-MINISTÉRIO DA SAÚDE PEDE AO BUTANTAN ENTREGA 'IMEDIATA' DE DOSES DA CORONAVAC
-SC OFERECE LEITOS CLÍNICOS PARA PACIENTES DE MANAUS COM COVID
-ASSINADO CONTRATO DE MIGRAÇÃO DO AM PARA O FM DA RÁDIO ITAPIRANGA
-DIRETOR DO SENAI ASSUME GOVERNANÇA DE TURISMO CAMINHOS DA FRONTEIRA
-VEREADOR PEDE INTERVENÇAO DO MINISTÉRIO PUBLICO PARA REATIVAR SEMÁFOROS
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NA SC 305
-MULHER É DETIDA DEPOIS DE SAIR DE ATENDIMENTO MÉDICO E FURTAR VEÍCULO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Índia iniciou sua campanha de imunização para controlar a pandemia do novo coronavírus neste sábado. A vacina usada é a Covaxin, da farmacêutica indiana Bharat Biotech. O país vai priorizar enfermeiras, médicos e outros trabalhadores da linha de frente no início da vacinação. No primeiro dia da campanha de vacinação, que o governo diz ser a maior do mundo, a Índia pretende vacinar mais de 300 mil pessoas. O governo diz que não terá a vacina para obter imunidade coletiva.
A farmacêutica americana Pfizer avisou nesta sexta-feira que vai reduzir temporariamente a entrega de suas vacinas contra a Covid-19 em toda a Europa, "a partir da próxima semana", para aumentar sua capacidade de produção para dois bilhões de doses por ano. A Comissão Europeia fechou os acordos da União Europeia com a Pfizer em nome de todos os 27 países do bloco. O contrato prevê até 600 milhões de doses da vacina, que é produzida em parceria com a BioNTech, da Alemanha.
O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, revelou nesta sexta-feira um plano de vacinação contra a Covid-19, em um momento em que o país corre risco de enfrentar escassez de vacinas. BIDEN anunciou nesta sexta que prevê um aumento dos recursos federais para os centros de vacinação comunitários, bem como o uso de clínicas móveis e a expansão da força de trabalho da saúde pública, para acelerar a imunização. Sua meta é vacinar 100 milhões de americanos em seus primeiros 100 dias no cargo, um aumento drástico no ritmo atual.
O grupo farmacêutico União Química informou nesta sexta-feira que, em conjunto com o Fundo Russo de Investimento Direto, protocolou na Anvisa o pedido de uso emergencial no Brasil de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, de origem russa. De acordo com nota da União Química, as 10 milhões de doses estarão disponíveis para o Brasil até o final do primeiro trimestre deste ano. A empresa informou que a vacina será produzida em fábricas de Brasília e de Guarulhos com base em acordo de transferência de tecnologia firmado com o fundo russo.
O avião que estava no Recife e iria buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em Mumbai, na Índia, retornou a Campinas na madrugada deste sábado. Com o adiamento da viagem para trazer o imunizante ao país, ele será usado para levar cilindros de oxigênio aos hospitais de Manaus, que vive um colapso na saúde. Por meio de nota, a Azul informou que o pedido para levar oxigênio para a capital do Amazonas foi feito pelo Ministério da Saúde. Segundo a nota, a aeronave da companhia levará sua capacidade máxima para esse tipo de carga.
O Ministério da Saúde enviou nesta sexta-feira ao Instituto Butantan um ofício no qual pediu a entrega "imediata" de seis milhões de doses importadas da vacina contra a Covid-19. O documento é assinado pelo diretor do Departamento de Logística em Saúde, ROBERTO FERREIRA DIAS. Mais tarde, ainda na sexta, o Butantan questionou o Ministério da Saúde sobre quantas doses da CoronaVac serão destinadas ao estado de São Paulo no Plano Nacional de Imunização. Neste domingo, a Anvisa vai analisar dois pedidos de uso emergencial de vacinas – justamente o da CoronaVac e o de OxfordAstraZeneca.
O comércio catarinense continua em um cenário de crescimento. O volume de vendas no segmento varejista ampliado, que engloba todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, aumentou seis vírgula três por cento em novembro de 2020, na comparação com o mesmo mês de 2019. O desempenho supera a média nacional de quatro vírgula um por cento. É a sexta taxa positiva consecutiva. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta sexta-feira, pelo IBGE. O resultado é também meio por cento superior a outubro, que já vinha com um crescimento de dois por cento. No acumulado do ano, a alta foi de dois virgula sete por cento.
