-BRASIL TEM QUASE 4 MILHÕES DE PESSOAS EM ÁREAS DE RISCO DE DESASTRES
-MEDIDAS PROTETIVAS CRESCEM 113% EM SC DURANTE FESTAS DE FIM DE ANO
-DIA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID APLICA 80 DOSES EM CRIANÇAS DE CINCO A 11 ANOS
-SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA VOTAR REAJUSTE DOS SERVIDORES SERÁ NA QUINTA-FEIRA
-PREFEITOS QUEREM AUDIÊNCIA COM JORGINHO PARA DISCUTIR REPASSES DO ESTADO
-BRIGA TERMINA COM UM FERIDO A GOLPE DE FACA NO CENTRO DA CIDADE
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ATROPELAMENTO NA SC 163
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
A autoridade de aviação civil do Nepal informou que pelo menos 68 pessoas morreram, neste domingo, quando um voo doméstico caiu em Pokhara. Este foi o pior acidente aéreo no pequeno país do Himalaia em três décadas. Centenas de equipes de resgate estavam vasculhando a encosta onde o voo transportando 72 pessoas da capital Katmandu, caiu. O governo criou um painel para investigar a causa do acidente e deve apresentar um relatório dentro de 45 dias. Quase 350 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou estado de emergência para a Califórnia neste sábado.Tempestades atingem a região desde 26 de dezembro. Ao menos 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas, que também causaram inundações, falta de energia, deslizamentos de terra e fechamento de estradas. BIDEN ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas por fortes tempestades de inverno, inundações, deslizamentos de terra e lama. A ação do presidente disponibiliza fundos federais para indivíduos afetados nos condados de Merced, Sacramento e Santa Cruz.
Começa nesta segunda-feira o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O tema da reunião anual deste ano, que promoverá o encontro de líderes políticos, de empresas e da sociedade civil, será a “Cooperação em mundo fragmentado”. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e a ministra do Meio Ambiente, MARINA SILVA, vão representar o Brasil no encontro e discutir com a comunidade internacional temas relacionados às pautas econômicas e às questões ambientais. O fórum vai contar com a participação de dois mil e 500 convidados. Entre eles estarão chefes de estado, de governo, presidentes de empresas, lideranças e representantes da sociedade civil. O evento conta com painéis e reuniões que ocorrerão até sexta-feira.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou na quarta-feira, com três vetos, a Política Nacional de Educação Digital, que tem como objetivo promover a inclusão, educação, capacitação, especialização e acesso dos brasileiros à tecnologia. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para colocar como dever do Estado a educação digital de todas as instituições públicas de ensinos básico e superior. Um dos itens vetados pelo presidente LULA visava a inclusão de competências digitais, como aulas de programação e robótica na grade escolar. A justificativa utilizada para o veto foi conflito entre regras vigentes, uma vez que mudanças na grade precisariam do aval do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação.
A Caixa Econômica Federal suspendeu na última quinta-feira a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pela recém-empossada presidente da Caixa, RITA SERRANO. Em nota, o banco estatal informou que a contratação está suspensa e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios. As declarações foram dadas à imprensa após a cerimônia de posse de SERRANO como presidente da Caixa. Questionada se haverá perdão da dívida das pessoas que já contrataram o consignado, Rita disse que há a possibilidade de tentar negociar com o governo "formatos para baixar os juros". No começo deste mês, o governo anunciou que os endividados do consignado do Auxílio Brasil serão incluídos no programa Desenrola Brasil.
Quase quatro milhões de pessoas vivem em mais de 13 mil áreas de risco de desastres no Brasil, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. Cerca de quatro mil delas – ou 30 por cento – são áreas consideradas de muito risco. Entre o total de áreas identificadas pelo órgão nas mil e 600 cidades mapeadas, os riscos de deslizamento, com seis mil e 800 pontos e inundação, com quatro mil e 300, são os que aparecem com maior frequência. Para além das próprias ameaças da natureza, a gravidade do problema se mede a partir do aspecto socioeconômico e atingem sobretudo as camadas mais pobres da população brasileira.
