-CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DA PEC DOS PRECATÓRIOS COM MUDANÇAS FEITAS PELO SENADO
-GOVERNO LANÇA PROGRAMA QUE VAI REPASSAR SETE BILHÕES PARA MUNICÍPIOS
-ASSOCIAÇÃO DA FEIRA LIVRE ELEGE NOVA DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS TRES ANOS
-FALTA DE CHUVA PODE AFETAR LAVOURAS DE MILHO E SOJA NO MUNICÍPIO
-CÂMARA DE VEREADORES APROVA MINI REFORMA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA -ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSAO FERIDA NA SC 163
-MOTOBOY SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO CONTRA CARRO NO CENTRO DA CIDADE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 70 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A explosão de um caminhão carregando combustível no Haiti, na noite de segunda-feira, matou cerca de 40 pessoas. A informação é do primeiro-ministro ARIEL HENRY. Em uma rede social ele disse que o país caribenho terá três dias de luto pelas vítimas. Ele também confirmou que dezenas de pessoas ficaram feridas. Neste ano, o Haiti enfrentou graves problemas de abastecimento de combustível, em parte devido ao bloqueio de terminais de entrega de combustível durante um mês por gangues que exigiam a renúncia de HENRY.
Ao menos três pessoas morreram em duas explosões registradas em uma área próxima ao aeroporto Camilo Daza em Cúcuta, na Colômbia, nesta terça-feira. O presidente colombiano, IVÁN DUQUE, classificou o incidente como um "atentado terrorista" e disse em nota que o Ministério da Defesa coordena "ações imediatas" para encontrar os responsáveis. O governador de Norte de Santander – onde fica Cúcuta –, SILVANO SERRANO, disse em entrevista à rádio Caracol que dois homens invadiram uma área restrita do aeroporto com dois explosivos. A primeira explosão teria matado um dos autores do ataque. A segunda bomba explodiu enquanto dois agentes da polícia tentavam desativar o artefato. Os dois morreram.
O direitista JOSÉ ANTONIO KAST e o esquerdista GABRIEL BORIC tiveram um confronto na segunda-feira, no último debate com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais no Chile, no próximo domingo. Mais de 15 milhões de chilenos podem votar para escolher o sucessor do conservador SEBASTIÁN PIÑERA. No primeiro turno, a participação do eleitorado foi de 47 por cento. Pesquisas realizadas antes da proibição eleitoral, que começou em quatro de dezembro, situam BORIC como o vencedor por uma pequena margem sobre KAST.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, LUIZ FUX, derrubou nesta terça-feira um habeas corpus preventivo que impediu a prisão dos quatro réus condenados no Tribunal do Júri pelas 242 mortes no incêndio da Boate Kiss, em 2013, em Santa Maria. Com a decisão, poderão ser presos ELISSANDRO SPOHR, dono da Boate Kiss; MAURO HOFFMAN, outro sócio da boate; MARCELO DE JESUS DOS SANTOS, vocalista da banda Gurizada Fandangueira; e LUCIANO BONILHA LEÃO, o assistente de palco. FUX atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul que questionou decisão do Tribunal de Justiça estadual que concedeu o habeas corpus preventivo para impedir a prisão. Ontem, MARCELO e ELISSANDRO já se apresentaram para começar a cumprir a pena de prisão.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO decidiu nesta terça-feira que brasileiros ou estrangeiros residentes no país que deixarem o Brasil a partir desta quarta não poderão regressar sem comprovar vacinação completa contra a Covid. Pela determinação do ministro, brasileiros e estrangeiros residentes que já estavam fora do Brasil até esta terça poderão voltar seguindo as regras anteriores, ou seja, apresentando um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque e uma Declaração de Saúde do Viajante. No sábado, BARROSO determinou a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para todos os viajantes que chegarem ao país, brasileiros ou estrangeiros, residentes ou não.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, por 327 votos a 147 e uma abstenção, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que estabelece um limite anual para o pagamento de precatórios, que são as dívidas da União reconhecidas pela justiça em decisões das quais não cabem mais recursos. O texto foi aprovado pela Câmara, em novembro, e pelo Senado, em dezembro. A PEC retornou para a análise dos deputados em razão de mudanças feitas pelos senadores na proposta original. Na semana passada, apenas os dispositivos comuns, aprovados pelas duas Casas, foram promulgados. Os deputados ainda analisarão os destaques que são sugestões de alteração no texto. Concluída esta etapa, a proposta ainda será votada em segundo turno, antes de seguir para promulgação.
