ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 15/12/2020

GLOBO EM FOCO – 15/12/20

-BRASIL PERDE CINCO POSIÇÕES NO RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

-POUSADAS E HOTÉIS PODEM OPERAR COM 100 POR CENTO DA CAPACIDADE EM SC

-PRESERVAÇÃO DO RIO URUGUAI É DEBATIDA ENTRE TRÊS PAÍSES

-TUNÁPOLIS ENFRENTA O MOMENTO MAIS CRÍTICO DA PANDEMIA

-AUMENTO DE TARIFAS MUNICIPAIS GERA POLÊMICA

-SECRETÁRIA JUSTIFICA FALTA DE PRESENTES PARA IDOSOS DE ITAPIRANGA

-POLÍCIA APREENDE 50 MIL REAIS EM MERCADORIAS

-MULHER PERDE 12 MIL EM GOLPE DO WHATSAPP

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Holanda vai adotar um 'lockdown' por cinco semanas a partir desta semana para tentar conter a expansão da covid-19. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo primeiro-ministro MARK RUTTE. Ele disse que a medida era necessária para enfrentar o surto de Covid-19.Todas as lojas, exceto as essenciais como supermercados, lojas de alimentos e farmácias devem fechar a partir da terça-feira, e as escolas a partir da quarta. A população deve ficar em casa e só pode ter dois convidados diários.

O Colégio Eleitoral confirmou nesta segunda-feira a vitória de JOE BIDEN nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A etapa é mais uma das formalidades entre a votação de novembro e a posse do democrata como novo presidente, prevista para 20 de janeiro. Nesta etapa, os 538 eleitores dos 50 estados e do Distrito de Columbia designados a votarem conforme os resultados das eleições depositaram publicamente seus votos. As cédulas serão enviadas até 23 de dezembro para a capital Washington, onde serão formalmente recebidas e contadas em uma solenidade em janeiro no Congresso americano.

O presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, discursou pela primeira vez nesta segunda-feira após a confirmação de sua vitória pelo Colégio Eleitoral. Os delegados ratificaram a vitória democrata por 306 votos a 232, conforme já era projetado. No discurso, o presidente eleito criticou as tentativas do derrotado DONALD TRUMP em reverter o resultado das urnas, sugerindo que o republicano cometeu abuso de poder. BIDEN disse que é hora de “virar a página, de unir e de curar”.


O ministro do Supremo Tribunal Federal, EDSON FACHIN suspendeu, nesta segunda-feira, a alíquota zero para a importação de revólveres e pistolas. A isenção tinha sido definida na última semana pela Câmara de Comércio Exterior, mas só passaria a valer no próximo dia primeiro de janeiro. Com a decisão de FACHIN, fica mantido o imposto de importação atual, que é de 20 por cento sobre o valor da arma. A suspensão atende a um pedido do PSB, que contestou o ato do governo em ação apresentada na semana passada. FACHIN entendeu que a medida aumentaria "o risco de um aumento drama?tico da circulac?a?o de armas de fogo”.


O governo federal pretende realizar mais de 50 concessões ao setor privado em 2021/. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO DE FREITAS. A pasta projeta que, junto com as privatizações e renovações de contratos, as concessões gerem 137 bilhões e 500 milhões de reais em investimentos nos próximos anos. O governo não detalhou, porém, em quanto tempo esse valor será investido./Além do programa de concessões, o governo federal anunciou recentemente que pretende realizar nove privatizações em 2021, entre elas, estatais como Correios e Eletrobras.

O Brasil caiu cinco posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano em 2019, quando comparado ao ano anterior. O resultado consta no Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, divulgado nesta terça-feira. Considerando os 189 países analisados, os brasileiros aparecem agora na posição 84, em vez da 79 - que ocupavam em 2018. O país perdeu posições apesar de o índice ter subido de zero vírgula 762 para zero vírgula 765. O resultado, porém, ainda mantém o Brasil no grupo de países com alto desenvolvimento humano.


O Governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira um novo decreto com atualização de protocolos de segurança para o retorno às aulas presenciais nas escolas no estado. O documento vale para as redes pública e privada. As regras incluem distanciamento e limite de ocupação nas bibliotecas. A publicação foi feita após o governo de Santa Catarina ter sancionado, na terça-feira passada, um projeto de lei da Alesc tornando a educação atividade essencial na pandemia.


A Federação Catarinense de Municípios está negociando uma possível parceria com o governo do Paraná com o objetivo de deixar o caminho aberto em Santa Catarina para a vacina russa Sputnik Cinco caso ela seja aprovada pela Anvisa. A ideia da Fecam é criar um protocolo de intenções semelhante ao que foi feito na semana passada com o Instituto Butantan, em São Paulo, para aquisição da vacina CoronaVac, desenvolvida através de uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. No Paraná, o acordo seria feito com o Tecpar Instituto de Tecnologia do Paraná, braço do governo estadual que firmou parceria com o Fundo Russo de Investimento Direto, detentor da patente da Sputnik Cinco.


O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira que hotéis e pousadas poderão funcionar com 100 por cento da capacidade a partir de 21 de dezembro. O executivo afirmou que o objetivo da nova regra é que as atividades ocorram no verão com o cumprimento de todas as normas sanitárias contra a Covid-19. Entre as recomendações do governo para os estabelecimentos estão o uso de máscara, do álcool em gel e evitar a aglomeração de pessoas. O governador, CARLOS MOISÉS, afirmou que "Os empresários serão parceiros na fiscalização e seguimento das regras”.

Rádio Itapiranga começa obras para implantação da geração do sinal em FM. As obras iniciaram na localidade Santa Fé Alta, onde está localizado o atual parque de transmissão. Conforme o diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, a Rádio Itapiranga será a sexta emissora afiliada à Rede Peperi a transmitir em FM. Seu sinal será transmitido pela frequência de 105,1. As transmissões em FM devem ocorrer no início do próximo ano.

Preservação do Rio Uruguai é debatida entre três países. O Fórum envolve presidentes de bacias, cientistas e pesquisadores de renome internacional com envolvimento em diversos eventos. Está ocorrendo um amplo debate para concluir um único parâmetro para as águas do Rio Uruguai. No momento, Brasil, Argentina e Uruguai possuem diferentes parâmetros para avaliar a qualidade de água do mesmo rio. Conforme a representante do Brasil no Fórum Permanente de conservação de uso racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani, professora doutora, VERA ZENI, pesquisadores de várias universidades e grandes laboratórios dos três países estão envolvidos. Ela destaca que hoje será lançado um livro que conta detalhes sobre a importância do rio Uruguai. Foram vários escritores, cada um responsável por relatar a trajetória do rio a cada 100 quilômetros, que resulta em um capítulo.

A professora universitária lembra que o Rio Uruguai inicia em Urubici, na confluência dos rios Pelotas e Canoas e prossegue até a foz, no rio da Prata. Entre os relatos estão os problemas das três hidrelétricas e a influência do rio ao longo do seu percurso. VERA ZENI destaca ainda o lançamento do concurso de fotografias que também visa como resultado outro livro que deve possuir mil fotos sobre as belezas do rio, problemas que ele enfrenta, cultura ribeirinha e fatos marcantes que as pessoas registram. VERA ZENI salienta que o Fórum será, online e terá início às 14 horas desta terça-feira em plataforma digital envolvendo Brasil, Argentina e Uruguai. A professora avalia que a mobilização é positiva para preservar o rio e também gerar formas de exploração do turismo de diferentes formas ao longo do curso do Uruguai.

Concurso de fotografias do Rio Uruguai será online. Livro deve ser lançado em agosto de 2021, na Argentina. Segundo a professora VERA ZENI, durante o Fórum desta terça-feira terá debates sobre diversas ações incluindo detalhes sobre o concurso de fotografias que vai resultar em um livro. A professora explica que os registros devem ser enviados por e-mail no endereço eletrônico [email protected]./ VERA ZENI avalia que os projetos que estão sendo desenvolvidos visam preservar o rio que é fundamental para o abastecimento de água de várias cidades, além da geração de energia elétrica e grande diversidade de peixes. Segundo a professora, no Brasil o rio é pouco explorado para o turismo de aventura e de pesca. Na Argentina os recursos naturais são utilizados de forma sustentável e mais intenso.