O governo de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira a oferta de 20 leitos clínicos a pacientes da Covid-19 semicríticos do Estado do Amazonas. Os leitos clínicos disponibilizados não contam com oxigênio. Casos os pacientes evoluam para casos mais graves e precisem de unidade de terapia intensiva, por exemplo, também serão atendidos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, o auxilio não compromete o atendimento dos pacientes catarinenses e o transporte é de responsabilidade daquele Estado. Não foi informado em quais cidades de Santa Catarina os leitos podem ser disponibilizados para os pacientes do Amazonas.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, disse nesta sexta-feira que, quando as vacinas contra a Covid-19 chegaram em solo catarinense, serão distribuídas a todos os municípios do estado em até 24 horas. As doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, que será responsável por levá-las até as cidades com escolta para garantir segurança. As cidades de Santa Catarina começaram a se preparar para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Cada órgão municipal deve definir os planos de imunização, a logística e a quantidade de insumos necessários para abranger os moradores que pertencem ao primeiro grupo da campanha.
O Termo aditivo ao contrato de concessão entre a União e a Rádio Itapiranga, emissora afiliada a Rede Peperi, foi assinado de forma digital no final da tarde dessa sexta feira.O ato foi oficializado entre aUnião, representada pelo Ministro de Estado das Comunicações, FÁBIO SALUSTINO DE FARIA, e a RÁDIO ITAPIRANGA, representada pelo diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA. Esse é o último passo administrativo para a emissora passar a transmitir em FM. A emissora vai operar em 105 vírgula um. Conforme BALDISSERA,momento é de alegria e comemoração.
Com a assinatura do contrato, a Rádio Itapiranga passa a operar em FM nos próximos dias. A informação é do diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA. Ele disse que agora começa a mudança dos equipamentos usados na transmissão do AM para o FM. Nos estúdios, os equipamentos já estão instalados e estão prontos para operar em FM. A partir deste momento, o trabalho é direcionado para a torre de transmissão, onde será feita a troca de todos os equipamentos. Nos próximos dias a Rádio Itapiranga deve anunciar a data que vai acontecer a mudança. O ouvinte deve ficar atento, pois no dia anunciado, a Rádio Itapiranga vai deixar de transmitir no AM e, ficará dois dias fora do ar, para ajustes finais. Depois disso, a emissora passa a ser sintonizada na frenquência de FM em 105 vírgula um.
Na próxima semana a Federação Catarinense de Municípios vai eleger o próximo presidente que vai comandar a entidade neste ano de 2021. CLENILTON PEREIRA, prefeito reeleito pelo PSDB de Araquari será o novo presidente. Ele lidera uma chapa de consenso para presidir a FECAM. CLENILTON foi entrevistado nesta semana pela Peperi e destacou que devem compor a diretoria os prefeitos de Vargem e de Blumenau. De acordo com ele, tradicionalmente quando existem trocas há uma série de alterações, porém, neste ano a intensão é dar continuidade aos trabalhos realizados pelo antigo presidente.
O candidato da chapa de consenso para presidir a FECAM em 2021 quer implantar novos projetos, mas sem alterar os que já estão em andamento. CLENILTON PEREIRA classificou o coronavirus como principal desafio neste começo de gestão. Segundo ele, a FECAM está formalizando com os municípios a compra de 500 mil doses da vacina para que todas as cidades tenham acesso ao medicamento. Conforme CLENILTON, o objetivo é vacinar todos os profissionais da linha de frente no combate ao coronavirus com essas doses. Ele ressaltou que as doses enviadas pelo governo federal seriam utilizadas para a imunização da população em geral.
O futuro presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Araquari, CLENILTON PEREIRA quer diálogo com todos os setores do governo. Ele comentou que já se reuniu com o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e pretende aproximar os municípios do executivo estadual e federal. Ele disse que também pretende trabalhar com as bancadas de deputados e senadores. CLENILTON declarou que o objetivo principal é trabalhar em sintonia com todos os setores para o desenvolvimento de Santa Catarina. O futuro presidente antecipou que pretende dar voz e vez aos 295 municípios catarinenses.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados para pacientes do coronavírus subiu para 94 por cento nesta sexta-feira. De acordo com o boletim divulgado pelo Hospital Regional, a unidade contava com 17 pacientes internados no final da tarde de ontem. Apenas um leito está disponível. Na enfermaria, são sete pacientes com Covid e taxa de ocupação de 43 por cento. Em São Miguel do Oeste, 29 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outros 51 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, a cidade tem 341 moradores com o vírus ativo.
A governança de turismo da região turística Caminhos da Fronteira conta com um novo presidente. O diretor do Senac, ADILSON ALMEIDA, assumiu o comando da diretoria no lugar da empresária MARIA ZANIN. Em entrevista para a Peperi, ele disse que a mudança já vinha sendo discutida desde o início do ano, mas só foi efetivada em dezembro em razão da pandemia do coronavírus. A nova diretoria é composta por pessoas ligadas ao turismo do extremo-oeste. ALMEIDA citou que o desafio é muito grande, ainda mais com os impactos da pandemia do coronavírus na atividade turística. Ele comentou que a governança da região Caminhos da Fronteira foi criada para organizar e incentivar o setor.
A pandemia do coronavírus mudando o perfil dos turistas e acabou intensificando o turismo regional. A afirmação é do novo presidente da governança de turismo da região Caminhos da Fronteira, ADILSON ALMEIDA. Ele comentou que uma pesquisa da Santur apontou que o raio de viagens turísticas desde março se limitou a um raio de mil quilômetros. ALMEIDA comentou que as pessoas estão visitando mais os pontos turísticos mais próximos, evitando viagens mais longas. Ele citou que o turismo interno aumentou nos últimos meses e deve continuar dessa forma ao longo de 2021. ALMEIDA destacou que a nova diretoria da governança vai desenvolver ações para fomentar esse turismo regional.
Uma das ações da governança de turismo Caminhos da Fronteira neste ano será a qualificação do trade turístico regional. A informação é do novo presidente da entidade, ADILSON ALMEIDA. Ele disse que uma das ideias é promover cursos e treinamentos para melhorar o plano de negócio das empresas do setor. Outra ação é a preparação das pessoas que trabalham com turismo, ainda que indiretamente. A intenção é reforçar a cultura de que todos estão envolvidos e podem ganhar com o fortalecimento do turismo regional.
O vereador da bancada do PL, NINI SCHARNOSKI, protocolou uma representação no Ministério Público Federal a respeito da retirada das lombadas eletrônicas e dos semáforos da avenida Willy Bahrt. Ele cita que a remoção dos equipamentos de controle da velocidade da via prejudica o transito na via e pode provocar muitos acidentes. No documento protocolado por meio eletrônico, NINI pede que o Ministério Público Federal tome algum tipo de providência em relação a esse assunto. Ele solicitou a imediata recolocação dos equipamentos, especialmente os semáforos, na avenida.
O transito na Willy Barth ficou desordenado e perigoso com a retirada dos semáforos. O comentário é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que o risco de acidentes é muito grande e que a recolocação dos semáforos é uma questão urgente. Na visão do vereador, a prefeitura poderia ter encaminhado essa situação de outra forma para evitar a retirada completa dos equipamentos. Ele afirmou que o município se omitiu. O vereador comentou ainda que não havia a necessidade de retirar os semáforos. NINI disse que aguarda uma posição do Ministério Público e que pretende se reunir com a secretaria de Urbanismo para tratar desse assunto na semana que vem.
O município de São Miguel do Oeste reforçou, nesta sexta-feira, pontos das notas oficiais a respeito da retirada dos equipamentos eletrônicos da Willy Barth emitidas no ano passado. Em março de 2020, o Dnit comunicou a prefeitura que não manteria a autorização para o município fazer o controle e gestão das lombadas eletrônicas. O departamento tomou a essa medida em razão de uma ação civil pública movida contra o órgão. No final do ano, o município desativou as lombadas eletrônicas e, por reiteradas vezes, alertou o Dnit sobre a importância da manutenção dos equipamentos na Willy Barth e dos riscos dessa decisão. O município entende que os semáforos são equipamentos controladores de velocidade, emitem multa, e por isso, também foram retirados conforme determinação do órgão federal.
