-SETOR DE SERVIÇOS INTERROMPE SEQUÊNCIA NEGATIVA E CRESCE 0,4% EM NOVEMBRO
-PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DESTINA 10 MILHÕES PARA SC EM 2024
-REUNIÃO DISCUTE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DENGUE EM IPORÃ DO OESTE
-DIVULGADO EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE BOMBEIRO COMUNITÁRIO
-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELMONTE INICIA ATENDIMENTOS NA NOVA SEDE
-CELESC DEVE INVESTIR 250 MILHÕES NAS REDES DA REGIÃO ATÉ 2026
-BAR É ROUBADO E CRIMINOSOS FOGEM LEVANDO DINHEIRO E BEBIDAS
-CAMINHONEIRO QUE JOGOU VEÍCULO PARA FORA DA PISTA É AUTUADO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chance de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 32 graus. Umidade relativa do ar 64 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, alertou que, embora seu país não busque a guerra, não pretende evitá-la. Ele também pediu uma emenda constitucional para mudar o status da Coreia do Sul para um Estado separado. KIM afirmou que sua conclusão é de que a unificação com o Sul já não é possível. As falas ocorreram em um discurso na Assembleia Popular Suprema, o Parlamento oficial da Coreia do Norte. Por fim, acusou Seul de procurar o colapso do regime e a unificação por absorção.
O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP venceu as primeiras prévias para a disputa pela Casa Branca, entre os republicanos, na noite desta segunda-feira. A votação, chamada de "caucus", foi feita no estado de Iowa. TRUMP teve 51 por cento dos votos e elegeu 20 delegados. RON DESANTIS, que ficou em segundo lugar, recebeu 21 por centos dos votos e conseguiu oito delegados. O país realizará eleições em novembro de 2024 e devem ter uma disputa acirrada entre JOE BIDEN e DONALD TRUMP. Apesar de representar apenas um por cento dos delegados republicanos em todo o país, a disputa desta segunda-feira em Iowa funciona como o primeiro termômetro das eleições.
Quarenta e três prisioneiros continuam foragidos após escaparem de uma prisão no norte do Equador. Forças de segurança continuam operações em todo o país. O presidente DANIEL NOBOA declarou estado de emergência por 60 dias na semana passada, incluindo toque de recolher noturno, e designou 22 grupos criminosos como terroristas. Desde que foi declarado o estado de emergência, as forças de segurança detiveram mais de mil e 500 pessoas e realizaram 41 operações contra grupos terroristas, segundo o governo. NOBOA disse que as operações continuarão em todo o Equador nesta semana.
O presidente LULA afirmou nesta segunda-feira que o Brasil tem divergências com o Paraguai em relação ao valor da tarifa da usina hidrelétrica de Itaipu, que é uma empresa binacional gerida pelos dois países, mas que o tema seguirá sendo tratado pelas equipes de ambos os governos para que se chegue a uma solução. A declaração foi dada após encontro entre o mandatário brasileiro e o presidente paraguaio, SANTIAGO PEÑA, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Foi a primeira visita oficial de PEÑA ao Brasil desde que assumiu o governo do Paraguai, em agosto do ano passado. Após 50 anos, Brasil e Paraguai trabalham para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento.
O senador SERGIO MORO fez nesta segunda-feira uma postagem nas redes sociais em que afirma que "não teme qualquer investigação”. A declaração do ex-juiz da Operação Lava-Jato ocorre depois de se tornar pública a abertura de inquérito para investigar a conduta do parlamentar quando era juiz federal. A ordem de investigação partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI. MORO é acusado de cometer abusos no acordo de colaboração premiada do ex-deputado estadual do Paraná e empresário ANTÔNIO CELSO GARCIA, o TONY GARCIA. MORO lamentou a abertura de inquérito sobre fatos de quase 20 anos atrás “com base nas fantasias confusas de um criminoso condenado e sem elementos que as suportem”.
Depois de uma sequência negativa, o volume prestado no Brasil aumentou zero vírgula quatro por cento em novembro de 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Ainda segundo o órgão, o setor se encontra 10 vírgula oito por cento acima do nível de fevereiro 2020, período pré-pandemia, e dois virgula seis por cento abaixo de dezembro de 2022, ponto mais alto da série histórica. A pesquisa mostrou que 12 das 27 unidades da federação apresentaram expansão no volume de setor quando comparamos com outubro de 2023. Entre os locais com taxas positivas nesse mês, o impacto mais importante veio de São Paulo, seguido por Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Um investimento de 10 milhões de reais será destinado a compras da agricultura familiar em Santa Catarina. O novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos está aberto para que os municípios possam se cadastrar. Após o cadastro das prefeituras, será a vez dos agricultores interessados fazerem os cadastros. Por isso, a Coordenadoria Estadual já iniciou as visitas com o objetivo de fortalecer vínculos com os que já vendem para o PAA e disseminar a informação com o objetivo de atrair mais produtos para o programa. No último edital, Santa Catarina foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA. Eram 248 produtos cadastrados. O número de agricultores foi de 293 e a meta para 2024 é ampliar para 800.