O preço médio do litro da gasolina comum em Santa Catarina ficou 15 centavos mais caro que a média nacional, na última semana. Enquanto o litro do combustível custava em média cinco reais e quatro centavos no Brasil, no território catarinense era comercializado em média a cinco e 19. Os dados constam em levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A pesquisa de preço foi realizada na última semana, entre os dias oito e 14 de janeiro. Durante o período, foram consultados os preços de 180 postos de combustíveis no estado. Apesar de estar mais alto que a média nacional, o estado registrou uma redução em relação ao preço médio praticado na semana anterior, entre os dias primeiro e sete de janeiro, quando o litro custava em média cinco reais e 24 centavos em Santa Catarina.
O governador JORGINHO MELLO anunciou nesta sexta-feira, o nome do economista VANIO BOING para assumir a presidência do Instituto de Previdência do Estado. BOING é natural de Armazém, no Sul do estado, e reside em Florianópolis. É formado em economia e possui pós graduação e mestrado na área. Ele atuou como diretor superintendente da Fusesc, órgão ligado à Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, no setor previdenciário, de 1997 a 2022. No mesmo dia, o governador também nomeou o policial penal EDENILSON SCHELBAUER de Mafra para o cargo de secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A indicação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado dos próximos dias.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que concedeu mil e 21 medidas protetivas entre 17 de dezembro a oito de janeiro. O número, segundo o órgão, é 113 por cento maior que o registrado no mesmo período do ciclo anterior. Durante o período analisado, houve mil 563 solicitações de medidas protetivas, de acordo com o TJ. As medidas protetivas são mecanismos previstos na Lei Maria da Penha para proteger mulheres que sofrem ameaça ou violência física na relação familiar. Apesar do aumento dos pedidos, no entanto, dois casos suspeitos de feminicídio foram contabilizados em Santa Catarina só nos primeiros dias de 2022. Os casos foram registrados em São Bento do Sul e Canoinhas.
O Sicoob São Miguel vai iniciar no dia 31 de janeiro mais um roteiro anual de pré-assembleias vai até o mês de março com a realização da Assembleia Geral, em São Miguel do Oeste. No total, serão realizados 47 eventos em municípios que a cooperativa possui agências, nos três estados do Sul do Brasil, com o objetivo principal de compartilhar informações referentes ao desempenho da cooperativa e conquistas no exercício de 2022, bem como dialogar com os associados. O presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI, ressaltou que participação dos associados nas pré-assembleias é fundamental e demonstra uma atitude de dono. Em São Miguel, a pré assembleia da agencia centro será no dia primeiro de fevereiro no Salão da Comunidade do Bairro Agostini.
Os agricultores de Descanso participaram, na última semana, de uma capacitação para emissão da nota fiscal de eletrônica. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo é realizar uma série de encontros para atender todos os produtores rurais do município. De acordo com o secretário da pasta, ROBSON ZAPPANI, as capacitações serão realizadas por ramo de atividade. Na semana passada, o curso foi ministrado para um grupo de produtores de leite. Ele explicou que o objetivo é preparar o agricultor para utilizar o sistema da Secretaria de Estado da Fazenda e emitir as notas fiscais eletrônicas que passará a ser obrigatória a partir de julho deste ano. As capacitações serão realizadas nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, durante o mês de janeiro.
O Sebrae começa 2023 com mais uma turma do Empretec. De acordo com o consultor do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa, MIGUEL GARRIDO, o seminário de empreendedorismo de imersão tem duração de seis dias, com atividades pela manhã e pela parte da tarde. Ele explicou que o programa é focado no desenvolvimento das 10 características empreendedoras que todas as pessoas têm, mas que nem todos usam ou conhecem. O Sebrae já está recebendo as inscrições para nova turma do Empretec. GARRIDO explicou que as aulas serão realizadas na semana dos dias 20 e 25 de março.
A adesão ao Dia D de imunização contra a Covid para crianças de cinco a 11 anos surpreendeu a secretaria de saúde de São Miguel do Oeste. A avaliação é da enfermeira do município MARIANA DEGERONE. A ação ocorrer na Sala de Vacinas com oferta do medicamento sem a necessidade de agendamento prévio. A iniciativa ocorreu depois que o município recebeu a confirmação do Ministério da Saúde da liberação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para esse público. A terceira dose da vacina Pfizer foi aplicada nas crianças que estão com o esquema primário das duas doses há mais de quatro meses. Esta terceira dose estava liberada para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos.
O cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos nos bairros e centro da cidade entra na segunda semana. O container esteve no bairro Progresso, junto ao posto de saúde, local onde a coleta iniciou este ano. A partir de hoje, a estrutura vai receber os entulhos dos moradores do bairro São Gotardo, ao lado do salão da comunidade. A ação é coordenada pelo setor da Dengue da Secretaria de Saúde. A orientação da equipe é para que os moradores limpem seus terrenos e quintais e descartem o que não utilizam mais. A campanha vai recolher todo tipo de material com exceção de lixo orgânico, lâmpadas e sofás.
O cronograma de coleta de entulhos e materiais vai passar por três bairros da cidade neste mês. O primeiro foi o bairro Progresso. De hoje até domingo, a estrutura vai receber os entulhos dos moradores do bairro São Gotardo, ao lado do salão da comunidade. De 23 a 29 de janeiro é a vez do bairro Andreatta e na semana do dia 30 de janeiro a cinco de fevereiro, a coleta será no bairro São Sebastião. Em fevereiro, a campanha está programada para mais cinco bairros: Estrela, Agostini, Salete e Sagrado Coração de Jesus.
Todas as doses da terceira dose destinadas para crianças de cinco a 11 anos de idade foram aplicadas no Dia D de sexta-feira. A informação é da enfermeira do município MARIANA DEGERONE. Ela explicou que as 80 unidades dispensadas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas e demanda foi maior do que a oferta. MARIANA disse que o vacina de reforço da Pfizer, recomendada para esse público, está em falta no Ministério da Saúde. De acordo com ela, o município vai aguardar o envio do medicamento para organizar mais um dia D para imunizar as crianças de cinco a 11 anos contra a doença.
O presidente da câmara de vereadores, VAGNER PASSOS, definiu a data da sessão extraordinária solicitada pelo prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI. Os vereadores foram convocados para a reunião no dia 19, quinta-feira desta semana, as nove horas da manhã. Durante a sessão, o legislativo vai analisar e votar o projeto de lei que trata da revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos municipais. Também vai para votação o projeto de reajuste dos servidores do poder legislativo. A segunda votação será no mesmo dia, em nova sessão, marcada para as 11 horas da manhã. VAGNER disse que os vereadores também vão escolher, nessa mesma sessão, a nova composição das comissões permanente da casa para os dois anos finais do mandato.
O projeto de lei que será votado quinta-feira pelos vereadores prevê um reajuste de seis por cento para os servidores públicos do município. De acordo com o prefeito em exercício EDENILSON ZANARDI, a prefeitura vai conceder o índice do IPCA e mais uma ganho real. O indicador definido em lei para reajuste dos salários do funcionalismo foi de cinco vírgula 79 por cento entre janeiro e dezembro de 2022. ZANARDI explicou que o governo optou por conceder seis por cento de aumento, garantindo, assim, um ganho real de zero vírgula 21 por cento para os servidores do município. O projeto que prevê a reposição dos salários dos servidores do legislativo tem os mesmos índices, ou seja, o reajuste também será de seis por cento.
A câmara de vereadores terá um novo horário para as sessões ordinárias em 2023. O anúncio é do presidente da casa, VAGNER PASSOS. A partir deste ano, as reuniões voltam para o horário tradicional das oito horas da noite. Até o ano passado, as sessões começavam as sete horas. O presidente explicou que o horário das sete horas criava algumas complicações, tanto para os vereadores quanto para o cidadão que gosta de acompanhar as transmissões das sessões pela rádio Peperi.
O presidente do Consórcio Desenvolvimento Regional da Ameosc e o presidente da Ameosc devem se reunir, nos próximos dias com o governador do estado, JORGINHO MELLO. O objetivo da audiência é discutir a situação dos recursos que seriam destinados aos municípios e que não foram empenhados pelo governo. O presidente do Conder, VANDECIR DORIGON explicou que muitos recursos já tinham ordem de pagamento, mas não foram efetuados. No encontro, ele deve pedir ao governador o reempenho dos valores. DORIGON disse que os valores são muito importantes para os municípios e seria aplicados em diferentes setores, como saúde e infraestrutura.
