ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 16/01/2025

GLOBO EM FOCO – 16/01/25

-APÓS REPERCUSSÃO NEGATIVA, GOVERNO VAI REVOGAR ATO SOBRE FISCALIZAÇÃO DO PIX

-SAIDINHA DE FIM DE ANO TEM 48 REGISTROS DE FUGA EM SANTA CATARINA

-JUSTIÇA ANALISA AÇÃO DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO CONTRA PREFEITO E VICE

-PROGRAMA LAR LEGAL RURAL TERÁ REGISTRO DE ESCRITURAS EM BREVE

-SECRETÁRIA DA SAÚDE ANUNCIA ALTERAÇÕES NO ATENDIMENTO EM SJO

-UCEFF INICIA ROTEIRO DE 12 FORMATURAS

-INCÊNDIO DESTRÓI CLUBE DE PALMA SOLA

-JOVEM MORRE NO HOSPITAL APÓS ACIDENTE DE MOTO NA SC-163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se . A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em seis reais e três centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

As equipes de resgate em uma mina ilegal na África do Sul retiraram mais 42 corpos e resgataram mais 84 pessoas do local. A informação é da porta-voz da polícia. Nas últimas 24 horas, quando as primeiras imagens da operação de salvamento foram registradas, o número, tanto de mortos passou de 36 para 78. O total de sobreviventes subiu de 82 para 166. O resgate, feito através de uma grande gaiola, ocorre dias após a divulgação de um vídeo da situação dos homens presos chocar o mundo: as imagens gravadas por um dos mineiros mostram que eles estavam vivendo em meio a corpos em decomposição.

Vinte e três pessoas morreram em menos de 48 horas em Istambul, na Turquia, e mais de 30 estavam sob cuidados intensivos após terem consumido bebida alcoólica adulterada. O balanço anterior citava 19 mortos desde a segunda-feira devido à ingestão de álcool adulterado com metanol, um composto industrial diferente do etanol. Esse tipo de intoxicação é comum na Turquia, uma vez que a produção clandestina disparou devido ao aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas. No ano passado, 48 pessoas morreram intoxicadas por esse tipo de álcool em Istambul.

O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entrará em vigor a partir de domingo. O tratado será implementado em fases, que ainda dependem de negociações. Enquanto isso, o governo de Israel deve votar o texto do acordo nesta quinta-feira. Catar e Estados Unidos anunciaram o acordo na tarde de quarta-feira. Os dois países, junto com o Egito, mediaram as negociações que se arrastaram por meses. Em linhas gerais, o acordo prevê o fim definitivo do conflito e a libertação de todos os reféns que ainda estão sob o poder do Hamas. A primeira fase do acordo, que já está negociada, durará seis semanas e prevê a libertação de 33 dos 100 reféns.

O Índice de Atividade Econômica, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira, mostrou expansão de zero vírgula um por cento em novembro, na comparação com o mês anterior. Com isso, houve relativa estabilidade no índice, que teve crescimento no mesmo patamar também em outubro. Esse foi o quarto mês seguido de alta do indicador. Na comparação com novembro do ano passado, o indicador alcançou aumento de quatro virgula um por cento, segundo o Banco Central. Nos onze primeiros meses de 2024, o aumento acumulado é de três vírgula oito por cento em relação ao mesmo período de 2023.