Assim como ocorreu para os servidores do Legislativo, os aposentados do Judiciário também tiveram decisão judicial favorável para suspender o desconto dos 14 por cento da Previdência no salário. A medida vale para quem tem remuneração abaixo do teto do INSS, que é de seis mil e 300 reais. A cobrança passou a ocorrer após a aprovação da Reforma da Previdência do Estado, em agosto deste ano. Desta vez, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina obteve outra liminar com o mesmo teor da concedida para os servidores do legislativo. A decisão também é do juiz JEFFERSON ZANINI, da segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis.
O governo do Estado tenta aprovar na Assembleia Legislativa um pacotão de 29 projetos de lei com mudanças na estrutura de governo e reajustes e gratificações salariais para diversas categorias do funcionalismo público de Santa Catarina. As propostas foram apresentadas, na maioria dos casos, entre os dias primeiro e oito de dezembro e tramitam em regime de urgência, de forma conjunta em três comissões. Tratam-se do reajuste salarial dos professores e dos planos de carreira de policiais civis e agentes socioeducativos. Entre as propostas do pacote que ainda precisam ser aprovadas, a medida de maior repercussão é a minirreforma administrativa. Se aprovada, a minirreforma terá impacto financeiro de 16 milhões de reais ao ano. O custo extra decorre, entre outros motivos, da criação de vagas de 98 cargos de confiança, entre comissionados e funções gratificadas.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA lançou, nesta terça-feira, o Plano Mil. Por meio do programa, o Estado vai destinar sete bilhões e 300 milhões de reais para investimentos nos municípios ao longo dos próximos anos. Na primeira etapa, serão contempladas as 70 maiores cidades, mas o programa contemplará todos os municípios. A base de cálculo do valor que cada prefeitura terá direito a receber considera mil reais por habitante. No ato desta terça-feira, o prefeito de Itajaí, VOLNEI MORASTONI, assinou o primeiro convênio do Plano Mil. O município vai receber mais de 200 milhões para executar projetos que viabilizam uma série de obras de infraestrutura para a cidade.
O comércio de São Miguel do Oeste espera aumentar as vendas em cinco por cento no natal deste ano na comparação com a mesma data do ano passado. A projeção é da presidente da CDL, GLEICE KOOP. Ela disse que a expectativa de crescimento nos negócios ocorre em razão da retomada da economia com a melhoria dos indicadores da Covid. GLEICE comentou que mesmo com a inflação em alta, os consumidores devem ir as compras e garantir os presentes para o Natal. No sábado que vem, as lojas devem ficar abertas até as quatro horas da tarde. Na semana que vem, entre segunda e quinta-feira, o atendimento vai até as 10 da noite.
Quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Nenhuma entrou para a lista de recuperados. Com isso, 11 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid está em 15 por cento com três pessoas internadas na unidade de terapia intensiva. Na enfermaria, a ocupação é de 12 e meio por cento com dois pacientes internados com a doença.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está disponibilizando doses extras da vacina contra covid para quem ainda não recebeu nenhuma dose. A vacinação será aberta para quem ainda não se protegeu contra a Covid somente nesta quarta e quinta-feira, das oito da manhã as quatro da tarde na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a injeção, é preciso apresentar o Cartão SUS, Comprovante de Residência, CPF e Carteira de Vacinação. O restante do cronograma de vacinação da semana segue normalmente. Hoje está sendo aplicada a segunda dose de todos os laboratórios para retardatários e terceira dose para adultos vacinados com a segunda dose até 15 de julho.
A secretaria de Agricultura retirou 19 cargas de materiais recicláveis do meio rural na terceira etapa do programa de coleta de resíduos no campo. A ação ocorreu na semana passada e contou com a parceria da Epagria e Secretaria de Obras. O material foi destinado para a Acomar, Associação de Coletores de Material Reciclável de São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário, ANTONIO ORSO, os resíduos sólidos recolhidos no campo incrementam, de forma significativa, a renda dos coletores da Acomar. A próxima coleta de materiais recicláveis no interior está prevista para o mês de março de 2022.
Os associados da Feira Livre de São Miguel do Oeste realizaram na última semana a eleição para escolher o novo presidente da entidade pelos próximos três anos. O atual vice-presidente, MÁRCIO SANTIN, foi escolhido para comandar o espaço. Além dele, CELSO GASPERIN foi eleito vice-presidente e VILMAR SCARIOT será o secretário. A diretoria também é composta por outros nomes de pessoas associadas ao grupo. Conforme o presidente eleito, MÁRCIO SANTIN, o objetivo agora é propor metas para serem alcançadas ao longo do mandato.
A nova diretoria da Feira Livre de São Miguel do Oeste quer auxiliar de forma mais intensa os agricultores que vendem seus produtos semanalmente no local. A declaração é do novo presidente, MÁRCIO SANTIN. De acordo com ele, a intenção é melhorar a qualidade e aumentar a diversidade de produtos no espaço. Segundo ele, existem três grandes ações para serem executadas, sendo a total revitalização da estrutura da Feira Livre e o retorno de três produtores que estão afastados por motivo da legislação municipal, além de garantir a permanência dos feirantes na Feira Livre.
O novo presidente da Feira Livre de São Miguel do Oeste quer implantar uma lanchonete com produtos totalmente orgânicos no atual espaço. MÁRCIO SANTIN declarou que a meta é ambiciosa, mas acredita que com a união de todos, o projeto sairá do papel. Ele destacou que atualmente a Feira é composta por cerca de 30 famílias, sendo 17 ligadas diretamente e as demais de forma indireta. Ele pontuou que quer fortalecer a agricultura familiar no município, e por isso a revitalização do atual espaço físico é fundamental para abrigar os atuais expositores e abrir espaço para novas famílias também.
A Feira Livre de São Miguel do Oeste terá horários especiais de atendimento na véspera de Natal e Ano Novo. O comentário é do novo presidente, MÁRCIO SANTIN. Ele disse que nos dias 24 e 31 deste mês o espaço estará aberto entre sete e meia da manhã às 12 horas. Na véspera de Natal haverá música ao vivo e a realização do sorteio de três cestas de produtos. SANTIN lembrou que nos demais dias da semana a Feira Livre de São Miguel do Oeste atende entre oito da manhã ao meio-dia e entre uma e 15 às seis horas da tarde. O espaço está localizado no centro de São Miguel do Oeste, nas proximidades da escola São Miguel.
Nos últimos 30 dias, o volume de chuvas em São Miguel do Oeste foi de 50 milímetros. A quantidade é menos da metade da média histórica do período. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, nos últimos 14 dias o quadro se agravou e não choveu nenhum milímetro no município. Ele comentou que se não chover nesta semana, os agricultores podem ter prejuízos com a queda na produção. SIMON destacou que as lavouras de milho plantadas mais tarde podem sofrer uma queda entre 10 e 15 por cento. No caso da soja, a falta de chuvas pode inviabilizar o desenvolvimento das plantas. Ele ressaltou que a preocupação aumenta na medida em que a previsão é de pouca chuva até o final do primeiro trimestre do ano que vem.
O milho para produção de silagem escapou do período de estiagem e deve ter uma boa produtividade. O problema, de acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, está no milho grão que pode ter uma diminuição de peso em razão da falta de chuvas. Ele explicou que, no caso das lavouras de soja, as perdas podem aumentar nos próximos dias. As sementes estão no solo e precisam de água para germinar. SIMON lembrou que, neste ano, houve um aumento da área plantada com soja na região de São Miguel do Oeste e a falta de chuva pode frustrar a expectativa de um bom resultado para os agricultores.
A falta de chuvas na região ainda não está afetando as pastagens destinadas a alimentação dos rebanho leiteiro. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele explicou que os produtores que trabalham com pastagens perenes e proteção do solo têm menos problemas. SIMON comentou também que a estiagem ainda não tem consequências mais sérias em relação ao abastecimento de água nas propriedades, tanto para consumo animal quanto humano. Ele ressaltou, no entanto, que já existem casos mais isolados de distribuição de água em algumas comunidades da região. Em Iporã do Oeste, por exemplo, a prefeitura já começou a levar água para algumas propriedades rurais.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que aprova a criação do loteamento popular no Bairro Jardim Peperi. A matéria trata da subdivisão de uma área de 51 mil metros quadrados em 67 lotes, além de quatro ruas projetadas e o prolongamento das ruas Adolfo Konder e Bombeiro Comunitário Elio Moss. A subdivisão de área de terras também terá área institucional e áreas verdes. O projeto foi aprovado por unanimidade e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção. Conforme a proposta, esse será um loteamento popular, efetuado em parceria com a Caixa Econômica Federal, através do Programa Casa Verde e Amarela. O município vai garantir os terrenos para a execução do programa. O texto também prevê que fica a cargo da empresa contratada pela Caixa Econômica Federal a execução da abertura de ruas, terraplenagem e pavimentação asfáltica do loteamento.
