-PROJETO DE PRORROGAÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO ATÉ O FINAL DE 2024 É APROVADO
-SENADO APROVA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DE 50 MILHÕES PARA SC COM GARANTIA DA UNIÃO
-DIOCESE DIVULGA RELAÇÃO DE TRANSFERÊNCIAS DE PADRES
-EPAGRI DE SÃO JOÃO DO OESTE DEFINE ÚLTIMAS CAPACITAÇÕES DO ANO
-PREFEITO DE ITAPIRANGA ANUNCIA PROJETO DE REATIVAÇÃO DO AEROPORTO
-INVESTIMENTO DEVE OCORRER COM RECURSOS DO GOVERNO ESTADUAL
-POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO NO COMBATE AO CONTRABANDO DE MILHO
-AÇÕES INCLUEM MUNICÍPIOS DE BARRA DO GUARITA E IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas é tempo é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Os terroristas do Hamas sequestraram ao menos 34 menores de idade durante o ataque ao território israelense no dia 7 de outubro, segundo dados compilados pela agência de notícias AFP. Pelo menos 17 crianças que estão nos cativeiros subterrâneos da organização terrorista têm 10 anos ou menos. O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, já afirmou em mais de uma ocasião que não haverá cessar-fogo na Faixa de Gaza enquanto todos os reféns não forem soltos. O Hamas afirmou, na última segunda-feira que libertaria 70 reféns, se os bombardeios forem suspensos por cinco dias e mais de 200 crianças palestinas e 75 mulheres deixarem as prisões de Israel.
A Casa Branca e o Pentágono disseram na terça-feira que o Hamas está guardando armas e operando um centro de comando do Hospital Al-Shifa em Gaza. As declarações ecoam as afirmações feitas por Israel de que existe um centro de comando do Hamas abaixo do Al-Shifa, que é o maior hospital da Faixa de Gaza. Autoridades dos hospitais palestinos e o Hamas rejeitaram as alegações. Nesta quarta-feira, soldados israelenses disseram ter matado vários combatentes do Hamas no início de uma operação no hospital Al Shifa, onde milhares de civis palestinos - pacientes, deslocados e equipe médica - ficaram presos durante semanas de combates.
Em um comunicado conjunto, China e Estados Unidos anunciaram que irão montar um grupo de trabalho bilateral para reunir esforços em prol da transição energética e combate à poluição. O anúncio foi feito nesta quarta-feira. Os dois países afirmaram que apoiam a declaração do G20, que reúne as maiores economias do mundo, para triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030. China e Estados Unidos também prometeram trabalhar juntos em um acordo para combater a poluição de plástico e metano. Nesta quarta-feira, o presidente da China, XI JINPING, e dos Estados Unidos, JOE BIDEN, vão se encontrar para a cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
O Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira uma proposta que prorroga a Lei Paulo Gustavo até o fim de 2024. O texto, que seguirá para a Câmara, permite que estados e municípios sigam utilizando, em todo esse período, os recursos repassados pela União para o incentivo ao setor cultural. A Lei Paulo Gustavo entrou em vigor em 2022. A norma prevê um repasse de três bilhões 860 milhões a projetos culturais como forma de mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o setor. Após quase um ano, a transferência dos recursos e a regulamentação da lei foram efetivadas em maio deste ano. O dinheiro tem origem nos fundos Setorial do Audiovisual e Nacional de Cultura.
O ministro de Portos e Aeroportos, SILVIO COSTA FILHO, disse nesta terça-feira que as empresas aéreas se comprometeram a apresentar, em até 10 dias, um plano para reduzir o preço das passagens aéreas. COSTA FILHO se reuniu na noite desta terça com representantes das companhias Latam, Azul, Gol e VoePass, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e da Agência Nacional de Aviação Civil para discutir o valor das passagens. Segundo os dados mais recentes da Anac, referentes a agosto, o preço médio das tarifas é de 649 reais. O governo defende que os preços deveriam refletir a redução no preço do querosene de aviação. O combustível representa cerca de 40 por cento dos custos do setor e teve queda de 18 por cento nas refinarias da Petrobras, na comparação com novembro de 2022.
O Conselho Nacional de Justiça aprovou nesta terça-feira a criação do Exame Nacional de Magistratura para selecionar candidatos aos cargos de juiz em todo o país. A aprovação no exame será pré-requisito para participação nos concursos para magistrados. Conforme resolução aprovada pelo conselho, os candidatos terão que obter nota mínima de 70 por cento de acertos nas provas objetivas de ampla concorrência para serem aprovados. Candidatos autodeclarados negros e indígenas terão que obter nota mínima de 50 por cento. O novo exame será composto por 50 questões objetivas de direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos e formação humanística. As provas deverão ser realizadas uma vez por ano em todas as capitais de forma simultânea. A data da primeira prova ainda não definida.
