-PROJETO QUE ALTERA LEI DAS ESTATAIS PODE SER VOTADO HOJE NO SENADO
-SC ATINGE MARCA DE 37 BILHÕES DE DÓLARES DE MOVIMENTAÇÃO NO COMÉRCIO EXTERIOR
-ROTARY CLUBE INAUGURA NOVA CASA DE APOIO DO HOSPITAL REGIONAL
-VEREADORA DO PP PEDE DESATIVAÇÃO DO BALCÃO DE EMPREGO NA PRAÇA DO CENTRO
-GOVERNADOR VAI PARTICIPAR DE INAGURAÇAO DE ASFALTO NO INTERIOR NESTA SEXTA
-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 492
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Dirigentes do governo de Kosovo assinaram, nesta quarta-feira, um pedido formal de adesão à União Europeia, um processo que pode se complicar pelas tensas relações com a Sérvia. O presidente, o primeiro-ministro e o presidente do Parlamento assinaram, conjuntamente, os documentos que serão apresentados à República Tcheca, país que ocupa a presidência rotativa da União Europeia. O Kosovo é o último país dos Bálcãs ocidentais a se candidatar a aderir à União Europeia, depois de Bruxelas ter reconhecido o "status" de candidato da Bósnia na terça-feira.
O Irã foi expulso de uma comissão temática das Nações Unidas encarregada de empoderar as mulheres, nesta quarta-feira, durante a quinta reunião plenária do Conselho Econômico e Social na sede da organização mundial em Nova York, nos Estados Unidos. Durante a sessão, 29 dos 54 países votaram a favor de uma moção apresentada pelos Estados Unidos que afirmava que a adesão do Irã à comissão era uma “mancha feia” para a credibilidade do grupo. O país é acusado de promover políticas contrárias aos direitos de mulheres e meninas.
O governo do Peru declarou estado de emergência de 30 dias nesta quarta-feira em meio a protestos que se espalharam pelo país depois da tentativa de golpe do agora ex-presidente PEDRO CASTILLO. A declaração de emergência, anunciada pelo ministro da Defesa do governo de DINA BOLUARTE, vai permitir que as Forças Armadas se juntem à polícia para garantir a manutenção da segurança pública. A segunda maior cidade peruana, Arequipa, teve o seu aeroporto invadido por uma multidão que, portando pedras, pedaços de pau e pneus em chamas, exigia a renúncia da líder. Desde que os protestos começaram na sequência da deposição de CASTILLO, sete pessoas morreram.
Termina nesta quinta-feira o prazo para os trabalhadores solicitarem o saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no valor de até mil reais. O valor foi depositado automaticamente nas contas do Caixa Tem dos trabalhadores. Quem não teve o valor creditado – ou quem teve, mas não movimentou o dinheiro nos primeiros 90 dias – deve acessar o aplicativo do FGTS e indicar que deseja sacar o dinheiro, informa a Caixa Econômica Federal. De acordo com a Caixa, após o pedido, em até cinco dias úteis o valor é transferido para a conta do trabalhador. Se não houver o saque, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos.
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra ROSA WEBER, votou nesta quarta-feira para considerar o orçamento secreto inconstitucional. Para ela, o pagamento das emendas parlamentares de relator, nome técnico do orçamento secreto, é "recoberto por um manto de névoas". A ministra afirmou que “o modelo em prática viola o princípio republicano e transgride os postulados informadores do regime de transparência dos recursos financeiros do estado”. ROSA WEBER é relatora de ações que contestam a regularidade dessas emendas, criadas em 2019. O julgamento deve ser retomado nesta quinta-feira com os votos dos demais ministros.
O projeto de lei que visa modificar o texto da Lei das Estatais pode ser votado no Senado nesta quinta-feira. O objetivo da alteração é facilitar indicações políticas a empresas estatais ou de capital misto. O texto foi aprovado pela Câmara na terça-feira e diminui de 36 meses para 30 dias o período de quarentena pelo qual uma pessoa que tenha atuado em estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a campanha eleitoral deve passar para poder tomar posse em cargo de direção de empresa pública e sociedade de economia mista. Nesta quarta, as ações ordinárias da Petrobras lideraram as perdas do dia no Ibovespa e encerraram o pregão com um recuo de nove vírgula oito por cento depois que a Câmara dos Deputados realizou a aprovação do projeto de lei que flexibiliza a Lei das Estatais. Só com a variação no dia, a Petrobras perdeu 30 bilhões em valor de mercado.
A Polícia Federal cumpre 15 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina contra manifestantes que são investigados por conta dos atos realizados após o resultado das eleições presidenciais deste ano. A ação, realizada nesta quinta-feira, também acontece em outros sete Estados. Os mandados são cumpridos nas cidades de Saudades, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Canoinhas e Descanso. A operação foi autorizada pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES do Supremo Tribunal Federal. Também foram autorizados bloqueios de contas dos investigados e quebra do sigilo bancário no âmbito da operação.