O projeto do loteamento popular do bairro Jardim Peperi também prevê que a Caixa Econômica Federal ficará responsável pela execução de obras de escoamento de águas pluviais, instalação de rede de energia elétrica e iluminação publicação, água potável e recomposição de área verde. Conforme o projeto, essas obras devem ser feitas no prazo máximo de quatro anos, obedecendo às normas estabelecidas pela Prefeitura, Casan, Celesc e IMA. O projeto original previa que essa obrigação seria da empresa contratada pela Caixa Econômica Federal ou do Município, porém, uma emenda da Comissão de Obras e Serviços Públicos – composta por NÉLVIO PALUDO, VILMAR BONORA E MOACIR FIORINI – deixou a tarefa de construir a infraestrutura exclusiva para a empresa contratada pela Caixa Federal, excluindo a prefeitura dessa responsabilidade.
A Câmara de Vereadores aprovou, por maioria, nesta terça-feira, em votação única, dois projetos de lei complementar alterando a estrutura administrativa do Poder Executivo de São Miguel do Oeste. A chamada mini reforma administrativa cria cargos e extingue outros. A proposta tramitou em regime de urgência no legislativo. Conforme a justificativa do projeto, será extinto os cargos de Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito e criado o cargo de Supervisor de Planejamento e Orçamento, vinculado ao Gabinete do Prefeito. Esse novo cargo tem a função de definir e executar a Política Municipal de Planejamento. O projeto também cria a Diretoria de Tributação, unificando a Diretoria de Tributação e Cadastro com a Diretoria de Receita Municipal e Fiscalização. A matéria também cria o cargo de Chefe do Tesouro Municipal, mediante função gratificada, ocupado por servidor efetivo, para gerir e administrar as dívidas internas e externas do Município, operações de crédito e repasses realizados por meio de convênios e acordos.
A mini reforma administrativa também cria os cargos de secretário Adjunto para a Secretaria de Educação e para a Secretaria da Saúde. O projeto de lei, aprovado ontem ànoite,também extingue o cargo de Chefe de Divisão de Iluminação Pública e a cria o cargo de Diretor de Concessões Públicas e Parcerias. Esse novo cargo terá a função de coordenar e fiscalizar todas as concessões e parcerias realizadas pelo Município, como Celesc e Casan. Outro cargo criado é de Supervisor de Gestão Administrativa da Unidade Central e o de Diretor do Departamento da Cidadania, que será o responsável pelos atendimentos aos Imigrantes e aos Índios. Também aberto o cargo de Chefe de Controle de Águas Rurais, vinculado à Secretaria de Agricultura e o de Diretor de Turismo e Fomento ao Emprego. O projeto foi aprovado por maioria dos vereadores presentes, com votos contrários apenas de MARIA TEREZA CAPRA E CRIS ZANATTA.
O vereador PAULO DRUMM, líder do governo na câmara, afirmou agora há pouco no Peperi Entrevista que o projeto que altera a estrutura de cargos na prefeitura não terá um impacto expressivo na folha de pagamento. Ele disse que serão criados nove cargos e extintos quatro, com um aumento de cerca de 25 mil reais na folha. DRUMM reforçou que existe a necessidade e a criação dos cargos é justificável na medida em que vai melhorar os trabalhos da administração.
Um homem ficou ferido em um acidente na madrugada de hoje na BR 282. A colisão aconteceu por volta das três e meia na saída de São Miguel do Oeste para Maravilha e envolveu um carro de passeio e um caminhão. Os bombeiros foram chamados e encontraram o motorista do carro ao lado da rodovia com escoriações na face. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional para avaliação médica. O motorista do caminhão e o carona nada sofreram.
A Polícia Militar prendeu um homem com mandado judicial de prisão nesta terça-feira. O homem foi localizado por volta das duas e meia da tarde na rua La Salle, bairro Agostini. O mandado de prisão pelo crime de apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção foi emitido pela comarca de Itá. O homem informou que reside no Rio Grande do Sul e chegou pela parte da manhã no município. No começo da tarde, ele foi abordado, preso pela PM e entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Uma colisão entre um carro e uma moto deixou um motoboy ferido na noite de ontem no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das sete horas rua Padre Aurélio Canzi. O condutor da motocicleta, um entregador de aplicativo, sofreu ferimentos leves e foi liberado no local. O Golf que se envolveu no acidente foi recolhido ao pátio conveniado com a Polícia Militar porque possuía débitos. A condutora do carro também foi autuada por conduzir o veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias.