ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-01-2020 Quinta-feira

-PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL COMEÇA HOJE EM TODO O PAÍS

-DETRAN DEVE AGILIZAR SUSPENSÃO DE 750 MIL MOTORISTAS EM SC

-MUNICÍPIOS INICIAM EMISSÃO DAS LICENÇAS AMBIENTAIS

-CRAS DE MANTÊM ATIVIDADES EM JANEIRO E FEVEREIRO

-SINDICADO FARÁ ROTEIRO DE VISITAS AOS AGRICULTORES

-SECRETARIA DE SAÚDE ENCERRA 2019 COM ALTO INVESTIMENTO

-BRIGA ENTRE VIZINHAS TERMINA EM AGRESSÃO COM FACÃO

-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E MOTOCICLETA DEIXA DOIS FERIDOS


O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com pancadas isoladas de chuvas a qualquer hora do dia. A mínima das últimas horas foi de 18graus e a máxima deve ficar próxima dos 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


Uma menina de 12 anos foi encontrada viva após passar 18 horas soterrada por uma avalanche na Caxemira que destruiu a casa da família. SAMINA BIBI disse ter gritado muito por socorro enquanto estava deitada sob a neve, após a avalanche ocorrida na região da Caxemira controlada pelo Paquistão. Segundo autoridades paquistanesas, o número de mortos pelas avalanches da última segunda-feira no Vale do Neelum, no Paquistão, na região do Himalaia disputada pelo Paquistão e a Índia, subiu para 74. As equipes de resgate continuam recuperando corpos. Além disso, também há vítimas em avalanches no Afeganistão.


O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou na noite de ontem que a contribuição previdenciária por trabalhador vai aumentar dos atuais 10 por cento para 16 por cento. Os recursos virão de um aporte inédito dos empregadores. A medida foi tomada em meio aos protestos sociais que abalam o país desde outubro. A medida busca melhorar as aposentadorias dos chilenos, que em média recebem entre 30 e 40 por cento do seu último salário na ativa, algo em torno de 400 dólares, abaixo do salário mínimo.


A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos enviou nesta quarta-feira o processo de impeachment contra o presidente DONALD TRUMP ao Senado. A presidente da Câmara, NANCY PELOSI, assinou o documento que contém as duas acusações contra TRUMP, que são, abuso de poder por pedir investigação ao presidente da Ucrânia e por obstrução ao Congresso. Após a assinatura de PELOSI, as acusações foram levadas ao Senado. Lá, o líder da maioria, o senador MITCH MCCONNELL, afirmou que a casa está "pronta para receber" os deputados designados como promotores. O recebimento oficial do documento só deve ocorrer hoje em outra cerimônia.


O preço médio dos novos contratos de aluguéis residenciais anunciados em 25 cidades brasileiras subiu quatro vírgula 93 por cento em 2019, acima da inflação do período, que acumulou alta de quatro vírgula 31 por cento.Os dados são do Índice Fipe Zap divulgados hoje. Os valores das locações não subiam acima do IPCA desde 2013. Ao descontar a inflação, o preço médio dos contratos registrou alta real de zero virgula 60 por cento.


O comércio entre Brasil e Venezuela voltou a encolher em 2019 e registrou o pior resultado em pelo menos 20 anos, de acordo com números do Ministério da Economia. No ano passado, tanto as exportações brasileiras quanto as importações de produtos venezuelanos foram as menores, em valor, desde pelo menos o ano 2000. As exportações brasileiras para a Venezuela em 2019 somaram pouco mais de 418 milhões de dólares, uma queda de 27 vírgula 36 por cento em relação ao registrado em 2018. Já as importações de produtos venezuelanos pelo Brasil somaram 80 vírgula oito milhões de dólares, uma queda de 52 vírgula 71 por cento na mesma comparação.


Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição cinco. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre zero e quatro recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre cinco e nove receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 87 amil e 39 reais dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.


A Prefeitura de Brusque no Vale do Itajaí decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. A informação foi publicada na noite de ontem apenas no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. Com as chuvas, houve deslizamentos de terra, alagamentos, a queda de uma ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas, conforme o decreto. A publicação, na prática, permite a contratação direta e emergencial de empresas e serviços que possam atender às demandas de reparos, reconstruções e limpeza nas áreas atingidas. De acordo com o decreto, choveu 106 milímetros em apenas 12 horas.


Morreu nesta quarta-feira o homem apontado como o autor dos dois tiros que mataram o prefeito de Imbuia, no Vale do Itajaí, JOÃO SCHWAMBACH do MDB de 59 anos.JOSÉ CARDOSO de 76 anos, estava internado desde o dia oito de janeiro, data em que cometeu o crime. Segundo as investigações, ele tentou cometer suicídio após o assassinato. Com a morte de CARDOSO, a Polícia Civil informou que as investigações estão encerradas. SCHWAMBACH foi assassinado nas proximidades da prefeitura municipal, quando saía do prédio e ia para o próprio carro, no estacionamento. O criminoso estava num veículo ao lado e chamou o prefeito para perto do automóvel, atirando em seguida. Câmeras de segurança registraram o crime. Na casa de CARDOSO foi apreendida ainda a arma, sem registro, que teria sido usada no crime.


O sistema eletrônico do Detran deve ficar pronto ainda no primeiro semestre de 2020. Isso significa que a partir do início da operação, serão agilizados os processos de notificação para suspensão e cassação de 750 mil motoristas de Santa Catarina com mais de 20 pontos na carteira de habilitação. Hoje o sistema é manual e segundo o professor de legislação de trânsito, SIDNEI SCHMIDT, que atua também na Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito em 2018, o Detran conseguiu suspender a CNH de sete mil motoristas. Em 2019, foram apenas três mil e 500 suspensões.


-MUNICÍPIOS INICIAM EMISSÃO DAS LICENÇAS AMBIENTAIS

-CRAS DE MANTÊM ATIVIDADES EM JANEIRO E FEVEREIRO

-SINDICADO FARÁ ROTEIRO DE VISITAS AOS AGRICULTORES

-SECRETARIA DE SAÚDE ENCERRA 2019 COM ALTO INVESTIMENTO


A nomeação de mil 842 profissionais efetivos para o quadro do magistério da rede estadual de ensino de Santa Catarina é uma conquista importante para a educação catarinense. O comentário é do secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Na última semana, as nomeações foram publicadas no Diário Oficial do estado e a posse nas escolas está marcada para o começo de fevereiro. Apesar disso, o professor fez uma ressalva: o número não altera muito a quantidade de profissionais admitidos em caráter temporário no estado. De acordo com ele, o governo poderia chamar mais profissionais aprovados no último concurso público do magistério. KRAEMMER disse que o sindicato continua cobrando a realização de um novo concurso para o setor.


Mais de 50 por cento das vagas de professor da rede pública estadual são admitidos em caráter temporário em Santa Catarina. A informação é do secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que o plano de educação estabelece que o número de ACTs deve ser de no máximo 10 por cento do total de vagas e o Santa Catarina ainda está muito longe desse índice. O sindicalista destacou que o professor efetivo tem mais segurança e pode ficar na mesma escola por mais de um ano, o que garante a continuidade do trabalho e a tranquilidade para os pais e alunos. KRAEMMER comentou que além dos efetivos, o sindicato também está acompanhando a contratação do segundo professor para alunos com necessidades especiais.


O ano começa com duas grandes preocupações para o sindicato dos trabalhadores em educação. De acordo com o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, uma delas é a não aplicação do índice de mais de 12 por cento de correção do piso nacional do magistério na carreira do magistério catarinense. Ele disse que o estado já não fez o reajuste como deveria no ano passado e esse problema deve se repetir neste ano. Outro ponto que deve ser prioritário para o Sinte, neste começo de ano, é o projeto de reforma previdenciária do estado. O projeto está na Assembleia e deve ser votado no primeiro semestre. KRAEMMER disse que o Sinte vai pressionar os deputados a votarem contra a proposta.


Prefeitura abre inscrições para concessão de adicional por cursos de aperfeiçoamento. Conforme MARCELO CAMPANHARO, responsável pelo setor de recursos humanos da prefeitura de Santa Helena, a concessão de adicional por cursos de aperfeiçoamento destina-se aos funcionários públicos efetivos e estáveis que já cumpriram os três anos de estagio probatório. Os cursos são referentes a cada cargo especifico realizados entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2020. Para receber o adicional o funcionário deverá retirar no setor do RH na prefeitura ou emitir, a partir do site da prefeitura, o requerimento, preenche-lo e anexar os certificados de cursos realizados. Esses documentos precisam ser protocolados no setor de protocolos junto ao setor de tributos no período de primeiro a 15 de fevereiro de 2020. O requerimento será encaminhado ao prefeito que avaliara quanto ao deferimento ou indeferimento do mesmo. Os certificados deverão somar no mínimo 40 horas de curso.


Funcionários realizam constantes aperfeiçoamentos. Conforme MARCELO, responsável pelo RH, os cursos são oferecidos por diferentes instituições ou pela própria prefeitura de Santa Helena. A equipe de profissionais do magistério é atendida com cursos oferecidos pela secretaria da educação. O quadro de funcionário atual é formado por 120 efetivos e em torno de 30 temporários. Os profissionais aproveitam a oferta dos cursos e participam ativamente. A aquisição de conhecimento beneficia o funcionário e o próprio município por oferecer um trabalho de mais qualidade.


Município procura agilizar encaminhamentos em virtude de ser um ano eleitoral. A preocupação também está no legislativo. O trabalho na câmara de vereadores de SJOeste será bastante cauteloso em 2020. Conforme o presidente do legislativo, ERNI JUVER, é preciso ter o máximo de cuidado em ano eleitoral para evitar complicações. A primeira sessão do ano está marcada para o dia quatro de fevereiro. Meta é dar continuidade no trabalho que foi coordenado pelo vereador VALDIR GRASEL em 2019. De acordo com o presidente, não tem grandes expectativas de mudanças e o foco será na parceria com o poder executivo buscando agilizar projetos que sejam relevantes para a população. JUVER lembra que em ano eleitoral fica limitado a implantação de programas e projetos sendo necessário o máximo de cuidado para respeitar a legislação e evitar transtornos no futuro.


Situação e oposição estão mais próximos no legislativo de SJOeste. A mesa diretora este ano possui uma nova configuração contando com a presença de vereadores da situação, ao contrários dos três primeiros anos da legislatura em que os principais cargos foram todos ocupados pela oposição. ERNI JUVER diz que não haverá problemas no entendimento com o prefeito FERNANDO BISIGO. Até o momento não tem previsão de sessão extraordinária, ficando o início dos trabalho para a primeira semana de fevereiro. Em Itapiranga e Tunápolis os trabalhos da câmara de vereadores iniciam no dia três de fevereiro, uma segunda-feira.


Ouvidoria pública de São João do Oeste tem pouca procura. O mês de janeiro é reservado para um trabalho minucioso da equipe da contabilidade, setor administrativo e controladoria municipal. Objetivo é fechar exercício de 2019 para prestação de contas do prefeito e dos fundos que administram recursos. Os dados são encaminhados ao Tribunal de Contas de Santa Catarina para serem analisados. Segundo o controlador interno da prefeitura de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK, é preciso dar suporte para que o prefeito não tenha complicações em um sistema de gestão altamente monitorado. Destaca ainda o papel da ouvidoria pública municipal, um espaço que permite a população fazer sugestões, elogios, reclamações e até denúncias sobre qualquer situação do governo municipal. A ouvidoria é obrigatória por legislação nacional e contribui para ações do poder público com manifestações anônimas ou identificadas.