Santa Catarina bateu um novo recorde no comércio exterior, antes mesmo de encerrar 2022. O montante exportado de janeiro a novembro atingiu 11 bilhões e cem milhões de dólares e a importação alcançou a marca de 26 bilhões e 600 milhões, totalizando 37 bilhões e 700 milhões de dólares de movimentação no comércio internacional. Foi o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1997, segundo análise do Observatório FIESC, divulgada nesta quarta-feira. As vendas de produtos catarinenses aumentaram 18 vírgula três por cento em relação ao mesmo período de 2021. Já as compras internacionais, na mesma comparação, representaram um crescimento de 17 vírgula três por cento.
Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual que pode garantir reajustes salariais dentro da mesma legislatura. Os aumentos ocorrerão caso haja acréscimo no vencimento dos deputados federais, em Brasília. O texto foi aprovado por 29 votos a dois, com uma abstenção, na sessão desta terça-feira. Segundo a Constituição Estadual, os salários dos deputados estaduais são limitados a até 75 por cento do que recebem os deputados federais. No entanto, pelo texto atual, esse valor só pode ser reajustado para a legislatura seguinte. Com a mudança na Constituição Estadual aprovada nesta semana, os deputados estaduais retiraram do texto o trecho que limitava a periodicidade dessa revisão.
O vice-reitor da Unoesc São Miguel do Oeste, professor VITOR D'AGOSTINI, participou, juntamente com uma comitiva catarinense, da viagem ao Japão e Singapura, na Ásia. A atividade foi liderada pelaFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais com o objetivo de integrar as lideranças, visando a busca de resultados para a educação superior e, logo, para o desenvolvimento catarinense. O grupo, composto por 20 instituições de Ensino Superior catarinenses, visitou universidades, embaixadas e espaços de inovação em nove cidades com a proposta de conhecer as prioridades no que diz respeito à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico e inovação. No site da Fapesc está disponível uma página com informações sobre a Missão. O espaço será alimentado ainda com um relatório completo sobre cada uma das visitas e reuniões realizadas, assim como próximos contatos feitos e parcerias viabilizadas por meio das visitas.
A Ameosc, em parceria com a Fecam, realizou nesta semana uma capacitação para os profissionais do setor de compras e licitações dos municípios de abrangência da entidade, abordando a nova legislação de licitações que entrará em vigor em março de 2023. Participaram da atividade 55 integrantes das comissões de licitações e cadastro de fornecedores, pregoeiros, equipes de apoio, servidores dos setores de compras, licitações e contratos, controladores internos, Secretários de Administração e Fazenda e assessores jurídicos. Entre as novidades, estão a substituição de normas legais já defasadas, a modificação das modalidades licitatórias e a ampliação dos limites para dispensa de licitação. O objetivo foi atualizar as equipes das prefeituras.
O Instituto Santé vai administrar mais uma unidade hospitalar no Extremo Oeste de Santa Catarina. O contrato de gestão com o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste inicia em 02 de janeiro de 2023. Este será o sétimo hospital sob a administração da entidade. Conforme o Diretor Executivo do Instituto Santé, JEFERSON GOMES, a missão é de levar para a comunidade mais especialidades, acesso a exames e procedimentos. Ele citou que o hospital de São João do Oeste tem boa estrutura, incluindo uma ala de internação de longa permanência. A meta é reduzir o número de deslocamentos de pacientes em busca de tratamento especializado em outras cidades da região, desafogando inclusive, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste que também é administrado pelo Santé.
A prioridade número um do Santé é atender as principais necessidades do município de São João do Oeste. De acordo com o Diretor Executivo do Instituto Santé, JEFERSON GOMES, além disso, o planejamento de ações também prevê uma atuação com impacto em outra cidades da região, como por exemplo, a realização de um mutirão mensal de oftalmologia para reduzir o movimento acumulado. A parceria com o Instituto Santé foi aprovada por unanimidade em assembleia extraordinária do Hospital Santa Casa Rural. Os hospitais que já são administrados pelo Instituto Santé são Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Guaraciaba, Itapiranga, Caibi e o Regional Terezinha Gaio Basso.
A Diocese de Chapecó divulgou na última terça-feira a relação de transferências de padres e realocação de equipes paroquiais das paróquias pertencentes à Diocese. O procedimento é normal e ocorre sempre no final de cada ano. Na paróquia São Miguel Arcanjo a mudança é em relação ao padre IVO ORO. De acordo com o documento, ele foi transferido para Chapecó onde será o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em São Miguel do Oeste, ele exerce a função de vigário paroquial. Conforme IVO ORO, as transferências são normais na vida dos padres diocesanos justamente pela questão de serem padres da Diocese e não de paróquias específicas, como no caso, a São Miguel Arcanjo.