Hospital registra mais duas mortes na unidade e ocupação da UTI segue em 100 por cento. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, dois óbitos de paciente feminina, 63 anos, de Iporã do Oeste e paciente masculino, 61 anos, de Chapecó. Também foi registrada uma alta de paciente que estava na UTI para a enfermaria e três altas hospitalares de pacientes de São Miguel do Oeste e de Palma Sola. A ocupação de hoje é de 18 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria é de seis confirmados e um suspeito. Apesar das altas registradas nas últimas horas, a ocupação segue em 100% na Unidade de Terapia Intensiva. Já a enfermaria a taxa de ocupação está em 43,75%.

Biblioteca Pública Municipal Padre AFONSO HANSEN recebe doação de mais de 400 obras do acervo particular de RENEO CELSO MAHL. O professor de História aposentado faleceu em setembro deste ano, e a família destinou as obras literárias na língua portuguesa, em alemão, latim e francês para a biblioteca de São João do Oeste. A doação contempla também uma coleção de Familien Kalender e várias revistas de assuntos gerais. Além disso integram o rol, vários artigos e obras encadernadas de cunho histórico. As obras, na maioria contemplam assuntos de filosofia, sociologia, física e história, cujos temas, eram os preferidos do professor Reneo. Segundo a coordenadora da biblioteca, JULIANE STEFFEN, foi montado um memorial específico em homenagem ao professor, que abriga essas obras, já disponíveis para apreciação e consulta aos leitores e usuários interessados.

Secretário de Saúde de Tunápolis avalia que município enfrenta o momento mais crítico da pandemia. CARLOS BAUMGRATZ afirma que são vários novos casos e inclusive com pacientes hospitalizados na UTI do hospital regional. Ele comenta que as pessoas positivadas com o vírus têm apresentado sintomas muito fortes da doença. O secretário enfatiza que a unidade de saúde está restringindo o atendimento de casos que não são graves, para priorizar pacientes que apresentam sintomas gripais. Ele cita que os casos estão sendo registrados em todas as comunidades e todas as faixas etárias. Os boletins epidemiológicos são divulgados nas terças e quintas-feiras. BAUMGRATZ antecipa que o boletim que será divulgado na tarde de hoje deve ser o que mais terá casos ativos. Ele reforça a importância da contribuição da população em evitar a proliferação do vírus, e será intensificada fiscalização pela vigilância e PM para evitar aglomerações.

Presidente da AEST assume funções na coordenação dos jovens empreendedores da Facisc. BRUNO SALDÍVIA, presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis assumiu na última semana em Florianópolis a presidência do Cejesc, o Conselho de Jovens Empreendedores da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, a Facisc, e atua também como diretor dos Jovens Empreendedores da federação. Conforme SALDÍVIA, o associativismo empresarial da Facisc é um trabalho voluntário, e tem como objetivo desenvolver os empreendimentos. Ele explica que o Conselho de Jovens Empreendedores reúne 75 núcleos em todo o estado, destes, 11 são da regional Extremo Oeste. Em função de assumir estes cargos, SALDÍVIA antecipa a entrega do cargo de presidente da AEST. Quem assume o cargo em 2021 é o vice-presidente da associação, TAILAN FREY.

Suinocultura encerra o ano com recorde nas exportações. De acordo com o presidente da Associação Catarinense dos Criados de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, apesar da pandemia, a suinocultura tem muito a comemorar neste ano no que se refere a rendimentos financeiros da atividade. Ele afirma que Santa Catarina bateu recordes de exportação, com mais de 479 mil toneladas vendidas de janeiro a novembro, o que representa mais de um bilhão de dólares em recursos para o estado. LOSIVANIO afirma que isso contribuiu para movimentar a economia, gerar renda e empregos e melhorar a remuneração dos produtores. Ele lembra que no início da pandemia em março, o preço pago pelo quilo da carne suína caiu muito, chegando a custar três reais o quilo enquanto o custo de produção estava em quatro reais e 50 centavos. A partir disso o setor se recuperou com a retomada do consumo no mercado interno.

