-BRASIL TEM QUASE 4 MILHÕES DE PESSOAS EM ÁREAS DE RISCO DE DESASTRES
-MEDIDAS PROTETIVAS CRESCEM 113% EM SC DURANTE FESTAS DE FIM DE ANO
- PONTO DE COLHEITA DO MILHO É FUNDAMENTAL PARA A FABRICAÇÃO DE SILAGEM COM QUALIDADE
-EMPRESA RESPONSÁVEL POR OBRAS EM QUADRA ESPORTIVA REALIZA TRABALHO EXTRA
-FAMILIA COMPLETA CENTENÁRIO DA CHEGADA Á MONDAÍ
-AGRICULTORES TEM PRAZO DE 180 DIASPARA ADERIR AO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
-LADRÃO EMBRIAGADO FURTA BICICLETA CAI E FICA FERIDO EM SMOESTE
-PEDESTRE FICA EM ESTADO GRAVE AO SER ATROPELADO EM IPORÃ DO OESTE
O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
A autoridade de aviação civil do Nepal informou que pelo menos 68 pessoas morreram, neste domingo, quando um voo doméstico caiu em Pokhara. Este foi o pior acidente aéreo no pequeno país do Himalaia em três décadas. Centenas de equipes de resgate estavam vasculhando a encosta onde o voo transportando 72 pessoas da capital Katmandu, caiu. O governo criou um painel para investigar a causa do acidente e deve apresentar um relatório dentro de 45 dias. Quase 350 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou estado de emergência para a Califórnia neste sábado. Tempestades atingem a região desde 26 de dezembro. Ao menos 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas, que também causaram inundações, falta de energia, deslizamentos de terra e fechamento de estradas. BIDEN ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas por fortes tempestades de inverno, inundações, deslizamentos de terra e lama. A ação do presidente disponibiliza fundos federais para indivíduos afetados nos condados de Merced, Sacramento e Santa Cruz.
Começa nesta segunda-feira o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O tema da reunião anual deste ano, que promoverá o encontro de líderes políticos, de empresas e da sociedade civil, será a “Cooperação em mundo fragmentado”. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e a ministra do Meio Ambiente, MARINA SILVA, vão representar o Brasil no encontro e discutir com a comunidade internacional temas relacionados às pautas econômicas e às questões ambientais. O fórum vai contar com a participação de dois mil e 500 convidados. Entre eles estarão chefes de estado, de governo, presidentes de empresas, lideranças e representantes da sociedade civil. O evento conta com painéis e reuniões que ocorrerão até sexta-feira.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou na quarta-feira, com três vetos, a Política Nacional de Educação Digital, que tem como objetivo promover a inclusão, educação, capacitação, especialização e acesso dos brasileiros à tecnologia. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para colocar como dever do Estado a educação digital de todas as instituições públicas de ensinos básico e superior. Um dos itens vetados pelo presidente LULA visava a inclusão de competências digitais, como aulas de programação e robótica na grade escolar. A justificativa utilizada para o veto foi conflito entre regras vigentes, uma vez que mudanças na grade precisariam do aval do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação.
A Caixa Econômica Federal suspendeu na última quinta-feira a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pela recém-empossada presidente da Caixa, RITA SERRANO. Em nota, o banco estatal informou que a contratação está suspensa e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios. As declarações foram dadas à imprensa após a cerimônia de posse de SERRANO como presidente da Caixa. Questionada se haverá perdão da dívida das pessoas que já contrataram o consignado, Rita disse que há a possibilidade de tentar negociar com o governo "formatos para baixar os juros". No começo deste mês, o governo anunciou que os endividados do consignado do Auxílio Brasil serão incluídos no programa Desenrola Brasil.
Quase quatro milhões de pessoas vivem em mais de 13 mil áreas de risco de desastres no Brasil, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. Cerca de quatro mil delas – ou 30 por cento – são áreas consideradas de muito risco. Entre o total de áreas identificadas pelo órgão nas mil e 600 cidades mapeadas, os riscos de deslizamento, com seis mil e 800 pontos e inundação, com quatro mil e 300, são os que aparecem com maior frequência. Para além das próprias ameaças da natureza, a gravidade do problema se mede a partir do aspecto socioeconômico e atingem sobretudo as camadas mais pobres da população brasileira.
