-BRASIL TEM 3,9 MILHÕES DE PESSOAS EM ÁREAS DE RISCO DE DESASTRES
-MEDIDAS PROTETIVAS CRESCEM 113% EM SC DURANTE FESTAS DE FIM DE ANO
-PROJETO QUE PREVÊ EMPRÉSTIMO SERÁ VOTADO HOJE À NOITE
-CONDER TENTA SE REUNIR COM GOVERNO PARA PEDIR RECURSOS
-SINDICATO QUER DERRUBAR DESCONTOS MENSAIS DO CONAFER
-SUINOCULTORES DA REGIÃO PRECISAM MELHORAR PRODUTIVIDADE
-AUDIÊNCIA PÚBLICA DO SANEAMENTO BÁSICO OCORRE ESTA SEMANA
-RETOMADA OBRAS DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS
-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DOIS FERIDOS NO INTERIOR
-VENEZUELANO ESFAQUEIA OUTRO DURANTE DISCUSSÃO NO CENTRO
O tempo é sol entre nuvens. A previsão é de condições instáveis podendo ocorrer chuva durante o dia. A mínima desta manhã foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
A autoridade de aviação civil do Nepal informou que pelo menos 68 pessoas morreram, neste domingo, quando um voo doméstico caiu em Pokhara. Este foi o pior acidente aéreo no pequeno país do Himalaia em três décadas. Centenas de equipes de resgate estavam vasculhando a encosta onde o voo transportando 72 pessoas da capital Katmandu, caiu. O governo criou um painel para investigar a causa do acidente e deve apresentar um relatório dentro de 45 dias. Quase 350 pessoas morreram desde 2000 em acidentes de avião ou helicóptero no Nepal.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou estado de emergência para a Califórnia neste sábado.Tempestades atingem a região desde 26 de dezembro. Ao menos 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas, que também causaram inundações, falta de energia, deslizamentos de terra e fechamento de estradas. BIDEN ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais, tribais e locais nas áreas afetadas por fortes tempestades de inverno, inundações, deslizamentos de terra e lama. A ação do presidente disponibiliza fundos federais para indivíduos afetados nos condados de Merced, Sacramento e Santa Cruz.
Começa nesta segunda-feira o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O tema da reunião anual deste ano, que promoverá o encontro de líderes políticos, de empresas e da sociedade civil, será a “Cooperação em mundo fragmentado”. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e a ministra do Meio Ambiente, MARINA SILVA, vão representar o Brasil no encontro e discutir com a comunidade internacional temas relacionados às pautas econômicas e às questões ambientais. O fórum vai contar com a participação de dois mil e 500 convidados. Entre eles estarão chefes de estado, de governo, presidentes de empresas, lideranças e representantes da sociedade civil. O evento conta com painéis e reuniões que ocorrerão até sexta-feira.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou na quarta-feira, com três vetos, a Política Nacional de Educação Digital, que tem como objetivo promover a inclusão, educação, capacitação, especialização e acesso dos brasileiros à tecnologia. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para colocar como dever do Estado a educação digital de todas as instituições públicas de ensinos básico e superior. Um dos itens vetados pelo presidente LULA visava a inclusão de competências digitais, como aulas de programação e robótica na grade escolar. A justificativa utilizada para o veto foi conflito entre regras vigentes, uma vez que mudanças na grade precisariam do aval do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação.
A Caixa Econômica Federal suspendeu na última quinta-feira a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito pela recém-empossada presidente da Caixa, RITA SERRANO. Em nota, o banco estatal informou que a contratação está suspensa e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios. As declarações foram dadas à imprensa após a cerimônia de posse de SERRANO como presidente da Caixa. Questionada se haverá perdão da dívida das pessoas que já contrataram o consignado, Rita disse que há a possibilidade de tentar negociar com o governo "formatos para baixar os juros". No começo deste mês, o governo anunciou que os endividados do consignado do Auxílio Brasil serão incluídos no programa Desenrola Brasil.
Quase quatro milhões de pessoas vivem em mais de 13 mil áreas de risco de desastres no Brasil, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. Cerca de quatro mil delas – ou 30 por cento – são áreas consideradas de muito risco. Entre o total de áreas identificadas pelo órgão nas mil e 600 cidades mapeadas, os riscos de deslizamento, com seis mil e 800 pontos e inundação, com quatro mil e 300, são os que aparecem com maior frequência. Para além das próprias ameaças da natureza, a gravidade do problema se mede a partir do aspecto socioeconômico e atingem sobretudo as camadas mais pobres da população brasileira.
O preço médio do litro da gasolina comum em Santa Catarina ficou 15 centavos mais caro que a média nacional, na última semana. Enquanto o litro do combustível custava em média cinco reais e quatro centavos no Brasil, no território catarinense era comercializado em média a cinco e 19. Os dados constam em levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A pesquisa de preço foi realizada na última semana, entre os dias oito e 14 de janeiro. Durante o período, foram consultados os preços de 180 postos de combustíveis no estado. Apesar de estar mais alto que a média nacional, o estado registrou uma redução em relação ao preço médio praticado na semana anterior, entre os dias primeiro e sete de janeiro, quando o litro custava em média cinco reais e 24 centavos em Santa Catarina.
O governador JORGINHO MELLO anunciou nesta sexta-feira, o nome do economista VANIO BOING para assumir a presidência do Instituto de Previdência do Estado. BOING é natural de Armazém, no Sul do estado, e reside em Florianópolis. É formado em economia e possui pós graduação e mestrado na área. Ele atuou como diretor superintendente da Fusesc, órgão ligado à Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, no setor previdenciário, de 1997 a 2022. No mesmo dia, o governador também nomeou o policial penal EDENILSON SCHELBAUER de Mafra para o cargo de secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A indicação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado dos próximos dias.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que concedeu mil e 21 medidas protetivas entre 17 de dezembro a oito de janeiro. O número, segundo o órgão, é 113 por cento maior que o registrado no mesmo período do ciclo anterior. Durante o período analisado, houve mil 563 solicitações de medidas protetivas, de acordo com o TJ. As medidas protetivas são mecanismos previstos na Lei Maria da Penha para proteger mulheres que sofrem ameaça ou violência física na relação familiar. Apesar do aumento dos pedidos, no entanto, dois casos suspeitos de feminicídio foram contabilizados em Santa Catarina só nos primeiros dias de 2022. Os casos foram registrados em São Bento do Sul e Canoinhas.
O município de Anchieta vai promover, no final deste mês, o Festival Gastronômico de Milhos Crioulos. O evento vai ser realizado nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Salão Paroquial. O lembrete é do vice-prefeito, EDGAR BENETTI. A expectativa dos organizadores é atrair um público aproximado de 500 pessoas. As atrações do festival são pratos típicos, produtos artesanais e shows culturais. De acordo com ele, a proposta do evento surgiu a partir das ações de estruturação do processo de Indicação Geográfica com o objetivo de qualificar e valorizar os produtos à base dos milhos crioulos de Anchieta. O festival envolveu o poder público e os agricultores para o resgate das receitas dos produtos ancestrais da agricultura familiar, o que é um patrimônio do território. O festival também faz parte do movimento para a obtenção do selo de Identificação Geográfica dos milhos crioulos de Anchieta. A obtenção do selo para o território de produção de grãos preservará as tradições dessa cultura gastronômica e contribuirá para o acesso de mais e melhores mercados.