Os três estados do Sul representam 92% do total da exportação de carne suína brasileira. O problema, segundo o presidente da ACCS, é que dos 479 mil quilos exportados somente por Santa Catarina, 275 mil foram para a China. LOSIVANIO DE LORENZI considera que é uma quantia muito grande exportada para somente um país, considerando que no caso de cancelamento das vendas o prejuízo é muito grande, o que já aconteceu anteriormente com a Rússia, que comprava 40% da carne suína. Isso porque a China está recuperando rápido a sua produção, e podem ocorrer cortes nas compras de outros países. LOSIVANIO cita que outros mercados promissores para 2021 são Canadá e Europa, além da Índia que já abriu as compras. Ele ressalta que os produtores são orientados a melhorar a produtividade por meio da alimentação e tecnologias, antes de investirem em novas matrizes.

Epagri projeta ações para 2021 e novas contratações para os escritórios municipais. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, considera que o planejamento realizado em reunião na manhã de ontem, foi bastante ousado para 2021, com volumes significativos de recursos para realização das ações em toda região. Segundo o gerente, como este ano a maioria das ações não foi possível devido à pandemia, para 2021 o número de eventos projetado é maior, começando a partir de abril. SIMON antecipa que está havendo uma negociação pela direção para que no próximo ano seja definido um programa de demissão voluntária para que técnicos com mais tempo de serviço e salários maiores se desliguem do órgão, e assim, ocorram novas contratações para aumentar o número de profissionais nos escritórios municipais. O gerente lembra que o ideal será um extensionista para cada 100 famílias, mas a realidade é de um profissional para atender quase 500 famílias.

Sementes do troca-troca emergencial do governo do estado com lista de espera. O gerente regional destaca que pelo programa emergencial de troca-troca de sementes de milho foram disponibilizados para Iporã do Oeste 174 sacas na cota inicial. Uma cota complementar foi solicitada para auxiliar os produtores que vão ter que refazer o plantio devido as perdas com a estiagem. O gerente lembra que o governo do estado destinou quatro milhões e meio de reais para compra de sementes para replantio nas propriedades que registraram perdas coma estiagem, em que não há necessidade de devolução pelos agricultores. SIDNEI SIMON ressalta que é o produtor que decide se o plantio será para silagem ou para grãos, mas na região, praticamente 90% das sementes tem sido destinadas para produção de silagem. Para ter acesso a estas sementes do pacote emergencial, o agricultor precisa ter acessado o primeiro troca-troca.

Produtores de mel comemoram resultados da safra e preço excelente da produção. Conforme o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, a FAASC, IVANIR CELLA, a produção da última safra no estado foi razoavelmente boa, o que foi influenciado pela pouca precipitação de chuva. Ele lembra que quando há muita umidade a produção é prejudicada, mas a seca prolongada também gerou reflexos negativos. O presidente da federação enfatiza que o mercado mundial de mel está super aquecido em função da pandemia, porque as pessoas têm procurado alimentos que contribuem na melhoria da imunidade do organismo. IVANIR CELLA comenta que outro fator que contribui para melhorar o preço do mel, é a alta do dólar. Atualmente mais de 60% do mel produzido no Brasil é destinado para exportação.

O Oeste catarinense é a região do estado que mais tem crescido na produção de mel. O presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina ressalta que a dificuldade na compra tem sido a logística pelo fato de que no Oeste a produção se concentra nos pequenos produtores. IVANIR CELLA diz que isso aumenta a competitividade, mas dificulta, por exemplo, o deslocamento de caminhões de regiões mais distantes para cidades menores, pelo fato de não haver garantia no fechamento da carga. Ele aponta que além da qualidade do mel da região Oeste Catarinense ser excelente, o que também chama atenção é a organização dos produtores para o manejo da produção e a venda. Em Santa Catarina não é utilizado produto químico ou sintético para a produção, o que gera maior valor agregado ao produto.