Controladoria interna trabalha para o fechamento de contas de 2019. Desafio é atender todas as exigências da legislação. Segundo ANDRÉ KLUNK o controlador interno que tem função de reencaminhar para o setor competente todas as manifestações feitas pelo site oficial do município, por telefone ou pessoalmente ao controlador interno. A ouvidoria ainda é pouco utilizada, porém é um espaço importante para os munícipes se manifestarem. Destaca ainda controles externos como a câmara de vereadores e o Ministério Público. ANDRÉ KLUNK salienta que a principal função do controle interno é dar suporte na legitimidade das ações da administração pública e o entendimento com órgãos de fiscalização tem atingido as metas.


Municípios iniciam emissão das licenças ambientais. O serviço que até então era realizado pelo Instituto do Meio Ambiente, IMA, passa a ser feito pelos municípios para trazer maior agilidade na liberação. Na terça-feira o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Conder, ministrou uma capacitação para mais de 200 profissionais da região, entre empresários, técnicos e agentes públicos ligados aos processos de licenciamento ambiental. Conforme o agrônomo da prefeitura de Iporã do Oeste, MARCOS POHLMANN, atualmente são cerca de 800 milhões de reais em investimentos parados na região da Ameosc em função da demora na liberação das licenças ambientais. O agrônomo explica que na prática a pessoa que necessitar da licença deve procurar um escritório, que irá enviar um requerimento a prefeitura. Será gerada uma taxa, e a partir do pagamento, o Conder fará a análise do processo, as vistorias e emite o parecer. A licença quando pronta é enviada a prefeitura, assinada, e em cerca de quatro meses é liberada ao interessado.


Sindicato define pautas e datas de eventos para 2020.A FETAESC, Federação da Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina discute,a nível de estado, sobre a pauta da Agricultura familiar para 2020. O coordenador da micro região do extremo oeste, a Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI, esclarece que em 2019 teve eleição de nova diretoria da FETAESC a nível estadual e a posse será dia 30 de janeiro. A cada ano a instituição possui projetos específicos a desenvolver. A linha de trabalho sempre é a defesa dos agricultores familiares nos diferentes ramos de produção. Após a posse, na primeira quinzena de fevereiro, serão decididas as metas para este ano. RUTKOSKI antecipa que a instituição irá se concentrar na situação dos produtores de leite, juntamente com as laticínios e demais envolvidos nesse ramo.


A micro região do extremo oeste da FETAESC, a Três Fronteiras, abrange 17 municípios do extremo oeste desde Cunha Porã a Itapiranga, Guaraciaba a Saltinho. RUTKOSKI cita que ainda em final de 2019 houve uma reunião com os dirigentes da agricultura familiar do RS sobre a questão dos produtores de fumo. O coordenador explica que sempre no pós período de produção a FETAESC realiza um levantamento de custo produção e discute a situação com as industrias de tabaco e os sindicatos. As maiores demandas apresentadas pelas agriculturas familiares no momento é a valorização do tabaco. Outra frente é o preço do leite que o coordenador afirma que, pelos valores efetuados na compra do produto, pelas laticínios, atualmente, o produtor de leite está no vermelho.


O coordenador da micro região do extremo oeste, a Três Fronteiras, VANDERLEI RUTKOSKI, explica que em reunião, dia 14 de janeiro com presidentes dos sindicatos e coordenadores dos 17 municípios definiram datas e realização de eventos para 2020. A micro região se fará presente com uma delegação na posse da nova diretoria da FETAESC em 30 de janeiro em São José. O presidente eleito da FETAESC, JOSÉ WALTER DRESCH é natural da micro região do extremo oeste.


Conforme RUTKOSKI, outro assunto da reunião foi o evento das mulheres que ocorria sempre em março em função do dia das mulheres. Foi decidido que este ano não irá ocorrer o evento a nível de região, mas cada município organizará seu evento. A micro Três Fronteiras irá se envolver na organização de um evento maior para 2021. Os dirigentes da micro se reúnem numa freqüência mensal na medida em que há assuntos a debater. RUTKOSKI defende que o grupo precisa estar empenhado e bem informado e, assim também repassar as informações rapidamente aos agricultores. Por 2020 ser um ano eleitoral municipal, RUTKOSKI salienta que poderá ocorrer o afastamento de alguns dirigentes sindicais para concorrer ao pleito. A FETAESC defende também a ideia do agricultor exercer cargo político.


CRAS de Belmonte mantêm atividades em janeiro e fevereiro. JESSICA MALLMANN, auxiliar de coordenação do CRAS de Belmonte explica que em janeiro e fevereiro são realizados dois encontros por mês, pois o CRAS oferece um trabalho continuado. Este ano, será realizado com as crianças um trabalho manual, a confecção de uma toalha em patchwork. O primeiro encontro ocorreu dia oito de janeiro e o próximo será dia 22 próximo. Os encontros ocorrem no serviço de convivência no período matutino. Conforme JESSICA, somente as crianças da cidade são atendidas, uma vez que não há transporte escolar para as crianças do interior.


CRAS atende mais de 120 crianças com uma equipe multidisciplinar. De acordo com a auxiliar de coordenação, JESSICA MALLMANN, em março, as atividades voltam ao normal de segunda a quinta feira, nos turnos matutino e vespertino. As oficinas extras serão as mesmas do ano passado, como violão, percussão e Muay tai. Foram atendidas, em 2019, em media entre 60 a 65 crianças e adolescentes. Com as que frequentam somente as oficinas extras, soma 120 crianças e adolescentes atendidas. No momento, a maioria dos funcionários está em período de férias. A equipe é composta por coordenadora, auxiliar de coordenadora, gestora do bolsa família, psicóloga, assistente social e uma serviços gerais. As inscrições para as oficinas extras no inicio de fevereiro.


Sindicato fará roteiro de visitas aos agricultores para divulgar guia de convênios. O Sindicado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste retomou os trabalhos para o ano na última semana, após o período de recesso. Conforme o presidente da entidade, CANÍSIO REINEHR, a guia de convênios foi confeccionada ainda no ano passado, mas a diretoria definiu por algumas melhorias para disponibilizar o novo serviço a partir deste ano. O presidente destaca que a partir da próxima semana inicia o roteiro de visitas aos agricultores associados que estão em dia com a entidade para divulgar os convênios aos quais o sócio pode ter acesso e receber descontos nas empresas locais. CANÍSIO lembra que estes convênios serão exclusivos para os agricultores associados. Durante as visitas, o presidente ressalta que o objetivo é também ouvir os agricultores sobre os trabalhos sendo realizados pelo sindicato.


Entre os serviços que serão disponibilizados aos agricultores sócios, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste cita descontos em lojas, mercados, agropecuárias e bazar. CANÍSIO REINEHR lembra que os agricultores irão receber um cartão que deve ser apresentado na hora da compra, para receber o desconto. O presidente acrescenta que o sindicato também oferece outros serviços aos agricultores, associados ou não, como encaminhamentos dos benefícios de aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, pensão por morte, requerimentos, declarações, encaminhamentos de cadastros e isenções de veículos e serviços de engenharia no que diz respeito a serviços ambientais. CANÍSIO comenta que em todo o país está havendo uma demora nas análises dos benefícios da previdência social, dificuldades relatadas também por outros sindicatos. O serviço deve se normalizar em seis meses.