O Dnit emitiu um novo documento, com data de 14 de janeiro, deixando mais clara a posição do órgão sobre os semáforos instalados na Willy Barth. Na quinta-feira, depois que a prefeitura finalizou a retirada dos equipamentos, o departamento enviou um ofício ao prefeito informando que os semáforos podem ser instalados em caráter educativo e para ordenar o tráfego ao longo da via. Ou seja, o Dnit afirma que a prefeitura pode manter os semáforos na willy, trecho urbano da rodovia federal. O órgão ainda não informou quando vai reinstalar as lombadas eletrônicas. Agora, com a autorização do DNIT, o município vai realizar uma licitação pública para a aquisição dos novos semáforos. Quando esse processo for concluído, as sinaleiras serão instaladas por conta do município.
A câmara de vereadores vai realizar, na próxima segunda-feira, duas sessões extraordinárias. As reuniões foram reconvocadas pelo presidente do legislativo, VANIRTO CONRADT. Os encontros foram marcados, inicialmente, para a segunda-feira passada. Os vereadores se reuniram no plenário e a sessão foi aberta, mas os vereadores apontaram uma ilegalidade na forma como ocorreu a convocação. O regimento cita que sessões extraordinárias devem ser convocadas por escrito, mas os vereadores foram notificados por whatsApp e não receberam cópias dos projetos da pauta. Depois de um debate entre os vereadores, a sessão da última segunda foi suspensa e reconvocada para a próxima segunda-feira, dia 18. A primeira reunião serpa as nove horas da manhã e a segunda as duas da tarde.
A pauta da sessão extraordinária da próxima segunda-feira é formada por quatro projetos de lei encaminhados pelo prefeito WILSON TREVISAN. Uma das matérias prevê o aumento do incentivo de horas máquina de 50 para 200 horas no caso de empreendimentos rurais de maior impacto. Além disso, o texto desobriga o envio de projeto específico para o legislativo toda vez que o município for conceder um incentivo dessa natureza. A administração entende que o projeto vai desburocratizar e agilizar a concessão do auxílio para novos empreendimentos no meio rural. Segundo o prefeito TREVISAN, pelo menos 12 empreendimentos previstos para o município poderiam ser enquadrados nessa nova lei. Juntos, eles somam mais de 60 milhões em investimentos.
Os outros projetos que estão na pauta das sessões da próxima segunda-feira alteram o Código de Obras, a lei do Quadro de Pessoal e Plano de Carreira dos Servidores Municipais e a expedição de alvará de localização para as empresas. A mudança do código de obras diz respeito a permissão para edificação das paredes de tijolos de vidro translúcido a menos de um metro e meio da linha divisória de imóveis vizinhos. Essa possibilidade já estava prevista no Plano Diretor, porém o Código de Obras ainda a proibia. Sobre o plano de carreira, o projeto que está em discussão revoga artigos da avaliação anual de desempenho. Conforme a justificativa do projeto, outras leis já estabelecem critérios e formas de avaliação e desempenho, sendo dispensado o lançamento e a publicação de edital para isso. O quarto projeto dispensa o habite-se ou a matrícula atualizada para a renovação do alvará para os imóveis que possuírem o documento anterior ano de 2015.
Um motociclista ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na SC 305. A colisão aconteceu por volta da uma e meia entre Campo Ere e São Lourenço do Oeste e envolveu uma moto HondaBros com placa de São Lourenço do Oeste, e um Peugeot206, emplacado em Campo Erê. O motociclista, um homem de 52 anos, sofreu fratura na mão e múltiplas escoriações. Os bombeiros fizeram o primeiro atendimento no local e encaminharam a vítima para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê.
A Polícia Miliar prendeu um homem com mandado judicial de prisão por disparo de arma de fogo nesta sexta-feira no município. Por volta das nove horas da noite, a guarnição recebeu informações de que um homem de 46 anos, foragido da justiça, estaria na rua Alameda Princesa. A PM foi até o local indicado e localizou o suspeito na frente de uma residência. O mandado judicial contra o homem, acusado de disparo de arma de fogo, foi expedido pela comarca de São Miguel do Oeste. Ele foi detido e levado até a unidade prisional avançada.
Uma mulher foi presa, nesta sexta-feira, por furto de veículo em Anchieta. A Polícia Militar foi acionada por testemunhas que viram a mulher sair com o carro. De acordo com o relato, ela estava em atendimento médico quando fugiu do local. Ela entrou em um carro que estava estacionado na rua com a chave na ignição. O fato aconteceu por volta das dez horas da noite de ontem. A guarnição da PM localizou a mulher e a levou para a delegacia de polícia. O carro foi recuperado e devolvido ao proprietário.