ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-02-2021 Terça-Feira

-ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BATE RECORDE NA PANDEMIA, SEGUNDO BANCO CENTRAL

-SECRETÁRIO ANUNCIA MAIS 22 LEITOS DE UTI NO HOSPITAL REGIONAL DE CHAPECÓ

-EPAGRI DE MONDAÍ ORIENTA AGRICULTORES SOBRE ANÁLISE DE CORREÇÃO DO SOLO

-SAÚDE DE BELMONTE ATENDE EM REGIME DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POR CONTA DO COVID

-TUNÁPOLIS PREPARA INÍCIO DO ANO LETIVO COM TRANSPORTE ESCOLAR RENOVADO

-EEB SÃO LOURENÇO RETOMA AULAS PRESENCIAIS COM QUASE 100 POR CENTO DE APROVAÇÃO DOS PAIS

-COLISÃO ENTRE DOIS CARROS É REGISTRADA NA BR 163 EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-PRF APREENDE DROGAS, ARMAS E MUNIÇÕES ESCONDIDAS NA LATARIA DE CARRO NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A agência nacional de segurança cibernética da França anunciou nesta segunda-feira que descobriu uma série de ataques a entidades entre 2017 e 2020. De acordo com a autoridade, as tentativas de invasão têm forma semelhante à realizada por um grupo de hackers vinculados aos serviços de inteligência russos. Os ataques ocorreram por meio do programa de monitoramento do grupo francês Centreon, cujos clientes incluem o grupo de energia EDF, a empresa de defesa Thales e a gigante do petróleo Total. O ataque afetou principalmente os provedores de serviços de informática, especialmente os provedores de hospedagem na web.


A Organização Mundial de Saúde aprovou, nesta segunda-feira, o uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Duas versões da vacina entraram na lista de uso emergencial da entidade: a produzida pela própria AstraZeneca, na Coreia do Sul, e a outra pelo Instituto Serum, na Índia. Com a aprovação, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da aliança Covax Facility, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo às vacinas da Covid a países mais pobres. Além disso, o aval da entidade pode ser usado por países que ainda não fizeram suas próprias avaliações do imunizante.


Os argentinos se despediram, nesta segunda-feira, do ex-presidente CARLOS MENEM, que morreu aos 90 anos no domingo. MENEM atuava como senador pela província de La Rioja e foi velado na sede do Congresso da Argentina antes de ser enterrado no cemitério islâmico de Buenos Aires. Ele foi enterrado ao lado do filho CARLOS JUNIOR, que morreu em um acidente de helicóptero em 1995. Senador desde 2005, Menem foi homenageado no Congresso pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. MENEM foi a pessoa que mais tempo comandou o país vizinho de forma ininterrupta de 1989 a 1999.


O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, notificou as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo e cobrou explicações sobre o vazamento de dados de 103 milhões de celulares. O prazo para resposta é de 15 dias. O objetivo é identificar quem teve os dados acessados neste mês, quais informações foram obtidas e de que forma foram vazadas. Segundo especialistas em tecnologia, esses dados são vendidos em um mercado clandestino na chamada "deepweb", uma camada mais profunda da internet. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, informou na semana passada que está apurando o vazamento dos dados.


O ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do Supremo Tribunal Federal, deferiu nesta segunda-feira pedido da Procuradoria-Geral da República para que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, na crise de saúde pública de Manaus. Pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro por falta de oxigênio nos hospitais. Na decisão, o ministro autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus; acesso a e-mails; a informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; e a informações sobre gastos com distribuição de medicamentos para tratamento precoce e que não têm eficácia comprovada contra a Covid.


O endividamento das famílias bateu recorde no ano passado em meio à pandemia de Covid-19. A conclusão está nos números do Banco Central e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em novembro do ano passado, segundo o Banco Central, o endividamento das famílias com os bancos atingiu 51 por cento da renda acumulada nos doze meses anteriores, novo recorde da série histórica, que tem início em janeiro de 2005. Todas as dívidas com os bancos entram no cálculo, incluindo crédito para a compra da casa própria.Ainda segundo números do BC, o comprometimento da renda das famílias com os empréstimos bancários ficou em 20 vírgula 87 por cento em novembro do ano passado, último dado disponível.