A secretaria de Obras de Princesa retomou os trabalhos de recuperação de estradas rurais. Depois de trabalhar na Linha Sagrada Família, os serviços serão concentrados em outras localidades. A informação é do secretário, CARLOS KLEIN. As primeiras melhorias deste início de semana devem ser executadas na estrada da Vista Alegre que desce em direção a Linha União. Este trecho encontra-se com problemas para trafegabilidade, por isso é buscado executar um trabalho de qualidade para garantir condições de trânsito. O setor conta com um cronograma de ações para serem desenvolvidas ao longo das próximas semanas em Princesa. A intenção é continuar trabalhando em prol dos moradores, assim como foi no ano passado quando solucionou problemas históricos das estradas. Dentre as obras, destacam-se o cascalhamento e alargamento da estrada da comunidade de São Francisco, o trecho da Linha Cruzeiro também foi contemplada com os mesmos serviços. Além do trecho da Vista Alegre e Esquina Tobias, e parte da comunidade de Linha Jatobá.
O poder público de Guarujá do Sul em Concessão com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, elaborou a Atualização de Metas do Plano Municipal de Saneamento Básico nos eixos Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. A informação é da engenheira Sanitária, LETÍCIA PORTELA. No ano passado, a municipalidade realizou a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, no entanto, antes de ser aprovada ela precisa passar ou por uma Audiência, ou Consulta Pública. Neste sentido, o poder público optou pelas duas formas de participação popular. Nesses dois momentos a população terá acesso à documentação e informações, podendo contribuir e levantar questionamentos sobre as propostas abordadas. A Consulta Pública estará aberta ao público até o dia 18 de Janeiro, estando disponível através do Edital publicado no site oficial da prefeitura. Já a Audiência Pública ocorre no dia 18 deste mês às 7 horas da noite, no auditório da Câmara. É fundamental a participação popular.
De uma forma geral, o Saneamento Básico é um conjunto de infraestrutura cujo objetivo é proteger a saúde, qualidade de vida e ambiental. A engenheira Sanitária LETÍCIA PORTELA, explicou que este conjunto de infraestrutura englobaria o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, bem como drenagem da água pluvial. Já o Plano Municipal de Saneamento Básico representa um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos e prioridades. Com isso, o plano tem a finalidade de proporcionar uma avaliação do saneamento do município e partir disso estabelecer investimentos para atingir as metas. A engenheira Sanitária ainda falou que o novo Marco Regulatório atualizou a cobertura mínima de abastecimento e coleta de esgoto nos municípios brasileiros. Assim, às novas regras estabelecem que 99 por cento da população tenha água potável e 95 por cento dela tenha sistema de coleta e tratamento de esgoto até 2033.
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, prevê um ano difícil para o setor em Santa Catarina. A briga dos últimos anos foi em relação ao alto custo de produção na comparação com aquilo que é pago ao produtor. Portanto, a busca por isso continua em 2023. A afirmação é do presidente, LOSIVANIO DE LORENZI. Nesse sentido, o presidente acredita que é preciso avançar na produtividade, pois não é compensador aumentar apenas o cartel e deixar de lado a qualidade do animal. Com isso, também estima-se que diminuiria a margem do custo de produção e elevaria o lucro do produtor. O investimento em tecnologia também seria importante para influenciar nesses resultados, visto que a carne de porco ainda não domina o mercado interno e nem mesmo o externo. Recentemente, a Califórnia e México passaram a comprar de Santa Catarina cargas de suínos, mas ainda assim não superam a quantidade então exportada pela China. O suinocultor precisa continuar buscando formas de melhorar a produtividade para seguir na produção.
As expectativas quanto aos novos governos são bem distintas quanto à atividade suinocultura. Quanto ao governo Federal, as brigas de mercado atrapalham o setor. Já em relação ao governo do Estado as expectativas são boas. A avaliação é do presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI. Conforme o presidente, o governo estadual já sinalizou positivamente para a associação e está disposto a prestar apoio e ajudar na busca de soluções rápidas que impactam o suinocultor catarinense no decorrer deste ano. Ele ainda falou que o novo secretário de Estado de Agricultura é um grande incentivador do agronegócio catarinense e esteve, enquanto deputado federal, defendendo ideias ruralistas que levassem o Estado como um todo se destacar no mercado nacional e internacional. As primeiras diretrizes do novo governador apontam para um importante crescimento do setor e do Estado catarinense. Quanto ao governo Federal, LOSIVANIO falou que dividir o Ministério de Agricultura em inúmeras secretarias geram incertezas do foco do novo governo.