A reunião que definiu as transferências dos padres na Diocese de Chapecó ocorreu na semana passada e as decisões foram tomadas pelo Conselho de Presbíteros juntamente com o bispo DOM ODELIR e demais lideranças. A explicação é do padre IVO ORO. Segundo ele, esse conselho também é responsável por outros encaminhamentos tomados na Diocese. Ele destacou que as transferências servem para potencializar o trabalho de cada padre, além de atender as necessidades da Diocese como um todo. IVO ORO lembrou que nos próximos dias completa cinco anos de atuação na paróquia São Miguel Arcanjo e vai permanecer na região até o final da primeira semana de janeiro, começando de fato em Chapecó à partir da segunda quinzena do mês que vem.
A paróquia que IVO ORO será responsável a partir do ano que vem foi criada há um ano e abrange 12 comunidades. Ele comentou que essa é a mais nova paróquia da Diocese de Chapecó e abrange a região do trevo de Chapecó, Cordilheira Alta e demais bairros e comunidades do interior. Questionado sobre o período que esteve em São Miguel do Oeste, ele classificou como um momento fundamental e desafiador, visto o tamanho da paróquia São Miguel Arcanjo. Ele disse que além de vigário paroquial, exerceu outras funções em conjunto com as lideranças dos cinco municípios da região Extremo-Oeste de Santa Catarina.
No documento de transferências dos padres da Diocese de Chapecó também ficou definido que a paróquia São Miguel Arcanjo vai receber outro padre. A garantia é do pároco, CLETO STÜLP. De acordo com ele, a paróquia é uma das maiores da Diocese juntamente com Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê e por isso três padres são fundamentais para desenvolver o trabalho em todas as comunidades. Ele explicou que o novo padre é FRANCISCO JAIRO RIBEIRO LINHARES. CLETO pontuou que FRANCISCO vem para a região através do projeto “Igrejas Irmãs”. Ele lembrou que o novo padre atua em Sobral no Ceará e chegará na segunda quinzena de janeiro para assumir a função de vigário paroquial na paróquia São Miguel Arcanjo.
A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi inaugurada na manhã desta quinta-feira. De acordo com o presidente do Rotary Clube, MARCELO DE WALLAU. Ele disse que o ato marcado para esta semana é a conclusão de um trabalho iniciado em 2017. WALLAU disse que o projeto de uma nova edificação para dar mais condições, conforto e apoio para familiares de pessoas internadas no hospital está finalizado e a abertura da nova Casa de Apoio é um presente de Natal para a comunidade. Ele ressaltou que o projeto foi concluída pelo envolvimento da entidade, parceiros, empresas e pessoas da comunidade. A inauguração de hoje teve a presença da diretoria da casa de Apoio e autoridades locais.
A nova casa de apoio do Hospital Regional tem capacidade para receber 36 pessoas, o dobro da estrutura atual que funciona em prédio alugado. A informação é do presidente do Rotary Clube, MARCELO DE WALLAU. Ele disse que o terreno foi cedido pela prefeitura de São Miguel do Oeste que também fez um repasse de cerca de 400 mil reais. O orçamento da obra também foi garantido com uma emenda parlamentar do deputado MAURICO ESKDULARK de 350 mil reais, cem mil reais de uma rifa e recursos do próprio Rotary. WALLAU disse que houve um envolvimento da comunidade para garantir a mobília e deixar a casa pronto. O atendimento dos familiares dos pacientes do Hospital Regional deve começar na próxima segunda-feira.
A câmara de vereadores aprovou, nesta quarta-feira, dois pedidos para obras de asfaltamento em São Miguel do Oeste. Na sessão de ontem à noite, foi apreciada e aprovada a moção de Apelo da vereadora CRIS ZANATTA do PSDB que solicita à Administração Municipal que realize a pavimentação asfáltica no trecho compreendido entre o final da rua de calçamento da Vila Nova até o Moto Clube situado na Linha Santa Catarina. A vereadora destacou que essa via se encontra em situação precária. Outro pedido aprovado ontem é de autoria de CARLOS AGOSTINI do MDB. Ele solicitou que o município realize o recapeamento asfáltico na Rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brás Cubas. O vereador afirma que a via dá acesso ao Senai, Unoesc e Unidade de Pronto Atendimento, e preciso de melhorias.