O secretário do Tesouro Nacional, ROGÉRIO CERON, disse nesta quarta-feira que a renegociação da dívida dos estados deve levar a uma perda de 20 bilhões de reais por ano para o governo federal. Na terça-feira, o presidente LULA sancionou a lei que cria regras mais flexíveis para o pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal. Ele vetou trechos que, na visão do governo, geravam impacto no resultado primário das contas públicas, ou seja, na busca pelo equilíbrio entre receita e despesas em 2025 e nos próximos anos. O Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados, criado pela lei, é de adesão voluntária pelos governos estaduais.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, anunciou nesta quarta-feira que o governo vai revogar o ato que ampliou as normas de fiscalização sobre o PIX. Ele também afirmou que o presidente LULA vai assinar uma medida provisória para garantir que transações via PIX não possam ser tributadas. De acordo com HADDAD, nunca houve intenção de taxar essa modalidade de pagamento. Ele informou que o governo vai soltar uma medida provisória para garantir que não terá imposto sobre o PIX. A MP também vai determinar que seja proibido diferenciar preços de produtos e serviços para o pagamento em dinheiro ou via PIX, ou sej,a não será permitido cobrar uma taxa adicional dos consumidores que queiram pagar com o meio de pagamento digital.

As universidades do sistema Acafe começam neste mês a oferecer cursos de formação continuada para professores da rede pública de ensino. A capacitação está prevista como uma das contrapartidas exigidas das instituições dentro do programa Universidade Gratuita que oferece bolsas de estudo para o ensino superior no Estado. O programa de Formação Continuada será lançado em eventos nos dias 30 e 31 de janeiro, em Florianópolis. Os cursos devem ter painéis sobre temas centrais para a educação, o cenário do programa Universidade Gratuita, a relação entre a formação de professores e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e práticas de gestão escolar.

Santa Catarina segue alerta no combate à dengue. Entre 29 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025, foram registrados dois mil 102 casos prováveis da doença, em 107 municípios. Os dados apontam que a curva de casos prováveis está em alta. Também foram identificados mil 487 focos do mosquito Aedes Aegypti, em 145 municípios catarinenses. Dos casos prováveis, 71 foram confirmados e dois mil e 31 seguem suspeitos. Além disso, houve aumento no número de casos prováveis na comparação com o mesmo período do ano de 2024, onde foram registrados dois mil e casos. Em 2024, Santa Catarina registrou uma importante transmissão da dengue o que levou o Governo a decretar situação de emergência.

O benefício da saída temporária de final de ano resultou em 48 ocorrências de fuga entre os dias 19 e 31 de dezembro de 2024, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social. Destas ocorrências, 39 presos seguem foragidos do sistema prisional. Foram concedidas mil 773 saídas temporárias nesse período, de acordo com dados da SEJURI. Com duração de sete dias, a “saidinha” dos presos que estão em regime semiaberto é determinada pela Justiça. ROBERVAL FERRAZ, diretor-geral da Polícia Penal de Santa Catarina, destaca que a saída temporária é um benefício concedido a presos do regime semiaberto como forma de reinserção progressiva na sociedade.

DNIT inicia estudos e projetos para duplicar a BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes assinou a ordem de início dos serviços para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para a duplicação da BR-282, entre Chapecó e São Miguel do Oeste. A emissão da ordem de início de serviço abrange o lote 12 da duplicação da BR-282, totalizando um trecho de 118 quilômetros de extensão. Para esta etapa o investimento será de aproximadamente oito milhões de reais.

A empresa contratada tem um prazo de dois anos para executar os estudos e projetos no trecho localizado entre os entroncamentos da BR-116, em Lages, e da BR-163, em São Miguel do Oeste. O contrato ainda prevê estudos para adequação da capacidade e melhorias de segurança, com eliminação de pontos críticos. A BR-282 é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, cruzando o estado de leste a oeste em uma extensão de mais de 600 quilômetros. A rodovia é utilizada para transporte de cargas e deslocamento de pessoas, conectando a Grande Florianópolis à serra catarinense e ao Oeste do estado.

Justiça analisa ação de abuso de poder econômico contra prefeito e vice de Santa Helena. O prefeito de Santa Helena, CLÓVIS LAZAROTTO, e vice, CLAUDIR SALERNO, são alvos de uma ação judicial protocolada pela coligação derrotada nas eleições de outubro. A ação, registrada em dezembro de 2024, acusa a chapa vencedora de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. A principal acusação é a contratação de um cabo eleitoral que não teria sido registrado na prestação de contas. Para embasar o caso, os autores apresentaram vídeos gravados no período eleitoral. Na ação apresentada pela coligação, é solicitada a aplicação das sanções previstas, incluindo a declaração de inelegibilidade do representado, além da cassação do registro ou diploma do prefeito e do vice-prefeito.

O prefeito de Santa Helena, CLÓVIS LAZAROTTO, e vice, CLAUDIR SALERNO alegam que as acusações se baseiam em provas produzidas de forma clandestina, por meio de gravações realizadas sem autorização judicial e editadas para distorcer a verdade. Segundo a defesa, o autor das filmagens estaria diretamente ligado a um candidato a vereador da coligação opositora e teria agido com intenções premeditadas para prejudicar a imagem dos eleitos. Ainda de acordo com a defesa, os vídeos, que totalizam cinco minutos e 26 segundos, mas foram divididos em oito trechos editados, seriam uma prova ilícita e, portanto, não poderiam fundamentar qualquer condenação.

A Epagri está planejando uma série de atividades voltadas para o setor da agricultura, com foco em capacitação e apoio aos produtores rurais da região. Entre os destaques está o novo projeto USC Rural, também conhecido como Microbacias, que promete gerar uma demanda significativa de trabalho para os próximos meses. Conforme o Gerente Regional da Epagri, SIDNEI SIMON, o planejamento para o ano de 2025 é fruto de uma consulta à sociedade realizada há quatro anos e que neste ano será novamente realizada, para garantir que as ações atendam às necessidades reais dos agricultores.

SIDINEI SIMON destacou que a Epagri vem cumprindo a maior parte das metas estabelecidas no planejamento anterior, graças ao esforço conjunto dos agricultores e das entidades envolvidas, e que para 2025 as perspectivas para a agricultura de precisão são promissoras. Segundo ele, a tecnologia tem sido cada vez mais presente no setor agropecuário, com inovações como o monitoramento de solos e o desenvolvimento de novas cultivares, o que tem contribuído para um aumento significativo na produtividade, com índices de até cinco vezes maiores do que há 10 ou 15 anos. O Gerente Regional da Epagri frisou que a capacitação também continua sendo uma prioridade, com a empresa oferecendo programas voltados para áreas como pecuária de leite e corte, fruticultura, horticultura e sustentabilidade ambiental.

O Gerente Regional da Epagri ressaltou que a pecuária de corte tem ganhado destaque, proporcionando uma "sobrevida" aos agricultores que enfrentam dificuldades para manter suas propriedades. A conservação do solo também é uma das principais ações do programa de desenvolvimento e sustentabilidade ambiental da Epagri. Além disso, SIDNEI SIMON salienta que a Epagri tem se dedicado ao fortalecimento do capital humano e social dos agricultores, com apoio das Extensionistas sociais na região. SIMON mencionou a importância das políticas públicas, destacando que em 2024 foram investidos cerca de 130 milhões de reais na região, tendo em vista que o objetivo é de ter um investimento semelhante neste ano.

UCEFF inicia roteiro de formaturas em três cidades. Serão quase 300 acadêmicos com colação de grau em três unidades do Centro Universitário. Mais de 250 terão formatura em Itapiranga. Os preparativos para as formaturas solenes já iniciaram com os ensaios. Conforme o professor SADI RECKZIEGEL, que coordena cerimonial de formatura há mais de 20 anos, a largada será nesta sexta-feira com formatura da primeira turma de Biomedicina, em São Miguel do Oeste. Ele explica que também terá colação de grau em Barracão no Paraná. A instituição se ajustou as necessidades e opções dos acadêmicos proporcionando quatro modelos diferentes de formaturas, sendo extemporânea, que ocorre logo após a conclusão do curso, as tradicionais solenes, além das institucionais e de gabinete.