O governo do Estado publicou na última sexta-feira a sanção ao projeto de lei complementar aprovado no fim do ano passado pela Assembleia Legislativa que restringe os recursos do Programa Universidade Gratuita exclusivamente a cursos na modalidade presencial. A medida consta na Lei Complementar que já está em vigor. A alteração foi proposta pelo deputado NAPOLEÃO BERNANDES. Pelo texto sancionado pelo Executivo, os estudantes matriculados em cursos de ensino a distância e que já recebem bolsas de estudo do Universidade Gratuita terão direito ao benefício até a conclusão do curso. Só em 2023, 22 mil 375 estudantes foram contemplados.
O Programa Novos Caminhos formou 633 jovens em cursos profissionalizantes em 2023. Trata-se de um aumento de 40 por cento em relação a 2022, quando 451 foram formados. Os cursos mais comuns foram informática, conserto de eletrônicos, robótica, mecânica de motos, mecânica industrial, costura, marketing, fotografia, logística e afins. O programa atende crianças, adolescentes e jovens de 221 serviços de acolhimento de Santa Catarina. A iniciativa também oferece atendimento psicológico e odontológico, mas foca em qualificação profissional porque, quando completam 18 anos, os jovens precisam deixar os serviços de acolhimento e seguir a vida sozinhos. O programa foi criado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Associação dos Magistrados Catarinenses e Federação das Indústrias de Santa Catarina.
A Justiça atendeu um pedido liminar do Ministério Público de Santa Catarina e determinou que o Município de Riqueza retificasse dois editais publicados em dezembro de 2023, por serem inconstitucionais. Os editais deflagravam certames para a formação de cadastro de reserva e não detalhavam minimamente a legislação que seria objeto de avaliação para cada cargo. O Município cumpriu a liminar em 22 de dezembro e a quantidade de vagas disponíveis para cada cargo passou a constar nos editais. Os editais também passaram a discriminar o conteúdo programático para detalhar o que seria exigido dos candidatos na área de conhecimento sobre "legislação", com indicação das leis que pautarão o certame. O Promotor de Justiça, RAFAEL DUTRA SILVEIRA MARTINS, explicou que os fatos chegaram ao conhecimento da Promotoria de Justiça da Comarca de Mondaí, por meio de uma representação na Ouvidoria do Ministério Público.
Segundo o promotor de Justiça, a representação narrava que no dia primeiro de dezembro, o Município de Riqueza, por intermédio da HC Assessoria Administrativa, publicou dois editais para a contratação de servidores públicos, somente para cadastro de reserva. Os editais faziam menção, no conteúdo programático, à área de conhecimento sobre "legislação", descrevendo-a de forma vaga e infundada. Com a retificação dos editais, o prazo de inscrição e a data das provas foram alterados. As inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro e as provas serão aplicadas em 04 de fevereiro. As vagas são para Agente Administrativo, Assistente Social, Controlador Interno, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Orientador Pedagógico, Secretário e Auxiliar de Serviços Gerais. As inscrições devem ser feitas no site da HC Assessoria Administrativa.
O sistema elétrico da Celesc no Extremo-Oeste está em constante expansão e modernização. A informação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que durante o ano passado foram 45 milhões em investimentos para melhorar o fornecimento de energia elétrica. No Estado foram aplicados cerca de 900 milhões de reais. VALMORBIDA citou que a projeção da Celesc é aplicar, entre 2023 e 2026, 250 milhões de reais nos 34 municípios da gerencia regional de São Miguel do Oeste. De acordo com o gerente da empresa, será o maior investimento da história da Celesc.
Um dos desafios da Celesc em 2024 será ampliar a cobertura de rede trifásica nas comunidades rurais do estado. A afirmação é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que a meta da empresa é instalar cerca de 500 quilômetros de rede trifásica nos próximos anos no estado. No Extremo-Oeste, em 2023, foram aplicados oito milhões de reais nesse segmento. Ele citou que a demanda é muito grande em razão do crescimento da agricultura. VALMORBIDA disse que essa é uma questão importante que a Celesc precisa resolver. No ano passado, o investimento em rede trifásica ocorreu, principalmente, nos municípios de Santa Terezinha do Progresso, Itapiranga, São João do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro e Mondaí.
A principal preocupação da Celesc é oferecer energia elétrica de qualidade e com segurança para os consumidores. O comentário é do gerente regional da empresa, SANDRO VALMORBIDA. Ele explicou que a Aneel prevê uma série de metas e fixa limites para os chamados apagões, que são as interrupções no fornecimento de energia para consumidores residenciais, empresas e industrias. VALMORBIDA disse que os índices obtidos pela Celesc na região estão dentro do que a lei prevê.