O mel de Santa Catarina, e do Brasil em geral, é utilizado conforme o presidente da federação, para o consumo in-natura. Ele acrescenta que isso é possível pela qualidade que o produto apresenta. IVANIR CELLA explica que países com qualidade inferior no mel, como a China, destinam a produção para incrementar a fabricação de alimentos como bolacha e iogurte. Ele enfatiza que tem crescido também a produção de mel das abelhas sem ferrão, em que os produtores são denominados de meliponicultores. O presidente da federação ressalta que espécies naturais estão sendo resgatadas, e o consumo deste tipo de mel está sendo incentivado, tanto pelo consumidor como nos estabelecimentos gastronômicos. A abelha africana representa maior quantidade do mel que é produzido. CELLA considera que é momento do produtor se fortalecer, melhorar a produção em qualidade e quantidade para se tornar mais competitivo.

Secretária justifica falta de presentes para idosos de Itapiranga. Mil e 800 idosos cadastrados nos grupos de Itapiranga deixarão de receber o tradicional presente de Natal. Neste ano os eventos com o público da terceira idade foram afetados pela pandemia. Por serem do grupo de risco a restrição foi ainda maior. Esta é a justificativa para não ocorrer qualquer evento festivo com os idosos, incluindo a distribuição de presentes. conforme a secretária de Assistência Social, KARINE BERWANGER, ocorreu inclusive um encontro entre os cinco municípios da regional de Itapiranga definindo ação idêntica. Tunápolis acabou mudando e optando pela entrega de presente aos idosos. De acordo com a secretária, devido ao risco de contágio do novo Coronavírus, ocorreu uma decisão conjunta da secretaria, coordenação dos idosos, administração e outros municípios para não ocorrer eventos de fim de ano.

KARINE BERWANGER avalia que crianças e idosos foram os mais afetados pelo isolamento social. Ela reconhece o impacto negativo com a falta dos encontros com os idosos e a falta de convívio social neste período de pandemia. Observa que os recursos são dos cofres do municípios sem qualquer repasse dos governos estadual e federal. KARINE BERWANGER destaca que não ocorreu falta de recursos para os presentes e sim a destinação para outras aplicações em diferentes áreas. O município também concluiu o Centro de Referência do Idoso, um ambiente acolhedor na sede da secretaria de Assistência Social, na Avenida Uruguai. A inauguração nesta quinta-feira, às oito horas e 30 minutos.

Prefeito eleito de São João do Oeste divulga lista de cargos de confiança. Na manhã de hoje, GENÉSIO ANTON, anunciou diretores e chefes de setores. De acordo com ele, CLEITON KROETZ, será diretor do departamento de águas e esgoto. JUDITE GAUER, de recursos humanos. LUÍS RASCH, no financeiro. TATIANE HENN, controle interno. ANDRÉ KLUNCK, na indústria, comércio, turismo e cultura. JOSÉ SCHNAIDER, diretor da garagem. Chefe de Secretaria SOLANGE SCHNEIDER. De contratos, INÊS KLEIN e do setor de urbanismo, DÉBORA DILL. O prefeito eleito projeta encaminhamentos de transição para dar sequencia aos trabalhos a partir de primeiro de janeiro. ANTON já havia anunciado todos os secretários e alguns diretores, tendo completado os cargos de confiança na manhã de hoje.

Secretário critica vereador e diz que o município está cumprindo a legislação. Polêmica ocorre com reajuste de impostos e tarifas municipais. A explicação é do secretário de Planejamento e Finanças, JAIME HENKES. De acordo com ele o município não pode alterar a legislação sem amplo estudo e justificativa. Uma das consequência é a irregularidade por renúncia de receitas. Ele respondeu ao presidente do legislativo, ALEXANDRE SIQUEIRA que pretendia alterar o índice de reajuste dos tributos e taxas municipais para o próximo ano. HENKES destaca que as alterações deveriam ter sido propostas antes da aprovação da previsão de receitas na Lei Orçamentária. Neste momento a troca de índice ou alíquota é algo que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e vai causar impacto negativo na arrecadação da próxima administração.