A Assembleia Legislativa confirmou a doação de 20 milhões para o governo do Estado. O recurso deve ser usado no combate à pandemia da Covid-19. O ato do anúncio ocorrerá em Chapecó, nesta terça-feira, onde estará o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, assim como o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Segundo o deputado do MDB, há preocupação com a situação do número de casos no Estado, principalmente na região do Extremo Oeste. Este será o segundo repasse do duodécimo feito pela Assembleia desde o começo da pandemia. O primeiro foi em março de 2020, também de 20 milhões da Alesc para o governo do estado.


Está em vigor o novo decreto da volta às aulas em Santa Catarina. O texto autoriza o retorno das atividades com 100 por cento da capacidade das salas, independentemente do nível de risco da região. Até esta segunda-feira, havia uma limitação de 50 por cento para as cidades que estivessem dentro do gravíssimo. Este item foi retirado pelo novo decreto assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Por outro lado, o novo texto mantém a exigência do cumprimento das regras de saúde. A liberação de 100 por cento da capacidade das salas também estará condicionada à condição dos espaços para que haja distanciamento de um metro e meio entre um aluno e outro.


O estado deve instalar mais 22 leitos de terapia intensiva no Hospital Regional do Oeste até o próximo final de semana. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, ANDRE MOTTA RIBEIRO durante a instalação do Centro Integrado de Operações na sede da Defesa Civil em Chapecó nesta segunda-feira. Além dos leitos, o estado vai reforçar o trabalho em conjunto com os municípios do Oeste de Santa Catarina. A região vive um colapso no sistema de saúde, por conta do novo coronavírus, e 121 pacientes já foram transferidos para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses por falta de vagas nos hospitais. O Centro Integrado de Operações vai concentrar as equipes para tratar das ações de enfrentamento à doença.


-PREFEITO REALIZA VÁRIOS ENCAMINHAMENTOS DURANTE VIAGEM À CAPITAL FEDERAL

-EPAGRI DE MONDAÍ ORIENTA AGRICULTORES SOBRE ANÁLISE DE CORREÇÃO DO SOLO

-SAÚDE DE BELMONTE ATENDE EM REGIME DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POR CONTA DO COVID

-TUNÁPOLIS PREPARA INÍCIO DO ANO LETIVO COM TRANSPORTE ESCOLAR RENOVADO

-EEB SÃO LOURENÇO RETOMA AULAS PRESENCIAIS COM QUASE 100 POR CENTO DE APROVAÇÃO DOS PAIS


Rádio Itapiranga finaliza migração para o FM. A partir desta quinta-feira, o sinal do AM será desligado. A transmissão em FM ocorre a partir de sábado na frequência 105.1. Engenheiros e técnicos trabalham na instalação dos equipamentos no parque de transmissão na comunidade de Santa Fé Alta. O diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, relata um longo período de burocracia até receber autorização do Ministério das Comunicações para a migração para o FM. Ele destaca que o sinal da Rádio Itapiranga terá longo alcance abrangendo diversos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Cita que os ouvintes que residem em comunidades mais distantes do interior, também poderão sintonizar a Rádio Itapiranga. Conforme BALDISSERA, os equipamentos são de alta tecnologia proporcionando sinal de ótima qualidade.


ADILSON BALDISSERA destaca que o projeto de FM foi estabelecido desde a inauguração da nova sede da Rádio Itapiranga em estilo germânico. Salienta ainda que foi necessário um alto investimento para atender as exigências e receber a homologação do Ministério das Comunicações. O diretor da Rede Peperi ressalta as melhorias são feitas pensando no ouvinte e no anunciante com melhor qualidade de som em toda programação da Rádio Itapiranga. Segundo BALDISSERA, a emissora possui umas das melhores sedes do Brasil com instalações modernas e adequadas para atender as demandas. Agora também com equipamentos modernos e um parque de transmissões para sinal em FM com longo alcance na frequência de 105.1.


Diretor da Rede Peperi afirma que o ouvinte vai perceber a diferença na qualidade do som. Destaca ainda benefícios aos anunciantes. ADILSON BALDISSERA reforça que a Rádio Itapiranga inicia sábado a transmissão em sinal de FM na frequência de 105.1 com objetivo de oferecer melhor qualidade e longo alcance. Segundo o diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, a concessão do Governo Federal exigiu grande esforço com trabalho em documentação, viagens e investimento. O jornalista demonstra satisfação com mais um projeto concluído em prol da comunidade de itapiranguense e municípios vizinhos. BALDISSERA observa que a Rádio Itapiranga valoriza os aspectos culturais da sua região de abrangência e a gestão é feita pensando no bem dos ouvintes e anunciantes.


Setor de Urbanismo de Tunápolis prioriza reforma de estufas do viveiro. De acordo com ARTÊMIO PASINI, que recentemente assumiu o cargo de diretor de Urbanismo de Tunápolis, as estufas do viveiro municipal estavam precárias, sem receber qualquer reforma nos últimos anos. PASINI, que agora também responde como responsável pelo viveiro municipal, reitera que as estufas estão sendo reformadas e estima que dentro de quatro a cinco meses os trabalhos no viveiro voltarão ao normal. Antes de cultivar mudas, o diretor de Urbanismo reitera a necessidade de restaurar as estufas. Em um prazo de 60 dias, PASINI acredita que será possível iniciar a semeadura de mudas para o inverno.


ARTÊMIO PASINI frisa que já trabalhou durante oito anos como responsável pelo viveiro municipal de Tunápolis e também conta com vários anos de trabalho no ramo em Santa Helena. Conforme PASINI, o setor de Urbanismo também é responsável pelo corte de grama, limpeza de ruas e a recolha de galhos. Para a recolha de galhos, o diretor de Urbanismo enfatiza que haverá alteração nos trabalhos. ARTÊMIO PASINI enfatiza que o objetivo é fazer a recolha na primeira e na terceira segunda-feira do mês, com anúncio prévio pelo rádio, para que seja feito um trabalho mais concreto. Quanto às podas de árvores, segundo PASINI, estas já foram providenciadas. O diretor de Urbanismo reitera que tem muitos funcionários à disposição, inclusive pedreiro. Ele promete um bom serviço à população, já visando a Efacitus do ano que vem.


Prefeito realiza vários encaminhamentos durante viagem à capital federal. O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, esteve em Brasília acompanhado pelo secretário da Saúde, MAURO BARELLA e o presidente da câmara de vereador, EVERTON WEHNER. Várias reivindicações estiveram na pauta da semana passada na capital federal. O prefeito chama atenção para encaminhamentos de projetos em ministério, além de visitas a gabinetes de parlamentares. Ele avalia que a comitiva teve boa recepção e teve resultado positivo nas solicitações apresentadas. ANTON aponta como prioridade a solicitação de recursos para investimentos no abastecimento de água em São João do Oeste. Estão previstos projetos de captação, tratamento e distribuição visando acabar com o problema de falta de água em períodos de estiagem. Salienta que o abastecimento na cidade e interior está entre as prioridades do atual governo.


O prefeito também chama atenção para o apoio recebido do senador JORGINHO MELLO para os encaminhamentos feitos em Brasília. Segundo GENÉSIO ANTON, é preciso aproveitar questões políticas favoráveis para garantir recursos ao município. Ele lembra que é o único município da região com chapa pura do Partido Liberal. ANTON avalia que o bom entendimento do senado JORGINHO MELLO com o governo federal pode ser utilizar em benefício de liberação de verbas. O prefeito de São João do Oeste destaca que a viagem a capital federal também foi importante para encaminhamentos na área da saúde. GENÉSIO ANTON quer ampliar atendimentos no hospital Santa Casa Rural com novas especialidades. Objetivo é aproveitar o centro cirúrgico moderno que a unidade de saúde possui.