Secretaria de Saúde encerra 2019 com alto investimento em atendimentos a população. CLEBER RECH, secretario da saúde de Descanso afirma que 2019 foi um ano muito produtivo com muitos avanços. Ele relata que foram mais de 37 mil atendimentos com os médicos clínicos. representando quatro virgula três atendimentos por habitante. Somando os atendimentos com especialistas o numero sobe para5 atendimentos por habitante. Houve 14 credenciamentos para exames laboratoriais e de imagens e também para as especialidade. Conforme RECH, foi atendido um pedido antigoda população de realizar cirurgias na área da odontologia. Através de credenciamento com hospital de Guaraciaba, com custo de mais de 17 mil reais, realizou-se cinco procedimentos para pessoas especiais. ///


Investimento em exames laboratoriais foi de mais de 265 mil reais com mais de 52 mil exames. CLEBER relata também que com exames de imagens foi investido mais de 128 mil reais e, somente em ressonâncias magnéticas mais de 50 mil reais. O secretario destaca que exames de endoscopias e colonoscopias, que não são de responsabilidade do município, foram realizadas mais de 80 através de credenciamento.A ortopedia também teve uma grande demanda através de atendimento uma vez por mês no município. De acordo com RECH foram realizadas 124 consultas e 13 cirurgias evitando, dessa forma, filas de espera. Houve também o credenciamento com hospital de Iporã do Oeste para o atendimento com oftalmologia com um investimento de mais de 35 mil reais. Na ginecologia ocorreram mais de mil consultas e na pediatria mais de 900 consultas, sendo que Descanso possui um mil e cem crianças entre 0 a 12 anos, e essas também são atendidas pelos clínicos gerais.


Secretaria da saúde investe em infraestrutura. De acordo com CLEBER RECH, secretario da saúde de Descanso, em 2019 ocorreram reformas de infraestrutura na unidade de saúde no Bairro Jaroseski com uminvestimento de mais de 70 mil reais o que resolveu um grande problema para a população. Através de convenio de 150 mil reais do governo federal haverá em 2020 a reforma geral da unidade do distrito de Itajubá. CLEBER destaca que está no aguardo do recebimento do valor para iniciar a obra.


Previsão de secretaria da saúde é avançar nos projetos iniciados. RECH salienta que para 2020 a previsão é continuar avançando, atendendo com qualidade e agilidade os usuários. Dar continuidade aos credenciamentos que, atualmente, oito já estão em vigência. Além de continuar com a realização de campanhas a exemplo de 2019. Quanto ao abastecimento na farmácia, RECH cita que em 2019 correu bem e até o momento também está tranquilo. As licitações, a partir de agora, são feitas pelo CONDER, o conjunto dos 19 municípios, através disso a aquisição de medicamentos será mais econômico. Já foram feitas licitações em 2020 e houve algumas questões burocráticas diferentes que talvez acarrete na falta de alguns medicamentos. CLÉBER pede a população a compreensão nesse caso. Também ocorreu a contratação de nova farmacêutica. O secretario CLÉBER RECH está satisfeito com o trabalho desenvolvido até o momento e o empenho de toda a equipe.


-BRIGA ENTRE VIZINHAS TERMINA EM AGRESSÃO COM FACÃO

-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E MOTOCICLETA DEIXA DOIS FERIDOS


Jovem será indenizada por acidente em parque aquático. Uma jovem deverá ser indenizada em 21 mil reais por danos morais, materiais e estéticos, devido a um acidente sofrido quando descia o tobogã de um parque aquático no Extremo Oeste do Estado, em 2013. Sobre o valor indenizatório serão acrescidos juros e correção monetária devidos. O processo tramitou na comarca de São José do Cedro. De acordo com os autos, a vítima engatou um anel da mão direita na parte externa lateral do tobogã, e teve parte de um dedo dilacerado. Por causa dos ferimentos, sofreu 24 pontos e teve a movimentação do dedo comprometida. Ela atuava como modelo e atleta de alto rendimento antes do acidente, mas teve de deixar a prática do handebol e do vôlei porque não teve mais o mesmo desempenho. A sentença, prolatada pelo juiz Rafael Resende Britto, da Vara única de São José do Cedro, condena a empresa responsável pelo parque e uma seguradora ao pagamento das indenizações.


Conforme apurado no processo, o anel ficou preso a um parafuso exposto na estrutura do tobogã. Em contestação, a administração do parque aquático sustentou que a culpa pelo acidente foi unicamente da autora, sob o argumento de que a peça estava no lado de fora do tobogã, local alheio de onde o usuário precisa passar na descida. Também alegou existir orientação contrária ao uso de relógios e anéis na descida. Na avaliação do magistrado, a versão de que houve aviso para retirada do anel e de que o parafuso estava na parte externa do brinquedo é isolada nos autos. Conforme manifestou o juiz, a empresa não se desincumbiu do seu ônus de provar que os fatos não ocorreram conforme descritos na ação. O risco existente em tais brinquedos, prosseguiu o magistrado, poderia ser minimizado ou excluído com a informação adequada de uso ao público, mas não houve provas nesse sentido.


Motorista é flagrado pela PM dirigindo sem habilitação. A Policia Militar de SMOeste autuou condutor de veiculo por dirigir sem possuir habilitação, na noite desta quarta para quinta às 3 horas. A Polícia Militar realizou abordagem de um veículo na Rua Almirante Tamandaré no centro de SMOeste. A Proprietária do veículo estava presente no veículo. A PM confeccionou o termo circunstanciado a proprietária por permitir a condução do veículo por pessoa não habilitada. A policia lavrou as infrações de trânsito pertinentes ao caso.


Homem é indiciado por difamar e enviar fotos íntimas da ex-companheira. A Polícia Civil indiciou um homem, de 37 anos, residente em SMOeste, pela prática dos crimes de difamação, de exposição de imagens de nudez e por descumprimento de medidas protetivas de urgência contra sua ex-companheira. A vítima acionou a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso noticiando que após romper relacionamento com o suspeito, alguns amigos e seu atual companheiro passaram a receber mensagens através do “whatsapp” e do “Facebook” com informações difamatórias e divulgação de imagens íntimas da vítima. O suspeito utilizava perfis falsos para enviar as mensagens, na tentativa de dificultar sua identificação. A partir do rastreio de dados foi possível identificar a autoria, confirmando que o autor dos crimes era, efetivamente, o ex-companheiro da vítima. No momento do registro dos fatos, a mulher pediu medidas protetivas de urgência contra o suspeito que mesmo com a decisão da justiça continuou mandando mensagens com os perfis falsos. Somadas, as penas dos crimes atribuídos ao investigado podem alcançar até oito anos de prisão.


Briga entre vizinhas termina em agressão com facão. / Uma mulher de 45 anos ficou ferida após ser atingida por golpes de facão, na rua Anita Garibaldi, no bairro Progresso, em Palmitos. A suspeita de ter causado as agressões é a própria vizinha. O caso aconteceu na terça-feira, dia 14, por volta das 18 horas. De acordo com informações do delegado ANDRE BECKMAN foi uma briga entre vizinhas, em que as duas mulheres se agrediram mutuamente. Uma delas, de 35 anos, armada com um facão causou ferimentos na outra. O Corpo de Bombeiros atendeu a mulher que foi ferida com os golpes de facão. Ela estava em casa, sentada, quando a equipe chegou. Os bombeiros informaram que a vítima estava consciente e orientada, com escoriações no braço direito e ferimento na perna esquerda. Após atendimento no local, a mulher foi encaminhada ao Hospital Regional de Palmitos, para atendimento médico. Não há informações do que causou a briga. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e registrou um Termo Circunstanciado.


Colisão entre caminhão e motocicleta deixa dois feridos. Foi por volta das 21 horas de ontem na SC 163, em linha Cordilheira, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros atendeu vítimas de uma colisão traseira envolvendo caminhão Volskwagen, da cidade de Paranapanema, São Paulo e motocicleta CG Honda, de Itapiranga. O condutor da motocicleta, um homem de 34 anos, sofreu escoriações nos joelhos e mãos e corte superficial na região frontal da cabeça. A passageira da motocicleta, uma mulher de 52 anos, apresentava escoriações nos braços e pernas e suspeita de fratura de costela. As vítima foram conduzidos ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.