JAIME HENKES lembra que a variação do IGPM é usada para reajuste de todos os impostos municipais e serviços da prefeitura incluindo a tarifa de água. Destaca que o pedido do vereador ALEXANDRE SIQUEIRA é totalmente inadequad. Conforme o secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga, o prefeito não pode simplesmente alterar a lei e comprometer a arrecadação do município. Segundo HENKES, o serviço de captação, tratamento e distribuição de água registra déficit de 322 mil reais devido à alta dos insumos que aumentaram os custos acima do índice de reajuste de 24 por cento para o próximo mês JAIME HENKES afirma que ainda terá a taxa de esgoto que vai ser cobrada seguindo exigência da legislação federal. Ele ressalta que o custo é alto e, por lei deve ser repassado aos munícipes.

O secretário de Fazenda e Planejamento lembra que o vereador ALEXANDRE SIQUEIRA encaminhou pedido de providências, pedindo a revogação do Decreto Municipal que reajusta a UFM, ao argumento de que o IGPM sofreu uma alta totalmente fora da realidade comparando com anos anteriores e propõe a adoção do IPCA como índice de reajuste da UFM para o ano de 2021. Coloca a questão como se a medida pudesse ser adotada por decisão apenas dependente da vontade do prefeito, sem necessidade de observância do estabelecido em lei e todas as implicações que a medida sugerida traria à administração municipal e ao município. alteração do índice de reajuste da UFM implica em uma renúncia de receita de quase dois milhões de reais somente em 2021. Isso significa menos prestação de serviços à população e menos investimentos. Há de se questionar se é isso mesmo que a população deseja.

Polícia apreende 50 mil reais em mercadorias durante fiscalização na SC-161. A Policial Militar Rodoviária abordou um ônibus emplacado no município de Venâncio Aires/RS conduzido por um homem de 60 anos. A fiscalização ocorreu na SC-161, em Palma Sola. Durante vistoria veicular e aos ocupantes foram encontrados com um dos passageiros medicamentos de origem estrangeira, os quais são de entrada proibida pela agência reguladora Anvisa. No compartimento de carga foram encontrados volumes com mercadorias estrangeiras sem o devido desembaraço aduaneiro. Os produtos foram avaliados em 50 mil reais. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal. Já o medicamento será encaminhado para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

Mulher perde 12 mil em golpe do WhatsApp. A vítima de 39 anos, perdeu 12 mil reais em um golpe através do WhatsApp. O caso aconteceu sexta-feira em São Lourenço do Oeste, por volta de 23 horas e 20 minutos, e divulgado pela Polícia Militar nesta segunda-feira. Conforme a PM, a mulher, explicou que todos os meses deposita dinheiro na conta de uma outra mulher pelos serviços de pedreiro do marido. Na sexta, como de costume, ela fez o depósito. Porém, ela recebeu por WhatsApp uma outra conta para depositar o valor. Sem desconfiar, repassou o valor de 12 mil reais. A vítima percebeu o golpe depois que a mulher entrou em contato com ela pedindo se a mesma poderia realizar o pagamento do mês. Conforme a polícia, o golpista clonou o telefone da vítima e, através do aplicativo de mensagem, conversava com as duas mulheres e impedia que as mesmas descobrissem o golpe. As mulheres acionaram a polícia e o caso será investigado.

PM Convida população para participar do projeto “Seja a Estrela do Natal de Alguém”. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira convida para participar da campanha “Seja a Estrela do Natal de Alguém”, da Polícia Militar de Santa Catarina. A ideia é arrecadar brinquedos, novos ou usados em boas condições, ou alimentos não perecíveis, que serão destinadas a entidades beneficentes e crianças e famílias carentes. Mais do que cumprir sua missão em segurança pública, a Polícia Militar está inserida dentro das comunidades. Estamos em todas as cidades catarinenses e podemos melhorar a realidade dos que estão a nossa volta. As doações devem ser feitas até dia 18 de dezembro em qualquer unidade da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.