A prefeitura de Navegantes recebeu do Instituto do Meio Ambiente nesta terça-feira a Licença Ambiental para o engordamento da Praia do Gravatá. O município pretende investir até 27 milhões de reais no projeto, que aumentará a extensão da faixa de areia para 50 a 70 metros, e deve provocar um novo ciclo de valorização. O licenciamento permitirá a abertura do edital de licitação, o que deve ocorrer nas próximas semanas. O Termo de Referência da obra está em fase de construção e, segundo o prefeito LIBA FRONZA, deve ficar pronto até o fim do mês. O trecho a ser alargado tem dois vírgula dois quilômetros. A expectativa é que as obras iniciem logo após o Carnaval, quando termina a temporada de verão.
O Senado aprovou na tarde desta terça-feira a contratação de empréstimo de 50 milhões de dólares para o Estado de Santa Catarina, com a garantia da União, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. O valor deverá ser usado para financiar, de forma parcial, o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina, o Profisco Dois. O texto foi encaminhado ao plenário uma semana após o governador JORGINHO MELLO destacar a importância da operação durante agenda em Brasília e pedir agilidade à tramitação do projeto catarinense. Segundo o governo, os recursos serão investidos em uma série de iniciativas e produtos voltados à melhoria da gestão fiscal e à qualificação do gasto público.
Morreu nesta terça-feira, aos 97 anos, o ex-governador COLOMBO MACHADO SALLES. A notícia foi confirmada pelo Governo de Santa Catarina, que decretou luto oficial de três dias. Em outubro, COLOMBO SALLES foi internado por cerca de dois dias na Unidade de Tratamento Intensivo do Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, por infecções urinárias recorrentes e edemas pulmonares. O político morreu em seu apartamento e deixa a esposa, DAISY WERNER SALLES, e três filhos, MARIA JOSÉ, BERTHOLDO e MARCELO. Pelas redes sociais, o governador JORGINHO MELLO demonstrou pesar pela morte do político. Natural de Laguna, COLOMBO MACHADO SALLES governou Santa Catarina entre 1971 e 1975.
A Diocese de Chapecó divulgou a relação de transferências de padres para o ano de 2024. O anúncio ocorre tradicionalmente em novembro de cada ano e visa organizar os trabalhos para o ano seguinte em todas as paróquias de abrangência. Além das transferências, o Bispo DOM ODELIR MAGRI também oficializou a chegada de novos padres, ajudas pastorais em algumas paróquias e a nomeação de um padre como novo chanceler. O documento divulgado na última semana também anuncia a criação de uma nova paróquia, sendo a de Santa Luzia em Ipuaçu. As decisões tomadas pelo bispo também refletem na paróquia São Miguel Arcanjo e em outras 14 paróquias, incluindo municípios próximos como por exemplo, Anchieta, Descanso, Palma Sola, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira e Campo Erê.
Município de Itapiranga está desenvolvendo o projeto “Faça Seu Jardim Florir”. O Governo Municipal, por intermédio da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga,COAFI, a partir da próxima semana, fará a distribuição de sementes da planta Crotalária. A ação tem como objetivo ser mais uma forma de combate ao mosquito da Dengue, que contará com o envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. O projeto “Faça seu jardim florir” visa a distribuição de sementes da planta leguminosa, que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue.
Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim de uma empresa, a libélula, que busca colocar ovos na água parada, assim como o mosquito Aedes aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes aegypti, podendo acontecer a quebra da cadeia reprodutora do mosquito. O projeto de plantio da crotalária é mais uma medida de combate à proliferação da dengue no município.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ALEX SANTORE, estará em São Miguel do Oeste nesta semana. Essa será a primeira visita oficial de SANTORE ao município depois da posse no TJ. Ele virá a cidade para receber uma homenagem da Câmara de Vereadores e da Unoesc. ALEX SANTORE é natural de Descanso e fez a graduação em Direito no campus local da universidade. Além de SANTORE outros seis desembargadores, entre eles o ex-presidente do Tribunal de Justiça, JOÃO HENRIQUE BLASI deve estar no município para a cerimônia que vai acontecer na Câmara de Vereadores. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, dia 17.
A Epagri de São João do Oeste projeta os trabalhos até o fim do ano com capacitações e participação na Exposição Feira do município. Os resultados na realização de cursos são positivos atendendo novas demandas que surgem nas atividades agrícolas. Conforme o extencionista rural da Epagri de São João do Oeste, agrônomo JORGE SCHROEDER, no dia 23 novembro acontece curso sobre criação de abelhas sem ferrão. Ele menciona a possibilidade de produzir um mel de qualidade e sem riscos, pois são abelhas menores e que não atacam as pessoas e animais. A capacitação vai incluir técnicas de manejo e uso de caixas adequadas para maior eficiência. Já com a Expo São João, o extencionistademonstra otimismo com envolvimento da Epagri no maior evento do município.