Prefeito destaca parlamentares que foram visitados em Brasília. GENÉSIO ANTON considera que os parlamentares podem contribuir com o município de São João do Oeste. Ele esteve nos gabinetes dos deputados federais CELSO MALDANER, CARLOS CHIODINI, ROGÉRIO PENHINHA, CARLA ZANOTTO, PEDRO UCZAI e DARCI DE MATOS. Para o prefeito, é preciso reivindicar recursos para diferentes áreas da saúde, pois atualmente a preocupação do SUS é apenas com casos de Covid-19. De acordo com ANTON, estarão represadas cirurgias que precisam ser realizadas. Ele lembra que foram realizadas 25 cirurgias ortopédicas em Abelardo Luz com recursos do município. ANTON é otimista para liberação da vigilância estadual visando procedimentos cirúrgicos no hospital Santa Casa Rural. Cita que a equipe médica não será problema, pois o secretário da saúde, MAURO BARELLA já está mantendo contatos com diversos profissionais.


Epagri de Mondaí orienta agricultores sobre análise de correção do solo. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Mondaí, PAULO KUHN, a orientação é de que os produtores rurais encaminhem as coletas de solo para análise nos escritórios da Epagri, de modo a obter um melhor cultivo. KUHN ressalta a importância de que esta análise seja efetuada antes da semeadura e do plantio, para que o solo esteja corrigido. Outro motivo para providenciar a análise, segundo o extensionista, é a exigência deste procedimento por agentes financeiros, para conceder custeios aos agricultores.


O engenheiro agrônomo da Epagri detalha que dois tipos de análises de solo devem ser feitas, com frequências distintas. Uma é a análise química, que tem validade de dois anos. A outra é a análise física, com dez anos de validade. Portanto, lembra que os produtores que tem análise física com menos de dez anos não precisam refazer este tipo de análise. Conforme observa PAULO KUHN, a grande maioria dos agricultores que plantam milho e lavouras anuais, com uma certa periodicidade, providencia as análises no período certo. Ele orienta para os produtores que possuem áreas de pastagem também fazerem a coleta de solo, pois às vezes a pastagem não se desenvolve conforme o esperado, em função de um aspecto físico ou químico do solo.


Para os produtores que estejam em dúvida sobre como proceder a coleta da análise do solo, a Epagri coloca-se à disposição. KUHN reitera que é importante conhecer os pontos de coleta, os números de coleta e a profundidade da área a ser analisada. A cultura cultivada e a condição do solo, de acordo com o extensionista da Epagri, são variantes que também devem ser consideradas. Fatores como o plantio direto ou pastagens compactadas também interferem na maneira como vai se suceder a coleta do solo, o que reforça a relevância de conversar com um técnico antes de realizar a coleta. De acordo com PAULO KUHN, no caso de Mondaí, os solos de lavouras recebem análises há muitos anos e já ocorreram várias correções com fósforo e calcário. Por isso, ele avalia que os níveis de PH e fósforo estão equilibrados na maioria das áreas. Os níveis de potássio e matéria orgânica, por outro lado, ainda estão baixos, segundo KUHN. Como estes são materiais mais solúveis no solo, precisam ser repostos e receber maior atenção.


Saúde de Belmonte atende em regime de urgência e emergência por conta do Covid. A informação é da Secretária de Saúde de Belmonte, SIMONE RADKE. De acordo com a secretária, em razão do agravamento na região por causa da pandemia, a solicitação é de que os munícipes procurem a unidade de saúde quando realmente necessitarem. SIMONE reforça que todos os profissionais da linha de frente do município no combate ao coronavírus estão atendendo as pessoas que vêm na unidade, e enfatiza que a preocupação do momento é grande, de toda equipe de Saúde. A secretária reitera para a população seguir as orientações dos profissionais de saúde. Usar máscara, álcool em gel e praticar o distanciamento social. Ela justifica a preocupação com o aumento no número de casos ativos e principalmente com os dois óbitos por Covid-19 que foram registrados em Belmonte, no mês de janeiro, e recentemente, já em fevereiro.