Região possui grande demanda por cursos de capacitação agrícola. Sindicalista avalia que os resultados são positivos e motivam a formação de novos grupos. Diversos profissionais atuam nas orientações que visam aperfeiçoar os sistemas produtivos. Conforme o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, WALDEMAR SCHROEDER, os cursos profissionalizantes e de promoção social ganham espaço em vários setores. Ele comenta que a demanda é apresentada por lideranças comunitárias, cooperativas e secretarias municipais da agricultura. A parceria que viabiliza a contratação de profissionais é com o SENAR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Presidente chama atenção para o sucesso alcançado na Assistência Técnica Gerencial com dois anos de duração, permitindo o acompanhamento em diversas etapas da atividade desenvolvida pelo produtor rural.
Nestes casos, atuam nas orientações profissionais veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas. Eles permanecem por quatro horas por mês em trabalho de assistência personalizada, acompanhando as atividades dos produtores. Segundo WALDEMAR SCHROEDER, não necessita ser associado para receber as capacitações e todos os trabalhos especializados são gratuitos. A exigência é estar na atividade em que deseja o treinamento por dois anos. Na região de Itapiranga as disponibilidades de cursos estão em apicultura, dois cursos de gado leiteiro e um de gado de corte. De acordo com SCROEDER, esta atividade registra crescimento nos cinco municípios de abrangência do sindicato. Ele comenta que outras áreas podem ser contempladas, porém é necessário que tenha interesse dos produtores.
Conforme WALDEMAR SCHROEDER o resultado é expressivo e surgem novas edições dos cursos oferecidos. Ele avalia que estas ações tem contribuído para aumento da produtividade e melhor qualidade de vida do meio rural. O sindicalista também é Vice-presidente Regional da FAESC com auxilio nas atividades desenvolvidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, no Extremo Oeste. Já o Sindicato tem atuação em Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Segundo SCHROEDER, o Sindicato retomou atendimento após o período de férias e registra grande procura nos serviços relacionados ao e-Social, contratos, auxilio, emissão de nota fiscal eletrônica e os encaminhamentos para aposentadoria. Segundo o Presidente, os novos associados, normalmente são jovens que fazem a sucessão familiar demonstram interesse em aderir ao sindicato.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste lançou na última sexta-feira, o edital de inscrições para o curso de formação de novos bombeiros comunitários. Os interessados deverão se inscrever entre os dias 05 e 11 de fevereiro, exclusivamente por meio de um formulário online. O curso terá início no dia 19 de março e se estenderá até 30 de outubro. Nesta edição do curso de formação de bombeiros comunitários, estão sendo disponibilizadas 30 vagas, preferencialmente para pessoas que residam em Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. Caso restem vagas, elas poderão ser preenchidas por pessoas de outros municípios da região. O coordenador dos bombeiros comunitários do quartel de Iporã do Oeste, cabo FRANKLIN NEIS, explica que o curso tem carga horária total de 414 horas, das quais 154 horas são teóricas e outras 240 horas são de estágio operacional, onde o candidato vai auxiliar as guarnições no atendimento das ocorrências.
O processo de formação dos novos bombeiros comunitários sofreu alterações nos últimos anos e passou a ter maior rigidez no processo de seleção dos candidatos. De acordo com o cabo, FRANKLIN NEIS, inicialmente o candidato realiza uma prova teórica e depois um teste de aptidão física. Passadas essas etapas, ocorre a entrega da documentação exigida e por último, é feita uma investigação social. O cabo e coordenador dos bombeiros comunitários do quartel de Iporã do Oeste explica que os principais requisitos para poder se inscrever são ter mais de 18 anos, ter concluído o Curso Básico de Atendimento a Emergências e o Treinamento Básico de Atendimento a Emergências, estar apto a realizar o teste de aptidão física mediante apresentação de atestado médico, estar em dia com os deveres militares obrigatórios e também não possuir antecedentes criminais.
A Secretaria de Assistência Social de Belmonte iniciou os atendimentos na nova sede, localizada na Rua Peperi, no centro da cidade. Anteriormente a pasta funcionava em uma sala anexa à prefeitura municipal. De acordo com o secretário de Assistência Social, FERNANDO REVERS, foi adquirido e adaptado um contêiner para abrigar a Secretaria, que agora está situada nas proximidades do Centro de Referência em Assistência Social. A aquisição foi custeada com recursos oriundos do Fundo Estadual da Assistência Social e contrapartida do município.
FERNANDO REVERS explica que no local são realizados diversos atendimentos, como por exemplo, dos grupos de Proteção e Atendimento Integral às Famílias, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes e ainda o Serviço de Convivência para idosos. Nas próximas semanas também será instalada a biblioteca municipal, em uma unidade junto ao contêiner. O secretário de Assistência Social de Belmonte lembra que o atendimento na nova sede ocorre das 07h30 ás 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Uma reunião realizada na última quarta-feira, na sala de situação do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste, discutiu ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue. Conforme o agente fiscal da Vigilância Sanitária, ANTÔNIO MARCOS JAGUEZESKI, o encontro teve a participação de várias lideranças da saúde e autoridades municipais, que debateram sobre a confirmação de quatro casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano e a possibilidade da situação se agravar nos próximos meses. Também foi abordado sobre as demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Zika e Chikungunya, que também possuem tendência de circulação. JAGUEZESKI observa que o município de Iporã do Oeste ainda é considerado infestado pelo mosquito e com isso, quando alguma pessoa testa positivo, as chances de disseminação da dengue são muito altas.
O agente fiscal da Vigilância Sanitária enfatiza que a população precisa adotar os cuidados básicos no dia-a-dia, para evitar que a situação evolua para uma nova epidemia da doença. As ações de enfrentamento ao mosquito definidas na reunião tiveram a contribuição de órgãos como a Polícia Militar Rodoviária e o Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária inclusive disponibilizou dois drones para a realização de um mapeamento aéreo da cidade em busca de calhas, reservatórios ou outros objetos que possam acumular água no alto das residências, onde os proprietários possuem dificuldade de acesso.
Outra ação que deve ser colocada em prática em Iporã do Oeste é a aplicação de inseticida nas bocas de lobo para amenizar a situação. No entanto, o agente fiscal da Vigilância Sanitária, ANTÔNIO JAGUEZESKI, frisa que essas ações não resolvem definitivamente o problema e por isso, é fundamental que as pessoas tornem permanentes os cuidados em suas residências para evitar locais e objetos com água parada. O fiscal menciona ainda que a situação da dengue é monitorada de forma permanente pelos agentes de endemias, que circulam nas casas e realizam a varredura nas imediações das residências dos pacientes infectados, a fim de eliminar possíveis criadouros de mosquitos. JAGUEZESKI pede para que a população receba bem os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde, que realizam um importante trabalho em prol da saúde pública.
Um homem de 38 anos foi levado para a delegacia depois de ser flagrado portando uma arma de fogo, em Maravilha. A Policia Militar atendeu a ocorrência na noite desta segunda-feira, por volta das 21h30, no bairro Progresso. As guarnições foram acionadas e ao chegarem no local, os policiais militares constataram que o homem também tinha danificado um contêiner de lixo da Prefeitura de Maravilha. A arma que ele portava era uma espingarda de pressão. O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Maravilha para os procedimentos cabíveis.
Um bar foi alvo de criminosos na noite desta segunda-feira, em Linha São Valentim, no interior de Descanso. Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 19h20. Os policiais conversaram com o dono do bar no local do fato e ele relatou que dois homens chegaram em um veículo, entraram no bar, o agrediram, realizaram diversas ameaças e ainda roubaram bebidas e cerca de mil e 300 reais em dinheiro do estabelecimento. Após cometer o crime, os suspeitos fugiram pela SC-163. Guarnições da Polícia Militar realizaram buscas na região, porém, os suspeitos não foram localizados.
O condutor de um caminhão que jogou um veículo de passeio para fora da pista foi abordado e autuado pela Polícia Militar Rodoviária. O fato ocorreu por volta das 20h de domingo na SC-163, em Linha São Valentim, no interior de Descanso. A guarnição recebeu a informação pelo telefone de emergência 198 e quando estava iniciando o patrulhamento na rodovia, visualizou o condutor passando em frente ao Posto Rodoviário e efetuou a abordagem. Duas testemunhas disseram que o condutor do caminhão Mercedes Benz Atego, emplacado no Espírito Santo, conduzia de forma anormal e por diversas vezes, tentou realizar ultrapassagens em locais proibidos, iniciando a manobra e retornando para a pista, por se deparar com outros veículos em sentido contrário.
As testemunhas disseram ainda que em determinado momento, em uma curva a subir, o caminhoneiro iniciou a ultrapassagem de um veículo Renault Senic, quando se deparou com outro veículo em sentido contrário e jogou a condutora do Renault para o acostamento, bem como outros dois veículos que se deslocavam logo atrás. O condutor do caminhão se comprometeu a comparecer no Fórum da Comarca de Descanso, onde vai responder pelos crimes de dirigir veículo em via pública colocando em perigo a segurança alheia e por expor a vida de outras pessoas a perigo direto e iminente. O condutor ainda foi autuado por alteração no sistema de iluminação, já que no lugar da lâmpada da placa traseira, havia instalado uma fita de led de cor vermelha, o que impedia a visualização da placa no período noturno.