De acordo com JORGE SCHROEDER, o curso sobre gado de corte terá mais uma etapa neste ano e sequência em 2024. A próxima abordagem será sobre nutrição com a conservação de silagem e forragem para melhor aproveitamento da alimentação armazenada. Segundo o agrônomo da Epagri de São João do Oeste, as informações são relevantes para os ajustes necessários nas propriedades, conforme a realidade de cada agricultor. Ele reforça que a informação é o insumo mais barato, pois melhora as atividades, sem investimento econômico direto na infraestrutura, alimentação ou genética. SCHROEDER afirma que participar das capacitações é um tempo bem investido pelo produtor rural. O extencionista salienta que a Epagri é parceira em capacitações e tem foco na redução de custos para viabilizar diferentes atividades econômicas.
Segundo JORGE SCHROEDER, a criação de gado ainda faz parte da minoria dos produtores, porém é uma atividade crescente na região. O extencionista chama atenção que a pecuária de corte desperta interesse dos agricultores que não possuem mais mão de obra e aptidão para a atividade leiteira, mas gostariam de permanecer no meio rural. O agrônomo destaca que a realidade de São João do Oeste é semelhante aos demais municípios da região com foco principal nas atividades de leite, aves e suínos. Para SCHROEDER é importante ampliar as opções econômicas e neste sentido o gado de cote surge como alternativa relevante. Ele chama atenção que a capacitação pode fazer a diferença para o agricultor ter sucesso neste desafio.
Itapiranga avança em projeto para reativar aeroporto. Área localizada na comunidade de Santa Fé está abandonada há vários anos. O prefeito de Itapiranga demonstra otimismo com base nos incentivos do governador JORGINHO MELLO que criou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. ALEXANDRE RIBAS destaca que conversou recentemente com o governador sobre a inclusão do Aeroporto de Itapiranga no Plano Aeroviário de Santa Catarina. Ele lembra da inclusão do aeroporto de Pinhalzinho entre os 22 aeroportos no estado. O governador anunciou o investimento de oito milhões de reais para a pavimentação da pista. JORGINHO MELLO ainda afirmou que a lista de aeroportos em território catarinense poderá chegar a 24 se confirmada a inclusão também de Itapiranga e Rio Negrinho no Plano.
Os investimentos do governo catarinense superam 40 milhões de reais em 11 estruturas de diferentes regiões O prefeito de Itapiranga, informa que já conversou com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS e apresentou o projeto itapiranguense. ALEXANDRE RIBAS destaca que o aeroporto localizado na Linha Santa Fé Alta possui pista de terra de cerca de 900 metros e está desativado há mais de 10 anos. Com o novo projeto a pista deve ter mil 250 metros e condições de atender a demanda de empresários, questões de urgência na saúde e ainda para atividades recreativas. Conforme RIBAS, a ativação do aeroporto vai dar um novo status para Itapiranga.
ALEXANDRE RIBAS afirma que sempre incentivou a reativação do aeroporto e possui este propósito baseado na importância que isso terá para Itapiranga, municípios vizinhos do Extremo Oeste de Santa Catarina e do Noroeste do Rio Grande do Sul. O prefeito ressalta que já foi feita a atualização de um projeto realizado em 2010 para reativação da estrutura. Na época a administração do espaço foi repassado ao governo estadual, que não atualizou as licenças na ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. Segundo RIBAS, o projeto atual é para modernização e regularização do aeroporto aproveitando os recursos disponibilizados pelo governo estadual. O prefeito destaca que o aeroporto é localizado próximo à rodovia SC-163 e atualmente está em péssimas condições devido ao total abandono.
De acordo com ALEXANDRE RIBAS, após receber as melhorias necessárias, possui excelentes condições de manter voos, pois se encontra em localização favorável para pousos e decolagens. O Prefeito chama atenção que Itapiranga possui uma área de terra que é considerada uma joias para a aviação e precisa ser valorizada e desta forma proporcionar benefícios para a região. RIBAS cita que esteve em Florianópolis para uma audiência na Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Ele reuniu uma comitiva de pilotos, incluindo o itapiranguense LEONARDO KIRCHNER. O prefeito menciona que os executivos de grandes empresas de Itapiranga, além de visitas técnicas de diversos países fariam bom uso do aeroporto. Ele reforça ainda que além das questão empresarial, a utilidade será significativa para uso de urgência na saúde e atividades recreativas.
Polícia Federal realiza Operação no Combate ao Contrabando de Milho. A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, a operação MAIZ, para desarticular um esquema criminoso de contrabando de milho, e de outras mercadorias ilícitas de procedência estrangeira, proveniente da Argentina. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do sul. A investigação aponta indícios de que os investigados transportam para o Brasil toneladas de milho contrabandeado, e outras mercadorias, sem submeter à vigilância sanitária e sem os devidos desembaraços aduaneiros e fiscais.
Durante as buscas, que contaram com o apoio de equipes da Receita Federal e do Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão responsável pela segurança alimentar no país, uma pessoa foi presa em flagrante em Barra do Guarita por posse de uma arma de fogo, do tipo pistola, com a numeração raspada. Os policiais também estiveram em uma empresa de Iporã do Oeste ne armazena milho. Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, falsidade ideológica e organização criminosa, que tem penas máximas somadas de até dezoito anos de reclusão. MAIZ, nome dado a operação, significa milho em espanhol.