O preço médio do litro da gasolina comum em Santa Catarina ficou 15 centavos mais caro que a média nacional, na última semana. Enquanto o litro do combustível custava em média cinco reais e quatro centavos no Brasil, no território catarinense era comercializado em média a cinco e 19. Os dados constam em levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A pesquisa de preço foi realizada na última semana, entre os dias oito e 14 de janeiro. Durante o período, foram consultados os preços de 180 postos de combustíveis no estado. Apesar de estar mais alto que a média nacional, o estado registrou uma redução em relação ao preço médio praticado na semana anterior, entre os dias primeiro e sete de janeiro, quando o litro custava em média cinco reais e 24 centavos em Santa Catarina.
O governador JORGINHO MELLO anunciou nesta sexta-feira, o nome do economista VANIO BOING para assumir a presidência do Instituto de Previdência do Estado. BOING é natural de Armazém, no Sul do estado, e reside em Florianópolis. É formado em economia e possui pós graduação e mestrado na área. Ele atuou como diretor superintendente da Fusesc, órgão ligado à Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, no setor previdenciário, de 1997 a 2022. No mesmo dia, o governador também nomeou o policial penal EDENILSON SCHELBAUER de Mafra para o cargo de secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A indicação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado dos próximos dias.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que concedeu mil e 21 medidas protetivas entre 17 de dezembro a oito de janeiro. O número, segundo o órgão, é 113 por cento maior que o registrado no mesmo período do ciclo anterior. Durante o período analisado, houve mil 563 solicitações de medidas protetivas, de acordo com o TJ. As medidas protetivas são mecanismos previstos na Lei Maria da Penha para proteger mulheres que sofrem ameaça ou violência física na relação familiar. Apesar do aumento dos pedidos, no entanto, dois casos suspeitos de feminicídio foram contabilizados em Santa Catarina só nos primeiros dias de 2022. Os casos foram registrados em São Bento do Sul e Canoinhas.
-PONTO DE COLHEITA DO MILHO É FUNDAMENTAL PARA A FABRICAÇÃO DE SILAGEM COM QUALIDADE
-EMPRESA RESPONSÁVEL POR OBRAS EM QUADRA ESPORTIVA REALIZA TRABALHO EXTRA
-SAFRA DE UVA APRESENTA RESULTADOS SATISFATÓRIOS NA REGIÃO
-FAMILIA COMPLETA CENTENÁRIO DA CHEGADA Á MONDAÍ
-AGRICULTORES TEM PRAZO DE 180 DIASPARA ADERIR AO PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
Conforme o gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON, a safra da uva na região tem apresentado resultados satisfatórios. Ele informa que o início da primavera foi frio, seguido de dias secos e agora dias de calor intenso, fazendo com que o volume de produção seja menor mas com gosto melhor. SIMON destaca que em nossa região são cultivadas uvas americanas como Niágara, Bordô e Francesa, consumidas na produção de vinho e também in natura. Uvas europeias como Merlôt e Cabernet Suvignon são produzidas na serra catarinense devido a necessidade de frio para o desenvolvimento da planta. Em termos de produção, ele informa que em geral, o clima em nossa região prejudica um pouco, possibilitando número maior de doenças.
O gerente da Epagri, SIDINEI SIMON, informa que o paladar dos consumidores da região já está acostumado com uvas americanas, que também é usada para produção de vinhos coloniais. Ele salienta que a uva exige um pouco mais de mão de obra do que outros cultivares, o que faz com que os agricultores não tenham o produto como produção principal na propriedade. SIDINEI SIMON informa ainda que a mão de obra na área rural tem diminuído e este também é um fator que faz com que a produção de uva não seja maior, apesar do mercado nunca estar saturado.
Na próxima sexta feira, a família de VITOR GHIEL, comemora os 100 anos da sua chegada ao município de Mondaí. De acordo com ele, a família denome FRITZSCHULTHEISS, originária do Estado de Babi Wickenwerd, sul da Alemanha,inicialmente residiu em um curto período de tempo na cidade de Panambi, Rio Grande do Sul.Com o inicio da colonização de Porto Feliz, se migraram para lá. No dia 03 de julho de 1922,14 homens, entre eles os seus antepassados,foram trazidos pela embarcação timbauva por JOHANNADOLF FRITZ, mestre foguista, ex marinheiro da marinha imperial alemã, e trisavô de VITOR GHIEL. Os imigrantes permaneceram em Porto Feliz de julho até o mês de dezembro, sendo que nesse período construíram a casa do imigrante, escritório da empresa colonizadora Chapecó Peperi,e a residência da família. VITOR GHIEL conta, que no inicio do mês de dezembro, seu trisavô retornou a cidade de Panambi para buscar os demais familiares.