Quanto à vacinação do Covid, SIMONE pontua que 12 idosos acima de 90 anos do município foram contemplados e agora as vacinas serão liberadas para o próximo grupo. Sobre os demais atendimentos na unidade de saúde, a secretária lembra que o laboratório está à disposição, três vezes por semana. As duas médicas do local atendem em regime de urgência e emergência, com atenção especial para casos de Covid. Os outros dois trabalhos disponíveis na unidade de saúde de Belmonte são os de ginecologia e psiquiatria, que também seguem todas as orientações da unidade. A secretária SIMONE RADKE salienta que está organizando mais algumas especialidades de atendimento para os próximos dias.


Tunápolis prepara início do ano letivo com transporte escolar renovado. A Secretaria de Educação de Tunápolis recebeu microônibus 0KM, com capacidade para 29 passageiros, na última semana. Conforme a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, o processo licitatório ocorreu no ano passado, por meio de emenda parlamentar do deputado Padre Pedro Baldissera, que contribuiu com 210 mil reais. Já a contrapartida do município foi no valor de 64 mil. NAÍSSA explica que o novo veículo ainda precisa ser emplacado e regularizado pelo Detran, portanto ainda não estará rodando no início do ano letivo. A secretária ressalta que os demais veículos do transporte escolar de Tunápolis são terceirizados e estão devidamente legalizados. Ela acrescenta que há ainda outra licitação em andamento para atender à demanda do transporte escolar. Em relação às aulas, NAÍSSA enfatiza que elas retornam no município de Tunápolis nesta quinta-feira, 18.


Para evitar casos de infecção do Covid nos educandários, a Secretaria de Educação de Tunápolis seguirá o plano de contingência do município, além de permanecer atenta aos decretos estaduais. NAÍSSA reforça que as condições das aulas serão reavaliadas a cada semana. Quanto ao quadro de profissionais da Educação, a secretária destaca que o município fez algumas contratações em caráter temporário e novas chamadas ainda estão ocorrendo. Alguns professores do ano passado não estão mais no quadro.


EEB São Lourenço programa volta das aulas presenciais com quase 100 por cento de aprovação dos pais. VAGNER FERRARI, diretor da Escola de Educação Básica São Lourenço, do interior de Iporã do Oeste, destaca que as aulas presenciais retornam nesta quinta-feira, 18. Segundo o diretor, as famílias dos alunos mostraram posição favorável em relação ao retorno das atividades na escola. Dos 150 estudantes matriculados, 148 tem o apoio dos pais para retornar ao educandário, o que foi confirmado em pesquisa na qual a escola entrou em contato com todos os alunos. Já as duas famílias que não aceitaram liberar os filhos para a escola, conforme FERRARI, serão atendidos pela Coordenadoria de Itapiranga, por meio de uma escola pólo que está sendo montada para alunos que permanecerão em estudo remoto.


De acordo com o diretor da Escola de Linha São Lourenço, os profissionais do educandário voltaram já no dia 22 de janeiro. Ao contrário de anos anteriores, quando a escola chegou a fazer três dias de reuniões e em seguida já começavam as aulas, para 2021 o planejamento é organizado há mais tempo. VAGNER FERRARI reitera que a escola proporcionou oito dias de formação aos professores, por meio da Secretaria de Educação do Estado. Nesta formação foram abordados tópicos referentes à avaliação e metodologia de trabalho. Durante o planejamento, também foi trabalhado o plano de contingência, que é uma das exigências da Defesa Civil para o retorno das aulas.


Para o retorno das aulas presenciais, a escola de São Lourenço dividiu as turmas de cada série, de modo a receber os alunos em sistema alternado, com quatro a seis estudantes em cada sala. Nesta quinta-feira, 18, todos os alunos da turma 1 retornam à escola e na sexta-feira será a vez dos alunos da turma 2. Eles estarão na escola durante uma semana e na seguinte ficam em casa, com as atividades que serão encaminhadas. Segundo o diretor, 80 por cento dos alunos dependem de transporte escolar, o que também demanda atenção da escola, uma vez que a legislação atual permite que apenas 50% da capacidade dos ônibus seja ocupada.


VAGNER FERRARI reconhece que o momento da pandemia é delicado e reforça que a escola está trabalhando dentro de todos os protocolos de segurança e saúde. Caso seja necessário retroceder por conta de um possível agravamento da pandemia, o diretor enfatiza que escola estará preparada, em função do trabalho já estabelecido em 2020. Por outro lado, observa que se o ensino presencial for impedido, o vínculo com os alunos seria prejudicado.


O diretor da EEB São Lourenço enaltece que os professores estão ávidos por voltar ao trabalho na escola e ao contato com os alunos, pois entendem que seja a forma de ensino mais eficiente. O diretor aproveita para parabenizar as famílias que zelaram pela educação dos seus filhos, mesmo no período de ensino remoto.


-COLISÃO ENTRE DOIS CARROS É REGISTRADA NA BR 163 EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-PRF APREENDE DROGAS, ARMAS E MUNIÇÕES ESCONDIDAS NA LATARIA DE CARRO NA BR 163


Colisão entre dois carros é registrada na BR 163 em São José do Cedro. Na tarde de segunda-feira, 15, por volta das 17h30, a guarnição do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados para atender um acidente tipo colisão frontal entre dois carros na BR 163, próximo a um viaduto que dá acesso à antiga Laticínios Cedrense, em São José do Cedro. A reportagem da Rádio Cedro, emissora da Rede Peperi, esteve no local e constatou uma colisão frontal entre um Clio, placas de Porto Alegre, RS, com dois ocupantes, sendo um homem de 70 anos condutor do veículo e um passageiro de 24 anos. No Fiesta, placas do Estado de Santa Catarina, havia um homem de 51 anos, condutor do veículo, e uma passageira.


Segundo informações obtidas pelo Portal Peperi no local do acidente, tratou-se de uma ultrapassagem forçada, realizada pelo veículo VW/Gol, que estaria em alta velocidade quando freou bruscamente. Para não colidir na traseira do VW/Gol, o motorista do Fiesta acessou a via na contramão, quando ocorreu a colisão frontal entre o Clio e Fiesta. O Corpo de Bombeiros realizou os primeiros socorros no local e encaminhou as vítimas para o Hospital de Cedro.


PRF apreende drogas, armas e munições escondidas na lataria de carro na BR 163. Na tarde desta segunda-feira, 15, os Policiais Rodoviários Federais, com apoio do Grupo de Operações com cães, GOC, e o cão farejador Billi, apreenderam, na BR 163 em Guaraciaba, cocaína, crack, armas e munições escondidos na lataria de um automóvel. Durante fiscalização a um GM/Tracker, placas do Rio de Janeiro, os policiais perceberam contradições nos motivos da viagem alegados pelo motorista e fizeram uma vistoria mais detalhada. O cão foi acionado e deu sinal positivo para a presença de algum tipo de entorpecente escondido nas caixas de roda e laterais do veículo. Ao desmontar o local, os agentes encontraram diversos tabletes, totalizando 15 quilos de cocaína e três quilos de crack. Também encontraram escondidas duas pistolas calibre 9mm, três carregadores e munições.


Segundo a PRF, o casal foi preso. O motorista, de 32 anos, e a passageira, com 22, disseram que saíram de Ponta Porã, MS, e entregariam o carro no interior do Rio Grande do Sul. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia em Guaraciaba, onde vão responder pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Com eles, viajavam os dois filhos do casal, de sete e três anos, que ficaram aos cuidados do conselho tutelar municipal. Esta apreensão representa um prejuízo de cerca de R$ 650 mil ao crime organizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.