-APÓS REPERCUSSÃO NEGATIVA, GOVERNO VAI REVOGAR ATO SOBRE FISCALIZAÇÃO DO PIX
-SAIDINHA DE FIM DE ANO TEM 48 REGISTROS DE FUGA EM SANTA CATARINA
-OPOSIÇÃO MOVE AÇÃO JUDICIAL CONTRA PREFEITO E VICE DE SANTA HELENA
-COM ESTIAGEM, MUNICIPIO COMEÇA TRANSPORTE DE ÁGUA PARA MORADORES DO INTERIOR
-CÂMARA APROVA REAJUSTE SALARIAL DE 5 POR CENTO PARA SERVIDORES
-INCÊNDIO DESTRÓI SEDE DE CLUBE EM MUNICÍPIO DO EXTREMO-OESTE
-RAPAZ DE 20 ANOS MORRE EM COLISÃO DE MOTA CONTRA CAMINHONETE NA SC 163
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em seis reais e três centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
As equipes de resgate em uma mina ilegal na África do Sul retiraram mais 42 corpos e resgataram mais 84 pessoas do local. A informação é da porta-voz da polícia. Nas últimas 24 horas, quando as primeiras imagens da operação de salvamento foram registradas, o número, tanto de mortos passou de 36 para 78. O total de sobreviventes subiu de 82 para 166. O resgate, feito através de uma grande gaiola, ocorre dias após a divulgação de um vídeo da situação dos homens presos chocar o mundo: as imagens gravadas por um dos mineiros mostram que eles estavam vivendo em meio a corpos em decomposição.
Vinte e três pessoas morreram em menos de 48 horas em Istambul, na Turquia, e mais de 30 estavam sob cuidados intensivos após terem consumido bebida alcoólica adulterada. O balanço anterior citava 19 mortos desde a segunda-feira devido à ingestão de álcool adulterado com metanol, um composto industrial diferente do etanol. Esse tipo de intoxicação é comum na Turquia, uma vez que a produção clandestina disparou devido ao aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas. No ano passado, 48 pessoas morreram intoxicadas por esse tipo de álcool em Istambul.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entrará em vigor a partir de domingo. O tratado será implementado em fases, que ainda dependem de negociações. Enquanto isso, o governo de Israel deve votar o texto do acordo nesta quinta-feira. Catar e Estados Unidos anunciaram o acordo na tarde de quarta-feira. Os dois países, junto com o Egito, mediaram as negociações que se arrastaram por meses. Em linhas gerais, o acordo prevê o fim definitivo do conflito e a libertação de todos os reféns que ainda estão sob o poder do Hamas. A primeira fase do acordo, que já está negociada, durará seis semanas e prevê a libertação de 33 dos 100 reféns.
O Índice de Atividade Econômica, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira, mostrou expansão de zero vírgula um por cento em novembro, na comparação com o mês anterior. Com isso, houve relativa estabilidade no índice, que teve crescimento no mesmo patamar também em outubro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. Na comparação com novembro do ano passado, o indicador alcançou aumento de quatro virgula um por cento, segundo o Banco Central. Nos onze primeiros meses de 2024, o aumento acumulado é de três vírgula oito por cento em relação ao mesmo período de 2023.
O secretário do Tesouro Nacional, ROGÉRIO CERON, disse nesta quarta-feira que a renegociação da dívida dos estados deve levar a uma perda de 20 bilhões de reais por ano para o governo federal. Na terça-feira, o presidente LULA sancionou a lei que cria regras mais flexíveis para o pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal. Ele vetou trechos que, na visão do governo, geravam impacto no resultado primário das contas públicas, ou seja, na busca pelo equilíbrio entre receita e despesas em 2025 e nos próximos anos. O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados, criado pela lei, é de adesão voluntária pelos governos estaduais.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, anunciou nesta quarta-feira que o governo vai revogar o ato que ampliou as normas de fiscalização sobre o PIX. Ele também afirmou que o presidente LULA vai assinar uma medida provisória para garantir que transações via PIX não possam ser tributadas. De acordo com HADDAD, nunca houve intenção de taxar essa modalidade de pagamento. Ele informou que o governo vai soltar uma medida provisória para garantir que não terá imposto sobre o PIX. A MP também vai determinar que seja proibido diferenciar preços de produtos e serviços para o pagamento em dinheiro ou via PIX, ou sej,a não será permitido cobrar uma taxa adicional dos consumidores que queiram pagar com o meio de pagamento digital.
As universidades do sistema Acafe começam neste mês a oferecer cursos de formação continuada para professores da rede pública de ensino. A capacitação está prevista como uma das contrapartidas exigidas das instituições dentro do programa Universidade Gratuita que oferece bolsas de estudo para o ensino superior no Estado. O programa de Formação Continuada será lançado em eventos nos dias 30 e 31 de janeiro, em Florianópolis. Os cursos devem ter painéis sobre temas centrais para a educação, o cenário do programa Universidade Gratuita, a relação entre a formação de professores e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e práticas de gestão escolar.
Santa Catarina segue alerta no combate à dengue. Entre 29 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados dois mil 102 casos prováveis da doença, em 107 municípios. Os dados apontam que a curva de casos prováveis está em alta. Também foram identificados mil 487 focos do mosquito Aedes Aegypti, em 145 municípios catarinenses. Dos casos prováveis, 71 foram confirmados e dois mil e 31 seguem suspeitos. Além disso, houve aumento no número de casos prováveis na comparação com o mesmo período do ano de 2024, onde foram registrados dois mil e casos. Em 2024, Santa Catarina registrou uma importante transmissão da dengue o que levou o Governo a decretar situação de emergência.
O benefício da saída temporária de final de ano resultou em 48 ocorrências de fuga entre os dias 19 e 31 de dezembro de 2024, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social. Destas ocorrências, 39 presos seguem foragidos do sistema prisional. Foram concedidas mil 773 saídas temporárias nesse período, de acordo com dados da SEJURI. Com duração de sete dias, a “saidinha” dos presos que estão em regime semiaberto é determinada pela Justiça. ROBERVAL FERRAZ, diretor-geral da Polícia Penal de Santa Catarina, destaca que a saída temporária é um benefício concedido a presos do regime semiaberto como forma de reinserção progressiva na sociedade.
A solenidade de revezamento da flâmula dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina foi realizada ontem à tarde na sede do décimo primeiro batalhão de São Miguel do Oeste. Durante o ato, o comandante do batalhão, tenente-coronel ALCIONES PULGA, recebeu das mãos do primeiro sargento, MILTON LUIZ WOLF, a flâmula comemorativa que carrega o legado da corporação, inspirando gerações de policiais militares. A passagem pelas unidades reforça o compromisso com a ordem pública e celebra a dedicação e a coragem dos integrantes da PM em sua missão de servir à sociedade catarinense. Nesta quinta-feira, a flâmula será entregue ao comando da PM de Chapecó.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes assinou a ordem de início dos serviços para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para a duplicação da BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste. A emissão da ordem de início de serviço abrange o lote 12 da duplicação da BR-282, totalizando um trecho de 117 quilômetros de extensão localizados. Para esta etapa o investimento será de aproximadamente oito milhões de reais. A empresa contratada tem um prazo de dois anos para executar os estudos e projetos no trecho localizado entre os entroncamentos da BR-116, em Lages, e da BR-163, em São Miguel do Oeste.
O contrato assinado pelo DNIT para a elaboração do projeto de duplicação do trecho entre São Miguel e Chapecó ainda prevê estudos para adequação da capacidade e melhorias de segurança, com eliminação de pontos críticos da BR 282. A rodovia é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, cruzando o estado de leste a oeste em uma extensão de mais de 600 quilômetros. A BR 282 é utilizada para transporte de cargas e deslocamento de pessoas, conectando a Grande Florianópolis à serra catarinense e ao Oeste do estado. O trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha é um dos pontos mais críticos da rodovia no estado.
A onda de calor e a falta de chuvas estão afetando o abastecimento de água em diversos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Em Barra Bonita, a situação já exige medidas, como o transporte de água para moradores do interior. Segundo o prefeito AGNALDO DERESZ, o município enfrenta um desafio logo no início do ano, principalmente devido à demanda crescente dos agricultores por água. Ele disse que a administração está conversando com o secretário e com produtores que têm investimentos. De acordo com DERESZ, o município preocupado com a situação e está ajudando as famílias que tem dificuldade com a água.