A secretaria de Agricultura de Palma Sola conta com, ao menos, seis patrulhas agrícolas trabalhando na confecção de silagem. A informação é do secretário, CLAUDINEI SCHEIN. Em razão disso, os trabalhos no setor são intensos nesta época do ano. Para atender a todas as solicitações, cada patrulha atende cerca de quatro comunidades rurais com um valor acessível ao produtor. A prefeitura desembolsa até 90 reais a hora para garantir os serviços na propriedade por meio de terceirização de máquinas. Os produtores podem ir até a secretaria para fazer o credenciamento para auxiliar na produção. O secretário falou que além desse pagamento, os implementos que as patrulhas utilizam, principalmente na produção de silagem, são disponibilizados pela administração. As associações se organizam para os atendimentos junto com toda a diretoria. SCHEIN ainda falou, que esse ano, assim como em vários municípios da região, toda a produção está superando as expectativas devido às boas condições climáticas.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – SINTRAF, de São José do Cedro vai dar início, esta semana, ao roteiro de visitas às famílias agricultoras. A informação é do presidente, ARNÉLIO NADIN. A ideia é buscar envolver o agricultor na próxima edição da Expo Cedro, bem como conversar sobre a Casa do Agricultor que está sendo implantado no Bairro São Cristóvão. Com isso, o sindicato já consegue ter uma ideia de quem vai participar da feira livre e semanal na Casa do Agricultor. Quanto a feira regional no município, a intenção é colocar à exposição o maior número de expositores possível com intuito de dar visibilidade ao trabalhador rural e, consequentemente, proporcionar maior renda e futuros negócios. Durante estas visitas também serão tratados outros assuntos, dentre eles, a comercialização de produtos aos colégios do município. Conforme o presidente, a partir de agora apenas agricultores com CNPJ poderão fazer esta comercialização. A ideia é se conveniar a uma entidade para seguir com a venda dos produtos.
O Sintraf de São José do Cedro também está buscando formas de solucionar o impasse em relação a um determinado desconto mensal no salário do agricultor aposentado. O presidente ARNÉLIO NADIN, falou que a partir do dia 23, segunda-feira que vem, o sindicato cedrense vai retomar o atendimento normal e poderá atender os agricultores para tratar sobre o assunto. Segundo ele, atualmente muitos trabalhadores rurais estão sendo lesados pelo desconto, supostamente, irregular. Esta retirada mensal de valores é executada pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil – CONAFER. O valor do desconto seria, em média, 25 reais por agricultor já aposentado. Para saber se possui este desconto, é necessário efetuar a emissão de um extrato bancário onde recebe tal benefício e procurar pela palavra Conafer. Caso tenha, é necessário procurar o sindicato rural de sua cidade e solicitar o cancelamento. Para o presidente, este desconto é irregular e por isso é preciso procurar o cancelamento do tal desconto.
O presidente do Conder deve fazer uma viagem até Florianópolis para reivindicar recursos não empenhados pelo governo de Santa Catarina. Muitos dos valores já tinham ordem de pagamento, no entanto, não foram efetuados. O presidente do consórcio e prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, falou que a viagem será realizada junto com o presidente da Amoesc. As portarias que cancelaram os recursos já tinham ordem de serviços emitidos, visto que o empenho dos valores era garantido pelo antigo governo estadual. A ideia é pedir ao governo atual o empenho de tais valores. Segundo o presidente, os valores seriam importantes para os municípios do Extremo-Oeste e por isso há reuniões para viabilizar um encontro com o governador JORGINHO MELLO. O consórcio tentará apresentar alternativas para pagamento dos recursos antes de cancelar as ordens de serviços. Os valores serão para diversas áreas, inclusive para a saúde. Em Guaraciaba, no caso, ele falou sobre a construção de ciclovias e um novo campo, bem como demais obras.