A vereadora do MDB, FRANCIELE GIOVANAZ, defendeu, sessão da câmara desta quarta-feira, a desativação do Balcão de Empregos. A sugestão da vereadora é que a administração, pelo menos, transferira os atendimentos para o prédio onde funciona a Prefeitura, "como forma de melhor utilizar o trabalho dos servidores envolvidos com esse atendimento". FRANCIELE citou que que quando a Câmara de Vereadores aprovou o projeto criando o Balcão de Empregos, "a justificativa era de que não haveria custos uma vez que o software seria gratuito e o trabalho de cadastro das ofertas de emprego e da pessoas que buscam uma vaga, se daria de forma automatizada, ou seja, sem a necessidade de gerar despesas. Ela disse que não é isso que vem acontecendo.
O balcão de emprego não é uma atividade-fim do município e prestar o serviço é um contrassenso. A afirmação é da vereadora FRANCIELE GIOVANAZ. Ela citou que o próprio poder público busca terceirizar atividades-meio e o serviço do balcão de empregos já é prestado por entidades como o Sine. A vereadora acrescentou que o atendimento na Praça Walmir Bottaro Daniel é feito por um funcionário dedicado integralmente, sob o cargo de gerente do balcão de empregos, cuja remuneração é significativa para um trabalho tão simples. Ela ressaltou que o balcão de empregos não atende mais de duas pessoas por dia. A vereadora comentou ainda que a estrutura é inoperante e tem um vazio de demanda. A secretária de Desenvolvimento, MARLI DA ROSA, não quis se manifestar a respeito.
Os vereadores aprovaram, na noite de ontem, o projeto de lei que altera as leis orçamentárias através da abertura de um crédito adicional suplementar de cinco milhões e 700 mil reais. O objetivo da proposta é incrementar dotações orçamentárias para a folha de pagamento dos servidores. O vereador, PAULO DRUMM, disse que isso não significa que a prefeitura não tenha dinheiro para pagar o funcionalismo. O que acontece, segundo o vereador, é que a rubrica no orçamento para essa finalidade não é suficiente. O projeto tramitou em regime de urgência. Os vereadores também aprovaram em segundo turno, o projeto que trata dos critérios de preenchimento e da transparência de informações na distribuição das vagas de educação infantil do município de São Miguel do Oeste.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou, na tarde de terça-feira, a Ordem de Serviço para obras de reforma, ampliação e adequações de acessibilidade na sede do décimo Batalhão de Bombeiros Militar. O ato aconteceu no próprio local, com a presença do comando do Batalhão, representante da empresa que venceu a licitação e fiscal da obra. De acordo com TREVISAN, serão investidos mais de um milhão e 400 mil reais que foram repassados pelo Governo do Estado para que o município conduzisse o processo licitatório. Serão construídos 368 metros quadrados em três pavimentos, destinados a garagem para ambulância, sala de utilidades, sala de reuniões e dormitórios. Além disso, serão feitas reformas e adequações de acessibilidade na estrutura atual.
O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, estará em São Miguel do Oeste nesta sexta-feira. Ele vai participar do ato de inauguração do asfalto no acesso a Linha Fátima. O evento está programado para as 10 horas da manhã no salão da comunidade. Na parte da tarde, o secretário estadual de saúde vai assinar, também aqui no município, o aditivo ao projeto de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O evento com a presença do secretário ALDO BATISTA NETO está marcado para as quatro horas da tarde.
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil de Santa Catarina deu cumprimento a um mandado de prisão expedido contra um homem de 38 anos de idade, condenado definitivamente pelo crime de violência doméstica. Ele foi condenado à pena de quatro meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto. A prisão foi efetuada no bairro São Cristóvão, na cidade de Campo ErêSC e o preso encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. No momento da prisão, o homem foi flagrado possuindo uma porção de maconha para consumo pessoal.
Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso durante uma operação da Polícia Civil em Campo Ere nesta quarta-feira. As investigações tiveram início depois que chegou ao conhecimento da Polícia Civil que adolescentes estavam praticando crimes contra o patrimônio e trocando os objetos furtados ou roubadas por drogas. Durante o dia, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, nos bairros Vila Feliz, Cohab e Mello. Um homem de 22 anos foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Na casa, foram apreendidos maconha e uma balança de precisão. Ele foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. Outro homem, de 29 anos, foi detido por posse de drogas e liberado mediante termo de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal de Campo Erê.
Um acidente entre um caminhão e uma moto deixou duas pessoas gravemente feridas no início da tarde desta quarta-feira entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. A colisão aconteceu por volta do meio dia e 50 na SC-492. O condutor do caminhão relatou que seguia no sentido São Miguel a Bandeirante, quando a motocicleta, que vinha na direção oposta, ultrapassou um Ônibus e colidiu na lateral do caminhão. Com o impacto, o condutor da moto e a caroneira, sofreram lesões graves nas pernas. O SAMU prestou atendimento e encaminhou as duas vítimas para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.