O retorno para Porto Feliz, atualmenteconhecida por Mondai, se deu as 05h da manhã do dia 15 de janeiro de 1923. A família se estabeleceu na primeira chácara da cidade, onde atualmente está estabelecido o educandárioProfessora Gessy Spier Averbeck. VITOR GHIEL salientaque a figura do homem é sempre lembrada quando se fala da colonização,mas é preciso destacara importância da participaçãodas mulheres nesse período, que contribuíram nos cuidados com suas famílias, adequação dos filhos, pelo fato de estarem vivenciando uma realidade muito diferente do que antes vivida na Alemanha. GHIEL enfatizaque a família não esqueceu suas raízes, procurando sempre cultivar sua cultura e tradições alemãs. VITOR GHIEL frisa queserá feito uma comemoração com seusfamiliares , para celebrar os 100 anos de sua chegadana cidade, e com isso inspirar outras famílias á reconstituir suas histórias e de seus antepassados.
Após aprovação epublicação de uma medida provisório no dia 26 de dezembro de 2022, os agricultores tem prazo de 180 dias para aderir ao Programa de Regularização Ambiental(PRA). Conforme o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste DALVO MAYER, o programa consiste emum conjunto de açõese iniciativas a serem desenvolvidaspor proprietários e posseiros rurais,com o objetivo de adequar e promovera regularização do imóvel , e afirmar o compromissodo proprietário em manter, recuperar ourecompor as áreasde preservação permanente da área legalde uso restrito do imóvel rural. MAYER destaca que os proprietários de terras tem a obrigação de fazer a regularização, e caso algum não faça a adesão ao programa, esse deverá recompor as faixas de áreas de preservação permanente, conforme o Art.4 da Lei Federal 12.651/12 do código florestal, que prevê faixas de preservação de no mínimo 30 metros da margem dos cursos de água, em rios que atingem até 10 metros de largura.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste, lembra queem caso doproprietárionão aderir ao programa, será cabível de multa. DALVO MAYER enfatiza que o Sindicato possui profissionais qualificados para auxiliar os agricultores na adesão ao Programa de Regularização Ambiental. Para agendar um horário os proprietários de terras devem entrar em contato pelo telefone 3634-1327.
A empresa responsável pelas obras na quadra esportiva da Escola João Révers de Belmonte, precisou fazer um trabalho extra. De acordo com o prefeito, JAIR GIUMBELLI, apesar de ter sido seguido o Projeto inicial, o piso acabou precisando de reparos, pois não foi feita a umidificação correta após a aplicação do mesmo. GIUMBELLI destaca que com isso ocorreram diversas rachaduras, que precisaram ser solucionadas. Ele explica que os problemas foram notificados pelo engenheiro do município para a empresa responsável, que até tentou um trabalho paliativo, porém, sem sucesso. Com isso, foi necessário retirar todo o piso para recolocação, com reforço na estrutura.
Os próximos passos da obra na quadra da Escola João Révers de Belmonte incluem alguns ajustes nas estruturas de ferro, para evitar que as crianças subam nos postes e sofram algum acidente. O prefeito, JAIR GIUMBELLI, ressalta que a proteção nos pilares será feita com concreto para vedar uma espécie de escada que eles possuem na sua base. Após isso, deverá ocorrer a entrega da quadra para o uso da escola e de toda a comunidade para a prática de diversas modalidades esportivas.
Os agricultores de Iporã do Oeste estão finalizando a colheita de milho para a produção de silagem. De acordo com o diretor de agricultura do município, JAIR MEOTTI, esse é um período que sempre precisa de atenção para o ponto ideal do milho, visando o maior valor energético possível para o alimento dos animais, além de uma boa digestibilidade. Ele observa que a estocagem da silagem precisa de uma boa compactação e vedação para garantir a fermentação correta do produto, evitando perdas de valor energético ou o apodrecimento nos silos. MEOTTI ressalta que os agricultores já conhecem bem o processo de produção de silagem e adotaram novos maquinários nos últimos anos, resultando na melhoria da moagem dos grãos. A qualidade da silagem após a fermentação é definida através de vários parâmetros, dentre os quais estão a coloração, o cheiro, a textura, PH adequado e níveis satisfatórios de amido, fibras e carboidratos.
O diretor de agricultura observa que com as variedades de milho disponíveis para plantio e as diferenças do solo nas lavouras, é difícil obter uniformidade na umidade dos grãos, que podem apresentar diferentes estágios de amadurecimento. Por isso, ele chama atenção para a importância de observar uma média avaliativa das lavouras, em busca de um percentual adequado de umidade no milho a ser colhido para a fabricação de silagem. JAIR MEOTTI ressalta que a silagem bem fabricada é uma importante aliada para a alimentação dos animais nas propriedades, resultando em aumentos significativos na produção de leite ou o aumento de carcaça, no caso do gado de corte.
- LADRÃO EMBRIAGADO FURTA BICICLETA CAI E FICA FERIDO EM SMOESTE
- PEDESTRE FICA EM ESTADO GRAVE AO SER ATROPELADO EM IPORÃ DO OESTE
Por volta de 23h50 de sábado, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de São Miguel do Oeste foram acionados por moradores da Rua 15 de Novembro, no Centro da cidade, por conta de uma briga entre Venezuelanos. A confusão envolveu, segundo testemunhas, várias pessoas, sendo que uma delas foi atingida por pelo menos uma facada na região abdominal. A vítima, de 29 anos, foi encontrada pelos Bombeiros caída no pátio de uma residência apresentando sangramento e relatando dores intensas na região da barriga. O rapaz recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e logo após foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional. /A suspeita é de que a facada tenha perfurado um dos pulmões da vítima, que foi encaminhada para a realização dos exames e procedimentos necessários. /O autor da facada, segundo testemunhas, fugiu do local e não foi identificado. /Há relatos de que a confusão foi motivada por uma rixa antiga entre os envolvidos.
Jovem perde controle ao passar em deformidade na Willy Barth, sai da pista e capota. Um jovem de 23 anos sofreu ferimentos ao se envolver em um acidente de trânsito por volta das 15 horas e 50 minutos deste domingo, na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. De acordo com ele ao passar por uma deformidade na avenida perdeu o controle do carro saiu da pista, atingiu uma placa de sinalização e caiu às margens da avenida. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o condutor com ferimentos leves.
Um acidente de carro deixou dois feridos na Linha Sagrada Família, em Princesa, no começo da noite deste domingo, próximo das 18 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo, que tinha um homem e uma mulher dentro, capotou sobre a estrada rural. O condutor de 79 anos teve ferimentos no rosto e no braço direito, enquanto que a mulher de 65 anos teve escoriações no rosto e com sinais vitais alterados. As duas vítimas foram encaminhadas pelo resgate dos bombeiros ao Hospital de São José do Cedro. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência.
Ladrão embriagado furta bicicleta cai e fica ferido em SMOeste. A PM deteve por volta das 20 horas deste domingo, logo após cometer o furto de uma bicicleta no Bairro Salete em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o homem que é conhecido pelo cometimento de furtos na cidade estava passando pelo local e avistou a bicicleta no pátio da residência. Ele então a pegou e saiu andando. Em rondas o homem foi localizado duas quadras depois caído com a cabeça ensanguentada. Ao abordar foi notado que ele estava embriagado e com ferimentos na face. Ele foi levado ao Hospital Regional. A proprietária da residência foi informada do fato e compareceu na Delegacia de Polícia.
Um homem de 45 anos foi socorrido em estado grave após ser vítima de um atropelamento na SC-163, em Iporã do Oeste, no final da noite deste sábado. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a vítima foi atingida por uma caminhonete Volkswagen Amarok, com placas de São João do Oeste, por volta das 22h30, no km 93,3 da rodovia estadual. O motorista, de 30 anos, relatou que seguia sentido São João do Oeste a Iporã do Oeste quando atingiu a vítima, que caminhava no mesmo sentido da direção do veículo. O homem atropelado havia saído de um bare caminhava as margens da rodovia.De acordo com a Policia Militar Rodoviária, “o pedestre sofreu ferimentos de natureza gravíssima” e foi encaminhado ao hospital após ser socorrido no local. Já o motorista da caminhonete não se machucou.