Quanto ao município de Guaraciaba, o prefeito VANDECIR DORIGON, falou que o poder público busca deixar tudo pronto para garantir o retorno às aulas em fevereiro. O transporte e merenda escolar estão entre os pontos a serem trabalhados pela municipalidade, bem como nas estradas para garantir a passagem dos ônibus. O prefeito ainda falou que toda a estrutura dos colégios está bem adequada, inclusive algumas escolas passaram por ampliação devido ao número crescente de alunos. As creches também passam por melhorias e algumas obras serão entregues nas próximas semanas. Ao menos duas salas de aulas estão em processo de construção com objetivo de ampliar a capacidade de atender o número de novas crianças. DORIGON também falou que em breve a equipe técnica da prefeitura vai apresentar o balanço final do exercício de 2022 e espera-se que Guaraciaba tenha um superávit nas contas públicas.
O vereador CLÉBER WESCHENFELDER, da Câmara de Guarujá do Sul, esteve no programa Enfoque Legislativo do último sábado avaliando seu trabalho enquanto presidente do Legislativo no primeiro biênio. Durante seu mandato, ele disse que esteve envolvendo os demais vereadores, comissões, Executivo e a sociedade para saber as decisões a serem tomadas pela presidência. Com isso, foi possível desenvolver inúmeros projetos e programas que fortaleceram ainda mais a comunidade. O programa Parlamento Jovem foi um dos projetos estabelecidos nos dois últimos anos que envolveram estudantes dos colégios de Guarujá do Sul. Neste ano, será a segunda legislatura deste parlamento mirim com apoio de vereadores, direção escolar e pais de alunos participantes do programa. Ele ainda falou que a transparência durante seu mandato foi outro elo importante assumido para garantir esclarecimentos à sociedade onde eram aplicados valores. Bem como a demonstração de preocupação com os recursos do Legislativo e a economia por parte dos vereadores.
Enquanto esteve na presidência da Câmara de Guarujá do Sul, o vereador CLÉBER WESCHENFELDER também priorizou contemplar vereadores em viagens à Brasília e à Florianópolis em busca de recursos e capacitação deles. Mesmo assim, no final do ano passado o Legislativo devolveu ao poder público quase 176 mil reais restantes do repasse da Prefeitura. A qualificação dos vereadores mirins também esteve entre as ações do então presidente da Casa. O vereador falou que economizou onde foi preciso, mas sem deixar de lado os investimentos importantes para a Câmara e o município. CLÉBER também citou a retirada do recesso de meio de ano aprovado pelos vereadores no começo do ano passado. Uma de suas primícias enquanto presidente, foi garantir o diálogo entre ambas as bancadas visando o melhor desenvolvimento de Guarujá do Sul. As reuniões semanais com o Executivo demonstram o diálogo estabelecido no biênio que passou. O objetivo do encontro era debater pautas relevantes e dar o encaminhamento correto aos pedidos.
Logo mais às seis horas vai começar a primeira Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores de São José do Cedro para a votação, e eventual aprovação, de um projeto de lei do Executivo que visa buscar um empréstimo de até 10 milhões de reais para aplicar em alguns setores públicos. Em razão disso, o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, falou para a Rádio Cedro que o presidente do Legislativo, CLÁUDIO WARTHA, solicitou que representantes da Caixa Econômica Federal e membros do governo municipal se reunissem para discutir sobre tal projeto antes de levá-lo ao plenário para votação. Possivelmente o projeto deve ser votado em duas votações ainda nesta mesma noite para possibilitar ao Executivo o andamento necessário para garantir verbas suficientes para custear as obras. O secretário acreditava que o encontro extraordinário ocorreria na semana passada, o que não aconteceu. No entanto, ele ainda falou acreditar numa discussão saudável com esclarecimentos das dúvidas por parte dos vereadores.