A maior preocupação da prefeitura de Barra Bonita no momento é com a Linha Cruz e Souza. A afirmação é do prefeito AGNALDO DERESZ. A comunidade tem três fontes do tipo caxambu. O prefeito pede que a população economize água, especialmente nessa comunidade. Um caminhão-pipa já está sendo utilizado para abastecer os reservatórios. O prefeito também disse que a prefeitura pretende abrir licitação para a construção de poços artesianos nas comunidades de Alto Caçador e São Judas. Além disso, uma análise conjunta com a Defesa Civil será feita nesta semana para avaliar a necessidade de um decreto de emergência, caso a chuva não volte nos próximos dias.
O prefeito de Santa Helena, CLÓVIS LAZAROTTO, e o vice, CLAUDIR LUIZ SALERNO, são alvos de uma ação judicial protocolada pela coligação "Frente Democrática – Federação Brasil da Esperança Fé Brasil (PTPCdoBPV) e MDB". A ação, ajuizada em dezembro de 2024, acusa a chapa vencedora de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. A principal acusação é a contratação de um cabo eleitoral que não teria sido registrada na prestação de contas. Para embasar o caso, os autores apresentaram vídeos gravados no período eleitoral. Na ação, a coligação pede a aplicação das sanções previstas no artigo 22 da Lei Complementar 6490, entre elas, a declaração de inelegibilidade e a cassação do registro ou diploma do prefeito e do vice-prefeito eleitos.
O prefeito e o vice eleitos de Santa Helena alegam que as acusações se baseiam em provas produzidas de forma clandestina, por meio de gravações realizadas sem autorização judicial e editadas para distorcer a verdade. Segundo a defesa, o autor das filmagens estaria diretamente ligado a um candidato a vereador da coligação opositora e teria agido com intenções premeditadas para prejudicar a imagem dos eleitos. CLOVIS LAZAROTTO e CLAUDIR SALERNO afirmam que o pleito foi legítimo e confiam que a Justiça Eleitoral julgará o caso com imparcialidade. Ele afirmou ainda que estão focados em administrar Santa Helena e atender às demandas da população.
Os vereadores de São Miguel do Oeste escolheram os membros das comissões permanentes da Câmara para o biênio 20252026 na noite desta quarta-feira. Como foi a primeira sessão da legislatura, o presidente RAVIER CENTENARO concedeu um tempo para cada vereador se manifestar. Os membros da Câmara aproveitaram o espaço para agradecer aos votos recebidos em outubro de 2024, e falar das expectativas para o mandato. Na sequência, foram escolhidos os membros das comissões. A escolha ocorreu sem disputa, com apenas três candidatos para cada comissão, que foram eleitos por aclamação. Em seguida, cada comissão definiu os cargos que seus membros irão ocupar.
A composição Comissão de Justiça e Redação tem como presidente SANDRO ZANCANARO do PL; ANA FLAVIA MOREIRA do PT como vice e SISSE VELOSO do PSD como relatora. A comissão de Finanças e Orçamento tem MARLI DA ROSA do PL como presidente; ADILSON PANDOLFO do PT como vice e DAIANE DEMARCH do PL como relatora. Já a comissão de Obras e Serviços Públicos tem RODRIGO BORGHETTI do PL como presidente, VIVI DE CARLI como vice e BUFFO do MDB como relator. A comissão de Educação e Cultura tem SILVIA KUHN do MDB como presidente; ANDREIA REBELATTO do PSD como vice e ANA FLAVIA MOREIRA do PT como relatora.
A composição das comissões permanentes da casa envolve 11 dos 13 vereadores da atual legislatura. RAVIER CENTENARO, por ser presidente do Legislativo, não participa das comissões. A vereadora do PT, ANA FLAVIA MOREIRA é a única a participar de duas comissões: ela é vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e relatora da Comissão de Educação e Cultura. A vereadora CRIS ZANATTA do PSDB optou por não participar de nenhuma comissão. Ela explicou que os horários das reuniões das comissões são incompatíveis com a profissão de professora. Mesmo assim, CRIS disse que mantém o comprometimento de analisar os projetos e debater todas as matérias que chegam no poder legislativo.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar que trata da reposição inflacionária para os servidores e para os agentes políticos do município. A proposta foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária em primeiro turno. A sessão foi exclusiva para apreciação da matéria. O projeto prevê a reposição da inflação de quatro virgula 83 por cento e mais zero virgula 17 por cento de ganho real, totalizando cinco por cento para os servidores ativos, inativos e pensionistas da prefeitura e do poder legislativo. A revisão geral anual se estende aos servidores que atuam nos diversos programas instituídos pelo Município, bem como aos membros do Conselho Tutelar. Já para os agentes políticos, a reposição será de quatro virgula 83, sem ganho real.
A bancada do Partido dos Trabalhadores, composta por ANA FLÁVIA MOREIRA e ADILSON PANDOLFO, apresentou duas emendas verbais ao projeto de lei complementar da revisão anual dos servidores. Ambas foram rejeitadas por maioria. Uma das emendas propostas garantiria o pagamento do piso salarial para as categorias contempladas com piso nacional, sendo observado o salário base, vedada a utilização de vantagens, benefícios ou gratificações para complementar ou suplementar o valor do piso. A outra emenda propõe que o reajuste não fosse aplicado para os agentes políticos, ou seja, a reposição seria apenas para os servidores. Com a rejeição das emendas, fica valendo a proposta original que veio do executivo.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em segundo turno, na manhã de hoje, o projeto de lei complementar que trata da reposição salarial dos servidores municipais. A proposta, que já havia sido apreciada em primeiro turno na noite de quarta-feira, teve novamente votação unânime do Poder Legislativo. Agora, o texto segue ao Poder Executivo para sanção do prefeito. As sessões em que o projeto foi apreciado foram extraordinárias, exclusivas para apreciação dessa proposta, e foram realizadas no plenário do Poder Legislativo. As fotos das primeiras sessões do ano de 2025 na câmara de São Miguel estão no portal da Peperi na internet.
A Polícia Militar emitiu um comunicado, nesta quinta-feira, sobre uma onda de golpes envolvendo criminosos se passando por funcionários da Celesc. De acordo com a nota da PM, os criminosos estão entrando em contato com consumidores, solicitando informações pessoais e bancárias, com a desculpa de realizar um depósito referente a créditos ou benefícios de ações judiciais. A PM reforçou que se trata de um golpe. As pessoas não devem repassar nenhuma informação e não realizar depósitos ou transferências bancárias.
Nesta quarta-feira, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça e disparo de arma de fogo no Loteamento Cardoso, Bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. Ao chegar ao local, os policiais entraram em contato com a vítima, uma mulher de 48 anos, que relatou estar em processo de separação do companheiro. Ela informou que o homem foi até o estabelecimento comercial da família acompanhado de uma mulher armada, efetuando disparos para cima. Após o ocorrido, o homem e a mulher deixaram o local em um Fox em direção a Pato Branco. A Polícia Militar de Santa Catarina contatou a Polícia Militar do Paraná, que conseguiu abordar o veículo no município de Vitorino no Paraná. Os dois foram levados para a delegacia de polícia.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Piscina Clube de Palma Sola. O Corpo de Bombeiros foi acionado combater as chamas na edificação de dois pavimentos. Quando os bombeiros chegaram, o prédio já estava completamente tomado pelas chamas. Foi realizado o corte de energia e iniciado o combate ao fogo na parte externa. Em seguida, com o uso de equipamentos de respiração, os bombeiros entraram na edificação para o combate direto às chamas. Foram utilizados seis mil litros de água para a extinção das chamas. O trabalho de combate durou cerca de uma hora. A edificação era de construção mista. A causa do incêndio será esclarecida após a perícia técnica.
Uma ocorrência de vias de fato foi registrada pelas equipes da Polícia Militar e do SAMU por volta das dez horas da manhã de hoje no centro de São Miguel do Oeste. Conforme as informações repassadas à Peperi, um homem teria agredido um adolescente, de 17 anos, com um soco. O homem desferiu o golpe depois de ver o rapaz na praça com a ex-companheira. O agredido e a mulher seriam colegas de trabalho. O adolescente sofreu ferimentos no rosto, foi atendido pela equipe do SAMU básico e encaminhado para atendimento médico. A PM foi chamada e registrou os fatos. Os dois envolvidos na confusão foram encaminhados à Delegacia de Polícia.
Um rapaz de 20 anos, vítima de acidente de trânsito na SC 163, morreu ontem a noite no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. LEONARDO MINATTI estava conduzindo uma moto Fan 160 que colidiu em uma Amarok por volta das quatro e meia da tarde entre a cidade de Descanso e Linha Campinas. RAFAEL chegou a ser atendido pelo SAMU e encaminhado ao hospital, mas, não resistiu aos ferimentos. O caroneiro da moto também sofreu ferimentos graves e foi levado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. O motorista da Amarok saiu ileso do acidente.