Conforme SADI RECKZIEGEL, a UCEFF tem tradição de promover formatura da graduação com eventos formais e que acabam movimentando diversos setores da economia da cidade, como alimentação, decoração e vestuário. Segundo SADI RECKZIEGEL, o calendário de formaturas inclui os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Agronomia, Odontologia, Administração, Contábeis e Medicina Veterinária. Os eventos prosseguem até 21 de março. O professor lembra que este é um ano especial para a UCEFF, pois a instituição comemora 25 anos de atividades e lançou o projeto UCEFF Colégio, com turmas do ensino médio.

Secretária anuncia ajustes em espaços físicos e no atendimento na área da saúde de São João do Oeste. Com novo governo o objetivo é promover alterações básicas em busca de agilizar o atendimento para os munícipes. Colocado como uma das prioridades do Prefeito SÉRGIO THEISEN, o setor vai ter ajustes e novas contratações. A Secretária Municipal afirma que pretende conhecer experiencias bem sucedidas em outros municípios para aperfeiçoar o trabalho em São João do Oeste. Segundo CLEIDE REMPEL, o foco está no atendimento de qualidade e humanizado na saúde pública básica. As alterações visam melhor e agilizar os procedimentos nas duas unidades do município. Ela afirma que estão incluídas questões básicas como implantação de uma sala de espera para as pessoas que aguardam consulta e ampliação da farmácia básica.

A Secretária CLEIDE REMPEL cita ainda medidas de maior impacto como a contratação do quarto médico para integrar a equipe do posto de saúde. Segundo ela, desta forma será possível manter em tempo integral dois médicos em cada unidade de saúde. CLEIDE REMPEL também chama atenção para o atendimento de fisioterapia, com meta de dobrar os atendimentos e assim reduzir fila de espera. Já na psicologia a Secretária considera que é preciso uma atenção maior devido à grande demanda por atendimento na saúde mental. Conforme CLEIDE REMPEL, a prefeitura fará contratação de novos profissionais de psicologia para ampliar ações preventivas, em parceria com a secretaria de educação e grupos da terceira idade.

Investimentos na saúde de São João do Oeste também visam oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da equipe fixa e temporários. Os ajustes na distribuição dos espaços também vão favorecer o atendimento especializado. A Secretária da Saúde, CLEUIDE REMPEL, destaca a importância de fortalecer as parcerias e convênios com clinicas e hospitais, para realização de consultas, exames e procedimentos. De acordo com CLEIDE, em janeiro diversos servidores estão em período de férias. Os serviços serão normalizados a partir de fevereiro. Conforme a Secretária, ainda está ocorrendo o planejamento de ações e ajustes no atendimento aos munícipes.

Programa Lar Legal Rural terá registro de escrituras em breve. Criado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o programa de regularização de áreas rurais, enfrentou dificuldades no processo de entrega de escrituras. Iniciado em 2023, poucos encaminhamentos foram concluídos até o momento. Segundo o Coordenador Regional do Programa Lar Legal Rural, JOEL DE MOURA, o programa mudou o formato, que inicialmente era de contato direto com os agricultores, que precisavam fazer todos os encaminhamentos. Isso gerou dificuldade para sequência do processo. MOURA destaca que foi estabelecido parceria com os sindicatos e prefeituras como ponto de referência para inscrições. Esta medida possibilitou avanço significativo.

Lar legal Rural depende de contribuição entre as pessoas que busca regularização de terras. O Coordenador Regional do Programa Lar Legal Rural, JOEL DE MOURA cita que entre as exigências está a coleta de assinatura dos vizinhos, que nem sempre colaboram. Outra situação que gera divergências é de condôminos. Uma exigência do Tribunal para a formação de grupo de 20 pessoas gerou muitas dificuldades. Após negociações, foi reduzido para 10 integrantes. JOEL DE MOURA considera que ainda é elevado o número de pessoas que precisam estar com a documentação atualizada para encaminhas a solicitação. Ele menciona que as vezes tem nove pessoas com a documentação pronta, porém ainda não existe o mínimo exigido para os encaminhamentos finais.