O repasse de recursos do Plano Mil para as prefeitura foi suspenso por meio de uma portaria assinada no final do ano passado pelo então secretário da Fazenda, PAULO ELI. O documento prevê que o convênios com as prefeituras que não tiveram a primeira parcela, ou a parcela única, paga até o final de 2022, não serão repassados. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de dezembro. A portaria cita que a decisão leva em conta a redução na arrecadação de ICMS e a “nova realidade orçamentária do Estado”. O ex-governador CARLOS MOISÉS disse à um jornal do litoral que a suspensão foi um ajuste em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando que o Plano Mil teria prazo de duração de cinco anos. Em novembro do ano passado, o Ministério Público de Santa Catarina recomendou que o governador suspenda os repasses do Plano Mil por considera-lo inconstitucional.
A suspensão do Plano Mil pode causar problemas para as prefeituras do extremo-oeste que estavam contando com esses recursos para investimentos, principalmente na área de infra-estrutura. A afirmação é do presidente do Conder, VANDECIR DORIGON. O prefeito citou que ainda não há uma informação exata sobre quantas prefeituras estão nessa condição e quais são os valores total. Ele disse que a maior preocupação é com os municípios que já licitaram as obras e já assinaram os contratos com as empresas para a execução dos projetos.
Os prefeitos da região devem participar, no final do mês, de uma audiência com o governador JORGINHO MELLO para discutir a situação dos repasses do estado que foram suspensos no final de 2022. O presidente do Conder, VANDECIR DORIGON disse que a audiência deve ocorrer no dia 30 com a presença de prefeitos de todo o estado. Além de pedir a retomada dos repasses, os prefeitos também devem solicitar que o novo governador mantenha o Plano Mil ou apresente um novo programa para atender as necessidades dos município. DORIGON disse que JORGINHO já foi prefeito e sabe que as administração precisam do apoio do Estado para se desenvolver.
Um acidente de carro deixou duas pessoas feridas na Linha Sagrada Família, em Princesa, no começo da noite deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um veículo capotou em uma estrada rural por volta das seis horas da tarde. O condutor de 79 anos teve ferimentos no rosto e no braço direito, enquanto que a mulher de 65 anos teve escoriações no rosto. As duas vítimas foram encaminhadas pelo resgate dos bombeiros ao Hospital de São José do Cedro.
Um homem suspeito de furto de uma bicicleta foi preso na noite de ontem pela Polícia Militar. O fato aconteceu por volta das oito horas da noite no Bairro Salete em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o homem que é conhecido pelo cometimento de furtos na cidade. Na noite de ontem, ele furtou uma bicicleta em uma residência e fugiu em seguida. A PM foi chamada e encontrou o homem caído à duas quadras do local do furto. Segundo os policiais, ele estava embriagado e sofreu ferimentos na cabeça ao cair durante a fuga. O suspeito foi atendido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional.
Um rapaz de 23 anos sofreu ferimentos leves ao se envolver em um acidente de trânsito na tarde deste domingo na Avenida Willy Barth. Ele confirmou que perdeu o controle da direção do carro ao passar por uma deformidade na pista, atingiu uma placa de sinalização e caiu às margens da avenida. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o condutor com ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. Os danos no veículo foram de grande monta.
Uma briga terminou com um homem ferido a golpes de faca na noite de sábado no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o caso foi tratado como tentativa de homicídio e aconteceu por volta das 11 e 30 da noite. A PM informou que a vítima estava na via pública quando houve uma discussão envolvendo pelo menos quatro homens. Em determinado momento, um deles sacou uma faca e desferiu um golpe na vítima. O homem ferido foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Um homem de 45 anos sofreu ferimentos graves ao ser atropelado na SC-163, em Iporã do Oeste neste final de semana. O acidente foi registrado por volta das dez e meia da noite de sábado. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, uma Amarok com placas de São João do Oeste, trafegava no sentido São João do Oeste a Iporã do Oeste e a vítima caminhava na mesma direção do percurso do carro. Segundo a polícia, o pedestre teria estado, momentos antes, em um bar que fica nas margens da rodovia. O homem socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital. As circunstancias do acidente serão apuradas pela Polícia rodoviária e pela Polícia Civil.