinária de fevereiro. O encontro está programado para as sete horas da noite e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi. Os projetos encaminhados pelo executivo estão com as comissões e a mesa diretora ainda não confirmou qual é a pauta de hoje. Além dos projetos, indicações e requerimentos, a sessão de hoje contará com a presença da secretária de Educação, SISSE VELOSO. Ela foi convocada pelo vereador PAULO DRUMM para explicar como se dará o retorno das aulas presenciais. A ano letivo começa nesta quinta-feira na rede municipal de ensino. A sessão de hoje à noite será transmitida ao vivo pela rádio Peperi FM, 99 vírgula nove.

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a ação de investigação movida pela Coligação Por um Descanso Melhor contra o então candidato a reeleição de Descanso, SADI BONAMIGO. No processo, a coligação alegou que houve abuso de poder econômico e político mediante a utilização de máquinas da prefeitura. Segundo a acusação, foram realizados serviços particulares, tais como cascalhamento no interior de propriedades e melhoramento dos acessos em troca de votos. Além disso, a ação acusa o então candidato a reeleição de ter supostamente beneficiado alguns contribuintes com a anulação de processos administrativos que tinham origem em multas aplicadas pela vigilância sanitária. Na última semana, o juiz DANIEL EMENDORFER julgou a ação improcedente por falta de provas e entendeu que a anulação dos processos foi legal.

A defesa do então candidato a reeleição de Descanso alegou inexistência de provas do uso das maquinas e a legalidade da anulação de processos administrativos em Descanso. De acordo com o advogado ADILSON PANDOLFO, não houve abuso de poder econômico e político do prefeito reeleito SADI BONAMIGO na campanha eleitoral de 2020.Ele explicou que o decreto que anulou nove processos e determinou o prosseguimento de outros 25 apenas homologou a decisão de uma comissão especial de julgamento de processos administrativos que tomou a decisão a partir de parecer jurídico. PANDOLFO disse que não houve favorecimento em troca de votos. Com a decisão da última semana a cassação do registro da candidatura do prefeito reeleito foi negada e BONAMIGO vai seguir normalmente no cargo.

O processo de investigação eleitoral por abuso de poder político e econômico do prefeito reeleito de Descanso pode ser levado ao Tribunal Regional Eleitoral. A coligação Por um Descanso Melhor pode recorrer da decisão de primeiro grau e levar a discussão para o TRE. O advogado do prefeito, ADILSON PANDOLFO, disse hoje na Peperi que a possibilidade do tribunal reverter a decisão é remota.

De acordo com o advogado da coligação Por um Descanso Melhor, DANIEL STASIAK, os autores da ação devem se reunir para analisar a decisão de primeiro grau e decidir se haverá recurso ou não ao Tribunal Regional Eleitoral.

O prefeito WILSON TREVISAN e a secretária de saúde GENI GIRELLI estarão em Chapecó na tarde de hoje para discutir o avanço do coronavírus no extremo-oeste. Eles vão se reunir com o governador do estado, CARLOS MOISÉS, a partir das quatro horas. O prefeito e a secretária estão preocupados com o aumento do número de casos e com a lotação da ala destinada para pacientes da Covid no Hospital Regional do Extremo-oeste. Ontem, o secretário de saúde do estado, ANDRE MOTTA RIBEIRO anunciou mais 22 leitos de UTI para o Hospital Regional de Chapecó e disse que se os municípios não adotarem medidas mais fortes, o problema vai continuar por um bom tempo.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso permanece com todos os leitos de UTI destinados para os pacientes do coronavírus ocupados. São 18 pessoas internadas com a doença na Unidade de Terapia Intensiva. Ontem, a unidade registrou mais um óbito relacionado a doença. Trata-se de um homem de 53 anos, morador de Chapecó. Na enfermaria, são 11 confirmados e taxa de ocupação de 68 por cento. Em São Miguel do Oeste, apenas um homem foi diagnosticado com covid-19 nesta segunda-feira. No total, duas mil 890 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 654 já se recuperaram. Ao todo, 215 moradores ainda estão com o vírus ativo.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito nesta segunda-feira no interior do município de Palma Sola. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã na Linha Cerro Azul e envolveu uma moto Honda placa de São Miguel do Oeste e um veículo Gol de Campo Erê, dirigido por uma mulher de 26 anos. A condutora da moto, uma mulher de 27 anos, foi atendida com suspeita de fraturas nas pernas e escoriações generalizadas. A condutora do veículo Gol saiu ilesa da colisão. Após ser atendida no local do acidente, a motociclista foi conduzida ao Hospital de Palma Sola para receber atendimento médica.

Um acidente deixou duas pessoas feridas no final da tarde de ontem na BR 163. A colisão aconteceu por volta das cinco e meia da tarde nas proximidades de um viaduto que dá acesso à antiga Laticínios Cedrense, em São José do Cedro. O acidente envolveu um Clio, placas de Porto Alegre, dirigido por um homem de 70 anos e um Fiesta, placas do Estado de Santa Catarina, conduzido por um homem de 51 anos. Os dois ocupantes do Fiesta ficaram feridos e foram levados para atendimento médico no hospital da cidade. Os dois ocupantes do Clio saíram ilesos, mas mesmo assim foram levados para o Hospital.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 15 quilos de cocaína e três quilos de crack nesta segunda-feira na BR 163. A droga estava escondida na lateria de uma caminhonete Tracker, placa do Rio de Janeiro, abordada no posto de fiscalização da Linha Caravaggio em Guaraciaba. Durante a abordagem, os policiais desconfiaram das contradições alegadas pelos ocupantes do carro a respeito da viagem. Em uma vistoria mais detalhada, com o apoio do Grupo de Operações com cães, foram encontradas cocaína, crack, armas e munições escondidos na lataria do carro. Ao desmontar o local, os agentes encontraram diversos tabletes, totalizando 15 quilos de cocaína e três quilos de crack. Também foram encontradas duas pistolas calibre nove milímetros, três carregadores e munições.

O casal que estava no carro do Rio de Janeiro abordado com droga na BR 163 foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O motorista, de 32 anos, e a passageira, com 22, disseram que saíram de Ponta Porã e entregariam o carro no interior do Rio Grande do Sul. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia em Guaraciaba e vão responder pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Com eles, viajavam os dois filhos do casal, de sete e três anos. As crianças ficaram aos cuidados do conselho tutelar de Guaraciaba. Segundo a Polícia Federal, esta apreensão representa um prejuízo de cerca de 650 mil reais ao crime organizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.