Coordenador Regional do Programa Lar Legal Rural, JOEL DE MOURA é otimista para avanços no programa nos próximos meses. Ele informa que em Itapiranga são 15 famílias que aguardam a regularização. Em Tunápolis ocorreu a formação de dois grupos com 20 e 21 pessoas. São João do Oeste também já possui dois grupos, ambos com 12 integrantes. Conforme JOEL DE MOURA, em 12 municípios da Ameosc já são 620 encaminhamentos que aguardam a regularização. No segundo semestre do ano passado o Tribunal de Justiça interrompeu os trabalhos no período eleitoral para evitar favorecimentos em municípios que a prefeitura faz a intermediação.

Um incêndio de grandes proporções destrói clube de Palma Sola. Os bombeiros foram acionadas na madrugada desta quinta-feira, por volta das duas horas e 45 minutos para combater fogo que atingiu o Piscina Clube de Palma Sola. A edificação de dois pavimentos foi completamente destruída pelas chamas. O trabalho dos bombeiros no combate às chamas durou cerca de três horas. A construção, com mais de mil metros quadrados, era mista em madeira e alvenaria. Os bombeiros de Palma Sola tiveram apoio da guarnição de Campo Erê. A Polícia Militar também esteve no local. Não houve vítima.

Confusão por ciúmes termina com menor agredido em São Miguel do Oeste. Uma ocorrência de agressão mobilizou as equipes da Polícia Militar e do SAMU por volta das 10 horas dessa quinta-feira, no centro de São Miguel do Oeste. Conforme as informações repassadas à Peperi, um homem teria agredido um menor, de 17 anos, com um soco após ver ele na praça com sua ex-companheira. O agredido e a mulher seriam colegas de trabalho. O menor sofreu ferimentos no rosto, foi atendido pela equipe do SAMU básico e encaminhado para atendimento médico. A Polícia Militar foi chamada e registrou os fatos. Os dois envolvidos na confusão foram encaminhados à Delegacia.

Colisão entre carros mobiliza bombeiros em São João do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas e 30 minutos desta quarta-feira, na SC-163, próximo ao trevo de acesso à São João do Oeste. A colisão envolveu um Onix e um Corsa. Ambos conduzidos por mulheres. A motorista do Onix, de 26 anos, relatava dores na clavícula esquerda. Ela estava sozinha no carro e saiu sozinha do veículo. Ela foi encaminhada ao Hospital de São João do Oeste. A condutora do Corsa, de 25 anos, não sofreu ferimentos e recusou atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local.

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferida no centro de Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das 20 horas e 15 minutos desta quarta-feira, na rua do Comércio, centro de Itapiranga. A colisão envolveu uma Biz, de Itapiranga, que era conduzida por uma jovem de 23 anos e uma Ecosport, conduzida por uma mulher. A jovem foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Itapiranga. Ela apresentava diversas escoriações nos braços e pernas. A Polícia Militar esteve no local do acidente.

Jovem morre no hospital após acidente de moto na SC-163. Leonardo Minatti, de 20 anos, morador de São Miguel do Oeste, faleceu no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso horas depois de se envolver em um grave acidente de trânsito na SC-163, em Descanso. A colisão aconteceu entre o centro da cidade e a comunidade de Linha Campinas e envolveu uma moto Honda/Fan 160 e uma caminhonete Amarok. Leonardo era o condutor da motocicleta e sofreu ferimentos graves no impacto. Ele chegou a ser atendido pelo SAMU e encaminhado ao hospital, mas, infelizmente, não resistiu. Um jovem que estava como carona na motocicleta também sofreu ferimentos graves e foi levado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. Até o momento, o estado de saúde dele não foi divulgado. O motorista da Amarok saiu ileso do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.