Uma eventual aprovação do projeto de lei ainda nesta noite daria ao poder público de São José do Cedro uma vantagem em relação aos demais municípios que buscam os recursos escassos do programa Finisa da Caixa Econômica. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, falou que, com a autorização do empréstimo na prefeitura, o setor daria sequência ao pedido de recursos ainda na manhã seguinte e dentro de algumas semanas os valores buscados estariam nas contas da prefeitura. O secretário ainda falou que conversou com representantes da Caixa de Chapecó e pediu como estaria a posição do município em obter este empréstimo que se estenderá para as próximas administrações quitarem. Em resposta, ele foi comunicado que a municipalidade está em dia com todos os requisitos – mas no aguardo do fechamento financeiro de 2022. Atualmente o documento mais importante para dar continuidade aos processos de financiamento são os papéis da Câmara autorizando o poder público contratar os valores cotados.
O projeto de lei que prevê financiar até 10 milhões de reais não deve ter problemas quanto à aprovação da matéria na Sessão Extraordinária de hoje à noite. A declaração foi da vereadora, TÂNIA DOS SANTOS, durante o Enfoque Legislativo, programa da Câmara de São José do Cedro que foi ao ar no último sábado. Os vereadores ainda se encontram em recesso das atividades legislativas, mas o Executivo pediu um encontro antecipado para votação do projeto visando possibilitar captação de recursos. Este empréstimo por meio do Finisa conta com prazo de carência de 12 meses, podendo ser pago em 96 meses. Os valores, conforme ela, seriam aplicados na infraestrutura de estradas contemplando calçamento, asfaltamento e construção de passeios públicos, bem como para melhoramento no sistema do Semae. Nesse sentido, espera-se que os vereadores entendam a importância do projeto para a administração que visa contemplar setores. TÂNIA falou que indicações do Legislativo poderão ser beneficiadas com os recursos deste grande empréstimo.
A Polícia Militar deteve, na noite de ontem, um homem que tentou cometer furto de uma bicicleta no Bairro Salete, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o homem, que já é conhecido pelo cometimento de furtos na cidade, passava pelo bairro quando avistou a bicicleta no pátio da residência e pensou furta-la. Ele então a pegou e saiu andando. Vizinhos viram o que havia ocorrido e acionaram a Polícia Militar. Em rondas, os policiais encontraram o homem duas quadras depois de ter caído e ficado com a cabeça ensanguentada. Ao abordar, foi notado que ele estava embriagado e com ferimentos no rosto. Diante dos fatos, ele foi levado ao Hospital Regional para receber atendimento médico. A proprietária da residência foi informada sobre a situação e compareceu na delegacia de Polícia para retirada da bicicleta.
Um venezuelano foi preso na noite de sábado por tentativa de homicídio a um homem da mesma nacionalidade, de 29 anos. A briga entre os dois ocorreu na Rua XV de Novembro, área central de São Miguel do Oeste. A confusão envolveu várias pessoas, sendo que uma delas foi atingida por pelo menos uma facada na região abdominal. A vítima, de 29 anos, foi encontrada pelos Bombeiros caída no pátio de uma residência apresentando sangramento e relatando dores intensas na região da barriga. O rapaz recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e logo após foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional. A suspeita é de que a facada tenha perfurado um dos pulmões da vítima, que foi encaminhada para a realização dos exames e procedimentos necessários. O autor da facada, segundo testemunhas, fugiu do local e não foi identificado. Há relatos de que a confusão foi motivada por uma rixa antiga entre os envolvidos.
Um acidente de carro deixou dois feridos na Linha Sagrada Família, em Princesa, no começo da noite de domingo, próximo das seis horas da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo, que tinha um homem e uma mulher dentro, capotou sobre a estrada rural. O condutor de 79 anos teve ferimentos no rosto e no braço direito, enquanto que a mulher de 65 anos teve escoriações no rosto e com sinais vitais alterados. As duas vítimas foram encaminhadas pelo resgate dos bombeiros ao Hospital de São José do Cedro. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência.